Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Tuntum e apoio da gestão Cleomar Tema, aconteceu, no dia de hoje(23), no auditório do Complexo Educacional que leva o nome do prefeito a formação do Programa Escola Digna do Governo do Maranhão para professores, coordenadores e gestores da rede ensino local.
Várias autoridades políticas e educacionais de Tuntum e da Regional de Presidente Dutra estiveram presentes a abertura da formação continuada do Escola Digna onde destacaram a importância do programa para os sistemas municipais de ensino do Maranhão.
Estiveram, na manhã desta terça-feira(23), no Complexo Educacional Dr. Tema, a primeira-dama de Tuntum Daniella Cunha, Secretário de Educação Magno Melo, os vereadores Alan Noleto e Jota, Chefe de Gabinete Josinaldo Bílio, Secretários Municipais Antonio Dora, Veridiano, Neide Cunha, o controlador do município Antonio dos Reis, coordenadores regionais do Programa Escola Digna, Presidente do Conselho Municipal de Educação Emerson Araújo, Coordenadora Geral da SEMED Francisca de Carvalho e Coordenador Municipal do Escola Digna Prof. Anderson.
O que é o Programa Escola Digna
O Programa Escola Digna constitui-se como a macropolítica de educação da SEDUC e tem por finalidade institucionalizar as ações da secretaria em eixos estruturantes que subsidiam teórico, político e pedagogicamente as ações educativas da Secretaria de Estado da Educação, como política de Estado, de modo a orientar as unidades regionais, as escolas e os setores da SEDUC, dando-lhes uma unidade em termos de concepção teórica e metodológica para o desenvolvimento das práticas pedagógicas. Dentre os eixos que compõem a Macropolítica estão: Fortalecimento do Ensino Médio, na perspectiva de uma política de educação integral e integrada, Formação Continuada dos profissionais da educação, Regime de colaboração com os municípios que institucionaliza o Escola Digna enquanto programa de governo, Gestão Educacional, Avaliação institucional e da Aprendizagem e o eixo que transversaliza os demais, Pesquisa, Ciência e Tecnologias.
No contexto do Programa Escola Digna enquanto macropolítica de educação, a Secretaria de Estado da Educação do Maranhão busca promover ações voltadas para a qualificação e formação continuada dos profissionais da educação, para a ampliação da gestão democrática das secretarias e das escolas, garantindo aos profissionais, estudantes e comunidade o direito de participação ativa no processo educativo e para o estabelecimento de um Pacto de colaboração com os municípios, visando que todas as crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos possam ter, em todas as escolas maranhenses, sejam elas da Rede Estadual ou Municipal, o direito fundamental a uma escola de qualidade.
Nesse sentido, consideramos que o desenvolvimento de um processo educativo de qualidade passa pela elaboração de uma política de educação construída de maneira coletiva, a fim de apontar, estrategicamente, ações que desencandeem a melhoria na qualidade do ensino e da aprendizagem. Assim, compreendemos que assumir a educação como uma política pública de estado é um processo que se constitui intersetorialmente em articulação com os diversos setores da SEDUC de modo a promover ações educacionais que envolvam dimensões diversas, abrangentes para a formação dos indivíduos, para qualificação dos espaços escolares, a fim de orientar as atividades pedagógicas e curriculares.
Como objetivos estratégicos, a Macropolítica de Educação apresenta os seguintes:
*Implementar, coordenar e avaliar ações voltadas para o desenvolvimento de uma política curricular, visando envolver técnicos e equipes escolares na implementação de mudanças no Ensino Médio que possibilitem garantir a todos os estudantes aprendizagem de qualidade na perspectiva integral;
*Propor, acompanhar e avaliar ações de formação continuada dos profissionais da Rede Estadual e das Secretarias Municipais, fortalecendo o Regime de Colaboração entre Estado e municípios;
*Propor ações de formação, de apoio pedagógico e de assessoria para a elaboração de orientações curriculares, tendo em vista garantir o fortalecimento do pacto pela qualidade da educação pública no Estado do Maranhão;
*Orientar, propor ações, acompanhar e avaliar o processo de institucionalização da escolha de gestores das unidades escolares; Propor, orientar e acompanhar o processo de avaliação institucional e da aprendizagem, tendo em vista a melhoria na qualidade da aprendizagem dos estudantes;
*Propor ações pedagógicas que orientem um novo olhar para o ensino e aprendizagem por meio das mediações tecnológicas, a fim de apresentar a pesquisa como princípio metodológico das práticas pedagógicas.
Desse modo, a Macropolítica/Programa Escola Digna organiza as ações em eixos estruturantes, apresentando como princípios orientadores: inclusão social; o respeito à diversidade; a formação integral e integrada; a democracia e participação na gestão; a avaliação diagnóstica, formativa e processual no contexto escolar; o ensino comprometido e Aprendizagem significativa; ensino pela pesquisa e uso das tecnologias.
(Fonte: SEDUC-MA)
(Fonte: SEDUC-MA)