Governo já encara privatização da Caema como certa

Nos bastidores do Palácio dos Leões, a situação já é vista como favas contadas. O serviço de abastecimento de água e esgoto do Maranhão será privatizado. A última tentativa de salvar a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) foi considerada um verdadeiro fracasso. O programa de incentivo para quitação de dívidas não chegou a 3% da meta.

A Caema está entre as estatais de saneamento que não chegam nem perto de cumprir os requisitos mínimos de saúde financeira exigidos pelo Novo Marco Legal do Saneamento, em vigor desde julho do ano passado.

O governo estuda quais as formas de privatizar. O modelo adotado por São Paulo que já está em vigor é o de oferta de ações (follow-on), o que diluiria a participação do estado na Sabesp.

Clodoaldo Corrêa

 

Amigo de Jair Renan preso em operação policial tinha 10 CPFs, apontam investigações


247 - Um dos alvos da operação que atingiu Jair Renan Bolsonaro, filho de Jair Bolsonaro (PL), o influenciador e empresário Maciel Alves de Carvalho chegou a ter 10 registros de CPF (Cadastro de Pessoa Física). Maciel Carvalho foi preso na manhã desta quinta-feira (24), em Brasília (DF). Para obter novos registros, Maciel fazia pequenas alterações no próprio nome, na data de nascimento e no nome da mãe. Investigadores também acharam um cadastro usando o nome de seu filho.

De acordo com informações publicadas nesta quinta-feira (24) no portal G1, alguns documentos de Maciel tinham mudanças em nomes, e outros na data de nascimento. A informação faz parte de outro inquérito ao qual Maciel responde, aberto após uma tentativa de fraude na sua carteira de motorista para esconder antecedentes criminais.

A Polícia Civil do Distrito Federal também identificou que o investigado tentou emitir um segundo RG (Registro Geral) - carteira de identidade. Maciel não conseguiu o seu objetivo porque foi localizado no banco de dados uma identidade já emitida para aquela biometria. Para os investigadores, o objetivo era passar "falsa credibilidade à sociedade".

Segundo um trecho do inquérito policial, "desde o ano de 2016, Maciel Alves de Carvalho vem utilizando documentos falsos (RGs e CPFs) em diversos órgãos do Distrito Federal e do restante do país, inclusive junto à Polícia Civil do Distrito Federal, Cartórios, DETRAN, dentre outros, a fim de ocultar seus extensos antecedentes criminais e passar falsa credibilidade à sociedade, para possuir, portar e comercializar arma de fogo via redes sociais e loja física (em nome de pessoa interposta), bem como promover cursos e treinamentos com armas curtas e armas longas, de uso permitido e restrito".

O influencer também foi indiciado por posse irregular de arma de fogo de uso permitido, porte ilegal de arma de fogo de uso permitido e comércio ilegal de arma de fogo. A defesa de Maciel Alves de Carvalho afirmou que "a narrativa da autoridade não condiz com a verdade, e será esclarecido perante a autoridade competente".

Professor de Passagem Franca(MA) faz visita e matéria sobre a Fundação Casa de José Américo na Paraíba


O Professor da Rede Estadual de Educação do Maranhão e  membro da Academia Passagense de Letras, Leonício Aires, lotado no Centro de Ensino Estado do Paraná,  em Passagem Franca, visitou durante as férias de julho próximo passado a Fundação Casa José Américo de Almeida localizada na Praia de de Cabo Branco em João Pessoa - Paraíba.

Na visita à Fundação Casa José Américo de Almeida, o professor maranhense,  Leonício Aíres, também, acabou realizando  matéria para o canal youTube(https://www.youtube.com/@canalleonicioaires1713), mostrando particularidades sobre a vida e a obra deste que é considerado o iniciador do Regionalismo dentro do Modernismo brasileiro com a publicação do romance  "A Bagaceira" em 1930.

José Américo de Almeida,  além de escritor inserido dentro da geração de 30 do Modernismo brasileiro, foi Govrenador e Senador da Paraíba e Ministro do Presidente Getúlio Vargas, fundador e primeiro reitor da Universidade Federal da Paraíba.  

Veja a matéria do Professor Leonício Aires:




20 DE AGOSTO DIA DO MAÇOM

Pioneiros da Maçonaria em Tuntum - Maranhão

Por   REMY DA MATA

Hoje,  aqui em Tuntum, protegido pelo o malhete do Venerável Daniel Cunha iremos comemorar o nosso dia na ARVET-Associação Recreativa dos Veteranos de Tuntum, com um grande almoço (feijoada/churrasco) de confraternização com todos os nossos irmãos, cunhadas, sobrinho e convidados, esses eventos tem um significado imensurável para a família Maçônica tuntunese.

A maçonaria no Brasil, desde a sua criação, é parte fundamental da história. A prova disso é o quanto os nossos antepassados contribuíram para marcos históricos da nossa Nação Verde Amarelo.

O dia 20 de Agosto foi escolhido como Dia do Maçom no Brasil após a sessão entre as Lojas "Comércio e Artes" e "União e Tranquilidade", na cidade do Rio de Janeiro, no Palácio maçônico do Lavradio. No dia 20 de Agosto de 1822, o Irmão Gonçalves Ledo fez um discurso emocionante e inspirador, pedindo a Independência do Brasil ainda naquele ano. O Discurso emocionou o Imperador, ali mesmo na sessão ele já declarou os laços cortados com Portugal.

