Brasil aposta em defesa forte para espantar trauma no futebol feminino


Seleção conta com talento de Marta para vencer Camarões na estreia dos Jogos Olímpicos, nesta quarta-feira (25)

Seleção treina desde segunda-feira no País de Gales. Foto: CBF

Do R7

Calejada com as recentes decepções nas principais competições, quando falhas defensivas impediram que o Brasil chegasse aos títulos, a seleção brasileira feminina de futebol aposta na defesa para chegar à medalha de ouro em Londres. Com um esquema cauteloso, o time estreia nesta quarta-feira (25) nos Jogos Olímpicos, diante de Camarões, às 14h45 (horário de Brasília), em Cardiff, no País de Gales.

Para o confronto, o técnico Jorge Barcellos voltará a adotar o esquema 5-3-2, vitorioso em torneio preparatório na Suíça, na semana passada, e que deu mais solidez ao time brasileiro.

Com isso, a aposta é que Thaisinha e, principalmente, Marta, a dupla de ataque, desequilibrem na frente e assegurem as vitórias para o Brasil. Em Atenas 2004 e Pequim 2008 a seleção brasileira ficou com a medalha de prata.

Seleção brasileira reconhece gramado; veja vídeo

Neymar troca as bolas e dá golpe de caratê

— Essa etapa de treinamento na Suíça foi muito importante. Pudemos ver como estamos e saber exatamente o que temos que melhorar. Fomos campeãs da Copa da Suíça, mas o que queremos agora é a medalha de ouro.

As palavras acima foram de Maurine, uma das cinco defensoras e responsável pela saída de bola da seleção brasileira. O esquema ganhou elogios da zagueira Aline Pellegrino, uma das mais experientes da equipe.

René Simões analisa seleção em seu blog

— O trabalho foi muito bom. Estou com segurança na zaga, mas é muito importante fazermos diversos treinos para, quando chegar a hora dos jogos, estarmos preparadas.

Tamanha cautela, no entanto, faz o treinador deixar no banco de reservas Cristiane, que por anos formou dupla com Marta na frente e é uma das melhores jogadoras do mundo. A centroavante fica como arma para o segundo tempo dos jogos.

Do outro lado, a rival desta quarta-feira, a princípio, não tira o sono das brasileiras. Camarões se classificou aos Jogos graças à desclassificação da Guiné Equatorial, que havia a eliminado. Com isso, as ‘Leoas Indomáveis’ conseguiram a vaga na repescagem.

A partir desta quarta-feira (25), o R7 transmite os Jogos Olímpicos de Londres em cinco canais exclusivos, 24 horas. E durante os Jogos, além da transmissão ao vivo e com sinais exclusivos, você encontra no portal todos os vídeos de todos os melhores momentos da maior disputa esportiva do mundo. Até o dia 12 de agosto, Olimpíada é no R7, Record e Record News, os canais oficiais de Londres.

FICHA TÉCNICA
BRASIL X CAMARÕES

Local: Millenium Stadium, em Cardiff (País de Gales)
Data: 25/07/2012 (quarta-feira)
Horário: 14h45 (de Brasília)
Árbitra: Jenny Palmqvist (SUE)

BRASIL: Andreia Suntaque; Fabiana, Bruna Benites, Aline Pellegrino, Renata Costa e Maurine; Francielle, Formiga e Ester; Marta e Thaisinha
Técnico: Jorge Barcellos

CAMARÕES: Ngo Ndom, Manie, Sonkeng, Meffoumetou e Ngono; Zouga, Bella, Feudjio e Beyene; Iven e Onguene
Técnico: Enow Nagatchu