Achava impossível mudar', diz ex-travesti que hoje é pastor em MT

Pastor diz ajudar quem quer voltar a ser hétero através de associação. Para Joide Miranda, homossexualidade pode ser desaprendida.


Pollyana Araújo
Do G1 MT


Pastor Joide, a esposa Édna e o filho Pedro. 14 anos de casados.
Acompanhado da mulher e do filho de 1 ano, o pastor evangélico Joide Miranda, de 47 anos, que até os 26 era travesti, afirma que é possível deixar de ser homossexual. A partir de sua experiência pessoal, ele decidiu ajudar quem quer voltar a ser hétero, por meio da Associação Brasileira de ex-Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABexLGBTTs). "A homossexualidade é um vício que, muitas vezes, vem desde a infância. Achava que era impossível mudar, mas é uma conduta que pode ser desaprendida", diz o pastor.


Pastor Joide sem o silicone. Servo de Deus, agora.
O trabalho da associação vai contra a posição do Conselho Federal de Psicologia (CFP), que orienta profissionais da área a não colaborar com serviços que ofereçam tratamento e cura para homossexualidade e não reforçem preconceitos sociais já existentes em relação ao tema.

Joide em diversos países como gay.
Joide Miranda, que aos 14 anos assumiu a homossexualidade e agora se diz "completamente restaurado", pontua que o trabalho que desenvolve busca a cura e a mudança a partir da espiritualidade e da experiência de vida dele, embora avalie que a psicologia seria importante nesse processo. "Aqueles que querem deixar o estado da homossexualidade dizem que me veêm como referência", afirma o pastor, que depois da mudança retirou as próteses de silicone dos seios e o silicone industrializado dos quadris.

Ele explica que a entidade, que foi regulamentada em novembro do ano passado, dá suporte emocional a pessoas de vários lugares, inclusive do Japão, Espanha e França. Até hoje, segundo ele, mais de 500 homossexuais o procuraram. O pastor diz que os maiores motivos alegados para querer deixar a homossexualidade são a solidão e a insatisfação. "Fazemos acompanhamento por telefone, mas pretendemos abrir uma casa de apoio, uma espécie de albergue, para podermos auxiliá-los melhor", conta o pastor, que mora em Cuiabá com a família.

Um dos pilares da associação, segundo ele, é a estruturação familiar. Para o pastor, a desordem familiar tem grande parcela de responsabilidade nos casos de homossexualidade. Ele diz alertar os pais durante as palestras que ministra para que se atentem sobre o comportamento dos filhos, de modo que atuem de forma preventiva. "Um dos maiores fatores que contribuem para a homossexualidade são os abusos sexuais e a ausência de limites para as crianças", enfatiza, ao relatar que, aos 6 anos, foi abusado por um vizinho.

Além dos próprios homossexuais, Joide diz receber inúmeros telefonemas de mães que não concordam com a orientação sexual dos filhos. Ele diz que muitas delas pedem para conversar com a mãe dele, que, após muita insistência, conseguiu fazer com que ele fosse para a igreja. Antes disso, o ex-travesti morou em vários países, entre eles Itália e França, onde se prostituía.

Ele cita dois casos de ex-gays que teriam se tornado heterossexuais depois de receberem acompanhamento através da associação. Um deles na França, que morava com outro homem e hoje já está casado com uma mulher.

Outro é o caso de um ex-travesti do Maranhão, que colocou silicone até nos lábios e agora é missionário de uma igreja evangélica. "Quando a pessoa resolve mudar, o interior está todo bagunçado e demora algum tempo para mudar completamente, inclusive os trejeitos femininos", explica.

Casamento


Casamento de Joide e Édna

No caso de Joide, a mulher Édna, que hoje o acompanha nas palestras em que dá o seu testemunho, foi quem o ajudou. "Falava para ele que não era para colocar a mão na cintura, nem cruzar as pernas como mulher", disse. Ela, no entanto, faz questão de enfatizar que se casou com um heterossexual e que nunca duvidou da mudança do marido. "Antes achava que gay era sempre gay, mas depois que o conheci mudei esse conceito. Não me importo em falar sobre o passado dele, pois falo de alguém que não existe mais", afirma.


