Flávio Dino: ‘Se governadores tiverem de bancar o auxílio, Bolsonaro provará sua total inutilidade’

247 - O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), criticou neste sábado (27) a declaração de Jair Bolsonaro de que, a partir agora, os governadores que "fecharem seus estados" devem custear uma nova rodada do auxílio emergencial.

"Se os governadores tiverem que bancar até o auxílio emergencial, aí mesmo que o presidente da República vai provar sua total inutilidade", disse o chefe do Executivo maranhense. Os relatos de governadores foram publicados pela coluna Painel.

Quem também criticou o posicionamento de Bolsonaro foi o governador do Piauí, Wellington Dias. "Não é razoável o líder de um país fazer o cidadão ter que escolher entre comida na mesa ou a vida", declarou Wellington Dias (PT-PI).

"Que absurdo!", disse a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT-RN). "Até onde vai essa marcha da insensatez liderada pela maior autoridade do país?”, acrescenta.

Neste sábado (27), Bolsonaro voltou a fazer lobby contra o isolamento social, por meio de uma postagem no Twitter.

Pelo menos 13 estados brasileiros estão com taxas de internação por Covid-19 acima de 80% nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) da rede pública.

Flávio Dino diz que novas medidas para conter a Covid-19 serão estudadas no MA


 
Blog do Neto Ferreira - O governador Flávio Dino (PCdoB), em entrevista coletiva realizada nesta sexta-feira (26), disse que ainda não há possibilidade de aderir ao lockdown no Maranhão, mas que estuda divulgar algumas medidas restritivas para conter o avanço da Covid-19 no estado.

“O Secretário de Saúde Carlos Lula esteve em reunião com o Ministro de Estado da Saúde ontem e vou consultar a Federação dos Municípios para que nos possamos ir chegando em uma visão para ampliar nossas forças e ter mais eficácia ainda. Hoje nós vamos tomar algumas medidas, mas nenhuma nessa direção de lockdown’’, diz o governador.
Até o momento, segundo Flávio Dino, já foram recebidas 386 mil doses de vacinas no Maranhão, destas 250 mil já foram distribuídas pelos municípios e 188 mil doses aplicadas.

“Temos enfatizado, junto a federação dos municípios, a importância dessa vacinação ser acelerada e o sistema ser alimentado, para que nós não tenhamos dificuldade para obtenção de novas vacinas, uma vez que vale o que está escrito. Às vezes os municípios publicam em redes sociais e isso não vale para o Ministério da Saúde”, afirma o governador.


De acordo com Flávio Dino, cirurgias eletivas estão sendo suspensas em alguns hospitais da rede estadual, sobretudo os mais sobrecarregados com coronavírus. “Não significa dizer que nenhuma cirurgia será feita, as de emergência serão feitas. Mas as eletivas, a critério médico, as que puderem ser adiadas, serão’’, afirma.

Sobre o Hospital de Campanha de Imperatriz, segundo o governador, a montagem já está sendo feita, com provisão de funcionamento a partir de 8 de março, possuindo 60 leitos. “Nós acreditamos que com isso vamos garantir que nós consigamos evitar o colapso no sistema hospitalar de Imperatriz”, diz o governador.

MÁRCIO JERRY É O NOME DO PCDOB PARA VICE NA CHAPA APOIADA POR FLÁVIO DINO EM 2022

Seja quem for o candidato a apoiado pelo Palácio dos Leões para governador em 2022, o nome que o PCdoB tem a oferecer como vice é o deputado federal licenciado e secretário de Cidades e Desenvolvimento Urbano, Márcio Jerry.

Homem de confiança de Flávio Dino e um dos principais articuladores político do governo (divide a missão com o secretário Rubens Júnior), o presidente estadual do PCdoB é tido nos bastidores da política como nome certo na chapa majoritária.

Embora o secretário da SECID nunca tenha se manifestado sobre o assunto, é fato que existe grupos de pessoas muito ligada a ele trabalhando nos bastidores a favor de sua candidatura a vice na chapa que receberá o apoio do governador Flávio Dino.

Bem articulado dentro e fora do PCdoB, a pré-candidatura de Jerry a vice começa amadurecer e ganhar corpo entre lideranças políticas, até porque o PCdoB, principal partido da aliança que apoia o governador, não deverá abrir mão de indica-lo.

E Jerry, segundo fontes do blog, estaria disposto a encarar o desafio. Resta saber quem será o candidato a governador.

Blog do Jorge Vieira

Brasil acumula mais de um mês com média móvel acima de 1 mil mortos por Covid; total chega a 246 mil

 

247 - O Brasil registrou 1.051 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com os números divulgados pelo consórcio da imprensa conservadora no começo da noite deste sábado (20), informa o G1. Com isso, o país chega ao total de 246.006 óbitos desde o começo da pandemia. A média móvel de mortes no Brasil nos últimos sete dias foi de 1.051. Já são 31 dias com essa média acima da marca de 1 mil.

Desde o começo da pandemia 10.138.265 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus -isso em casos notificados, mas estima-se que o número possa superar 40 milhões. A média móvel nos últimos 7 dias foi de 46.716 novos diagnósticos por dia, e com 56.572 desses confirmados neste sábado.

