Inmet emite avisos de perigo devido a chuvas intensas

 


Agência Brasil
- O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária, publicou nesta segunda-feira (22) dois avisos meteorológicos especiais de perigo, devido à previsão de chuvas intensas em diversos estados. O instituto se baseia em três cores para sinalizar o grau de perigo: amarelo (perigo potencial), laranja (perigo) e vermelho (grande perigo). A atenção especial é para a região que se estende do recôncavo baiano, a partir do entorno da Baía de Todos-os-Santos, até parte do sul do estado.

O primeiro alerta de perigo do Inmet, no nível laranja, foi iniciado às 10h15 desta segunda-feira, e terminará na terça-feira (23), às 10h. Além do norte de Minas Gerais, centro-sul baiano e centro-norte do Espírito Santo, o aviso é válido para o Mato Grosso, todo o Mato Grosso do Sul, centro e sudoeste do Pará; norte, noroeste e centro-sul de Goiás, noroeste do Paraná, leste de Rondônia, centro-sul e sudeste do Amazonas, faixa ocidental do Tocantins, Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, sudeste Paraense, além de Araçatuba e Presidente Prudente (SP).

De acordo com o Inmet, nessas localidades as chuvas podem variar entre 30 e 60 milímetros (mm) por hora ou entre 50 e 100 mm por dia.

Os ventos intensos podem atingir de 60 a 100 km/h. O aviso alerta para o risco de descargas elétricas e cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e outros.

Já o aviso meteorológico no nível amarelo do Inmet teve início às 10h44 desta segunda-feira e terminará na terça-feira, às 10h. De acordo com o órgão, o volume de chuva poderá variar no período de 20 mm/h a 30 mm/h ou até 50 mm/dia, em áreas da Bahia, Piauí, Pernambuco, Tocantins, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, parte do Amazonas, Pará, Ceará, Maranhão, Paraíba.

Os ventos devem ser intensos, com velocidade estimada entre 40 km/h e 60 km/h. Porém, o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas foi avaliado como baixo pelos meteorologistas.
Nordeste

O Inmet informou ainda que até sexta-feira (26), praticamente toda a região Nordeste terá registro de chuvas volumosas, que podem acumular mais de 100 mm, de domingo (21) a sexta-feira. E as chuvas mais expressivas devem atingir, principalmente, os estados da Bahia, Piauí e Ceará.

A meteorologista do Inmet Dayse Moraes justifica que as pancadas de chuva, acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento, ocorrem devido a sistemas meteorológicos típicos de verão, como a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e a provável formação de um canal de umidade, organizado pela presença de um sistema de baixa pressão, vindo do Oceano Atlântico.

“Por conta da convergência de umidade, devem ser potencializadas algumas chuvas mais intensas em áreas da Bahia. Atenção especial para o centro-sul do estado. Em outras áreas, o acumulado para essa segunda-feira, ainda há previsão de chuva espalhada por grande parte do Brasil, por conta do calor e alta umidade”, explica a meteorologista.
Semiárido

O Inmet indica que a chuva intensa será responsável também por mudar o cenário quente e seco registrado nos últimos dias, especialmente no semiárido brasileiro. O Inmet prevê que a chuva ainda vai colaborar para o aumento da umidade no solo e aumento do nível de reservatórios de água.

Já nos estados da Região Norte, o Acre, Amazonas e Rondônia não se descartam pancadas de chuvas isoladas com menores acumulados. Em Roraima, está prevista pouca chuva.
Recomendações

O governo federal faz recomendações de autoproteção para situações emergenciais, envolvendo chuvas intensas.

Em caso de rajadas de vento, os cidadãos não devem se abrigar embaixo de árvores, por haver risco de queda e descargas elétricas. Os veículos também não devem ser estacionados próximos a torres de transmissão, nem placas de propaganda.

O Inmet esclarece que deve ser evitado o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada e o quadro geral de energia deve ser desligado, bem como o registro de entrada de água, fechado.

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional elaborou uma cartilha online, disponível no site da pasta, com medidas preventivas e, também, orientações sobre como agir antes, durante e depois de possíveis ocorrências de eventos extremos, como inundações, enxurradas, vendaval, granizo ou descargas elétricas, deslizamentos de terra, entre outras situações de perigo.

Para outras informações, estão disponíveis em todo o país os telefones da Defesa Civil dos estados, no número 199, e do Corpo de Bombeiros Militar dos estados, número 193; Polícia Militar (190) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192)

Para receber avisos e alertas de desastres da Defesa Civil, basta mandar uma mensagem de texto no celular para o SMS 40199 ou WhatsApp (61) 2034-4611.

Inscrições para concurso unificado começam nesta sexta-feira

 

 Agência Brasil - As inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado começam nesta sexta-feira (19) e seguem até o dia 9 de fevereiro. O certame vai selecionar, de uma só vez, 6.640 servidores para lotação em 21 órgãos públicos federais.

As provas serão aplicadas no dia 5 de maio, em 220 cidades, distribuídas em todos os estados e no Distrito Federal. A taxa de inscrição é R$ 60 para vagas de nível médio e R$ 90, para vagas de nível superior.

Estão isentos candidatos que integram o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e que cursam ou cursaram faculdade com apoio do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) ou do Programa Universidade para Todos (ProUni), assim como doadores de medula óssea.

No ato da inscrição, feita exclusivamente pelo aplicativo Gov.br, será gerada uma Guia de Recolhimento da União (GRU), único mecanismo de pagamento que valerá para o concurso.

