Címbalos, Natal, Artaud

Emerson Araújo 

Por Fonseca Neto/PiauíHoje.com


Neste tempo de Natal os signos e as palavras parecem sair e fluir em asas proféticas, esperançosas... Efêmeras, diluosas, parecem não sobreviver ao primeiro ar de sua imersão na matéria oxigenária.

E o tempo segue, alado que seja, preso em certa rigidez do imutável; mutante, porém, mundo atrás de mundo encaminhando a experiência, o acontecer irrepetível.

Diante de mim, agora, páginas poéticas do amigo estimado, Emerson Araújo, com quem divido, há quarenta anos, a dupla conterraneidade de maranho-piauiense. Emerson é poeta, professor na área de Português e Literatura, graduado na amada Universidade Federal do Piauí. Hoje vive, trabalha, arteia sua poemação, em Tuntum, no Maranhão central.

Por que Emerson neste instante? Para bolinar com sua poética, sua arte de ler essa espécie de palavreado em fluxos que foge na viragem do tempo como a essência perfumática sai do frasco que se destampa ao descuido de “gueixas” apressadas em dar o pescoço ao beijar sem frugalidade...

Vamos lá, Emerson, em seu Bônus de Natal. É tempo!

“Morte à reminiscência fugaz / Tão comum neste tempo de natal / E papai noel precisa de uma companheira de baby doll / E as cabras de outros apriscos ruminam, ruminam / E os cavaleiros partem no beijo de nuvens / Na doideira elétrica de Artaud”.

Quê?

Doideira de Artaud? Elétrica?

“Ah, tempo de escuridão e seus dezesseis movimentos / De frase dura, pedra desfeita na ação do esmeril / De eros farto em pele de avelã e aviamento / Farinha e café sobre a mesa de cristal e taça / Só a minha vertigem a traduzir-se / Numa parte que é transbordamento / Outra exclusão”.

“A primeira pessoa predomina nas folhas que rumorejam / E não quero saber da linguagem improdutiva / Nem no poema que se resolve a luz do olhar / Ou no sopro dos dedos que foi chacal e lobo voraz / O meu poema é minha fala e minha audição / O meu poema, antes, é nada, nada / E os cavaleiros partem no beijo de nuvens / Na doideira elétrica de Artaud”.

No beijo de nuvens?

Assim prefiro construir a sétima margem do rio flores / Sem ter horário fixo e londrino / O meu horário é o meu sertão / Sem neve cor de chumbo / A minha neve é a minha nódoa / E os cavaleiros partem no beijo de nuvens / Na doideira elétrica de Artaud”.

O poeta nessa aforística ruma em direção e já sob o reino da metáfora, que deglute a seco e regorgita, ardente, significada. Mas sua fala feita sua própria audição de si supera a fugacidade das reminiscências nataleiras.

Mas por que, fugazes, as nuvens haveriam de ser beijadas pelos cavaleiros? Responder a isso é sentir a poesia de Emerson a tirar fino na volúpia do anjo torturado Antonin Artaud – aliás, em sua lírica poetal militante, o nosso tuntunense encara o anjo torto piauilino... É sentir o Emerson construindo a sétima margem e contemplando a pedra a torrar sob a calidez sertã. Pedra que o esmeril do tempo não tornará pó para os tragos em natais travessos. “Nada”? Sua palavra é tudo.

Livro editado pela Quimera, de Teresina, e titula-se Címbalos, Lutas e Olhares. Sem propósito de brincar com jogo de palavras – já vimos que elas podem volver vingadoras –, nessa nova publicação o professor Emerson do Tuntum incorre em diversa cimbalada, flana sobre constelações de símbolos, cria o rio das flores para deflorar, doce bônus, as natálias além de míticas.

Eros farto? O poeta atravessa o corpo livro-poemado, e, extático, deixa-se atravessar, pela erótica força que previne as nervuras da alma de que a Eva iminente se faz a primeira maravilha de todo e insuspeito mundo. Mais que “alegorias de maçãs” a comer, “entre cálices de licor, nos labirintos de aurora”.

Sim, nosso poeta é um lutador necessário em meio às negatárias dos bolsinfames. Assim é um romântico, revolucionário, chacal ameno na trilha da loba, entre a utopia em cio e a ucronia insólita. Sediça.

O livro inclui ensaio crítico de alto valor sobre a obra, feito pela doutora Assunção Sousa, professora de Literatura, na Uespi. Amiga do poeta. E minha. 

FONSECA NETO, professor, articulista, advogado. Maranhense por natural e piauiense por querer de legítima lei. Formação acadêmica em História, Direito e Ciências Sociais. Doutorado em Políticas Públicas. Da Academia Piauiense de Letras, na Cadeira 1. Das Academias de Passagem Franca e Pastos Bons. Do Instituto Histórico e Geográfico do Piauí.

Governadores pedem prorrogação do estado de calamidade

Governadores de 17 estados pediram nesta sexta-feira, em ofício enviado a Jair Bolsonaro, a prorrogação do estado de calamidade pública por mais seis meses.

“Neste desafiador momento, em que vivenciamos o aumento do número de casos da doença com elevação da taxa de transmissibilidade em várias regiões brasileiras, alto percentual de utilização de leitos clínicos e de terapia intensiva, e crescimento diário do número de óbitos, faz-se necessário o reconhecimento de que o país ainda se encontra em estado de calamidade pública“, disseram.

Assinaram o documento os seguintes governadores: Wellington Dias (Piauí); Waldez Góes (Amapá); Rui Costa (Bahia); Camilo Santana (Ceará); Renato Casagrande (Espírito Santo); Ronaldo Caiado (Goiás); Flavio Dino (Maranhão); Mauro Mendes (Mato Grosso); Reinaldo Azambuja (Mato Grosso do Sul); Romeu Zema (Minas Gerais); João Azevedo (Paraíba); Ratinho Júnior (Paraná); Paulo Câmara (Pernambuco); Cláudio Castro (Rio de Janeiro; em exercício); Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte); Carlos Moisés (Santa Catarina); Belivaldo Chagas (Sergipe).

(O Antagonista)

Uma carta de Natal


Leia: João 1:1-14

…a Palavra se tornou ser humano […] e habitou entre nós […] E vimos […] a glória do Filho único do Pai. v.14


Todo Natal, um amigo meu escreve uma longa carta à sua esposa, revendo os acontecimentos do ano e sonhando com o futuro. Ele sempre lhe diz o quanto a ama e o porquê. Ele também escreve uma carta para cada uma de suas filhas. Suas palavras de amor se tornam um inesquecível presente de Natal.

Podemos dizer que a carta de amor original do Natal foi Jesus, a Palavra se transformou em carne. João destaca essa verdade em seu evangelho: “No princípio, aquele que é a Palavra já existia. A Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus” (v.1). Na filosofia antiga, logos significa palavra e sugere uma mente divina ou um preceito que o traz à existência, mas João expande a definição para revelar a Palavra como uma pessoa: Jesus, o Filho de Deus que estava “com Deus no princípio” (v.2). Essa Palavra, o “Filho único” do Pai, “se tornou ser humano” (v.14). Através de Jesus, a Palavra, Deus se revela perfeitamente.

Os teólogos lutam com esse belo mistério por séculos. Por mais que não possamos entender, podemos ter certeza de que Jesus, sendo Palavra, ilumina o nosso mundo sombrio (v.9). Se crermos nele, poderemos experimentar a dádiva de sermos os filhos amados de Deus (v.12).

Jesus, a carta do amor de Deus para nós, veio e fez a Sua morada entre nós. Ele é o maravilhoso presente de Natal! — Amy Boucher Pye


Do Pão Diário

PREFEITO ELEITO DE TUNTUM, FERNANDO PESSOA SE DESPEDE DA ASSEMBLEIA DECLARANDO VOTO EM ERLÂNIO PARA FAMEM

 

O deputado estadual Fernando Pessoa, prefeito eleito de Tuntum derrotando uma oligarquia local que manda no município a 28 anos, se despediu dos seus colegas de plenário nesta manhã de quarta-feira (16) prometendo não decepcionar seus conterrâneos e já anunciando seu alinhamento ao grupo político que apoia a reeleição do prefeito reeleito de Igarapé Grande, Erlânio Xavier, para a presidência da Famem.

Eleito deputado estadual em 2018, Pessoa deixa o parlamento estadual após cumpri apenas dois anos do mandato para comandar o município onde nasceu e, segundo ele, sonhava em ser prefeito. Já no discurso de despedida disse que vai focar na transição da gestão do atual prefeito Cleomar Tema que durante quase três décadas comandou o município, mas fez questão de dizer que é home de grupo e que seu grupo é do prefeito presidente da Famem.

