FACAM realiza 1º Seminário da Turma de Serviço Social em Tuntum




Foi realizado durante amanhã de ontem(27) na Escola Municipal Santa Clara no Bairro Campo Velho em Tuntum o 1º Seminário da Turma de Serviço Social da FACAM com o Tema "Família na escola" com a participação da comunidade local.

Segundo o diretor local da FACAM em Tuntum Professor Rawlley Tavares estas atividades extracurriculares patrocinadas por esta instituição de ensino superior é uma constante durante as atividades acadêmicas como ferramenta de levar o aluno ao conhecimento "in loco" dos aspectos teóricos aprendidos.


O seminário realizado neste domingo(27) em Tuntum teve a como palestrante o Professor Valmir Carlos que é, também, tutor da Turma de Serviço Social da FACAM em Tuntum e contou com a participação de todos os alunos efetivos deste curso.


A FACAM e a certificação garantida

A FACAM é uma faculdade autorizada e conhecida por Portaria pelo MEC e é  diferente de institutos que terceirizam a certificação/diplomação porque todos os cursos que ela  oferece em sua estrutura pedagógica tanto na graduação como na pós-graduação são autorizados o seu funcionamento, portanto, sendo habilitada para certificar/diplomar seus alunos sem precisar de convalidações de outras instituições. 

Com este procedimento legal a FACAM prima, também,  pela qualidade dos seus cursos e oferece ao seu aluno a garantia da certificação/diplomação logo após a conclusão dos mesmos sem atrasos e outras implicações indevidas, segundo Rawlley Tavares.

O aluno FACAM tem a garantia de receber a sua diplomação sem as interferências de terceiros, disse, ainda, Professor Rawlley. 

2º escalão da administração do Dr. Tema toma posse




Em solenidade bastante concorrida e sob o comando do Secretário de Coordenação Política Josinaldo Bílio  tomaram posse hoje(28) no gabinete  do Prefeito Municipal de Tuntum os secretários executivos e assessores especiais da nova administração do Dr. Cleomar Tema. Os cargos empossados hoje representam o segundo escalão governo municipal tuntunense.



Além do Secretário Josinaldo Bílio prestigiaram a solenidade o Chefe de Gabinete Alan Noleto, o Secretário de Educação Antonio dos Reis,  Secretário de Finanças Maurício Seabra,  Secretário de Meio Ambiente Genilson Araújo,  Secretário de Agricultura Dora e os vereadores Marcos do Carlito, Jota e Zé do Feliciano.




Durante a entrega das portarias Josinaldo Bílio falou da importância política e técnica dos cargos do segundo  escalão para a administração pública municipal de Tuntum.



Secretaria das Cidades

Na manhã de hoje(28), também, tomou posse no cargo de Secretário das Cidades o empresário Orleans Filho, indicação do ex-vereador Orleans Moreira Cruz e da vereadora Soraya Moreira.

Cemitérios de Santa Maria fazem 'mutirão' de enterros, e corpos são transferidos


Jefferson Bernardes/AFP

Os cemitérios de Santa Maria se preparam para dez vezes mais enterros nesta segunda-feira (28) do que em dias normais por conta da tragédia na boate Kiss que resultou na morte de pelo menos 231 pessoas ontem.

Com isso, foi organizado um "mutirão" para sepultar as pessoas. Coroas de flores e caixões estão sendo comprados em outras cidades, e a prefeitura já auxilia na transferência de corpos.

Normalmente, os cemitérios de Santa Maria, na região central do Rio Grande do Sul, tem, em média, cinco enterros por dia. Para esta segunda, estão programados 50. O número de pessoas que trabalha nos locais foi ampliado de forma emergencial e voluntários também estão sendo utilizados.

A abertura dos cemitérios ocorreu às 7h30, mais cedo que em dias comuns. Desde domingo não há coroas de flores e caixões suficientes, por isso, eles têm vindo de cidades vizinhas.

Famílias pobres que necessitam transferência do corpo das vítimas terão auxílio da prefeitura da Santa Maria, que colocou sua estrutura à disposição para levar os mortos a suas cidades de origem.

