Reflexão Bíblica: O convite de Jesus (Mt 11,28-30)

O convite de Jesus

Hoje o Senhor claramente nos convida a irmos a ELE: "Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso de vossos fardos..." E eu pergunto quantos de nós têm se cansado durante o nosso dia a dia, pelas circunstâncias, seja uma insatisfação pessoal no trabalho, sejam as coisas que acontecem que não saem da forma como desejamos, ou seja até mesmo o jeito como nós tratamos a quem amamos que por muitas vezes nem é o modo como queremos tratar, mas pela falta de paciência, pelo cansaço físico, mental ou espiritual nos deixamos levar pela nossas fraquezas e não fazemos o bem que desejamos.

Jesus nos convida porque conhece o nosso coração e sabe que só Nele teremos descanso, pois ELE mesmo justifica isso quando diz "Tomai sobre vós o meu jugo e aprendeis de mim, porque sou manso e humilde de coração. Pois o meu jugo é suave e meu fardo é leve."

Jesus não nos convida até ELE para ficar nos condenando, ELE nos convida para tirar de nós tudo que não nos faz bem, inclusive nosso sentimento de culpa em relação aos nossos pecados e fraquezas, mas ELE anseia e deseja muito que O busquemos para nos dar o descanso necessário para uma boa caminhada. Hoje Deus nos convida a olhar para o céu que existe dentro de nós, e buscar toda serenidade e firmeza em nossos passos, buscando ser manso e humilde, assim como ELE É.

Hoje, Jesus, quero te louvar pelo meu trabalho, que tem me tirado muito dos nossos momentos de intimidade. Isso, na verdade, tem me feito valorizar cada minutinho que posso beber da graça que é ter tua presença. 

Dá-me a graça de, durante todo o meu dia, conseguir PARAR, para escutar e discernir a Tua vontade para as minhas atitudes do meu dia. 

Peço ainda a graça de sermos mansos e humildes assim como TU ÉS, Senhor. 

Amém. 

Victor Rangel

Dilma quer aumentar salário de professores para reduzir desigualdade


MARINA DIAS
DE SÃO PAULO/Folha de São Paulo

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quinta-feira (27) que o governo federal investirá no aumento dos salários de professores da rede pública e na construção de escolas em tempo integral para abandonar o que chamou de "história trágica de desigualdade do nosso país".

Segundo a presidente, que se baseou nos dados do Censo Escolar 2013 divulgados pelo Ministério da Educação no início da semana, o Brasil deu "um passo bem grande para aumentar o ensino em tempo integral mas ainda está longe do que nós queremos e devemos ter". De acordo com os números oficiais, as matrículas em educação integral cresceram 45,2% no último ano.

Jorge Araújo/Folhapress 
Dilma Rousseff (PT) durante cerimonia de entrega de certificados do Pronetec em São Paulo

Dilma afirmou ainda que o investimento em educação, inclusive de ensino técnico, e a formação e pagamento de bons professores é fundamental para "superar a pobreza de forma perene no país". "Não tem ensino de qualidade sem professores bem pagos e nós vamos gastar dinheiro para pagar professores e fazer escolas de dois turnos".

A presidente participou da cerimônia de formatura de alunos do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) na capital paulista e lembrou que, em 2011, quando o programa foi idealizado, "havia um certo pessimismo no ar" em relação à meta de oito milhões de matrículas até 2014.

"Hoje estamos em 5,8 milhões [de matrículas] e eu tenho certeza de que vamos chegar lá", prometeu a presidente. O ministro da Educação, Henrique Paim, também reforçou a promessa durante seu discurso.

BAIXO QUÓRUM

Mesmo com a participação da presidente Dilma, o evento não atraiu muitas autoridades. Nenhum outro ministro além de Paim acompanhou a comitiva presidencial.

O prefeito de São Paulo e ex-ministro da Educação, Fernando Haddad, participou da cerimônia e foi acompanhado de dois secretários municipais, César Callegari (Educação) e Luciana Temer (Assistência e Desenvolvimento Social). Entre os parlamentares presentes, apenas o líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), e as deputadas federais Iara Bernardi (PT-SP) e Janete Pietá (PT-SP).

Segundo Haddad, o evento foi marcado "meio em cima da hora" e, por isso, muitas autoridades não puderam comparecer. O prefeito, que foi bastante vaiado no início de seu discurso, afirmou que quem está na política deve se acostumar com esse tipo de episódio. "Não, ali todo mundo foi um pouquinho [vaiado]. Você tem que se acostumar na política com isso, se não é melhor sair", disse. 

Daniella Cunha entrega novas camisetas e sala de informática ao SCFV


O Projovem e o PET se fundiram e passaram a ser Serviço de Convivência e Fortalecimento de Valores (SCFV), passando a contar varias atividades lúdicas (aprender brincando), educativas e esportivas com crianças, adolescentes e idosos, que tem como objetivo fortalecer o vínculos familiares e comunitários.

A abertura hoje contou com a presença da secretária de assistência social, Daniella Cunha, que entregou as novas camisetas para os alunos do centro e inaugurou a nova sala de informática.

Do Tuntum News(Editado)

Editorial: Dr. Tema e a preocupação com a segurança pública de Tuntum



Na administração pública municipal,  o gestor não pode ficar somente centrado  na folha de pagamento ou nas questões miúdas que envolvem os correligionários políticos cotidianos. Há muito o que fazer em favor do município além destas questões pontuais e, até mesmo, desagradáveis para quem tem  a visão larga com foco no todo. É isso o que acontece com o atual Prefeito de Tuntum Cleomar  Tema e a sua saga de político vitorioso e administrador com o olhar na coletividade.

É bom lembrar do discurso da última vitória eleitoral do Dr. Tema em outubro de 2012 quando, num momento de lucidez administrativa e o compromisso com o todo, ele reafirmou a sua disposição de governar para a população de Tuntum independente de coloração partidária ou ideológica e nestes dois anos de sua gestão, observa-se esta preocupação gerencial apesar das dificuldades postas no contexto político do Estado.  

