Címbalos, Natal, Artaud

Emerson Araújo 

Por Fonseca Neto/PiauíHoje.com


Neste tempo de Natal os signos e as palavras parecem sair e fluir em asas proféticas, esperançosas... Efêmeras, diluosas, parecem não sobreviver ao primeiro ar de sua imersão na matéria oxigenária.

E o tempo segue, alado que seja, preso em certa rigidez do imutável; mutante, porém, mundo atrás de mundo encaminhando a experiência, o acontecer irrepetível.

Diante de mim, agora, páginas poéticas do amigo estimado, Emerson Araújo, com quem divido, há quarenta anos, a dupla conterraneidade de maranho-piauiense. Emerson é poeta, professor na área de Português e Literatura, graduado na amada Universidade Federal do Piauí. Hoje vive, trabalha, arteia sua poemação, em Tuntum, no Maranhão central.

Por que Emerson neste instante? Para bolinar com sua poética, sua arte de ler essa espécie de palavreado em fluxos que foge na viragem do tempo como a essência perfumática sai do frasco que se destampa ao descuido de “gueixas” apressadas em dar o pescoço ao beijar sem frugalidade...

Vamos lá, Emerson, em seu Bônus de Natal. É tempo!

“Morte à reminiscência fugaz / Tão comum neste tempo de natal / E papai noel precisa de uma companheira de baby doll / E as cabras de outros apriscos ruminam, ruminam / E os cavaleiros partem no beijo de nuvens / Na doideira elétrica de Artaud”.

Quê?

Doideira de Artaud? Elétrica?

“Ah, tempo de escuridão e seus dezesseis movimentos / De frase dura, pedra desfeita na ação do esmeril / De eros farto em pele de avelã e aviamento / Farinha e café sobre a mesa de cristal e taça / Só a minha vertigem a traduzir-se / Numa parte que é transbordamento / Outra exclusão”.

“A primeira pessoa predomina nas folhas que rumorejam / E não quero saber da linguagem improdutiva / Nem no poema que se resolve a luz do olhar / Ou no sopro dos dedos que foi chacal e lobo voraz / O meu poema é minha fala e minha audição / O meu poema, antes, é nada, nada / E os cavaleiros partem no beijo de nuvens / Na doideira elétrica de Artaud”.

No beijo de nuvens?

Assim prefiro construir a sétima margem do rio flores / Sem ter horário fixo e londrino / O meu horário é o meu sertão / Sem neve cor de chumbo / A minha neve é a minha nódoa / E os cavaleiros partem no beijo de nuvens / Na doideira elétrica de Artaud”.

O poeta nessa aforística ruma em direção e já sob o reino da metáfora, que deglute a seco e regorgita, ardente, significada. Mas sua fala feita sua própria audição de si supera a fugacidade das reminiscências nataleiras.

Mas por que, fugazes, as nuvens haveriam de ser beijadas pelos cavaleiros? Responder a isso é sentir a poesia de Emerson a tirar fino na volúpia do anjo torturado Antonin Artaud – aliás, em sua lírica poetal militante, o nosso tuntunense encara o anjo torto piauilino... É sentir o Emerson construindo a sétima margem e contemplando a pedra a torrar sob a calidez sertã. Pedra que o esmeril do tempo não tornará pó para os tragos em natais travessos. “Nada”? Sua palavra é tudo.

Livro editado pela Quimera, de Teresina, e titula-se Címbalos, Lutas e Olhares. Sem propósito de brincar com jogo de palavras – já vimos que elas podem volver vingadoras –, nessa nova publicação o professor Emerson do Tuntum incorre em diversa cimbalada, flana sobre constelações de símbolos, cria o rio das flores para deflorar, doce bônus, as natálias além de míticas.

Eros farto? O poeta atravessa o corpo livro-poemado, e, extático, deixa-se atravessar, pela erótica força que previne as nervuras da alma de que a Eva iminente se faz a primeira maravilha de todo e insuspeito mundo. Mais que “alegorias de maçãs” a comer, “entre cálices de licor, nos labirintos de aurora”.

Sim, nosso poeta é um lutador necessário em meio às negatárias dos bolsinfames. Assim é um romântico, revolucionário, chacal ameno na trilha da loba, entre a utopia em cio e a ucronia insólita. Sediça.

O livro inclui ensaio crítico de alto valor sobre a obra, feito pela doutora Assunção Sousa, professora de Literatura, na Uespi. Amiga do poeta. E minha. 

