PICHAÇÃO NA SEDE DO PCDOB PEDE VOLTA DE GRUPO DE EXTERMÍNIO

:

A sede do Partido Comunista do Brasil (PC do B) em Sergipe foi alvo de pichação no último final de semana; o muro do prédio, localizado no Centro da capital, foi pichado com a frase “Volta CCC”, numa referência ao grupo paramilitar “Comando de Caça aos Comunistas”, que existiu durante o período da ditadura militar, responsável pelo sequestro e assassinato de pessoas contrárias ao regime de exceção no país; a direção do partido prestará queixa à Segurança Pública do Estado e levará o episódio a órgãos de defesa da democracia e dos direitos humanos, como a Ordem dos Advogados do Brasil; o presidente estadual do PC do B, Hallison Souza, e o presidente do Diretório de Aracaju, Antonio Bittencourt, emitiram nota contra o ato

Valter Lima, do Sergipe 247 - A sede do Partido Comunista do Brasil (PC do B) em Sergipe foi alvo de pichação no último final de semana. O muro do prédio, localizado no Centro da capital, foi pichado com a frase “Volta CCC”, numa referência ao grupo paramilitar “Comando de Caça aos Comunistas”, que existiu durante o período da ditadura militar, responsável pelo sequestro e assassinato de pessoas contrárias ao regime de exceção no país. A direção do partido prestará queixa à Segurança Pública do Estado e levará o episódio a órgãos de defesa da democracia e dos direitos humanos, como a Ordem dos Advogados do Brasil. O presidente estadual do PC do B, Hallison Souza, e o presidente do Diretório de Aracaju, Antonio Bittencourt, emitiram nota contra o ato.

“O PC do B vê este fato como um ataque não apenas ao partido, mas à democracia brasileira 30 anos depois do início da redemocratização no país. É um retrocesso. O nosso repúdio não é ao ato da pichação, mas ao seu conteúdo, pois faz alusão a um grupo que ficou conhecido por ter auxiliado à ditadura na prisão, sequestro e assassinato de brasileiros”, afirmou o presidente do Diretório Estadual, Hallison Souza. Ele esclarece que, diferentemente, do que circulou nas redes sociais, não houve arrombamento do prédio.

O dirigente partidário avalia ainda que a pichação foi uma “tentativa de intimidação”. “Não podemos permitir que este tipo de ação aconteça sem que sejam tomadas as providências legais, até para evitar que se repitam contra outras agremiações partidárias. Se há problemas a democracia, é pela democracia que se resolve e não com o retorno de grupos ligados à ditadura”, frisou.

O vice-presidente do PC do B no Estado, Bosco Rollemberg, que foi preso e torturado durante a ditadura, repudia o ato contra a sede do seu partido. “A gravidade deste fato se dá em função do momento que o país está vivendo. Não dá para admitir que se peça o retorno do CCC, um grupo de extermínio que foi responsável pela morte de centenas de brasileiros. O Brasil vive, atualmente, o seu mais longo período de avanços democráticos, de modo que a fase da ditadura já foi superada. O melhor mecanismo para lidar com as divergências políticas é a disputa democrática, com respeito às liberdades e os direitos humanos”, reforçou.

O presidente do PC do B na capital, Antonio Bittencourt, também lamenta o ocorrido. Ele pondera que o partido defende todas as formas de manifestação, desde que elas ocorram dentro de um ambiente democrático. “Pedir a volta do CCC não tem relação com qualquer grupo de natureza democrática. É uma ação de violência descabida. O PC do B estimula a diversidade no campo ideológico e democrático”, complementou.

O deputado estadual Padre Inaldo (PC do B) também repudiou e condenou o ato. "Não podemos voltar aos tempos de intolerância e ódio à democracia. O partido político é a forma da sociedade de garantir os interesses da população. Política não se resolve com arruaça e violência e sim com debates e prol do interesse de todos", disse.

Abaixo a nota do PC do B na íntegra:

NOTA DO PC do B em SERGIPE

O Partido Comunista do Brasil PC do B, vem manifestar publicamente indignação e repúdio ao ato criminoso de propaganda de grupo de extermínio, realizado na fachada da sua Sede Estadual em Aracaju.

Constitui-se em grave atentado à democracia, ao Estado Democrático de Direito, crime de ódio que fere a liberdade e a dignidade humana.

É inconcebível o retorno de ação deste tipo, após tantos anos de vida democrática.

É inadmissível ato criminoso de violência nos dias de hoje, atentando contra a livre organização e funcionamento partidário e os direitos e garantias fundamentais da pessoa humana.

Solicitamos o empenho para a investigação e elucidação do crime por parte do Governo do Estado, através dos órgãos competentes.

É preciso reagir a nova onda de intolerância e radicalismo político.

Conclamamos toda a sociedade a levantar sua voz em favor da vida democrática e direitos da pessoa humana, duramente conquistados.

Aracaju, 29 de fevereiro de 2016

Hallison Sousa,
Presidente Comitê Estadual PC do B Sergipe

Antonio Bittencourt,
Presidente Comitê Municipal PC do B Aracaju

Pastoral: Jesus Cristo mudou meu viver - Pr. Jairo Oliveira - Clique e Ouça

PDT lança pré-candidatos em 12 municípios


Blog do Jorge Vieira - O deputado federal Weverton Rocha e o presidente do PDT nacional, Carlos Lupi, iniciaram, desde a última quinta-feira (25), uma série de viagens pelo estado. A caravana passou por 12 cidades, com o objetivo de lançar pré-candidaturas do partido para as eleições de outubro.

Na sexta-feira , 26, a caravana percorreu seis municípios para o lançamento das pré-candidaturas a prefeito de Dr. Júnior, em São Luís Gonzaga, Marlon Costa, em Lago Verde, Alexandre Lavepel, em Conceição do Lago Açu, Geraldo Catingueiro, em Lago da Pedra, Cícero do Nena, em Lago dos Rodrigues, e Erlanio Xavier, em Igarapé Grande.

No sábado, 27, em Bernardo do Mearim, foi realizado ato político em apoio ao projeto de reeleição da prefeita Eudina Costa. Também no sábado, Trizidela do Vale e Pedreiras receberam a caravana pedetista, para o lançamento das pré-candidaturas de Kariádine Maia e Dr. Walber, a prefeitos das cidades, respectivamente. Na Região dos Cocais, foi a vez do município de Timon fazer uma grande festa para recepcionar a comitiva do PDT. Lá, dirigentes e militantes ratificaram a intenção do partido na reeleição de Luciano Leitoa a prefeito da cidade.

O deputado Weverton Rocha destacou o caráter positivo da agenda de visitas. “Foi só a primeira rodada de encontros. Ainda temos mais de 90 municípios a percorrer. Estou confiante no trabalho e nas propostas dos nossos candidatos. Não tenho dúvidas de que o PDT vai sair muito fortalecido nas eleições deste ano”, ressaltou o parlamentar.

Durante as viagens, Lupi salientou a iniciativa de Weverton no fortalecimento da militância pedetista para as eleições municipais. “Esse método de visitas, de Fórum de Debates, inauguração de Distritais nos bairros, nos permite uma maior aproximação, um debate mais personalizado com nossos dirigentes, pré-candidatos e filiados. Weverton vem fazendo um trabalho extraordinário no partido”, frisou.

CARDOZO IRÁ PARA AGU E PROCURADOR ASSUMIRÁ JUSTIÇA

:

Após reunião com a presidente Dilma Rousseff, José Eduardo Cardozo acertou sua saída do Ministério da Justiça; ele substituirá Luís Inácio Adams, que já havia anunciado sua saída da Advocacia-Geral da União (AGU); novo ministro da Justiça será o procurador de Justiça Wellington Cesar, ligado ao ministro Jaques Wager; segundo a colunista Natuza Nery, Cesar se dirige para o Palácio do Planalto para a oficialização do convite; Palácio do Planalto deve fazer a confirmação das trocas ainda nesta segunda-feira

247 - O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, se reuniu nesta segunda-feira, 29, com a presidente Dilma Rousseff e acertou sua saída do Ministério da Justiça. Cardozo aceitou substituir Luís Inácio Adams no comando da Advocacia-Geral da União (AGU).

