Homenagem - Dia do Trabalhador

José Reinaldo diz que Roseana humilhou Luis Fernando

Por José Reinaldo Tavares
O lançamento da candidatura de Edinho Lobão ao governo do Maranhão parece guardar muita semelhança a de um “balão de ensaio”, daqueles que são lançados no meio de uma crise para saber se a pretensão tem condições de se afirmar ou não. Não dá para pensar diferente, pois nunca antes nesse estado, quiçá no país, tivemos a desistência de uma chapa majoritária toda, candidatos a governador e senador, exatamente por ocasião da data legal limite para sair do governo e se tornar pré-candidato.
roseana-e-luis-fernandoFoi em termos metafóricos a explosão de uma bomba, causada exatamente por quem deveria estar comandando o processo político de escolha das candidaturas por parte do grupo Sarney. E tal processo foi tão alucinado que o então candidato ao governo saiu do governo para nada. O único que – por sorte – parece que se saiu melhor na história foi o sacrificado vice-governador, que teve que deixar o cargo para que Roseana pudesse alçar o seu atribulado candidato ao governo, por meio de eleição indireta a ser conduzida pelos deputados na Assembleia Legislativa.
Mas como não “combinaram com os russos” e não seguiram a lição do craque Garrincha, ela não pôde cumprir o seu plano. Isto se deu mais por incompetência e inapetência do que por outra causa qualquer. Sobrou para todo o seu grupo político que, de uma hora para outra, estavam envolvidos em um verdadeiro buraco negro. As promessas evaporaram, aliás, como sempre.
O que fazer então? Como manter a serenidade no meio da desordem política? Apelaram para Lobão, que nem pensava mais em qualquer possibilidade de ser chamado, de tanto que foi tão hostilizado pelos Leões e tratado sem o mínimo respeito. Mas enfim o senador José Sarney resolveu recorrer a “sua turma”, chamando Lobão e João Alberto para evitar a debandada geral. Lobão não mais poderia mais ser candidato, pois não se desincompatibilizara na data legal. João Alberto, depois de tanto tempo perdido, desdenhou da possibilidade de ser um candidato competitivo àquela altura.
Eis que, para atender o desejo de José Sarney de colocar Lobão na campanha, nasceu a candidatura de Edinho Lobão. Agora vejam que no momento essa candidatura é para valer, mas poderá não ser no final de junho, que é a data limite das convenções partidárias que definem os candidatos. Se assim acontecer, pelo menos terá servido para animar a turma com a possibilidade de aparecer uma “ajuda de campanha”.
Contudo, se o balão não subir o necessário, é possível imaginar mais uma troca geral de candidatos no seio do governo e nesse caso Edinho Lobão iria disputar o senado e João Alberto receberia a missão de ser o candidato governista ao Palácio dos Leões.
Esse é o jeito deles. O que importa é o poder. Lembremos o passado recente em que o candidato Luiz Fernando – “metido num azougue” – não parava em canto nenhum, fazendo visitas a vários municípios por dia e sempre assinando ordens de serviço de obras. Ainda tentei alertá-lo sobre seu grupo, dizendo que ele não seria o candidato e que seria substituído, mas ele, crédulo, ficava muito zangado comigo e descarregava sua raiva me insultando em seus pronunciamentos. Deu no que deu. Aliás, fiquei sabendo que todas as empresas que estavam trabalhando por conta das ordens de serviço que ele assinou já abandonaram as obras.
Mas, voltando ao assunto, na apresentação do novo candidato, ocasião na qual Luiz Fernando fez muito bem em não ir, a sua patronesse, Roseana Sarney, o humilhou ao extremo ao dizer que o candidato “natural” do grupo sempre fora Lobão – o pai, evidentemente – mostrando toda a crueza das ações do grupo e o modo como fazem política. Descartam qualquer um, com crueldade, quando não lhes são mais úteis.
E o novo candidato que abra o olho, pois a mesma governadora (que diga-se de passagem nunca morreu de amores por eles – a família Lobão) avisou duramente: “Edinho Lobão não é o meu candidato. É candidato do grupo”. Verdadeiro aviso aos navegantes. Mais claro impossível. Os Lobão que se virem com a classe política. Deu para entender?
Nesse ínterim, no entanto, nada disso estancou a debandada dos mais independentes em direção à candidatura oposicionista ao cargo de governador. E nesse fluxo, Flavio Dino passou dos 60 por cento de intenção de votos. Esse é o panorama. Semana passada estive na região tocantina e a rejeição ao candidato governista é enorme. Fiquei impressionado.
Mudando de assunto, o ministro Lobão, que comanda um dos mais importantes ministérios do país, o de Minas e Energia, mesmo não tendo em sua formação maior alinhamento com o tema (embora tenha tido algo mais importante: a indicação do senador José Sarney), meteu o setor elétrico em grande crise. A crise é tão grande que três dos cinco diretores da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – órgão que não faz parte do governo, pois é um órgão do mercado de energia destinado fazer o registro e compensação das diferenças entre os compradores e vendedores do mercado – foi praticamente obrigada pelo governo a tomar um empréstimo enorme de 11,2 bilhões de reais. Tal empreitada se deu com o objetivo de socorrer as empresas de energia elétrica, praticamente falidas pelo populismo eleitoreiro do governo. É uma medida de desespero, pois a Câmara não tem lastro financeiro para receber o empréstimo, e, revoltados, três dos cinco conselheiros pediram demissão e ainda não foram substituídos. Tudo isso é uma manobra para evitar que a conta de energia suba antes da eleição, mas essa conta terá que ser paga a partir do ano que vem e o consumidor que não tem nada a ver com o descontrole total do setor, mas é quem terá que pagar a lambança.
Os reservatórios chegarão ao final do ano quase secos. Se tivermos muita sorte e, ainda que fora do período chuvoso, passar a chover muito daqui para frente, talvez possamos escapar do racionamento previsto. Não escaparemos, contudo, da perspectiva de existência de uma bomba fiscal e financeira para desarmar. A crise está instalada, a solução é dificílima e a fatura será cobrada do ministro Lobão pela presidente, com culpa ou sem culpa.
Enquanto isso, mudando de assunto novamente, aviso que o surpreendente escândalo dos precatórios está apenas começando. É gigantesco. E por si só poderá explicar muita coisa anormal que aconteceu neste ano…
E por falar em surpresas – negativas, claro – o governo Roseana continua na sua saga de nos surpreender a cada semana. Estudantes me contaram em Imperatriz que foram fechados oito escolas estaduais na cidade. Alguns tradicionais, enormes, como o Amaral Raposo. Grande parte deles funcionava também à noite, fato que torna a interrupção de suas atividades algo extremamente prejudicial aos trabalhadores que fazem suas atividades laborais durante o dia e têm apenas o período noturno para estudar. É revoltante a irresponsabilidade do governo de Roseana Sarney.
Para finalizar, estive sábado em Timon, onde recebemos Flávio Dino e Eduardo Campos, respectivamente, pré-candidatos a governador do Maranhão e a presidente da República. Ambos foram muito aplaudidos pela enorme plateia presente. Eduardo levou-os ao delírio quando, em seu competentíssimo discurso, disse: “Eu serei presidente da República e respeitarei, sim, o presidente Sarney, mas no meu governo ele vai ser oposição nos quatro anos, porque acho que o Brasil precisa de um presidente que olhe no olho de cada um e diga: a fartura de Brasília acabou”.
Enquanto isso, vamos só comparando os governos de Roseana e de Dilma Rousseff. É lamentável perceber que estão cada vez mais parecidos e nada têm para mostrar…