Casada há 14 anos com Joide, Édna conta que os dois eram empresários e deixaram os negócios para ajudar as pessoas que pretendem deixar de ser homossexuais. "Só fazemos isso para que a nossa história possa ajudar outras pessoas". Ela conta que no início do relacionamento enfrentou certo preconceito por parte daqueles que não acreditavam na mudança de Joide.

No entanto, os dois afirmaram que o casamento não pode servir como uma "fuga". Antes de conhecer a mulher, o pastor disse não ter sentido atração por nenhuma outra pessoa do sexo oposto. "Tive tudo que um travesti sonha, como glamour e dinheiro, mas não era feliz. Sentia um vazio muito grande dentro de mim. Era uma vida de hipocrisia", recorda Joide, ao se dizer realizado hoje com a mulher e o filho, que foi adotado porque Édna não conseguia engravidar.

Na visão dele, a homossexualidade está na mente e, por isso, pode ser restaurada."Depois que fui abusado sexualmente, tive a minha heterossexualidade violada", afirma. Ele disse ainda que, quando foi molestado pelo vizinho, teve medo de contar para a família, principalmente ao pai, que era alcoólatra.

Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos de Tuntum faz audiência pública

Aconteceu na tarde de ontem (30) no plenário da Câmara de Vereadores de Tuntum a audiência pública para apresentar o Plano Municipal de Gestão Integrada  de Resíduos Sólidos Urbanos de Tuntum mais uma ação de política pública do Dr. Chico Cunha.
Na  oportunidade, o Enfermeiro Rosemir Diniz  da Secretaria de Saúde, um dos elaboradores do plano, fez a apresentação do mesmo, destacando os pontos relevantes  para a melhoria ambiental da cidade de Tuntum, bem como,  a  saúde pública dos habitantes do município.
Rosemir Diniz informou à platéia de diretores escolares, coordenadores, professores e autoridades ali presentes sobre  os dados alarmantes que hoje envolve o recolhimento do lixo doméstico urbano de Tuntum em torno de 45 toneladas o que demonstra a falta de conhecimento ambiental e o desperdício de materiais de uso doméstico, alimentos reaproveitáveis que são desperdiçados diariamente.
Rosemir Diniz afirmou, também, que com o  Plano Municipal de Gestão Integrada  de Resíduos Sólidos Urbanos de Tuntum a cidade deve  buscar o índice adequado de recolhimento de lixo urbano em torno de 22 toneladas para atender as metas estabelecidas pelos organismos nacionais e internacionais de defesa ambiental urbana.
O  Plano Municipal de Gestão Integrada  de Resíduos Sólidos Urbanos de Tuntum provocará uma mudança cotidiana do trato do lixo doméstico, pois o mesmo, também, incentivará a educação ambiental proposta pela Lei 9.795/99 e  uma política de geração de emprego e rendas através da seleção de materiais reaproveitáveis e sua consequente reciclagem.
Durante a audiência pública falaram os professores Carlos e Emerson Araújo e em nome do prefeito Chico Cunha a primeira dama Suami Cunha informou sobre a construção do aterro sanitário de Tuntum em fase final e as aquisições de 02 caminhões para o recolhimento  diário do lixo doméstico da cidade e de um trator que ajudará na manutenção do referido aterro.

Coligação UNIDOS PARA A VITÓRIA faz a festa em Tuntum








Sob o comando do médico e candidato a prefeito de Tuntum nas eleições de outubro de 2012, Dr Tema, a coligação UNIDOS PARA A VITÓRIA realizou nesta sexta-feira (27) e sábado (28) nas ruas Senador Vitorino Freire e 12 de Setembro duas manifestações/carreatas/poeirões, dando início a campanha eleitoral que o consagrará novamente como próximo gestor deste município a partir de janeiro de 2013.






