O caso Donadon: contradição que não pode prevalecer, por Flávio Dino


Flávio Dino

O Direito, como técnica de organização da vida social e de solução das controvérsias, busca permanentemente a superação de antinomias. Para isso servem os diversos métodos de interpretação jurídica, entre os quais está o método lógico.

A votação da Câmara, ao não atingir o quorum constitucional de deliberação para perda de mandato do deputado Donadon, conduz a resultado ilógico, destituído de razoabilidade. Basta indagar: é possível a um cidadão condenado criminalmente a regime fechado exercer um mandato parlamentar por telepatia ou por e-mail ?

O sistema jurídico não possui lacunas absolutas. Sempre haverá uma regra jurídica aplicável, que supra o aparente vazio normativo. Assim, parece-me que há dois caminhos para a Câmara sair do labirinto em que, infelizmente, se meteu.

O primeiro, é considerar que neste caso não há preclusão consumativa, já que estamos diante de um ato administrativo discricionário ( e não de um ato integrante do processo legislativo). Ou seja, como não houve a formação de maioria absoluta, podem ser feitas novas votações, mediante provocação fundamentada de qualquer partido político representado no Congresso Nacional, repetindo-se o procedimento com ampla defesa.

Por simetria, é como se a votação – ao não atingir o quorum de maioria absoluta em qualquer dos sentidos – fosse equivalente a uma sentença que extingue o processo sem julgamento do mérito (não produzindo coisa julgada material). Há precedentes no Senado de repetição de votações, no caso da apreciação de nomes indicados a cargos que exigem aprovação parlamentar como condição de investidura.

Outro caminho está na incidência do artigo 55, inciso II, da Constituição. Afinal, é óbvio que um parlamentar condenado por crimes graves e a penas elevadas, recolhido a estabelecimento penal em regime fechado durante o mandato, incide em procedimento incompatível com o decoro parlamentar. Neste caso, não se debate o momento do cometimento dos crimes, e sim o instante do início da execução da pena em regime fechado como caracterizador da quebra de decoro.

Pode ter fato mais indecoroso do que um parlamentar impedido de modo absoluto de exercer suas funções, por estar em regime fechado em uma penitenciária?

Qualquer uma das soluções supera uma contradição fática que não pode prevalecer, e é mais compatível com o princípio da moralidade do que a concessão de licença a parlamentar em tão esdrúxula situação. Vale destacar: deputado licenciado, deputado é.

Flávio Dino, professor de Direito Constitucional (UFMA), Mestre em Direito Público (UFPE), foi juiz federal (1994-2006) e deputado federal (2007-2011), quando integrou a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara.


Do Blog do Noblat - O Globo Blogs

Escolas Municipais de Tuntum realizam conferências infantojuvenis pelo meio ambiente


Alunos, diretores, coordenadores, professores e pais  das escolas públicas municipais durante conferência pelo meio ambiente em Tuntum
Várias escolas municipais públicas de Tuntum realizaram nesta semana as conferências infantojuvenis pelo meio ambiente no âmbito das unidades de ensino com o objetivo de participarem das fases estaduais e nacionais do evento.
Alunos, diretores, coordenadores, professores e pais  das escolas públicas municipais durante conferência pelo meio ambiente em Tuntum
Alunos, professores, coordenadores, pais  e diretores das escolas municipais de Tuntum estiveram envolvidos na organização e apresentação dos projetos ambientais durante as conferências escolares realizadas nesta semana e que contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação.

Segundo informações repassadas pelos coordenadores das conferências escolares os  melhores projetos apresentados pelos alunos serão escolhidos para participarem das fases municipal,  estadual e nacional se forem classificados.
Alunos, diretores, coordenadores, professores e pais  das escolas públicas municipais durante conferência pelo meio ambiente em Tuntum
Envolvendo temas como lixo doméstico, abastecimento de água, queimadas, reciclagem, poluição ambiental,  os projetos ambientais apresentados pelos alunos de Tuntum mostraram a capacidade criativa de cada grupo envolvido neste componente curricular importante nos dias de hoje para uma sociedade sustentável.
Alunos, diretores, coordenadores, professores e pais  das escolas públicas municipais durante conferência pelo meio ambiente em Tuntum
A Conferência Infanto Juvenil acontecerá até o dia 25/10 em São Luís do Maranhão, a IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio ambiente será realizada entre 25 a 29/11/2013 em Brasília e pretende levar mais de 700 delegados da fase estadual, segundo os organizadores.