Sabedora do ocorrido a sociedade maçônica impulsionou Dom Pedro I a proclamar a Independência do Brasil no dia 7 de Setembro de 1822, assim ele o fez, menos de um mês depois da grande reunião no Rio de Janeiro.                                                       

Aqui, em Tuntum, em Agosto de 1964 José Justino e Silva - Zé da Mata, José Ricardo de Araújo - Zequinha Uruçu e Olímpio Gomes da Silva fundaram o primeiro Triângulo Maçônico na Loja Atalaia Codoense,  em  seguida transferiram o triângulo para a Loja Paz e Concordia em Dom Pedro por uma questão de comodidade, já com um quadro completo fundam, instalam e sagram a Loja Acacia tuntuense em 1966.

Nós somos história, devemos ser futuro baseado em nossos atos no presente, na filosofia, humanidade e independência. Somos Livres e de bons costumes.  O nosso dígito é a Liberdade, Igualdade e Fraternidade.  Abominamos a discórdia, a desagregação e a traição. 

Procuramos trazer sempre a  luz, sabedoria, união e força para a sociedade que vivemos, por nossa filosofia, moral e respeito à vida humana.

20 de Agosto, Dia do Maçom no Brasil!                                                    


“Luz, câmera, ação!

Josimar, o cineasta e a atriz Zezé Mota no recente Salipi em Teresina - PI

Por Jean Carlos Gonçalves

A ordem natural se encarrega de montar cenário.

No horizonte, a aurora se anuncia com os primeiros raios solares, que incidem sobre as copas das mais robustas árvores da Mata. Os pássaros iniciam timidamente seus gorjeios, mas que gradativamente intensificam a melodiosa orquestra matinal daquele bucólico vilarejo dos idos anos 1970. O galo no terreiro, imponente, faz despertar quem, abraçado pela noite, adormecera com o ávido desejo de no seguinte dia, cedo despertar para os seus sonhos mirar.

Daí a natureza passa a dividir espaço com a criatividade da ação efetiva de quem de pé se coloca para ajudar a tecer o enredo da vida social dos que habitam os rincões da não reconhecida Pré-Amazônia maranhense.

Um despertar, uma rede recolhida, uma lâmina que rigidamente se faz afiar, um café com aroma e sabor de ternura, um botão que ao girar em sentido horário, leva ao mundo de sonho e fascínio, pelas ondas sonoras das AM e FM, especialmente, da Rádio Nacional de Brasília-DF e da Rádio Pioneira de Teresina-PI."

Com toda modéstia, a descrição acima pode até ser confundida com o início de uma obra literária, mas se não foi a forma mais original, foi a que com base na imagem que construí e escolhi para apresentar-lhes um dos mais admiráveis protagonistas do centro-maranhense que tive o privilégio de conhecer nos últimos tempos: Josimar Gonçalves, o Cineasta.

Natural do Povoado Socorro, distrito do município de Governador Eugênio Barros-MA, o filho de Manoel e Zulmira, nasceu em 06 de agosto de 1971. O penúltimo dos cinco filhos do casal de retirantes cearenses, Josimar, desde o início de sua infância, esteve mergulhado num universo de dificuldades, próprias do período e das condições da região, mas também imerso num mundo de fantasia e imaginação aguçadas pela sensibilidade de quem ouvia a programação das principais estações de rádio, pelas quais acompanhava, principalmente, os programas com participação de ouvintes por meio de cartas escritas e das novelas. Pois na época o lugar não contava sequer com energia elétrica e as imagens ainda que em preto e branco dos televisores, só chegariam anos mais tarde.

O contato com o rádio foi primordial para que o menino sonhasse em ser ator, roteirista, editor e produtor de novelas. Assim cresceu, imbuído da vontade de representar, de dirigir, de produzir, de criar, de fazer dramaturgia, cinema. Esse desejo manifesto, que logo se tornou notório na comunidade local, intensificou ainda mais quando em 1983 chegou ao povoado a primeira televisão, pela qual pode assistir e reconstituir diariamente a desenvoltura dos grandes atores da teledramaturgia da TV Globo, até hoje maior produtora do gênero do país.

Ainda na década de 1980, quando contava apenas 9 anos, passou a ter contato com a fotografia. Experiências oportunizadas por um irmão mais velho que comprara uma câmera, e então ambos passaram a ter uma parceria, prestando serviços em eventos no povoado e região, Quando seu irmão adulto não podia comparecer aos batizados, casamentos e festas de aniversário, o menino Josimar entrava em cena e, assim, passou a atuar e ganhar a vida como fotógrafo, mas sem nunca perder o foco de seu sonho de criança, de ir muito mais além.

Nos idos de 1990, o jovem sonhador, acostumado com as matas e babaçuais da Mata do Japão, se depara com a selva de pedras de São Paulo-SP e com todas as dificuldades de uma metrópole, especialmente, para um filho de Nordeste brasileiro, que via os melhores empregos serem ocupados por quem detinha um alto grau de escolarização ou uma forte rede de amizade. Como não era o seu caso, depois de um tempo desempregado, trabalhou como faxineiro, porteiro. Contudo, durante seu vivencia na Terra da Garoa, teve condições de comprar uma câmera Kodak, com a qual passou a exercitar ainda mais o ofício, bem como de participar cursos e palestras sobre fotografia, nas quais adquiriu mais conhecimentos na área.

