“NENHUM CRIMINOSO ESTUDA O CÓDIGO PENAL ANTES DE ATUAR”, DIZ FLÁVIO DINO EM ARTIGO

Além dos artigos semanais que escreve para o Jornal Pequeno, a partir desta quarta-feira, 30, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), passa a ser um dos articulistas colaboradores do jornal cearense O Povo. Em seu texto de estreia na imprensa do Ceará, Dino pontua acertos e erros na condução das políticas de segurança pública do país.

O governador chama de decisão “juridicamente errada, ineficaz e injusta” o decreto editado pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) que altera o Estatuto do Desarmamento ao flexibilizar a posse de armas de fogo .

“Uma solução pensada para os ricos. O custo inicial de uma arma com licenciamento e o curso necessário é de mais de R$ 3 mil. Uma alternativa inacessível para a maioria da população”, lamenta.

Entretanto, Dino aponta como positiva a regulação do SUSP (Sistema Único de Segurança Pública) e a criação do Fundo para financiamento de ações conjuntas de segurança pública.

Diálogo – Mas Dino avalia que ainda é necessário que as ações de segurança pública seja pensadas de foram coordenadas entre os poderes. “A palavra de ordem é diálogo constante, a fim de que melhores resultados aconteçam”, frisa.

Ex-juiz federal, Flávio Dino adverte que o endurecimento de penas, ponto focal do governo Bolsonaro, não devo reduzir o crescimento dos números da violência, fato que ele classificou como “populismo jurídico de baixa eficácia”

“Nenhum criminoso estuda o Código Penal antes de atuar. Não é o tamanho da pena que inibe o crime, mas a certeza da punição”, ressalta.

Do Blog do Jorge Vieira

Três deputados estaduais, com votação em Tuntum, assumem mandatos nesta sexta(01)

Fernando Pessoa, Daniella Tema e Ciro Neto assumem mandatos de deputado estadual nesta sexta-feira(01) em São Luís
A Assembleia Legislativa do Maranhão receberá, a partir desta sexta-feira(01), três novos deputados com votação expressiva na cidade de Tuntum nas últimas eleições.

A Nutricionista Daniella Jadão Cunha(Daniella Tema), o empresário Fernando Pessoa e o ex-secretário de Finanças de Presidente Dutra, Ciro Neto estarão compondo esta nova legislatura da Assembleia Legislativa do Maranhão (2019-2022), representando parte da região central maranhense e com responsabilidades de fortalecerem e defenderem projetos desenvolvimentistas para esta importante região do Estado.

 Daniella Tema(DEM), Fernando Pessoa(Solidariedade) e Ciro Neto(PP) devem centrar as suas atuações parlamentares,a partir desta sexta-feira(01), no fortalecimento da região central do Maranhão em projetos que envolvam educação, segurança pública, saúde, infraestrutura, agricultura familiar e políticas de geração de emprego e renda para os municípios que compõem esta parte geográfica estratégica do Estado.

Fernando Pessoa, Daniella Tema e Ciro Neto eleitos com votações significativas em Tuntum e região devem se esforçar para garantir recursos e projetos estratégicos de crescimento em todas as áreas para as cidades que o elegeram junto ao Governo do Maranhão semanalmente como forma de retribuírem aos eleitores de suas bases políticas este reconhecimento, diga-se de passagem.

Os três novos deputados, com votação em Tuntum, contam, ainda, a seu favor, muita juventude e  devem expressar uma nova maneira de fazer política nas suas atuações parlamentares  a partir desta sexta-feira(01) no Maranhão. 

DINO: PARECER QUE NEGA A LULA IDA AO VELÓRIO DO IRMÃO É VERGONHOSO

247 - O juiz e governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), postou nas redes sociais na manhã desta quarta (30) sua indignação com o parecer proferido pelo Ministério Público Federal (MPF) negando o direito do ex-presidente Lula de ir ao enterro do seu irmão, Genival Inácio da Silva, o Vavá, que faleceu nesta terça-feira (29) vítima de um câncer.


"Fundamentos' que usaram para negar um direito a Lula: PF não tem estrutura; polícia de São Paulo não tem estrutura; Lula NÃO é um preso comum; Brumadinho; campanha pelo Nobel da Paz; risco de 'resgate' (??). Ou seja, 'motivação' oca e desconexa. Lamentável e vergonhoso", disparou Dino. 

“Fundamentos” que usaram para negar um DIREITO a Lula: PF não tem estrutura; polícia de São Paulo não tem estrutura; Lula NÃO é um preso comum; Brumadinho; campanha pelo Nobel da Paz; risco de “resgate” (??). Ou seja, “motivação” oca e desconexa. Lamentável e vergonhoso

“Fundamentos” que usaram para negar um DIREITO a Lula: PF não tem estrutura; polícia de São Paulo não tem estrutura; Lula NÃO é um preso comum; Brumadinho; campanha pelo Nobel da Paz; risco de “resgate” (??). Ou seja, “motivação” oca e desconexa. Lamentável e vergonhoso

A indignação de Dino é referente ao parecer assinado por Deltan Dallagnol. Nele, o coordenar da força-tarefa da Operação Lava Jato afirma que a ida de Lula ao enterro poderia "atrapalhar na buscas em Brumadinho" e que a presença de Lula no local poderia causar "pertubação da ordem pública". "consultada a Coordenação de Aviação Operacional da PF, sobreveio a informação de que no momento os helicópteros que não estão em manutenção estão sendo utilizados para apoio aos resgates das vítimas de Brumadinho", diz um trecho do parecer.
br 247

TOFFOLI DECIDIU MINUTOS ANTES DO SEPULTAMENTO DE VAVÁ

A decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, que autorizou o ex- presidente Luiz Inácio Lula da Silva a deixar a sede da Polícia Federal em Curitiba para acompanhar o funeral do irmão Genival Inácio da Silva, o Vavá, foi tomada minutos antes da realização do sepultamento, em São Bernardo do Campo (SP) nesta quarta-feira (30). Todo o enredo do Judiciário brasileiro desde a tarde de ontem utilizou-se de argumentos burocráticos para impedir o direito líquido e certo de Lula enterrar o irmão. O ato final foi a decisão de Toffoli quando o corpo de Vavá já deixava a capela do Cemitério Paulicéia. A decisão de Toffoli foi anunciada pouco depois de 12h45; antes das 13h Vavá estava sendo enterrado. 