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, responsável pela condução do concurso, recomenda leitura cuidadosa dos editais, “potencializando as trajetórias profissionais e acadêmicas dos candidatos“.

Em nota, a pasta destacou que a proposta é democratizar o acesso aos quadros federais e permitir que candidatos alinhem suas vocações às oportunidades oferecidas.
Arte Enem dos Concursos. Blocos Temáticos. Foto: Arte/EBC

Editais

O ministério apresentou um detalhamento dos editais do concurso. A seção 1 (disposições preliminares) trata de regras gerais, empresa aplicadora (Fundação Cesgranrio) e etapas do processo de seleção.

A seção 2 (vagas) especifica quais vagas estão em disputa dentro de cada um dos oito blocos temáticos. Já a seção 3 (vagas reservadas) detalha as vagas reservadas sendo 5% para pessoas com deficiência e 20% para pessoas negras, além de 30% das vagas da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) para indígenas.

A seção 4 (requisitos para a investidura na especialidade) trata das especificidades necessárias para cada um dos cargos, como ter nacionalidade brasileira ou portuguesa; estar em dia com obrigações eleitorais e militares; e ter formação em graduações específicas para alguns dos cargos.

“Ou seja, uma pessoa até pode obter pontuação para ser aprovada, mas se não apresentar a formação exigida, não poderá assumir o cargo. As exigências de formação variam a cada cargo e órgão participante. É preciso redobrar a atenção na hora das escolhas”, alerta o ministério.

Na seção 5 (inscrições), está explicitado que a inscrição deve ser realizada pelo próprio candidato e apenas pelo aplicativo Gov.br. Serão aceitos todos os níveis de conta na plataforma (ouro, prata ou bronze). Somente após o credenciamento é que o candidato conseguirá acessar o ambiente de inscrição da Fundação Cesgranrio, que vai aplicar as provas.

A seção 6 (confirmação de inscrição) destaca que é preciso checar se todos os critérios exigidos foram contidos e se as informações prestadas estão corretas, assim como ter certeza da lista de preferência aos cargos pleiteados.

A seção 7 (etapa de qualificação técnica) discorre sobre as especificidades da prova e das etapas que compõem o concurso e trata ainda da organização das provas em cinco eixos temáticos, que apresentam pesos diferentes para cada um dos cargos que compõem o bloco.

“Após escolhido um dos oito blocos temáticos [cada candidato poderá se inscrever em apenas um bloco, sendo permitida mudança até a data final de inscrições, dia 9 de fevereiro], o candidato deverá fazer classificar, por ordem de preferência, os cargos desejados [sendo possível se candidatar a todos os cargos, desde que dentro do mesmo bloco].”

A seção 8 (normas e procedimentos relativos à realização das provas) trata das regras para o dia do exame. Pela manhã, serão aplicadas questões objetivas gerais e prova discursiva. À tarde, serão aplicadas provas com questões objetivas específicas.

Já na seção 9 (recursos e revisão) estão dados, prazos e procedimentos necessários para assegurar que os recursos sejam avaliados pela comissão organizadora e pela banca examinadora.

A seção 10 (classificação final, homologação e nomeação) contará com uma live específica a ser conduzida pelo ministério, mas ainda sem data.

Por fim, a seção 11 (disposições finais), destaca a possibilidade de utilizar as listas de classificação do concurso também para a ocupação de vagas em cargos temporários, sendo que, se o candidato aceitar um cargo temporário, continuará na lista de espera dos outros cargos. O concurso terá validade de 12 meses, podendo ser prorrogado por mais 12 meses.

“Pessoas aprovadas para cargos que, porventura, não sejam o da primeira opção selecionada no momento da inscrição, continuarão em lista de espera para o principal posto desejado”, reforçou a pasta.
Arte Enem dos Concursos. Inscrições, taxa, escolhas das vagas. Foto: Arte/EBC

Prefeito de Tuntum, Fernando Pessoa, se despede de Delmiro da Sucam

Prefeito Fernando Pessoa e Delmiro da Sucam
 

Ao saber da morte do amigo e funcionário do gabinete da Prefeitura de Tuntum, Delmiro da Sucam, corrida hoje(18), o Prefeito de Tuntum usou as redes sociais(Instagram) para se despedir do amigo e correligionário e decretar 03(três) dias de luto oficial por grande perda.

Delmiro da Sucam, como era conhecido, foi candidato a vereador de Tuntum em diversas eleições do município não conseguindo êxito eleitoral em nenhuma delas, mas deixando,  na história política da cidade, um exemplo de resistência e abnegação na defesa dos pleitos dos mais humildes.

Veja o q disse Fernando Pessoa no Instagram sobre Delmiro da Sucam: 

"Um registo das minhas últimas conversas que tive com o senhor Delmiro, semana passada lá em casa. Sempre me trazendo demandas do povo de Tuntum para solucionarmos.
O senhor Delmiro da Sucam como era conhecido, foi um grande homem que durante toda a sua vida trabalhou para o povo de Tuntum, acredito que não tenha uma casa ou família que não tenha sido visitado por ele. Ele sempre foi muito prestativo e excepcionalmente bom naquilo que fazia.

Me faltam palavras para descrever a tristeza que sinto pela sua partida, mas acredito que Deus está com ele agora num bom lugar. Aos amigos e familiares que sofrem com sua partida, os meus pêsames e peço a Deus que confortem o coração de todos os que sofrem.