Josimar, o cineasta e o diretor de cinema João Moreira Sales no recente Salipi em Teresina - PI


No ano de 2000, devido a problemas de saúde de sua mãe retornara ao Socorro, onde continuou fazendo fotografias. Mas foi com uma câmera digital de 8 megapixel adquirida em 2007, que fez seu primeiro filme – “É de mermo mermo”, em 2010. Na época, por falta de conhecimento técnico, o trabalho, não teve qualquer edição. No entanto, o espírito determinado e perseverante do futuro cineasta só aumentava.

Em 2011, como adquiriu uma filmadora Mini VD, com a qual realizou o segundo trabalho, Trumento I, ainda sem edição das imagens.

Josimar, o cineasta e o poeta maranhense Salgado Maranhão  no recente Salipi em Teresina - PI

Entretanto, em 2012, para lançar o Trumento II, buscou apoio técnico de profissionais do Estúdio Layson da cidade de Presidente Dutra-MA, que realizou uma edição de ótima qualidade para os padrões de então, sendo bastante elogiado. Eufórico e empolgado com a repercussão positiva, Josimar compra seu primeiro computador e mesmo sem qualquer conhecimento básico em informática, passou a se familiarizar com os hardwares e softwares, especialmente, programas de edição de vídeos e imagens.

Também foi em 2012 que comprou outra filmadora Full HD, que deu vida ao enredo de Zé Budega (2013), desta vez, lançando mão de seus conhecimentos em produção e edição. No ano seguinte, deu continuidade com O Prefeito Zé Budega e, em 2017, com o Trumento do Pardal.

Quando instalou internet em sua residência no ano de 2013, passou a pesquisar com muito mais afinco sobre mídias, técnicas e tecnologias relacionadas a produção e edições, além de outras temáticas relacionadas. Portanto, um autodidata forjado pelo sonho de ser e de valorizar a cultura.

Naquele período, o menino sonhador já se fizera um homem mais abalizado nos meandros da vida e, de modo algum, o esposo de Marly Costa e o pai de Ernesto e Olga, deve ser reduzido a alguém que simplesmente acompanhou e se tornou produto do universo midiático configurado pelas novas tecnologias do mundo contemporâneo mais recente. O nosso Cineasta da Mata do Japão é, sobretudo, um humanista, que transpira cultura. Trata-se de um nativista genuíno; um ativista cultural; um restaurador de documentos históricos; um investigador nato do passado de sua gente e que diuturnamente, ao longo de sua trajetória de vida, tem contribuído para o resgate, o arquivamento e a conservação da memória local e de toda e qualquer forma manifestação da cultura popular. E é justamente, a partir dessa matéria: das histórias, das tradições, dos contos pitorescos, dos costumes, da linguagem simples e peculiar do povo sofrido, das manifestações e ritos, dos sujeitos históricos que protagonizaram/protagonizam a vida do povoado, município e região, que Josimar Gonçalves, se fez – o Cineasta.

Sua saga como produtor cinematográfico se iniciou com“É mermo mermo” (2010); posteriormente lançou O TrumentoI (2011); O TrumentoII (2012); Zé Budega (2013); O Prefeito Zé Budega (2014); O Trumento do Pardal (2017). Rio Itapecuro a revolta de dona Zefa (2022)

Em suas produções, apesar de suas criativas doses de ficção, o Cineasta procura, fundamentalmente, se basear em fatos reais vivenciados pela comunidade para dar vida a personagens e roteiros, regados com muito humor. Além de abordar problemáticas vivenciadas pela comunidade ante aos desafios do mundo contemporâneo e de possibilitar, por meio de uma linguagem simples e apoio voluntarioso da comunidade do povoado do Socorro, uma análise crítica das demandas e das relações sociais na atualidade, embora com parcos recursos financeiros e materiais.

Apesar das dificuldades, da falta de apoio financeiro e institucional, seu trabalho tem ultrapassado as fronteiras do Maranhão e até do país. Suas produções foram expostas em vários municípios maranhenses, além de unidades da federação, a exemplo do estado de São Paulo, no qual seus filmes estiveram em projeçôes por 30 dias em 2013, sendo exibido no Centro Tradicional Nordestino, no bairro do Limão, zona norte, que tem como público principal, a comunidade nordestina naquele estado, período em que seu trabalho foi assistido por mais de 20 mil pessoas. Além disso, seu canal no You Tube já contabiliza mais de 13 milhões e mais de 35 mil inscritos (link, no final do texto). Uma proeza de quem conta com uma câmera e um elenco voluntário constituído por membros da própria comunidade. Pessoas simples, humildes, mas que devido ao carisma e persuasão do abnegado Cineasta, abraçaram a ideia de representar e produzir cultura.

Crianças no bucólico Povoado do Socorro.

Diante do exposto, é evidente a importância de Josimar Gonçalves para a cultura do município de Governador Eugênio Barros e região, e, portanto, muito digno e merecedor de respeito e reconhecimento, posto que, seus trabalhos são expressão de seu profundo conhecimento da vida simples e rica de nosso povo, de sua sensibilidade, criatividade e desejo sincero de fazer – de valorizar sua gente.