Depois das orações na capela do cemitério, a presidente nacional do partido, senadora Gleisi Hoffmann (PR), fez um breve discurso, classificando como "uma maldade" a negativa da Justiça. Na sequência, todos gritaram "Lula livre".

Apesar da impossibilidade de acompanhar o enterro, a decisão de Toffoli ressalta o "o direito de o requerente encontrar-se com familiares em local reservado e preestabelecido para prestar a devida solidariedade aos seus, mesmo após o sepultamento, já que não há objeção da lei". Ainda não se sabe se Lula de fato terá direito de ir até São Bernardo.

Ainda conforme o habeas corpus, o ex-presidente deverá se encontrar exclusivamente com seus familiares, sem a presença da imprensa e sem o uso da aparelhos eletrônicos e de telefonia em uma unidade militar da região, "inclusive com a possibilidade do corpo ser levado à referida unidade militar, a critério da família". Também foi imposto o impedimento de que Lula possa dar declarações públicas.

Na decisão, Toffoli arriscou uma confronto com as manifestações da juíza Carolina Lebbos e do desembargador Leandro Paulsen, do TRF4. Segundo o presidente do STF os supostos obstáculos ao exercício do direito de Lula apontados pela PF "não devem obstar o cumprimento de um direito assegurado àqueles que estão submetidos a regime de cumprimento de pena, ainda que de forma parcial, vale dizer, o direito de o requerente encontrar-se com familiares em local reservado e preestabelecido para prestar a devida solidariedade aos seus, mesmo após o sepultamento, já que não há objeção da lei".

br 247

DINO CONSIDERA “LAMENTÁVEL E VERGONHOSA” DECISÃO QUE NEGOU PRESENÇA DE LULA NO VELÓRIO DO IRMÃO

Para o governador Flávio Dino (PCdoB) a decisão da Justiça de negar o pedido do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva para comparecer ao sepultamento do irmão Genival Inácio da Silva, o Vavá, que morreu de câncer aos 79 anos, é “lamentável e vergonhosa”.

A decisão ocorreu com base na manifestação da Polícia Federal, que afirmou na noite desta terça-feira (29) não ter condições de escoltar o ex-presidente Lula até São Bernardo do Campo, cidade em que vivia o irmão mais velho do ex-presidente, e onde está sendo velado o corpo.

“Fundamentos” que usaram para negar o direito a Lula: PF não tem estrutura: polícia de São Paulo não tem estrutura, Lula não é um preso comum; Brumadinho; campanha pelo Nobel da Paz; risco de “resgate” (??). Ou seja, “motivação” oca e desconexa. Lamentável e vergonhoso”, postou nesta manhã de quarta-feira (30), o governador do Estado.

Na noite de terça-feira, o desembargador de plantão do TRF-4, Leandro Paulsen negou habeas corpus ao ex-presidente petista e confirmou a decisão da juíza Carolina Lebbos, que vetou a saída de Lula para o velório em São Paulo. A decisão foi também duramente criticada pelo Partido dos Trabalhadores.

“Nem mesmo durante a Ditadura – quando Lula foi preso político – ele foi impedido de tal direito e velou sua mãe, Dona Lindu”, diz a nota do PT. O partido criticou ainda o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, que o condenou o ex-presidente e o tornou inelegível

Blog do Jorge Vieira

Tyrone Silva abdica e Cleones Cunha será presidente do TRE/MA no biênio 2019/2020

No dia 26 de fevereiro, o desembargador Tyrone Silva, atual membro substituto, assume como membro efetivo do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/MA).

Na data haveria eleição para presidente e vice-presidente/corregedor, uma vez que o desembargador Ricardo Duailibe deixa a Corte – em razão de fim de biênio 2017/2018, no dia 23 de fevereiro.

No entanto, na sessão ocorrida na manhã desta terça, 29, substituindo o desembargador Cleones Cunha, o desembargador Tyrone Silva anunciou que, quando assumir como membro efetivo, abdica de concorrer ao cargo de presidente, oportunidade em que foi congratulado pelos pares pela atitude.

O artigo 5º do Regimento Interno deste Tribunal prevê que quem assume a presidência é um dos 2 membros da classe de desembargador do Tribunal de Justiça, cabendo ao outro o exercício cumulativo de vice-presidente e corregedor regional eleitoral.

Com o anúncio, fica desde já decidido que o próximo presidente da Corte Eleitoral maranhense será o desembargador Cleones Cunha, cabendo a vice-presidência e corregedoria ao desembargador Tyrone Silva.

Marrapá

DIANTE DA DEMORA DE LEBBOS, LULA VAI AO TRF PARA ENTERRAR O IRMÃO VAVÁ

Diante da indefinição da Justiça Federal do Paraná, a defesa do ex-presidente Lula apresentou pedido de habeas corpus no Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região no final da tarde desta terça-feira (29) reforçando a solicitação para a saída temporária para acompanhar o velório de ser irmão, Genival Inácio da Silva.

Vavá, como era conhecido, morreu nesta terça em São Paulo. Ele estava com câncer no pulmão. Ele será enterrado nesta quarta (30).