Morre, em Teresina, Pires de Sabóia aos 68 anos; jornalismo do PI de luto

Jornalista Pires de Saboia
Morreu nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (29/08) o jornalista Pires de Saboia. Estava dentro de casa, localizada na zona Leste de Teresina, quando sofreu complicações respiratórias e faleceu, aos 68 anos de idade.

Natural da cidade de Independência, interior do Ceará, ele era casado com Dona Doroteia, com quem deixa dois filhos: Ubiraci Saboia (também jornalista) e Iratan Saboia (sociólogo). Apelidado de 'inoxidável', sempre demonstrou ser uma pessoa afável, de bom grado e bem relacionado, principalmente na área do jornalismo político.

Chegou a fazer o curso de Direito, mas dedicou 48 dos seus 68 anos ao que mais gostava de fazer: jornalismo. Iniciou ainda jovem na imprensa cearense. Seu primeiro emprego foi no jornal o Nordeste, de Fortaleza-CE. Veio ao Piauí por conta dos trabalhos nos Diários Associados, década de 70. Trabalhou no Governo do Estado e virou grande amigo do ex-governador Freitas Neto.

Atualmente Pires estava trabalhando na Rádio Teresina FM e na TV Assembleia, onde apresentava e comentava em programas específicos. Colega de trabalho e amigo de bancada por cerca de sete anos, o jornalista Toni Rodrigues lamentou a morte do "inoxidável", como ele o chamava. "Mesmo com os problemas de saúde que enfrentava, sempre vinha trabalhar com o astral lá em cima. Era um sujeito que sempre demonstrava estar de bem com a vida. Simpático, era jovial apesar da idade avançada. É uma grande perda para a comunicação piauiense", comentou Toni Rodrigues. Familiares de Pires de Saboia ainda estão consternados com a morte do jornalista. O velório foi definido para ser realizado na capela da Assembleia Legislativa do Piauí.

Do 180 Graus - Teresina


Ps. A minha solidariedade à família de Pires de Saboia neste momento de luto. Aprendi a gostar de jornalismo político ouvindo-o, lendo-o  em Teresina. Aliás, jornalistas do porte de Pires de Saboia(in memoriam, agora), Chico Viana, Carlos Augusto, Tomás Teixeira, Deoclécio Dantas, Carlos Said, Deusdeth Nunes, Fernando Mendes, José Olímpio de Castro, Weiden Cunha, Chico Alberto, Roque Moreira, Paulo de Tarso Moraes, Efrém Ribeiro, Kenard Kruel e tantos outros  sempre me ensinaram a fazer jornalismo na lida do dia a dia. Com a morte de Pires de Saboia o jornalismo ficou mais pobre.

Emerson Araújo - Bate Tuntum 

Dia Nacional de Combate ao Fumo



Comemorado em 29 de agosto, o Dia Nacional de Combate ao Fumo tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população brasileira para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco. Criado em 1986, pela Lei Federal 7.488, foi a primeira legislação em âmbito federal relacionada à regulamentação do tabagismo no Brasil. Estava inaugurada, de forma ainda tímida, toda uma normatização voltada para o controle do tabagismo como problema de saúde coletiva.

Foi em meados da década de 80 que o consumo de cigarros pela população brasileira atingiu seu maior patamar. No final da mesma década, o primeiro inquérito nacional revelou que 32,4% dos 

brasileiros acima de 15 anos consumiam cigarros ou outros produtos derivados do tabaco (PNSN, 1989).

De acordo com a Lei, "O Poder Executivo, através do Ministério da Saúde, promoverá, na semana que anteceder aquela data, campanha de âmbito nacional, visando a alertar a população para os malefícios do uso do fumo". Desde então, o Ministério da Saúde — por meio do INCA tem realizado ações de conscientização para celebrar a data.