A vida simples, o cotidiano, as atividades laboriosas são registradas pelas lente de Josimar Gonçalves.

Assim sendo, o Blog Ecos de Tuntum reverencia e apresenta esse discípulo dos irmãos Lumière, desejando-lhe sinceros votos de felicidade e sucesso nos futuros trabalhos em prol da cultura do distrito do Socorro, Eugênio Barros e do centro-maranhense. Logo, não há exagero em dizer que Josimar Gonçalves, o Cineasta, personifica muito bem o sentido da frase: Luz, câmera, ação!

Claquete de cinema. Apenas ilustrativo.

Uma vez que detém:

A luz do conhecimento buscado, colhido, construído da cultura popular;

A câmera que focaliza e apresenta a essência dos ritos e manifestações da gente deste sertão;

A ação de quem com o claquete e a “batuta” da ousadia, orquestra cenários encantadores, que ecoam as antes silenciadas vozes e eternizam os ignorados protagonistas de outrora desta parte do Maranhão.

Então...

Atenção!

LUZ, CÂMERA, AÇÃO!!!


Jean Carlos Gonçalves é Professor de História da Rede de Ensino do Maranhão e editor do Blog Ecos de Tuntum (https://ecosdetuntum.blogspot.com).

Há consenso no Judiciário e no PL de que Bolsonaro será preso; a questão é quando

247 - Dentro do PL, é dada como certa a prisão de Jair Bolsonaro (PL) diante do volume de evidências que surgem a cada dia, o implicando em várias frentes criminosas abertas por seu governo: o esquema do desvio e venda de joias recebidas pela Presidência da República, as conspirações golpistas - reforçadas pelo depoimento do hacker Walter Delgatti Neto à CPMI dos Atos Golpistas nesta quinta-feira (17) -, entre outros. Para piorar, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou a quebra dos sigilos bancários de Bolsonaro e da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, o que poderá engrossar ainda mais o rol de provas contra o ex-mandatário.

Segundo disse o jornalista Valdo Cruz na GloboNews nesta sexta-feira (18), a cúpula do PL reconhece a gravidade do cenário no qual Bolsonaro está inserido e avalia que dificilmente ele se livrará da prisão. De acordo com Daniela Lima, também da GloboNews, a temperatura no Judiciário não é diferente. A situação de Bolsonaro “degringolou” rapidamente, disse a ela um integrante de corte superior. A avaliação é de que se surgirem provas de que Bolsonaro tentou ou tenta interferir no andamento das investigações, uma prisão preventiva poderá ser decretada de imediato para levá-lo ao cárcere. Caso contrário, a expectativa é de que Alexandre de Moraes monte um caso robusto para justificar a prisão do ex-mandatário. Mesmo nesse caso, não se espera que o desfecho de Bolsonaro demore, visto a celeridade com que trabalha o ministro Alexandre de Moraes.

Bolsonaro disse a Delgatti que "agentes de outro país" grampearam Alexandre de Moraes


247 - Em depoimento à CPMI dos Atos Golpistas, o hacker walter Delgatti Neto afirmou que Jair Bolsonaro (PL) disse a ele que "agentes de outros país" haviam grampeado o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e obtido "conversas comprometedoras" do magistrado.

Bolsonaro queria que Delgatti assumisse a autoria do grampo, em uma tentativa de dar mais credibilidade ao material. O então chefe do Executivo ainda teria prometido proteção ao hacker. "Eu falei com o presidente da República e, segundo ele, eles haviam conseguido o grampo, que era tão esperado na época, do ministro Alexandre de Moraes. Segundo ele, esse grampo foi realizado já e teria conversas comprometedoras do ministro, e ele precisava que eu assumisse a autoria desse grampo, lembrando que à época eu era o hacker da Lava Jato. Então seria difícil a esquerda questionar essa autoria, porque lá atrás eu havia assumido a Lava Jato - que realmente fui eu - e eles apoiaram. Então a ideia seria o que? O garoto da esquerda assumir esse grampo".

"Ele disse nesse telefonema que esse grampo foi realizado por agentes de outro país. Não sei se é verdade, se realmente existiu o grampo, porque eu não tive acesso a ele. E disse que em troca eu teria o prometido indulto. E ainda disse assim ó: ‘se caso alguém te prender, eu mando prender o juiz’. Ele disse assim: ‘fique tranquilo, se caso alguém te prender, eu mando prender o juiz’, e deu risada. Porque esse grampo seria suficiente para alguma ação contra o ministro. Eu concordei [assumir a autoria] porque era uma proposta do presidente da República, ficaria até difícil falar não”.

Fernando Pessoa inicia asfaltamento da sede ao povoado Arroz

O dia de terça-feira, 15, foi histórico para cidade de Tuntum, especialmente para a comunidade do povoado Arroz e toda região.

O prefeito Fernando Pessoa deu o pontapé inicial da obra de implantação do asfalto que liga o bairro Mil Réis até o povoado Arroz, a cerca de 7 km.

Há muito os moradores desta região lutavam contra a poeira no verão e a lama no inverno.

Agora, podem ter a certeza de que os bons tempos chegaram.