O pedido de Lula não foi apreciado pela juíza Carolina Lebbos, da 12ª Vara Federal de Curitiba, que pediu parecer do Ministério Público Federal.

br 247

SEMED de Tuntum convoca servidores para recadastramento de 2019

A Secretaria Municipal de Educação de Tuntum, através do seu titular, Magno Melo divulgou, na manhã de hoje(29), o edital 001/2019 que convoca os servidores efetivos e comissionados para o recadastramento do ano em curso  no período de 06 a 15 de Fevereiro.

O Edital 001/2019 estabelece os procedimentos e o passo a passo para o recadastramento deste ano que o servidor municipal lotado na SEMED de Tuntum deve seguir, bem como, as sanções administrativas cabíveis para quem não realizar o procedimento de que trata a convocação divulgada. 

PARA O GOVERNADOR, BOMBEIROS EM BRUMADINHO REPRESENTAM A SOLIDARIEDADE DOS MARANHENSES AO POVO DE MINAS

Blog do Jorge Vieira - O governador Flávio Dino, em postagem em sua página no Twitter, agradeceu a solidariedade do Corpo de Bombeiros do Maranhão no trabalho da busca pelos desaparecidos na tragédia de Brumadinho, considerado um dos piores desastres ambientais do país, provocado por rompimento de barragens.

Para o governador, “os Bombeiros do Maranhão representam a solidariedade dos 7 milhões de maranhenses ao povo de Minas, especialmente à cidade de Brumadinho. Meus agradecimentos aos nossos bombeiros que atuam neste momento no local da tragédia”, postou Dino.

Os bombeiros estão ajudando nas buscas de vítimas do rompimento da barragem da Vale do Feijão.

“Autorizei deslocamento de equipe do Corpo de Bombeiros do Maranhão para auxiliar nas buscas de vítimas em Brumadinho, Minas Gerais. Somos todos irmãos e temos que ser solidários sempre”, disse Flávio por meio das redes sociais nesta segunda-feira (28).

A equipe, formada por sete profissionais, seguiu viagem nesse domingo (28). Eles são especialistas em busca e salvamento.

MORRE IRMÃO DE LULA E JUSTIÇA BRASILEIRA SERÁ MAIS UMA VEZ TESTADA

Reprodução | Reuters
Faleceu, há poucos instantes, Genival Inácio da Silva, um dos irmãos do ex-presidente Lula. A morte representa uma dor para a família de Lula e um teste para o Poder Judiciário brasileiro, que mantém Lula como preso político desde abril do ano passando, quando Lula foi colocado em Curitiba para ser impedido de disputar as eleições presidenciais de 2018, que venceria no primeiro turno.

Com a morte do irmão, a defesa de Lula irá pedir à juíza Carolina Lebbos – que acaba de proibir a visita até de líderes religiosos – que Lula possa ir ao enterro. Político mais popular da história do Brasil, Lula foi condenado sem provas, numa sentença que fala em "fatos indeterminados", e uma petição que propõe que ele seja Prêmio Nobel da Paz, em 2019, acaba de recolher meio milhão de assinaturas (saiba mais aqui).

Fonte: br 247

ENGENHEIROS QUE PRESTARAM SERVIÇO À VALE SÃO PRESOS EM MINAS E EM SP

247 - O Ministério Público de São Paulo e a Polícia Civil do estado cumpriram na manhã desta terça-feira (29) dois mandados de prisão expedidos pela Justiça Estadual de Minas Gerais contra engenheiros que prestavam serviço para a mineradora Vale e atestaram a segurança da barragem 1 da Mina do Feijão, que se rompeu na sexta-feira (25) em Brumadinho (MG), na Grande Belo Horizonte. Em Minas, foram cumpridos outros três mandados de prisão. As ordens da Justiça, expedidas no domingo (27), são de prisão temporária, com validade de 30 dias.

Pelo menos 65 morreram e 279 desaparecidos por causa da tragédia. A empresa já teve R$ 12,1 bilhões de bloqueios e multas.

A prisão dos engenheiros André Yassuda e Makoto Namba em São Paulo ocorreu nos bairros de Moema e Vila Mariana, Zona Sul da cidade. 

Em nota, a Vale informou que "está colaborando plenamente com as autoridades". "A Vale permanecerá contribuindo com as investigações para a apuração dos fatos, juntamente com o apoio incondicional às famílias atingidas", diz a nota divulgada após a prisão dos engenheiros.

CNMP ARQUIVA PROCESSO EM QUE O PROCURADOR-GERAL DO ESTADO ERA ACUSADO DE NEPOTISMO

O Conselho Nacional do Ministério Público arquivou, por falta de provas, o processo em que o Procurador-Geral do Estado, Luiz Gonzaga Martins Coelho, era acusado de nepotismo e uma série de outras supostas irregularidades cometidas no exercício do cargo. Nesta segunda-feira (28), a assessoria de comunicação do MP-MA, emitiu nota de esclarecimento sobre a decisão do CNMP sobre a questão. Leia a baixo a íntegra da nota.

O Ministério Público do Maranhão, a fim de garantir o restabelecimento da verdade e o respeito ao direito à informação da sociedade maranhense, em razão de matérias que noticiaram condutas indevidamente tidas como irregulares e que foram atribuídas ao Procurador-Geral de Justiça e à Ouvidora do Ministério Público, vem esclarecer os fatos.

Em decisão publicada no Diário Oficial do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) da última quinta-feira, 24 de janeiro de 2019, o Corregedor Nacional do Ministério Público, Orlando Rochadel Moreira, decidiu pelo arquivamento de plano (imediato) da Reclamação Disciplinar N° 1.00049/2019-16, proposta em desfavor do Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Maranhão, Luiz Gonzaga Martins Coelho, e da ouvidora da instituição, a procuradora de justiça Rita de Cassia Maia Baptista.