“Aqui, agora, hoje, também quero declarar o meu voto e o meu apoio à Presidência da Famem, como prefeito eleito, quero dizer que estarei junto com o companheiro Erlânio Xavier, candidato à reeleição. Estarei com ele, em todos os momentos até o fim, porque tenho certeza que ele ainda será o melhor para a Famem, que ele ainda será o melhor para os prefeitos, nessa próxima gestão”, discursou.

Blog do Jorge Vieira

Yglésio avalia mudança na Assembleia

 


Assim como aconteceu com Eduardo Braide em 2016, o deputado estadual Yglésio Moyses (PROS) pode mudar de orientação política na Assembleia após as eleições municipais.

Uma foto tirada ontem no almoço com os três deputados da oposição – César Pires (PV), Wellington do Curso (PSDB) e Adriano Sarney (PV) – é um indicativo da mudança de Yglésio.

Não se sabe ao certo o que ocorreu nos bastidores para que o parlamentar do PROS tomasse essa decisão. Um dos melhores defensores das pautas do governo na Assembleia, Yglésio avalia agora ser mais crítico ao Executivo.

Ele tem até a próxima semana para anunciar se irá ou não compor algum bloco de oposição.

É aguardar para ver.

Marrapá

Fernando Pessoa é diplomado prefeito de Tuntum

Em uma cerimônia restrita por conta do COVID-19 realizada nesta quarta-feira (16), na Câmara Municipal, o prefeito eleito de Tuntum, Fernando Pessoa e o vice-prefeito Nelson do Nanxi foram diplomados pela Justiça Eleitoral.

O jovem Fernando Pessoa de 29 anos derrotou uma oligarquia que comandava o município a 28 anos.

Fernando Pessoa lembrou que o povo confiou-lhe o desafio de transformar a cidade depois da consumação da queda de uma oligarquia que comandou a prefeitura por 28 anos. “Hoje me sinto mais forte e completamente preparado para desafios maiores”, disse o prefeito agora diplomado.

Foram diplomados também na mesma cerimônia os vereadores Jota, Ivalto, Jeová, Doriam, Renan, Dr. Pablo, Sérgio do Nanxi, Zé do Ourim, Valcenor, Solisvan, Magno, Josinaldo e Alan Noleto.

Do Blog do Pedro Jorge(com edição de fotos).

Eleições Famem: Luciano Genésio desmente prefeito de Rosário


O prefeito de Pinheiro Luciano Genésio desmentiu o prefeito de Rosário, Calvet Filho, que disse que se reuniu com o gestor pinheirense para tratar da sua candidatura à presidência da Famem.

“É certo que o grupo de 17 prefeitos do meu partido, o PP, sob articulação do Deputado Federal André Fufuca, vem conversando com as chapas que disputarão a eleição da Federação em Janeiro de 2021”, esclareceu.

Luciano completou afirmando que, porém, como homem público e prefeito da cidade de Pinheiro, “tenho o dever de reafirmar que sigo apoiando a candidatura do atual presidente, Erlanio Xavier, à sua reeleição”.

Marrapá

Bate Tuntum TV entrevistará o cineasta maranhense Josimar Gonçalves nesta quinta-feira(10)


O cineasta maranhense Josimar Gonçalves será entrevistado na noite, desta quinta-feira(10), pela Bate TV Tuntum/facebook a partir das 20h30.

Josimar Gonçalves é natural do Povoado Socorro município de Governador Eugênio Barros na região central do Maranhão e produz filmes de ficção de longa metragem artesanais tendo como fundo situações cotidianas do interior do Estado.

Apaixonado por cinema desde a juventude, Josimar Gonçalves se tornou um cult com vários longas produzidos pela TV Olga que estão disponibilizados no YouTube.

Josimar Gonçalves virá a Tuntum, nesta quinta(10),  a convite dos professores Jean Carlos e Emerson Araújo para o lançamento do seu novo longa metragem com a participação de atores nacionais.

Para o professor/escritor Cineas Santos de Teresina, Josimar Gonçalves faz filme com as unhas. 

Assista a live/entrevista com Josimar Gonçalves na TV Bate Tuntum na noite desta quinta-feira.

Assista a  um dos longas metragens de Josimar Gonçalves clicando abaixo:

Vereador Zé do Ourinho agora é Fermando Pessoa

Vereadores Jota, Zé do Ourinho e Renan Bílio compondo a nova base parlamentar do Prefeito Fernando Pessoa

O novo prefeito eleito de Tuntum, Fernando Pessoa, continua reforçando a sua base parlamentar com mais uma adesão ao seu grupo político do Vereador Zé do Ourim do Creoli do Bina que tinha sido eleito pelo grupo do Prefeito Cleomar Tema.

Com adesão dos vereadores Renan Bílio e, agora, Zé do Ourim, Fernando Pessoa consegue maioria na câmara de vereadores e sua base parlamentar pode eleger o novo presidente da casa legislativa tuntunense.

Tanto Renan Bílio como Zé do Ourim fizeram a opção correta ao aderirem ao projeto político e administrativo de Fernando Pessoa na mudança que Tuntum precisa a partir do dia primeiro de janeiro de 2020.

Já se fala na vinda para o grupo de Fernando Pessoa, nos próximos dias, de mais um vereador da base política de Cleomar Tema, fazendo com que o novo prefeito obtenha 2/3 da próxima legislatura da Câmara de Vereadores de Tuntum.

Fernando com as últimas  adesões do vereadores da base de Cleomar Tema mostra articulação política e liderança incontestável na política de Tuntum.

Sydnei Pereira é afastado do cargo de prefeito de Anajatuba

 

Blog Maramais - Em sentença proferida nesta sexta-feira, o juiz Bruno Chaves de Oliveira, titular da Comarca de Anajatuba, determinou o afastamento imediato de Sydnei Costa Pereira do cargo de prefeito do município.

A decisão atendeu pedido formulado pelo Ministério Público Estadual, que apontou inúmeras ilicitudes promovidas pelo ainda gestor no que se refere ao processo de transição para o prefeito eleito Helder Aragão, que venceu o grupo comandado por Costa Pereira.

A vice-prefeita Lucilandia da Colônia, eleita vereadora no mês passado, assumiu o comando da cidade nesta tarde durante solenidade realizada por meio de videoconferência.

O MPE apontou que, no dia 26 de novembro, obteve informações preliminares de que durante a madrugada anterior documentos públicos originais, com selos de autenticidade, relativos a procedimentos licitatórios, teriam sido retirados da sede da Prefeitura de Anajatuba e descartados em um caminhão de lixo, sendo encontrados posteriormente incinerados no lixão da cidade, conforme vídeos anexados no processo.

Ainda de acordo com o Parquet, instalou-se em Anajatuba um quadro de paralisia na prestação dos serviços públicos essenciais, ressaltando, mais uma vez, que na manhã do dia 30 de novembro a senhora Maria de Ramos Martins Rosa, guardiã de Ariane Cristine Oliveira Rosa, relatou à Promotoria de Justiça local que a menor, diagnosticada com hidrocefalia, possuiria consultas agendadas, todavia, o Município não teria fornecido a ajuda de custo relativa ao tratamento fora de domicílio, conforme protocolo de atendimento nº 608030/2020, e que, além disso, no mesmo dia, pacientes com doenças renais crônicas (que realizam hemodiálise em São Luís através de tratamento de fora de domicílio) compareceram relatando que o veículo utilizado para o transporte não estaria disponível, visto que o motorista prestador do serviço (José Ribamar Costa Lima), não recebera os valores que lhe são devidos desde outubro de 2020.

O Ministério Público afirmou ainda que atual prefeito é alvo de várias investigações e ações de improbidade administrativa, mediante as quais são apuradas condutas irregulares do gestor, consistentes em licitações e contratações fraudulentas, inadimplência no pagamento de salários do funcionalismo público municipal ativo, aposentado e pensionista, contratações precárias sem qualquer processo seletivo ou critério objetivo de escolha, bem como desvio e destinação irregular de recursos públicos.

“Diante disso, é de se destacar que não restam dúvidas de que outros documentos essenciais ainda possam ser descartados e incinerados irresponsavelmente pela atual gestão, o que revela, além do mais, que se está perante um verdadeiro estado de desgoverno municipal, caótico, de descontrole e de não-gestão da coisa pública, apresentando conotações manifestamente ilícitas, com posturas típicas de quem busca furtar-se da futura aplicação da lei e das suas sanções correspondentes”, afirmou o juiz.

“Nessa perspectiva, para o fim de se resguardar as instruções das ações de improbidade, é prudente que o réu seja afastamento cautelarmente do exercício de suas funções do cargo de prefeito de Anajatuba, pelo prazo de 29 dias, evitando-se, assim, que se corra o risco do desaparecimento de outras provas igualmente imprescindíveis aos processos de improbidade em tramitação nesta Comarca”, completou.