“Essa estrada é a realização de sonhos que perdurou muitos anos anos e com certeza vai trazer grandes benefícios para toda aquela região”, disse o prefeito.

Na ocasião Fernando Pessoa estava acompanhado do vice-prefeito Nelson do Nanxi, vereadores, secretários e de populares que foram verificar de perto o início da obra.

Do Maranhão Tá ON



Sensação entre 2021/2022, Tuntum se prepara para voltar à elite do Maranhense

O time de Tuntum foi fundado em 2021 e teve um destaque meteórico no cenário nacional com a participação na Copa do Brasil em 2022 por conta do título da Copa FMF de 2021. Naquela participação, o time venceu o Volta Redonda, em casa, e avançou para a segunda fase, pra jogar contra o Cruzeiro. Nesta etapa, foi eliminado.

O clube apareceu em várias reportagens nacionais pela conquista com tão pouco tempo de existência e pela sonoridade do nome. O Tuntum teve até o patrocínio da Netflix no jogo contra o Cruzeiro.

Após o grande início, o clube não conseguiu voltar a ter grandes exibições. Na Série B do Campeonato Maranhense, o Leão dos Cocais vem se preparando para a sua estreia, que acontecerá no próximo dia 02 de setembro contra a equipe do Bacabal, jogo marcado para a cidade de Santo Antonio dos Lopes.


Com o elenco reformulado e melhorado sob o comando do seu novo treinador, o professor Marlon Cutrim, para confirmar a fama do o rei dos acessos.

Blog do Clodoaldo Corrêa

Problema em Imperatriz teria sido causa do apagão em todo Brasil

Segundo a CNN, dois problemas diferentes derrubaram o fornecimento de energia no Norte/Nordeste e no Sudeste/Centro-Oeste na manhã desta terça-feira (15). Técnicos do setor elétrico ouvidos reservadamente pela emissora afirmaram que tudo começou com uma falha na interligação da rede de transmissão entre essas duas regiões, em um circuito de 500 kV perto de Imperatriz, no Maranhão.

Essa ocorrência dividiu, na prática, o país ao meio. Naquele momento, às 8h31, o Norte/Nordeste enviava grandes quantidades de energia para o subsistema Sudeste/Centro-Oeste. No Sudeste/Centro-Oeste, que não gerava energia suficiente para atender toda a demanda, houve acionamento do ERAC — Esquema Regional de Alívio de Carga.Esse mecanismo, previsto nas operações do sistema elétrico, derruba automaticamente o fornecimento de energia em algumas localidades a fim de evitar estragos maiores.

Às 8h31, o Norte/Nordeste era “exportador” de energia. No entanto, essa condição não permitiu a continuidade das operações. É preciso desligar turbinas de usinas hidrelétricas para impedir uma sobrecarga no sistema, que também derrubaria as redes.

O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, disse em entrevista à GloboNews que as causas estavam sendo investigadas, mas citou que os técnicos estavam trabalhando em Imperatriz.


Blog do Clodoaldo Corrêa




Coordenador Estadual da UNCME-Maranhão, Prof. Emerson Araújo, concede entrevista a TV Ágape de Bacabal

O Professor Emerson Araújo, coordenador estadual da União dos Conselhos Municipais de Educação do Maranhão(UNCME-MA), concedeu,  na manhã deste sábado(12), uma entrevista ao Programa Educção em Foco da TV Ágape - Canal 40 de Bacabal onde flaou sobre a importância dos Conselhos Municipais de Educação  nos sistemas municipais de educação.

Emerson Araújo esteve na cidade de Bacabal a convite do CME e  SEMED do município para participar do I Encontro Regional dos Conselhos Municipais de Educação daquela regional para ministrar a palestra magna do encontro com o tema: "A Importância do Conselho Municipal de Educação na Garantia do Direito à Educação à Luz da Gestão Democrática". 

A entrevista: 


PF pede quebra de sigilos fiscal e bancário de Michelle Bolsonaro no caso das joias


247 - A Polícia Federal (PF) pediu a quebra de sigilos bancário e fiscal da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, informou a emissora CNN Brasil neste sábado (12). A solicitação vem um dia após a corporação submeter ao Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido de quebra de sigilo fiscal e bancário, bem como para a realização de interrogatório, do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Michelle prestará depoimento no âmbito da investigação sobre as vendas ilegais de presentes oficiais do governo Bolsonaro (PL) por militares brasileiros nos Estados Unidos. 

O jurista Miguel Reale Jr. afirmou que existem elementos suficientes para a prisão preventiva de Jair Bolsonaro no caso das joias. De acordo com o analista, o ex-ocupante do Planalto tentou destruir provas de que presentes recebidos de governos de outros países iriam para o patrimônio pessoal, e não para o acervo do Estado brasileiro, como demanda a lei. "Alguns elementos de prisão preventiva aparecem porque a prisão preventiva se justifica para evitar que pessoa com poder, nesse caso, possa interferir para evitar a obtenção de provas. E esse fato da recompra do relógio, que é obstrução de provas, sem dúvida nenhuma, justificaria uma prisão preventiva", disse o jurista em entrevista ao portal Uol.