Em 2103, o tema escolhido para o Dia Nacional de Combate ao Fumo é o uso de narguilé e a iniciação ao fumo. O cachimbo de origem oriental vem se popularizando entre jovens no Brasil e no mundo, destacando-se como o preferido entre os derivados do tabaco, que não o cigarro industrializado. De uso coletivo e aparência exótica, o narguilé pode parecer menos agressivo que outros produtos fumados, por usar um filtro d'água e, muitas vezes, aromatizantes e flavorizantes (aditivos que conferem sabores agradáveis ao tabaco). Mas em longo prazo, causa câncer de pulmão, boca e bexiga, estreitamento das artérias e doenças respiratórias.. Além disso, ao compartilhar o narguilé com outros usuários, você se expõe a herpes e outras a doenças da boca, hepatite C e tuberculose.

A campanha deste ano tem como objetivo informar jovens e adultos dos riscos de fumar narguilé. É uma campanha de massa, com foco no público jovem e adulto (aproximadamente de 16 a 50 anos), de ambos os sexos, incluindo fumantes ou não. A opção por focar o público jovem parte da estratégia para prevenir a iniciação e a experimentação (que ocorre principalmente na faixa etária de adolescentes e jovens, aproximadamente entre 13 e 25 anos).

Do Ministério da Saúde - Brasil

Com a palavra o Pastor Sebastião de Souza - Titular da ICE Peniel de Teresina


Pr. Sebastião de Souza
A partir de hoje o Pastor Sebastião de Souza - Titular da ICE Peniel de Teresina passa a fazer parte da equipe de articulistas  do Bate Tuntum com muito prazer.

Pr. Sebastião de Souza é natural de Codó - Maranhão,  é um dos intelectuais do evangelho de farta produção intelectual, seja como escritor, seja como docente secular(Professor de Língua Portuguesa e Língua Inglesa da Rede de Ensino Estadual do Maranhão, Faculdades Privadas em Teresina e por diversas vezes da Universidade Estadual do Piauí - UESPI), além de professor de Teologia em Seminários e Institutos de Profissão Evangélica. Há mais de 30 anos exerce o ministério pastoral com lisura e envolvimento incondicional na obra de Deus. Atualmente Sebastião de Souza pastoreia a ICE Peniel de Teresina, um ministério independente, mas que já faz história na cidade verde do Piauí para a glória de Jesus Cristo.

Com a palavra  o Pr. Sebastião de Souza:


"É de se lamentar profundamente que protagonistas no mundo religioso estão preocupados e ocupados em defenestrar a obra de Deus, constituindo-se um sinal evidente de desespero para os que amordaçam e domesticam. Enfim, revela INCOMPETÊNCIA. É notória a falta de conhecimento e vivência da Palavra de Deus que tanto falam. Portanto, diante do exposto prevalece o institucionalismo cego e exacerbado para tais pessoas. Faltam atentar para o conselho de Gamaliel contido em At. 5:33-39. Em suma, louvamos e enaltecemos ao Senhor Jesus que na sua glória não há e nem haverá este tipo de pessoas que, aliás, já está dito em At. 15:50-53, mas somente os lavados pelo sangue de Jesus Cristo conforme registrado em Ap. 7:13-17."

Abraços,

seu conservo

Pr. Sebastião de Souza.

Secretário e técnicos da Educação de Tuntum participam de mais um encontro em São Luís

O Secretário de Educação de Tuntum Antonio dos Reis  juntamente com a Professora Francisca de Carvalho e o Técnico do PAR Natanael estão participando, na manhã desta quinta(29), no Auditório da Assembléia Legislativa do Maranhão de mais um encontro educacional patrocinado pela UNDIME-MA, FNDE, SEDUC-MA sobre o regime de colaboração entre Estado e Município.

O II Seminário Educacional de Cooperação entre Estado Município visa aprofundar as relações entre as ações educacionais do Estado e dos Municípios maranhenses, objetivando parcerias importantes para o desenvolvimento da educação no Maranhão e para atender as prerrogativas constitucionais, reafirmadas na LDB no que tange ao regime de colaboração entre os entes federados.

Espera-se que neste II Seminário Educacional de Cooperação entre Estado Município haja clareza sobre o regime de colaboração entre os entes federados do Maranhão e suas demandas no campo educacional. 