Ao amigo Delmiro da Sucam, desejo a eternidade ao lado do bom Deus. Sua vida aqui na terra foi fazendo o bem ao próximo, agora está ao lado de Deus descansando!"

O velório do  Sr. Delmiro da SUCAM está acontecendo no Salão Nobre da Câmara de Vereadores de Tuntum e o seu enterro acontecerá as 10 horas da manhã no Cemitério Local.

Resultados do Enem 2023 já podem ser acessados

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem ser acessados por meio da Página do Participante(clique  e acesse o resultado), utilizando o login único da plataforma gov.br.

As provas foram aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro de 2023. Ao todo, mais de 3,9 milhões de pessoas participaram do certame.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), as notas dos chamados treineiros – candidatos que participaram do exame em busca de autoavaliação, sem concorrer às vagas – serão divulgadas somente em março. Já o espelho com a avaliação das redações será disponibilizado em 90 dias.

Além de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica, o Enem é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Os resultados também são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Agência Brasil

Lula iniciará agenda no Nordeste inaugurando parque aeroespacial na Bahia

247 - O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participará da cerimônia de assinatura do acordo de parceria para a criação do Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia na quinta-feira (18), informou o Palácio do Planalto em comunicado.

O acordo, uma colaboração entre o governo federal, o Ministério da Defesa, o Comando da Aeronáutica, o estado da Bahia e o Senai Cimatec, visa fomentar o desenvolvimento da indústria aeroespacial na região.

A futura instalação do Parque Tecnológico Aeroespacial ocorrerá na Base Aérea de Salvador, em uma área cedida pela União ao Senai Cimatec, que será responsável pela gestão da unidade. O parque será dedicado ao ensino, à pesquisa avançada e à inovação no setor aeroespacial.

Após a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica em outubro passado, uma comissão de estudo formada por representantes das partes envolvidas concluiu, em um relatório assinado em dezembro, que não há impedimentos jurídicos ou normativos para a implementação do Parque em Salvador.

Além do presidente Lula, a cerimônia contará com a presença dos ministros Rui Costa (Casa Civil), José Mucio (Defesa) e Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação), do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, do presidente da FIEB, Carlos Henrique Passos, entre outras autoridades estaduais e representantes do setor aeroespacial.

Na parte da tarde, o presidente seguirá para o município de Paulo Afonso, onde participará da inauguração do campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O campus, que já abriga o curso de Medicina, faz parte da estratégia de interiorização da educação superior. O prédio da Univasf é equipado com laboratórios especializados, ambulatórios, salas de tutoria e auditórios, visando aprimorar a oferta educacional na região.

A agenda de Lula no Nordeste, região onde o presidente concentra sua maior popularidade, também inclui visitas a Pernambuco e Ceará, com uma série de atos administrativos a serem assinados.

Fernando Pessoa, prefeito de Tuntum, anuncia vinda de indústria de calçados/tênis para o município

O Prefeito de Tuntum, Fernando Pessoa, esteve reunido, na manhã desta quinta-feira(11), em São Luís,  com um dos diretores  da indústria de tênis Fram Marcas, Sr. Gustavo,  com o objetivo de iniciar uma conversa para a vinda desta indústria de caçaldos/tênis para o município.

Segundo Fernando Pessoa, em post da sua conta pessoal do Instagram, as conversas já estão bastante adiantadas com a indústria de calcados  Fram Marcas para sua vinda para Tuntum ainda este ano.

A previsão é que a indústria que vem para Tuntum em 2024 empregue logo, de início, 200(duzentas) pessoas o que seria uma grande força para a políticia de emprego e geração de renda defendida pela administração do  prefeito  Fernando Pessoa.

Itamaraty: Lula apoia denúncia da África do Sul contra Israel

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou o apoio do Brasil à denúncia apresentada pela África do Sul contra Israel em 29 de dezembro de 2023, na Corte Internacional de Justiça (CIJ). O país africano acusa Israel de praticar um genocídio contra o povo palestino na Faixa de Gaza.

A informação do apoio foi anunciada pelo Palácio do Itamaraty, em nota à imprensa, horas após o presidente receber o embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Alzeben, para discutir a situação dos palestinos na Faixa de Gaza e na Cisjordânia.

Após mais de três meses do conflito entre Israel e Palestina, deflagrado em 7 de outubro do ano passado, com ataques do grupo Hamas contra civis israelenses e estrangeiros, a reação israelense deixou um rastro de mais de 22 mil mortos em Gaza, a maioria mulheres e crianças.

“O presidente Lula recordou a condenação imediata pelo Brasil dos ataques terroristas do Hamas em 7 de outubro de 2023. Reiterou, contudo, que tais atos não justificam o uso indiscriminado, recorrente e desproporcional de força por Israel contra civis. Já são mais de 23 mil mortos, dos quais 70% são mulheres e crianças, e há 7 mil pessoas desaparecidas. Mais de 80% da população foi objeto de transferência forçada e os sistemas de saúde, de fornecimento de água, energia e alimentos estão colapsados, o que caracteriza punição coletiva”, diz a nota do Itamaraty.

“À luz das flagrantes violações ao direito internacional humanitário, o presidente manifestou seu apoio à iniciativa da África do Sul de acionar a Corte Internacional de Justiça para que determine que Israel cesse imediatamente todos os atos e medidas que possam constituir genocídio ou crimes relacionados nos termos da Convenção para a Prevenção e Repressão do Crime de Genocídio”, continua o texto.