Polícia Civil desmonta esquema de venda de vagas para curso de medicina na UEMA de Caxias

Nesta sexta-feira (11), investigadores da Polícia Civil do Maranhão, cumpriram mandados na capital maranhense e Região Metroplitana em endereços ligados ao ex-procurador chefe da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), do período de 2018 e 2020, que é alvo de uma investigação que tramita na Superintendência de Prevenção e Combate à Corrupção.

As investigações comprovaram a venda de vagas para quatro alunas provenientes de uma Faculdade de medicina do Paraguai para a faculdade de medicina do campus da UEMA, em Caxias. As investigações revelaram que cada aluna pagava uma quantia que variavam de 10 a 15 mil reais para que a vaga fosse garantida pelo ex-procurador.

De acordo com a delegada Katherine Chaves, chefe da SECCOR, em um dos casos, houve apenas a determinação da matrícula sem exigência de nenhuma documentação, a matrícula seria por ordem do ex- servidor da UEMA.Quanto as demais casos, foram apresentadas decisões judiciais falsas concedendo as matrículas destas alunas no curso de medicina.

A UEMA foi comunicada na manhã desta sexta, formalmente, através da SECCOR, sobre a suspensão das alunas que estão proibidas de frequentar a instituição.

Blog do Clodoaldo Corrêa

Ministério da Justiça envia Força Nacional para auxiliar no combate a incêndios florestais em terras indígenas no Maranhão

O Ministério da Justiça e Segurança Pública deferiu, nesta quarta-feira (09), solicitação feita no último sábado (05), para envio de brigadas nacionais a uma área de sobreposição entre terras indígenas e o Parque do Mirador, no Leste do estado. Nesta região, estão ocorrendo incêndios florestais que ameaçam as Terras Indígenas Porquinhos e Kanela. A primeira equipe da Força Nacional já está em deslocamento para a região e deve permanecer até que a situação se normalize.

Pelas redes sociais, a superintendente do Ibama-MA, Flávia Alves, informou sobre o deferimento do pedido que foi atendido pelo ministro da Justiça, Flávio Dino, com o envio da primeira tropa ao Maranhão. “Informo que o Ministério da Justiça deferiu a solicitação feita pelo Ibama e a primeira equipe da Força Nacional já está em deslocamento, nesta quarta-feira (09), para atuar na área de sobreposição entre a Terra Indígena Porquinhos e o Parque do Mirador, no Leste do Maranhão”, anunciou.

Segundo a superintendente, a presença da Força Nacional fortalece o enfrentamento contra a ação criminosa e reforça o trabalho que já vem sendo feito de combate aos incêndios florestais na área de sobreposição entre a Terra Indígena Porquinhos e o Parque do Mirador.

“A situação dos focos de calor na região continuará sendo monitorada com muita atenção. Agradeço ao ministro Flávio Dino pela providência rápida e responsável com as causas ambientais.”, afirmou.

Blog do John Cutrim

Tá na hora do Jair!


Por Denise Assis/247

Não se terceiriza um golpe. Um golpe pressupõe um titular. O dono da bola. O manda chuva! Ninguém dá golpe para transferir o poder para o amigo do peito, como quem transfere aquele casaco preferido que ele tanto elogia. O posto cobiçado num golpe é como escova de dentes. Intransferível.

Isto posto, não é crível que o senhor Silvinei Vasques, o ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF) determinasse uma megaoperação de Norte a Sul do país, com dispendioso pagamento de horas extras a 2725 agentes rodoviários em esquema de “Indenização pela Flexibilização Voluntária (IFR)”, espécie de bônus pago aos policiais que se apresentam para trabalhar durante suas folgas.

Isto, graças à “motivação” injetada pelo diretor, ao dizer em reunião com eles, entre os dois turnos da eleição de 2022, que os policiais tinham de se posicionar, pois a PRF iria “tomar um lado”. O número de voluntários trabalhando “pela causa” foi considerável. E que causa era essa? A reeleição de Bolsonaro, claro.

Apenas para deixar claro, Silvinei era subordinado de Anderson Torres - estava no guarda-chuva do Ministério da Justiça -, cujo titular foi em pessoa à Bahia, tratar de convocar a Polícia Federal para aderir à “operação empata” (nome dado por mim, é bom que se diga).

Na representação que deu sustentação à determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e resultou na prisão de Silvinei Vasques, o ministro argumenta que a medida era necessária para evitar uma "combinação de versões" entre servidores da PRF e uma "reverência" ao antigo chefe.

A reverência, tem motivação conhecida. O ex-diretor foi indicado ao cargo pelo “filho do homem”, Flávio Bolsonaro. O que por si lhe dava projeção.

Some-se a isso a proximidade com o ministro Anderson Torres, suspeito de ser o mentor da operação organizada pela PRF, para o dia da votação do segundo turno das eleições presidenciais, visando a impedir ou retardar a chegada dos eleitores do candidato Luiz Inácio Lula da Silva às urnas, dentro do horário previsto para o pleito. A ideia era simular inspeções nos ônibus, que na véspera o TSE havia determinado, transportassem gratuitamente os eleitores.

Planilha encontrada com a subsecretária de Inteligência, do ministro Torres, Marília Alencar, detalhava os municípios do Nordeste onde Lula tinha mais de 75% de votos, e onde “coincidentemente” as operações da Polícia Rodoviária Federal dedicou maior número de equipes para executar a operação.