Segundo informações da Professora Francisca de Carvalho o Seminário tem o seguinte perfil programático: Objetivos: Propor estratégias para o fortalecimento do Regime de Colaboração entre a União, o Estado e os Municípios, na perspectiva de garantir o direito à educação básica para todos e superação das desigualdades locais e sociais. Apresentar o novo cenário do PAR Municipal tendo em vista a superação das fases de diagnóstico e de elaboração,culminando com a consolidação da fase de análise. Programação Mesa redonda O FNDE e o PAR: políticas para desenvolvimento da educação básica no âmbito dos estados e municípios. Palestrantes: Júlio Cezar Viana ( FNDE) e Luciana Protázio ( Coordenadora do PAR) Mediadora: Eliane Gheysens (UNDIME) e Elize Flora (UEMA).

Apagão atinge Nordeste do país



Um apagão atinge todos os Estados do Nordeste do país desde o início da tarde desta quarta-feira (28).

Há confirmações de falta de energia em Teresina, Salvador, Fortaleza, Recife, Maceió, Natal, João Pessoa, entre outros municípios. Em São Luis, no Maranhão, não houve apagão, mas a Cemar (distribuidora de energia do Estado) confirmou que falta luz em regiões do interior do Estado.

A energia começa a voltar aos poucos em algumas cidades, como em Fortaleza.

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) informou que foi comunicada da falha, considerada internamente como de "grandes proporções".

A agência foi informada pelo ONS (Operador Nacional do Sistema) de que a transmissão de energia na região caiu de 10 mil megawatts para mil megawatts, ou seja 10% do nível normal.

A causa do problema, entretanto, ainda não foi encontrada.

A falha começou por volta das 15h15. A Coelce (Companhia Energética do Ceará) diz ainda não ter informações sobre quantos municípios foram afetados pelo apagão e que está apurando as causas.
A Coelba (Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia) confirmou a queda de energia no Estado, e informou que ainda apura a extensão da falha.

Um executivo da Chesf (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco) disse à Folha que o apagão atinge várias cidades do Nordeste e que a companhia ainda está avaliando a extensão do problema.

O Ministério de Minas e Energia também está apurando as causas dos problemas.

Aguirre Talento/Folhapress 
Trânsito com problemas em Fortaleza na tarde desta quarta-feira (28) devido ao apagão que atinge o Nordeste do país

Embora ainda não tenha informações detalhadas sobre a causa e a magnitude, a Folha apurou que o governo orientou seus técnicos a religar toda a área afetada ainda durante o período da tarde.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) está iniciando a preparação para retomar o fornecimento de energia para as áreas atingidas, segundo sua assessoria.

O procedimento de investigação desse caso de falta de energia deve seguir o mesmo modelo dos anteriores, de acordo com a Aneel.

O ONS encaminhará uma carta convocando Ministério de Minas e Energia, Aneel e possíveis agentes envolvidos para discutir o problema. O grupo irá se debruçar sobre o relatório técnico do caso, chamado de "relatório de análise da perturbação".

TRANSTORNOS

Em Salvador, em apenas uma rua no bairro da Pituba, região nobre da cidade, cinco prédios registravam pessoas presas nos elevadores.
Felipe Plessim, 27, conversou com a Folha enquanto estava preso no elevador de seu prédio. Afirmou que estava indo para a faculdade e que provavelmente perderá as aulas, mas que a situação estava tranquila porque ainda conseguia falar pelo celular.

No Piauí, o apagão afetou todos os 224 municípios no Estado, causando transtornos principalmente nos hospitais e trânsito. É a segunda vez que o Piauí sofre apagão neste ano. Em janeiro, a capital piauiense e outras 32 cidades do Estado registraram queda de energia.

Em Fortaleza, o blecaute afetou o funcionamento da sinalização de trânsito e já causa engarrafamentos pela cidade. Um hospital particular suspendeu o atendimento de emergência em casos mais simples em razão da impossibilidade de realização de exames.

HISTÓRICO

Desde setembro do ano passado, quando Dilma anunciou que haveria um corte médio de 20% nas tarifas de energia aos consumidores a partir deste ano, ocorreram seis blecautes de grandes proporções em diversos Estados brasileiros.

No ano passado, as falhas no fornecimento de energia fizeram o ministro Edison Lobão (Minas e Energia) vir a público para tranquilizar a população.

Na época, ele disse que não haveria racionamento de energia elétrica no país "nem agora, nem nunca mais".

No último apagão de 2012, mais de 3,5 milhões de consumidores, em 12 Estados, ficaram sem luz por uma hora.