Eliziane Gama anuncia hoje o apoio a Flávio Dino

A deputada estadual Eliziane Gama (PPS) anuncia hoje aquilo que sempre todo mundo desconfiou ou tinha certeza: seu apoio ao pré-candidato a governador, Flávio Dino.
Ela, assim, encerra todo o período de enganação quanto à sua falsa postulação de pré-candidata à sucessão da governadora Roseana Sarney. Vai mesmo disputar uma vaga de deputado federal.
Enganou uma legião de pobres coitados, incluindo os evangélicos, de que seu desejo de ser a governadora do Maranhão era verdadeiro. Como protestante deu um péssimo exemplo e o pior dos pecados: a mentira. Aliás, por que os protestantes mentem tanto?
A parlamentar quer ser mesmo prefeita de São Luís. E só vislumbra essa possibilidade se Flávio Dino for governador do Maranhão para que ela seja a vice de Edivaldo Holanda Júnior em 2016.
Do Luís Cardoso

Cerca de 14 pessoas, a maioria crianças e adolescentes, morrem em acidente na MA 303 em Bacuri

Do Top C
Foto reprodução: Gilberto Leda
Foto reprodução: Gilberto Leda
Uma tragédia aconteceu no início da noite desta terça-feira na MA 303 entre os municípios de Bacuri e Apicum-Açu.
Uma caminhonete D 20 que transportava alunos da escola municipal Cristino Pimenta, em Bacuri para o Povoado Madragoa, bateu num caminhão carregado de pedra e saiu da rodovia caindo num abismo.
Cerca de 14 pessoas, entre elas, adolescentes e crianças e mais o motorista morreram na hora. Diversas ambulâncias foram disponibilizadas para a o local para ajudar no transporte de feridos, que ainda não foram contabilizados. O veículo transportava na carroceria cerca de 25 pessoas a maioria estudantes da escola.
As vítimas estão sendo conduzidas para a Santa Casa de Cururupu.
Esta tragédia lamentável serve para mostrar a triste situação de crianças que precisam de um transporte digno para chegarem às salas de aula no interior do estado e terem acesso à educação que lhes é de direito.
E agora quem vai responder pela morte desses inocentes ninguém sabe.