Justiça determina suspensão de show em Coelho Neto por conta da Covid-19


Clodoaldo Corrêa - A Justiça determinou nesta quarta-feira, 2, a suspensão de um espetáculo que aconteceria nesta sexta, 4, no Município de Coelho Neto. De acordo com a divulgação, o show seria realizado com as atrações Chibata Quente, Dj Valadares e Ariane Lima.

A Ação Civil Pública foi proposta pelo titular da Promotoria de Justiça de Coelho Neto, Gustavo Bueno, contra o Município. No documento ministerial, o MPMA informou que o local a ser realizado o evento é um espaço público, conhecido como Nosso Buteco, e que já tomou grandes proporções quanto à divulgação, podendo aglomerar uma quantidade imprevisível de pessoas.

Após oficiar a Procuradoria-Geral do Município de Coelho Neto, o MPMA foi informado de que não há autorização municipal para este ou qualquer outro evento que importe aglomeração de pessoas. Recebeu ainda informações de que o ente municipal não tem contingente necessário para atuar e fiscalizar, com poder de Polícia necessário, todos os eventos que estão sendo realizados em Coelho Neto que vão de encontro à legislação.

Diante dos fatos, o Ministério Público ressaltou a necessidade de se fazer cumprir os vários decretos, portarias e recomendações do Governo do Estado e Município, advertindo que a realização do espetáculo desobedece as normas sanitárias vigentes por conta da pandemia.

De acordo com o pedido, a Justiça determinou a suspensão deste e de qualquer outro evento, show, reunião ou programação de qualquer natureza no município, em local público ou privado, que possam violar leis, decretos e normas sanitárias locais e estaduais com aglomeração de pessoas, sob pena de multa de R$ 100 mil para cada ato de descumprimento.

PF desmonta quadrilha que praticava extorsão contra prefeito no MA

A Polícia Federal no Estado do Maranhão (SR/PF/MA) deflagrou na manhã desta quinta-feira, dia 03 de dezembro de 2020, a Operação “ÁGIO FINAL”, com a finalidade de desarticular associação criminosa que praticava extorsão a um prefeito de município no interior do Estado.

A investigação teve início a partir de denúncia apresentada pelo gestor municipal à Procuradoria da República no Maranhão (PR/MA) informando diversas ameaças sofridas ao longo de 2020. Em atuação conjunta com a Procuradoria da República, a Polícia Federal identificou um grupo criminoso que exigia pagamento de parte dos recursos públicos federais destinados ao município, sob o pretexto de ter influído na destinação das verbas.

As extorsões eram realizadas de forma ostensiva, com episódios de invasão a residência do gestor e intermediação com terceiros, de modo a conferir maior pressão para o pagamento dos valores exigidos. Em decorrência de representação apresentada pela Polícia Federal, o Juízo da 1ª Vara Federal Criminal expediu 03 (três) Mandados de Prisão Preventiva e 07 (sete) Mandados de Busca e Apreensão, além da autorização de afastamento do sigilo de dados telefônicos dos investigados.

Cerca de 40 (quarenta) policiais federais dão cumprimento às ordens judiciais em 04 cidades do Maranhão (São Luís, São José do Ribamar, Itapecuru Mirim e Pindaré Mirim). Se confirmadas as suspeitas, os investigados responderão pelos crimes de extorsão qualificada (Art. 158, §1° do CP), estelionato majorado (Art. 171, §3° do CP) e associação
criminosa (Art. 288 do CPB), que somadas as penas podem chegar até dezoito anos de reclusão mais multa.

A Operação foi denominada “ÁGIO FINAL” em razão do valor exigido pela associação criminosa.

Marrapá

MPF recebe denúncia de compra de votos em São Luís (MA)

 


O Ministério Público Federal (MPF) no Maranhão recebeu denúncia no último domingo (29), durante eleições para o segundo turno em São Luís, na qual seis pessoas estariam comprando votos em um salão de beleza localizado no bairro do João Paulo.

A Segurança Institucional do MPF se deslocou ao local e constatou a movimentação suspeita, identificando que o proprietário do salão conversava com eleitores dentro do estabelecimento para, supostamente, comprar votos. A Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) do Maranhão foi acionada e, juntamente com a Polícia Militar (PM) do Maranhão, chegaram ao local e averiguaram o flagrante.

Horas após o ocorrido, mais duas pessoas, que chegaram no estabelecimento portando grande quantia de dinheiro, confessaram às autoridades que o dinheiro seria usado para pagamento de eleitores que já haviam votado. As seis pessoas envolvidas no flagrante foram conduzidas imediatamente para a Superintendência da Polícia Federal do Maranhão.

Blog do Werbeth Saraiva

Estado de Nicette Bruno piora e atriz continua em UTI com Covid-19


 247 - Boletim médico de Nicette Bruno informou, na tarde desta quarta-feira, 2, que o estado de saúde da atriz é grave. Ela está intubada na UTI da Casa de Saúde São José, no Humaitá, Rio de Janeiro, com Covid-19.

"Ela está sedada, intubada e respirando através de um ventilador mecânico. Seu quadro é considerado grave. Ela segue sob cuidados intensivos e acompanhada por equipe médica assistente, além de equipe multidisciplinar do hospital", diz o comunicado.

Fernando Pessoa, prefeito eleito de Tuntum, parabeniza(veja o vídeo) Eduardo Braide pela vitória, deste domingo(29), em São Luís

Fernando Pessoa, prefeito eleito de Tuntum, logo que soube da vitória do deputado Federal Eduardo Braide (PODE) a prefeito de São Luís hoje(29) divulgou um vídeo parabenizando o candidato.

Fernando Pessoa,  logo que venceu as eleições de Tuntum, esteve na linha de frente da militância pró-Braide ajudando-o na reta final  da campanha de segundo turno na capital do Estado. 

Veja o vídeo de Fernando Pessoa abaixo:

Edivaldo Jr. cumprimenta Braide pela vitória

 

O atual prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, cumprimentou e desejou sorte a seu sucessor, Eduardo Braide, que foi eleito neste domingo (29) para governar São Luís a partir de janeiro de 2021.

Edivaldo não apoiou nenhum candidato nem primeiro e nem no segundo turno e deixou o caminho mais tranquilo para fazer uma transição sem problemas.

Blog do Clodoaldo Corrêa

Eduardo Braide é o novo Prefeito de São Luís, mais uma derrota eleitoral de Cleomar Tema e turma nos últimos quinze dias

Deputado Federal Eduardo Braide(Podemos) é o novo prefeito eleito de São Luís segundo os números finais da apuração do TSE na tarde de hoje.

Eduardo Braide(Podemos) venceu as eleições municipais de São Luís no segundo turno/2020 do candidato apoiado pelo Governador Flávio Dino, Duarte Jr(Republicanos) com a diferença em torno de 11% .

As eleições do segundo turno/2020 em São Luís acabaram gerando um clima disputa acirrada com foco para 2022. Várias lideranças políticas(deputados, senador, novos prefeitos eleitos) da base dinista acabaram apoiando a eleição de Eduardo Braide, na tarde deste domingo(29), mostrando, definitivamente, um racha nesta base para as pretensões de 2022.

Apoiando Duarte Jr,  o atual Prefeito de Tuntum, Cleomar Tema amargou a segunda derrota eleitoral em menos de de quinze dias para o prefeito eleito Fernando Pessoa que fez campanha aberta para Eduardo Braide na reta final do segundo turno.

"Se quiser ter Natal em 2021, não vá a festas neste ano", adverte sanitarista

 


Brasil de Fato - “A pandemia vai durar o ano que vem inteiro. A questão das festas de fim de ano é bem simples. A pergunta a ser respondida é: você quer festejar o Natal de 2021? Se for sim, não festeje o de 2020. Se for não, vá para o Natal de 2020. Quem sabe você arrume um encontro com o coronavírus e com as consequências daí oriundas para você e para as pessoas que você ama. Não tem como explicar isso de forma diferente”.

A advertência é do médico sanitarista Gonzalo Vecina. Fundador e ex-presidente da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), ele fala ao Tutaméia sobre perspectivas para a vacina, aponta os erros de Bolsonaro, descreve a inação do Ministério da Saúde, critica as aberturas promovidas por governos, alerta para os riscos que corre a agência e examina a questão da pandemia de um ponto de vista panorâmico.

Ex-secretário de saúde da cidade de São Paulo, professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e da Universidade de São Paulo (USP), Vecina examina as consequências econômicas e sociais da pandemia. Saúda os movimentos de solidariedade que surgiram no início do ano, mas declara:

“Não tem como construir um mínimo de dignidade só com filantropia e solidariedade. Se não tiver Estado, teremos barbárie. Não tem a menor dúvida disso”. Para ele, será preciso distribuir dinheiro para os mais pobres, “jogar dinheiro de helicóptero”, como defendem muitos economistas de diferentes matizes.