Feitas as ponderações iniciais, mais uma vez, nesta quinta-feira(27), pudemos observar de perto a preocupação de Cleomar Tema com a população de Tuntum diante de um assunto tão relevante para o Estado do Maranhão como um todo, ou seja, a segurança pública da cidade. Preocupado com os casos de assaltos a comerciantes, acidentes de trânsito, tráfico de drogas e outros ilícitos que volta e meia a cidade tem apresentado nos últimos dias, o Prefeito Tema assumiu o ônus de tentar debelar do contexto social social e geográfico de Tuntum os crimes que ainda teimam em macular a princesinha maranhense com a ajuda do Ministério Público, Juizado da Comarca e Polícia Militar nos próximos meses,   propondo numa reunião de trabalho no Fórum da Comarca, na manhã desta quinta-feira, algumas sugestões no campo da segurança pública para o município.

Para finalizar, é hora de todos darem as mãos em torno da iniciativa do Prefeito Cleomar Tema em favor da Segurança Pública de Tuntum, só assim  a paz social continuará a reinar nas ruas, bairros, vilas, povoados e residências da cidade para o bem do povo. 

Prefeito Tema participa de reunião com comando da polícia, promotor e juiz em Tuntum

Promotor Fábio Henrique, juiz Edmilson da Costa (ao fundo), Dr. Tema, Cel. Porto e sec. de Cultura, Lindomar Alencar
Preocupado com a segurança pública da cidade, o Prefeito Cleomar Tema se reuniu na manhã desta quinta-feira(27) com o comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar com sede em Barra do Corda, Tenente-coronel Porto, com o Promotor da Comarca de Tuntum, Dr. Fábio Henrique Meirelles Mendes e o Juiz Dr. Edmilson da Costa Lima para tratarem de assuntos ligados as ações da polícia militar nos próximos meses no município.

Durante a reunião da manhã desta quinta-feira no Fórum de Tuntum, que ainda contou com as presenças dos Secretários Municipais Josinaldo Bílio(Coordenação Política), Lindomar Alencar(Cultura)  e da Assessoria de Comunicação da PMT, ficou acertado, ainda,  que a Prefeitura de Tuntum expedirá uma  portaria nas próximas horas para regulamentar o uso das vias públicas para realização de festas e vendas além da reedição de recomendação do Ministério público proibindo a venda de bebidas alcoólicas para menores  com a fiscalização do novo contingente da  Polícia Militar em todos os bares da cidade. 

Tenente-ceronel Porto e Dr. Tem
No encerramento da reunião foi sugerido ao Comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar, Tenente-coronel Porto, para que os policiais de Tuntum façam ações cotidianas nos principais bairros, vilas e  povoados   para coibirem o uso de drogas, armas e veículos sem documentação, evitando a incidência da violência e dos acidentes de trânsito, envolvendo, principalmente os condutores de motos em todo território do município.

Uma nova reunião entre o Prefeito Cleomar Tema, Ministério Público, Juiz da Comarca e Comandante do 5º BP ficou agendada para o dia 24/03, onde outros assuntos alusivos a segurança pública de Tuntum serão tratados.

Do Blog do Lobão

Já afastado do cargo, promotor de justiça é denunciado no TJMA

TJ E PROMOTOR

O Tribunal de Justiça do Maranhão recebeu, nesta quarta-feira (26), denúncia do Ministério Público contra o promotor de Justiça Carlos Serra Martins. Ele é acusado de crimes ambientais e de prestar informações falsas a agentes de fiscalização do Ibama. O voto do relator do processo, desembargador Jorge Rachid, foi seguido por unanimidade na sessão plenária do Órgão Especial do TJMA.

Segundo a denúncia, as investigações sobre o caso começaram após fiscalização do Ibama em uma obra irregular de um condomínio de casas no município de Paço do Lumiar, embargada por falta de licenciamento ambiental.

O Auto de Infração e Termo de Embargo foram assinados pelo promotor Carlos Serra Martins, apontado como responsável pela obra. Os agentes do Ibama declararam, ainda, terem sido ameaçados pelo promotor, em depoimento que consta na denúncia do MP.

Documentos do Ibama, como o Auto de Infração e o Relatório de Apuração de Infração Administrativa Ambiental, atestam que a área teria passado por supressão de árvores como bacurizeiros, manguá e coqueiros, tendo limite ao fundo com área alagada com predominância de juçarais, indicativo de área de preservação permanente.

Outro ponto da denúncia acusa o promotor de ter informado que a obra era de responsabilidade da Empresa Laguna Construções Ltda., da qual o promotor não faz parte do quadro societário. Apesar disso, ele teria assinado os documentos do Ibama como o proprietário da obra.

As informações do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Maranhão (Crea) apontaram a ausência de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) da Empresa Laguna, mas confirmaram a existência de documentos evidenciando que a executora obra seria a C. S. Martins e Cia. Ltda, cujo sócio majoritário é o denunciado.

De acordo com o desembargador Jorge Rachid, na denúncia constam elementos suficientes da autoria e da materialidade dos delitos imputados ao denunciado. Além disso, o promotor Carlos Serra Martins declinou de apresentar sua defesa prévia e declarou em resposta à Carta de Ordem para sua notificação, que só faria após o recebimento da denúncia.

O promotor já está afastado do cargo por decisão cautelar do Conselho Nacional do Ministério Público, onde responde a processos administrativos disciplinares.

(Roberta Gomes - Ascom do TJMA)

Policia Militar em Tuntum recebe 7 novos soldados

A II Companhia de Policia Militar do 5º BPM, em Tuntum recebeu um aumento no efetivo de 7 novos soldados de policia,  para reforçar o policiamento no município.
Segundo o Sargento Welde o aumento no efetivo foi muito importante, porem ainda não é suficiente para atender toda a área do município, que é um dos maiores do Maranhão em extensão.