Peça achada no Pará é lixo espacial que caiu no Atlântico, diz agência

Do G1, em São Paulo

Pedaço de material que seria de fuselagem de foguete espacial foi encontrado em localidade do Pará (Foto: Tarso Sarraf/Estadão Conteúdo)

Moradores da cidade de Salinópolis, a 293 km de Belém (PA), encontraram nesta segunda-feira (28) um pedaço de fuselagem que caiu de um veículo espacial lançado do Centro de Kourou, na Guiana Francesa. De lá, decolam diversos foguetes que integram missões da Agência Espacial Europeia, a ESA.

Segundo a Agência Espacial Britânica (UK Space Agency), trata-se de um pedaço do foguete Ariana 5 ECA, que levou ao espaço, em julho de 2013, o satélite Alphasat – o maior e mais sofisticado equipamento de telecomunicações da Europa (veja o vídeo do lançamento).

Ainda segundo a agência, a peça teria caído no Atlântico e, em seguida, "flutuado para o interior".

As imagens mostram moradores e bombeiros retirando o lixo espacial de dentro da água. É possível observar diversos logotipos de organizações nas peças, entre eles o da UK Space Agency.

Em outra foto, há uma placa de identificação com a descrição “propriedade da Arianespace”, consórcio ligado ao Centro Nacional de Estudos Espaciais (CNES), nome oficial da agência espacial francesa.

Essa companhia, que tem dez países como acionistas, produz, opera e comercializa os foguetes espaciais “Ariane”, cargueiros com diversas funções, entre elas, a de levar suprimentos para astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

    Descrição em parte de peça encontrada por pescadores no Pará (Foto: Tarso Sarraf/Estadão Conteúdo)
    Após lançamento, material caiu no mar e se deslocou até o vilarejo de pescadores; peça é do foguete Ariane 5 ECA, que decolou da base na Guiana Francesa em julho de 2013 (Foto: Tarso Sarraf/Estadão Conteúdo)

CNT/MDA: Dilma tem 36%; Aécio, 21% e Campos, 11%


Fernanda Calgaro
Do UOL, em Brasília

A menos de seis meses das eleições, a presidente Dilma Rousseff (PT) se mantém na liderança da disputa pelo Palácio do Planalto, segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira (29) pela CNT (Confederação Nacional do Transporte), realizada pelo instituto MDA.

No cenário com oito candidatos disputando o pleito, Dilma lidera as intenções de voto, com 36,4%; e é seguida pelo senador Aécio Neves (PSDB), com 21,2% e pelo ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB), que tem com 11,1%. Os outros candidatos seriam Magno Malta (PR), com 0,6% dos votos; Pastor Everaldo (PSC) com 0,4%; Randolfe Rodrigues (PSOL) com 0,4%; José Maria Eymael (PSDC) com 0,4% e Levy Fidelix (PRTB) com 0,3%. Nesta situação, brancos e nulos somam 19,0% e o percentual dos que não sabem ou não responderam é de 10,2%.



Intenção de voto

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA


Passe o mouse nas datas e veja mais detalhes


07 NOV
2013
18 FEV
2014
29 ABR
2014
0%5%10%15%20%25%30%35%40%45%50%
21%
36%
11%
MDA / CNT

No cenário com apenas três candidatos (Dilma, Aécio e Campos), Dilma caiu 6,7 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior e tem agora 37,0% das intenções de votos (ante 43,7% em fevereiro).

Tanto Aécio quanto Campos registraram aumento nas intenções de voto neste cenário. Se o pleito fosse hoje, o senador tucano receberia 21,6% (contra 17% na pesquisa anterior), e o ex-governador de Pernambuco, 11,8% (9,9% em fevereiro).

O número de brancos e nulos chegou a 20,0% nesse cenário, e 9,6% dos eleitores não souberam ou não responderam. Neste cenário, nenhum candidato pequeno foi incluído na sondagem.