O novo ministro da Justiça deverá ser o procurador de Justiça da Bahia Wellington Cesar, numa articulação comandada pelo ministro da Casa Civil, Jaques Wagner.

Segundo a colunista Natuza Nery, Cesar já está sengo chamado ao Palácio do Planalto para oficialização do convite. O Palácio do Planalto deve fazer a confirmação das trocas ainda nesta segunda-feira (29).

Qual é a PF de que o Brasil precisa?



Por Tereza Cruvinel/br 247

A saída de José Eduardo Cardoso do Ministério da Justiça deveria servir a um debate construtivo, se isso existisse no Brasil, sobre a Polícia Federal de que o Brasil precisa. Tal debate passaria pelos limites da independência do órgão, questão que está na raiz dos conflitos entre o ministro e seu partido, e outras atribuições de uma Polícia Federal necessária, que deve combater a corrupção mas também servir às diretrizes do governo no combate a crimes como tráfico de drogas, de armas, de bens da biodiversidade etc.

Hoje, divulgada a saída do ministro, a entidade que congrega os delegados federais emitiu nota em que se dizem “extremamente preocupados”, temendo que a troca de titular na Justiça ameace a independência da PF nas investigações. A nota é um reconhecimento tácito de que sob Cardoso houve independência total, ou quase, porque no final ela diz que o próximo objetivo da PF é obter a completa autonomia financeira em relação ao Ministério da Justiça. “Autonomia financeira é poder mandar 40 policiais para uma operação sem precisar pedir autorização do Ministério”, termina a nota.

Nem a absoluta independência operacional nem a autonomia financeira da PF estão na Constituição. Com o tempo, e especialmente com a complacência dos governos petistas, que se esforçaram para explicitar seu “republicanismo”, deixando-a operar livremente, a PF foi se tornando um corpo autônomo dentro do Estado brasileiro. E antes que alguém me acuse de defender sua submissão ao governo ou alívio no combate à corrupção, vamos esclarecer as coisas.

Nos termos da Consetituição, a PF pode ser convocada pelo Ministério Público ou pela Justiça para agir como Polícia Judiciária. E nesta condição deve atuar com independência e sintonia com estes poderes, e não com o Executivo. Ou seja, se o procurador ou o juiz mandar prender, o ministro da Justiça não pode dar contra-ordem. Como Polícia Judiciária, ela deve cumprir ordens dos outros poderes (MP e Judiciário) e não ter uma política própria de ação (o que tem gerado conflitos com os procuradores).

Entretanto, a Polícia Federal, à luz da Constituição, é também um braço do Poder Executivo para dar conta de outras tarefas. Alguém já viu a PF colocar 40 policiais numa operação para subir o Morro do Alemão numa ação contra o tráfico de drogas? Não. E no entanto, combater o narcotráfico é atribuição dela. Garantir a segurança de eventos internacionais também, mas como o órgão tornou-se conflitivo com o Executivo, as Forças Armadas é que desempenharam a tarefa na Copa, com a PF em papel secundário. O que o governo temeu qualquer um temeria. Que uma PF que não esconde seu oposicionismo fizesse corpo mole ou de alguma forma contribuísse para algum fiasco na área de segurança durante a Copa.

Algo está errado quando o organismo policial federal torna-se um opositor do governo a que deveria prestar serviços. Ou quando o governo perde a confiança no organismo de que teria que se valer para servir à sociedade. Afinal, quem financia a PF é a sociedade com seus impostos. Imagine o FBI fazendo oposição aos ocupantes da Casa Branca! Imgine se o governo americano perde a confiança no FBI!

O que os policiais estão temendo, com a troca de ministro, é que lhes seja exigida a necessária subordinação hierárquica. Não para que deixem de combater a corrupção, mesmo quando envolva figuras do governo ou de partidos governistas. Mas para que seu diretor-geral tenha comando sobre a tropa e preste contas ao ministro. Cardoso, muitas vezes, não foi previamente informado de operações desencadeadas pela PF. Isso seria inadmissível em qualquer pais mas o atual ministro sempre se desculpou reafirmando seu respeito à independência da corporação. E assim, chegamos à situação atual, em que a PF faz o que quer, como quer, quando quer. Agora, não quer nem prestar contas de seus gastos, reivindicando total autonomia financeira, o que nenhum órgão do Estado possui, nem mesmo as estatais não-dependentes do orçamento da União.

Convenhamos. A PF é um organismo importante e necessário ao Brasil. Acumulou inteligência e competência. Serviu à ditadura mas adaptou-se bem à democracia, nos primeiros tempos. Mas o Brasil precisa dela não apenas para combater a corrupção – a corrupção seletiva, de certos grupos, pessoas e partidos. Raramente surge, nos tempos correntes, notícia sobre uma importante operação da PF no combate a outros crimes, embora eles não faltem no Brasil. Máfias e gangues de diferentes matrizes estão soltas por ai.

O novo ministro, seja quem for, enfrentará os mesmos desafios. E já chegará sob a desconfiança de que foi escolhido para enquadrar a PF. O momento não contribui mas em algum momento precisamos discutir e decidir sobre qual é mesmo a Polícia Federal que queremos.

TJ nega retorno de Ribamar Alves à Prefeitura de Santa Inês

ribamar
Ex-Prefeito responde em liberdade pelo crime de estupro
O desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão, Ricardo Duailibe, negou, durante o plantão judiciário de 2º Grau nesse  domingo (28),  pedido do prefeito afastado de Santa Inês, Ribamar Alves, para voltar ao cargo. Alves pedia a suspensão da liminar do juiz da 1ª Vara de Santa Inês, Alessandro Figueiredo, que o afastou do cargo de prefeito no dia 17 deste mês.
A liminar determinou a posse do vice-prefeito, Ednaldo Alves de Lima, considerando que a cidade encontrava-se sem administração em razão da prisão de Ribamar Alves no dia 29 de janeiro, sob suspeita do crime de estupro.
O prefeito afastado ajuizou Mandado de Segurança no TJMA, pedindo a suspensão da decisão e defendendo sua nulidade, pois teria desrespeitado princípios do contraditório, ampla defesa e o devido processo legal. Citou também vícios no processo que declarou o afastamento, afirmando que os fundamentos da decisão não mais subsistem.
O desembargador Ricardo Duailibe (plantonista), indeferiu a liminar, entendendo que os requisitos para sua concessão não estavam presentes – a relevância dos motivos em que se assenta o pedido e a possibilidade da ocorrência de lesão irreparável ao direito do Impetrante.
O magistrado ressaltou a excepcionalidade do Mandado de Segurança, cuja impetração contra atos judiciais é admitida em hipóteses como manifesta ilegalidade ou abuso de poder.
Ele destacou ainda não se tratar de caso que constitua direito líquido e certo, desautorizando a concessão da liminar. “Entendo que a plausibilidade do direito alegado não se encontra configurada, na medida em que não se vislumbra nos autos qualquer óbice ao seu retorno a função de Chefe do Poder Executivo Municipal”, frisou.
O Mandado de Segurança será redistribuído a um relator, para prosseguimento e análise da questão de mérito.
Com informações do Blog do Gilberto Léda

ADVOGADO ACUSADO DE INTERMEDIAR PROPINA TENTOU LIVRAR ROSEANA DA CASSAÇÃO

:

A Polícia Federal revelou o esquema que desviou mais de R$ 600 milhões da construção da Ferrovia Norte-Sul utilizando o escritório de advocacia de Heli Dourado, o mesmo que defendeu os interesses do grupo Sarney na aplicação do golpe no TSE que cassou o mandato do governador Jackson Lago (PDT), para intermediar o pagamento de propinas; Dourado prestou serviço à família Sarney em 2011 no processo em que o ex-governador José Reinaldo Tavares apresentou Recurso Contra a Expedição de Diploma da ex-governadora Roseana Sarney, por abuso de poder político e econômico

Blog do Jorge Vieira - A Polícia Federal revelou na última sexta-feira (26) o esquema que desviou mais de R$ 600 milhões da construção da Ferrovia Norte-Sul utilizando o escritório de advocacia de Heli Dourado, o mesmo que defendeu os interesses do grupo Sarney na aplicação do golpe no TSE que cassou o mandato do governador Jackson Lago (PDT), para intermediar o pagamento de propinas.