O Sarg. Welde garantiu que a PMMA em Tuntum vai sempre cumprir com as obrigações, e que estará fazendo o policiamento preventivo, para diminuir os assaltos e homicídios no município. 

Do Tuntum News

Pagamento retroativo do reajuste será feito no dia 11 de março, promete governo



Após cobrança do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (SINPROESEMMA), o governo do Maranhão afirmou que o pagamento do reajuste salarial do piso de 8,32% será feito, em folha suplementar, no próximo dia 11 de março.

Segundo o governo, serão pagos os valores do reajuste, retroativos, de janeiro e fevereiro, para todos os níveis do Magistério. “Cobramos o pagamento imediato, mas o secretário Fábio Gondim (Gestão e Previdência) afirmou que a folha de fevereiro já estava fechada e só seria possível em folha suplementar no dia 11 de março”, ressaltou o presidente do SINPROESEMMA, Julio Pinheiro.

Julio Pinheiro ressalta que a direção do SINPROESEMMA está atenta ao prazo estipulado pelo governo para pagar o reajuste: “Caso não seja respeitado, serão tomadas providências no sentido de garantir que os direitos conquistados pelos educadores, com a criação do Estatuto do Educador sejam respeitados devidamente respeitados”.

Luta pelo reajuste para todos

A Lei Nacional do Piso do Magistério (nº 11.738, de 2008) estabelece que nenhum professor pode receber menos do que o valor fixado pelo Ministério da Educação para a jornada de 40 horas. Para efeito de cálculos, estados e prefeituras adotam a lei do piso proporcionalmente. Ou seja, em redes com jornada de 40 horas, o valor atual é de R$ 1.697,00, e em jornada de 20 horas, é aplicado metade do valor piso, o que corresponde a R$848,50.

Porém, a lei deixa interpretações diversas quanto ao reajuste para os profissionais que já têm o vencimento acima do piso. A recusa do governo do Maranhão em aplicar o reajuste para todos levou a direção do SINPROESEMMA a promover uma intensa campanha de mobilização dos trabalhadores para que o percentual anual do MEC seja aplicado na correção salarial de todos os profissionais do Magistério, na data-base fixada no Estatuto do Educador, em 1º de janeiro.

O Estatuto do Educador, Lei nº 9.860, de 1º de julho de 2013, foi a grande vitória dessa luta. “O Poder Executivo procederá aos ajustes dos valores do vencimento do Subgrupo Magistério da Educação Básica no mês de janeiro, no percentual do Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério”, diz o Estatuto.

Na prática, antes da aprovação do Estatuto do Magistério, a categoria que recebia acima do piso fazia mobilizações sem ter qualquer parâmetro legal, o que gerava, entre outros fatores, muitos desconfortos, com percentuais diferenciados entre classes. “Agora, com o Estatuto em vigor, os trabalhadores passam a ter um instrumento legal que garante a recomposição salarial para todos e neste ano será de 8,32% e não abriremos mão disso”, afirma Julio Pinheiro.

Ascom/Sinproesemma

Secretaria de Educação de Tuntum começa a elaborar novo Plano Municipal de Educação - PME


Aconteceu,  na tarde desta última terça-feira(25),  no prédio do Conselho Municipal de Educação de Tuntum - C.M.E uma das reuniões de trabalho da comissão encarregada de coordenar a elaboração do novo Plano Municipal de Educação.

A comissão  foi nomeada pelo Prefeito Cleomar Tema através da Portaria nº 002/2014/GP de 10 de Fevereiro de 2014 e é coordenada pelo Professor Carlos Almeida com apoio do Secretário de Educação de Tuntum Professor Antonio dos Reis, membro, também deste grupo de trabalho.

A referida comissão que se responsabilizará pela condução/elaboração  do novo PME municipal conta ainda com a participação dos seguintes professores representando vários segmentos da educação pública de Tuntum: Emerson Araújo(Presidente do CME - Tuntum), Francisca de Carvalho(SEMED), Maria José Cruz(SEMED), Rosilane Lima(SEMED), Edlene Moura(SEMED), Luciane Oliveira(SINDSERT), Socorro Campos(Gestor Escolar) e Gilvanete Arrais(Servidor Público Municipal).
Para o Professor Dos Reis o novo PME de Tuntum balizará as diretrizes da educação local pelo período de 10 anos e conta com a assessoria técnica da SEDUC-MA em regime de colaboração. O Secretário dos Reis foi enfático e afirmou, ainda, que o a elaboração do Plano Municipal de Educação de Tuntum  será lançado para a comunidade tuntunense no mês de março próximo em um grande seminário onde será criado o Fórum Municipal de Educação com representantes de vários segmentos sociais da cidade, também e  que terá como incumbência fiscalizar a execução das metas contidas nesta ação educacional para dez anos no município.

Quem tem diabetes deve ficar alerta ao problema do Pé Diabético


Foto: Image Source/Corbis
As pessoas que se declararam diabéticas no Brasil passou de 5,3% para 7,4%, um aumento de 40% entre 2006 e 2012, segundo a pesquisa Vigitel 2012. Esse avanço está relacionado ao excesso de peso, à falta de exercícios físicos, à má alimentação e o envelhecimento da população. Em 2012, pela primeira vez na história, o número de pessoas com sobrepeso superou a metade da população, chegando a 51%. Veja mais dados aqui.

Quem tem diabetes deve ficar alerta ao problema do Pé Diabético. Causado principalmente pela neuropatia diabética – doença relacionada ao sistema nervoso – o pé diabético deve ser entendido como alguma alteração neurológica, ortopédica, vascular ou infecciosa que ocorre no pé do diabético. “As pessoas pensam naquele pé que chega à emergência com ferimentos graves que acaba com amputação. Mas isso é somente o estágio final do pé diabético. Ele começa muito antes, quando a pessoa começa a ter a doença”, nos explica o cirurgião vascular do Hospital Federal dos Servidores do Estado (RJ), Dr. Jackson Caiafa.