FONSECA NETO, professor, articulista, advogado. Maranhense por natural e piauiense por querer de legítima lei. Formação acadêmica em História, Direito e Ciências Sociais. Doutorado em Políticas Públicas. Da Academia Piauiense de Letras, na Cadeira 1. Das Academias de Passagem Franca e Pastos Bons. Do Instituto Histórico e Geográfico do Piauí.

Governadores pedem prorrogação do estado de calamidade

Governadores de 17 estados pediram nesta sexta-feira, em ofício enviado a Jair Bolsonaro, a prorrogação do estado de calamidade pública por mais seis meses.

“Neste desafiador momento, em que vivenciamos o aumento do número de casos da doença com elevação da taxa de transmissibilidade em várias regiões brasileiras, alto percentual de utilização de leitos clínicos e de terapia intensiva, e crescimento diário do número de óbitos, faz-se necessário o reconhecimento de que o país ainda se encontra em estado de calamidade pública“, disseram.

Assinaram o documento os seguintes governadores: Wellington Dias (Piauí); Waldez Góes (Amapá); Rui Costa (Bahia); Camilo Santana (Ceará); Renato Casagrande (Espírito Santo); Ronaldo Caiado (Goiás); Flavio Dino (Maranhão); Mauro Mendes (Mato Grosso); Reinaldo Azambuja (Mato Grosso do Sul); Romeu Zema (Minas Gerais); João Azevedo (Paraíba); Ratinho Júnior (Paraná); Paulo Câmara (Pernambuco); Cláudio Castro (Rio de Janeiro; em exercício); Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte); Carlos Moisés (Santa Catarina); Belivaldo Chagas (Sergipe).

(O Antagonista)

Uma carta de Natal


Leia: João 1:1-14

…a Palavra se tornou ser humano […] e habitou entre nós […] E vimos […] a glória do Filho único do Pai. v.14


Todo Natal, um amigo meu escreve uma longa carta à sua esposa, revendo os acontecimentos do ano e sonhando com o futuro. Ele sempre lhe diz o quanto a ama e o porquê. Ele também escreve uma carta para cada uma de suas filhas. Suas palavras de amor se tornam um inesquecível presente de Natal.

Podemos dizer que a carta de amor original do Natal foi Jesus, a Palavra se transformou em carne. João destaca essa verdade em seu evangelho: “No princípio, aquele que é a Palavra já existia. A Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus” (v.1). Na filosofia antiga, logos significa palavra e sugere uma mente divina ou um preceito que o traz à existência, mas João expande a definição para revelar a Palavra como uma pessoa: Jesus, o Filho de Deus que estava “com Deus no princípio” (v.2). Essa Palavra, o “Filho único” do Pai, “se tornou ser humano” (v.14). Através de Jesus, a Palavra, Deus se revela perfeitamente.

Os teólogos lutam com esse belo mistério por séculos. Por mais que não possamos entender, podemos ter certeza de que Jesus, sendo Palavra, ilumina o nosso mundo sombrio (v.9). Se crermos nele, poderemos experimentar a dádiva de sermos os filhos amados de Deus (v.12).

Jesus, a carta do amor de Deus para nós, veio e fez a Sua morada entre nós. Ele é o maravilhoso presente de Natal! — Amy Boucher Pye


Do Pão Diário

PREFEITO ELEITO DE TUNTUM, FERNANDO PESSOA SE DESPEDE DA ASSEMBLEIA DECLARANDO VOTO EM ERLÂNIO PARA FAMEM

 

O deputado estadual Fernando Pessoa, prefeito eleito de Tuntum derrotando uma oligarquia local que manda no município a 28 anos, se despediu dos seus colegas de plenário nesta manhã de quarta-feira (16) prometendo não decepcionar seus conterrâneos e já anunciando seu alinhamento ao grupo político que apoia a reeleição do prefeito reeleito de Igarapé Grande, Erlânio Xavier, para a presidência da Famem.

Eleito deputado estadual em 2018, Pessoa deixa o parlamento estadual após cumpri apenas dois anos do mandato para comandar o município onde nasceu e, segundo ele, sonhava em ser prefeito. Já no discurso de despedida disse que vai focar na transição da gestão do atual prefeito Cleomar Tema que durante quase três décadas comandou o município, mas fez questão de dizer que é home de grupo e que seu grupo é do prefeito presidente da Famem.

“Aqui, agora, hoje, também quero declarar o meu voto e o meu apoio à Presidência da Famem, como prefeito eleito, quero dizer que estarei junto com o companheiro Erlânio Xavier, candidato à reeleição. Estarei com ele, em todos os momentos até o fim, porque tenho certeza que ele ainda será o melhor para a Famem, que ele ainda será o melhor para os prefeitos, nessa próxima gestão”, discursou.