Heli Dourado, após ter atuado no submundo do judiciário para usurpar o mandato do governador legitimamente eleito pelo povo, em 2009, voltou a prestar serviço à família Sarney em 2011 no processo em que o ex-governador José Reinaldo Tavares apresentou Recurso Contra a Expedição de Diploma da ex-governadora Roseana Sarney, por abuso de poder político e econômico.

Em grampo da Polícia Federal, tornado público na última sexta-feira, o advogado da família Sarney disse que foi a casa do ex-presidente José Sarney tratar dos “apadrinhados”.

Dr. Tema será recebido pelo Ministro da Saúde

Dr. Tema tem agenda lotada em Brasília nesta terça-feira(01)
Estará embarcando para a Brasília, na tarde de hoje(29),  o Prefeito de Tuntum, Dr. Cleomar Tema(PSB),  que tem agenda marcada com o Ministro da Saúde Deputado Marcelo Castro(PMDB), nesta terça-feira(01).

Dr. Tema disse ao Bate Tuntum, na manhã desta segunda-feira (29) que a ida ao Ministério da Saúde em Brasília nasceu do compromisso que o Ministro Marcelo Castro fez com ele durante a visita do gestor da saúde nacional em São Luís recentemente. 

Apesar de não divulgar a agenda com o Ministro Marcelo Castro, Dr. Cleomar Tema disse que vários assuntos do interesse de Tuntum serão tratados em Brasília na área da saúde básica,  entre eles,  a revitalização dos programas federais no município e a implementação de novos programas que fortalecerão ainda mais este serviço público de grande relevância para todos, afirmou, ainda, o mandatário tuntunense.

Amigos de longas datas, os dois médicos Cleomar Tema e Marcelo Castro terão a oportunidade de planejarem para os próximos meses novas ações de saúde básica para o município de Tuntum. 

Dr. Cleomar Tema aproveitará a ida a Brasília, nesta segunda-feira(29), também,  para  tomar ciência em outros ministérios sobre os projetos de Tuntum que tramitam na capital federal.

2ª ICE de Tuntum dá posse a pastor auxiliar


Pr. José Lúcio(esquerda) tomou posse como auxiliar na 2ª ICE de Tuntum
A 2ª ICE de Tuntum deu posse, na noite deste domingo(28), ao Pr. José Lúcio no cargo de auxiliar durante Culto de Adoração a Deus.

O Pr. José Lúcio assumirá  atividades eclesiásticas auxiliando o ministério do Pr. Sérgio Augusto Balieiro da Silva que continua como obreiro titular e presidente da 2ª ICE de Tuntum, localizada no bairro Tuntum de Cima a partir desta data. Visitações, evangelismo, aconselhamento espiritual e outras atividades ministeriais serão desenvolvidas pelo Pastor José Lúcio com o objetivo de fortalecer e expandir a atuação da 2ª ICE de Tuntum, conforme afirmou Pr. Sérgio Augusto.

Pr. José Lúcio é obreiro formado pelo Curso de Teologia Básica do Seminário Cristão Evangélico do Norte em Presidente Dutra e já desempenhou algumas atividades ministeriais em Igrejas e Congregações Cristãs Evangélicas em algumas localidades da região central maranhense recentemente como Ipiranga(Barra do Corda) e Alto Brasil.

Pr. José Lúcio é filho de Tuntum e foi saudado entusiasticamente por membros e congregados da 2ª ICE.

PRIMA DE CAMPOS SE FILIA AO PT: 'LULA MUDOU O BRASIL'

:

Neta do ex-governador Miguel Arraes e prima do também ex-governador Eduardo Campos, a vereadora de Recife Marília Arraes deixou o PSB e se filiou ao PT, com direito a ficha abonada pelo ex-presidente Lula, no evento de comemoração dos 36 anos do partido; nas redes sociais ela comemorou o início de uma nova etapa na vida política, "com a ficha abonada pelo homem que mudou o Brasil"

Pernambuco 247 – Uma carta publicada nas redes sociais na sexta-feira (26) anunciando a desfiliação do PSB foi o cartão de visitas de despedida da vereadora pelo Recife Marília Arraes, neta do ex-governador Miguel Arraes e prima do também ex-governador Eduardo Campos, morto em um acidente aéreo durante a campanha presidencial de 2014.

Na carta ela acusou o seu antigo partido de querer controlar com mão de ferro a sigla e a política pernambucana. A filiação da vereadora ao PT foi oficializada, no Rio de Janeiro, durante a comemoração dos 36 anos do PT.

Nas redes sociais, Marília publicou uma foto com o ex-presidente Lula, responsável por abonar a sua ficha de filiação, e um texto afirmando que inicia uma nova etapa na vida política "como sempre, crescendo na adversidade, com a ficha abonada pelo homem que mudou o Brasil".

Pastoral: PROBLEMAS

"Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” (João 16.33) 

Quem não tem problemas para resolver? 

Os problemas podem ser de caráter físico, psicológico, espiritual, familiar, pessoal, na vida profissional ou em qualquer outra área. A verdade é que todos têm os seus problemas, alguns em escala menor, enquanto que outros em escala bem maior, alguns até no fundo do poço em desespero. Jesus Cristo afirmou: 

“Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” (João 16.33) 

As lições encontradas nesse texto bíblico são claras e profundas e nós animam a continuar: 

1. Enquanto estivermos neste mundo, mesmo sendo cristãos e tendo uma fé forte em Jesus Cristo enfrentaremos lutas: “...No mundo, passais por aflições...”

2. Mesmo enfrentando os problemas do nosso dia a dia, podemos ter paz em Cristo. Isso porque a verdadeira paz não vem mediante as coisas deste mundo, mas mediante a companhia do Senhor Jesus Cristo: “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim...” 

3. Diante das aflições que surgem, em hipótese alguma podemos desanimar e desistir de lutar: “...mas tende bom ânimo...” 

Ore entregando seus problemas a Deus e confie n'Ele: 

“Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará” (Salmo 37.5). 

Assim, poderá dizer: 

“Em todas estas coisas, porém, sou mais que vencedor, por meio daquele que me amou.” (Romano 8.37)

4. O nosso maior exemplo Jesus Cristo também enfrentou problemas ao ponto de ser preso, condenado e executado como criminoso, mas ressuscitou ao terceiro dia vencendo assim até a morte: “...eu venci o mundo” 

Pastor Jairo Oliveira/ICE Central de Barra do Corda

Jogador veterano tem parada cardíaca e morre em campo na Cidade Operária, em São Luís


Um atleta de futebol veterano morreu de infarto quando disputava uma partida do ‘Campeonato Cinquentão’, na tarde de sábado (27), no Estádio Roseana Sarney, no conjunto Cidade Operária, em São Luís.

A vítima foi identificada como Adalberto, de 55 anos, que jogava no Vila Real. Ainda em campo, em meio ao desespero de amigos que disputavam a partida, uma equipe do SAMU fez todo o esforço possível para reanimá-lo.

No vídeo, observa-se outro jogador chorando bastante ao lado de Adalberto, enquanto a equipe de socorro tenta reanimá-lo fazendo massagens cardíacas. O desespero toma conta de todos.

Segundo informações passadas ao blog, as tentativas foram em vão e Adalberto acabou morrendo.


Com informações do Blog de Gilberto Lima

Pastoral: CORRUPÇÃO

"se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra." (2 Crônicas 7.14) 

O que é corrupção? Corrupção é depravação, devassidão, deterioração de hábitos e costumes onde a pessoa prática atos ilegais e ilícitos com o objetivo de obter vantagens em relação aos outros. 


A corrupção está instalada em todos os setores da sociedade. Isso não quer dizer que todos são corruptos, mas que existem corruptos em todas as esferas da sociedade. Diante desse quadro, como acabar com a corrupção? Muitos pensam que a solução para acabar com a corrupção está nos partidos políticos, na justiça e nas pessoas, mas isso é um grande engano, pois pode mudar os partidos políticos e pessoas dos cargos políticos, a justiça pode punir com rigor os corruptos e as pessoas, em geral,  podem protestar e escolher sempre novos políticos que a corrupção continuará. 