O cirurgião alerta que os cuidados devem ser tomados antes da neuropatia estar instalada. “Todo diabético tem que ter uma alimentação adequada, vida saudável e fazer atividades físicas. Deve-se também fazer uma avaliação periódica para detectar os problemas vasculares e neuropáticos precocemente”, afirma o Dr. Jackson. A cegueira e a insuficiência renal também são causados pelas lesões e neuropatias.

O exame físico, a verificação dos pulsos, dos pés e os exames de sensibilidade devem ser feitos, segundo o médico, ao menos uma vez por ano. Caso a neuropatia esteja instalada, as avaliações devem ser feitas, no máximo, a cada seis meses, dependendo do grau de risco do paciente. “Estudos mostram que o controle do diabetes é o principal fator para evitar a neuropatia. Feridas nos pés, calos, micose e frieira devem ser encaradas como algo grave quando aparecem”, comenta o cirurgião.

Sebastião Amorim Viana tem diabetes tipo 1 há 24 anos. De vez em quando diz que exagera em alguma comida e desregula o diabetes. Devido a complicações neuropáticas no pé, já precisou ir ao médico algumas vezes. “Até um calçado mais apertado cria calo e, como não tenho a sensibilidade boa, quando vejo já está ferido. Aí procuro minha médica e ela passa os medicamentos. Mas demora muito para sarar, uns dois meses dependendo do ferimento”, relata Sebastião, que não precisou amputar nenhum membro, segundo ele, por ir ao médico com frequência e sempre avaliar os próprios pés.

A neuropatia diabética faz a pessoa perder a sensibilidade dos pés e das mãos, impedindo muitas vezes que se perceba pequenos ferimentos e lesões nos pés. Isso ocorre porque a hiperglicemia, causado pela doença, prejudica a circulação sanguínea e causa um déficit de oxigenação, favorecendo o aparecimento de úlceras, que são a porta de entrada para infecções. Uma vez que essa infecção atinge os ossos, causando a osteomielite, o tratamento pode ser unicamente o da amputação do membro.

Quem nos explica isso é o endocrinologista do Hospital Federal dos Servidores do Estado (RJ), Dr. Sylvio Provenzano. “Esse que é um problema de saúde pública porque o custo social de uma pessoa com uma mutilação é altíssimo, além do custo financeiro para toda a sociedade”, ressalta o Dr. Sylvio.

Cuidados – “A primeira recomendação é: controle bem o diabetes! Paralelamente, outras medidas são importantes para minimizar os riscos. Todos os cuidados devem ser usados tendo em vista que o pé diabético pode levar a uma mutilação”, alerta o Dr. Sylvio Provenzano. “Examinar os pés e as solas diariamente com ajuda de espelho é muito importante. Existe alguma rachadura, algum calo? Então é preciso procurar um médico”, comenta o especialista.

O Médico endocrinologista Sylvio ainda enumera alguns cuidados:
  • Evitar a ida a manicures e pedicures que não estejam acostumados a lidar com pés de diabéticos;
  • Sob hipótese alguma se deve tirar a cutícula;
  • As unhas devem ser cortadas na forma reta e tomar cuidado na parte próxima a pele;
  • Os pés devem ser lavados de preferência com água morna ou fria, uma vez que a água quente, por causa da insensibilidade que o diabetes causa, pode levar a queimaduras;
  • Secar adequadamente o pé;
  • Usar meia de lã ou de linho, pois são melhores que a de nylon;
  • Usar tênis e sapatos confortáveis e macios;
  • Estar de preferência sempre com os pés protegidos, até quando for a praia ou piscina.

Saúde não tem preço – Programa do Ministério da Saúde aumentou número de pessoas que retiraram medicamentos de graça para hipertensão arterial e diabetes de 853 mil em janeiro de 2011 para 5,5 milhões em dezembro de 2013. Desde sua criação até o final do ano passado, o Saúde Não Tem Preço já beneficiou mais de 18 milhões de brasileiros com medicamentos distribuídos gratuitamente em todo país.

A ação, que faz parte do programa Farmácia Popular, disponibiliza remédios de graça para hipertensão, diabetes e asma. Somente em 2013, o Ministério da Saúde investiu R$ 1,4 bilhão no Saúde Não Tem Preço, que oferece seis medicamentos gratuitos para hipertensão, cinco diabetes e três para asma. Em todo o País, são 30.105 farmácias, entre públicas e particulares credenciadas, que distribuem os medicamentos.

Lucas Pordeus Leon / 
Blog da Saúde

Maranhão, rombo e descaso


Por José Reinaldo Tavares

A notícia da semana vem da Secretaria do Tesouro Nacional. Treze estados brasileiros apresentam um grande rombo fiscal, ou seja, estão gastando mais do que arrecadam. O Maranhão, depois de muito tempo, volta a ter déficit, o décimo maior rombo fiscal do país. Isto equivale a 0,44 do PIB estadual, o que corresponde a 263,7 milhões de reais em 2013.

Em outras palavras, o estado não cumpre a lei de responsabilidade fiscal. E vamos observar que depois de anos sem empréstimos – no meu governo e no de Jackson Lago – Roseana tomou mais de onze bilhões de reais, além de alongar dívidas já equacionadas em 600 milhões de dólares (oriundas de empréstimos internacionais), com juros maiores e carência durante o restante de sai gestão, jogando tudo para as costas do próximo governo pagar. Claro, pois, uma vez que deixa de pagar agora, libera recursos substanciais do atual orçamento para a gastança habitual sem nenhuma consequência para desenvolvimento do estado. Sim, porque não há nenhum projeto em andamento com essa finalidade. Só gastança mesmo.