Ainda de acordo com o Palácio do Itamaraty, Lula ressaltou, durante a reunião com o embaixador palestino, os esforços que fez pessoalmente com outros chefes de Estado e de governo pelo cessar fogo, pela libertação dos reféns em poder do Hamas e pela criação de corredores humanitários para a proteção dos civis. Destacou a atuação do Brasil no exercício no Conselho de Segurança por uma saída diplomática para o conflito.

“O governo brasileiro reitera a defesa da solução de dois Estados, com um Estado Palestino economicamente viável convivendo lado a lado com Israel, em paz e segurança, dentro de fronteiras mutuamente acordadas e internacionalmente reconhecidas, que incluem a Faixa de Gaza e a Cisjordânia, tendo Jerusalém Oriental como sua capital”, conclui a nota.

Edição: Marcelo Brandão/Agência Brasil

Lewandowski aceita convite de Lula e será o novo ministro da Justiça

247 - O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski aceitou o convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e será o novo ministro da Justiça. A informação, não divulgada publicamente, foi confirmada pelo blog da Julia Duailibi.

O ex-magistrado da Corte teve um encontro na noite desta quarta-feira (10) com o chefe de Estado e com o ministro Flávio Dino, atual titular da Justiça.

O ex-ministro do STF se aposentou da Corte em abril de 2023, após completar 75 anos. Ele vai substituir Flávio Dino, que irá assumir uma cadeira no Supremo em fevereiro.

A agenda da Presidência da República apontou que Lula se reunirá com Flávio Dino e Lewandowski novamente na quinta-feira (11), a partir das 11h, e deve oficializar o ex-juiz do Supremo como o novo ministro no governo.

Tuntum terá sua Academia de Letras



Foi entregue na manhã, desta terça-feira(09), ao Prefeito de Tuntum, Fernando Pessoa, pelo Prof. Emerson Araújo, a minuta de estatuto da constituição da Academia Tuntuense de Letras, Educação e Artes(ATLEA).
Segundo o Prof. Emerson Araújo a Academia de Letras de Tuntum é um antigo sonho dos intelectuais do município para o fortalecimento da cultura local e para a divulgação da produção literária da cidade para o Maranhão e para o restante do país nascida genuinamente às margens do Rio Flores, enfatizou o idealizador da instituição.

O apoio do Prefeito Fernando Pessoa ao projeto da ATLEA foi decisivo para elaboração do estatuto da entidade e para garantia da sua fundação que acontecerá, ainda, em 2024.

Tuntum não poderia ficar de fora da constituição da sua academia literária, disse o Prefeito Fernando Pessoa, é imporante que a nossa produção de inteligência seja reconhecida pelas futuras gerações do nosso município e chegue ao restante do país, por isso, aplaudo a iniciativa do Prof. Emerson Araújo, escritor e jornalista da nossa cidade pela condução deste processo de criação da academia, por isso o nosso apoio incondicional a ATLEA, disse o prefeito de Tuntum.

“Não passaram e não passarão”, diz Luís Roberto Barroso no ato 'Democracia Inabalada'


247 - O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, destacou nesta segunda-feira (8) que os manifestantes envolvidos nos atos golpistas não ficarão impunes.

"Não passaram e não passarão", afirmou o juiz da Corte em referência aos participantes das mobilizações terroristas que aconteceram há um ano em Brasília (DF). "Superamos o ciclo do atraso, e não há mais espaço para descumprimento das regras do jogo".

De acordo com o ministro, "bolsonaristas foram empurrados para uma ribanceira moral". "A violência e o extremismo só levam à decadência", acrescentou Barroso.

O ministro da Corte afirmou que "o 8 de janeiro de 2023 "foi meticulosamente preparado, precedido de anos de ataques a instituições e disseminação de ódio e mentiras".

Outro ministro do Supremo, Alexandre de Moraes, e o procurador-geral da República, Paulo Gonet, também comentaram sobre a importância de se preservar a democracia e punir os responsáveis por atos golpistas.

Operação contra suspeitos de financiar 8 de janeiro cumpre mandados no Maranhão

 
A Polícia Federal cumpre, na manhã desta segunda-feira (8), mandados contra suspeitos de financiar e fomentar os atos golpistas contra as sedes dos Três Poderes, em Brasília, em 8 de janeiro de 2023 – há exatamente um ano.

As ações são cumpridas no Distrito Federal e em vários estados, como Bahia, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Maranhão, Paraná, Rondônia, São Paulo, Tocantins e Santa Catarina.

A operação é autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro Alexandre de Moraes também determinou ainda bloqueio e indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados. Segundo as investigações, os prejuízos ao patrimônio público beiram os R$ 40 milhões.

Segundo a PF, as ações desta segunda compõem a 23ª fase da operação Lesa Pátria, deflagrada no dia seguinte aos atos golpistas para investigar participantes, financiadores e mentores do episódio.

Blog do Clodoaldo Corrêa

"O 8 de janeiro ainda não acabou", diz Leandro Grass, presidente do Iphan


247 - Leandro Grass, presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), participou do programa Bom Dia 247 exibido neste domingo (7) e alertou que o 8 de janeiro, data em que golpistas tentaram promover um golpe de estado no país, ainda não acabou.

"Precisamos continuar defendendo a democracia, seguir nas ruas, pois o 8 de janeiro ainda não acabou. Eles seguem presentes com as lideranças políticas bolsonaristas, em ataques nas redes sociais", defendeu o presidente do Iphan, que fez uma participação na TV 247 justamente na concentração do ato em defesa da democracia, em Brasília.