Segundo observadores e participantes dos dois eventos, pelo menos, 15.000 pessoas estiveram ali para saudar e apoiar a candidatura deste que tem se tornado uma lenda viva da política tuntunense e dos candidatos a vereador pela coligação UNIDOS PARA A VITÓRIA.






Não se pode negar o carisma que o Dr. Tema tem com  a maioria da  população de Tuntum em todas as suas faixas etárias, classe social, credo e cor. A prova está registrada nos flagrantes que o Bate Tuntum registrou nos dos dois grandes eventos políticos do final de semana próximo passado.



Dr. Tema foi ovacionado, também, por grupos familiares, correligionários, militantes e apoiadores e num discurso empolgante e emocionado levou a platéia ao delírio diversas vezes durante os dois poeirões da coligação UNIDOS PARA A VITÓRIA . 






Sempre acompanhado de amigos, parentes e  o candidato a Vice-Prefeito Ciro Ricardo (liderança antiga da oposição) trazido por ele num trabalho de engenharia política com o nunca se viu em Tuntum, Dr. Tema se comprometeu em fazer uma administração pública municipal que colocará Tuntum no século XXI  através de novas e antigas políticas públicas c alacada no desenvolvimento econômico e social da população pobre do município como sempre pautou as administrações públicas que ele sempre esteve a frente.




Em tom de festa cívica a coligação UNIDOS PARA A VITÓRIA promete novos e grandes eventos para os próximos dias sob  a alegria do Trio Elétrico Tema Prefeito. Aguarde!

Agora sim, Dr. Tema é candidato!



Saiu ontem (26) no final da tarde a  homologação da candidatura do médico Dr. Cleomar Tema Cunha da coligação UNIDOS PARA A VITÓRIA a prefeito de Tuntum nas eleições de outubro de 2012 através de despacho/deferimento rubricado pelo juiz eleitoral da Comarca do Pedro Henrique Pascoal.




No  mesmo despacho o juiz eleitoral da Comarca de Tuntum julgou, ainda, improcedente a ação movida pelo PRTB contra a candidatura do Dr. Tema por falta de fundamentação jurídica suficiente para tal, bem como,  ser  intempestiva a petição inicial que pedia a anulação do registro da candidatura  do ex-prefeito.


Há de se frisar que apesar de ser uma decisão em  primeira instância não cabe mais recursos na decisão do juiz eleitoral pela extinção dos prazos suficientes para uma outra ação deste conteúdo.


Após conhecimento da decisão, os amigos, correligionários, militantes e populares da candidatura Tema-Ciro comemoraram a decisão com fogos de artifício, abraços e muita alegria.

Criação de novos municípios através de resolução é inconstitucional diz TJ-MA


Foto:  Arquivos Google

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) julgou procedente a ação direta de inconstitucionalidade (ADI) ajuizada pela seccional maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MA) contra a Resolução n.º 618/2011 da Assembleia Legislativa, que regulamentava a criação de novos municípios. Nesta quarta-feira (25), a Corte declarou, por maioria de votos, que a norma é inconstitucional.

O resultado final apontou 14 votos pela inconstitucionalidade, entendimento iniciado pelo desembargador Bernardo Rodrigues, relator da ação. Outros 11 desembargadores votaram pelo não conhecimento – que equivale a não receber a ação – e houve um voto pela inconstitucionalidade apenas em parte da resolução.

Autor do único voto pela procedência parcial, Joaquim Figueiredo pediu, em sessão anterior, que o plenário fosse consultado se o quórum de votação deveria levar em conta o número de membros do TJMA à época do início do julgamento ou o atual.

Também por maioria, foram considerados válidos os votos dos desembargadores Vicente de Paula Castro e Kleber Carvalho, que ingressaram no Tribunal depois do início do julgamento. Um dos defensores da inclusão, o desembargador Bayma Araújo disse que os dois são membros da Corte e tomaram conhecimento da matéria. Lembrou que, ainda que não fossem computados os votos de ambos, a decisão pela inconstitucionalidade seria vencedora.