Como cristãos, precisamos viver verdadeiramente o Cristianismo e pregar o Evangelho, pois, só a conversão ao Evangelho de Cristo transforma as pessoas: 

"...e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra." (2 Crônicas 7.14)

Como cristãos, precisamos orar pelo nosso País, pois Deus afirma que a oração pode trazer a cura para a nossa nação: 

"se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar... então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra." (2 Crônicas 7.14) 

Ore pedindo que Deus tenha misericórdia do nosso País e peça que Ele transforme cada coração a começar pelo seu. 
Seu amigo: Pastor Jairo Oliveira/ICE Central de Barra do Corda

QUE GESTO DE GRANDEZA AÉCIO PODE FAZER PELO PAÍS?

: <p>Presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, participa do Encontro Estadual do PSDB de Goiás neste sábado (27/02). Foto: Orlando Brito/ObritoNews</p>

Neste sábado, em Goiânia, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) cobrou um "gesto de grandeza" da presidente Dilma Rousseff, que seria a sua renúncia; desde que foi derrotado, em outubro de 2014, já se passaram nada menos do que 489 dias e o presidente nacional do PSDB continua tentando fomentar o ódio e a guerra política no País; nessa toada, Aécio já fez de tudo: aliou-se a Eduardo Cunha (PMDB-RJ) na tentativa de um golpe contra a democracia, sabotou votações de medidas fiscais que eram defendidas pelo próprio PSDB e estimulou diversas ações no TSE; sua aposta no 'quanto pior, melhor' não rendeu frutos para os tucanos; ao contrário, aprofundou a recessão, ceifou milhares de empregos e criou o ambiente perfeito para que germine a semente do fascismo no Brasil; é possível esperar de Aécio um gesto de grandeza?

Minas 247 – Lá se vão exatos 489 dias desde que o senador Aécio Neves (PSDB-MG) foi derrotado para a presidente Dilma Rousseff nas eleições presidenciais de 2014.

Desde então, o senador mineiro, neto de Tancredo Neves, não fez outra coisa a não ser fomentar o ódio e a intolerância política no Brasil.

No lugar de aceitar a derrota, como fazem políticos civilizados e com respeito pela democracia, Aécio decidiu agir como um autêntico carbonário. Convocou manifestações de rua, aliou-se a um político que simboliza a corrupção, o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), para tentar afastar do cargo uma presidente reconhecidamente honesta e sabotou medidas do ajuste fiscal que eram defendidas por seu próprio partido.

Neste início de 2016, com o enfraquecimento do movimento golpista, Aécio sinalizou que adotaria uma postura mais responsável. Começou a posar de estadista, lançando uma agenda propositiva, e autorizou o novo líder do PSDB na Câmara (PSDB-MG), Antônio Imbassahy (PSDB-BA) a fazer um mea culpa tucano pela aposta no 'quanto pior, melhor'. Numa entrevista ao jornalista Bernardo Mello Franco, Imbassahy reconheceu que o PSDB não deveria ter tentado implodir as contas públicas, derrubando medidas como o fator previdenciário.

Aécio agia com base em pesquisas que mostravam repúdio da população à sua conduta. Desde a derrota nas eleições presidenciais, o senador passou a ser visto como um político oportunista, preocupado apenas com os próprios interesses.

No entanto, bastou que a Operação Lava Jato desse novo ânimo ao movimento golpista, com a prisão do marqueteiro João Santana, para que Aécio voltasse a vestir o velho figurino do político inconformado com a sua própria derrota.

Neste sábado, em Goiânia, ele voltou a propor uma ruptura. "Eu acho que está chegando a hora da presidente da República, da presidente Dilma Rousseff, refletir e, quem sabe, em um gesto de grandeza, deixar a Presidência da República para que o Brasil possa construir um novo caminho", disse ele.

Dilma pede união

Do Chile, onde se encontra com a presidente Michelle Bachelet, a presidente Dilma Rousseff pareceu não se incomodar com a provocação e mostrou estar ciente do rumo que precisa tomar. "O que é necessário para o Brasil recuperar o grau de investimento? Temos que estabilizar a situação fiscal. É fundamental que as pessoas percebam que não existe o fim em si de equilibrar o orçamento do Estado brasileiro. Você faz isso porque é essencial para que se crie um ambiente favorável ao investimento, que esteja com inflação controlada e que permita que haja um horizonte de expectativas positivas", afirmou.

Dilma também falou sobre o atual ambiente de intolerância. "Além disso, o Brasil precisa se unir. O Brasil não pode sistematicamente se mostrar desunido, todas as pessoas pessimistas. Todas as pessoas eu não digo, porque eu acho que o povo brasileiro é um otimista, mas grupos muito pessimistas que só olham a parte mais vazia do copo e isso nós não podemos permitir."

Até agora, a guerra política fomentada por Aécio e seus aliados já causou grandes prejuízos ao País. Tendo que atuar em diversos campos de batalha para sobreviver politicamente, o governo da presidente Dilma Rousseff não conseguiu recuperar a iniciativa nem fazer avançar reformas no Congresso capazes de equacionar a questão fiscal.

De 2014 para cá, o Brasil já foi rebaixado por três agências de risco e milhares de pessoas perderam seus empregos, mas o 'quanto pior, melhor' não rendeu frutos para o PSDB. Ao contrário, os tucanos perderam apoio popular, assim como o PT. A única coisa que se conseguiu até agora, além de aprofundar a recessão, foi fazer com que germinassem as sementes do fascismo no País.

Enquanto o Brasil sangra, fica no ar a questão: é possível esperar de Aécio algum gesto de grandeza?

Formação de professores - Bernadete Gatti (parte 2) - Assista ao vídeo

PESQUISA MOSTRA QUE 1,3 MILHÃO DE JOVENS DE 15 A 17 ANOS ABANDONAM ESCOLA

:

A porcentagem de jovens que concluem o ensino médio na idade certa – até os 17 anos – aumentou em 10 anos, passando de 5%, em 2004, para 19%, em 2014; os dados estão em um estudo do Instituto Unibanco, feito com base nos últimos dados do IBGE; há, no entanto, 1,3 milhão de jovens entre 15 e 17 anos que deixaram a escola sem concluir os estudos, dos quais 52% não concluíram sequer o ensino fundamental


Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil

A porcentagem de jovens que concluem o ensino médio na idade certa – até os 17 anos – aumentou em 10 anos, passando de 5%, em 2004, para 19%, em 2014. Os dados estão em um estudo do Instituto Unibanco, feito com base nos últimos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Há, no entanto, 1,3 milhão de jovens entre 15 e 17 anos que deixaram a escola sem concluir os estudos, dos quais 52% não concluíram sequer o ensino fundamental.

"Este é o subgrupo mais vulnerável, pois são brasileiros que, caso não voltem a estudar, terão altíssima probabilidade de inserção precária no mercado de trabalho, além de não terem tido seu direito à educação básica assegurado", diz a publicação.

O estudo Aprendizagem em Foco, divulgado nesta semana, mostra que, quanto maior a renda, mais os estudantes avançam nos estudos. Entre aqueles que concluíram o ensino médio na idade correta, a média de renda familiar por pessoa é R$ 885. Entre os que não terminaram o ensino fundamental, a média cai para R$ 436. O ingresso no mundo do trabalho e s gravidez na adolescência estão entre os fatores que levam os jovens a deixar a escola.

"Os estudos feitos com dados do IBGE e do MEC [Ministério da Educação] indicam que há grupos em maior risco. São jovens de baixa renda, em sua maioria negros, que trocam com frequência os estudos por um trabalho precário ou que ficam grávidas já na adolescência", diz o texto, que acrescenta: "Entender o perfil do jovem que evade da escola e identificar os momentos em que esse movimento é mais provável são ações importantes a serem realizadas pelos gestores de escolas e dos sistemas educacionais."