De acordo com Grass, o Iphan contabilizou que o processo de restauração de peças e acervos, destruídos após os atos golpistas de 8 de janeiro, comprometeram mais de R$ 21,1 milhões dos cofres públicos.

Prefeitura e Secretaria Municipal de Educação de Tuntum abrem calendário de rematrículas e matrículas da educação básica a partir desta segunda(08)

A Prefeitura e a Secretaria Municipal de Educação de Tuntum estarão abrindo, a partir desta segunda-feira(08), o período de rematrículas(08 a 12/01/2024) e matrículas(15 a 19/01/2024) nas escolas de educação básica que ofertam educação infantil, ensino fundamenta(1º ao 9º anos) e educação de jovens e adultos(EJA) do município(zona urbana e rural).

Para o Prefeito Fernando Pessoa o esforço, da sua administração, é em 2024 matricular todos(as) os(as) alunas(as) em idade escolar nas unidades de esnino públicas(zona urbana e rural) até o dia 19(dezenove) do corrente e para que isso venha acontecer, o gestor tuntuense chama pais e mães, professores, professoras, gestores(as) escolares e entidades da sociedade civil para este grande mutirão em defesa da educação da cidade. Fernando Pessoa foi enfático, ainda, em dizer que "nenhum aluno/aluna de Tuntum pode ficar fora da escola durante este ano letivo de 2024". O esforço de todos e todas é necessário para que esta meta de matrículas e rematrículas este ano venha acontecer, finalizou o prefeito.

As escolas do município de Tuntum(zona urbana e rural) já estão preparadas para efetuarem as rematrículas e matrículas de alunos/alunas a partir desta segunda-feira(08).

Tetracampeão do mundo, Zagallo morre aos 92 anos


247 – O ex-jogador e treinador Mário Jorge Lobo Zagallo, tetracampeão mundial, faleceu nesta sexta-feira (5), aos 92 anos. A informação foi divulgada nas redes sociais do ícone do futebol brasileiro. Zagallo, titular nas Copas de 1958 e 1962, técnico na conquista de 1970 e coordenador em 1994, ergueu quatro troféus de Copas do Mundo. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) manifestou pesar e decretou luto de sete dias. O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, expressou condolências à família e aos fãs, prometendo reverenciar o legado do ídolo.

Zagallo, nascido em Atalaia, Alagoas, demonstrou paixão pelo futebol desde a infância. Após se destacar no America-RJ, consolidou-se no Flamengo, onde conquistou o tricampeonato carioca em 1953/54/55. Participou do time que venceu a Copa de 1958. Posteriormente, brilhou no Botafogo, ajudando a equipe a alcançar o bicampeonato mundial. Como técnico, guiou o Brasil à vitória na Copa de 1970, mantendo-se na seleção até 1974. Sua trajetória incluiu também as Copas de 1998 e 2006.

Zagallo, conhecido pelo bordão "vocês vão ter que me engolir", encerrou sua carreira no futebol em 2011, aos 79 anos. Em 2012, enfrentou o luto pela perda da esposa, Alcina, com quem foi casado por 57 anos. Supersticioso, destacava a importância do número 13 em sua vida. Em 2021, ao completar 90 anos, recebeu uma mensagem especial de Pelé, ressaltando a amizade entre os dois.

O legado de Zagallo será lembrado pela CBF, que planeja homenagens, incluindo uma estátua no Museu da CBF inaugurada em 2022. O ícone do futebol deixa um vazio na história do esporte brasileiro, sendo reverenciado por sua contribuição notável ao longo de 92 anos.

São Luís e 17 cidades do Maranhão vão ficar sem água e energia; entenda a razão


São Luís e mais dezessete municípios maranhenses serão afetados pela falta de água e energia elétrica no próximo domingo (07). A informação foi confirmada pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) e pela Equatorial Energia do Maranhão.

A interrupção no abastecimento de energia faz parte de um desligamento programado pela Eletrobras e  Eletronorte, que tem como objetivo realizar obras de ampliação e reforço na Subestação Miranda II, localizada no Maranhão.

Segundo a Eletrobras, a intervenção está prevista para durar cinco horas, com início às 5h do domingo (07). A volta do serviço ocorrerá gradualmente, a partir das 10h, horário previsto para finalização do desligamento programado.

Por isso, haverá paralisação temporária do sistema de abastecimento de água. Ou seja, os municípios listados abaixo ficarão sem água e energia durante as cinco horas de manutenção da rede elétrica. Confira:

Cidades afetadas


Miranda do Norte
Nina Rodrigues
Axixá
Pirapemas
Cantanhede
Matões do Norte
Anajatuba
Cachoeira Grande
Itapecuru Mirim
Bacabeira
Presidente Juscelino
Vargem Grande
Santa Rita
Icatu
Morros
Presidente Vargas
e Rosário.

A capital não terá queda de energia, mas vai lidar com o desabastecimento de água, já comum para a grande maioria das população.

Confira os bairros da capital que serão atingidos pela falta d’água:



Blog do John Cutrim

Eleições 2024: Registro eleitoral passa a ser obrigatório para pesquisas

 
Desde a 0h do dia 1º de janeiro, todas as pesquisas eleitorais divulgadas com vistas ao pleito do mês de outubro precisam, necessariamente, de registro na Justiça Eleitoral antes de serem divulgadas. É o que prevê a legislação que estabelece o regramento das eleições.