“A sociedade vai ter que passar por essa crise para chegar do lado de lá. Ou vai renovar o auxílio emergencial, ou vai ter algum outro tipo de auxilio, ou vamos ter que colocar esse presidente para fora, que é uma hipótese que é muito louvável e que deve ser considerada. O substituto não é grande coisa, mas talvez faça menos bobagem do que ele”.

O médico descreve o rosário de erros do governo Bolsonaro no enfrentamento do desastre sanitário. Condena o negacionismo, a falta de coordenação, a propaganda de remédios ineficazes, o mau exemplo de comportamento.

“Esse comportamento do líder do país é extremamente inadequado e leva as pessoas a terem comportamento inadequado, que vem do mau exemplo dos governantes. É um desastre o que essa ignorância está provocando no país”.

Desigualdade, racismo, ambiente e SUS


Vecina observa que a mortalidade é maior entre os mais pobres, negros, analfabetos “que têm que sair todos os dias para buscar o seu sustento e encontram o vírus. Se eles não se movimentarem, morrem de fome. Saíram e enfrentaram a morte. Em Nova York, por exemplo, a epidemia matou três vezes mais negros do que brancos. Por causa da desigualdade social, da pobreza. O reconhecimento da desigualdade pode ser um dos legados dessa crise sanitária. É entender que a desigualdade tem que ser enfrentada, o racismo estrutural tem que ser enfrentado”.

Vecina discorre sobre a origem da covid, resultado da destruição ambiental, “a mesma destruição que está acontecendo na Amazônia, no Pantanal e já aconteceu na Mata Atlântica”.

Ressalta: “Temos que exigir que da sociedade –e a sociedade é nossa, não é deles– um comportamento mais preocupado, mais sadio, mais civilizado com o meio ambiente. e temos que procurar ter uma sociedade mais civilizada, o que significa uma sociedade menos desigual. Temos que descobrir a desigualdade como uma excrescência, uma anormalidade. A desigualdade não é normal, é anormal. Ela só será combatida se eu quiser que seja –e esse eu é você. Você tem que querer que não exista mais desigualdade. Isso significa ter um SUS [Sistema Único de Saúde] de verdade. Não podemos permitir que privatizem e destruam o SUS”.

Brasil está fazendo tudo errado

Ele compara a covid 19 com a gripe espanhola (1918-1920). Naquele momento, o Brasil tinha 29 milhões de habitantes e contabilizou 35 mil mortos. Esse número transferido para o universo de hoje, de 210 milhões de brasileiros, significaria 255 mil mortos.

“Estamos agora no nono ou décimo mês dessa pandemia e já passamos da metade desse número. Essa pandemia está se demonstrando tão ou mais letal do que o maior desastre sanitário que tivemos, que foi a gripe espanhola”, diz.

“A gente vai se acostumando com as desgraças e com as coisas erradas. Temos que entender a gravidade do desastre que está acontecendo e reagir. O Estado tem que ser chamado à responsabilidade; ele tem que dar um passo atrás. Tem que mandar fechar coisas que ele permitiu que abrisse e que estão erradas em estarem abertas, cinemas, casas de espetáculo, restaurantes”. E enfatiza:

“Tem muita coisa errada nesses planos de reabertura. Não está correto não achar que existe uma situação dramática. Não está correto não ter uma liderança federal. O Ministério da Saúde é responsável por 50% dos recursos do SUS e ele não está assumindo essa liderança. Não está correto cada Estado ter que descobrir o que vai fazer. Não estamos sendo suficientemente exigentes com o uso de máscaras. As máscaras são fundamentais. A máscara protege o próximo, não me protege. É preciso evitar sair de casa desnecessariamente. Não estamos testando; está errado. Estamos fazendo tudo errado. Falta coordenação federal”.

O médico analisa nesta entrevista as ações dos diversos governos no enfrentamento à pandemia. Critica o modelo sueco, defendido por governistas. “O modelo sueco deu em mais mortes e em falência da economia”, resume.

Vacinação precisa de Estado

Ao Tutaméia, Vecina fala de sua apreensão sobre o próximo desafio: a vacinação. Compara as diversas vacinas em questão e prevê que o país possa vacinar até o final do ano que vem 160 milhões de brasileiros. Ressalta que é urgente construir um plano de vacinação, definindo, por exemplo, quem vai ser vacinado em primeiro lugar: profissionais da saúde, idosos, portadores de comorbidades.

Quem mais? Trabalhadores do transporte coletivo, o pessoal das penitenciárias, moradores de alguma região onde o vírus esteja mais ativo? Há ainda muitas decisões a tomar sobre logística, organização, mobilização.

“Precisa começar a discutir isso. Precisa de uma inteligência no Ministério da Saúde funcionando. Precisa de governo, se não nós não vamos utilizar de maneira inteligente [a vacina]. Precisamos de governo, e é o que nós não temos. Espero que a sociedade acorde para isso e exija que o governo governe. E que o Ministério Público faça o seu papel, porque isso é papel do Ministério Público também. E também da imprensa. Para que a sociedade possa se posicionar para essa possibilidade de desastre que estamos vivendo. Vai ser um desastre se governo federal não assumir a vacina”.

Temor sobre indicado de Bolsonaro para Anvisa

O criador da Anvisa fala da polêmica em que a Agência se envolveu com o Instituto Butantã em relação aos testes da vacina chinesa, interrompidos brevemente após o suicídio de um voluntário. Para ele, o caso resultou da falta de diálogo.

“Tenho confiança nos servidores da Anvisa. São servidores são de carreira, estáveis, que lutarão pelo que construíram. O que tem lá na Anvisa não é dos atuais diretores; é fruto de uma geração. Tenho certeza de que os servidores não permitirão [o uso político da agência]. Sabem que é uma agência de Estado, não de governo. Que não têm que responder ao presidente. Que o presidente vai, e eles ficam. Os servidores não permitirão que aconteça uma coisa dessas. Mas tenho medo do futuro”.

Isso porque Bolsonaro indicou para a direção da agência o tenente-coronel Jorge Luiz Korman. “Esse diretor indicado, esse tenente-coronel não sabe o que é saúde. É um negacionista. Espero que o Senado faça o papel de representante do povo e reprove esse sujeito. Ele não tem uma biografia. Só fez Agulhas Negras. Espero que não seja diretor da Anvisa”.

Erlanio Xavier fala sobre o fortalecimento do PDT no estado

Marrapá - Em entrevista à TV Difusora nesta quarta-feira, 25, o vice-presidente estadual do PDT, o prefeito reeleito de Igarapé Grande e ex-presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, Erlanio Xavier cita o crescimento da legenda no Maranhão onde passou de 30 para 42 prefeitos eleitos.

“No PDT nós trabalhamos dialogando, chamando sempre os prefeitos para conversarmos, visitando as cidades, levando-os para Brasília, enfim. A Câmara Federal tem nos dado um suporte muito grande aos municípios. Não posso deixar de registrar o agradecimento a todos os deputados federais e os três senadores que têm nos apoiado”, ressaltou o vice-presidente do PDT, Erlanio Xavier.

Segundo Erlanio Xavier havia muitos prefeitos aliados que gostariam de ingressar na legenda no período permitido, permanecendo em legendas aliadas como DEM, PTB , PSB e PCdoB. Reeleito prefeito de Igarapé Grande com mais de 84% dos votos válidos, Erlanio Xavier cita o trabalho desenvolvido na prefeitura enfrentando adversidades geradas pelas crises financeiras e sanitárias. “Conseguimos avançar em várias frentes, construindo obras de infraestrutura para o municípios como o asfaltamento de quase cem por cento das vias no municípios”, aponta Xavier.

Federação

Para atender as prefeituras no período inicial da pandemia do novo coronavírus, o ex-presidente da Famem disse que abdicou da conquista da sede própria da entidade municipalista do estado. Segundo Erlanio Xavier, a distribuição de EPIs para as equipes de saúde dos municípios consumiu mais de R$ 1,5 milhão.

“Hoje os prefeitos sabem que a Federação funciona de verdade como é para funcionar. Cumprimos o compromisso assumido em campanha de instalar uma casa em Brasília para dar suporte aos prefeitos. Em abril inauguramos a casa com a presença de 184 prefeitos. A Casa Famem conta com transporte e pessoal disponível para todos os prefeitos.

Ex-prefeita ‘ostentação’ é novamente condenada à prisão

 

Por decisão judicial publicada na terça-feira, 24, em julgamento de denúncia do Ministério Público do Maranhão, a ex-prefeita de Bom Jardim Lidiane Leite da Silva foi condenada a sete anos de reclusão, além de multa, por fraude em licitações e por crime de responsabilidade, referente à apropriação de rendas públicas de contratos celebrados mediante fraude, conduta descrita no Decreto-Lei nº 201/67. A pena inicialmente deverá ser cumprida em regime semiaberto.