E são muitos os que não são naturais de Santa Maria. A festa em que ocorreu a tragédia reunia universitários de vários cursos da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria). A cidade recebe estudantes de várias cidades da região por ser referência em capacitação profissional.

Aos poucos, os corpos estão sendo liberados para voltarem às cidades de origem.

Na tragédia, 231 pessoas morreram, a maioria por asfixia por conta do excesso de fumaça. O incêndio na boate Kiss começou na madrugada de domingo. Segundo a causa mais provável, uma faísca vinda do show pirotécnico da banda Gurizada Fandangueira deu início ao fogo. A casa noturna tinha Plano de Prevenção de Incêndio vencido desde agosto.

Fonte: UOL

Dr. Tema participa de encontro nacional de novos prefeitos e novas prefeitas em Brasília


Dr. Tema a esquerda, Antonio dos Reis no centro e Josinaldo Bílio a direita

O Prefeito Municipal de Tuntum Dr. Cleomar Tema estará participando a partir de hoje(28) até quarta-feira(30) do encontro nacional de novos prefeitos e novas prefeitas organizado pelo Palácio do Planalto e sob o patrocínio da Presidenta Dilma Roussef no Centro de Convenções Ulysses Guimarães em Brasília com o tema: "Municípios Fortes, Brasil Sustentável".

O encontro dos novos prefeitos deve reunir mais de 3.000 prefeitos que levarão suas demandas a Brasília nas áreas de saúde, educação, moradia, saneamento básico, assistência social e infraestrutura e ouvirão do Governo Federal as principais ofertas dentro destas áreas para os próximos anos.

O Prefeito Municipal de Tuntum Dr. Cleomar Tema e a primeira dama do município Drª Daniella Jadão já se encontram em Brasília para participarem deste evento, ao tempo que levam uma série de reivindicações e demandas  do município do centro sul maranhense para serem atendidas no plano federal.

Dr. Cleomar Tema, diga-se de passagem, é um profundo conhecedor dos trâmites de Brasília pela experiência como gestor de Tuntum em outras administrações e com presidente da FAMEM e nesta condição deverá sensibilizar os gabinetes da capital federal com os pleitos da cidade. 

Prefeitura prepara área para nova sede da Secretaria de Infraestrutura.




DO BLOG DO LOBÃO - TUNTUM

            A Secretaria de Infraestrutura em pouco tempo terá uma nova sede, é o que diz o titular da pasta Cléber Cunha que já preparou a área com os serviços de terraplanagem para abrigar a futura construção. O local está situado em frente ao balneário da Tiúba, Piscinão,  e é mais ou menos do tamanho  de um campo de futebol. “ No local não vai funcionar somente a secretária de Infraestrutura, nós também queremos abrigar naquele espaço todos os ônibus e caminhões. No atual local não há espaço pra isso ficando os veículos guardados em locais impróprios e sem segurança”, destacou o secretário.

Cléber Cunha(esquerda) e Antonio Joaquim(Tói)(direita)
            Cléber ainda assegurou que o projeto da construção da nova sede já está sendo desenvolvido e que em pouco tempo será construído. “Não será um prédio de grandes dimensões, mas o suficiente para serem realizados os trabalhos da secretaria”, disse.

Encontro de prefeitos vai discutir políticas de desenvolvimento para o País



Portal Brasil

Na ocasião, o governo federal apresentará programas e ações públicas

Com o objetivo de promover o crescimento econômico do País com inclusão social, equilíbrio ambiental e participação cidadã, o governo federal irá realizar, em Brasília (DF), o Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas - Municípios fortes, Brasil sustentável. O evento, coordenado pela Secretaria de Relações Institucionais acontecerá entre os dias 28 e 30 de janeiro.

O encontro tem como objetivo promover o crescimento econômico do País com inclusão social, equilíbrio ambiental e participação cidadã Ambiental e Urbano e Participação Social e Cidadania. Cada temática destacará as políticas dos ministérios e órgãos federais voltadas para o respectivo tema.

