![]() |
Secretário de Saúde do Maranhão ausente de acordo em Brasília |
J. Viana/Especial para o Bate Tuntum
Sem a presença do secretário estadual de Saúde do Maranhão, Ricardo Murad (PMDB), foi fechado na quinta-feira (30) um acordo, intermediado pelo Ministério da Saúde, entre o Piauí e o Maranhão para atendimento aos pacientes com câncer em Teresina. Com a concordância do Ministério da Saúde em ressarcir os custos com o tratamento dos pacientes maranhenses no Piauí feitos de maio de 2011 a dezembro de 2013, já a partir de fevereiro cai a barreira médica em Teresina.
Dessa forma, espera-se que o acordo feito em Brasília signifique o fim do drama dos doentes maranhenses que correm desesperados a Teresina atrás de cura para seus males. No entanto, fica a dura lição para os cidadãos pobres que não têm como se tratar no seu próprio estado e, repentinamente, passam a ser discriminados no estado vizinho onde antes eram recebidos. O dramático impasse, por outro lado, deixou nua a situação caótica da Saúde no Maranhão e mostrou que o alardeado 'programa revolucionário' na área encetado pelo governo Roseana Sarney (PMDB) é só um blefe publicitário.
Ninguém mais que os próprios pacientes maranhenses sentiram na pele essa dura realidade. Particularmente em Caxias, os portadores de câncer entraram em desespero, pois a avaliação do iminente risco de morte se estabeleceu genericamente neles e nos seus familiares. A expressão da impotência em cada rosto se tornou visível e todos encarnaram o fato como a tradução de que suas vidas estavam por um fio. Pense um pouco: há pior tortura para um ser humano do que saber que sua vida nada vale em meio ao ego e à insensibilidade que norteia a política partidária?