Só 2% das mães adolescentes continuam 

Do total de 1,3 milhão de jovens de 15 a 17 anos fora da escola sem ensino médio concluído, 610 mil são mulheres. Entre elas, 35%, o equivalente a 212 mil, já eram mães nessa faixa etária. Apenas 2% das adolescentes que engravidaram deram sequência aos estudos. Já entre os homens, o maior percentual, 63%, estavam trabalhando ou procurando emprego.

O estudo aponta também o desinteresse como uma das causas da evasão escolar. "Sobre muitos desses fatores externos, a escola tem pouca interferência. Há, porém, razões que levam ao abandono e que estão mais diretamente ligadas ao ambiente escolar. É o caso da repetência e do desinteresse do jovem pelos estudos, motivados pela baixa qualidade do ensino e por um currículo, especialmente no ensino médio, enciclopédico e com pouca flexibilidade para escolhas".

A educação até os 17 anos é obrigatória no Brasil de acordo com a Emenda Constitucional nº 59 e com o Plano Nacional de Educação. Termina neste ano o prazo para que todas as crianças e jovens de 4 a 17 anos estejam matriculados. "Os dados mais recentes, referentes ao ano de 2014, indicam, infelizmente, que não vamos conseguir atingir esse objetivo no prazo", diz o texto. Segundo o levantamento, o maior problema está na faixa etária de 15 a 17 anos – 13% desses adolescentes abandoram a escola sem concluir os estudos.

Na educação pública, os estados são os que concentram a maior parte das matrículas do ensino médio. "Os dados reforçam a necessidade urgente de uma reformulação consistente do ensino médio. Estamos trabalhando nisso", diz o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Eduardo Deschamps.

"Estamos contando também com ações nos estados, para que aqueles que têm condições flexibilizem o ensino médio, ofereçam trilhas diferenciadas, que possam estar focadas no protagonismo juvenil e nas competências do século 21. Precisamos de um novo modelo que atenda essa demanda e que ofereça também ensino técnico e profissionalizante", acrescenta o presidente do Consed.

Formação de Professores - Bernadete Gatti (parte 1) - assista ao vídeo

Governo do Estado na reta final para inauguração do Iema com a formação de professores e gestores


Governo do Maranhão - O governo do Estado entra na reta final da inauguração das três primeiras unidades do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema).

Nesta segunda-feira (29), a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) inicia a formação de professores e gestores que vão atuar nas unidades que funcionarão nos municípios de São Luís, Bacabeira e Pindaré-Mirim.

Durante a formação, que será realizada até o dia 04 de março, os profissionais vão conhecer toda a concepção, a tecnologia e modelo pedagógico que será aplicado nessas escolas de tempo integral.

“É um momento de integração, de capacitação e mobilização de todos aqueles que vão estar no dia a dia da consolidação desse novo momento da educação profissional no estado do Maranhão, com a implantação do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia. É um passo importante oferecermos esta preparação que precede a inauguração das unidades”, afirmou o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Bira do Pindaré.

O grande foco, segundo informou o secretário, é levar para os professores e educadores, gestores, e todos que foram selecionados para trabalhar no Iema, um pouco do que vai ser dinâmica no âmbito da escola. “Este é o propósito maior do evento”.

Participam da capacitação os 35 professores e gestores classificados no Processo Seletivo Interno Simplificado para funções de Gestor e Professor, além dos professores da unidade de São Luís que já faziam parte da estrutura do Iema, segundo informou o pró-reitor de Pesquisa e Extensão da instituição, Dário Soares. “Vamos ter, entre professores, gestores e equipe de implantação, mais de 100 pessoas participando da formação”, contou Dário Soares.

Todas as ações serão desenvolvidas pelo Instituto de Co-Responsabilidade pela Educação (ICE), que está dando suporte e orientado à Secti em todos os trabalhos, modelo pedagógico egestão das unidades.

Na programação do evento, que acontece a partir das 8h30, no Hotel Praia Mar, em São Luís, está prevista a realização de palestras e oficinas onde serão mostradas todas as inovações e tipo de metodologia que o ICE já vem adotando em outros estados como Ceará, Pernambuco, Espirito Santo e Paraíba.

“O que eles já levaram para esses estados, estão trazendo para nós aqui. Como se trata de uma educação em tempo integral, tem toda uma metodologia diferenciada, onde se trabalha com disciplinas eletivas, com o protagonismo juvenil e projeto de vida. Essas ações já são ações que o ICE desenvolve e orienta para os estados e estão fazendo isso conosco”, completou o pró-reitor.

Acolhimento

No dia 07 de março, pela manhã, logo após a formação dos professores, haverá um momento de acolhimento dos educadores e gestores em cada uma das unidades do Iema. À tarde será feito o acolhimento dos pais e, no dia 08 de março, começam os trabalhos do ano letivo, com o acolhimento dos alunos.

Em São Luís, a inauguração da unidade do Iema irá contar com a presença do governador, Flávio Dino e do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, que dará a aula inaugural, marcando o início do ano letivo de 2016 do Iema.

Estado investe R$ 1,5 milhão no financiamento de projetos de pesquisa para o Ensino Médio

Governo do Maranhão - O Governo do Estado está investindo aproximadamente R$ 1,5 milhão no financiamento de projetos de pesquisa cientifica e tecnológica para o Ensino Médio por meio do edital ‘Geração Ciência’. O programa é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), com a participação da Secretaria da Juventude (Seejuv) e Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema). A chamada pública para o edital beneficiará 400 estudantes e 100 professores.

Com o investimento, o Governo amplia em 1.000% o número de bolsas de iniciação cientifica no Maranhão. Na quinta-feira (25), os secretários Bira do Pindaré (Secti), Tatiana Pereira (Seejuv) e o presidente da Fapema, Alex Oliveira, estiveram no Centro de Ensino Médio Liceu Maranhense apresentando o edital aos estudantes da unidade e escolas vizinhas. 

O secretário Bira do Pindaré ressaltou que o governador Flávio Dino considera as ações na área da educação como um dos principais eixos para desenvolvimento do Maranhão. “O ‘Geração Ciência’ é uma iniciativa importante porque estimula a iniciação científica, fortalece as ações educacionais no âmbito do Ensino Médio em todo o Maranhão e dá oportunidade, sobretudo, aos mais jovens e aqueles que mais precisam”, informou. 

A apresentação do edital do ‘Geração Ciência’ no Liceu Maranhense marca o início de uma série de ações desenvolvidas pelas secretarias para divulgar de forma mais efetiva os programas e projetos do Governo do Estado voltados para a juventude maranhense. O edital do ‘Geração Ciência’ está aberto na página da Fapema (www.fapema.br), até o dia 28 de março.

“O Governo do Estado tem avançado na ampliação das ações voltadas para a juventude e o ‘Geração Ciência’ é um incentivo a pesquisa que vai contribuir para um maior envolvimento dos jovens do Ensino Médio em projetos de pesquisa e também de professores. Esse primeiro momento aqui no Liceu é o pontapé inicial para outros que vão acontecer nas escolas para incentivar a participação dos estudantes nesse edital”, destacou a secretária Tatiana Pereira.

Por meio do edital, os estudantes receberão bolsa de iniciação científica no valor de R$ 120 e os professores uma bolsa de R$ 400. “Nosso grande objetivo é incentivar a produção científica ainda no Ensino Médio. Nós sabemos que a juventude tem muitas ideias, tem vontade de transformação e nós precisamos aproveitar essa energia que existe na juventude para que possamos despertar neles o espírito investigativo”, disse o presidente da Fapema, Alex Oliveira.

Para a estudante Larissa Andressa Neves, do 3º ano, iniciativas como o lançamento do edital ‘Geração Ciência’ são importantes para incentivar os alunos a participarem de pesquisas que podem contribuir para o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida do povo maranhense. 

“Como foi dito aqui, temos muitas ideias, mas precisamos de apoio para desenvolvê-las e o edital surge com essa perspectiva, o que é muito bom para nós”, comentou Larissa Andressa Neves. Já Kayra Aguiar, também do 3º ano, afirmou que o programa representa mais oportunidade. “Ampliando a pesquisa e a inovação na escola o governo está melhorando o aprendizado do aluno e dando mais oportunidade para nós crescermos profissionalmente”, disse.