Segundo turno e pesquisa espontânea

Se a disputa chegar ao segundo turno, Dilma venceria o Aécio com 39,2% (em fevereiro tinha 46,6%) contra 29,3% (ante 23,4%). Se a disputa fosse com Campos, Dilma teria 41,3% (em fevereiro, tinha 48,6%) e Campos 24% (tinha 18% em fevereiro).

Nesses dois cenários, Dilma diminui a vantagem de Dilma no segundo turno em relação aos dois candidatos em relação à pesquisa anterior, de fevereiro. 

Na intenção de voto espontânea para presidente, quando não são apresentados os nomes dos candidatos, Dilma também aparece em primeiro lugar, com 20,5% (ante 21,3%, em fevereiro), mas seus adversários cresceram. Aécio está em segundo lugar e tem agora 9,3% (contra 5,6%) e Campos, 3,6% (contra 1,6%), aparecendo em quinto lugar.

Lula também foi lembrado por 6,5% (contra 5,6% antes), ficando em terceiro lugar, e Marina Silva (PSB), que já anunciou que sairá como vice na chapa com Campos, recebeu mais do que ele: 4,5% (3,5%).

Em todos os cenários analisados pela pesquisa, não é possível afirmar que Dilma venceria já no primeiro turno. "A questão do segundo turno ainda está indefinida, mas com sinalização de crescimento de votos para a oposição", disse Bruno Batista, diretor-executivo da CNT.

Batista avaliou que "houve uma queda geral na avaliação do governo". "A grande inovação dos dados foi que mostraram, pela primeira vez, uma arrancada mais forte da oposição. Houve uma migração forte da Dilma para Aécio e Campos", afirmou.

Segundo ele, os pontos que explicam a queda da Dilma dizem respeito a uma queda geral nos índices sociais, como saúde, renda e emprego, além da associação da presidente em relação à polêmica da Petrobras e da percepção de alta na inflação.

No total, foram entrevistadas 2.002 pessoas, em 137 municípios de 24 unidades federativas das cinco regiões, entre os dias 20 e 25 de abril.

A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-00086/2014.

Sete cidades receberão Diálogos pelo Maranhão neste fim de semana

O Movimento Diálogos pelo Maranhão estará em sete cidades no oeste maranhense neste fim de semana. Coordenados por Flávio Dino, os eventos seguem ouvindo a população, lideranças políticas, movimentos sociais, sindicais, religiosos, empresariais, políticos e populares para construção de um novo modelo de desenvolvimento social e econômico do estado.

Em 12 meses, o Diálogos pelo Maranhão já percorreu mais de 100 municípios de todas as regiões do estado, discutindo propostas que resultem na superação dos índices sociais. As primeiras 53 propostas que surgiram durante o movimento já foram apresentadas e compõem as diretrizes para formulação do Plano de Governo de Flávio Dino.
Esta semana, os debates começarão por Turiaçu na próxima sexta (2), às 11h; seguem para Maracaçumé, às 16h, e em Centro Novo, às 19h. No sábado (3), a programação inicia por Luís Domingues, às 9h, depois será em Godofredo Viana, às 11h, segue para Cândido Mendes, às 15h. A programação do fim de semana se encerra em Boa Vista do Gurupi, às 18h. O evento passará por estas cidades para conversar com a população e buscar soluções para os problemas que apresentados pela região.

Ricos contra o PT. Por quê?


Por Fonseca Neto
Diário do Povo/Teresina

Tudo começa na perversão ideológica cuidadosamente produzida e disseminada por ricos (e metidos a rico) que afirma que pobre no Brasil “é pobre porque não trabalha”.

Analisando a última pesquisa Datafolha sobre intenção de votos para presidente, o diretor-geral desse Instituto, Mauro Paulino (13/04, p. 6), chamou a atenção para o que denomina eleitores “causa perdida” para Dilma Rousseff. Trata-se do não apoio à candidata petista pela maioria dos eleitores considerados “escolarizados e de renda acima da média”; ricos para os padrões brasileiros, digo eu. Diz Paulino ser a “classe média tradicional das grandes cidades”. E os que seguem seu pensamento e forma de agir - acrescento eu.

Essa pesquisa, como tantas anteriores, não revela nenhuma novidade, porque basta andar por aí para se notar evidências disso. Ou nem andar, porque o midião empresarial-monopolista que veicula a fala e os valores dessa chamada “classe rica”, faz a manifestação de desapreço e até de desafeição à presidente e a seu Partido de maneira sistemática e antidemocrática.