O arquivamento baseia-se no artigo 76, parágrafo único, do Regimento Interno do CNMP. De acordo com o Corregedor Orlando Rochadel Moreira, as condutas atribuídas aos membros do Ministério Público do Maranhão não constituem ilícitos disciplinares, penais ou atos de improbidade administrativa, como se extrai da ementa da decisão:

RECLAMAÇÃO DISCIPLINAR. IMPUTAÇÃO DE IRREGULARIDADE FUNCIONAL EM FACE DE MEMBROS DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO MARANHÃO. IMPUTAÇÃO DE NEPOTISMO, FALSIDADE IDEOLÓGICA, GASTOS COM DIÁRIAS E PASSAGENS EXORBITANTES, USO DA MÁQUINA PÚBLICA PARA PROMOÇÃO PESSOAL E UTILIZAÇÃO DA SEGURANÇA INSTITUCIONAL PARA FINS PARTICULARES. NÃO CONFIGURAÇÃO DE INFRAÇÕES DISCIPLINARES.

I – Conforme disposição do artigo 1.595, § 1º, do Código Civil, o parentesco por afinidade limita-se aos ascendentes, aos descendentes e aos irmãos do cônjuge ou companheiro, além de a afinidade ser um vínculo pessoal. Não há assim, violação da Resolução nº 37/2009 do CNMP, no caso concreto.

II – Relato unilateral e desconectado de qualquer lastro documental mínimo a indicar deslocamentos desvinculados da atividade institucional não autoriza qualquer providência disciplinar, devido à presunção de legitimidade dos atos administrativos.

III – Publicação de vídeo divulgando sucesso do trabalho ministerial e colocando a Instituição à disposição da sociedade em contexto natalino não caracteriza ato de improbidade administrativa.

IV – O cargo de Procurador-Geral de Justiça é um cargo político que chefia a carreira do Ministério Público Estadual, e pela sua exposição necessita de escolta pessoal quando necessária.

V – Arquivamento de plano desta Reclamação Disciplinar, com fundamento no artigo 76, parágrafo único, do Regimento Interno do CNMP.

O Ministério Público do Maranhão ressalta que os membros da instituição citados na Reclamação Disciplinar arquivada de plano pelo Conselho Nacional do Ministério Público possuem um vasto histórico de trabalho em favor da população maranhense, sem qualquer mancha em seus currículos, o que foi ratificado, mais uma vez, pela decisão da Corregedoria Nacional do MP.

Reafirmam o Procurador-Geral e a Ouvidora do MPMA seu compromisso de permanecerem pautados pela transparência, legalidade e coerentes com os princípios republicanos que sempre nortearam suas vidas, assim como de continuarem trabalhando firmemente por um Ministério Público cada vez mais forte e um Maranhão mais justo.

Ministério Público do Estado do Maranhão

SILAS MALAFAIA VIRA RÉU POR MAU USO DE R$ 1,6 MILHÃO NA MARCHA PARA JESUS


O pastor Silas Malafaia, líder da igreja Vitória em Cristo e apoiador do presidente Jair Bolsonaro, virou réu junto com o ex-prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes em uma ação de improbidade administrativa.

Segundo a denúncia, a prefeitura aplicou, sem licitação, R$ 1,6 milhão no evento religioso Marcha Para Jesus, em 2012. A decisão é da juíza Mirela Erbisti, da 3ª Vara de Fazenda Pública do Rio e foi divulgada na última quinta-feira (24). A magistrada recebeu a acusação feita pelo Ministério Público.

Malafaia se defendeu em vídeo, dizendo que o evento não está ligado a “igreja nenhuma”. “A marcha para Jesus é um evento para promover paz, alegria e abençoar as cidades”, segundo ele, “a mesma coisa que a Parada Gay”, complementa, em vídeo publicado em seu canal do Youtube.

Para Malafaia, a decisão da juíza Mirela Erbisti, da 3ª Vara de Fazenda Pública do Rio, que recebeu a acusação feita pelo Ministério Público, é parte de uma “perseguição religiosa”.

Fonte: br 247

BRUMADINHO: 16 VÍTIMAS FORAM IDENTIFICADAS; 287 ESTÃO DESAPARECIDAS

Adriano Machado / Reuters
Cerca de 460 pessoas procuraram a polícia em busca de parentes desaparecidos, segundo informações divulgadas pelo chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, Wagner Pinto de Souza. De acordo com o delegado, não necessariamente há 460 desaparecidos, uma vez que várias pessoas podem aparecer em busca de uma única pessoa. Conforme os bombeiros, 361 pessoas foram localizadas e 287 continuam desaparecidas, entre funcionários da Vale e moradores da região atingida.

Souza afirmou ainda que 16 dos 37 corpos encontrados já foram identificados. “Dessas 16, oito já foram entregues aos familiares para o devido sepultamento”, disse o chefe da Polícia Civil mineira. “Há de se ressaltar a dificuldade de fazer a identificação desses corpos. Temos que fazer o reconhecimento primeiro através dos familiares, depois através das impressões digitais. Posteriormente através da arcada dentária e, por fim, através do DNA.”

Parentes têm reclamado de dificuldade de acesso às informações. A Defesa Civil informou que está unificando os dados, que são divulgados primeiramente aos parentes e depois para a imprensa.

Inquérito

Segundo o delegado, o inquérito policial que investiga responsabilidades pelo desastre ambiental foi instaurado na própria sexta-feira (25), dia do rompimento da barragem. “Estamos arregimentando o máximo de informações e estamos preocupados com a parte da perícia criminal. Já estamos fazendo o nosso trabalho, dentro da arregimentação das provas técnicas, das provas documentais e também das provas testemunhais”.

Fonte: br 247

FRUTOS DA EDUCAÇÃO QUE TRANSFORMA

Secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão

Por Felipe Camarão 

Recentemente, o Brasil perdeu o grande músico, compositor, ativista e um dos fundadores da banda O Rappa, Marcelo Yuka. Em 2012, foi lançando um documentário sobre a vida do artista que teve como inspiração para o título uma frase do poeta Waly Salomão: “É preciso encontrar o caminho das setas”. Sem dúvida, essa história e a frase do poeta nos falam de ousadia, clareza para seguir na direção correta e recomeço; afinal, muitos recordam do episódio que deixou Yuka paraplégico.