A irresponsabilidade fiscal vista agora apenas se repete com mais essa “presença” de Roseana no governo. Em 2002 quando assumi, o Maranhão estava quebrado, mesmo após as vendas da Cemar, do BEM e etc. Havia, como agora, um enorme rombo fiscal. Levamos dois anos para reverter a situação, equilibramos as finanças do estado, a arrecadação subiu de 63 milhões de reais por mês para 220 milhões, embora pagássemos mensalmente 50 milhões de dívidas deixadas por ela. Daí em diante, só melhoramos, chegando a receber, inclusive, elogios da Secretaria do Tesouro Nacional pelo cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal. Essa situação continuou com Jackson Lago à frente do Maranhão e só se deteriorou depois que Roseana voltou ao governo. Portanto, infelizmente continuaremos a ver esse tipo de postura enquanto ela aí estiver.

E pior, como disse antes, nenhum projeto importante foi realizado ou está em andamento. Pelo contrário, nada funciona bem no Maranhão e, por falta de políticas corretas, os indicadores sociais do estado afundam cada vez mais e são os piores do país. Um governo no mínimo calamitoso e que deixará consequências ruins no futuro próximo.

Mudando de assunto, denunciei aqui o verdadeiro crime que está para ser cometido contra o Maranhão. Não mereci resposta, como se o assunto fosse desimportante. Infelizmente não é, pelo contrário, é fundamental para que possamos ter aqui um porto capaz de atrair indústrias, aproveitando, finalmente, sua excelente condição natural, sua grande profundidade e a proximidade com os grandes mercados consumidores mundiais.

Trata-se da questão do gás, importante para o crescimento industrial, porque é um combustível muito mais barato e, por isso, super atrativo para o estabelecimento de grandes conglomerados industriais geradores de emprego e renda.

Chamei atenção para o anúncio feito por parte do Ministério de Minas e Energia de audiência pública para a construção de um gasoduto de mais de 700 quilômetros de extensão para levar o gás da bacia do Parnaíba a Barcarena no Pará, exatamente para atender indústrias que hoje consomem óleo a preços mais elevados. Tudo em detrimento do Porto do Itaqui, muito mais importante e maior que Barcarena, uma decisão incompreensível economicamente em relação aos interesses do Maranhão. Nosso gás, nesse caso, não vai atender aos maranhenses, mas na visão do Ministério – que tem como ministro um maranhense, diga-se de passagem – nosso precioso gás natural deve atender aos paraenses, sabe-se lá por quê. E prejudicados ficamos o porto e o estado, por nos tirarem condições fundamentais para o desenvolvimento de que tanto precisamos.

Vejamos o quanto é importante o gás para o desenvolvimento e as atuais dificuldades e brigas pelo seu uso, principalmente agora com a escassez de chuvas. Ou seja, o gás agora está sendo ultra disputado pelas geradoras de energia elétrica. E o que temos não é para nós… Vejamos o que nos diz uma das especialistas do setor:

“A diretora do Departamento de Gás Natural do Ministério de Minas e Energia, Symone Christine Araújo, [...] explicou [...] que falta oferta de gás para sustentar a expansão da malha. A diretora garantiu ainda que não há risco de falta de gás na indústria. “Somos responsáveis pela regulamentação do capítulo da Lei do Gás que trata do plano de contingência. E estamos à vontade, porque não vislumbramos a curto, médio ou longo prazo nenhum risco ao abastecimento”, afirmou.

No entanto, o presidente da Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e Consumidores Livres (Abrace), Paulo Pedrosa, disse que o governo precisa ser mais ágil. “Estamos perdendo indústria, os nossos concorrentes no exterior estão tendo acesso a um gás mais competitivo. Esperamos mais protagonismo”, reforçou.

Para aumentar a oferta de gás, Symone Araújo lembrou que o País fez várias licitações de blocos de exploração de petróleo e gás em 2013. Segundo ela, nos próximos cinco anos, o cenário deve mudar.

A maior parte do gás natural comercializado no país é importada. A rede de gasodutos de 9.500 quilômetros vem sendo formada há apenas 15 anos, com a entrada do produto boliviano. “O plano de expansão da malha de transporte de gás ficará em consulta pública até o dia 26 de fevereiro”.

Guardem então, leitores e amigos, que dia 26 de fevereiro é a data que poderá selar o destino do nosso gás. A governadora do estado está se lixando para o assunto, não tem o mínimo interesse. E vejam que quem está patrocinando a consulta de 26 de fevereiro é o Ministro Lobão. Pois bem, o gás do Maranhão corre o risco de ser entregue para o Pará.

Chega de tanta irresponsabilidade. O medo e a submissão calam a todos!

Roseana Sarney anuncia, mas não paga reajuste de piso salarial de professores


Mais uma vez, o governo Roseana Sarney descumpre a Lei do Piso e o Estatuto do Magistério e não paga o reajuste salarial dos educadores, que deveria sair em fevereiro retroativo a janeiro.
Os constantes descumprimentos das leis e dos acordos com os educadores mostra o desinteresse do governo do Maranhão em valorizar os professores e oferecer uma educação pública de qualidade aos maranhenses.
A direção do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (SINPROESEMMA)deixa claro que não aceitará o desleixo com que o governo maranhense trata a educação pública e seus profissionais.
“O reajuste é lei e tem de ser efetivado. O Estatuto do Magistério traz a definição da nossa data-base, que é linear para todos os profissionais da educação pública, conforme nossa proposta. Queremos que o governo cumpra o que foi assinado no Estatuto. O governo do Maranhão precisa aprender a cumprir as leis que assina. Com ente público deveria ser o primeiro a dar exemplo e não descumprir as leis e os acordos que assina!”, rechaça a vice-presidente do SINPROESEMMA, Benedita Costa.
A direção decidirá as providências a serem tomadas, pois são dezenas de milhares de trabalhadores esperançosos de receber seus salários reajustados e ficaram frustrados ao ver seus contracheques sem o aumento anunciado pelo governo do estado, que chegou a divulgar a nova tabela de salários.

Da Ascom/Sinproesemma

ICE Peniel de Teresina em foco


Alô meus irmãos em Cristo e amigos de rede social, estamos aqui na bênção na ICE Peniel, nessa capital, não obstante os desafios da obra serem grandes, mas o que nos conforta é o que é dito no Salmo 126 associado a Filipenses 1:27. 