Conforme a denúncia do promotor de justiça Fábio Santos de Oliveira, as licitações na modalidade Pregão Presencial n° 37/2013 e 27/2014 foram realizadas de forma fraudulenta, na época em que Lidiane Leite era a prefeita.

No mesmo processo, Humberto Dantas dos Santos (conhecido como Beto Rocha) também foi condenado a oito anos e três meses de reclusão e multa de 194 dias-multa, cada dia-multa no valor de dois salários mínimos vigentes ao tempo do fato. A pena deve ser cumprida inicialmente em regime fechado.

Foram condenados, ainda, os empresários Lindoracy Bezerra Costa e Jonas da Silva Araújo, a quatro anos e três meses de reclusão em regime semiaberto e 54 dias-multa, cada qual no valor de um salário mínimo vigente ao tempo do fato,

Também condenado no processo, por conduta inserida no Decreto-Lei nº 201/67, o empresário José Raimundo dos Santos, esposo de Lindoracy Costa, teve sua pena de dois anos de reclusão convertida em prestação pecuniária no valor de 30 salários mínimos para entidade pública ou privada com destinação social, a ser indicada pelo juiz da execução, além da limitação de fim de semana. Esta pena consiste na obrigação de permanecer, aos sábados e domingos, por cinco horas diárias, em casa de albergado ou outro estabelecimento adequado a critério do juízo da execução, durante o tempo da punição imposta (dois anos).

“A materialidade delitiva, que comprova a união de desígnios dos réus, encontra-se nas planilhas obtidas a partir do processo que decretou o afastamento do sigilo bancário e fiscal deles, demonstrando a intensa e ilegal movimentação bancária entre as contas do Município e dos referidos acusados, o que infirma qualquer alegação deles de que não teriam nenhuma relação entre si e que não teriam responsabilidades pelas fraudes e desvios realizados”, argumenta o titular da Promotoria de Bom Jardim.

LICITAÇÕES FRAUDADAS

Segundo a denúncia da Promotoria de Justiça de Bom Jardim, as licitações fraudadas, que tinham o objetivo de contratar merenda escolar para as escolas municipais de Bom Jardim. O pregão Presencial n° 37/2013 teve o valor contratado de R$ 670.476,40, em prol da empresa de Lindoracy Bezerra Costa, propriedade da ré de mesmo nome. Já o Pregão Presencial n° 27/2014, com valor de R$ 1.094.662,80, teve como vencedor a empresa J. DA S. ARAÚJO COMÉRCIO, do réu Jonas da Silva Araújo.

TESTEMUNHAS

De acordo com as testemunhas ouvidas durante as investigações, o material objeto do contrato nunca foi distribuído para as escolas municipais, ou foi feito de forma insuficiente. Servidor do Ministério Público e membro do Conselho Tutelar de Bom Jardim afirmaram que, durante inspeções nas unidades de ensino, foi observado que era comum as crianças serem dispensadas mais cedo para casa devido à falta da merenda escolar.

Ex-pregoeiro do município, Marcos Fae Ferreira declarou que os vencedores de todas as licitações do Município de Bom Jardim eram escolhidos por Beto Rocha e que os documentos dos processos licitatórios já eram entregues prontos para ele assinar. Por ter colaborado com as investigações, Marcos Fae recebeu o perdão judicial.

O ex-pregoeiro de Bom Jardim afirmou, ainda, que Beto lhe disse que quem ganharia a licitação para o fornecimento de merenda escolar era a empresa de Lindoracy, acrescentando que, no período em que o processo licitatório foi publicado, não havia comissão de licitação formada.

OS ACUSADOS

Na denúncia do Ministério Público, foram especificadas as participações de cada réu no esquema criminoso.

– HUMBERTO DANTAS – era o “prefeito de fato” do Município, conforme os depoimentos testemunhais, sendo ele o responsável por escolher os servidores do setor de licitação e de determinar o nome de quem seria a empresa vencedora dos certames;

– LIDIANE LEITE – era a prefeita do Município à época dos fatos, tendo conhecimento de todas as irregularidades cometidas na referida licitação, inclusive assinando os documentos necessários para transparecer a legalidade dos certames e agindo de forma a impedir qualquer tipo de fiscalização por parte de terceiros, conforme depoimentos de testemunhas;

– LINDORACY BEZERRA COSTA e JONAS DA SILVA ARAÚJO – eram os proprietários das empresas ganhadoras dos certames mencionados. Tinham total conhecimento de que tais licitações foram realizadas ilegalmente, em desrespeito às regras constantes na Lei de Licitações. Tinham contato direto com Humberto Dantas, desde a licitação fraudulenta para saírem vencedores, até a forma encontrada para dispersar o dinheiro desviado.

– JOSÉ RAIMUNDO DOS SANTOS – Após a empresa de sua esposa ter vencido a licitação pelo Pregão Presencial n° 37/2013, ele ficou responsável por realizar transferências, diretamente para a conta corrente de Humberto Dantas, dos valores irregularmente recebidos pela empresa LINDORACY COSTA pelos serviços oriundos do referido contrato.

Blog do John Cutrim

URGENTE: Ibope aponta vitória de Eduardo Braide com 54% dos votos

 

A segunda pesquisa Ibope divulgada na noite desta sexta-feira (27) pela TV Mirante mostra Eduardo Braide (Podemos) na liderança da disputa do segundo turno pela Prefeitura de São Luís.

Se a eleição fosse hoje, Braide seria eleito com 54% dos votos válidos.

O comuno-bolsonarista Duarte Junior (Republicanos) teria apenas 46%, apesar dos esforços de Flávio Dino (PCdoB) para salvar a cabeça do pupilo.

O Ibope entrevistou 805 eleitores entre os 25 a 27 de novembro.

Registrado sob o número MA‐05555/2020, o levantamento tem o nível de confiança utilizado é de 95%.

Marrapá

Pesquisa Econométrica dá vitória de Braide com vantagem de 14 pontos

 

O instituto Econométrica divulgou pesquisa de intenção de votos para prefeitura de São Luís nesta quinta-feira (26). O resultado foi vitória folgada do candidato Eduardo Braide, com 14,5% de vantagem.

Na pesquisa estimulada, Eduardo Braide aparece com 52,6% e Duarte Jr. com 38,1%. nesse caso, 4,6% disseram votar nulo e outros 4,7% não sabem/não responderam.

Considerando apenas os votos válidos, Braide tem 58%, contra 42% de Duarte.

O instituto Econométrica ouviu 1.018 eleitores, nos dias 22 e 23 de novembro. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais, para mais, ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%. O registro na Justiça Eleitoral foi feito sob o número MA-08813/2020.

Blog do Clodoaldo Corrêa

Datafolha Recife: Marília lidera com 52%; João Campos tem 48%

 

247 - Pesquisa Datafolha divulgada na noite desta quinta-feira (26) aponta empate técnico na disputa de segundo turno à Prefeitura do Recife, entre Marília Arraes (PT) e João Campos (PSB).

Nos votos válidos, a diferença numérica é de apenas quatro pontos entre os dois candidatos: Marília Arraes tem 52% e João Campos, 48%. 


Nos votos totais, Marília tem 43% e João Campos, 40%. Branco e nulos representam 13% e não sabe e não respondeu, 4%.

Neto ameaça entregar secretários do estado que forneciam informações contra Duarte

 


O candidato Neto Evangelista fez um desabafo com uma séria ameaça em sua conta no Twitter. O deputado afirmou que durante o primeiro turno secretários do governo Flávio Dino forneciam informações contra o hoje candidato de todos os secretários Duarte Júnior.

“Daqui a alguns dias descobrirão porque eu escolhi o Braide e não o Duarte no segundo turno. E se perturbarem muito, começo a dizer os secretários de estado que ficavam me ligando durante o primeiro turno, entregando coisas de Duarte pra que eu falasse na campanha”, escreveu.

Neto disse que não usou na campanha as informações fornecidas pelos secretários porque a “campanha sempre foi baseada na verdade e com foco em propostas realistas”.

Assim, a denúncia se torna ainda mais grave, porque denota que as informações repassadas contra Duarte pelos secretários não seriam verdadeiras.

Blog do Clodoaldo Corrêa

Vereador Wellington Pessoa desmente "fake news" sobre demissão de funcionários públicos municipais

O vereador Wellington Pessoa, um dos principais articuladores políticos do novo prefeito eleito de Tuntum, Fernando Pessoa(SD) divulgou, na manhã desta quinta-feira(26), vídeo nas redes sociais para desmentir onda de boatos sobre demissões de funcionários públicos municipais de Tuntum e outros assuntos da próxima administração.