E o que isso tem a ver com a educação do Maranhão e o momento no qual ela se encontra? Explico!

Vários concordam e replicam pensamentos de valorosas figuras, contudo poucos são aqueles que, de fato, buscam vivê-los e praticá-los, tomando posições, investindo no necessário para mudar processos enraizados, concepções ultrapassadas e, principalmente, organizando o foco de suas ações, desenhando as setas do caminho e liderando os atores para fazer a trajetória.

No Maranhão, sempre reforço, o Governador Flávio Dino reuniu os elementos que apontei acima e comunicou para o país que, por exemplo, educação é investimento que dá resultados, não só em longo prazo, contrariando discursos sustentados por anos na fala de alguns gestores públicos, muitas vezes, para esconder a proposital falta de compromisso com uma política de efetivo desenvolvimento do território e crescimento dos cidadãos e das cidadãs.

Essa consciência, também, aparece hoje na compreensão de que o jovem é o centro das nossas ações e sua aprendizagem a nossa meta. Nos anima e motiva observarmos que a 13ª posição do Estado no ranking Nacional do IDEB e o 3º lugar do Nordeste – atrás apenas do Ceará e Pernambuco que, há duas décadas, discutem a educação pública de qualidade social – nos impõem um trabalho cada vez melhor direcionado para o futuro da juventude.

Ratificando que o Maranhão já tem um legado verdadeiro, no último vestibular da Universidade Estadual, foram aprovados 76,28% de estudantes oriundos de escolas públicas. Um número sensacional que nos enche de orgulho e nos faz olhar para o retrovisor e perceber que, mesmo com todos os desafios que surgiram, os esforços e investimentos feitos estão reverberando positivamente na sociedade. A educação prisional, também, nos dá outro grato exemplo.

Com um sério trabalho de ressocialização, que envolve desde a realização de oficinas de laborais a ações de ensino, o Estado vem conseguindo resultados satisfatórios. Há 4 anos sem rebelião nas unidades prisionais, no último Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL), 431 apenados alcançaram pontuação para ingresso no ensino superior. Esse número representa mais de 51% dos participantes.

Investir em educação nas unidades prisionais e de cumprimento de medidas socioeducativas demonstra o respeito e a concretização da dignidade no tratamento às pessoas privadas de liberdade. Retomando a história de Yuka, refletimos sua dor, enquanto uma vítima da violência que optou por ir na contramão de condenar seus algozes, defendendo o direito à educação que transforma e quebra a lógica da exclusão, aquela que nos faz pensar que “todo camburão tem um pouco de navio negreiro”, como ele mesmo registrou em uma de suas composições.

Reconhecemos, portanto, que ainda há muito a avançar. Dados do Censo Escolar apontam que apenas 17% dos estudantes brasileiros que terminam o Ensino Médio ingressam no ensino superior. No Maranhão, trabalharemos para que, cada vez mais, os egressos de nossas escolas cheguem ao mundo acadêmico ou mesmo sigam para o mercado de trabalho sustentados por um bom ensino básico. Os frutos colhidos até aqui são reflexos de uma política educacional séria e com escolhas bem definidas.

Para esse segundo mandato, temos dois desafios: o primeiro é não retroceder nos índices e progressos conquistados. O segundo é continuar investindo a fim de que tenhamos uma educação pública de verdadeira qualidade social. Seguiremos desenhando as melhores setas, pois já encontramos o caminho inspirado em cidadãos como Marcelo Yuka, sem esquecer o que nos ensinou o grande mestre Paulo Freire: “Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor”.

Felipe Costa Camarão
Professor
Secretário de Estado da Educação 
Membro da Academia Ludovicense de Letras e Sócio do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão
Publicado no Jornal Pequeno na edição deste domingo (27/01/2019)

COM BOLSONARO, BOLSA FAMÍLIA CORTA 381 MIL BENEFÍCIOS EM JANEIRO

247- O presidente Jair Bolsonaro já coloca em prática a sua aversão aos direitos sociais. De acordo com relatório do mês de janeiro do programa Bolsa Família, o número de famílias beneficiadas foi reduzido em 381 mil na comparação com dezembro de 2018. Segundo o programa, foram pagas 14,1 milhões de famílias no mês passado. Em janeiro foram 13,7 milhões. O texto apontou que valor pago em janeiro também teve uma pequena redução nesse primeiro mês do governo, ao passar de R$ 2,6 bilhões, em dezembro, para R$ 2,5 bilhões. O valor médio do benefício foi de R$ 187.

De acordo com o Ministério da Cidadania, é fruto de procedimentos que geram cancelamentos por "inadequações" e desligamentos voluntários. Ao site Uol a pasta disse que folha de pagamentos do programa apresenta "oscilações mensais de seu quantitativo em virtude dos processos de ingresso de famílias no programa, cancelamentos e manutenções dos benefícios".

O ingresso de novos beneficiários é feito pelas famílias registradas no Cadastro Único para Programas Sociais. "As manutenções sobre benefícios e, por conseguinte, os cancelamentos estão relacionados aos procedimentos de Averiguação e Revisão Cadastrais, Fiscalização, desligamentos voluntários, descumprimento de condicionalidades ou superação das condições necessárias para a permanência no Bolsa Família", informa a pasta. "Estes movimentos de entrada e saída de famílias é que fazem com que o total da folha de pagamentos do programa nunca seja o mesmo quando comparado mensalmente", completa.

Lira Itabirana

Resultado de imagem para brumadinho mg

Carlos Drummond de Andrade

I

O Rio? É doce.
A Vale? Amarga.
Ai, antes fosse
Mais leve a carga.