Ademais a Graça do Senhor Jesus Cristo que foi suficiente ao apóstolo Paulo como dito em 2 Corintios 12 e numa extensão a todos os servos de Deus que batalham pela fé na história da Igreja. 

Compartilhamos convosco que as almas continuam chegando para Cristo, fato este evidenciado ontem à noite (Domingo 23/02) com a decisão do senhor Antonio e D. Rita, esposa deste. Concluímos pedindo vossas orações pela obra. 

Até a próxima, vosso conservo.

Pr. Sebastião de Souza

PSOL lança Randolfe Rodrigues como pré-candidato à presidência da República

Chapa tem a ex-deputada Luciana Genro. Ato político fica restrito quase que só a críticas ao governo Dilma e partido promete apresentar propostas em data ainda indefinida.

por Eduardo Maretti, da RBA

MARLENE BERGAMO/FOLHAPRESS
psol_marlenebergamo_folhapress_edit.jpg
Randolfe e Luciana, pré-candidatos do Psol à Presidência, em ato com presença de expoentes da partido
São Paulo – O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) lançou ontem (24), em São Paulo, a chapa com os pré-candidatos à presidência e vice-presidência da República para as eleições de 2014, respectivamente o senador Randolfe Rodrigues (AP), e a ex-deputada federal Luciana Genro (RS).
O evento de lançamento dos candidatos à sucessão de Dilma Rousseff, segundo o partido, foi o início do processo de elaboração do programa de governo que será apresentado ao país posteriormente, mas ainda sem data definida.
Assim, o tom do ato político foi menos de propostas e mais de críticas ao governo de Dilma Rousseff. “O Brasil está sendo governado de costas para o povo”, afirmou Randolfe. Para ilustrar a tese, tendo as manifestações populares como pano de fundo, o senador  citou a taxa básica de juros e a "dependência" do Brasil, segundo sua avaliação, do capital internacional especulativo como motivação dos protestos e do descontentamento.
“As manifestações de junho mostraram a insatisfação com a situação do país. Precisamos de mais junhos”, discursou Luciana Genro. Segundo ela, as pautas das manifestações de meados de 2013 (transporte público, saúde e educação) não foram resolvidas e por isso os protestos continuam.
Randolfe disse que a legenda apoia as manifestações, mas ressalvou ser contra a violência. “Vamos apoiar quaisquer protestos e repudiar a violência, venha de onde vier.”
A pré-candidata à vice comentou as pesquisas que apontam diminuição do apoio popular a manifestações e protestos. “As pessoas se afastam das manifestações por causa da violência policial e também de grupos isolados”, declarou Luciana Genro. Os líderes defenderam o deputado Marcelo Freixo de suspeitas de que teria ligações com grupos que promovem violência nos protestos de rua. “O PSOL saiu unido e forte deste episódio”, disse Randolfe. “Foi um ataque às mobilizações e ao PSOL”, afirmou Luciana Genro.
Segundo pesquisa do Datafolha divulgada nesta segunda-feira, 52% dos entrevistados são a favor das manifestações. Em agosto de 2013 eram 77% e, em junho do mesmo ano, 81%.

Financiamento

Randolfe Rodrigues criticou também o sistema político e o financiamento privado e garantiu que, na campanha eleitoral, o PSOL só receberá verbas do fundo partidário e doações de pessoas físicas. “Não receberemos dinheiro do agronegócio, de empreiteiros e de bancos.” Segundo ele, o partido apoia a Ação Direta de Inconstitucionalidade ajuizada no Supremo Tribunal Federal pela Ordem dos Advogados do Brasil contra o financiamento de campanhas eleitorais por empresas privadas.
O julgamento da ação, que começou em dezembro, está suspenso por pedido de vista do ministro Teori Zavascki. Os ministros Luiz Fux, Dias Toffoli, Joaquim Barbosa e Roberto Barroso votaram a favor da tese da OAB.

Finanças

Em coletiva à imprensa concedida pelos principais líderes do partido, entre os quais os deputados federais Ivan Valente (SP), Chico Alencar (RJ) e Jean Wyllys (RJ) e os deputados estaduais Marcelo Freixo (RJ) e Carlos Gianazzi (SP), Randolfe Rodrigues criticou os governos tucanos de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e os dos petistas Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) e Dilma Rousseff, que, de acordo com o senador, são dois modelos semelhantes. “Um faz a privatização descarada, o outro a privatização envergonhada. No nosso governo, não falaremos em dar autonomia ao Banco Central, mas vamos devolver o BC ao povo brasileiro”, prometeu.

Unidade Prisional de Balsas é interditada por 90 dias

Unidade Prisional só poderá receber presos da comarca do município. Justiça proibiu, ainda, recambiamento de menores para a unidade.


A Unidade Prisional de Balsas, no sul do Maranhão, foi interditada por 90 dias e não pode receber presos de outras comarcas ou Estados. A portaria já estava em vigor deste o dia 17 de fevereiro. A Unidade Prisional de Balsas só poderá receber presos da comarca do município.
O juiz Marco André Tavares Teixeira, da 2ª Vara de Justiça de Balsas, proibiu, ainda, o recambiamento menores infratores para a Unidade Prisional de Balsas. Uma situação que, segundo o delegado regional do município, Eduardo Galvão, vem se agravando a cada dia, já que em Balsas não existe uma unidade provisória para o menor de idade.
O problema da superlotação de presos na cadeia de Balsas é antigo e tem como consequência, segundo a policia, as fugas em massa e brigas internas entre os detentos.
No último domingo (23) dois presos brigaram no corredor. Um deles foi ferido com um golpe de faca no peito. O delegado regional  afirma que um dos presos envolvido na briga não poderão voltar para cadeia em Balsas.
Do G1/Maranhão

FACAM abre inscrições para o Vestibular/2014 em Tuntum


Encontram-se abertas as inscrições para ingresso em uma das novas turmas da Faculdade do Maranhão(Facam), em Tuntum. Os cursos oferecidos são: Ciências Contábeis, Administração, Serviço Social, Análise de sistemas, Pedagogia, Matemática e Letras.