“Esse encontro será muito importante para promover uma integração ainda maior entre os gestores municipais e a União. A ideia é que os prefeitos e as prefeitas possam conhecer melhor os instrumentos que estão disponíveis para cumprir com o plano de governo proposto durante a campanha deles”, diz a ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti.

Encontro

Também serão apresentadas boas práticas de municípios e consórcios intermunicipais e oferecidas oficinas técnicas sobre o sistema de convênios e contratos de repasse, bem como de outros instrumentos de modernização administrativa. Os participantes receberão publicações exclusivas com orientações voltadas para o início dos mandatos e os programas federais que podem ser acessados pelas prefeituras.

A primeira recepção do governo federal aos novos prefeitos aconteceu em 2009. A realização do evento integra as ações de apoio federal à gestão local e ao fortalecimento do diálogo direto entre União e municípios.

Para esclarecer melhor as diretrizes, será lançada uma cartilha no Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, cujo tema será “Municípios fortes, Brasil sustentável”. O evento, que ocorrerá no Centro de Convenções Ulisses Guimarães reunirá também estandes de dezenas de programas do governo federal voltados às prefeituras. Haverá palestrantes apresentando boas práticas já adotadas com sucesso em governos anteriores e capacitação nas diversas áreas.

Fonte:
Secretaria de Relações Institucionais

Café da manhã comemora mais um aniversário da Professora Maria José Carvalho



Aconteceu na manhã de hoje(25) na residência da Professora Maria José Carvalho, chefe de gabinete da SEMED - Tuntum, um farto café da manhã para celebrar mais um aniversário da anfitriã.








Com a presença de vários amigos, colegas de trabalho e parentes,  Dona Maria José, como é conhecida por todos, estava radiante e se emocionou ao ouvir os depoimentos dos amigos, colegas e filhos ali presentes aquela comemoração.




Já se tornou tradicional o café oferecido pela aniversariante sempre no dia 25 de janeiro e o Bate Tuntum, através do seu administrador, se junta as homenagens oferecidas neste dia a esta colega de trabalho que tem  sido marcada pela dedicação, educação e amizade dispensados a todos que a procuram na SEMED -Tuntum.

Reunião de prefeitos em Brasília reforçará necessidade de investimento em educação


Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

Brasília – No encontro com prefeitos de todo o país, na próxima semana, o governo federal buscará fortalecer a parceira com as prefeituras para cumprir metas na área de educação, como a de construir seis mil creches e pré-escolas até 2014. A reunião com os prefeitos empossados no início do mês foi idealizada para apresentar os programas federais executados em parceria com as prefeituras.

A instalação de novas quadras esportivas e a destinação de royalties do petróleo para a educação foram incluídos na pauta, de acordo com a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti. A meta de construir seis mil unidades de educação infantil até 2014 foi assumida pela presidenta Dilma Rousseff durante a campanha eleitoral. A ação, no entanto, depende de parceira com as prefeituras, responsáveis pela educação infantil.

Segundo levantamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação até outubro de 2012, foram firmados contratos para 3.019 unidades. Atualmente, 1.195 estão concluídas ou em fase de conclusão. Para este ano, há previsão de investimento em mais 1,5 mil unidades de educação infantil. Para acelerar a construção, o governo lançou em dezembro de 2012 editais para abertura de licitações que permitem às prefeituras usar métodos alternativas à alvenaria, como pré-moldados, a fim de diminuir o prazo de conclusão das unidades.

A educação vai ter enfoque claro na questão das creches, das quadras de esportes, do acesso ao ensino técnico e da educação no campo. “Está sendo escolhido aquilo que é realizado em conjunto com as prefeituras. A ordem foi muito clara: ser objetivo, direto e concreto”, disse hoje (23) a ministra Salvatti.


Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas em Brasília no Período de 28 a 30 de Janeiro

Clique no banner e faça sua inscrição

Desconto na conta de luz para residências será de 18%





SÃO PAULO - O diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino, confirmou que o desconto nas contas de luz residenciais e industriais será maior que o prometido pelo governo em setembro do ano passado. A presidente Dilma Rousseff irá anunciar hoje em cadeia nacional o corte nas tarifas de energia.