Votaram de acordo com o relator Bernardo Rodrigues, pela inconstitucionalidade da resolução da Assembleia, os desembargadores Bayma Araújo, Lourival Serejo, Raimundo Nonato de Souza, Jaime Araújo, Stélio Muniz, Jamil Gedeon, Raimundo Melo, José Luiz Almeida, Vicente de Paula, Kleber Carvalho, Paulo Velten, Anildes Cruz e Maria das Graças Duarte.

A primeira divergência, segundo a qual o assunto não deveria ser objeto de ADI, foi iniciada pela desembargadora Cleonice Freire e seguida pelos desembargadores Jorge Rachid, Nelma Sarney, Raimundo Freire Cutrim, Maria dos Remédios Buna, Raimunda Bezerra, Froz Sobrinho, Marcelo Carvalho Silva, Guerreiro Júnior, Benedito Belo e Cleones Cunha.

Lei – A OAB/MA considerou inconstitucional a resolução da AL/MA porque a Constituição Federal determina a exigência de edição de lei complementar federal para estabelecer prazos para a criação de municípios, norma ainda não criada pelo Congresso Nacional, apesar de o Supremo Tribunal Federal (STF) já ter fixado prazo.

O procurador da Assembleia Legislativa, Djalma Brito, sustentou que a resolução estabeleceu prazos somente no âmbito da própria AL/MA. Segundo ele, em momento algum o ato do Legislativo determinou prazo para criação de municípios.

O entendimento da Procuradoria Geral de Justiça, em parecer assinado pelo procurador Eduardo Nicolau, foi de que a Assembleia Legislativa carece de competência para regular a matéria e, mesmo que tivesse, jamais poderia fazê-lo por meio de resolução.

Com informações do TJMA

Para vereadora de Tuntum em 2012!

Brasil aposta em defesa forte para espantar trauma no futebol feminino


Seleção conta com talento de Marta para vencer Camarões na estreia dos Jogos Olímpicos, nesta quarta-feira (25)

Seleção treina desde segunda-feira no País de Gales. Foto: CBF

Do R7

Calejada com as recentes decepções nas principais competições, quando falhas defensivas impediram que o Brasil chegasse aos títulos, a seleção brasileira feminina de futebol aposta na defesa para chegar à medalha de ouro em Londres. Com um esquema cauteloso, o time estreia nesta quarta-feira (25) nos Jogos Olímpicos, diante de Camarões, às 14h45 (horário de Brasília), em Cardiff, no País de Gales.

Para o confronto, o técnico Jorge Barcellos voltará a adotar o esquema 5-3-2, vitorioso em torneio preparatório na Suíça, na semana passada, e que deu mais solidez ao time brasileiro.

Com isso, a aposta é que Thaisinha e, principalmente, Marta, a dupla de ataque, desequilibrem na frente e assegurem as vitórias para o Brasil. Em Atenas 2004 e Pequim 2008 a seleção brasileira ficou com a medalha de prata.

Seleção brasileira reconhece gramado; veja vídeo

Neymar troca as bolas e dá golpe de caratê

— Essa etapa de treinamento na Suíça foi muito importante. Pudemos ver como estamos e saber exatamente o que temos que melhorar. Fomos campeãs da Copa da Suíça, mas o que queremos agora é a medalha de ouro.

As palavras acima foram de Maurine, uma das cinco defensoras e responsável pela saída de bola da seleção brasileira. O esquema ganhou elogios da zagueira Aline Pellegrino, uma das mais experientes da equipe.

René Simões analisa seleção em seu blog

— O trabalho foi muito bom. Estou com segurança na zaga, mas é muito importante fazermos diversos treinos para, quando chegar a hora dos jogos, estarmos preparadas.

Tamanha cautela, no entanto, faz o treinador deixar no banco de reservas Cristiane, que por anos formou dupla com Marta na frente e é uma das melhores jogadoras do mundo. A centroavante fica como arma para o segundo tempo dos jogos.