Exposição

A apresentação do edital ocorreu logo após a abertura da exposição em homenagem ao doutor Miguel Vieira Ferreira, abolicionista, republicano, jornalista, engenheiro e militar fundador da Igreja Evangélica Brasileira e pioneiro na educação da mulher no Brasil. Miguel Vieira Ferreira nasceu em São Luís, em 10 de dezembro de 1837, e faleceu no Rio de Janeiro, no dia 20 de setembro de 1895.

“Esse é um momento muito oportuno para estarmos aqui falando para os jovens de novas oportunidades no momento em que homenageamos tão ilustre maranhense”, disse o secretário Bira do Pindaré, que aproveitou o momento para falar aos jovens estudantes sobre os programas Cidadão do Mundo, que dá oportunidade a estudantes da rede pública de participar de intercâmbio internacional para aperfeiçoar um segundo idioma. 

Também foi feita exposição sobre os Aulões do Exame Nacional do Ensino Médio, uma mega revisão para que os estudantes possam ter um melhor desempenho no exame. Os aulões serão reiniciados no final de agosto.

Versão atualizada da Base Nacional Comum será mais enxuta e com disciplinas integradas

Documento, que recebeu mais de 10 milhões de contribuições, está aberto à consulta pública até 15 de março. Redatores já trabalham nas mudanças finais

Documento guia os objetivos de aprendizado dos alunos do ensino básico de todo o País

Mesmo com a consulta pública via internet ainda em andamento, a equipe de especialistas responsável pela elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) vem trabalhando desde janeiro na revisão do texto preliminar e deve entregar uma segunda versão mais enxuta e com pontos de integração entre as disciplinas mais destacados, sobretudo para os objetivos do ensino médio. Prevista desde 1996 pela Lei de Diretrizes e Bases, a construção de uma base para guiar os objetivos de aprendizado dos alunos do ensino básico de todo o País começou a ganhar corpo em 2014, por ser uma exigência do Plano Nacional de Educação.

A segunda versão da BNCC deve ficar pronta no início de abril para, então, ser submetida a novas consultas. Dessa vez, nada de internet: o documento revisado será avaliado por um “grupo de leitores críticos” e discutido em seminários das secretarias estaduais e da União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime). O prazo legal para que o texto seja entregue ao Conselho Nacional de Educação vai até junho.

Com o número de contribuições já tendo ultrapassado os 10 milhões, há uma certa desconfiança sobre o real aproveitamento do que está sendo sugerido pelo site oficial da Base – o prazo para pessoas ou entidades enviarem críticas ou sugestões vai até 15 de março. A professora de História da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Claudia Ricci, assessora e integrante do corpo de especialistas que elaboram o documento, garante que há uma metodologia para garantir que a opinião pública seja aproveitada. “Uma equipe de estatística da UnB coleta os dados do site, fazendo uma filtragem de resultados, já separando por estado, por município, por componente. E a PUC do Rio está ajudando na análise qualitativa, no que foi escrito no campo aberto do site”, afirmou.

Claudia conta que nos últimos dos dias (entre 22 e 24 de fevereiro) os especialistas de história se reuniram para mais uma rodada de acertos. “Cada um recebeu uma tarefa, vai ler uma parte das contribuições para discutirmos”, explicou. Além do material do site, os textos de todos os componentes estão sendo submetidos a “leituras críticas”, feitas por especialistas no ensino da disciplina que estão de fora do processo. “A de História foi em 27 de novembro, na Universidade de São Paulo (USP), com mais de 10 especialistas de linhas e faculdades bem diversificadas, que fizeram pareceres técnicos”, disse.

Em História, a opção de a base tentar sair de uma perspectiva eurocêntrica para valorizar mais a História do Brasil, da África e da América Latina tem sido muito criticada. O mesmo se dá na área das linguagens, que deve tratar menos de Literatura Portuguesa e aumentar o foco em Literatura Africana.

Coordenadora da área de História, Claudia enfatiza que o texto atual é preliminar e lembra que a Base não pretende ser uma lista de conteúdos a serem transmitidos, mas sim estabelecer os objetivos mínimos de aprendizagem. Ela também critica alguns dos críticos. “Estamos aproveitando as críticas e sugestões de quem leu. Na área de História há gente alegando que não se fala de Grécia antiga. Quem diz isso não leu o documento, porque a Grécia está nos objetivos do 6o ano”, afirmou.

Ainda assim, segundo documento divulgado no dia 16 pelo MEC, a revisão deve atender aos apelos de reforçar elementos da História mundial, ao “mostrar as formas de integração entre o Brasil e os processos históricos globais”. “Nossa intenção nunca foi excluir, mas sim enfatizar o estudo do País. Queremos que o estudante conheça sua história e a interface dela com outros países”, explicou Claudia. Segundo a professora da UFMG, a temporalidade histórica será reforçada e mais detalhadas nos anos iniciais, porque essa tem sido uma das principais críticas dos leitores.

Ela ressalta, porém, que para algumas das opções da Base não estão abertas a negociações. “Hoje o Ensino Médio é um mero repeteco do que se viu nos anos finais do fundamental. Na Base, o médio não será uma repetição”, afirmou.

Outro ponto que será alterado diz respeito aos textos de abertura de cada componente e sua relação com os objetivos de aprendizagem. “Em Matemática, a principal mudança deverá acontecer nos textos de apresentação que, realmente, não colaboram em nada para a compreensão da BNCC”, afirmou Marcelo Câmara, coordenador da equipe que elabora do texto da disciplina e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Mais uma vez, porém, alguns princípios do documento preliminar não estão sujeito a modificações. Em Matemática, a chamada “formação em espiral” se manterá, ainda que alvo de grande parte das críticas recebidas via portal. “A Base propõe que os conteúdos sejam revisitados e ampliados em todo o percurso escolar. Um exemplo ilustrativo foi uma participação de alguém do Ensino Médio que disse: “Vocês não sabem que o primeiro ano é função, o segundo é geometria espacial e o terceiro é geometria analítica?”. Na Base, esses três conteúdos são trabalhados em todos os anos, com níveis de aprofundamento diferentes”, explicou Câmara.

A falta de abertura para opinar sobre critérios definidores da Base é justamente uma das grandes críticas de outros especialistas em ensino e currículo. Segundo Lisete Arelaro, ex-diretora da Faculdade de Educação da USP, quem entra no portal pode opinar sobre o documento, mas não há espaço para discutir a linha mestra ou estruturação por trás dos conteúdos. Ela considera ainda que o texto é conservador e autoritário, além de conter outros problemas estruturais.
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, no seminário Base Comum Curricular, promovido pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação

Quando alguém se cadastra no site para opinar, o que aparece são opções de múltipla escolha em cada um dos objetivos, para dizer se achou relevante e se o texto está claro. Depois, se quiser, pode escrever observações de até 4 mil caracteres. De todas as maneiras, a opinião se dá sobre o corpo de um texto já pronto, algo já estruturado.

Segundo Lisete, que é presidente da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação (Fineduca), membro de diversas entidades que congregam pesquisadores do ensino, como Associação Nacional de Pós-Graduação e pesquisa em Educação (Anpede), há pressões e interesses norteando o trabalho que vão além da qualidade do aprendizado. “O documento está organizado por série, quando deveria ser por ciclos, e tudo já está com um código, que servirá para orientar questões das provas nacionais. Os ciclos desapareceram por causa de uma pressão internacional e de empresários do País, para eles entrarem para a educação pública, para vender material”, afirmou.

Ao ditar o que será discutido em sala, o que constará no material didático e como será a formação dos professores, explica Lisete, a Base vira uma proposta de padronização. “O Brasil já tem diretrizes curriculares, que são muito boas mas que as escolas hoje conhecem muito pouco. Deveríamos investir na discussão delas. A uniformização trazida pela é negativa, pois desconsidera que há vida inteligente dentro das escolas, vê o professor como alguém não capaz.”

Como reconhece que a promulgação da BNC é um processo inevitável, Lisete diz ter esperança de que as escolas não venham a adotá-la de fato. “Espero que o bom senso predomine, que as escolas não se subordinem. O movimento a ser feito é trazer os alunos e pais para que eles ajudem a definir em cada local os conteúdos mais interessantes”.