Os interessados deverão se dirigir ao Milenium, munidos de documentos pessoais, e falar com Magda Fernandes, ou ligar, 91443542.

Três pessoas morrem afogadas em lago, em Pindaré Mirim


Três pessoas morreram afogadas no início da noite de domingo (23), em Pindaré Mirim. As vítimas atravessavam um lago em uma embarcação que naufragou após uma pane no motor. O acidente aconteceu no Lago São Raimundo, na zona rural do município.

Cinco pessoas estavam numa canoa, entre elas duas crianças, quando, segundo testemunhas, o motor parou e afundou levando a embarcação junto. Ana Cilene, de 37 anos, e as duas sobrinhas dela, Camila Barros da Silva, de 12 anos, e Jamyle Silva Costa, de 4 anos, morreram na hora. O acidente aconteceu a cerca de 800 metros da margem do lago. Num local de água parada, mas de muitas dificuldades de busca.

O pai de uma das crianças ouviu o pedido de socorro, mas afirma que não teve como ajudar. "Estavam muito longe. Nós nos apavoramos, não tinha canoa nenhuma para vir, corremos pelas beiradas para ver se dava, mas não dava. Depois, apareceu um senhor com uma canoa e ajudou, já no final. A menina já estava debaixo d'água", disse.

O canoeiro conseguiu resgatar o corpo da Ana Cilene. As buscas começaram minutos após o acidente e foram suspensas por volta de 1h. Na manhã desta segunda-feira (24), parentes e amigos da família voltaram ao local a procura das duas meninas desaparecidas.

O corpo da terceira vítima do naufrágio ainda não foi encontrado.

Do G1 MA via BLOG DO AYLTON CARVALHO

Ex-deputado Roberto Jefferson se entrega à PF e vai para a prisão

Ele foi o autor das denúncias que levaram à Ação Penal 470 e esperava o mandado em sua casa, no interior do Rio de Janeiro.
por Agência Brasil
DANIEL MARENCO/FOLHAPRESS
jefferson.jpg
Roberto Jefferson, em sua casa, aguarda chegada do mandado de prisão por sua condenação na AP 470
Rio de Janeiro – O ex-deputado federal Roberto Jefferson se entregou à Polícia Federal na manhã de hoje (24), em casa, na localidade de Comendador Levy Gasparian, no interior do estado do Rio. Na última sexta-feira (21), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, havia determinado prisão de Jefferson, condenado na Ação Penal 470, o chamado mensalão, a sete anos e 11 dias de prisão em regime semiaberto.
Jefferson será levado para a Superintendência da Polícia Federal no centro da cidade do Rio. A Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap) informou que aguarda a documentação do preso para encaminhá-lo a uma unidade prisional do estado.
Por meio de conta na rede social Twitter, a PF confirmou que recebeu o mandado de prisão do ex-deputado. Os policiais estavam no município de Levy Gasparian, no sul fluminense, desde a última semana esperando o envio do documento pelo STF. O pedido de prisão domiciliar, solicitado pela defesa, em função de problemas de saúde, foi negado pela Justiça.
Na decisão, o presidente do STF, o ministro Joaquim Barbosa, que ouviu os responsáveis pelo sistema prisional no Rio de Janeiro, alegou que é possível oferecer ao réu tratamento médico prescrito dentro da penitenciária. Para justificar o pedido de prisão domiciliar, a defesa do ex-deputado apresentou a dieta nutricional que Jefferson deve seguir.
O ex-deputado condenado no processo do mensalão também foi avaliado por uma junta médica do Instituto Nacional do Câncer (Inca), onde já faz tratamento. Em dezembro de 2013, os médicos afirmaram que o estado de saúde do condenado não exigia cuidados em casa. Os especialistas explicaram que o ex-deputado deve tomar os remédios regulares e seguir uma rigorosa dieta.

Flávio Dino reúne com população dos Tabuleiros São Bernardo no Baixo Parnaíba


O incentivo à agricultura do Maranhão foi o ponto de destaque da visita do movimento Diálogos pelo Maranhão aos Tabuleiros São Bernardo. Ao lado de outras lideranças estaduais e da região de Araioses e Magalhães de Almeida, o pré-candidato a governador Flávio Dino (PCdoB) visitou o projeto de irrigação para o Baixo Parnaíba, que devia abranger 5 mil hectares, mas só atende 178 hectares atualmente.

Dino visitou todos os setores que compõem os Tabuleiros São Bernardo – projeto do governo federal iniciado na década de 1980 para irrigação e plantação por produtores agrícolas no Maranhão. Em diálogo com representantes da Associação dos Irrigantes do Perímetro Irrigado Tabuleiros de São Bernardo de Magalhães de Almeida (MA), Flávio Dino tomou conhecimento das necessidades das famílias que vivem na região.

Em visita às plantações de banana, mamão, goiaba, mandioca, coco, caju, entre outros, Dino e outras lideranças políticas do Maranhão discutiram com a população residente nos Tabuleiros formas de aumentar o perímetro produtor e investir no desenvolvimento da agricultura do Maranhão.

Após as visitas às plantações, às instalações do maquinário do projeto e reuniões com representantes dos Tabuleiros, Flávio Dino falou do exemplo que o projeto dá a todo o Maranhão sobre a vocação que o estado tem para o desenvolvimento.

Dos 5 mil hectares aptos para produção, apenas 178 são utilizados devido ao abandono do projeto e a população residente na região apresentou uma lista de prioridades para que a região produza com maior intensidade. Ente elas, estão o fornecimento de energia sem interrupção (que influencia diretamente na produção), a construção de casas para as famílias da área e o plano de operação e manutenção voltar a ser ativado pelo governo do estado.