Blog do Jorge Vieira

Yglésio avalia mudança na Assembleia

 


Assim como aconteceu com Eduardo Braide em 2016, o deputado estadual Yglésio Moyses (PROS) pode mudar de orientação política na Assembleia após as eleições municipais.

Uma foto tirada ontem no almoço com os três deputados da oposição – César Pires (PV), Wellington do Curso (PSDB) e Adriano Sarney (PV) – é um indicativo da mudança de Yglésio.

Não se sabe ao certo o que ocorreu nos bastidores para que o parlamentar do PROS tomasse essa decisão. Um dos melhores defensores das pautas do governo na Assembleia, Yglésio avalia agora ser mais crítico ao Executivo.

Ele tem até a próxima semana para anunciar se irá ou não compor algum bloco de oposição.

É aguardar para ver.

Marrapá

Fernando Pessoa é diplomado prefeito de Tuntum

Em uma cerimônia restrita por conta do COVID-19 realizada nesta quarta-feira (16), na Câmara Municipal, o prefeito eleito de Tuntum, Fernando Pessoa e o vice-prefeito Nelson do Nanxi foram diplomados pela Justiça Eleitoral.

O jovem Fernando Pessoa de 29 anos derrotou uma oligarquia que comandava o município a 28 anos.

Fernando Pessoa lembrou que o povo confiou-lhe o desafio de transformar a cidade depois da consumação da queda de uma oligarquia que comandou a prefeitura por 28 anos. “Hoje me sinto mais forte e completamente preparado para desafios maiores”, disse o prefeito agora diplomado.

Foram diplomados também na mesma cerimônia os vereadores Jota, Ivalto, Jeová, Doriam, Renan, Dr. Pablo, Sérgio do Nanxi, Zé do Ourim, Valcenor, Solisvan, Magno, Josinaldo e Alan Noleto.

Do Blog do Pedro Jorge(com edição de fotos).

Eleições Famem: Luciano Genésio desmente prefeito de Rosário


O prefeito de Pinheiro Luciano Genésio desmentiu o prefeito de Rosário, Calvet Filho, que disse que se reuniu com o gestor pinheirense para tratar da sua candidatura à presidência da Famem.

“É certo que o grupo de 17 prefeitos do meu partido, o PP, sob articulação do Deputado Federal André Fufuca, vem conversando com as chapas que disputarão a eleição da Federação em Janeiro de 2021”, esclareceu.

Luciano completou afirmando que, porém, como homem público e prefeito da cidade de Pinheiro, “tenho o dever de reafirmar que sigo apoiando a candidatura do atual presidente, Erlanio Xavier, à sua reeleição”.

Marrapá

Bate Tuntum TV entrevistará o cineasta maranhense Josimar Gonçalves nesta quinta-feira(10)


O cineasta maranhense Josimar Gonçalves será entrevistado na noite, desta quinta-feira(10), pela Bate TV Tuntum/facebook a partir das 20h30.

Josimar Gonçalves é natural do Povoado Socorro município de Governador Eugênio Barros na região central do Maranhão e produz filmes de ficção de longa metragem artesanais tendo como fundo situações cotidianas do interior do Estado.

Apaixonado por cinema desde a juventude, Josimar Gonçalves se tornou um cult com vários longas produzidos pela TV Olga que estão disponibilizados no YouTube.

Josimar Gonçalves virá a Tuntum, nesta quinta(10),  a convite dos professores Jean Carlos e Emerson Araújo para o lançamento do seu novo longa metragem com a participação de atores nacionais.

Para o professor/escritor Cineas Santos de Teresina, Josimar Gonçalves faz filme com as unhas. 

Assista a live/entrevista com Josimar Gonçalves na TV Bate Tuntum na noite desta quinta-feira.

Assista a  um dos longas metragens de Josimar Gonçalves clicando abaixo:

Vereador Zé do Ourinho agora é Fermando Pessoa

Vereadores Jota, Zé do Ourinho e Renan Bílio compondo a nova base parlamentar do Prefeito Fernando Pessoa

O novo prefeito eleito de Tuntum, Fernando Pessoa, continua reforçando a sua base parlamentar com mais uma adesão ao seu grupo político do Vereador Zé do Ourim do Creoli do Bina que tinha sido eleito pelo grupo do Prefeito Cleomar Tema.

Com adesão dos vereadores Renan Bílio e, agora, Zé do Ourim, Fernando Pessoa consegue maioria na câmara de vereadores e sua base parlamentar pode eleger o novo presidente da casa legislativa tuntunense.