No vídeo veiculado por Wellington Pessoa, na manhã desta quinta-feira, o vereador afirmou que o mandato do atual Prefeito de Tuntum Cleomar Tema encerra no dia 31 de dezembro próximo e a responsabilidade administrativa sobre os atuais funcionários públicos do município é do gestor atual.

O que se espera, neste momento, é que o prefeito Cleomar Tema pague todos os funcionários públicos municipais, pois os mesmos precisam cumprir com os seus compromissos, também, pontuou Wellington. Há funcionários municipais em Tuntum que não recebem os seus salários desde o mês de julho do ano corrente, portanto com os salários de agosto, setembro, outubro, novembro por receber além do décimo terceiro e salário de dezembro que vencerão, ainda, e que precisam ser pagos, disse o edil.

Não é responsabilidade do novo Prefeito Fernando Pessoa(SD) demitir ou nomear funcionários na atual conjuntura, disse, ainda, Wellington, a responsabilidade sobre a  demissão de funcionários, hoje,   é de Cleomar Tema. inclusive é da responsabilidade dele (Tema), também,  a quitação de todos os salários atrasados e devidos,  finalizou o vereador.

No final do vídeo, Wellington Pessoa aproveitou para dizer que nem a transição entre um governo e outro foi iniciada ainda.

Petrobras eleva preços do diesel e da gasolina nas refinarias ao maior nível em três meses

 


247 - A Petrobras aumentará o preço da gasolina em suas refinarias em 4% em média a partir desta quinta-feira, 26. Já o diesel terá elevação de 5%, segundo a assessoria de imprensa da empresa. As cotações dos combustíveis foram ao maior nível em três meses.

Trata-se do segundo aumento aplicado pela estatal em novembro para os dois combustíveis. No dia 12, houve um aumento do valor da gasolina em 6% e do diesel em 5%.

Com o novo reajuste, o preço médio da gasolina nas refinarias da petroleira passa a ser de R$ 1,8237 por litro, enquanto o litro do diesel passa a custar em média R$ 1,7304, segundo dados da Petrobras. O maior nível desde o final de agosto.

Salário de vereadores de Tuntum será regulamentado em projeto de lei que será votado nesta sexta(27)

A Câmara de Vereadores de Tuntum se reunirá, na próxima sexta-feira(27),  para aprovar o projeto de lei de autoria do edil Wellington Pessoa presidente da comissão de orçamento, finanças e fiscalização da casa legislativa local  que versará sobre os novos valores dos salários dos parlamentares da cidade para a legislatura 2021 a 2024.

Na justificativa posta no projeto de lei que será votado, nesta sexta-feira(27), Wellington Pessoa diz que a crise fiscal e financeira que se abate sobre os municípios brasileiros, de maneira especial Tuntum, e pensando nas responsabilidades da próxima gestão municipal os salários dos vereadores tuntunenses não poderão mais servir de barganha política e eleitoreira para o exercício da legislatura a serviço do povo.


Os salários dos vereadores de Tuntum  ficarão estabelecidos no teto de R$ 3.560,00(três mil e quinhentos e sessenta reais) inclusive o mesmo valores para o exercício da presidência e vice-presidência da casa legislativa e sem direito a qualquer outra verba extra, gratificações para o exercício das funções, segundo o projeto que será aprovado na sexta-feira(27).

Wellington Pessoa sairá fazendo história da Câmara de Vereadores de Tuntum.

TRE responde candidatos sem voto que insistem na fake news de fraude

 

O Tribunal Regional Eleitoral divulgou nota de esclarecimento sobre suposta fraude nas eleições. Um grupo de candidatos derrotados liderados por Tiririca Cover, que teve até muitos votos, diante da queda que a maioria dos candidatos fortes teve neste pleito. Tiririca teve 1.416 votos.


Hoje, os candidatos que insistem na tese de fraude fizeram um protesto na Praça Maria Aragão.

Confira a nota do TRE-MA:

O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, diante de conteúdo que circula em aplicativo de mensagens instantâneas noticiando que houve anulação das eleições em alguns municípios do estado, o que inclusive vem ocorrendo também em outros estados da federação, vem esclarecer que se trata de notícias falsas, sem qualquer fundamento e que não condizem com a realidade, oriundas de iniciativas irresponsáveis e de pessoas sem qualquer compromisso com o respeito à nossa ordem democrática e aos princípios de cidadania.

São Luís, 19 de novembro de 2020

Desembargador Tyrone Silva


Blog do Clodoaldo Corrêa

NOTA PÚBLICA

 


Povo de Tuntum, meu povo!

Relutei muito em construir este texto para não ser pego pela emoção oriunda da vitória eleitoral histórica do novo Prefeito de Tuntum, no último domingo (15), Fernando Pessoa (SD). Reconheço, humildemente, que a ficha não caiu, ainda, mas que deveria me dirigir ao povo de Tuntum, meu povo, para comunicar as minhas impressões, o meu envolvimento nesta campanha vitoriosa.

Informo que a minha relação pessoal de amizade e respeito com Fernando Pessoa não veio a reboque da pré-campanha ou da campanha de 2020. Há dez anos atrás quando aqui retornei a Tuntum para residir o encontrei várias vezes, ajudando o pai e a mãe no conhecido “MineBox Bruna”. Ele foi quem se aproximou de mim e me cumprimentou com delicadeza, Fernando Pessoa me chama de “senhor” até hoje com consideração.

A família Pessoa, em Tuntum, sempre fez parte da minha infância e adolescência, inclusive os meus melhores amigos de aventuras e desventuras(sem desprezar de outros amigos tão importantes da mesma forma também) em tenra idade quando eu vinha desfrutar as férias de julho e final do ano na Rua São Raimundo e Ariston Leda, aqui, eram Antonio Reinaldo Pessoa(com quem trabalhei em Teresina no Colégio Certo), Zé Francisco Pessoa(Zé Bodinho - im memoriam) e as moças desta família, também. Portanto, todos/todas primos e primas de Miguel Pessoa (genitor do novo prefeito de Tuntum). Não cai de paraquedas na campanha de Fernando. Já em 2018, minha esposa Mônica Almeida, em acordo comigo já votara no candidato a deputado estadual. Só não o fiz por conta de compromisso com o vice-prefeito Nelson do Nanxi em votar na Dra. Cleide Coutinho. Acredito que foi ali naquela eleição que já começava o meu rompimento com o grupo político derrotado, neste domingo (15). Outras razões do meu afastamento político do grupo de Cleomar Tema citei noutra nota pública no início deste ano, divulgada em blog pessoal. Aprendi que, na política, a mudança para o novo (nunca tive medo do novo por sinal na minha vida) sempre foi e será salutar como está sendo, agora, neste momento memorável para o povo de Tuntum.

Não guardo mágoas, mas quero aqui dizer para aqueles/aquelas que me chamaram de “blogueiro bandido” que reconheço o papel importante da blogosfera como mídia social, mas sou jornalista profissional, professor especialista, bacharel em direito, escritor reconhecido nacionalmente com assento em duas academias de letras e outras titulações que não gostaria de mencionar, neste momento, para depois não andarem dizendo que sou arrogante, pedante ou coisa do gênero. Ah, também, não respondo por nenhum ilícito criminal em nenhuma território do país e sou de uma família que ajudou a construir o que temos e o que somos de Tuntum com a força do trabalho e da abnegação, inclusive alguns destes familiares não me seguiram na minha decisão de ir para oposição, mesmo discordando respeitei suas opções eleitorais, democracia para mim deve ser respeitada como ferramenta de vontade.

Para finalizar, nunca assinei testamento público ou peça do gênero para apoiar eternamente a arrogante administração do Sr. Cleomar Tema e a sua turma de apaniguados que sempre extorquiram os cofres públicos do nosso amado Tuntum para se perpetuarem no poder, levando a maioria do nosso povo à miséria social e econômica. Agora temos a possibilidade de exercitar a esperança de maneira continuada sem arroubos de prepotência de uma dinastia oligarca apagada, neste último domingo (15), para a glória de Deus!

Explico, ainda, não sou comunista(já fui) como andou dizendo um falso teólogo de esquina sem moral, usurpador de dinheiro público sem trabalhar, mas sou um cristão evangélico humanista(me honra muito sê-lo), sim, e que se espelha na doutrina social do ministério sacerdotal de Jesus Cristo, que o teólogo de calçada nunca conseguiu perceber nas fracas leituras da Bíblia Sagrada que talvez ele andou fazendo na pressa de roubar o erário público do povo de Tuntum.

