Com 3.780 mortes por Covid-19 em 24 horas, Brasil bate novo recorde

247 - Novamente, o Brasil bateu recorde no número de mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas. Foram 3.780 mortes no último dia, totalizando 317.646 vítimas fatais da pandemia no país, segundo dados divulgados pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) nesta terça-feira (30).

Em relato publicado pelo jornal Valor Econômico, o médico Dráuzio Varella afirmou que o Brasil vive um completo caos hospitalar e pode chegar aos 400 mil óbitos já no mês de maio.

No último dia foram contabilizados também 84.494 novos diagnósticos de coronavírus, totalizando 12.658.109.

Celebração Ibab | Ed René Kivitz | 28 de março de 2021

“Pessoas vão morrer nas ruas em Porto Alegre”, alerta Nicolelis


Em entrevista ao Tutameia [22/3], o cientista Miguel Nicolelis traçou um quadro tenebroso sobre a catástrofe em curso na capital gaúcha Porto Alegre.

Nicolelis destacou a repercussão internacional da imagem das chaminés do crematório da cidade expelindo fumaça escura provavelmente devido à sobrecarga de queima de corpos com a consequente saturação de resíduos gerados.


Não por acaso, neste sábado [27/3] o jornal The New York Times disse que Porto Alegre é o coração de um colapso monumental do sistema de saúde.

Em menos de 5 minutos de diagnóstico, Nicolelis caracteriza com terrível dramaticidade a dimensão da tragédia. Ele começa dizendo que “Porto alegre parece um foguete decolando … a curva era inclinada e agora ela é vertical”.

“Não tem saída fora do lockdown, porque já explodimos”, afirmou Nicolelis. Em referência ao governador e também ao prefeito Sebastião Melo/MDB, ele questiona: “E o governador do RS quer abrir o comércio. Aí eu me pergunto: em que galáxia este senhor vive? Em que mundo paralelo ele vive?”

“E de repente explode, e aí você corre o risco de epidemias bacterianas, tifo, contaminação do solo, do lençol freático, dos alimentos”, disse ele, arrematando: “Aí você pode esquecer, aí eu estou falando de anos, para reverter um troço desses, entendeu?”.

Não se trata de acidente, fatalidade ou de algum fenômeno inevitável, como Nicolelis mostra na entrevista [vídeo aqui]. Esta catástrofe sanitária, econômica e humanitária deriva da condução irresponsável dos governos no enfrentamento à pandemia.

Diante da previsão de que, a se manter esta condução irresponsável, pessoas poderão “morrer nas ruas em Porto Alegre”, o que faz o prefeito Sebastião Melo/MDB? Exorta as pessoas a morrerem para salvar a economia!

Ele faz um alerta: “as pessoas vão morrer nas ruas em Porto Alegre”, e associa a causa disso: “faz anos que o RS está nas mãos de administrações que só fizeram aumentar a miséria, moradores de rua, a falta de acesso à saúde; […] Porto Alegre está sofrendo um processo de decadência”

Nicolelis entende que a pluma de fumaça do crematório sinaliza uma realidade similar a “Los Ângeles [EUA], que o crematório teve de parar devido aos resíduos que estavam sendo espalhados pela cidade” devido ao trabalho excessivo de cremação de mortos.

Na visão dele, “está havendo colapso funerário. Começa a ter atraso nos enterros, atraso no manejo dos corpos, começa a se empilhar os corpos”.

Nicolelis também alerta que em consequência ao descontrole, “começa a ter este tipo de efeito colateral”.

br 247

PESQUISA ESCUTEC APONTA FOSSO ENORME ENTRE FLÁVIO DINO E ROBERTO ROCHA NA DISPUTA PARA O SENADO

A pesquisa Escutec contratada pelo Sistema Mirante de Comunicação e publicada neste sábado (27) pelo jornal O Estado do Maranhão praticamente repete os números do levantamento realizado pelo Instituto Exata semana passada. Nenhuma novidade: Roseana Sarney (MDB) lidera para o governo do estado e Flávio Dino (PCdoB) para o Senado.

A novidade no levantamento feito pelo Escutec na corrida pelo governo é o empate técnico entre o senador Weverto Rocha (PDT) que aparece 14% e o ex-prefeito de São Luís Edivaldo Holanda Junior (PDT) 13%. O vice-governador Carlos Brandão vem em seguida com com 9% e senador Roberto Rocha com 8%, no cenário em que foi apresentado ao entrevistado doze possíveis candidatos. Roseana lidera com 23% de intenção de votos.

O levantamento do Escutec confirma o fosso que separa Fávio Dino do senador Roberto Rocha, caso o atual governador confirme sua candidatura ao Senado. Se a eleição fosse hoje, Dino teria 51% contra 21% de Rocha, ou seja, o principal represente de Jair Bolsonaro (sem partido) no Maranhão não teria a menor chances de renovar o mandato.

Rocha, que se converteu ao bolsonarismo com a esperança de ser indicado ministro do Tribunal de Contas de União (TCU), mas não vê nenhum indicativo do presidente neste sentido, deve torcer o governador levar adiante seu projeto nacional e viabilizar sua candidatura a presidente ou vice numa chapa de esquerda ou centro esquerda.

Ainda assim nada lhe garante um futuro promissor, pois caso o governador concorra a um mandato nacional, terá a forte concorrência do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB), que já anunciou sua disposição de concorrer ao Senado se o governador não for candidato e que obteve 15% da intenções de votos.

Segundo o Escutec, o levantamento abrangeu 1,4 mil eleitores no período de 20 a 25 de março, possui margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos e intervalo de confiança é de 90%.

Blog do Jorge Vieira

Brasil registra 3,4 mil mortes em 24h e passa de 310 mil vítimas da Covid

247 - O Brasil registrou 3.438 óbitos em 24 horas, e chegou nas 310.550 mortes desde o início da pandemia. É o que informa o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) neste sábado (27). 

