O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Estado do Maranhão, Cleinaldo Lopes(foto ao lado), revelou, em entrevista a este blogueiro, na Rádio Capital AM, que pelo menos sete sindicatos ligados aos funcionários públicos estaduais estão se mobilizando para uma grande manifestação que acontecerá no próximo dia 20, na porta do Palácio dos Leões, em protesto contra o calote que o governo está aplicando no funcionalismo, ao não aplicar, este mês, a tabela do Plano Geral de Carreira e Cargos dos funcionários.
Cleinaldo acrescentou que a única categoria a ser beneficiada este ano é a do Grupo TAF, ou seja, os técnicos e auditores da Receita Estadual. E ele questiona:
- O PIB do Maranhão cresceu acima de 10% ano passado, conforme afirmou a própria governadora, quando disse, em entrevista a jornalistas.
De outros Estados, que aqui estiveram cobrindo o problema da violência nos presídios. Ele disse, na época, que o Maranhão estava violento porque era um Estado rico. Ora, se ela faz tais afirmações, eu pergunto: Qual a razão da não honrar com o Plano dos Servidores?”, questiona o líder sindical.
O Plano foi aprovado pela Assembléia em julho de 2012, de forma progressiva, ao custo de R$ 1,5 bilhão, com a aplicação das tabelas de reajustas até 2015. Pelo Plano, o reajuste será aplicado com base na elevação da receita corrente líquida.
É bem aí que a porca torce o rabo, porque apesar dos discursos ufanistas da governadora e de seus secretários, eles asseguram que não houve crescimento da receita líquida. Uma contradição. O PIB lá em cima e a receita lá embaixo.
Para quem já vem enfrentando desgaste com a carnificina que se transformou o Complexo Penitenciário, a manifestação dos servidores públicos virá, com certeza, colocar mais lenha nessa fogueira.
Do blog do Djalma Rodrigues