Segundo Rufino, o desconto para os consumidores residenciais, que antes estava previsto em cerca de 16%, será de pelo menos 18%. Já a redução para a indústria, que originalmente iria até 28%, deve ultrapassar os 32%. "Para se chegar a esse desconto, o Tesouro Nacional irá aumentar os aportes", completou o diretor, sem informar o tamanho do gasto adicional. O aporte original previsto pelo Tesouro era de R$ 3,3 bilhões.

No dia 7 de setembro do ano passado, Dilma prometeu reduzir em 20,2% em média as tarifas de energia elétrica no País, por meio da redução de encargos setoriais e da renovação das concessões de geração e transmissão de energia. Mas com a recusa de importantes companhias em renovar os contratos, o governo só havia conseguido uma redução média de 16,7%.

Mas com os porcentuais adiantados por Rufino há pouco, a redução média nas contas de luz será inclusive maior que o prometido inicialmente. A Aneel se reúne amanhã às 10h para bater o martelo sobre as novas tarifas de cada distribuidora de energia.

Racionamento

O pronunciamento de hoje também será usado para responder às diversas críticas que ganharam corpo este ano. A demora no início do período de chuvas em muitos Estados e a necessidade de uso intensivo das usinas térmicas levaram diversos analistas a afirmar que o corte das tarifas de luz prometido pela presidente seria afetado.

No final do ano passado, no café da manhã que ofereceu aos jornalistas que acompanham o dia a dia do Palácio do Planalto, a presidente Dilma já havia reagido às insinuações de impossibilidade do governo em reduzir o preço pago pela energia no País. Dilma chegou a tachar de "ridícula" a hipótese de racionamento de energia. A presidente pretende reiterar que esta possibilidade está fora do horizonte do governo, que trabalha para assegurar o fornecimento contínuo de energia, mesmo que para isso tenha que manter as térmicas ligadas por mais tempo.

A aprovação da lei que renovou as concessões do setor elétrico e prevê uma redução, média, de 20% na conta de luz, deixou o Planalto aliviado, apesar de empresas importantes - como Cemig, Copel e Cesp - terem recusado fazer a renovação antecipada seguindo os termos fixados pelo Planalto. Dilma criticou a postura assumida pelas empresas - que operam em Estados sob comandado do PSDB.

Persistência

As insistentes afirmações de pessoas do próprio setor elétrico, falando em dificuldades de manter a promessa de cortar o custo da eletricidade a partir do próximo mês, preocupavam o Planalto. Para a presidente Dilma, esta redução é praticamente uma "questão de honra". O governo ainda precisa equacionar alguns detalhes para que a medida seja efetivada.

Após a primeira reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) em 2013, o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp, disse que as usinas que usam combustíveis como gás e carvão para gerar eletricidade - as termoelétricas - deverão permanecer ligadas, pelo menos, até o fim de abril. Até lá, o governo acredita que os reservatórios das hidrelétricas já terão começado a voltar a níveis adequados, que permitirão substituir a geração de energia mais cara, por uma mais barata. O prazo, considerado longo por alguns setores, ainda é motivo de preocupação por parte do governo.

Esta escalada das preocupações com o fornecimento de energia obrigou o governo a vir a público defender a estratégia montada para atender à demanda por eletricidade e evitar algum tipo de racionamento.

Fonte: O Estadão (23/01/2013 - 15:54)

Flávio Dino defende parceria entre estado e município dentro dos parâmetros legais


Presidente da Embratur, Flávio Dino
Presidente da Embratur, Flávio Dino

Em manifestação via twitter, Flávio Dino (PCdoB) apoiou a resposta dada por Edivaldo Holanda Júnior ao governo do estado sobre a parceria para amenizar problemas na Saúde de São Luís. Segundo Dino, as parcerias entre município e governo estadual devem ser “de acordo com as leis e com os interesses do povo”.

O posicionamento de Dino diz respeito aos argumentos utilizados pelo prefeito de São Luís para pedir ao governo do estado que reveja a contra-proposta apresentada ao município, que estabeleceriam acordos que não respeitam a autonomia entre município e estado, desrespeitando os trâmites estabelecidos pela Lei Orgânica da Saúde (lei 8.080/90).