Por que essa parcela enriquecida da população devota tanto ódio ao PT e à presidente petista do Brasil? Falhas na condução administrativa? Juros altos na economia? Corrupção? Alianças políticas para se manter no poder? Nada disso faz rico repudiar PT, Dilma, Lula etc. O ódio tem outra origem –na identificação desse Partido e dessas lideranças com gente pobre, sobretudo no diz respeito a algumas ações que favorecem a inclusão social da parcela da população trabalhadora historicamente alijada. Falamos algumas opções, porque o PT – tirante o fim da fome e a empregabilidade ampla decorrente de sua política econômica – nem ensaiou mexer na estrutura econômica e política herdada de séculos e que, no Brasil, sempre beneficiou os ricos. A raiva contra pobre se manifesta como hediondo preconceito.

E por que rico, ou quem se pensa e acha como tal, tem tanto preconceito em relação a pobre? É só estudar a história do Brasil e identificar as maneiras de pensar e agir, por exemplo, de colono branco, europeu, em relação a índio e a negro. Quando Pedro Cabral e Pero Caminha viram os aborígenes pela primeira vez, em Pindorama, que pensaram e disseram, entre outras coisas? Eles podem servir a nós como escravos... Aliás, trouxeram uma autorização do papa para assim agirem.

Os ricos (e metidos a rico) enxergam o pobre como aquele que deve ser seu escravo. Os ricos (ou metidos) querem ser os amos e sua ideologia é a do capataz de chicote à mão. Ainda prevalece o comportamento do empresário e do chefe de repartição pública que exige de empregados se comportem em relação a eles

como devedores de um favor e não como sujeitos de um direito. Essa perversão cultural tem origem na diferenciação das classes sociais. É o peso sombrio de quatrocentos anos de escravidão e iniquidades correlatas.

As políticas compensatórias do PT no poder que estão eliminando a fome, como parte de uma política econômica que vem garantindo ampla empregabilidade de pobres, que mudam de vida rapidamente, são os pontos mais odiados pelos ricos (e metidos). Por quê?

Fala Paulino nos “escolarizados”. “Classe” escolarizada? Esta condição, no Brasil, no limite, faz é ajudar a ser intolerante, a ser instrumento aperfeiçoado de exclusão: estou falando da “escola” brasileira que “serve”, “escolariza”, essa “classe média tradicional”, a qual é uma fábrica de descolados/desescolarizados sobre a vida dos pobres.

“Classe média”, sim; “escolarizada”? Sim. Mas não esclarecida. Até aferrada a alguns valores da chamada modernidade, mas doentiamente mergulhada, aguilhoada, em formas de pensar e agir socialmente equivalentes ao tempo da treva e da servidão. Por exemplo: tem raiva de ver pobre comendo; com uma roupinha mais na moda; comendo uma pizza com a família... Num shopping? Essa “classe média” que se acha a tal fica roxa de raiva de v. pobre e pardo andando nesse ambiente.

Há gente mais “equivocada” que essa? Sempre é possível: os que se fazem servos voluntários dessa ideologia esquisita liberal-escravista. E quem foi mesmo que falou em neovideotas? webfascistas?

Será outro o Brasil em que alguém não seja pobre por que trabalha.

Fonseca Neto é historiador, escritor, professor, advogado e membro da Academia Piauiense de Letras. É natural de Passagem Franca - Maranhão.

Sebastião Madeira irá declarar apoio a Flávio Dino

Roberto Kenard

Fonte que não costuma falhar em suas dicas acaba de me ligar e garantir que o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira (PSDB), lhe disse que irá declarar apoio ao pré-candidato a governador Flávio Dino (PCdoB). Madeira, no dia seguinte à saída de Luís Fernando (PMDB) da disputa, declarou que ali acabava seu compromisso. O prefeito de Imperatriz e a família Lobão não se cheiram, e Edinho Lobão, sobretudo, não tem o apreço da família de Madeira.

A vinda do senador e pré-candidato a presidente da República Aécio Neves ao Maranhão está prevista para o dia nove de Maio, quando será fechada publicamente a aliança entre o PCdoB e o PSDB. Madeira, segundo a fonte, pretende declarar apoio a Dino aí por volta do dia seis.

Enquanto escrevo esta notícia, o prefeito Sebastião Madeira se encontra reunido com a governadora Roseana Sarney (PMDB). Minha fonte afirma que não vê como a governadora consiga mudar a decisão de Sebastião Madeira.

Dia de encontros

Hoje o ex-prefeito de São Luís, João Castelo (PSDB), esteve reunido com o senador Aécio Neves. Castelo foi ao encontro na companhia da filha, deputada estadual Gardênia Castelo. Assunto do encontro: Castelo deseja que o PSDB, mesmo coligado com o PCdoB, que já tem o vice-prefeito de São Luís Roberto Rocha como candidato ao Senado, abra espaço e o apoie justo na disputa pelo Senado.