Do outro lado, a rival desta quarta-feira, a princípio, não tira o sono das brasileiras. Camarões se classificou aos Jogos graças à desclassificação da Guiné Equatorial, que havia a eliminado. Com isso, as ‘Leoas Indomáveis’ conseguiram a vaga na repescagem.

A partir desta quarta-feira (25), o R7 transmite os Jogos Olímpicos de Londres em cinco canais exclusivos, 24 horas. E durante os Jogos, além da transmissão ao vivo e com sinais exclusivos, você encontra no portal todos os vídeos de todos os melhores momentos da maior disputa esportiva do mundo. Até o dia 12 de agosto, Olimpíada é no R7, Record e Record News, os canais oficiais de Londres.

FICHA TÉCNICA
BRASIL X CAMARÕES

Local: Millenium Stadium, em Cardiff (País de Gales)
Data: 25/07/2012 (quarta-feira)
Horário: 14h45 (de Brasília)
Árbitra: Jenny Palmqvist (SUE)

BRASIL: Andreia Suntaque; Fabiana, Bruna Benites, Aline Pellegrino, Renata Costa e Maurine; Francielle, Formiga e Ester; Marta e Thaisinha
Técnico: Jorge Barcellos

CAMARÕES: Ngo Ndom, Manie, Sonkeng, Meffoumetou e Ngono; Zouga, Bella, Feudjio e Beyene; Iven e Onguene
Técnico: Enow Nagatchu

Municípios que não cumprem a legislação não terão acesso a recursos federais



Levantamento realizado pela revista Educação mostra que, dos 5.564 municípios brasileiros, 1.234 estão com acesso bloqueado às transferências de convênios federais. Isso significa que 22,1% dos municípios brasileiros não terão direito, este ano, a utilizar os recursos de programas federais im­­portantes, como o Caminho da Escola e o ProInfância porque não cumpriram a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Do total de municípios fora da Lei, 1.192 são considerados inadimplentes por não terem transmitido dados de 2011 ao Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope) e 42 não comprovaram o investimento mínimo de 25% de suas receitas em educação, como exigido pela Constituição.

Municípios e Estados tinham até maio para cadastrar as informações de 2011 no Siope. Os inadimplentes ainda podem acessar o sistema e regularizar sua situação, mas os que não comprovaram investimentos mínimos, se quiserem modificar as informações, terão de pedir a alteração judicialmente.

"O ente pode fazer uma retificação, caso alegue ter errado na declaração, mas precisa provar que errou de verdade, informando o balanço dos gastos. Comprovada a falha, o sistema libera a correção e os convênios são autorizados. Do contrário, continuam congelados", diz Paulo Cesar Malheiro, coordenador do Siope, conduzido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Para o cálculo do valor mínimo de 25% em educação definido pela Constituição é considerada a arrecadação com o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e com o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). "Mas todo tipo de artifício é usado para tentar burlar o sistema; alguns incluem receita do governo federal, outros alegam que o Siope altera a metodologia de cálculo após terem realizado a declaração no sistema", diz Malheiro. Segundo ele, porém, o Siope detecta irregularidades e a regra é a mesma para todos. Para ele, o principal problema é a má gestão. "O secretário de Fazenda do Estado, que administra os recursos para os vários municípios, geralmente não se comunica com o secretário de Educação", exemplifica.

Em 2013, de janeiro a abril, os municípios deverão fazer a declaração do exercício de 2012. Ao cumprir a regra e informar os dados corretamente, passam a ter direito a convênios para aquele ano, mas não podem reaver os do ano anterior. O Siope é um sistema declaratório anual, mas há previsão de se tornar bimestral. Os dados podem ser consultados pelo site www.fnde.gov.br.

(Revista Educação 21/07/12)

Opinião: Por um programa de governo que coloque Tuntum no Século XXI

Imagem: Google

As eleições  municipais de outubro próximo vindouro se tornaram  algo diferente das anteriores para  todos os municípios brasileiros pela conotação plebiscitária da mesma e pelas complexidades administrativas que os próximos gestores assumirão a partir de janeiro de 2013.