Para Flávio Dino, o diálogo entre prefeitura e governo do estado devem continuar, mas respeitando os limites institucionais que devem reger qualquer parceria feita nas funções públicas. “Como político que luta por práticas novas, espero que o diálogo continue e o governadora faça uma proposta que seja de acordo com a lei. Será que a governadora Roseana só consegue fazer parcerias com prefeitos que ela apoiou ? Não pode ser assim,” disse.

As diferenças de lados políticos, segundo Dino, não devem ser empecilho para gerar melhorias para a população. Como exemplo, Flávio Dino apontou que, quando era deputado federal, destinou parte de suas emendas para a cidade de São José de Ribamar, quando esta era governada por Luís Fernando, atual chefe da Casa Civil do governo do estado. “Ou seja, não é porque Luís Fernando era e é aliado de Roseana que eu iria “punir” o povo de Ribamar. Custa pedir isso em relação a São Luís?”, finalizou.

Termos da parceria

No documento assinado por Edivaldo Holanda Júnior e encaminhado em resposta ao ofício de Roseana Sarney sobre parceria na Saúde Pública – em que o estado exigia a entrega da administração do Hospital Clementino Moura (Socorrão II) e de R$ 77 milhões do dinheiro repassado ao custeio dos gastos com a saúde pública na capital – o prefeito pede que o governo do estado reveja proposta apresentada à prefeitura de São Luís, para que a ajuda estadual não passe por cima de parâmetros legais que estabelecem as responsabilidades de cada esfera de governo (municipal, estadual e federal).

A ressalva feita por Edivaldo no ofício encaminhado ontem (21) ao Palácio dos Leões destaca que a parceria solicitada ao governo do estado desde o dia 4 de janeiro diz respeito à ajuda para abastecimento das unidades de saúde municipais por 90 dias. “Parceria entre Estado e Município não pode significar intromissão na autonomia e na gestão administrativa e financeiras desses entes federados”, diz o ofício.

Blog do Luís Cardoso

Secretário de Educação de Tuntum faz visitas as escolas municipais da zona urbana





Acompanhado do Coordenador de Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação de Tuntum  Professor Emerson Araújo, o Secretário de Municipal de Educação de Tuntum Prof. Antonio dos Reis visitou as principais escolas da rede municipal de ensino que se encontram em reforma com o objetivo de vistoriar as obras ali realizadas.





A visita começou pela Escola Municipal Gilza Léda na Vila Luizão, além da Creche que se encontra em fase final de acabamento para ser entregue às famílias daquela comunidade. 





Dos Reis e Emerson visitaram, ainda, na manhã de de hoje(22),  as Escolas Teresinha Almeida, Isabel Cafeteira, Pré-Escolar Mãe Belinha, Escola Maria Secretária, Escola Municipal Santa Clara e Colégio Municipal José Teixeira, todas elas em reforma de pinturas, tetos, parte elétrica, hidráulica e  de carteiras.



Antonio dos Reis disse ao Bate Tuntum que as reformas das escolas municipais tem acontecido motivado pelo empenho do Prefeito Cleomar Tema que não medido esforços para dar uma nova roupagem aos educandários públicos tuntunenses, afirmou.

CRAS MAC da Vila Luizão reabre as suas atividades








Com a presença do Prefeito Cleomar Tema, da primeira dama Daniella Jadão, secretários municipais, população da Vila  Luizão e convidados foi reaberto na manhã de hoje(22) as atividades do CRAS MAC daquela comunidade.



Sob a coordenação da administradora Vívian Sousa o CRAS MAC da Vila Luizão começará a desenvolver as suas ações sociais junto as pessoas da terceira idade e ao público infanto juvenil daquela comunidade já a partir da próxima semana com a presença de diversos programas de assistência social implementado pelo município.



Mais uma vez o destaque da solenidade ficou por conta do discurso do Prefeito Cleomar Tema que se comprometeu em fazer atendimento médico  juntamento com o filho Rafael Seabra, médico também, uma vez na semana aquela comunidade, sendo bastante ovacionado.