O pré-candidato a governador Flávio Dino também tinha um encontro hoje, só que no Rio de Janeiro, com o ex-ministro e presidente do PDT Carlos Lupi.

Equivocadamente, em 2012, para eleger Edivaldo Holanda Júnior (PTC) prefeito de São Luís, Dino ofereceu a vaga de vice em sua chapa ao PDT. Acontece que Dino tratou de reparar o erro e se aliar com o PSDB, oferecendo justo a vaga de vice.

Dino foi ao encontro de Lupi para dizer qual será a participação do PDT caso ele (Dino) vença a eleição de governador.

Até o momento não tenho notícias sobre esses dois encontros. Fica para mais tarde.

Do Blog do Abel Carvalho

PPS de Bacabal vai apoiar Flávio Dino

Foto pps
Rogério Santos, César Brito e Reginaldo do Posto.
Do blog do Abel Carvalho

Integrantes do Partido Popular Socialista de Bacabal (PPS) passaram todo o final de semana discutindo quais os rumos que a legenda tomaria no tocante às eleições desse ano. E concluíram que irão apoiar o nome do ex-presidente da Embratur, ex-deputado federal e ex-juiz federal Flávio Dino de Castro e Costa como candidato ao governo do estado.

O núcleo duro do partido em Bacabal, formado pelos vereadores Rogério Santos e Reginaldo do Posto, além do presidente da comissão executiva provisória municipal, empresário César Brito, decidiu pelo apoio direto a Dino por não acreditar no futuro da pré-candidatura do próprio partido, atualmente empreitada pela deputada estadual Eliziane Gama.

Os socialistas bacabalenses deliberaram ainda no final de semana que o partido lançará um nome para a disputa proporcional que represente o município de Bacabal. Não decidiram ainda, porém, se esse nome tentará a eleição como deputado federal ou estadual.

Está quase certo, no entanto, que a escolha recairá sobre os ombros do presidente da comissão provisória municipal, empresário César Brito. Brito já almeja há algum tempo lançar o seu nome dentro do contexto político do município. Contudo, vem adiando esse projeto a pelo menos duas eleições. César Brito é também bastante ligado a Flávio Dino e se coloca como um dos coordenadores da campanha do líder comunista em Bacabal.

Os vereadores Rogério Santos e Reginaldo do Posto foram eleitos na antiga coligação liderada pelo deputado federal José Vieira Lins. A coligação foi derrotada pelo atual prefeito de Bacabal, pecuarista José Alberto Oliveira Veloso, mas tanto Rogério quanto Reginaldo hoje fazem parte da Bancada do governo na câmara municipal de Bacabal.

Os dois vereadores socialistas e o presidente da comissão provisória garantem que a decisão que tomaram é fruto de consciente avaliação do atual quadro político e que a mesma é definitiva.

A Nova Eugenia de Lobão Filho choca ainda mais porque ele de fato acredita nela


Por Lígia Teixeira

Edinho Lobão em entrevista à edição de ontem (27) do Jornal O Imparcial. O grave é que ele de fato acredita no que fala.

Como era de se esperar, começa a repercutir mal a fala do pré-candidato ao governo do Maranhão Edison Lobão Filho em entrevista ao Jornal O Imparcial deste domingo. Lobão disse com todas as letras que ele e sua família tem genética superior aos demais maranhenses.

Edinho Lobão já havia dado sinais claros de que vê o Maranhão como uma espécie feudo dinástico-familiar, desde a estapafúrdia inserção do PMDB na qual diz com todas as letras que médicos, juízes, professores e afins não teriam o direito de disputar um cargo eletivo no estado.

A declaração dada ontem ao Jornal O Imparcial, no entanto, escancara de maneira aviltante como o filho do ex-governador Edson Lobão vê a si e ao povo do estado. Não se trata de uma mentalidade inventada pelo senador sem voto, mas de uma velha conhecida forma de pensamento das elites tradicionais do país.

A Eugenia, termo criado na segunda metade do século XIX, surgiu para propagar ao mundo a ideia de que alguns indivíduos, por suas características físicas e principalmente étnicas eram melhores do que outros. O termo foi usado durante muitos anos para justificar a discriminação racial e a xenofobia a partir de critérios genéticos. Após o uso indiscriminado da eugenia, sobretudo nas ações de terror do Nazismo – a época da segunda guerra mundial – a ideia existência de uma raça superior a partir da genética, foi banida dos estudos biológicos e sociológicos.