De acordo com o conselho, a taxa de letalidade está em 2,5% e o índice de mortalidade está em 147,8 para cada 100 mil habitantes.

Essa é a terceira vez em menos de uma semana que o número de mortos passa de três mil. A primeira foi no dia 23, com 3.251, e o recorde foi registrado nesta sexta-feira (26), quando 3.650 brasileiros perderam a vida em um dia. Desde segunda-feira (22), foram contabilizadas pelo Conass 16.508 falecimentos, mais um recorde negativo na pandemia.

Foram ainda 85.948 novos casos, totalizando 12.490.362 contaminações, conforme o boletim. O estado de São Paulo também lidera nos valores totais, com 2.410.498 contágios confirmados.

“ENCERRADO UM TRISTE CAPÍTULO DA HISTÓRIA DO DIREITO NO BRASIL”, DIZ FLÁVIO DINO SOBRE SUSPEIÇÃO DE MORO

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) afirmou que o Supremo Tribunal Federal (STF) encerrou hoje “um triste capítulo da história do Direito no Brasil”, após a decisão da Segunda Turma que, por três votos a dois, atestou a suspeição do juiz Sérgio Moro no julgamento que condenou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Um juiz parcial, que persegue ilegalmente um acusado, é incompatível com o Estado de Direito”, disse o governador do Maranhão, por meio de suas redes sociais.

Ele disse ainda que a sentença proferida pela vara de Curitiba é nula e imoral. “Só lamento que tais atos geraram lesões irreparáveis para Lula e para o Brasil”, pontuou Dino.

Flávio Dino disse ainda que no mundo da política, o grande beneficiado pelos atos de parcialidade de Moro foi Bolsonaro. “Com tais atos ele venceu a eleição de 2018. Hoje o mesmo Bolsonaro é o grande perdedor”, afirmou o governador do Maranhão.

Blog do Jorge Vieira

Dilma: "Moro agora deve ser julgado por todos os seus crimes"

 


247 – Alvo do golpe de 2016, a ex-presidente Dilma Rousseff celebrou a condenação do ex-juiz parcial Sérgio Moro pelo Supremo Tribunal e agora cobra que ele seja punido por todos os crimes que cometeu contra a democracia e a economia brasileiras. "O STF corrige o maior atentado contra a Justiça cometido na história do Brasil. Confirma que um juiz parcial e faccioso comandou um grupo de procuradores que abusavam de seu poder para fabricar acusações, condenar um inocente e destruir o estado democrático de direito", escreveu Dilma.

"A decisão histórica dos ministros Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e Carmem Lúcia restabelece a verdade, invalida todas as decisões tomadas por Moro e seus subordinados e devolve a Lula a condição de inocente das acusações injustas que sofreu. O caráter prepotente, discricionário e ilícito das práticas de um Juiz que conspirou contra o réu, mancomunado com um grupo de procuradores, recebeu um rotundo BASTA da mais alta corte do Judiciário brasileiro", prosseguiu Dilma.

"Apesar disso, o estrago que cometeram é irreparável: a interferência política para eleger um presidente neofascista, a destruição de grandes empresas e de milhões de empregos, a volta da fome e da miséria. Sobretudo, a complacência diante da doença e das mortes. Moro e seus comandados devem ser julgados por seus crimes, com respeito ao devido processo legal e pleno direito de defesa, algo que sempre negaram a Lula", finalizou a ex-presidente.


Exata para Presidente: Lula dá taca em Bolsonaro no Maranhão

 De acordo com a pesquisa Exata divulgada hoje, no Maranhão, o ex-presidente Lula dá uma verdadeira taca no presidente Bolsonaro no levantamento que mede as intenções de voto para a Presidência da República.


Lula aparece na pesquisa com 69%, enquanto Bolsonaro tem apenas 16%. Ciro Gomes tem 6%, Sérgio Moro aparece com 4% e João Dória com apenas 1%.

Marrapá

Brasil registra 3.251 mortes por Covid-19 em 24 horas e bate recorde mais uma vez

 247 (com edição) - O Brasil registrou nas últimas 24 horas 3.251 mortes por Covid-19, segundo dados do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) divulgados nesta terça-feira (23). Esta é, de longe, a maior taxa de óbitos diários desde o início da pandemia no Brasil e escancara de uma vez por todas a péssima atuação de Jair Bolsonaro no combate à pandemia, mostrando as consequências do golpe contra a ex-presidente Dilma Rousseff em 2016.

Especialistas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertaram nesta segunda-feira (22) que o Brasil poderá chegar à marca de cinco mil mortes diárias pela doença se nada for feito.

O país já contabiliza 298.676 mortos pelo coronavírus.

Gilmar Mendes chora ao elogiar atuação de Zanin na defesa de Lula contra Moro (vídeo)


247 - Pouco antes de proclamar o resultado do julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) que declarou o ex-juiz Sergio Moro suspeito na condução de processo contra o ex-presidente Lula na Lava Jato, o ministro Gilmar Mendes, presidente da Segunda Turma da Corte, se emocionou ao elogiar a atuação de Cristiano Zanin Martins, advogado de Lula, no caso.

"Sem dúvida nenhuma vimos um advogado que nunca se cansou em trazer questões ao tribunal, muitas vezes sendo até censurado, incompreendido", admitiu o ministro.

"Nós fazemos, eu faço, na pessoa do doutor Zanin, uma justa homenagem à advocacia brasileira", afirmou o magistrado com a voz embargada.

Mutações preocupantes circulam no Maranhão, diz Fiocruz

Estudo produzido pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) aponta que a disseminação sem controle do SARS-CoV-2 no Brasil já gerou mutações das variantes do novo coronavírus que circulam no país.

Elas indicam que essas novas “mutações preocupantes” podem ser capazes de escapar parcialmente à imunidade adquirida por indivíduos e estas foram encontradas nos estados do Maranhão, Amazonas, Bahia, Paraná e Rondônia.

