Por Fernando Moraes/Blog Nocaute
Foi de dar pena a aparência tremebunda e o desapontamento dos âncoras e repórteres do Jornal Nacional, Globonews e Jornal das 10 ontem à noite, após o interrogatório do presidente Lula pelo juiz Moro. Todos davam a impressão de que o meritíssimo não perguntou tudo o que tinha que perguntar a Lula.
Tem remédio, tem remédio. Sugiro à Rede Globo fazer com Lula o que o juiz não fez: interrogá-lo no Jornal Nacional para valer, apertar-lhe o gasganete, tirar o fôlego do bicho, deixá-lo sem respiração até que ele diga tudo o que sabe. Uma entrevistaça, de uma hora de duração, sem brakes nem interrupções.
Tomo a liberdade de sugerir nomes para o pelotão de fuzilamento que irá encurralar o Jararaca: Merval Pereira, Bonner, Noblat, Renata Lo Prete, Eliane Catanhede, Cristiana Lobo, Sardenberg e Eduardo Gianetti. Podem pedir reforço dos Estados Unidos e chamar a Sandra Coutinho, a repórter que tomou um esculacho do presidente Obama ao vivo e a cores na visita de Dilma a Washington.
Como Lula não costuma falar para as Organizações Globo, eu me comprometo a fazer a intermediação e tentar convencer o presidente a aceitar o convite.
Só tem uma exigência: tem que ser ao vivo.
E aí, Marinhos, topam o desafio? Respostas inbox, por favor.