Um esclarecimento a mais, quando eu vim para oposição, capitaneada por Fernando Pessoa(SD) e seu grupo político não foi movido por interesses estranhos ou por “grana”(a força da grana destrói coisas belas como diz o poeta) ou coisa do ramo, tão visíveis e queridas na turma do lado de lá, vim por convicção, vocação e desejo de mudança. Sempre me angustiava viver naquela farsa política que feriam minha trajetória como ser humano. Só para atender a curiosidade de alguns, desde de outubro de 2019 quando reencontrei Fernando Pessoa num evento em Barra do Corda que traçamos este caminhar juntos, sem pressa e no silêncio para não espantar os ávidos pelo poder.

Agora sim, Fernando Pessoa eleito a Prefeito de Tuntum no domingo (15) é o término de uma missão que me pus inteiro sem medo de ser feliz. Por isso, que o novo prefeito não me deve nada, sou um homem realizado em todas as áreas da vida. E como eu disse ao ouvido deste amigo, ora menino sapeca, ora homem responsável e feliz, um grande homem que será um grande gestor não tenho dúvidas disso, nas comemorações da noite deste dia de libertação do nosso amado Tuntum e que repito aqui: - cuide do nosso povo, Fernando Pessoa, isso já me basta! Fica o dito!

Tuntum, 18/11/2020

As 21h42

Prof. Emerson Araújo




A força eleitoral dos "Nanxis" no sertão tuntunense

Seu Nanxi(de óculos e chapéu) popularidade e liderança política no sertão de Tuntum

Muito se tem noticiado do feito histórico do deputado licenciado Fernando Pessoa ocorrido, neste último domingo(15),  quando conseguiu se eleger novo prefeito de Tuntum a partir de janeiro de 2021 ao derrotar uma das últimas oligarquias da política maranhense tendo a frente o já não poderoso Cleomar Tema e o seu candidato e primo Dida do Tio Luís.

No feito memorável de Fernando Pessoa, agora prefeito de Tuntum, é necessário, também, destacar a importância, na vitória de ontem(15) do jovem deputado estadual,  da família "Nanxi"  do Povoado São Lourenço sertão tuntunense composta pelo líder Francisco Gomes de Almeida(Seu Nanxi eleito duas vezes vereador  e Presidente da Câmara  do município), Nelson do Nanxi(duas vezes eleito vereador, Presidente da Câmara de Vereadores e, agora, consagrado vice-prefeito na chapa de Fernando Pessoa) e Sérgio do Nanxi(vereador mais bem votado nas eleições do domingo).   

Os "Nanxis" como são conhecidos na política de Tuntum mostraram mais uma vez, neste domingo(15), que são, de fato, as lideranças sertanejas com maior densidade eleitoral no município, colocando de lado outras famílias que se julgavam donas dos colégios eleitorais da maioria dos povoados da zona rural da cidade por conseguirem dois eleitos no mesmo grupo eleitoral que levou Fernando Pessoa a ter uma maioria de 2.177 votos sobre o candidato da oligarquia de Cleomar Tema, o primo  Dida do Tio Luís.

Família humilde mas que faz política em Tuntum o ano inteiro com a  prestação de serviços sociais que prestam as comunidades desassistidas do sertão tuntunense, Francisco Gomes de Almeida(Nanxi) pode afirmar que é o "Rei do Sertão" quando se trata densidade eleitoral na Região do São Lourenço, São Joaquim dos Melos, Santa Rosa e adjacências.  

RAIOU UM NOVO DIA!

 

Por Natan Silva

Essa majestosa manhã de primavera fora gestada pela divina providência para o resplandecer deste precioso dia histórico. Este dia é alusivamente AZUL, da cor do céu, pois o povo soberanamente consagrou esta coligação, com essa tonalidade, para expurgar do poder uma oligarquia reacionária e demagógica.

Foram quase três décadas de espera, sem cansaço, pois nada melhor que um dia após o outro. Os ideais se mantiveram incessantemente aguçados.

O povo combalido sentia-se vilipendiado mesmo à luz do sol, ao meio-dia, sem ter a quem recorrer. Vale destacar que os heróis da resistência se posicionaram sempre no fronte com obstinação, não obstante as sinuosidades, se multiplicaram mantendo acesa a chama da esperança.

Esse é o status quo!

Os oligarcas, inescrupulosos, mataram várias rosas, mas não conseguiram impedir a chegada da primavera. Muitas outras foram desabrochando, se multiplicando, até formarem um grande jardim que culminou com esta brilhante vitória, não só do Fernando, que conseguiu emplacar um discurso renovador recheado de propostas factíveis, mas de cada homem, de cada mulher, de cada jovem e, principalmente, de cada criança que caminha nas estradas da vida norteada por um sonho proeminente repleto de esperança.

Viva a Liberdade! RAIOU UM NOVO DIA!

Com esplendor, a história registra o início de um novo tempo, que há de ser promissor e fecundo para todos os tuntuenses que exortam confiança no prefeito eleito Fernando Pessoa e Nelson do Nanxi, vice.

A predadora vitória de Fernando sobre o tio Luís, vulgo Dida Tema, não chegou a dá-lhe um tombo frontal, pois, é de uma insignificância política tão ínfima que não conseguiu sequer sair de dentro do armário para o embate político, um pusilânime; não consegue construir uma frase com sujeito e predicado; destroçou seu biombo jurássico [Cleomar], que durante a campanha não passou de um bravateiro, falando para as paredes os vencidos palavrórios sem causas e efeitos. Tendo encontrado o seu “Calcanhar de Aquiles”, Fernando Pessoa, este oráculo da frente sorrateira, festejará seu réquiem no ostracismo, sem tirania, depois de longa exorbitância como tirano, reduziu-se a um mero tiranete. Outrossim, a claque beneficiária de vantajosos salários fantasmas voltará a catacumba de onde nunca deveria ter saído.

É da maior relevância ressaltar a desonestidade intelectual, do ora prefeito, que como um verdugo gravou um vídeo, dia 7, exibindo uma tarja preta na sua camisa e com voz de mau agouro dizia que simbolizava luto e lágrima dos adversários. Momentos depois aconteceu uma tragédia resultando em duas vítimas fatais [senhoras idosas, dona Iracema e dona Margarida] ambas cultivavam o ideal de libertação, além de vários feridos, abalando toda a cidade, menos ele e os seus devotos. Mas aos que creem, Deus tudo vê! Um dia estes ímpios prestarão contas desses atos iníquos. Portanto deixa um legado ignominioso.

O povo ganhou; a democracia prevaleceu. A história encerra uma era nebulosa de um ciclo de poder centralizador e nefasto, abrindo uma nova fase que começa a ser reescrita com letras de ouro.

O prospecto é de avançar oito anos em quatro!

Agora será assim: TUNTUM PARA OS TUNTUENSES!

SALVE 15 DE NOVEMBRO! COMEMOREMOS TANTO A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA QUANTO A LIBERTAÇÃO DE TUNTUM!

Acabou!!!!

Tuntum viveu, neste domingo(15), um dia memorável. Uma das oligarquias políticas regionais mais perversas do Maranhão foi afastada do poder pela maioria da população com a vitória de Fernando Pessoa sobre o candidato Dida do Tio Luís primo em primeiro grau do atual prefeito Cleomar Tema.

Mandando na prefeitura  em Tuntum há mais de vinte oito anos,  Cleomar Tema e seus apaniguados,  saíram pelas portas do fundo da política do município, neste domingo(15),  com uma derrota  em torno de 2.177 votos, elegendo  para  Prefeito de Tuntum pelo Solidariedade(77), Fernando Pessoa.

Jovem e com uma trajetória política meteórica, Fernando Pessoa , que é,  atualmente, deputado estadual licenciado conseguiu derrubar a oligarquia de Cleomar Tema Cunha, que se apropriou dos bens do município, patrocinando todo tipo de corrupção, privilégios indevidos e outros ilícitos administrativos ao longo destes vinte e oito anos, levando a cidade ao atraso social e econômico da maioria da população.

Fernando Pessoa venceu, neste domingo(15), também, a prepotência e arrogância de uma família (os Cunhas) que cravou seus tentáculos de dominação por vários governos estaduais e outras instâncias de poder do Maranhão para impor ao município de Tuntum uma estrutura de poder que se apropriou dos bens públicos, favorecendo a uma quadrilha que sempre assaltou os cofres da prefeitura municipal para ostentar e humilhar a maioria da população.

A eleição de Fernando Pessoa, prefeito de Tuntum,  é a vitória do povo sofrido por isso que o grito de liberdade soa em todos rincões urbanos e rurais do município como nunca tinha se visto.

Parabéns, Fernando Pessoa, tome de conta do nosso povo a partir de janeiro de 2021!