Onze estados estão com alta nas mortes: RS, SC, GO, AC, PA, RO, RR, BA, PB, PE e RN.

MPMA REGISTROU 54 DENÚNCIAS SOBRE IRREGULARIDADES NA VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 NO ESTADO

 

Até esta quinta-feira, 18, a Ouvidoria do Ministério Público do Maranhão já registrou 54 denúncias de irregularidades na campanha de vacinação contra a Covid-19. O levantamento foi iniciado no dia 22 de janeiro e inclui outros registros, como consultas jurídicas (19), demandas improcedentes (4) e procedimentos que aguardam mais informações para serem consolidados (24), num total de 101 acessos referentes à vacinação.

Segundo a Ouvidoria do MPMA, após o recebimento das demandas, a Assessoria Jurídica do órgão realiza uma primeira triagem, encaminhando as denúncias às Promotorias de Justiça responsáveis. Caso seja comprovada alguma irregularidade, tanto no que se refere ao desrespeito à ordem de prioridade para a imunização, quanto a outros procedimentos, os envolvidos podem ser punidos.

De acordo com o promotor de justiça José Márcio Maia Alves, diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais da Procuradoria Geral de Justiça, além das denúncias enviadas à Ouvidoria, as Promotorias de Justiça em todo o estado também estão recebendo diretamente denúncias sobre condutas irregulares relativas à imunização. “Há uma série de repercussões cíveis, criminais e administrativas que podem ser deflagradas pelo Ministério Público para coibir essa prática de irregularidades”, apontou o promotor de justiça.

“Podem trazer consequências em várias searas, como no campo da improbidade administrativa; dependendo do caso, algum agente público pode ser enquadrado por enriquecimento ilícito; na área criminal, pode haver, dentre outros, os crimes de c ssão e abuso de autoridade. Até crime de responsabilidade contra prefeito pode ser caracterizado”, acrescentou.

SUPORTE – Para dar suporte à atuação dos promotores de justiça nas comarcas, o Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (Caop-Saúde) emitiu ofício, no dia 20 de janeiro, orientando que sejam notificados os secretários municipais de Saúde para garantir a obediência à fila de prioridade na vacinação contra a Covid-19.

Além disso, os promotores de justiça devem requisitar informações sobre o cumprimento dos critérios de prioridade, a atualização diária do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização e a lista das pessoas vacinadas.

Blog do Jorge Vieira


‘Saio em pé’, diz Pedro Lucas sobre anúncio de Roberto Jefferson de punição do PTB

O deputado federal Pedro Lucas Fernandes (PTB-MA) afirmou, nessa sexta-feira 19, que está tranquilo diante do anúncio do presidente nacional de seu partido, Roberto Jefferson, feito no Twitter, de retirá-lo do comando estadual da legenda por conta do voto dado a favor da continuidade da prisão do deputado bolsonarista Daniel Silveira (PSL-RJ).

“Saio em pé. A cabeça onde meu pai me ensinou. Foram quase 30 anos. Vida que segue”, disse ao ATUAL7.

Segundo o parlamentar maranhense, ao menos três partidos –que ele não quis citar quais– já o convidaram para filiação.

Daniel Silveira está preso desde a noite de terça-feira 16, por ordem do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes, e mantida no dia seguinte por unanimidade pelos 11 ministros do plenário da corte. A prisão foi decretada após o deputado divulgar um vídeo no Youtube com ataques verbais e ameaçadas aos integrantes do Supremo, além de defesa ao AI-5 (Ato Institucional nº 5), que deu início ao período mais autoritário da ditadura.

Pela Constituição, caso um deputado seja preso, caberá à Câmara dos Deputados analisar, diante das acusações, se a medida será ou não mantida. A decisão do plenário da Casa, no caso, foi tomada ontem, por 364 votos a 130 (e 3 abstenções), pela manutenção da prisão de Silveira.

Além de Pedro Lucas Fernandes, pelo Maranhão, também votaram a favor da prisão em flagrante e sem fiança de Daniel Silveira os deputados André Fufuca (PP), Bira do Pindaré (PSB), Cléber Verde (Republicanos), Dr. Gonçalo (Republicanos), Edilázio Júnior (PSD), Gastão Vieira (PROS), Gil Cutrim (PDT), João Marcelo Souza (MDB), Josimar Maranhãozinho (PL), Marreca Filho (Patriota) e Zé Carlos (PT).

Votaram contra a confirmação da ordem de prisão os deputados maranhenses Aluísio Mendes (PSC), Hildo Rocha (MDB), Josivaldo JP (Pode) e Pastor Gil (PL).

Atual7

Governador Rui Costa anuncia toque de recolher em Salvador e diversas outras cidades

247 - O governador da Bahia, Rui Costa (PT), anunciou um novo toque de recolher em Salvador e diversas outras cidades. As regiões de Irecê, Jacobina, Alagoinhas e oeste do estado são as únicas onde as medidas não serão aplicadas.

