Como uma gestão municipal "pé no chão" e uma liderança popular carismática nos últimos 03(três) anos de mandato, Fernando Pessoa tem conseguido somar votos da população tuntuense para uma possível candidatura a releição em outubro de 2024 com larga preferência popular contra os atuais opositores da sua administração, diga-se de passagem.
Com salários dos funcionários municipais rigorosamente em dia, obras de infraestrutura sendo inauguradas por todo território tuntuense semanalmente, além da organização e ofertas dos diversos serviços públicos básicos(saúde, educação e assistência social) em pleno funcionamento cotidiano tem qualificado o atual de gestor de Tuntum para um novo mandato sem dar chances a outros pré-candidatos que se colocam na ordem do dia, inclusive, descontruindo, também, a olho nu, a velha polarização das últimas 03(três) décadas da politica tuntuense centrada no embate: cobras x labigós.
Mesmo com todos os ventos soprando a favor de Fernando Pessoa, em Tuntum, o seu prinicipal adversário político o ex-prefeito Cleomar Tema tenta ressurgir politicamente, crendo no apoio não certo do governador Carlos Brandão e numa pretensa popularidade que eventualmente possa ter em alguns rincões da cidade.
Cleomar Tema, mesmo com todo o cacife político eleitoral que imagina possuir, em Tuntum, precisa lembrar que fez no seu último mandato uma gestão pública municipal catastrófica, marcada por atrasos de salários, abandono da cidade, inclusive entregando a administração local para apaniguados e oportunistas de toda ordem. Por conta destes desmandos todos em Tuntum, Tema não conseguiu eleger o seu sucessor em 2020.
O jogo político de Tuntum, em 2024, caminha tranquilamente para a releição do atual Prefeito Fernando Pessoa, além da vitória de uma bancada esmagadora para a Câmara de Vereadores de, pelo menos, 10(dez) edis do seu grupo político, o consolidando definitivamente como a grande, nova e jovem liderança política da região central do Maranhão. Quem viver até outubro próximo verá.