Da Folha de São Paulo

Alunos tuntunenses participam da primeira etapa dos JEM's/2013

Alunos de Tuntum na I Etapa dos JEMs/2013 em São Luís
Foi realizado entre os dias 03 e 17 de agosto a I Etapa Estadual dos Jogos Escolares Maranhenses/2013 - JEMs em São Luís com a participação de 52 alunos das escolas municipais de Tuntum com o apoio do Prefeito Cleomar Tema e coordenação da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer tendo a frente Francisco do Nascimento e Prof. Marcos Vinícius.


Alunos de Tuntum na I Etapa dos JEMs/2013 em São Luís
Segundo informações repassadas ao Bate Tuntum pela Assessoria da Secretaria de Esportes e Lazer os 52 alunos da cidade participaram nas modalidades desportivas de atletismo, damas, xadrez e vôlei, modalidades infantil masculino e feminino com medalhas de bronze para as equipes de damas e xadrez da Escola Municipal Antonio Moreia Lucena localizada no Povoado Araras.


Alunos de Tuntum na I Etapa dos JEMs/2013 em São Luís

Alunos do Complexo Educacional Dr. Tema, Escola Municipal Maria do Socorro Saraiva(Povoado Serra Grande), Escola Municipal Gilza Léda,  Escola Gianna Bereta Molla(Confissão Religiosa) e Escola Municipal  Luís Coelho(Povoado Arroz) obtiveram bons desempenhos nas modalidades que participaram, afirmou Marcos Vinícius.


Alunos de Tuntum recebem medalhas durante os JEMs/2013
Para os coordenadores das equipes de Tuntum nos JEMs/2013 Francisco do Nascimento(Secretário de Esportes) e Marcos Vinícius(Assessor) a II Etapa dos jogos escolares maranhenses acontecerá durante o mês de setembro próximo vindouro e contará com o apoio do Prefeito Cleomar Tema, um entusiasta do desporto escolar, para que novos alunos participem em outras modalidades esportivas e trazerem mais medalhas para a cidade, reafirmaram os coordenadores.

Identificados os 4 maranhenses mortos em desabamento em SP


POR OSWALDO VIVIANI
O Jornal Pequeno apurou os nomes dos quatro maranhenses cujas mortes foram confirmadas, até agora, vítimas do desabamento, na manhã de ontem (27), de um prédio em construção na Zona Leste da cidade de São Paulo. Três são de Barra do Corda (a 459 quilômetros de São Luís). São eles: Marcelo Sousa, 22 anos (do bairro Cohab); Antônio Carlos Carneiro Luiz (do Povoado Clemente); e Leidiano Teixeira, 28 (do bairro Altamira). Leidiano foi inicialmente identificado pelo apelido de “Bochecha”, mas seria conhecido em Barra do Corda como “Homim”.
marcelo e Leidiano de Barra do Corda, mortos desabamento
Marcelo e Leidiano morreram sob os escombros
O corpo do quarto trabalhador maranhense morto – Felipe Pereira dos Santos, 20, de Imperatriz – foi o último a ser retirado dos escombros pelos bombeiros, às 21h. Até esse momento, seu pai, Francisco Feitosa Filho, 37, um pintor que também trabalha em São Paulo, ainda tinha a esperança, embora remota, de que o filho estivesse vivo.
Os quatro corpos devem ser liberados PELO Instituto Médico Legal (IML) de São Paulo até o fim de semana para serem sepultados em suas cidades de origem.
Além de Marcelo, Antonio Carlos, Leidiano e Felipe, outras quatro pessoas morreram no desabamento. Até agora, nenhuma autoridade paulistana divulgou a lista completa dos oito mortos.
Ao menos 26 pessoas foram retiradas com vida de baixo da estrutura que desabou e levadas para seis hospitais de São Paulo.
Os maranhenses Rubens dos Santos (pai de Felipe, um dos mortos, de Imperatriz), Francisco Diego Borges  Vasconcelos (de Barra do Corda), Eric Fernandes (de Barra do Corda) e um homem identificado apenas como Claudenir estão internados e não correm risco de morrer.
Felipe morto em São Paulo
Felipe de Imperatriz também morreu soterrado
O também imperatrizense Gleison de Souza Feitosa, 24 (primo de Felipe e sobrinho de Rubens), foi retirado dos escombros pelos bombeiros. Ele sofreu apenas ferimentos leves e nem ficou internado.
Trinta e quatro operários – a maioria dos estados de Maranhão e Tocantins – trabalhavam na obra quando ocorreu o acidente, às 8h30 de ontem.
O prédio que desabou estava sendo construído no bairro São Mateus para abrigar o Magazine Torra Torra. Irregular, a obra estava embargada pela Prefeitura há 156 dias por falta de Alvará de Execução, e já havia sido autuada duas vezes. Mesmo assim, funcionava normalmente.
Hoje (28) seguem as buscas dos bombeiros a dois trabalhadores que ainda estariam soterrados.
O caso é investigado pela Polícia Civil.