Tanto Renan Bílio como Zé do Ourim fizeram a opção correta ao aderirem ao projeto político e administrativo de Fernando Pessoa na mudança que Tuntum precisa a partir do dia primeiro de janeiro de 2020.

Já se fala na vinda para o grupo de Fernando Pessoa, nos próximos dias, de mais um vereador da base política de Cleomar Tema, fazendo com que o novo prefeito obtenha 2/3 da próxima legislatura da Câmara de Vereadores de Tuntum.

Fernando com as últimas  adesões do vereadores da base de Cleomar Tema mostra articulação política e liderança incontestável na política de Tuntum.

Sydnei Pereira é afastado do cargo de prefeito de Anajatuba

 

Blog Maramais - Em sentença proferida nesta sexta-feira, o juiz Bruno Chaves de Oliveira, titular da Comarca de Anajatuba, determinou o afastamento imediato de Sydnei Costa Pereira do cargo de prefeito do município.

A decisão atendeu pedido formulado pelo Ministério Público Estadual, que apontou inúmeras ilicitudes promovidas pelo ainda gestor no que se refere ao processo de transição para o prefeito eleito Helder Aragão, que venceu o grupo comandado por Costa Pereira.

A vice-prefeita Lucilandia da Colônia, eleita vereadora no mês passado, assumiu o comando da cidade nesta tarde durante solenidade realizada por meio de videoconferência.

O MPE apontou que, no dia 26 de novembro, obteve informações preliminares de que durante a madrugada anterior documentos públicos originais, com selos de autenticidade, relativos a procedimentos licitatórios, teriam sido retirados da sede da Prefeitura de Anajatuba e descartados em um caminhão de lixo, sendo encontrados posteriormente incinerados no lixão da cidade, conforme vídeos anexados no processo.

Ainda de acordo com o Parquet, instalou-se em Anajatuba um quadro de paralisia na prestação dos serviços públicos essenciais, ressaltando, mais uma vez, que na manhã do dia 30 de novembro a senhora Maria de Ramos Martins Rosa, guardiã de Ariane Cristine Oliveira Rosa, relatou à Promotoria de Justiça local que a menor, diagnosticada com hidrocefalia, possuiria consultas agendadas, todavia, o Município não teria fornecido a ajuda de custo relativa ao tratamento fora de domicílio, conforme protocolo de atendimento nº 608030/2020, e que, além disso, no mesmo dia, pacientes com doenças renais crônicas (que realizam hemodiálise em São Luís através de tratamento de fora de domicílio) compareceram relatando que o veículo utilizado para o transporte não estaria disponível, visto que o motorista prestador do serviço (José Ribamar Costa Lima), não recebera os valores que lhe são devidos desde outubro de 2020.

O Ministério Público afirmou ainda que atual prefeito é alvo de várias investigações e ações de improbidade administrativa, mediante as quais são apuradas condutas irregulares do gestor, consistentes em licitações e contratações fraudulentas, inadimplência no pagamento de salários do funcionalismo público municipal ativo, aposentado e pensionista, contratações precárias sem qualquer processo seletivo ou critério objetivo de escolha, bem como desvio e destinação irregular de recursos públicos.

“Diante disso, é de se destacar que não restam dúvidas de que outros documentos essenciais ainda possam ser descartados e incinerados irresponsavelmente pela atual gestão, o que revela, além do mais, que se está perante um verdadeiro estado de desgoverno municipal, caótico, de descontrole e de não-gestão da coisa pública, apresentando conotações manifestamente ilícitas, com posturas típicas de quem busca furtar-se da futura aplicação da lei e das suas sanções correspondentes”, afirmou o juiz.

“Nessa perspectiva, para o fim de se resguardar as instruções das ações de improbidade, é prudente que o réu seja afastamento cautelarmente do exercício de suas funções do cargo de prefeito de Anajatuba, pelo prazo de 29 dias, evitando-se, assim, que se corra o risco do desaparecimento de outras provas igualmente imprescindíveis aos processos de improbidade em tramitação nesta Comarca”, completou.

Justiça determina suspensão de show em Coelho Neto por conta da Covid-19


Clodoaldo Corrêa - A Justiça determinou nesta quarta-feira, 2, a suspensão de um espetáculo que aconteceria nesta sexta, 4, no Município de Coelho Neto. De acordo com a divulgação, o show seria realizado com as atrações Chibata Quente, Dj Valadares e Ariane Lima.

A Ação Civil Pública foi proposta pelo titular da Promotoria de Justiça de Coelho Neto, Gustavo Bueno, contra o Município. No documento ministerial, o MPMA informou que o local a ser realizado o evento é um espaço público, conhecido como Nosso Buteco, e que já tomou grandes proporções quanto à divulgação, podendo aglomerar uma quantidade imprevisível de pessoas.