II

Entre estatais
E multinacionais,
Quantos ais!

III

A dívida interna.
A dívida externa
A dívida eterna.

IV

Quantas toneladas exportamos
De ferro?
Quantas lágrimas disfarçamos
Sem berro?


(Publicado no Jornal Cometa Itabirano  em 1984)

TRAGÉDIA EM BRUMADINHO: GOVERNADOR EXTERNA SOLIDARIEDADE AO POVO DE MINAS GERAIS

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), externou, através das redes sociais, sua solidariedade aos atingidos pela tragédia anunciada de Brumadinho (MG), após o rompimento da Barragem Feijão ter provocado uma avalanche de lama que destruiu vilarejo, provocou o desparecimentos de cerca de trezentas pessoas, enquanto o Governo de Minas Gerais afirma que foram encontrados ao menos 9 mortos nos escombros.

“Solidariedade às vítimas e suas famílias em Brumadinho. Solidariedade à população de Minas Gerais. Solidariedade aos que lutam em favor do Direito Ambiental como uma contenção à onipotência e à ganância dos que se acham donos dos recursos minerais”, postou nesta manhã de sábado o governador Flávio Dino.

Em Brumadinho, familiares dos desparecidos esperam desesperadamente por notícias de parentes e fazem vigília na esperanças de encontra-los com vida.

MORTOS EM BRUMADINHO CHEGAM A 34 E 81 ESTÃO DESABRIGADOS

Reuters/Adriano Machado
247 - O Corpo de Bombeiros confirmou, na tarde deste sábado (26), a morte de 34 pessoas no rompimento da barragem de Córrego do Feijão, em Brumadinho, Minas Gerais. Os números atualizados da tragédia, divulgados às 17h30, dão conta ainda de 81 pessoas desabrigadas na região do rompimento.

O levantamento revela que 176 pessoas foram resgatadas com vida, sendo 23 hospitalizadas em hospitais da região. Outras 296 pessoas seguem desaparecidas, sendo 166 funcionários da Vale e 13 terceirizados da companhia.

JÁ SÃO NOVE MORTOS E 300 DESAPARECIDOS NO CRIME AMBIENTAL DA VALE

Sputinik – Pelo menos nove pessoas morreram e chega a 300 o número de desaparecidos em razão do rompimento de uma barragem em Brumadinho, em Minas Gerais, informou o Corpo de Bombeiros no início da madrugada deste sábado.

Anteriormente, a corporação trabalhava com o número de sete vítimas fatais e ao menos 150 desaparecidos. A revisão dos dados ocorreu em um novo balanço divulgado por volta da 1h30 deste sábado.

Ainda segundo os bombeiros, 189 pessoas que residem ou estavam na área no momento da tragédia já foram resgatadas.

"Eu diria que apesar de ser uma tragédia de dimensões enormes, a situação está sobre controle. As nossas forças estão fazendo o melhor e eu acompanho pessoalmente", declarou o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo).

Os números dos bombeiros contrastam com os divulgados pela mineradora Vale, responsável pela barragem. Mais cedo, a companhia informou que havia 427 pessoas no local, e que 279 foram resgatadas vivas.

Também no início da madrugada deste sábado, a Justiça mineira determinou o bloqueio das contas da Vale, responsável pela barragem de Brumadinho, cidade que fica a 50 km de Belo Horizonte.

Em seu despacho, o juiz plantonista Renan Chaves Carreira determinou o bloqueio de R$ 1 bilhão das contas da empresa e R$ 20 bilhões em ações da firma nas bolsas de São Paulo, Nova York e Madri, recursos estes que serão voltados para o auxílio às vítimas da tragédia.

O rompimento da barragem em Brumadinho acontece três anos e dois meses após outra tragédia em Minas Gerais, ocorrido em Mariana e também ocasionado pelo vazamento de rejeitos de uma barragem de não resistiu.

O episódio foi classificado como a maior tragédia ambiental da história do Brasil.

APESAR DA CRISE, MARANHÃO AUMENTA EMPREGO COM CARTEIRA ASSINADA E TEM 3º MELHOR RESULTADO DO NORDESTE EM 2018

Apesar da torcida contra da oposição, a economia do Maranhão continua colhendo dados positivos. Segundo levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta quarta-feira (23), o Estado fechou o ano de 2018 com saldo positivo de 9.649 empregos com carteira assinada. É o terceiro melhor resultado entre todos os estados do Nordeste.

O desempenho é quatro vezes maior que o verificado em 2017, quando houve saldo positivo de 2.299 carteiras assinadas no Maranhão.

No Nordeste, o Maranhão só fica atrás de Bahia (28.621) e do Ceará (23.081), que têm economia e população maiores.

Em relação a todas as 27 unidades da federação, o Maranhão fica na melhor metade, com o 13º lugar geral na criação de vagas.

Além disso, o Maranhão teve, proporcionalmente, uma das maiores altas em todo o País. O aumento foi de 2,12%. No Brasil, foi de 1,4%.

No total, o Brasil teve saldo positivo de 529.554 vagas em 2018.

Fonte: Blog do Jorge Vieira

Malafaia e Eduardo Paes viram réus por improbidade administrativa

O ex-prefeito do Rio Eduardo Paes e o pastor Silas Malafaia viraram réus em ação de improbidade administrativa que investiga a aplicação, sem licitação, de R$ 1,6 milhão no evento religioso “Marcha para Jesus”, realizado na cidade em 2013.

A decisão é da juíza Mirela Erbisti, da 3ª Vara de Fazenda Pública do Rio, que recebeu a acusação feita pelo Ministério Público.

Também são acusados o ex-chefe da Casa Civil Guilherme Schleder, o Conselho dos Ministros Evangélicos do Estado e o município do Rio.