Secretário de Esportes e Lazer convoca times de Tuntum para reunião sobre o campeonato municipal/2013


Secretário de Esportes e Lazer de Tuntum Chiquinho na redação do Bate Tuntum
O Secretário de Esportes e Lazer  Francisco do  Nascimento(o Chiquinho) está convocando 22 dirigentes de times de futebol da cidade(zona urbana e rural) para uma reunião a partir das 10 horas da manhã do dia 02/09(segunda-feira) no Prédio da Prefeitura de Tuntum para tratarem sobre o Campeonato Municipal de Futebol/2013. 

Chiquinho informou, ao Bate Tuntum na manhã desta quarta-feira(28),  que a reunião tratará sobre a data do início do campeonato de futebol de Tuntum, do regulamento e da possibilidade de um torneio inicial para o dia 12 de setembro(aniversário da cidade) no turno da tarde com os times que confirmarem a adesão ao referido campeonato, disse o secretário.

Indagado pelo Bate Tuntum, Francisco do Nascimento, afirmou, também, que é do interesse e apoio do Prefeito Cleomar Tema que o campeonato municipal de futebol/2013 seja um sucesso absoluto de público, de envolvimento e  do aparecimento de novos valores desta modalidade esportiva. Para que isso aconteça Dr. Tema já disponibilizou toda a estrutura da Secretaria de Esportes e Lazer para o sucesso do campeonato, disse Chiquinho.

O Secretário de Esportes e Lazer espera contar com todos os convidados na reunião do dia 02/09 para que o campeonato possa acontecer.

Atenção ao Hospital Regional de Presidente Dutra é tema de debate nos Diálogos pelo Maranhão


A saúde pública da cidade de Presidente Dutra foi o ponto central dos debates dos Diálogos pelo Maranhão no último final de semana. A população denunciou o sucateamento do hospital regional construído no governo Jackson Lago, que foi abandonado após a volta de Roseana Sarney ao comando do estado.

Na passagem da caravana dos Diálogos pelo Maranhão pela cidade, a população da região destacou uma questão que inquieta a cidade desde 2009. Depois da construção de um Hospital Regional de Urgência e Emergência com 100 leitos de enfermaria e 12 de UTIs, a população denuncia o abandono em que o governo do estado deixa o hospital construído há menos de cinco anos, na gestão do ex-governador Jackson Lago.
Estudantes presentes no evento indagaram sobre a volta dos investimentos na saúde pública de Presidente Dutra, sobretudo o retorno do pleno funcionamento do hospital regional. A denúncia foi confirmada pelo vereador Zezão, que afirmou que a perseguição política impede que o hospital regional atenda plenamente a população local e informou que houve sintomática diminuição dos repasses para investimento em Saúde em Presidente Dutra.

Flávio Dino contrapôs velha prática da perseguição aos oponentes à nova política. “A nova política abandona a ideia de adversário pessoal e do ódio, da perseguição aos que discordam do seu pensamento. Nós defendemos esse novo modelo de política. Afinal, nosso verdadeiro adversário são os problemas que afligem o povo do Maranhão,” disse.

Do Diálogos pelo Maranhão

Projeto para melhorar índices sociais do Maranhão une lideranças políticas de todo o estado



Diferentes forças políticas se reuniram no último final de semana para discutir propostas para reverter os índices sociais que ainda colocam o Maranhão nas últimas posições dos rankings sociais do Brasil. Durante a passagem do movimento Diálogos pelo Maranhão pela região Central do Maranhão, o sentimento de unidade foi ressaltado por todas as lideranças políticas presentes.

“Mudar a realidade do Maranhão é uma tarefa de muitos, cada um com sua responsabilidade. O que não podemos é continuar convivendo com números que entristecem a nossa gente,” ressaltou o vice-prefeito de São Luís, Roberto Rocha, durante evento na cidade de Tuntum.