Essas mudanças no vírus reforçam que SARS-CoV-2 está em um natural processo de evolução e adaptação diante do cenário de aumento no número de pessoas com anticorpos.


Com informações do UOL

‘Lula já governa. Nenhum líder global atenderia um telefonema do Bolsonaro’, diz Paulo Pimenta

 

247 - O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), em entrevista à TV 247, comentou a atuação do ex-presidente Lula no cenário político mundial. Mesmo estando oficialmente fora da presidência, Lula, segundo Pimenta, já “está governando”.

Ele lembrou da provocação do petista ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e ao presidente da França, Emmanuel Macron, para que convoquem uma reunião do G20 para tratar da distribuição global de vacinas contra a Covid-19.O parlamentar destacou também a articulação de Lula com o presidente da China, Xi Jinping, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, para conseguir a importação de mais imunizantes.

“Com o Alberto Fernández, na hora que ele [Lula] quer ele fala. Ele ajuda, ele pensa, ele vê como está a vacina em Cuba, ele vê com a China e a Índia para o fornecimento dos insumos que o Brasil precisa, tem diálogo com o presidente dos Estados Unidos, com o presidente da França”, afirmou.

Pimenta ironizou o fato de Jair Bolsonaro, por outro lado, estar totalmente isolado internacionalmente, sem parceiros e sem prestígio para formar alianças. “Eu pergunto para vocês: se o Bolsonaro hoje de manhã resolvesse falar com algum chefe de Estado para pedir ajuda na questão da vacina, auxílio médico, qualquer coisa, para quem ele ligaria? Ou melhor, quem atenderia uma ligação dele? Para quem o Bolsonaro ligaria hoje para propor uma parceria? ‘Ele pode ligar para Israel. Pode mandar uma outra comitiva lá testar o spray’, nunca mais ninguém falou no spray, ninguém sabe até agora o que aqueles caras foram fazer lá”.

TIRE SUAS DÚVIDAS SOBRE AS NOVAS MEDIDAS CONTRA O CORONAVÍRUS NO MARANHÃO

 

As medidas anunciadas pelo governador Flávio Dino nesta sexta-feira (19) contra o coronavírus são divididas em duas: as que valem para todo o estado e as que valem apenas para a Ilha de São Luís.
Em ambos os casos, as medidas que já haviam sido decretadas antes foram estendidas e também continuam valendo.


Veja como ficou:

Para o Estado todo

Foram anunciadas medidas novas que valem para todo o Maranhão. São elas:

– O feriado de 28 de julho será antecipado para 26 de março, a próxima sexta-feira. Trata-se de um feriado estadual, o da Adesão do Maranhão à Independência.

– Haverá suspensão de atividades não essenciais em 27 e 28 de março, os próximos sábado e domingo. Ou seja, serão três dias seguidos de forte redução de atividade. A ideia é diminuir a circulação de pessoas e combater a contaminação.

– Serviços essenciais vão continuar funcionando. Entre eles, estão hospitais, farmácias e supermercados. O horário de funcionamento ainda vai ser determinado.

– Entre a segunda-feira (22) e o domingo (27), haverá a suspensão das cirurgias eletivas, que são aquelas agendadas. Vale para a rede privada também. Isso será feito para preservar insumos e materiais para pacientes em estado grave. Todos os Estados brasileiros estão encontrando dificuldade em encontrar fornecedores, por causa da alta procura.

Além dessas novas medidas, continua valendo as que já haviam sido decretadas:

– Aulas presenciais estão suspensas nas escolas estaduais, municipais e privadas. As universidades estaduais e privadas também entram na lista. Creches e berçários podem funcionar.

– Eventos, festas, cinema e teatro estão suspensos.

– Serviço público estadual segue sem atividade presencial, com exceção para serviços essenciais.

Para São Luís

Juntando as medidas anteriores, que continuam valendo, e as novas, ficou assim:

– Bares e restaurantes continuam fechados até o dia 28, domingo.

– Academias, pilates e escolas de esporte podem funcionar das 6h às 21h, com apenas metade da capacidade (com exceção dos dias 26, 27 e 28, quando estarão fechados).

– Mercados podem funcionar das 6h às 21h, com apenas metade da capacidade e uma pessoa por família (nos dias 26, 27 e 28 poderá haver horários mais limitados).

– O horário permitido para a construção civil é das 7h às 16h (com exceção dos dias 26, 27 e 28, quando estarão fechados).

– Delivery está permitido até as 23h.

– Loja de conveniência pode abrir, mas não pode servir comida e bebida no local.

– Comércio em geral continua funcionando entre 9h e 21h (com exceção dos dias 26, 27 e 28, quando estarão fechados).

– Creches e berçários podem funcionar das 6h às 21h (com exceção dos dias 26, 27 e 28, quando estarão fechados).

– Ceasa pode funcionar das 0h às 16h (com exceção dos dias 26, 27 e 28, quando estarão fechados).

– Postos de combustível, farmácias, hospitais e veterinários podem funcionar 24 horas.

– O limite máximo de 30% de ocupação nas igrejas vale para todas as religiões.

Blog do Jorge Vieira

Religião, desejo e idolatria | Ed René Kivitz

 

Brasil registra 2.724 mortes por Covid-19 em um dia


247 - O Brasil voltou a registrar mais de 2,5 mil mortes em um dia. Segundo o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), nesta quinta-feira, 18, o país registrou novos 2.724 óbitos em 24 horas, totalizando 287.499 mortes desde o início da pandemia.

O conselho de secretários também informou 86.982 novos casos diários. Com isso, desde o início da crise sanitária causa pelo novo coronavírus, o Brasil já computou 11.780.820 casos oficiais.

3 mil mortos em um dia

Na quarta-feira, 17, pela primeira vez, o Brasil superou 2 mil mortes na média móvel semanal. A média móvel diária de mortes pela infecção, calculada passou para 2.170 pessoas por dia. Isso significa que, durante a semana, três pessoas foram vítimas da Covid-19 a cada dois minutos.