Para a obtenção do registro, os levantamentos devem, obrigatoriamente, contar com o nome do contratante; valor e origem dos recursos despendidos no trabalho; metodologia e período de realização; plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução, nível econômico e área física de realização do trabalho a ser executado; intervalo de confiança e margem de erro; sistema interno de controle e verificação, conferência e fiscalização da coleta de dados e do trabalho de campo; questionário completo aplicado ou a ser aplicado; nome de quem pagou pela realização do trabalho e cópia da nota fiscal.

A multa pelo descumprimento da regra, ou seja, a divulgação de pesquisa sem o devido registro, começa em R$ 53.205,00 e pode chegar a R$ 106.410,00.

Informes do Marrapá

Fundação Perseu Abramo, do PT, vai criar núcleo de estudos sobre eleitorado religioso


247
- Em um movimento estratégico para fortalecer a relação do PT com diferentes correntes religiosas no Brasil, a Fundação Perseu Abramo, principal centro de estudos vinculado ao partido, anuncia a criação de um novo núcleo dedicado exclusivamente a estudar temas religiosos. Previsto para ser lançado no ano de 2024, este núcleo terá como foco principal a análise das diversas religiões presentes no país, com especial atenção aos evangélicos, destaca a coluna Painel, da Folha de S. Paulo.

Denominados como NAPPs (Núcleos de Acompanhamento de Políticas Públicas), esses grupos já se dedicam a temas como economia, segurança, agricultura, educação, saúde e outros.

"Precisamos dar uma atualizada no comportamento dos religiosos no Brasil, refletir sobre o que pensam e como podem se relacionar conosco", disse o presidente da Fundação Perseu Abramo, Paulo Okamotto. "Existem diversos pentecostais e neopentecostais que simpatizam com o PT e pertencem ao partido", completou.

A decisão de criar este núcleo está alinhada com a diretriz estabelecida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante uma conferência do partido em Brasília, no início de dezembro. Na ocasião, Lula recomendou que os petistas se aproximem do eleitorado evangélico, ressaltando a aceitação significativamente maior que políticos conservadores têm neste grupo.

Eleições 2024: conheça as principais datas e prazos das disputas municipais



O primeiro turno das eleições municipais de 2024 está marcado para ocorrer no dia 6 de outubro, o primeiro domingo do mês. Nas cidades em que tiver segundo turno, a disputa ocorrerá no dia 27, três semanas após a primeira rodada de votações. Antes disso, porém, eleitores e candidatos serão submetidos a uma série de procedimentos que terão início já no primeiro semestre deste ano, como alistamento e regularização da situação eleitoral.

Alistamento eleitoral

Como mostrou o Estadão, os jovens a partir de 16 anos que pretendem emitir o título de eleitor para votar neste ano têm até o dia 8 de maio para realizar o procedimento na Justiça Eleitoral, mesmo prazo definido para as pessoas que desejam transferir de cidade o domicílio eleitoral.

Qualquer brasileiro que tenha 16 anos ou mais pode tirar título de eleitor. Há ainda uma outra hipótese: jovens com 15 anos atualmente, mas que no dia da eleição já terão 16 anos, também podem fazer o alistamento eleitoral até o dia 8 de maio. No caso de jovens de 16 e 17 anos, porém, esse alistamento é facultativo. O mesmo vale para pessoas analfabetas e para os maiores de 70 anos.

Convenções partidárias

Com as informações dos eleitores já atualizadas, a preparação do pleito passará a se concentrar nos partidos e nos concorrentes aos cargos públicos. As legendas realizarão entre os dias 20 de julho e 5 de agosto as convenções partidárias para definir os candidatos que terão os nomes nas urnas em outubro. Para concorrer é necessário que o candidato esteja filiado a algum partido.

Registro de candidatura


Os candidatos escolhidos nas convenções partidárias terão até o dia 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral. Em 2024, os pedidos de registro devem ser apresentados aos juízos eleitorais (zonas eleitorais).

Para se candidatar a qualquer dos cargos eletivos, a pessoa deve comprovar nacionalidade brasileira, alfabetização, pleno exercício dos direitos políticos, alistamento eleitoral, domicílio eleitoral no município em que pretende concorrer há pelo menos seis meses antes do pleito e filiação partidária aprovada pelo partido no mesmo prazo do domicílio. A idade mínima exigida para candidatas e candidatos a prefeito é de 21 anos e, para a Câmara Municipal, 18 anos.

Propaganda eleitoral

Os candidatos poderão começar a fazer este tipo de publicidade a partir do dia 16 de agosto, logo após o término do registro das candidaturas. Qualquer tipo de propaganda realizada antes desta data será considerada irregular e poderá ser punida com a aplicação de multas. A veiculação das peças publicitárias pode ser feita tanto presencialmente como no meio digital.

Horário eleitoral gratuito

A partir do dia 15 de agosto, a Justiça Eleitoral deve convocar partidos, federações e a representação das emissoras de rádio e televisão para elaborar o plano de mídia da propaganda. A legislação eleitoral garante a todos a participação nos horários de maior e de menor audiência.

A exibição dos programas dos candidatos deve começar a ser feita no dia 30 de agosto e se encerrará em 3 de outubro. A data inicial compreende 35 dias antes da votação.

As emissoras de rádio e TV reservarão 20 minutos diários entre segunda-feira e sábado para exibir os programas. No rádio, a veiculação será das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. Na TV, a exibição será das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40.