Blog da Cidadania

AMEAÇADO DE MORTE, JEAN WYLLYS DESISTE DO MANDATO E SAI DO BRASIL

Geraldo Magela
O deputado federal Jean Wyllys, que acaba de ser eleito pelo terceiro mandato consecutivo pelo PSOL do Rio de Janeiro, afirmou que está fora do país, de férias e que não pretende voltar, segundo reportagem da Folha de S.Paulo. "O [ex-presidente do Uruguai] Pepe Mujica, quando soube que eu estava ameaçado de morte, falou para mim: 'Rapaz, se cuide. Os mártires não são heróis'. E é isso: eu não quero me sacrificar", contou ele ao jornal. Ele revelou que pretende se dedicar à carreira acadêmica.

"De acordo com Wyllys, também pesaram em sua resolução de deixar o país as recentes informações de que familiares de um ex-PM suspeito de chefiar milícia investigada pela morte de Marielle trabalharam para o senador eleito Flávio Bolsonaro durante seu mandato como deputado estadual pelo Rio de Janeiro", diz a reportagem. Wyllys é o primeiro parlamentar assumidamente gay no Congresso brasileiro e virou alvo de ódio e fake news diárias por parte da direita.

"Me apavora saber que o filho do presidente contratou no seu gabinete a esposa e a mãe do sicário. O presidente que sempre me difamou, que sempre me insultou de maneira aberta, que sempre utilizou de homofobia contra mim. Esse ambiente não é seguro para mim", completou.

Fonte: br 247

EXÉRCITO VENEZUELANO AVISA: NÃO ACEITARÁ PRESIDENTE IMPOSTO DE FORA PARA DENTRO

Sputnik - O ministro da Defesa venezuelano, Vladimir Padrino, disse nesta quarta-feira (23) que os militares do país continuarão a defender a Constituição venezuelana e a soberania nacional e que não aceitarão um "presidente imposto".

Pedrino usou o Twitter para dizer que os militares não irão aceitar "um presidente imposto nas sombras de interesses escusos nem proclamado à margem da lei".

Sem citá-lo nominalmente, Pedrino se referiu a Juan Guaidó, opositor do governo Maduro e presidente da Assembleia Nacional que se autodeclarou presidente interino da Venezuela durante um protesto em Caracas.

A partir deste momento, os Estados Unidos, Brasil, Paraguai, Colômbia, Canadá, entre outros países, deram legitimidade a Guaidó. Desde o início da manhã de hoje, Caracas está tomada por protestos.

​Maduro fez um pronunciamento duro e cortou relações diplomáticas com os Estados Unidos.

El desespero y la intolerancia atentan contra la paz de la Nación. Los soldados de la Patria no aceptamos a un presidente impuesto a la sombra de oscuros intereses ni autoproclamado al margen de la Ley. La FANB defiende nuestra Constitución y es garante de la soberanía nacional.
10,6 mil pessoas estão falando sobre isso

REINALDO: BOLSONARO SAI MENOR DE DAVOS; LULA, QUANDO FOI, SAIU MAIOR

247 - Para Reinaldo Azevedo, Jair Bolsonaro sai menor de Davos, enquanto Lula, em 2003, saiu maior. "Uma coisa é certa: Jair Bolsonaro sairá de Davos ainda menor do que entrou. E, com ele, Sérgio Moro, ministro da Justiça, e Paulo Guedes, ministro da Economia. Ou se põe um freio de arrumação na política, ou as coisas se complicam...", escreve ele em seu blog no site da RedeTV!. "O fato é Lula entrou pequeno em Davos, em 2003, na sua estreia no Fórum Econômico Mundial, e saiu de lá bem maior", compara.

Reinaldo lembra que em seu discurso, o então presidente do PT "falou da fome no mundo, da responsabilidade dos ricos, das assimetrias entre as nações etc. Em nenhum momento, por óbvio, tratou de socialismo ou qualquer outra bobagem que era, e eventualmente é, tema frequente na periferia do petismo".

Em outra coluna, o jornalista já havia dito que Bolsonaro foi medíocre em Davos. "O discurso do presidente Jair Bolsonaro no Foro de Davos foi fraco — ou, para empregar a palavra na sua correta acepção, foi 'medíocre', ficou pelo meio: nem empolgou nem irritou", escreveu.

NÃO FUZILEM BOLSONARO!

Imagem relacionada

Por Manuel Domingos Neto


Bolsonaro foi eleito prometendo fuzilar pessoas que, de seu ponto de vista, seriam de esquerda e envolvidas em corrupção.

Discursou defendendo a ditadura, a tortura, o etnocídio, abominou os direitos humanos. O Tribunal, o Parlamento, a Força Militar, o bispado, a FIESP, a FEBRABAN ouviram silentes suas manifestações escandalosas.

Bolsonaro não distingue bem entre ser esquerda e ser corrupto. Estigmatizou correntes progressistas e alimentou o retrocesso de nossa cultura política.

Mal começa o seu governo, chovem notícias de que sua família é associada a milícias criminosas do Rio.

Torço para que tais notícias sejam falsas e que o presidente cumpra seu mandato. Quero ver suas idéias derrotadas no parlamento, nas escolas, ruas e praças! Quero que perca nas urnas, não nos tribunais. Quero ver seu afã etnocida repudiado, sua administração lesa-Pátria repelida, seus propósitos malignos vencidos e suas proposições obscurantistas rechaçadas.

Caso as denúncias sejam comprovadas, que sejam cassados os mandatos da família Bolsonaro e todos sejam presos.

Defendo o direito à vida e a integridade física do ser humano, incluindo os dos piores bandidos.

Assim, preocupa-me a ideia de que milhões de brasileiros, inflamados pelo discurso de que "bandido bom é bandido morto", queiram matar Bolsonaro. Não seria a primeira vez na história que massas, sentindo-se traídas por heróis circunstanciais, partem para a violência endiabrada. A história é repleta de coletividades ensandecidas.

