OGX MARANHÃO COMEÇA A PESQUISAR EM TUNTUM









Com a presença de autoridades municipais, lideranças políticas de Tuntum  e de outros municípios,  além de formadores de opinião foi realizada nesta sexta-feira próxima passada (09/03) palestra sobre a atuação da OGX Maranhão no auditório da Câmara de Vereadores,   empresa do grupo Eike Batista que atua na pesquisa e exploração de petróleo e gás na Bacia do Parnaíba na região central maranhense a qual faz parte o município de Tuntum.



Segundo o Sr. Sandro Moreti, advogado e expositor da OGX MARANHÃO, a empresa já atua há mais de 03 anos na região central maranhense na pesquisa e agora na produção comercial de gás natural nas cidades de Santo Antonio dos Lopes e Capinzal do Norte e que servirá para abastecer a UTE Parnaíba – Usina  Termoelétrica da MPX sócia da OGX Maranhão que produzirá energia limpa para todo Brasil a partir de 2013. Moreti, ainda enfatizou, na sua fala,  a importância da produção de gás natural e petróleo na Bacia do Parnaíba e o desenvolvimento socioeconômico desta produção para os municípios da região central do Maranhão.


Sobre a atuação da empresa em Tuntum, Sandro Moreti, explicou que a OGX Maranhão começa a operar em  pesquisa a partir da 2ª quinzena de março, inicialmente no poço da Fazenda Axixá no povoado Creoli do Bina na cidade pelo período de 70 dias através da sonda BCH-5  e depois no poço localizado na comunidade do Arroz.


Sem criar muitas expectativas para o futuro,  o representante da OGX Maranhão (Operadora da OGX e MPX nacionais) na Bacia do Parnaíba, durante a palestra,  deixou nas entrelinhas que gostaria de ver sendo descoberto mais gás natural  ou óleo fino na região já que em estudo preliminares há possibilidades para que isso aconteça. E os poços de Tuntum poderão concretizar esta expectativa em torno deste investimento de grande porte.




Ao final da palestra, Sandro Moreti, conclamou aos empresários locais para que investissem em infraestrutura de serviços na cidade e dispusessem, também, de  levar os seus empreendimentos para a região de Santo Antonio dos Lopes tão carente de comércio, rede de hotelaria, restaurantes, escolas e outros serviços inerentes as atividades econômicas na Bacia do Parnaíba, hoje.


Tuntum com isso deve ficar atento e começar a se preparar para esta nova realidade de desenvolvimento que começa a se desenhar para os próximos anos, caso o resultado da pesquisa de solo aponte para a produção comercial de gás natural ou óleo limpo nos poços da cidade.