Após oficiar a Procuradoria-Geral do Município de Coelho Neto, o MPMA foi informado de que não há autorização municipal para este ou qualquer outro evento que importe aglomeração de pessoas. Recebeu ainda informações de que o ente municipal não tem contingente necessário para atuar e fiscalizar, com poder de Polícia necessário, todos os eventos que estão sendo realizados em Coelho Neto que vão de encontro à legislação.

Diante dos fatos, o Ministério Público ressaltou a necessidade de se fazer cumprir os vários decretos, portarias e recomendações do Governo do Estado e Município, advertindo que a realização do espetáculo desobedece as normas sanitárias vigentes por conta da pandemia.

De acordo com o pedido, a Justiça determinou a suspensão deste e de qualquer outro evento, show, reunião ou programação de qualquer natureza no município, em local público ou privado, que possam violar leis, decretos e normas sanitárias locais e estaduais com aglomeração de pessoas, sob pena de multa de R$ 100 mil para cada ato de descumprimento.

PF desmonta quadrilha que praticava extorsão contra prefeito no MA

A Polícia Federal no Estado do Maranhão (SR/PF/MA) deflagrou na manhã desta quinta-feira, dia 03 de dezembro de 2020, a Operação “ÁGIO FINAL”, com a finalidade de desarticular associação criminosa que praticava extorsão a um prefeito de município no interior do Estado.

A investigação teve início a partir de denúncia apresentada pelo gestor municipal à Procuradoria da República no Maranhão (PR/MA) informando diversas ameaças sofridas ao longo de 2020. Em atuação conjunta com a Procuradoria da República, a Polícia Federal identificou um grupo criminoso que exigia pagamento de parte dos recursos públicos federais destinados ao município, sob o pretexto de ter influído na destinação das verbas.

As extorsões eram realizadas de forma ostensiva, com episódios de invasão a residência do gestor e intermediação com terceiros, de modo a conferir maior pressão para o pagamento dos valores exigidos. Em decorrência de representação apresentada pela Polícia Federal, o Juízo da 1ª Vara Federal Criminal expediu 03 (três) Mandados de Prisão Preventiva e 07 (sete) Mandados de Busca e Apreensão, além da autorização de afastamento do sigilo de dados telefônicos dos investigados.

Cerca de 40 (quarenta) policiais federais dão cumprimento às ordens judiciais em 04 cidades do Maranhão (São Luís, São José do Ribamar, Itapecuru Mirim e Pindaré Mirim). Se confirmadas as suspeitas, os investigados responderão pelos crimes de extorsão qualificada (Art. 158, §1° do CP), estelionato majorado (Art. 171, §3° do CP) e associação
criminosa (Art. 288 do CPB), que somadas as penas podem chegar até dezoito anos de reclusão mais multa.

A Operação foi denominada “ÁGIO FINAL” em razão do valor exigido pela associação criminosa.

Marrapá

MPF recebe denúncia de compra de votos em São Luís (MA)

 


O Ministério Público Federal (MPF) no Maranhão recebeu denúncia no último domingo (29), durante eleições para o segundo turno em São Luís, na qual seis pessoas estariam comprando votos em um salão de beleza localizado no bairro do João Paulo.

A Segurança Institucional do MPF se deslocou ao local e constatou a movimentação suspeita, identificando que o proprietário do salão conversava com eleitores dentro do estabelecimento para, supostamente, comprar votos. A Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) do Maranhão foi acionada e, juntamente com a Polícia Militar (PM) do Maranhão, chegaram ao local e averiguaram o flagrante.

Horas após o ocorrido, mais duas pessoas, que chegaram no estabelecimento portando grande quantia de dinheiro, confessaram às autoridades que o dinheiro seria usado para pagamento de eleitores que já haviam votado. As seis pessoas envolvidas no flagrante foram conduzidas imediatamente para a Superintendência da Polícia Federal do Maranhão.

Blog do Werbeth Saraiva

Estado de Nicette Bruno piora e atriz continua em UTI com Covid-19


 247 - Boletim médico de Nicette Bruno informou, na tarde desta quarta-feira, 2, que o estado de saúde da atriz é grave. Ela está intubada na UTI da Casa de Saúde São José, no Humaitá, Rio de Janeiro, com Covid-19.

"Ela está sedada, intubada e respirando através de um ventilador mecânico. Seu quadro é considerado grave. Ela segue sob cuidados intensivos e acompanhada por equipe médica assistente, além de equipe multidisciplinar do hospital", diz o comunicado.