O mesmo pensamento foi compartilhado por todas as lideranças políticas presentes. 

Deputados estaduais, federais, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de mais de 30 cidades concordaram que através da união política empenhados em um projeto que tenha como foco a melhoria da vida das pessoas é possível dar viabilidade a um Maranhão mais justo, democrático e desenvolvido.

Essas premissas são amplamente debatidas durante os Diálogos pelo Maranhão, que já visitou mais de 40 cidades durante os finais de semana desde o seu lançamento, em março deste ano.

O deputado federal Domingos Dutra reiterou o compromisso democrático do movimento que tem reunido cada vez mais força popular, social e política no Maranhão.

“Na democracia o que vale é a união e a vontade do povo. Nesse momento, o que o Maranhão diz é que não aguenta mais um regime político opressor. E nós, lideranças aqui reunidas, damos a demonstração de compromisso com esse sentimento do povo do Maranhão – a superação do atraso,” analisou.

Kleber Andrade, prefeito de São Domingos do Maranhão, uma das cidades visitadas pela caravana neste final de semana, afirmou que o momento é de superar o modelo político de atraso. “Lideranças com pensamentos diferentes, mas com uma única determinação: transformar o Maranhão”.

Rede entra com pedido de registro no TSE

A Rede Sustentabilidade deu entrada na manhã desta segunda-feira (26) com o pedido oficial de registro do partido no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A solicitação foi feita com cópias das certidões que validam 304 mil fichas de apoio e com os protocolos de outras 220 mil assinaturas ainda não certificadas devido à lentidão dos cartórios eleitorais. Os documentos foram levados dentro de sacolas ao TSE.

O pedido de registro acontece depois de seis meses de trabalho intenso de 12 mil mobilizadores em todo o país, que conseguiram coletar 867 mil assinaturas. Marina Silva participou da entrega do pedido acompanhada de advogados, assessores e simpatizantes da #rede, além dos deputados federais Domingos Dutra (PT-MA) e Walter Feldman (PSDB-SP) e do senador Pedro Simon (PMDB-RS), cuja colaboração foi elogiada pela ex-senadora.

“Desde o início Pedro Simon nos tem dado apoio para criar a Rede, reconhecendo o direito da organização política das pessoas. O trabalho dele e dos demais parlamentares em favor da democracia foi fundamental para que hoje déssemos entrada no pedido de registro no TSE”, afirmou Marina. Simon e outras lideranças políticas ajudaram a impedir a tramitação do projeto de lei que acabaria com o fundo partidário e o tempo de TV para os novos partidos.

Na entrevista após a entrega do pedido de registro, Marina Silva disse aos jornalistas que confia nos órgãos responsáveis por homologar a criação do partido. “Esperamos que a gente possa ter o registro da Rede Sustentabilidade, que é uma expectativa de milhares e milhares de pessoas em todo o país.”

Marina falou também sobre o processo de coleta, triagem e encaminhamento das fichas aos cartórios eleitorais. “Fizemos um trabalho idôneo com a mobilização voluntária de milhares de pessoas em todo o país, um trabalho árduo de avaliação dessas fichas. A própria Rede Sustentabilidade deixou de encaminhar mais de 200 mil assinaturas exatamente para evitar que houvesse um trabalho desnecessário por parte dos cartórios com fichas que faltavam documentação ou que não havia a possibilidade de fazer a identificação, porque a pessoa havia assinado o nome de casada, enquanto que no título constava o nome de solteira, por exemplo”.

Cumprimento do prazo pelos cartórios

A #rede aproveitou a ocasião para solicitar ao TSE medidas cautelares urgentes que garantam o cumprimento do prazo, previsto em lei, de 15 dias para validação das fichas de apoio pelos cartórios e do mesmo período para homologação dos diretórios estaduais nos TREs. Até o momento, foram encaminhadas aos cartórios eleitorais 637 mil fichas de apoio à criação do partido. Dessas, mais de 220 mil ainda estão nos cartórios, contabilizando um atraso superior a 15 dias. Outras 30 mil assinaturas foram protocoladas há mais de 60 dias e ainda não foram validadas.