Mas eis que no Maranhão dinástico das famílias Lobão e Sarney, novamente nos deparamos com o horror da mentalidade eugênica. E a nova eugenia propagada por Lobão Filho choca mais, sobretudo porque ela é a representação de uma crença que ele e seus aliados verdadeiramente alimentam, daí a convicção de que sua fala de fato empolga os aliados. Durante o lançamento de sua pré-candidatura ao governo, Lobão Filho tinha ao lado a companhia da governadora Roseana Sarney, também filha de um ex-governador, que controla o Estado, como vocês estão carecas de saber, há quase meio século.

Moral da história: a falta de alternância de poder no Maranhão chegou a tal ponto que incutiu na mentalidade das famílias que por hora mandam Estado, a ideia de que devem permanecer no poder porque se sentem verdadeiramente melhores do que todos os demais maranhenses.

Ministério Público manda Secretário de Saúde de Tuntum mudar o motorista que levava pacientes para Caxias

Ofício do MP recomendando a troca do motorista que tem conduzido os doentes renais a Caxias

O Secretário Municipal de Saúde de Tuntum, Marcos Carvalho, procurou,  na tarde de hoje(28),  a redação do Bate Tuntum para comunicar que o Ministério Público encaminhou a sua secretaria o Ofício de nº 056/2014 - PJT recomendando a troca do motorista do veículo que tem levado os pacientes renais para a cidade de Caxias por conduta inadequada  e a quebra constante do veículo na condução dos doentes.

Marcos Carvalho foi indagado sobre os procedimentos administrativos que serão tomados nas próximas horas para a recomendação do MP e ele afirmou que já repassou o problema para o Prefeito Cleomar Tema que deverá dar uma  solução para o caso.

O Secretário de Saúde de Tuntum disse, ainda, que o veículo foi contratado para conduzir os pacientes renais para o tratamento de hemodiálise em Caxias e que vem sendo pago regiamente todos os meses por esta prestação de serviço e que a responsabilidade de manutenção e tratamento dos doentes é de exclusiva responsabilidade do motorista/proprietário do veículo,  não imputando sobre o  secretário/secretaria nenhuma responsabilidade, afirmou Marcos Carvalho.

O titular da Secretaria de Saúde de Tuntum encerrou a comunicação ao Bate Tuntum dizendo ainda que a  condução dos doentes renais do município não sofrerá descontinuidade e uma solução definitiva para cumprir a recomendação do Ministério Público será tomada nas próximas horas, confirmou o secretário.

Deu na Folha: Lobão teve encontro secreto com lobista preso

Blog do Garrone/Jornal Pequeno

O ministro das Minas e Energia, Edson Lobão, recebeu o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, lobista preso por suspeita de ser sócio de um esquema bilionário de lavagem de dinheiro. O encontro aconteceu este ano e não constava da agenda oficial do ministro. O jornal Folha teve acesso a troca de mensagens do lobista em que confirmou o encontro.
doleiro folha 1O objetivo do encontro, segundo o jornal, seria estimular a presença de uma empresa chinesa, a Sinopec, nas obras da refinaria Premmim II, a ser construída no Ceará. As obras da refinaria Premmium I, que ainda não saíram da terraplanagem, devem ser investigadas pela CPI da Petrobras.
doleiro folha 2O lobista Paulo Roberto Costa seria sócio do doleiro Alberto Youssef, que apareceu em meio a conversas telefônicas tratando da negociação do pagamento de precatórios (dívidas antigas) do governo do Maranhão à empresa Constran. A dívida, que supera R$ 110 milhões, refere-se a serviços de terraplanagem e pavimentação da BR-230 contratados na metade da década de 1980

A revista Época publicou um email interceptado pela Polícia Federal que mostra envolvimento de Alberto Youssef na negociação. No dia 10 de dezembro do ano passado, o diretor financeiro da UTC, empresa que controla a Constran, Walmir Pinheiro, encaminha uma mensagem para Youssef e para o diretor financeiro da Constran, Augusto César Ribeiro Pinheiro, cujo título era “Precatório MA”. Walmir Pinheiro parabeniza os dois pela “concretização do acordo com o gov. MA”. E ainda enaltece a conquista em razão da dificuldade em alcançá-la: “sei perfeitamente o quanto foi duro fechar esta operação, foram quase 6 meses de ida e vinda”, afirma Pinheiro. A dívida do Maranhão com a construtora estava na Justiça há mais de 20 anos.