Reportagem de Carta Educação

SUÍÇO GIANNI INFANTINO É ELEITO PRESIDENTE DA FIFA

:

Com 115 votos no segundo turno das eleições, o suíço Gianni Infantino foi eleito nesta sexta, 26, o novo presidente da Fifa, no mais disputado pleito da história da entidade; tido como azarão, Infantino venceu por apenas três votos de diferença para o xeque Salman bin Ibrahim Al-Khalifa, do Bahrein, 88 contra 85 no primeiro turno; Ali bin al-Hussein, príncipe da Jordânia, ficou em terceiro, com 27 votos; "Me falta palavras para expressar a emoção. Sou o presidente de todos. Vamos trabalhar para dar transparência a Fifa", disse Infantino

O suíço Gianni Infantino foi eleito nesta sexta (26) o novo presidente da Fifa. No mais disputado pleito da história, ele obteve a vitória com 115 votos no segundo turno das eleições.

No primeiro turno de votação, que demorou mais de duas horas. o suíço venceu apertado o xeque Salman bin Ibrahim Al-Khalifa, do Bahrein — 88 votos contra 85. Ali bin al-Hussein, príncipe da Jordânia, ficou em terceiro, com 27 votos. O último colocado foi o francês Jérôme Champagne, com 7 votos.

No segundo turno, o vencedor teria que conseguir mais da metade dos votos. Infantino obteve 115, contra 88 do xeque. Já o príncipe conseguiu quatro votos, enquanto Champagne não obteve nenhum voto.

"Me falta palavras para expressar a emoção. Sou o presidente de todos. Vamos trabalhar para dar transparência a Fifa", disse Infantino, no seu rápido discurso da vitória.

Leia abaixo reportagem da Agência Brasil sobre o assunto:

Ex-secretário-geral da Uefa, Gianni Infantino é eleito presidente da Fifa

O ítalo-suíço Gianni Infantino, 45 anos, foi eleito hoje (26) novo presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa). O ex-secretário-geral da Federação Europeia de Futebol recebeu 115 dos 207 votos computados.

Infantino derrotou o xeque do Bahrein Salman bin Ebrahim Al Khalifa (88 votos), um dos favoritos, além do príncipe jordaniano Ali Bin Al-Hussein (quatro votos) e do francês Jérôme Champagne (nenhum voto). O sul-africano Tokyo Sexwale desistiu da candidatura pouco antes do início do pleito.

Além disso, os nomes do francês Michel Platini e do liberiano Musa Hassan Bility foram retirados da lista. Platini desistiu das eleições, após ter sido acusado de corrupção e suspenso do futebol por 8 anos. Musa Hassan Bility foi impedido de participar das eleições na etapa de "controle de integridade". A Fifa não divulgou a causa da exclusão.

A eleição de hoje definiu o sucessor de Joseph Blatter, que atuou como presidente da entidade desde 1998. Blatter renunciou depois que as autoridades de Justiça dos Estados Unidos e da Suíça deflagaram uma operação internacional contra a corrupção no futebol. A entidade foi obrigada a esclarecer denúncias de que seus principais dirigentes cobravam propina para negociar contratos de marketing, transmissão de jogos e a escolha dos países-sede da Copa do Mundo.

O congresso em Zurique reuniu 209 federações filiadas, das quais 207 estavam aptas a votar. As federações do Kuwait e da Indonésia estão suspensas.

Fonte: Agência Brasil/247

Presença ostensiva da Polícia Militar aumenta segurança nas ruas


Novas viaturas permitem um policiamento ostensivo na região metropolitana de São Luís
Governo do Maranhão - Para aumentar a segurança, a Polícia Militar intensificou a presença nas ruas da Grande Ilha. Ações integradas e articuladas asseguram a permanência da Polícia Militar em pontos estratégicos dos chamados grandes-eixos da região metropolitana de São Luís, onde as novas viaturas atuam, realizando rondas e ações preventivas.

De acordo com o subcomandante da Polícia Militar do Maranhão, coronel Jorge Luongo, a ideia é que, à medida que mais veículos cheguem, aumente sua circulação nos bairros. “Iremos fazer um trabalho cada vez mais ostensivo, estaremos mais perto da população e as pessoas têm um ponto a mais de contato com a polícia, além das delegacias e do 190”, afirmou o coronel.

“Melhorou muito, agora a gente vê viatura toda hora, eles entram no bairro. Eu estou muito mais tranquila”, diz a aposentada Maria da Paz Pereira da Silva, que é uma das moradoras do bairro do São Francisco. Ela comemora a presença da viatura policial em uma das principais rotatórias do bairro.

Integrante da operação ‘Malha Metropolitana’, o veículo é um dos 81 novos e modernos já entregues pelo Governo do Maranhão, que colocará nas ruas um total de 300 viaturas até abril. A iniciativa é parte do projeto do governador Flávio Dino para reestruturação as forças policiais do Estado, proposta posta em prática no início de 2015, e que já apresenta resultados positivos, na opinião do comerciante Moacir Venâncio do Vale Filho.

Há dez anos ele é dono de uma sapataria que funciona na rotatória entre as avenidas Marechal Castelo Branco e Ana Jansen. Em quase um mês de permanência de uma viatura e de equipes da Polícia Militar no local, ele já colhe os benefícios da operação em seu negócio também. “Eu já vi muita coisa aqui. Os clientes me ligavam para dizer a hora que estavam chegando para eu pegar a mercadoria na porta, para que eles não precisassem descer. Agora melhorou muito e quero que seja sempre assim”, comemorou Moacir.

De acordo com o subcomandante da Polícia Militar do Maranhão, coronel Jorge Luongo, não é apenas Moacir que já sente os resultados positivos do acréscimo das novas viaturas à Corporação. Segundo o coronel, essa é uma das razões da diminuição no número de ocorrências, como homicídios, que apresentaram redução de 25% em janeiro de 2016 em relação ao mesmo período do ano passado. Outro número que chama atenção é a redução de assalto a ônibus, que caiu pela metade, sendo 55% menor este ano do que o apresentado em janeiro do ano passado.

“Só foi possível alcançar essas reduções graças aos recursos que temos hoje. São mais 1.300 homens nas ruas com estes equipamentos que nos permitem cobrir uma área maior, com mais ostensividade e um trabalho mais efetivo também”, destacou o coronel.

Tecnologia Embarcada

Além do incremento em quantidade, os novos veículos entregues pelo Governo do Maranhão reforçam a segurança no estado com a qualidade da tecnologia disponível e adequação dos veículos para o trabalho.

Os carros, todos do tipo pick-up ou semi-pick-up, são equipados com cinco câmeras capazes de realizar o monitoramento em todo o perímetro em que a viatura se encontra, inclusive à noite, em ambientes com baixa luminosidade. As câmeras e imagens podem ser remotamente controladas pelo Ciops, o que, na opinião do soldado do 8° Batalhão da PM, Rafael Araújo de Sousa, é uma segurança a mais para o policial em serviço. “Estamos aqui, mas sabemos que várias equipes acompanham nosso trabalho, podemos ser avisados e acompanhamos tudo que acontece também nos outros pontos, é um trabalho em equipe que com certeza dá bons resultados”, afirmou.

Além das câmeras e do videomonitoramento, os veículos possuem GPS, tablets que permitem a consulta de documentos e de bancos de dados sobre suspeitos e um sistema de comunicação que diminuiu o tempo de resposta na resolução de ocorrências.

“Toda nossa tecnologia era analógica ou feita por celulares, o que é inadmissível para o trabalho de segurança”, diz Luongo, que completa. “No ano passado o Governo do Maranhão investiu R$ 8 milhões em um sistema de comunicação digital que já apresenta resultados como a diminuição no nosso tempo de resposta nas ocorrências”.

No atual sistema de comunicação, além de pontos fixos, localizados no Ciops e nos quartéis da PM, há os pontos móveis, presentes nos veículos, e a comunicação portátil, os ht’s levados pelos soldados. 