O Brasil ultrapassou a triste barreira das 3 mil mortes por dia de Covid-19 nesta quarta. O relatório do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) divulgado às 18h registrou 3.149 mortes.

Negacionista no Brasil, Edir Macedo se vacina contra a Covid-19 nos Estados Unidos

247 - O chefe da Igreja Universal da Igreja de Deus, Edir Macedo, se vacinou contra Covid-19 em Miami, nos Estados Unidos. No Instagram, ele divulgou vídeo sobre sua vacinação e de sua mulher, Ester Bezerra. O casal recebeu a dose da Janssen, da Johnson & Johnson.

Apesar de ter sido vacinado nos EUA, Macedo, no Brasil, apoia uma política negacionista e é aliado de Jair Bolsonaro, que já disse que não se vacinaria contra o novo coronavírus e estimulou movimentos contra a vacinação, apesar de nos últimos dias ter decidido se imunizar.

Descontrolada, Covid-19 já matou mais do que doenças como Aids e tuberculose no Brasil


Sputnik Brasil - Em um ano de pandemia, a Covid-19 já matou mais pessoas no Brasil que doenças como a Aids e a tuberculose.

O número de vítimas do novo coronavírus no país passou o total de óbitos causados pelo vírus HIV nesta terça-feira (16). Com as novas 2.798 mortes (segundo o consórcio de imprensa), o Brasil acumula agora 282.400 mortos na pandemia. Desde 1996, morreram 281.278 de vítimas da Aids no Brasil.

O número também é maior que os 208.975 mortos pela tuberculose, os 115.931 pela doença de Chagas, os 79.648 óbitos causados pela meningite e as 66.683 vítimas da hepatite viral.

O levantamento foi divulgado nesta quarta-feira (17) pelo UOL. O portal comparou os números da pandemia com dados do SIM (Sistema de Informação sobre Mortalidade), do Ministério da Saúde, que traz números detalhados de mortes classificadas em dois períodos: 1980 a 1995 (com menos especificações) e 1996 a 2019 (com mais especificações).

Os números da pandemia no Brasil estão em alta e, segundo projeções do próprio governo federal, ainda não atingiram o pico. O Ministério da Saúde acredita que o número diário de mortes vai ultrapassar a marca dos três mil.

No pior momento da pandemia, a pasta trocou de comando. Nesta quarta-feira (17), o novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, prometeu unificar tratamentos hospitalares para pacientes de Covid-19. Este é um dos diversos desafios que Queiroga terá adiante no Ministério da Saúde.

Forças de segurança do DF protestam contra medidas impostas pela PEC emergencial


A União dos Policiais do Brasil (UPB), que representa entidades de policiais de vários segmentos do país e é formada por ao menos 24 instituições da área de segurança pública, protestou em Brasília nesta quarta-feira (17/3) contra a PEC Emergencial que, em um de seus pontos, congela salários de servidores e proíbe a contratação de novos funcionários. A carreata ocupou o estacionamento do estádio Mané Garrincha, na capital federal, seguindo até a Esplanada dos Ministérios. A mobilização abre caminho para ato público marcado para a próxima segunda-feira (22), com servidores das categorias de todos os estados em cada uma das unidades de trabalho.

Outro ponto reivindicado pelas corporações é a desvalorização das categorias, principalmente por estarem trabalhando durante a pandemia, na linha de frente, com ações de combate à covid-19. Segundo a Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), entre setembro e dezembro de 2020, o total de mortos pela vírus dentro da PF chegou a 65%.

“O governo precisa tratar bem aqueles que estão garantindo a segurança e a ordem durante esse período de pandemia, nos priorizando na vacinação diante dos grandes índices de contaminação aos quais estamos submetidos”, explica o presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Judiciária (ADPJ), Rafael Sampaio.

As forças de segurança afirmam estarem decepcionadas com o presidente Jair Bolsonaro, que poupou somente as progressões e promoções de carreira na PEC emergencial.

“A eleição do presidente Jair Bolsonaro gerou uma expectativa dentre os profissionais de segurança pública, achávamos que a categoria seria mais valorizada visto todo o trabalho que desenvolvemos. Atualmente, estamos frustrados diante das sucessivas perdas de direitos. Um exemplo é a reforma da Previdência, somente o regime especial de Previdência para os militares foi preservado”, relata o vice-presidente da Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais, Marcelo Azevedo.

Correio Braziliense

Brasil tem novo recorde e registra 2.842 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas


RBA - O Brasil novamente quebra o recorde diário de mortes por covid-19. O número de vítimas chegou a 282.128. Os dados iniciais do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) não levavam em conta as mortes no Rio Grande do Sul, por atraso no envio das informações. Após a divulgação, o estado dos gaúchos contou 502 mortos.

Com isso, o número total, nesta terça-feira (16), subiu de 2.340 para 2.842 óbitos. O país enfrenta o pior momento da pandemia até então, com média diária de mortes, calculada em sete dias, de 1.894.

A covid-19 está fora de controle desde o fim do ano passado, com tendência de aumento no número de casos e mortos. No último período, foram registrados 74.595 novos infectados, totalizando 11.594.204 de adoecidos. A média móvel de contaminados diariamente está em 67.396. Desde 9 de março, o Brasil é o epicentro global do coronavírus: é o país com mais mortos e casos diários no mundo.

Muitos estados e municípios brasileiros vivem o colapso do sistema de Saúde, sem leitos hospitalares disponíveis. Especialistas argumentam que, acima de 85% da capacidade, a situação já é de pressão sobre o sistema, com criação de filas. E são muitos os estados nesta situação, com destaque para os três do Sul, Paraná (92%), Santa Catarina (99%) e Rio Grande do Sul (98%).