Foragido em Tocantins é preso após pedir carona à polícia no Maranhão


Aliny Gama
Do UOL, em Maceió


Um homem que era foragido da Justiça em Tocantins foi preso neste sábado (26) após pedir carona à polícia no Maranhão. Segundo a PRF (Polícia Rodoviária Federal), Wesley Fernandes de Almeida, 39, estava parado no quilômetro 156 da BR-010, no município de Porto Franco (a 696 km de São Luís), pedindo carona, e não se intimidou ao receber ajuda a um carro da polícia para seguir viagem.

Antes de dar a carona, policiais pediram o documento de identificação de Almeida, consultaram a situação dele no Infoseg (Sistema Unificado de Informações de Segurança Pública) e descobriram que ele estava foragido acusado de furto qualificado, na cidade de Guaraí (a 190 km de Palmas).

Almeida foi detido e levado para a delegacia de Porto Franco, onde está preso a disposição da Justiça do Tocantins, que deve definir a transferência dele para uma unidade do sistema penitenciário do Maranhão.

Segundo a polícia, o acusado ainda tentou negar o crime, dizendo que deveria ser outra pessoa com o mesmo nome, mas acabou confessando.

Propostas para um Maranhão de Todos Nós



Por Flávio Dino
Artigo publicado no Jornal Pequeno deste domingo (27) 

Esta semana que passou, o movimento Diálogos pelo Maranhão mostrou à sociedade as primeiras 53 propostas que compõem o nosso Programa de Governo. Fiz a apresentação em uma entrevista coletiva, ao lado de vários companheiros do movimento suprapartidário que busca encontrar soluções para os problemas do nosso estado. As propostas nasceram da reunião de mais de 30.000 pessoas, em 12 meses de seminários, entrevistas e plenárias setoriais.

Todos sabemos que o Maranhão possui grandes riquezas. Tem recursos naturais abundantes, água e energia. Possui posicionamento geográfico estratégico e privilegiado em relação às grandes rotas do comércio internacional, próximo aos Estados Unidos e à Europa, bem como ao Canal do Panamá, que dá acesso à China e ao Japão. Além disso, nosso estado possui belas paisagens e diversidade cultural, o que nos dá um gigantesco potencial turístico, como pude mais uma vez confirmar ontem, visitando Tutóia e Paulino Neves.

Mas há uma contradição gigantesca entre todas essas riquezas e nossos índices sociais, que, invariavelmente, frequentam a última ou penúltima posição de todos os rankings do país. A causa dessa contradição está em um sistema político concentrador, que suga as riquezas de nosso estado em tenebrosas transações que rotineiramente frequentam o noticiário nacional, a exemplo da prisão do doleiro Alberto Youssef em um hotel de São Luis.

Para um problema político, a solução só pode ser política. Como nos ensina o grande militante social Manoel da Conceição, no livro Chão de minha Utopia, devemos buscar "o enfrentamento dos problemas a partir do encontro prático com a realidade”.

Em direção à superação da contradição acima apontada, mergulhamos no "encontro prático com a realidade", produzindo como resultado o texto disponível no endereço eletrônico www.dialogospelomaranhao.com.br. Esse texto, como registrado em sua abertura, é “muito mais do que a soma de letras reunidas em uma folha de papel. Ele não foi escrito apenas com tinta, nem é produto apenas de um discurso racional sobre o Maranhão. Cada linha foi tecida por muitas mãos, com fios chamados ESPERANÇA. Ouvimos as atuais gerações de maranhenses, mas também a reverberação das vozes dos que nos antecederam nessa luta e deixaram um legado com o qual aprendemos e ao qual reverenciamos.”

Dentre as propostas, destaco o Mais Médicos Maranhão, que visa combater, de modo duradouro, a falta desses profissionais de saúde em nosso estado, com mais vagas e mais cursos de medicina, além da implantação da carreira de Estado para os médicos e de bolsas complementares no PROVAB (em todas as áreas: medicina, enfermagem, odontologia etc).

Na área da segurança, propomos o programa Segurança para Todos, com a duplicação da força policial e ampliação dos direitos da categoria. Defendemos também a adoção de projeto já realizado com sucesso na Bahia e em Pernambuco, chamado de Pacto pela Vida, traduzido em um acordo multissetorial e na definição de metas de redução da criminalidade, com ênfase para crimes cometidos com violência.

No documento, falamos também dos programas "Água para Todos" e "Minha Casa Meu Maranhão", bem como dos caminhos para o crescimento de nossa economia e para o combate à corrupção. Convido a que todos visitem o site www.dialogospelomaranhao.com.br e contribuam com o aperfeiçoamento do nosso Programa de Governo.

Flávio Dino, foi juiz, deputado federal e presidente da Embratur entre junho de 2011 e março de 2014.