A PF ouviu hoje, numa estratégia para barrar a proteção ao ex-chefe, Silvinei Vasques, 49 funcionários da PRF ao mesmo tempo. Assim, eles não puderam combinar versões.

De acordo com informações repassadas pela PF ao jornal O Globo, mesmo com todos os fatos subsequentes que foram a público, e obviamente sabendo que a análise do conteúdo de seus celulares os desmentiria, podendo procurar a Polícia Federal para se retratar ou colaborar com as investigações, a maioria optou “por suportar eventuais ações adversas” a relatar as determinações ilegais de Silvinei Vasques. Mas, como é muito difícil manter o controle sobre um número tão grande de pessoas, nem todas comprometidas em “tomar lado”, dois deles foram levados a confirmar reunião com Vasques, em que foi dada a orientação para um “policiamento direcionado”.

Isto, depois que provas foram encontradas no telefone celular de Adiel Pereira Alcântara, apreendido pela PF. Na época ele desempenhava a função de coordenador de análise de inteligência da PRF.

Em uma conversa entre Adiel e um de seus subordinados da PRF, Paulo César Botti Alves Júnior, o então coordenador, disse que Silvinei teria falado “muita merda” durante uma reunião de gestão no dia 19 de outubro de 2022 e determinado “policiamento direcionado”.

A reviravolta na vida de “aposentado” da PRF, de Silvinei Vasques, aconteceu no dia seguinte ao desastrado depoimento do ex-ministro da Justiça, Anderson Torres, à CPMI do 8 de janeiro, em que não soube explicar a origem do documento conhecido como “a minuta do golpe”. Tampouco porque não tomou a atitude de reprogramar a sua viagem à Disney, para a segunda feira - data oficial das suas férias - mesmo tendo recebido, em mãos, da mesma Marília Alencar, subsecretária de Inteligência, informe com alerta classificado por ela de “alarmante”, sobre a chegada de um batalhão de CACs e cerca de três mil ônibus a Brasília. Os ônibus, segundo o alerta, se concentraram próximos ao acampamento dos golpistas, em frente ao quartel do Exército, embora houvesse proibição para permanecer naquele espaço.

Os episódios, o do depoimento de Torres e a prisão de Vasques, ligam os dois personagens, que por sua vez estabelece uma linha horizontal na direção de Jair Bolsonaro, o (por enquanto), inelegível. A fila andou. Depois de se sentarem frente a senadores e deputados para desfiar as suas incoerências e mentiras, próximo passo é chamar o principal interessado nas ações terroristas e atentatórias ao estado democrático de direito, e inquiri-lo com eficiência e imparcialidade. Agora, mais do que nunca, diante do acúmulo de evidências, é preciso que ele e os militares do seu entorno respondam à CPMI perguntas que se avolumaram com os hiatos deixados por Anderson Torres e Silvinei Vasques. Como cantou o Madeirada: “Tá na hora do Jair... Tá na hora do Jair”...


Vereador do MA que jogou dinheiro pela janela mostra imagem e revela quem entregou o suborno. Veja o vídeo com detalhes

 
Vereador do município de Cândido Mendes, Sababa Filho (PCdoB) mostrou em vídeo o qual o blog do John Cutrim teve acesso(veja acima) a imagem e o nome da pessoa que lhe entregou R$ 250 mil para que ele renunciasse ao cargo, dando lugar a um aliado do prefeito José Bonifácio Rocha (PL), conhecido como Facinho.

De acordo com o vereador, trata-se do empresário Adson Manoel, primo do prefeito Facinho e que é, segundo o parlamentar, empreiteiro e tem vários contratos com a prefeitura. “Eu vou provar, todo o material, mensagem de celular, áudios, tudo já está entregue para a polícia civil”, disse.

No vídeo(veja acima), Sababa Filho conta detalhes de como se deu a negociação. “O Adson Manoel foi na minha residência no dia 4 de agosto pela manhã me buscar, nós viemos, inclusive ele desceu do carro que ele estava com a mochila com o dinheiro, entrou no meu carro, meus familiares todos estavam lá e viram. Ele entrou no meu carro, nós fomos para a porta da Câmara, lá ele me entregou o dinheiro, coisa que realmente eu não conferi que não tive tempo, mas supostamente na mochila teria R$ 250 mil reais que era o objeto do acordo. Naquele momento, o Adson ainda adentrou na Câmara, e eu segui para o plenário. Quando eu afastei dele, eu voltei no carro, peguei a mochila com o dinheiro e chamei dois policiais militares e pedi o acompanhamento”, relata.

O vereador admitiu que o ato de jogar pela janela da Câmara as notas de dinheiro que teria recebido foi uma atitude irresponsável. “Foi o que julguei naquele momento. O meu ato pode até ter sido ilegal, mas foi um ato moral”, justifica.

O parlamentar aceitou o acordo, assinou uma carta de renúncia e reconheceu o documento em cartório, mediante um adiantamento de R$ 50 mil. Segundo Sababa, ele decidiu acatar o suborno a fim de aproveitar a oportunidade de divulgar o crime. A mochila recheada de notas teria sido entregue na porta de entrada da Câmara Municipal, minutos antes da cerimônia de renúncia.