Mais afetado

A unidade da federação mais afetada é São Paulo. O estado mais populoso e com maior capacidade hospitalar vê o coronavírus se espalhar com velocidade e tendência de piora. São 63 cidades com 100% de ocupação hospitalar, mais de 10% dos municípios do estado.

Já são comuns relatos de pessoas que morrem em casa sem atendimento médico, inclusive na capital. Nas últimas 24 horas morreu uma pessoa a cada dois minutos em São Paulo, o recorde diário, com 679 vítimas. Também recorde de novos infectados, com mais de 17 mil casos no período.

Mudanças no ministério

Enquanto o Brasil segue submerso na tragédia da covid-19, o Ministério da Saúde permanece à deriva. Da forma como foi desde o início da pandemia. Hoje foi confirmado o quarto ministro durante o período. As alterações frequentes revelam o descaso do presidente Jair Bolsonaro com a covid-19. Ele sempre desdenhou do vírus e atacou medidas de proteção, isolamento, máscaras e até mesmo vacinas.

Marcelo Queiroga, cardiologista, assumiu o Ministério da Saúde no lugar do general Eduardo Pazuello. A passagem de Pazuello pela chefia da pasta foi desastrosa. O militar está sendo investigado pela má gestão da pandemia. Pazuello assumiu interinamente o ministério no dia 15 de maio. O país contava 14.817 mortos por covid-19. Deixa a pasta com mais de 281 mil vítimas. E um processo de vacinação errático, com apenas 1,4% da população totalmente imunizada e 4,2% tendo recebido uma primeira dose.

DIÁLOGO ONLINE está de volta na TV UNCME – MA/YouTube nesta quarta dia 17

 


A União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação – Maranhão estará exibindo pela TV UNCME-MA/YouTube, nesta próxima quarta-feira (17), às 16 horas, o programa DIÁLOGO ONLINE.

A 1ª Edição/2021 do programa DIÁLOGO ONLINE da TV UNCME-MA/YouTube estará recebendo a Doutora em Educação Professora Fabiana Canavieira (UFMA) para debater com o coordenador estadual da UNCME – Maranhão e jornalista Professor Emerson Araújo o tema: A educação infantil em tempos de pandemia.

Lançado há precisamente 09(nove) meses, o programa DIÁLOGO ONLINE da TV UNCME-MA/YouTube tem debatido vários assuntos da educação brasileira neste momento de pandemia do COVI-19 para conselheiros/conselheiras municipais de educação, professores/professoras, dirigentes municipais de ensino e interessados (as) em geral. Para assistir ao programa DIÁLOGO ONLINE da TV UNCME-MA/YouTube, desta quarta (17), às 16 horas, os/as interessados/interessadas devem se inscrever no canal da UNCME-Maranhão e clicar no seguinte endereço: https://youtu.be/PBF0BmddGHE

Deputados do PT acionam na justiça empresário bolsonarista que ameaçou Lula

247 - A deputada Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT, e os deputados Rui Falcão e Paulo Teixeira protocolaram uma notícia-crime no Ministério Público de São Paulo pedindo investigação da ameaça de morte feita ao ex-presidente Luiz Inácio lula da Silva.
No documento, os parlamentares pedem abertura de investigação dos crimes de ameaça e calúnia contra Lula, após circular nas redes sociais vídeo em que aparece um homem que atira com arma de fogo e ameaça o ex-presidente Lula de morte. Ele foi identificado como José Sabatini, empresário de Artur Nogueira, cidade a 150 km de São Paulo.

Pelas redes sociais, a deputada Gleisi Hoffmann já havia anunciado que medidas legais seriam tomadas contra o autor do vídeo contra Lula.

O advogado e ex-deputado federal Wadih Damous cobrou a imediata prisão do bolsonarista. “O que está faltando para que o Ministério Público peça a prisão preventiva desse indivíduo?” questionou.

Culpa e Graça | Ed René Kivitz

 

Brasil registra mais de 2 mil mortes por Covid-19 pelo 3º dia seguido

 

247 - O Brasil chegou ao terceiro dia consecutivo com mais de 2 mil mortes causadas pela Covid-19, nesta sexta-feira, 12. O país registrou, em 24 horas, 2.216 mortes em decorrência do novo coronavírus. A média móvel de mortes subiu para 1.762 e bateu recorde pelo 17º dia seguido.

Com isso, o total de vítimas do vírus no Brasil chegou a 275.105, segundo o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Além disso, foram registrados 85.663 novos casos da doença, totalizando 11.363.380 desde o início da pandemia no Brasil, em fevereiro do ano passado, sendo a segunda nação com mais registros, atrás apenas dos Estados Unidos.

Na contagem total de infectados, o País superou nesta sexta a Índia, que tem 11.333.484 contaminados, segundo dados do site Worldometers.

São Paulo tem recorde de internações e óbitos


O estado de São Paulo registrou, nesta sexta, uma média móvel de 352 mortes diárias. A média móvel de casos diários está em 12.266. Somente nas últimas 24h foram registradas 521 óbitos e 15.720 casos. O número de mortes é o mais alto desde o início da pandemia. Com estes números, São Paulo tem 2.179.786 casos e 63.531 óbitos.

As taxas de ocupação dos leitos de UTI são de 89,4% na Grande São Paulo e 87,6% no Estado. O número de pacientes internados é o maior em toda a pandemia, com 22.555, sendo 12.778 em enfermaria e 9.777 em unidades de terapia intensiva, conforme dados desta sexta-feira.

GOVERNADOR FLÁVIO DINO ANUNCIA SUSPENSÃO DE BARES E RESTAURANTES A PARTIR DE SEGUNDA-FEIRA


Em entrevista coletiva nesta sexta-feira (12), o governador Flávio Dino (PCdoB), após fazer uma ampla avaliação sobre o quadro da pandemia no Estado e particularmente na Ilha de São Luís, anunciou a prorrogação do decreto que suspende as atividades presenciais até dia 21 de março.