Em relação aos diretórios estaduais, a #rede já tem o mínimo de assinaturas exigido por lei em 24 unidades da federação. Dessas, 15 Estados já tiveram os pedidos oficiais de homologação encaminhados aos TREs. Na maioria dos casos, as solicitações foram feitas há mais de 15 dias, porém, com exceção do Rio Grande do Sul, os diretórios ainda não foram homologados.

Além dos atrasos, problemas nos procedimentos para conferência das assinaturas de apoio vêm dificultando o processo de registro da Rede Sustentabilidade. Levantamento feito pela #rede a partir do retorno recebido dos cartórios aponta que os motivos para invalidação foram variados e vão desde a falta de parâmetros para a comparação dos dados, quando o cartório não encontra a assinatura do eleitor por não ter votado nas últimas eleições, até casos de assinaturas que não conferem. Das 96 mil fichas invalidadas, a maior parte delas, 73.130 mil,  não tiveram o motivo da recusa especificado. Na maioria dos casos, os cartórios emitem certidões que atestam apenas o número de assinaturas homologadas e não o número de assinaturas recebidas, não homologadas e os motivos pelos quais isso ocorreu.

Devido a essa falha no processo, foi possível identificar, por exemplo, dezenas de casos de apoiadores da #rede que, embora tivessem assinado a ficha e prestado todas as informações necessárias, não tiveram suas assinaturas validadas pelos cartórios. Entre esses casos, encontram-se situações emblemáticas, em que mesmo pessoas em total sintonia com o processo de criação do partido tiveram suas fichas rejeitadas pelos cartórios do país. Em São Paulo, membros da Comissão Estadual tiveram suas assinaturas invalidadas, como Carlos Buzzolin e Julia D’ávila. No Distrito Federal, a assinatura de Henrique Ziller, fundador da #rede, não foi validada. Em outro caso, o senador Pedro Taques também teve sua assinatura invalidada no Mato Grosso.
É importante observar que a #rede montou uma estrutura bastante rígida para assegurar a qualidade das fichas de apoio que foram enviadas aos cartórios. Das 850 mil fichas recebidas, mais de 200 mil foram descartadas por apresentarem algum tipo de problema, como falta da assinatura, letra ilegível ou dados incompletos.

Antecipação do registro

A Rede Sustentabilidade decidiu dar entrada no pedido de registro sem a totalidade das certidões exigidas por lei devido aos atrasos dos órgãos responsáveis pela certificação das assinaturas e dos diretórios regionais. O pedido de registro no TSE foi feito com as cópias de certidões encaminhadas aos TREs e com protocolos de entrega de assinaturas nos cartórios.  A decisão de adiantar a entrada no TSE foi tomada pela Comissão Nacional Provisória após o encontro de representantes da Rede Sustentabilidade, entre eles a ex-senadora Marina Silva, com a juíza corregedora Laurita Vaz no dia 16 de agosto. Segundo a ministra, o órgão precisa de, no mínimo, 30 dias para homologar a criação do partido.

No momento da solicitação de registro do partido no TSE, foi entregue também uma petição em nome da #rede solicitando ações que permitam solucionar as falhas nos processos de criação do partido. O documento pede que se publique, mediante edital, a lista dos eleitores cujas assinaturas ainda não foram validadas, para que os interessados possam se manifestar em até cinco dias. No caso dos processos de homologação dos diretórios estaduais, a #rede pede também que se dê o prazo de 48 horas para que os processos entrem na pauta de julgamento dos TREs.

A existência da Rede Sustentabilidade, garantida constitucionalmente, não pode ser tolhida pela ausência de meios materiais ou pela falta de critérios normativos claros.

A #rede confia que, no julgamento da Justiça Eleitoral, prevalecerá o apoio das 850 mil assinaturas recolhidas em uma ação inédita, que aconteceu de forma autoral e descentralizada em todo o país.

Ronald Torres um camarada que fez a sua parte


No dia de hoje o blog Tuntum News não poderia deixar de lembrar do grande camarada Ronald Torres, um guerreiro, que se juntou a alguns amigos em sua querida Tuntum abraçou a luta pela RENOVAÇÃO. Sei que onde ele estiver, este grande comunicador vai estar feliz por vê hoje na sua querida Tuntum os seus amigos todos juntos dando início a luta pela mesma causa.

Valeu Ronald Torres pela sua coragem em tentar Renovar este tão sofrido Maranhão.


Tuntum News