“Com rios perenes, o Maranhão pode produzir mais alimentos para sua própria população. Mas o governo do estado não pode se furtar de sua responsabilidade e simplesmente diminuir o orçamento da agricultura, como aconteceu este ano,” disse o deputado Rubens Pereira Júnior (PCdoB), líder da oposição na Assembleia Legislativa.

Ações possíveis

Ao acompanhar de perto a produção e as dificuldades enfrentadas pela população residente nos Tabuleiros São Bernardo (entre Magalhães de Almeida e Araoises), Flávio Dino recebeu das mãos do presidente da Associação o requerimento com reivindicações dos pequenos produtores da região. “Vamos fazer um pacto de solidariedade. Vocês podem contar que serei um defensor dessa causa para o Maranhão,” disse Flávio Dino.

E citou como exemplo um projeto semelhante ocorrido na cidade de Petrolina, em Pernambuco, que a partir de um grande projeto de irrigação pode exportar manga e uva para outros países, gerando cerca de 250 mil de empregos diretos e indiretos.

Segundo Dino, caso toda a área desapropriada pelo governo federal para a plantação seja utilizada, 10 mil maranhenses seriam empregados diretamente no setor agrícola e, em empregos indiretos, seriam gerados outros 40 mil – totalizando 50 mil postos de trabalho para maranhenses em seu próprio estado.

O destaque dado à valorização da agricultura e à geração de emprego e renda para maranhenses significa também a diminuição do êxodo de maranhenses para outros estados em busca de oportunidade de trabalho, tema recorrente nos debates do movimento Diálogos pelo Maranhão ao longo de quase um ano.

“Não podemos conviver com tanta riqueza perdida em nosso estado. Ao mesmo tempo que foram instalados maquinários, feitas grandes obras pelo governo federal, a gente pode ver que faltam coisas básicas como energia elétrica constantemente. O governo do estado precisa dar sua parcela de contribuição e não apenas esperar pela atuação do governo federal,” disse Dino.

Os deputados Rubens Pereira Jr e Simplício Araújo também se comprometeram em reunir esforços na ajuda à população dos Tabuleiros a partir de ações articuladas junto ao Governo Federal e ao Departamento Nacional de Obras de Combate às Secas (DNOCS) para solucionar com brevidade as necessidades mais básicas da região.

Prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças políticas da região do Baixo Parnaíba também relataram o encaminhamento do projeto nos últimos anos. A comitiva foi comporta também pelo vice-prefeito de São Luís, Roberto Rocha (PSB),os deputados federais Domingos Dutra (SDD) e Simplício Araújo (SDD) e do deputado estadual Rubens Pereira Júnior (PCdoB).

Tema recupera estradas do sertão com recurso do próprio município.

Com muita determinação o prefeito Tema vem fazendo um trabalho de recuperação de estradas vicinais do município. Após ter recuperado as estradas do Arroz, Serra Grande, Paca e da Fazenda Alternativa, o prefeito Tema está agora recuperando a estradas do sertão. No momento a estrada que liga o Brejo do João ao São Miguel, passando pelo São Bento de Cima, São Bento de Baixo, Marajá, Belém e Mato Verde está sendo recuperada e com recurso do próprio município.
Do Tuntum News

Reflexão Bíblica: Meu jugo é suave (Mt 11,28-30)


"Porque meu jugo é suave e meu peso é leve."

        O significado destas palavras é o seguinte: O cristão não está livre de ter problemas. Ele terá que enfrentar no seu dia-a-dia, todas as dificuldades que enfrentam os não-cristãos, porém, com uma grande diferença. O cristão, por estar na amizade com Deus, resolve seus problemas com maior facilidade.
        Desta forma, os fardos que temos de carregar no trabalho, na família, por causa da vizinhança, em fim, todos aqueles aborrecimentos que não podemos modificar ou afastar do nosso caminho, terão o seu peso amenizado pela graça de Deus. 
        Certa vez um vendedor me disse. Eu visito várias lojas diariamente carregando esta pasta de mostruários. Engraçado. O dia que em tiro bastante pedidos, o dia que eu vendo bastante, esta pasta fica tão leve que já cheguei a jogá-la para cima como se fosse uma bola, e a pequei de novo. Estava comemorando um recorde de vendas em uma só manhã. Porém o dia que eu não vendo nada, lá pelas 16:00h, esta mesma pasta fica tão pesada, que tenho de me sentar.  E o meu lugar preferido de fazer isso é dentro da igreja. Eu entro lá pelas 17:30h e me sento. No início eu não digo nada. Não me aparece nenhuma palavra na mente. Depois, fico de joelhos e rezo pra valer. Peço a Jesus que tenha piedade de mim, pois os negócios foram mal e tenho mulher e filhos para sustentar...
        Perguntei a ele. E nos dias em que você vende bastante entra também na igreja para agradecer?
        Bem... é... que... tenho de ir correndo para casa para preencher os relatórios de vendas e os formulários de pedidos...
        Mas eu já te vi comemorando no bar outro dia. Lembra?
        Realmente. Falha nossa!
Prezado irmão. O seu fardo lhe parece mais pesado hoje? Peça a Deus em nome de Jesus que reduza o seu peso, ou que o livre desse sofrimento. Pois foi Ele quem prometeu: "Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei."
        Porém, no dia em tudo correu maravilhosamente bem, no dia em que você recebeu aquela graça especial, não se esqueça de agradecer com a mesma força em que você sempre reza pedindo as coisas a Deus.  Somos ingratos. Vivemos pedindo, e geralmente nos esquecemos de agradecer, ou agradecemos muito pouco. Se Deus não fosse infinitamente bom, nós estaríamos perdidos por causa do nosso egoísmo e da nossa preguiça de  agradecer por tudo que somos e que temos.
        Obrigado meu Deus: Porque eu estou com saúde, porque eu enxergo, porque não passo fome, porque estou empregado, porque não fui assaltado, porque estou vivendo em paz, etc. Obrigado. Obrigado por tudo. Amém.