Diante do quadro preocupante, a medida de prevenção ao novo coronavírus anunciada por Dino também suspende atividades em bares e restaurantes entre os dias 15 e 21 de março na Ilha de São Luís. Já as igrejas poderão funcionar com limite máximo de 30% de pessoas. Essa medida vale para toda Ilha de São Luís.

Para aliviar a situação dos artistas que ficarão impedidos de trabalhar e dos donos de bares e restaurantes, o governador anunciou a concessão de auxilio emergencial de R$ 600 para o setor legado a cultura e de R$ 1 mil para os empresários do ramo da gastronomia e entretenimento.

Blog do Jorge Vieira

Promotoria aciona secretária de Saúde por pastor furar fila em Bacabeira

 

A 1ª Promotoria de Justiça de Rosário ajuizou, nesta terça-feira, 9, uma Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa contra a secretária municipal de Saúde de Bacabeira, Tatiara Rodrigues Fontinele, e José de Ribamar Cardoso Araújo por não observância à ordem prioritária de vacinação contra Covid-19, segundo os Planos Estadual e Municipal de imunização. Bacabeira é termo judiciário da comarca de Rosário.

A atuação do Ministério Público foi provocada por denúncia anônima feita à Ouvidoria da instituição, acompanhada de fotografia, relatando que José Ribamar Cardoso Araújo, mais conhecido como Pastor Araújo, teria recebido indevidamente as doses iniciais da vacina contra Covid-19. A denúncia informava que ele não era servidor do município.

Titular da 1ª Promotoria de Justiça de Rosário, Maria Cristina Lobato Murillo pediu a condenação dos dois requeridos com a aplicação das sanções previstas no artigo 12 da Lei 8429/92, tais como perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos, pagamento de multa civil de até cem vezes o valor da remuneração percebida pelo agente e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de três anos

Após a denúncia, foi feita a requisição de informações sobre o caso à Secretaria de Saúde de Bacabeira, que confirmou o fato, justificando a necessidade de imunização prioritária de Pastor Araújo, por este ser diretor do hospital municipal e por trabalhar em situação de risco. No entanto, a Secretaria não encaminhou a portaria de nomeação.

A secretária Tatiara Rodrigues Fontinele enviou ao Ministério Público o Plano Municipal de Imunização como instrumento que respaldaria a vacinação do Pastor Araújo, frisando que, na primeira etapa da campanha, estão contemplados os profissionais da saúde, situação na qual ele se encaixaria.

Ao ser notificado para prestar depoimento perante a 1ª Promotoria de Rosário, José de Ribamar Cardoso Araújo, a princípio, negou ter recebido a vacina, mas após ser confrontado com a fotografia que registrou o ato da vacinação, na qual aparece supostamente acompanhado da secretária de Saúde, acabou admitindo o fato.

Araújo declarou ter sido vacinado em 19 de janeiro deste ano e justificou que, na época, já era diretor do hospital e ficava exposto a riscos, pois diariamente realizava atendimento ao público.

Questionado se já havia tomado a segunda dose da vacina, mais uma vez o requerido negou. Porém, o cartão de vacinação dele registrou a segunda imunização em data anterior ao termo de declaração.

O Ministério Público, ao analisar a portaria de nomeação apresentada pelo requerido, consta a data de 01/02/2021, ou seja, posterior à vacinação. Ele justificou dizendo que estava errada, pois sua nomeação teria ocorrido em 04/01/2021.

Posteriormente encaminhou por e-mail outra portaria, com data de 04/01/2021 e cartão de vacinação. Segundo a 1ª Promotoria de Rosário, em uma simples consulta ao Diário Oficial do Estado do Maranhão, não foram observados registros da nomeação do requerido nos meses de janeiro e fevereiro de 2021.

A promotora de justiça Maria Cristina Lobato Murillo informou, ainda, que não foi possível ainda consultar a folha de pagamento no Portal da Transparência para verificar desde quando o Pastor Araújo consta na folha de pagamento, “vez que o Município de Bacabeira não está observando a obrigatoriedade de dar ampla publicidade aos gastos, não alimentando informações no Portal da Transparência, tanto que este órgão ingressou com Ação de Obrigação de Fazer nesta data”.

A representante do Ministério Público questionou como o requerido foi escolhido merecedor da vacina em um Município que, com população de pouco mais de 17 mil habitantes, recebeu até o momento 642 doses, conforme portal da Secretaria de Estado da Saúde. Considerando a necessidade de duas doses, apenas 321 pessoas seriam beneficiadas.

“Furar a fila, no momento atual de pandemia, dá a entender passar à frente dos demais de forma injusta e inesperada; colocar os próprios interesses em primeiro lugar em detrimento do outro; violar a ordem de prioridade; usurpar um bem ou serviço pelo qual outros esperavam desde antes. No atual contexto de doses escassas da vacina, o ato pode ser ilustrado pela ideia resumida no dito popular de ‘farinha pouca, meu pirão primeiro’”, observou, na ação, a promotora de justiça.

Blog do Neto Ferreira

Homenagem para o dia internacional da mulher


 

Presidente da Argentina telefona para Lula para celebrar anulação de condenações: "Justiça foi feita"


247 - A decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), que anulou as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, devolvendo os seus direitos políticos, já na tarde desta segunda-feira (8), o presidente da Argentina, Alberto Fernández, que visitou Lula durante sua prisão em Curitiba, falou com Lula por telefone.

"Eu celebro que @LulaOficial foi reabilitado em todos os seus direitos políticos. As sentenças proferidas contra ele com o único propósito de persegui-lo e eliminá-lo da carreira política foram revogadas. Justiça foi feita!", disse Fernández pelo Twitter. em repercussão internacional.

Prefeito Fernando Pessoa de Tuntum segue decreto do Governo do Maranhão sobre restrições diante de novos casos de COVID-19

Seguindo o mesmo decreto do Governo do Maranhão, o Prefeito de Tuntum divulgou, no final da tarde desta quinta-feira(04), decreto municipal que restringe a circulação de pessoas, atividades comerciais e educacionais desta sexta-feira(05) até o dia 14 de março.