Ainda de acordo com a resolução, no pleito municipal são reservados 70 minutos diários, de segunda-feira a domingo, para a propaganda eleitoral gratuita em inserções — publicidade veiculada nos intervalos da programação das emissoras.

Os responsáveis também devem cumprir os percentuais destinados às candidaturas femininas (mínimo de 30%) e de pessoas negras (definidos a cada eleição e calculados com base no total de pedidos de registro apresentados na respectiva circunscrição).

Informes Blog do John Cutrim

Como é a vida em quilombo ameaçado por possível expansão da base de Alcântara (MA)

Marina Lourenço/Folha(com edição de fotos)
Alcântara (MA)

Toda vez que o CLA (Centro de Lançamento de Alcântara) arremessa um foguete ao espaço, os moradores do quilombo Mamuna ficam cientes. Não necessariamente por aviso do instituto ou notícia em jornal, mas porque o chão de toda comunidade estremece.

É assim desde 1990, ano do primeiro lançamento da base aeroespacial de Alcântara (MA). De todos os centenas de povos que compõem o município, a comunidade de Mamuna é a que está mais próximo da área. É como se fosse vizinha da instituição.

Responsável pelo CLA, a Força Aérea Brasileira afirma que o risco de um foguete atingir a comunidade é baixo. Mesmo assim, a moradora Maria José Lima Pinheiro diz temer a vibração da terra.

Esse medo, no entanto, está longe de ser a maior preocupação de dona Maria — nome pelo qual é conhecida. Parte de uma geração que cresceu ouvindo que seria despejada a qualquer momento, ela afirma estar hoje, aos 50 anos, menos ansiosa do que na juventude, mas ressalta ainda ter horror à ideia de ser expulsa do lugar onde cresceu.

"O medo deu uma trégua. Antes, a gente era muito apavorado", diz a maranhense. "Se Mamuna for realocada, todas as outras comunidades serão. É estilo dominó."

A quilombola se refere às especulações de uma possível ampliação da base, o que provavelmente faria Mamuna ser transferida para outra região, como aconteceu com vários povoados na instalação do CLA, na década de 1980 —ao menos 312 famílias, de 32 comunidades, foram realocadas de forma compulsória, num processo que se tornou um dos casos mais emblemáticos da causa quilombola no país.

Em 2019, a Folha revelou que o plano mais recente de ampliação do CLA —baseado num acordo firmado por Bolsonaro com os Estados Unidos— previa a remoção de 350 famílias quilombolas de Alcântara, ao contrário do que prometia o então ministro Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia).

Em 10 de abril daquele ano, ele disse em uma comissão da Câmara dos Deputados: "Quanto à pergunta sobre se haverá a expansão da área, devo dizer que não. A área estabelecida do centro é aquela já definida. Não existe uma questão de expansão".

"O que tranquiliza é saber que só vamos sair daqui se Deus permitir", afirma dona Maria. "Deus está acima de todos eles."

Apesar de celebrar o fim da gestão Bolsonaro, ela diz que o momento atual não é garantia de paz. "O governo não é só Lula. Tem um montão de parlamentares e deputados. E a gente sabe que tem muito dinheiro envolvido na base."

A quilombola conta que era criança quando o clima de pânico começou a se instalar na comunidade, entre o fim dos anos de 1970 e o começo da década de 1980.

"Era ditadura. Ninguém tinha poder. A gente sempre foi um povo muito isolado. Não tinha estrada, energia, nada", afirma. "Realocaram algumas comunidades nas agrovilas e disseram que, depois, seríamos nós. Falavam que não era para fazermos mais a roça [de coivara] aqui, porque íamos nos mudar."

Para exemplificar o nível de ansiedade que o assunto gerava, ela cita seu pai, que teria se recusado a consertar uma parede da casa imaginando que logo seriam todos despejados.

"O desenvolvimento só serve a algumas pessoas. Para outras, não serve para nada, apenas para destruir famílias."

Apesar das particularidades culturais e históricas entre as dezenas de comunidades realocadas, o governo transferiu os quilombolas para viverem juntos em sete agrovilas, que, desde então, apresentam problemas como acesso a saneamento básico e infraestrutura.

A indenização prometida pelo Estado a essas famílias também não aconteceu conforme o previsto, deixando a maioria à margem da pobreza. "Tem muita gente ali sofrendo. A distância da praia deles ficou longe."

Antes do remanejo, boa parte dos quilombolas vivia à beira-mar, fazia pesca e plantava o próprio alimento. Hoje, porém, eles estão afastados do litoral e, muitas vezes, se queixam de terras impróprias para plantio.

"A praia é a nossa feira. Lá tem jurupari, sururu, caranguejo, vários peixes", diz dona Maria. "Daí vão tirar a gente daqui e pôr onde não tem mangue, igarapé, nada?", questiona.

"Uma vez perguntaram quanto vale a minha casa. Ela é de taipa, mas vale muito mais do que qualquer uma de alvenaria em São Luís, porque o meu território tem o que nenhum outro lugar oferece: liberdade."

Pescador desde os 11 anos, Joel Lemos dos Santos, 54, também reclama da ideia de uma possível transferência. Ele diz que não só o estilo de vida deles seria afetado, como também o das agrovilas, que vez ou outra compram peixes em Mamuna.

O quilombola conta que desde criança torce para permanecer no território. Como dona Maria, ele afirma estar hoje mais relaxado, apesar do medo contínuo.