PF IRÁ INVESTIGAR FHC POR PAGAMENTOS A MIRIAN DUTRA

A Polícia Federal decidiu investigar o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso por envio de dinheiro à sua ex-amante, Mirian Dutra, no exterior; em entrevistas, a jornalista revelou que FHC depositou US$ 100 mil na conta da empresa Brasif, controladora de free shops em aeroportos do País, que repassava mensalmente a ela por meio de um contrato fictício de trabalho, nunca cumprido; Mirian morava na Espanha com o filho Tomás, que diz ser de FHC

247 - A Polícia Federal decidiu investigar o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso por repasses feitos pelo tucano à sua ex-amante, Mirian Dutra, no exterior, entre 2002 e 2006.

Em entrevistas recentes à imprensa, a jornalista, que trabalhou 35 anos na TV Globo, revelou que FHC lhe pagava uma mesada por meio da empresa Brasif, que controlava free shops nos aeroportos brasileiros.

Segundo a jornalista, o tucano teria depositado US$ 100 mil na conta da Brasif, que repassava a ela mensalmente, em parcelas de US$ 3 mil, por meio de um contrato fictício de trabalho que nunca foi cumprido.

À época, Mirian vivia na Espanha com o filho Tomás. Pela Globo, ela também morou em Londres e em Lisboa, mas seu trabalho dificilmente era veiculado na emissora, como relatou em uma entrevista à revista Brazil com Z.

Em nota, a Brasif confirmou ter contratado a jornalista Mirian Dutra Schmidt, em 2002, mas negou participação do ex-presidente na contratação ou no depósito de dinheiro na conta da empresa para ser repassado a ela.

A empresa também disse que a contratação de Mirian foi uma indicação de Fernando Lemos, cunhado da jornalista. A nota informa que a Brasif Duty Free Shop e a Eurotrade Ltd foram vendidas em 2006.

A jornalista diz que Tomás é filho de FHC, mas dois exames de DNA deram resultado negativo. Nesta mesma entrevista, ela sugere que o ex-presidente possa ter comprado o exame e nega que o tucano tenha alguma vez reconhecido a paternidade, conforme já foi divulgado.

Nesta semana, deputados do PT e do PCdoB foram ao Ministério da Justiçaapresentar formalmente um pedido de investigação sobre as denúncias de Mirian Dutra contra Fernando Henrique. Segundo FHC, as denúncias de Mirian Dutra são "invenções".

Leia abaixo a íntegra da nota divulgada pelo Ministério da Justiça:

O Ministério da Justiça informa que a Polícia Federal, no âmbito das suas competências constitucionais, determinou nesta sexta-feira (26), a abertura de inquérito para apurar a ocorrência de eventuais ilícitos criminais noticiados por Mirian Dutra Schimidt, em matéria publicada pela Folha de São Paulo, na coluna Monica Bergamo, no último dia 17 de fevereiro de 2016. O inquérito tramitará em sigilo, na forma da legislação em vigor.

Péssimas notícias para a mídia golpista, por Altamiro Borges

Jornalista Altamiro Borges 
Duas notinhas publicadas na Folha talvez ajudem a explicar o desespero dos barões da mídia, que nos últimos tempos radicalizaram ainda mais as suas posições políticas e escancararam o seu golpismo. A primeira revela a força da internet, que ameaça o modelo de negócios da imprensa tradicional. Segundo a coluna Painel desta segunda-feira (22), “a internet deve passar a receber mais publicidade federal. A Secretaria de Comunicação Social da Presidência elabora para este ano uma nova norma para atualizar a fatia da internet na partilha da comunicação social do país – em 2015, os investimentos federais na internet foram de 12,4%, marca que o Executivo considera insatisfatória”. 

A notinha até tenta fazer intriga, especulando que “o Planalto promete não mudar os critérios de mídia técnica, uma reivindicação do PT para repassar mais recursos a blogs e sites simpáticos às causas do partido. Segundo previsões internas, a fatia da internet subiria para algo próximo a 20%. O governo diz que deseja ‘qualificar a audiência’, mexendo na forma de medir os acessos na internet”. Mas ela não deixa de evidenciar os temores da famiglia Frias, que presencia acentuada queda da tiragem do seu jornal – de mais de um milhão de exemplares nos anos 1980 para menos de 200 mil atualmente. A explosão da internet, entre outros fatores, seria uma das principais causas da decadência do jornalão.

Assinaturas canceladas

A outra nota foi publicada na quinta-feira passada (18) e representa mais um revés para a mídia impressa. Ela informa que “a Mesa Diretora da Câmara Federal, presidida por Eduardo Cunha (PMDB-RJ), decidiu cancelar as assinaturas de jornais e revistas, que geraram um custo de R$ 1,96 milhão no ano passado, de acordo com a Primeira Secretaria... O edital do contrato, firmado em 2010 e renovado até fevereiro deste ano, previa 621 exemplares do ‘Correio Braziliense’, 572 assinaturas da Folha, 377 de ‘O Globo’ e 259 de ‘O Estado de S. Paulo’, entre outros jornais. No caso das revistas, os maiores volumes de assinaturas eram de ‘Veja’ (416), ‘IstoÉ’ (233), ‘Época’ (161) e ‘Carta Capital’ (120)”.

A Folha tucana, que sempre se jactou de ser o jornal mais lido pelos parlamentares em Brasília, até tenta disfarçar o impacto da medida. Após festejar a eleição do golpista Eduardo Cunha para a presidência da Câmara Federal, ela agora se faz de vítima de perseguição política. “A decisão [de cancelar as assinaturas] ocorre em um momento em que o peemedebista é alvo de acusações de envolvimento no esquema de corrupção na Petrobras e após sofrer uma derrota na Câmara, com a vitória de Leonardo Picciani (PMDB-RJ) para líder do partido na Casa. Eduardo Cunha tem reclamado da atuação da imprensa na cobertura dos casos envolvendo seu nome”. Ou seja: a famiglia Frias engoliu o seu próprio veneno!

‘Folha’ morre de medo de Lula

Em recente texto de opinião assinado pelo próprio editor de “Poder” da Folha, Fábio Zanini, o principal diário brasileiro explicitou a sua tática de “sangrar” Dilma e “matar” Lula. O articulista não vacilou em escrever que “decretar o fim da carreira política de Lula é tentador”, mas confessou que a tarefa oposicionista não é tão fácil assim. Após lembrar que “Lula já foi dado como acabado pelo menos três vezes em sua longa carreira política e sempre ressurgiu para surpreender seus críticos”, ele analisa que a continuidade do ciclo político iniciado pelo líder petista dependerá da evolução da economia e dos próprios méritos do ex-presidente. De forma marota, ele dá a linha para a oposição partidária.

Para ele, Lula “mantém muito de seu status mítico dentro do partido. Tem recall, carisma e dois mandatos que nem os opositores mais ferozes negam que tenham sido bem-sucedidos. Ele conta, assim, com uma base sobre a qual concorrer em 2018, na hipótese de conseguir em algum momento parar de afundar. Num cenário de economia em alguma recuperação, ainda que tímida, teria uma chance de chegar ao segundo turno. E, daí, é uma eleição aberta”. Em outras palavras, a orientação para evitar uma quinta vitória do “lulopetismo” consiste em dois movimentos: desgastar o governo Dilma, inclusive no terreno econômico, e fazer de tudo para desconstruir o “mítico” legado de Lula.

Por que esta orientação tática é tão “tentadora” para a famiglia Frias? Por duas razões. A primeira é eminentemente política. Os barões da mídia não toleram sequer o “reformismo brando” dos governos Dilma e Lula e sonham com a volta dos neoliberais puros ao poder – com sua política de desmonte do Estado, da nação e do trabalho. A segunda componente é mais mesquinha, mercenária. Diante da grave crise que atinge o modelo de negócios da mídia tradicional, em decorrência da explosão da internet e da perda acentuada da sua credibilidade, eles contam os dias para o retorno ao Palácio do Planalto dos seus amigos demotucanos – que retribuiriam a gentiliza com publicidade, isenções, empréstimos e outras mutretas. Eles se recordam de FHC, o grande amante dos barões da mídia!

Fonte: Debate Progressista