STF atende Dino e manda Câmara votar ação que pode afastar Bolsonaro do cargo

Fórum - O ministro Marco Aurelio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), atendeu a uma queixa-crime movida pelo governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), contra o presidente Jair Bolsonaro e determinou que a Câmara dos Deputados deverá decidir se o Supremo deve ou não abrir processo contra o mandatário por crime contra a honra.

A acusação do governador é que Bolsonaro cometeu crime de calúnia ao dizer em entrevista à Jovem Pan que o governo do Maranhão se negou a fornecer aparato policial a uma visita do presidente ao estado, em 2020. Dino afirma que isso foi uma declaração falsa com o objetivo de atacá-lo.

Leia a íntegra na Fórum.

Fauci: situação no Brasil é 'muito difícil' e vacinação é saída contra variantes

247 - O imunologista norte-americano Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos (EUA) e um dos principais integrantes da força-tarefa do governo de Joe Biden contra a Covid-19, disse nesta quarta-feira, 3, que a situação do Brasil é "muito difícil" e a que a vacinação em massa é a saída contra as novas variantes do coronavírus.

"É realmente uma situação muito difícil em que se encontra o Brasil. É muito difícil porque mesmo com a infecção do vírus original que estava circulando, na verdade, após a recuperação deste vírus, não há proteção contra a reinfecção da variante em circulação no Brasil. A melhor coisa a ser feita é vacinar o maior número de pessoas e o mais rápido o possível", disse Fauci.

O Brasil vive seu pior momento desde o início da pandemia do novo coronavírus no país, com uma curva de mortes acelerada. Nesta quarta, o país atingiu um novo recorde de mortes diárias pela Covid-19, com quase 2 mil mortes, segundo o Ministério da Saúde - 1.910 novos óbitos.

Fauci disse que conversou com o cientista David Ho, virologista em Nova York, e que ele explicou que mesmo que as novas variantes apresentem uma resistência diferente às vacinas, como uma redução na produção de anticorpos, os imunizantes ainda gerariam uma resposta suficiente após duas doses.

"É provável que a produção [de anticorpos] que você obtém com as duas doses de uma vacina de mRNA seja capaz de proteger de forma bem razoável contra isso [novas variantes]", afirmou.
Recorde de mortes no Brasil

Relatório do Conselho Nacional de Secretários de Saúde divulgado às 18h registra 1.910 por Covid-19 nas últimas 24 horas, fazendo desta quarta o dia mais letal desde o início da pandemia, muito acima da marca registrada ontem. O Ministério da Saúde confirmou o número de mortes.

Os números do Conass informam ainda que o Brasil chegou a 259.271 mil mortos e que tem 10.718.630 milhões de pessoas infectadas com coronavírus. Foram 71.704 mil novos casos no último dia.

Nesta terça, o mesmo Conselho registrou 1.641 mortes em apenas um dia, que havia sido até então o mais letal da pandemia. Pouco depois, o consórcio dos veículos de imprensa divulgou um número ainda maior: 1.726.
MG registra variante da Covid-19 inédita no Brasil

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais confirmou o primeiro caso de reinfecção do coronavírus no estado através de variante do coronavírus até então inédita no Brasil: a B.1.2, que começou a circular nos Estados Unidos em outubro do ano passado.

“A primeira infecção foi causada pela linhagem viral B.1.1.28, que circula no Brasil desde março de 2020, e a segunda pela B.1.2, linhagem americana que circula nos Estados Unidos mais intensamente desde outubro. Até então, esta linhagem não havia sido detectada no Brasil, de acordo com os principais bancos de dados globais de linhagens Sars-CoV-2”, diz texto da UFOP sobre a descoberta.

“ESTE É O PIOR MOMENTO DA HISTÓRIA DO BRASIL”, DIZ FLÁVIO DINO SOBRE CRISE SANITÁRIA E SOCIAL

Crítico da gestão do presidente Jair Bolsonaro, o governador Flávio Dino disse que “este é o pior momento da história do Brasil” e que acredita que “os livros de história contarão isso daqui algumas décadas”.

A declaração foi dada na manhã desta quarta-feira (3), durante entrevista coletiva em que anunciou novas medidas restritivas no Maranhão, para conter o avanço da Covid-19.

“Temos, portanto, um quadro excepcional que exige atitudes desde as mais simples, porém imprescindíveis, até às mais complexas. No caso das atitudes simples, porém vitais, sublinho mais uma vez e sempre a urgência de haver uso de máscaras pela população. Isto é um elemento central hoje”, assegurou Dino.

Ele pediu que os maranhenses não acreditem em versões disparatadas, criminosas segundo as quais o uso de máscaras faz mal à saúde.

“Mesmo que sejam altas autoridades a difundir essas falácias: não acreditem. Basta raciocinar em termos bem simples, claros. Por que os médicos e médicas, profissionais de enfermagem, da saúde quando estão nos hospitais trabalham com máscaras? Será que eles estão prejudicando a sua saúde? Eles estão protegendo a sua saúde e a dos pacientes”, disse o governador do Maranhão.

Na coletiva, o governador suspendeu, entre os dias 5 e 14 de março, festas, shows e eventos. Estabelecimentos comerciais na ilha de São Luís só podem abrir a partir das 9h e deverão fechar até às 21h. Serão ampliadas frotas de ônibus administradas pelo Governo do Estado e escolas e universidades da rede pública e privada estão com aulas presenciais suspensas.

O governador garantiu que a fiscalização nos estabelecimentos comerciais será mais rigorosa, será lançado um edital de 1.000 vagas para artistas maranhenses e o serviço público estadual presencial fica suspenso nesse período (exceto os serviços considerados essenciais).