Professores de Tuntum lançam carta de apoio a Fernando Pessoa para Prefeito de Tuntum


Vários professores e professoras  das redes estaduais, municipais e privadas de Tuntum  lançaram carta de apoio ao candidato Fernando Pessoa a Prefeito pelo Solidariedade (77). 

Na carta assinada pelos(as)  professores(as) tuntunenses há a certeza de que vários pontos do programa de gestão de Fernando Pessoa contemplará os docentes da cidade, bem como, toda população do município na reafirmação do desenvolvimento social e econômico do município a partir de janeiro de 2021 quando o candidato do Solidariedade assumir o mandato de prefeito.

Veja o teor da carta de apoio a Fernando Pessoa e os professores e as professoras que a assinaram:

#temosumlado 

Carta Aberta dos Professores/Professoras (profissionais da educação) de Apoio à candidatura de Fernando Pessoa (Solidariedade – 77) a Prefeito de Tuntum em 15 de novembro de 2020.


Nós, professores, profissionais da educação, das redes municipal, estadual e privada signatários, abaixo, nos dirigimos a todos os segmentos da comunidade tuntunense, representados por profissionais de educação(todas/todos) alunas/alunos, pais, mães de alunos/alunas e os cidadãos e cidadãs da cidade para indicar o nosso e pedir o seu voto para a candidatura a Prefeito de Fernando Pessoa (Solidariedade – 77) em 15 de novembro próximo, considerando o seguinte:

1. É o candidato a prefeito de Tuntum, nos últimos trinta anos, que traz uma cultura nova de fazer política com o “olhar” no desenvolvimento social e econômico do município;

2. É o candidato a prefeito de Tuntum que tem no seu plano de governo políticas públicas de emprego e geração de rendas para a maioria do nosso povo;

3. É o candidato a prefeito de Tuntum que, no seu plano de governo, garantirá o pagamento em dia dos funcionários públicos com uma tabela mensal devidamente publicada antecipadamente;

4. É o candidato a prefeito de Tuntum que, no seu plano de governo, garantirá saúde básica organizada e de atendimento universal para os cidadãos e cidadãs do município e a inauguração de uma Maternidade com atendimento do pré-natal para mulheres grávidas da zona rural e urbana do município;

5. É o candidato a prefeito de Tuntum que, no seu plano de governo, garantirá a oferta do abastecimento de água potável em todos os bairros e povoados do município;

6. É o candidato a prefeito de Tuntum que, no seu plano de governo, garantirá ensino superior para centenas de jovens, da zona rural e urbana do município, com a vinda dos polos da UEMA e IFMA e a construção do IEMA para os alunos/alunas do ensino médio;

7. É o candidato a prefeito de Tuntum que, no seu plano de governo, incentivará o esporte municipal com a construção de novos ginásios cobertos nos bairros e povoados e a construção de um centro de iniciação esportiva na cidade;

8. É o candidato a prefeito de Tuntum que, no seu plano de governo, apoiará as iniciativas culturais dos artistas locais;

9. É o candidato a prefeito de Tuntum que, no seu plano de governo, aumentará os índices de aprendizagem (IDEB) dos alunos/alunas do ensino municipal;

10. É o candidato a prefeito de Tuntum que, no seu plano de governo, fará a reforma das escolas municipais da zona urbana e rural com a colocação da central de ar-condicionado em todas elas;

11. É o candidato a prefeito de Tuntum que, no seu plano de governo, atualizará/construirá os planos de cargos e salários dos profissionais de educação, dos agentes comunitários de saúde e endemias e outros profissionais da administração municipal;

12. É o candidato a prefeito de Tuntum que, no seu plano de governo, garantirá os 60% do FUNDEF para os professores concursados e contratados que tem o direito e o repasse integral do FUNDEB para os salários de todos os profissionais da educação local;

13. É o candidato a prefeito de Tuntum que, no seu plano de governo, implementará políticas de assistência social contemplando a promoção social de mulheres, homens, jovens, adolescentes e crianças.

14. É o candidato a prefeito de Tuntum que, no seu plano de governo, implementará políticas de apoio aos empresários, aos agropecuaristas e à agricultura familiar locais.

15. É o candidato a prefeito de Tuntum, que manterá uma comunicação semanal com o SINDSERT (Sindicato dos Servidores de Tuntum) para tratarem de pautas relacionadas com os funcionários públicos da cidade, visando a melhoria profissional e para garantir os direitos trabalhistas para todas/todos como décimo terceiro salário, férias, previdência e aposentadorias.

16. É o candidato a prefeito de Tuntum, que nomeará todos os aprovados do último concurso público realizado no município e realizará testes seletivos e novos concursos para contratação de novos servidores municipais.

Reafirmamos o nosso apoio e pedimos o seu voto para a candidatura de Fernando Pessoa (Solidariedade - 77) em 15 de novembro próximo por ele ter um plano de gestão municipal que levará o nosso amado Tuntum ao progresso social e ao desenvolvimento econômico que almejamos.

#temosumlado

Tuntum (MA), novembro de 2020.

PROFESSORES/PROFESSORAS DE TUNTUM – MARANHÃO:


EMERSON DE ARAÚJO SILVA

ANTONIO MARCOS COSSE FERNANDES

CLAUDIVAN MATOS DOS SANTOS

AMILSON PEREIRA DE LACERDA

IRONILSON GOMES RODRIGUES

JOSIEL COELHO BARROS

WAGNER JOSE DE MELO FERREIRA

MARCOS ROBERTO SANTANA AIRES

ANA MARIA DA SILVEIRA SILVA

YSSOLANGE FREITAS DE ARAÚJO

ANA CARLA URUÇU MACIEL

FRANCISCA DA SILVA BRASIL

ELIZANGELA DIAS DOS SANTOS SILVA

MARIA SIRENE ARAÚJO SOUSA

ANA PAULA LIMA S. SÁ

RENNED F. DE SOUSA

TAYSE DE SOUSA MOURÃO

MARINALVA DA SILVA

RITA MARIA BRTO TAVARES

ANTONIA COELHO URUÇÚ

TEREZINHA TAVARES VIANA BISPO

IRISMAR SANTOS SILVA

FRANCISCA WILDIRLENE LOPES ROCHA

MÔNICA FERNANDES ALMEIDA SILVA

WILMA ALVES LÉDA LIMA

REGINA LOPES ALVES VELOSO

CÂNDIDA BARBOSA LIMA

EUZIRENE RODRIGUES DE LIMA

CÍCERA KATIA MONTEIRO NASCIMENTO

JUCILENE PEREIRA BARROS

CLEONICE PEREIRA DA COSTA

MARIA LEONICE SILVA LIMA

MARIA DAS GRAÇAS DO NASCIMENTO ANDRADE

ANA MARIA FERREIRA DE SOUSA

DALVINA SILVA CRUZ

IVONETE COELHO PESSOA

MARIA DO SOCORRO MURADA ALMEIDA

MARIA DE JESUS MORAIS BRASIL

FRANCISCA TAVARES LIMA

ANTONIA YANARA T. DE SOUSA

ANTONIA SANDRA SILVA RIBEIRO

WALBICEIA GOMES DE SOUSA

ERIKA DE SOUSA VELOSO

EDIVALDINA DE S. SILVA

JEAN CARLOS GONÇALVES

JEUSILENE ALVES SILVA DE ARAÚJO

MARIA EUNICE CARDOSO

MAGDIEL OLIVEIRA GOMES

CLEIDE DOS SANTOS SILVA

MARIA DE FÁTIMA TAVARES ARAÚJO

ANTONIA MORAIS GOMES

FRANCINEIDE NÉRIS

LUZIVÂNIA OLIVEIRA CARNEIRO

MARIA PIRES PEREIRA

FRANCISCA BANDEIRA FREITAS

MIKAELLY MOURA COSTA

VALÉRIA PINHEIRO VAZ

CLARA VANUSA MOURA GOMES

CONCEIÇÃO DE MARIA M. GOMES

ELVINA DE CARVALHO DA SILVA

LUCILENE MATOS PINHEIRO

SONIA MARIA SILVA LOPES DE SOUSA

CARLLOMAN SANTOS SILVA

ÉZERA SYRELE SOUSA DE CARVALHO NASCIMENTO

JUCILENE PEREIRA DE SOUA

ROSINETE PEREIRA DE SOUSA

MARIA IOLANDA MORAIS

JEOVA SOARES

FRANCIVALDO DE SOUSA CAMPELO

CLEDILSON PEREIRA DA SILVA

DINALVA LEÔNCIO DE SOUSA

SARA SOUSA CARVALHO

MAGDA FERNANDES ALMEIDA

ROSÂNGELA DE SOUSA CARVALHO

HUIRATONIO DA SILVA

CÉLIA MARIA CABRAL ALENCAR SILVA

ILEILDE MENDES DE SOUZA 

MAURÍCIO ALMEIDA