"Eu não aprendi a leitura, aí me preocupava. Como vou sair daqui? Tudo eu tenho, crio minhas galinhas, trabalho com a roça, e a praia está bem perto. Me preocupei um tanto."

Ele afirma que a comunidade tem um sistema de troca de alimentos. Após pescar uma safra de peixes, Joel oferece alguns a vizinhos, que, em retribuição, lhe dão frutas, legumes e verduras.

Para Joana Barbosa Diniz, 43, quebradeira de coco babaçu, se a comunidade for realocada, todos de Mamuna terão a alimentação empobrecida. Sua suposição, ela diz, vem do que ouve dos povos que foram transferidos. "As terras dão muito o que comer." Entre os alimentos estão mandioca, milho, juçara, murici, gajuru, goiaba e manga.

Além da relação direta com a comida, o território é, segundo dona Maria, lazer e cura emocional.

"É como morar num paraíso", diz a quilombola, apontando para a praia, que é deserta e rodeada de pequenos morros, que dão vista para o CLA. "Digo por experiência. A praia cura, desestressa. Você se sente leve, toma banho, brinca com as crianças. Esquece de qualquer problema, até de que pode ser despejado."

Mensagem de Ano Novo



Canto de ninar para as crianças de Gaza

Foto: Abed Khaled/AP

Queira ou não continuarei com o meu olhar na paz
O meu sopro das pontas dos dedos na partilha
Na convivência entre irmãos sob a mesma terra
Que emanou mel e maná um dia.

Sei que não poderei virar a face de lado
E esquecer os címbalos pelos caminhos
As harpas de adoração nos fossos
Recheados de corpos e sangue e lágrima
Sob a epígrafe da guerra imbecil.

A palavra é dura eu sei nesta manhã de todos os janeiros
Todas as janelas abertas para o cântico lúgubre
Dos passarinhos que anunciam o legado da rosa escarlate
Da lágrima diante do irmãozinho que agora é óbito
Que agora é caderno espalhado na frente da escola
Ornado de sangue e fezes e odor de anjo.

Aqui não há clima para estes homens que sob capacetes e turbantes
Fazem a sua guerra própria, a sua guerra maléfica que a menosprezo
Que não cabe em nenhuma trajetória espiritual
Em nenhuma oratória musical dos escombros de Gaza
Onde as meninas não podem se fartar
Diante das bombas que não são minhas
Nem da poesia que seja a mais dura possível.

Sei que este canto carece de linguagem
Mas nesta manhã abomino todas as linguagens
Todos os homens de guerra
E me faço poeta
Entre a música e a lágrima
Os escombros e a solicitação de socorro
Que chegam de Gaza
Do olhar dos meninos de Gaza
Dos soluços das meninas de Gaza.

Emerson Araújo in Címbalos, Lutas e Olhares (2015)

2024 e a consolidação da liderança política de Fernando Pessoa, prefeito de Tuntum, na região central do Maranhão

Fernando Pessoal, atual Prefeito de Tuntum, caminha para mais uma vitória eleitoral em 2024

Encerrado o ano de 2023 e pelo andar das últimas pesquisas de intenção de votos para eleição de prefeito em 2024,  em Tuntum, tem ficado claro que as opções de  votos depositadas na pré-candidatura do atual mandatário do município,  o Sr. Fernando Pessoa,  o tem dado tranquilidade para ser reconduzido por mais 04(quatro) anos para comandar novamente a prefeitura instalada no Palácio José Uruçu no centro da cidade.

Como uma gestão  municipal "pé no chão" e uma liderança popular carismática nos últimos 03(três) anos de mandato,   Fernando Pessoa tem conseguido somar votos da população tuntuense  para uma possível candidatura a releição em outubro de 2024 com larga preferência popular contra os atuais opositores da sua administração, diga-se de passagem.

Com salários dos funcionários municipais  rigorosamente em dia, obras de infraestrutura sendo inauguradas  por todo território tuntuense semanalmente, além da organização e ofertas dos diversos  serviços públicos básicos(saúde, educação e assistência social) em pleno funcionamento cotidiano tem qualificado o atual de gestor de Tuntum para um novo mandato sem dar chances a outros pré-candidatos que se colocam na ordem do dia, inclusive, descontruindo, também,  a olho nu,  a velha polarização das últimas 03(três) décadas da politica tuntuense centrada no embate: cobras x labigós. 

Mesmo com todos os ventos soprando a favor de Fernando Pessoa,  em Tuntum, o seu prinicipal adversário político o ex-prefeito Cleomar Tema  tenta ressurgir politicamente,  crendo no apoio não certo do governador Carlos Brandão e numa pretensa popularidade que eventualmente possa ter em alguns rincões da cidade. 

Cleomar Tema,  mesmo com todo o cacife  político eleitoral que imagina possuir,  em Tuntum, precisa lembrar que fez no seu último mandato uma gestão pública municipal catastrófica, marcada por atrasos de salários,  abandono da cidade, inclusive entregando a administração local  para apaniguados e oportunistas de toda ordem. Por conta destes desmandos todos em Tuntum,  Tema não conseguiu eleger o seu sucessor em 2020.

O jogo político de Tuntum,  em 2024,  caminha tranquilamente para a releição do atual Prefeito Fernando Pessoa,  além da vitória de uma bancada esmagadora para a Câmara de Vereadores  de, pelo menos,  10(dez) edis do seu grupo político,  o consolidando definitivamente como a grande, nova e jovem liderança política da região central do Maranhão. Quem viver até outubro próximo verá.