Em absoluto aceitarei que a família Bolsonaro seja torturada e morta.

Nada de pancadaria no fígado, rins e ouvidos! Sem costelas quebradas! Nada de estourar-lhes os tímpanos! Nem de pau-de-arara ou choque elétrico no pênis. Nem de unhas arrancadas ou de maxilar deslocado por socos. Nem de dormir pelado no chão frio, em poça de sangue, gemendo dia e noite. Não, não e não!

Para dar informações às autoridades, a senhora Bolsonaro não deve ser estuprada por policiais e militares, como aconteceu com mulheres que lutaram contra a ditadura. Não pode ser posta numa cela escura na companhia de uma jiboia. Mulher de bandido não deixa de ser mulher. Denunciarei sem descanso às ONGs de direitos humanos de Paris, Londres, Nova Iorque e Fortaleza se algum fio de seu cabelo for tocado!

Fuzilamento, como pregou Bolsonaro? Nem pensar! Rogarei ao Papa, a Esquivel, aos comandantes militares por sua vida!

Pedirei a Lula que mobilize de qualquer jeito a opinião mundial em defesa da vida deste propagandista da morte! Picharei ruas, distribuirei panfletos, ficarei de plantão nas mídias sociais, falarei ao Chico para compor músicas em protesto!

Cadeia, sim! Com direito a banho de sol, assistência médica, jurídica e religiosa. Com direito também a ler livros, assistir TV e conceder entrevistas aos jornais.

Desde já, anuncio uma cruzada em defesa da família Bolsonaro, caso se confirme a suposição de tratar-se de bando de malfeitores.

Bolsonaro mobilizou milhões de brasileiros na negação aos direitos humanos. Vai que essa turma queira negar-lhe tais direitos!

Em nome da "civilização", ocorreram as mais terríveis crueldades. Mesmo assim, defendo essa maldita "civilização". Sonho, até, com o dia em que os civilizados respeitem seus irmãos covardemente taxados de primitivos!

Manuel Domingos Neto é historiador e ex-deputado federal pelo Piauí.

Presidente do STF suspende pagamentos de advogados com verba do Fundeb no Maranhão

A decisão final ainda depende de julgamento do plenário, mas o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, já determinou a suspensão de todas as decisões que tenham autorizado o pagamento de honorários advocatícios contratuais em precatórios expedidos pela União para quitar diferenças de complementação de verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) devidas a municípios.

A decisão acatou solicitação da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, que pediu a suspensão dos efeitos de tais decisões apontando grave risco de lesão à ordem e economia públicas, tendo em vista que a verba vinculada a gastos com educação não podem ser aplicadas em nenhuma outra finalidade.

Vale ressaltar que o questionamento sobre o uso dessa verba para outra finalidade foi levantado no Maranhão pelo Ministério Público de Contas do Maranhão (MPC-MA), Ministério Público do Estado do Maranhão (MPE-MA) e Ministério Público Federal (MPF). O entendimento foi ratificado em 2017 pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que instaurou Tomada de Contas Especial (TCE) contra prefeitos e advogados que contrataram irregularmente e que receberam indevidamente, com vistas à recomposição do Fundo.

O ministro Dias Toffoli reconheceu que a situação narrada nos autos realmente enseja imediata atuação do STF, no exercício pleno de seu papel de guardião dos direitos e garantias previstos na Constituição Federal. Para o ministro, a busca de uma solução jurídica que impeça essa utilização indevida de verba pública, e de maneira uniforme e coletiva, como postulou a procuradora-geral, tem inteira viabilidade. Além disso, segundo observou, é pacífico no STF o entendimento acerca da plena vinculação das verbas do Fundeb exclusivamente ao uso em educação pública. Segundo o presidente da Corte, as decisões questionadas podem trazer danos irreparáveis aos cofres públicos, pois alcançam verbas que devem ser utilizadas exclusivamente para o incremento da qualidade da educação no Brasil e cuja dissipação, para outro objetivo, “pode vir a tornar-se irreversível”.

Fonte: Blog do Neto Ferreira

MILICIANO LIGADO A FLÁVIO BOLSONARO É O PRINCIPAL SUSPEITO DE TER DISPARADO CONTRA MARIELLE

247 – O jornalista Luis Nassif, editor do jornal GGN e primeiro colunista a dizer que o governo Bolsonaro poderá acabar em razão de sua ligação com as milícias do Rio de Janeiro, informa que o miliciano Adriano Magalhães da Nóbrega, chefe do Escritório do Crime que empregou sua mãe e sua mulher no gabinete de Flávio Bolsonaro na Alerj, é o principal suspeito de ter efetuado os disparos contra Marielle Franco. (saiba mais aqui).

"Há pelo menos seis meses a equipe que investiga a morte de Marielle Franco tem convicção de que foi ele o autor dos disparos que mataram a vereadora. Demorou-se mais tempo que o normal nas investigações depois que a equipe se deparou com as ligações do capitão com o gabinete de Flávio Bolsonaro, filho de Jair. As menções a figuras políticas influentes que impediriam as investigações não se referiam a meros vereadores, deputados ou políticos do PMDB. Era a uma força maior. Daí o nome da operação: Os Intocáveis", informa Nassif, que diz ter certeza da queda de Bolsonaro.

"O que vai restar dessa lambança toda? Há uma certeza e uma incógnita. A certeza é que Bolsonaro será impichado. A incógnita é quanto ao tempo que irá demorar o processo. Seu único trunfo, junto ao bloco do impeachment, seria a eventualidade de sua queda provocar a volta do PT. Não ocorrerá. Sua queda promoveria a ascensão natural do general Mourão, preservando a unidade em torno de um comando mais racional", diz ele. "Se valer um palpite, acho que haverá um desfecho relativamente rápido dessa crise."