Quando se afirma o caráter plebiscitário das eleições de outubro de 2012 se tem em mente que esta ferramenta democrática no plano municipal de ascensão ao poder político ganhou uma nova roupagem para os candidatos a prefeitos e vereadores que deverão apresentar propostas consistentes de administração competente e moderna para o progresso econômico e social dos seus munícipes rumo a cidadania plena.

Nesta perspectiva analítica apresentada no parágrafo anterior, as eleições municipais em Tuntum em 2012 não não poderão ficar omissas por parte de candidatos e candidatas na construção de programas de governo que deverão atender as demandas sociais prementes do povo pobre da cidade. As necessidades sociais ainda são grandes no município de  Tuntum  apesar do esforço dos últimos gestores municipais no sentido de diminuir as diferenças gritantes ainda por aqui. Mas não restam dúvidas que muito ainda há de fazer na implementação de políticas  públicas advinda dos programas de governo dos candidatos a prefeito e a vereadores.

É importante frisar, também, que qualquer  eleição no contexto atual gera responsabilidades assumidas pelos candidatos e as mesmas devem fazer parte do bojo dos programas de governo como planos de meta a serem alcançados a curto, médio e longo prazos, sejam na saúde pública, na educação pública, na segurança pública, no saneamento básico, na geração de empregos e rendas, na agricultura, na cultura, na assistência social,  no agronegócio, na sustentabilidade e na condução de uma política de pessoal mais moderna e  enxuta. A administração pública nos tempos hodiernos em qualquer esfera se tornou um desafio além do político partidário, do político eleitoral  para atender as demandas da comunidade que vota e que é eleita. Daí ser os programas de governo no embate eleitoral a ferramenta de compromisso do político com sua cidade e com as gerações atuais e vindouras.

Sem mais delongas, impõe-se, neste momento, a necessidade de um programa de governo que coloque Tuntum no século XXI na saúde, na educação, no saneamento básico, na geração de emprego e rendas, na agricultura familiar, no agronegócio, na segurança, nas políticas de assistência social, na cultura, no acesso aos serviços públicos de qualidade em todas as áreas. Fazendo isso nos seus programas de governo e garantindo as metas apresentadas ali, os candidatos  contribuirão para que esta cidade do centro sul maranhense deixe os parcos  índices de desenvolvimento humano(IDH) e se torne um rincão promissor.

Emerson Araújo - é professor, especialista em educação profissional, bacharel em direito, escritor, palestrante, Membro da União Brasileira dos Escritores - Piauí (UBE-PI), Sindicato dos Escritores do Piauí e filho de Tuntum.

Programa ÁGUA PARA TODOS será implantado em Tuntum




Tendo o aval do Prefeito Chico Cunha o Programa ÁGUA PARA TODOS do Governo Federal sob a coordenação do Governo Estadual do Maranhão com a assistência  técnica da CODEVASF deverá ser implantado nos próximos dias em Tuntum.




Em palestra proferida pelo Dr. Raimundo Abreu coordenador estadual do programa  ÁGUA PARA TODOS no Maranhão, hoje (16), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, ele explicou os principais objetivos desta ação governamental a favor das populações do semiárido nordestino, na tentativa de diminuir as necessidades destas populações durante o verão e seca prolongada.



Raimundo Abreu durante a palestra foi enfático em dizer que o  programa  ÁGUA PARA TODOS é dirigido às populações rurais dos municípios nordestinos do semiárido e contempla as famílias, também, da agricultura familiar.



o  programa  ÁGUA PARA TODOS é gerido por um  Comitê Municipal composto de 05(cinco) membros efetivos e 05(cinco) suplentes com poderes para administrá-lo no município.


O Prefeito Municipal de Tuntum Dr. Chico Cunha  deverá encaminhar escolha do Comitê Municipal  do  programa  ÁGUA PARA TODOS nos próximos dias para que as ações deste programa que busca aumentar o padrão social das populações rurais das cidades do semiárido brasileiro.