Jorge Vieira

Brasil tem pior dia da pandemia com 1.726 mortes, segundo consórcio da imprensa

 247 - O Brasil quebrou um novo recorde na pandemia, nesta terça-feira, 2, ao registrar o maior número de mortes desde o início da pandemia da Covid-19. Foram 1.726 mortes pela doença registradas em 24 horas, segundo o consórcio da imprensa.

Também segundo os dados do Ministério da Saúde o país registrou um recorde de mortes, com 1.641 óbitos computados.

Segundo o consórcio da imprensa, já são 257.562 óbitos desde o início da pandemia. Com as mortes registradas nesta terça, a média móvel de mortes é a mais alta da pandemia: 1.274. Este é o 41º dia seguido com a média móvel acima da marca de mil mortes.

Juíza da 5ª Vara do Trabalho em São Luís adia eleições do Sinproesemma que seria realizada nesta quarta(03)



A Juíza da 5ª Vara do Trabalho de São Luís Noelia Cavalcanti, através de limitar divulgada ontem(01), adiou as eleições para a nova diretoria estadual do Sinproesemma durante 04(quatro) meses.

Na decisão limitar divulgada nesta segunda(01), a magistrada da vara do trabalho reconheceu o pedido feito pela Chapa 2 - Educação Classista, alegando o aumento preocupante de casos de COVID-19 em todo território maranhense.

No despacho do pedido de tutela provisória a Justiça do Trabalho, Drª Noelia Cavalcanti reconhece, em parte, as alegações da duas representantes da Chapa 2, autoras do pedido de tutela, e concede o adiamento do pleito eleitoral que seria realizado nesta quarta(03).

O atual processo eleitoral do Sinproesemma foi judicializado pela oposição classista por conta de uma série de decisões equivocadas da atual diretoria do sindicato.

Espera-se que com a decisão de ontem da justiça do trabalho do Maranhão, a comissão eleitoral cumpra o mandato da juíza Noelia Cavalcanti sob pena do processo eleitoral venha ser realizado a revelia da lei, torne uma ato nulo em pleno direito. 

Quase 120 concursos públicos com inscrições abertas reúnem 212,5 mil vagas em todo o país

Pelo menos 116 concursos públicos no país estão com inscrições abertas nesta segunda-feira (1) e reúnem 212,5 mil vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários chegam a R$ 21.227,68 na Prefeitura de Guaraciaba (SC). Só no IBGE são mais de 200 mil vagas de nível fundamental e médio.

CONFIRA AQUI A LISTA COMPLETA DE CONCURSOS E OPORTUNIDADES


Além das vagas abertas, há concursos para formação de cadastro de reserva – ou seja, os candidatos aprovados são chamados conforme a abertura de vagas durante a validade do concurso.

Entre os principais concursos federais abertos estão:

Aeronáutica, para 223 vagas de nível médio.
Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), para cadastro de reserva em cargos de nível superior.
Conselho Federal de Química, para 270 vagas de nível superior.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para 22.409 vagas de nível médio e outro para 181.898 vagas de nível fundamental.
Marinha, dois para 980 vagas de nível médio e outro para 33 vagas de músicos.
Ministério da Economia, que oferece 590 vagas.

Nesta segunda-feira, pelo menos 14 órgãos abrem o prazo de inscrições para 474 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários chegam a R$ 14.810,76 na Prefeitura de São Bento do Sul (SC). Veja abaixo as informações de cada concurso:

Marinha

Inscrições: até 13/04/2021
33 vagas
Cargos de nível médio
Veja o edital

Prefeitura de Apiacás (MT)

Inscrições: até 12/03/2021
4 vagas
Salários de até R$ 4.019,46
Cargos de nível superior
Veja o edital

Prefeitura de Baliza (GO)

Inscrições: até 05/03/2021
43 vagas
Salários de até R$ 1.841,51
Cargos de nível fundamental e médio
Veja o edital

Prefeitura de Bela Vista de Goiás (GO)

Inscrições: até 02/03/2021
4 vagas
Salários de até R$ 1.500,00
Cargos de nível fundamental
Veja o edital

Prefeitura de Bela Vista do Toldo (SC)

Inscrições: até 02/03/2021
5 vagas
Salários de até R$ 2.886,15
Cargos de nível médio e superior
Veja o edital

Prefeitura de Benjamin Constant (AM)

Inscrições: até 03/03/2021
172 vagas
Salários de até R$ 1.443,12
Cargos de nível superior
Veja o edital

Prefeitura de Catalão (GO)

Inscrições: até 03/03/2021
15 vagas
Salários de até R$ 1.600,00
Cargos de nível fundamental e superior
Veja o edital

Prefeitura de Curvelo (MG)

Inscrições: até 05/03/2021
10 vagas
Salários de até R$ 3.614,54
Cargos de nível médio e superior
Veja o edital

Prefeitura de Espírito Santo do Dourado (MG)


Inscrições: até 11/03/2021
51 vagas
Salários de até R$ 8.312,93
Cargos de nível fundamental, médio e superior
Veja o edital

Prefeitura de Ibiraçu (ES)

Inscrições: até 02/03/2021
4 vagas
Salários de até R$ 2.190,51
Cargos de nível fundamental, médio e superior
Veja o edital

Prefeitura de Independência (RS)


Inscrições: até 03/03/2021
5 vagas
Salários de até R$ 1.546,38
Cargos de nível médio e superior
Veja o edital

Prefeitura de Itiquira (MT)

Inscrições: até 12/03/2021
118vagas
Salários de até R$ 10.777,93
Cargos de nível fundamental, médio e superior
Veja o edital

Prefeitura de Pedro Gomes (MS)

Inscrições: até 05/03/2021
10 vagas
Salários de até R$ 942,02
Cargos de nível fundamental
Veja o edital

Prefeitura de São Bento do Sul (SC)


Inscrições: até 07/03/2021
Cadastro de reserva
Salários de até R$ 14.810,76
Cargos de nível fundamental, médio e superior
Veja o edital

Informações G1