Em nota, a Prefeitura de Cândido Mendes chamou o discurso dos parlamentares de “espetáculo político” para atrapalhar o prefeito Facinho. “O vereador Sababa Filho fez acusações infundadas e levianas”, afirma o texto.

Veja todo o relato do vereador no vídeo acima.

Blog do John Cutrim

Cesta básica tem queda em 13 capitais em julho

Em julho, o valor da cesta básica caiu em 13 das 17 capitais brasileiras que participam da Pesquisa Nacional da Cesta Básica de Alimentos, divulgada mensalmente pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

As quedas mais importantes no custo da cesta ocorreram no Recife (-4,58%), em Campo Grande (-4,37%), em João Pessoa (-3,90%) e em Aracaju (-3,51%). A única capital a apresentar alta foi Porto Alegre, com aumento de 0,47%. Já em Salvador (0,03%), Brasília (0,04%) e Fortaleza (0,05%) foi observada relativa estabilidade.

Porto Alegre também foi a capital onde o conjunto dos alimentos básicos apresentou o maior custo, com média de R$ 777,16. No Norte e no Nordeste, onde a composição da cesta é diferente, os menores valores médios foram registrados em Aracaju (R$ 547,22), João Pessoa (R$ 581,31), no Recife (R$ 592,71) e em Salvador (R$ 596,04).

Com base no valor da cesta mais cara, que no mês de julho foi a de Porto Alegre, o Dieese calculou qual seria o salário mínimo ideal no país para cobrir as despesas com alimentação, moradia, saúde, educação, vestuário, higiene, transporte, lazer e previdência. Segundo a entidade, o salário mínimo deveria ter sido de R$ R$ 6.528,93 ou 4,95 vezes o valor do mínimo atual (R$ 1.320).

Agência Brasil

Indicado por Lula e aprovado pelo Senado, Zanin toma posse hoje no STF


247 - A posse do advogado Cristiano Zanin como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) está marcada para esta quinta-feira (3) às 16h. Ele foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ocupar a cadeira do ministro Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril. Zanin foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e aprovado pelo Senado, onde ele assegurou que cumprirá a Constituição e as leis.

“Os processos em que eu funcionei como advogado, eu não poderei vir a julgar este processo, esta causa, se estiver no Supremo Tribunal Federal. Por outro lado, questões futuras, processos futuros evidentemente que é necessário, para aquilatar ou não uma hipótese de impedimento ou suspeição, analisar os autos. Analisar quem são as partes, analisar qual é o conteúdo. Até porque eu não acredito que o simples fato de colocar uma etiqueta no processo, indicar um nome Lava Jato, isso possa ser um critério a ser utilizado do ponto de vista jurídico para aquilatar a suspensão e o impedimento", afirmou Zanin quando questionado sobre sua imparcialidade em relação a processos que envolvam o interesse do presidente Lula, informa a Rádio Senado.

Com a presença de autoridades e algumas centenas de convidados, a cerimônia de posse de Cristiano Zanin será aberta pela presidente do Supremo, a ministra Rosa Weber, com a execução do Hino Nacional na sequência. Zanin será conduzido ao Plenário pelos ministros Gilmar Mendes, o mais antigo do STF, e André Mendonça, o mais novo Então, Zanin fará o juramento de cumprir a Constituição e o diretor-geral do Supremo, Estevão Waterloo, lerá o Termo de Posse, que será assinado por Rosa Weber e Zanin. Com isso, Cristiano Zanin será declarado ministro do Supremo Tribunal Federal.

Cristiano Zanin tem 47 anos, é Advogado, formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e especialista em direito processual e empresarial. Em sua trajetória profissional, atuou em mais de cem processos no Supremo Tribunal Federal.


PSOL incia seu 8° congresso


No Maranhão as cidades de Timon e Bacabal (29) deram início a este importante fórum de debate dos filiados do partido. São Benedito do Rio Preto e Tutóia (30) continuaram no domingo a mobilização dos filiados. Presidente Dutra (31) fechou o mês de julho com mais uma plenária congressual (reunião com os filiados).

Estar em jogo a eleição da nova direção municipal, estadual e nacional, além da formulação do programa do partido para o próximo período, como por exemplo a eleição municipal de 2024.

Enilton Rodrigues, presidente estadual do partido e que foi candidato a governador do Maranhão em 2022, assina uma tese (Tese 2- Maranhão construindo um PSOL popular e socialista), estar na disputa para que sua tese saia vencedora deste processo interno que ainda tem mais três outras teses no estado: A tese 3- militantes por um PSOL independente no Brasil e no Maranhão, liderada por Antônia Cariongo; a tese 1-construir um PSOL que seja catalisador das lutas no Maranhão, que tem como assinante a professora Ana Paula e a tese 4- pra renascer o PSOL no Maranhão, liderada pelo ex-presidente estadual do partido, Haroldo Sabóia.

“Momento partidário muito importante, onde a base vai reafirmar um PSOL popular que esteja cada dia mais enraizado no seio do povo. Onde vamos debater e aprovar nossa política para o próximo período, reafirmando nosso apoio ao governo Lula e eleger nossas novas direções a nível municipal, estadual e nacional. A etapa estadual já tem data marcada para 16 de setembro” finaliza Enilton Rodrigues.

Blog do Clodoaldo Corrêa