A medida passa a valer a partir desta sexta-feira (19). Ela será válida por 7 dias, das 22h às 5h.

Estarão proibidas atividades comerciais não essenciais.

Segundo Costa, a medida ocorre por causa da alta taxa de ocupação dos leitos de UTI no estado. Também existe o problema da falta de vacinas, que levou Salvador a suspender a imunização nesta terça (16).

As informações foram reportadas no G1.

O Evangelho além da religião | Ed René Kivitz(Clique e Assista-o)


MÁRCIO JERRY DEFENDE CARLOS LULA E CHAMA BOLSONARO DE “AMIGO DO CORONAVÍRUS”

Após levar uma enquadrada do governador Flávio Dino (PCdoB) por conta de declarações estapafúrdia sobre o Maranhão e ameaças de mandar a Polícia Federal investigar a secretaria de Saúde do Estado, o presidente Jair Bolsonaro também levou um “chega para lá” do secretário da Secretaria de Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), deputado federal licenciado, Márcio Jerry (PCdoB).

“Bolsonaro, o genocida, veio ao Maranhão para atacar quem defende a vida. Faz todo sentido! Um amigo do coronavírus atacando quem combate o coronavírus. O secretário Carlos Lula tem de sobra o que falta a Bolsonaro: honradez, dignidade, compromisso com a saúde do povo”, postou Jerry em rede social.

Na live de quinta-feira, em que o presidente costuma mentir descaradamente e ataca adversários, Dino reagiu às acusações: “Bolsonaro inventou uma conta sobre dinheiro destinado ao Maranhão. Mistura estado, municípios e auxílio emergencial. Bolsonaro confunde Polícia Federal com milícia e milicianos. Não tenho medo nem polícia nem de milícia”, escreveu Dino no Twitter.

A reação de Flávio Dino foi motivada pelos ataques do presidente ao governo do estado e ao secretário Carlos Lula. Causou indignação a declaração em que Bolsonaro afirmou: “Nós fizemos… Foi quase um R$ 1 bilhão…Ou melhor R$ 300 milhões, especificamente para leitos de UTI no estado do Maranhão. Cadê os leitos de UTI? Sumiu tudo? O secretário disse que não estamos ajudando. Para onde foi essa grana? Acho que vou perguntar para a Polícia Federal”, ameaçou.

Essa não é a primeira vez que Bolsonaro causa polêmica em solo maranhense, Em outubro do ano passado, durante uma rápida visita ao canteiro de obra de recuperação de um trecho da BR-135, acabou faltando com respeito aos maranhenses ao fazer piada sem graça com o guaraná Jesus.  Anteriormente, após cancelar uma visita ao município de Balsas, acusou o governador de ter lhe negado segurança, o que foi desmentido pelo órgãos de segurança do Estado.

Blog do Jorge Vieira

Governador anuncia equipes extras para fiscalizar o carnaval


Em entrevista coletiva nesta sexta-feira (12), o governador Flávio Dino (PCdoB) disse que haverá fiscalização durante o período de Carnaval no Maranhão, com montagens de equipes extras para garantir o cumprimento da decisão da justiça.

A decisão atribuída pelo juiz Douglas de Melo Martins, da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, impede a realização de eventos com potencial de aglomeração em espaços públicos e privados durante o Carnaval no Maranhão. Além disso, ressaltou que o estado do Maranhão continua com a menor taxa de mortalidade em relação ao coronavírus, mas enfrenta uma fase de crescimento de casos nos últimos meses.

Quanto ao fechamento total de serviços e outras atividades, o lockdown, Flávio Dino ressaltou que a justiça indeferiu o pedido da Defensoria Pública e defendeu que “não há necessidade de lockdown neste momento”. Dino reiterou ainda que é contra a suspensão total das atividades neste momento. Nesse sentido, Dino informou a volta às aulas de forma online e a partir do dia 22 de fevereiro, previsão na modalidade híbrida – parte online e parte presencial. “Consideramos importante o retorno das aulas e caso as condições sanitárias permitam, vamos confirmar este retorno”, pontuou.

No que refere à vacinação, até dia 11 de fevereiro, o Maranhão recebeu 307 mil doses de vacina, entregues às prefeituras e utilizadas na campanha de imunização do público prioritário. O processo de vacinação no estado segue o que determina o Plano Nacional de Vacinação.

Blog do Clodoaldo Corrêa

Julgamento do assassino de Mariana Costa é marcado para o dia 24

 

Está marcado para o próximo dia 24 o julgamento do empresário Lucas Porto, réu confesso do assassinato da publicitária Mariana Costa, em 2016. A motivação do crime seria uma atração que ele tinha por Mariana.


Mariana Menezes Costa Pinto foi encontrada morta em seu apartamento, no nono andar de um condomínio, na Avenida São Luís Rei de França, no Turu, em São Luís. Após ter sido encontrada no quarto, Mariana chegou a ser socorrida e levada para um hospital particular, mas não resistiu e teve morte confirmada na casa de saúde.

O empresário Lucas Porto foi preso e confessou o crime que teria sido motivado por uma atração que ele sentia por Mariana. O acusado segue preso no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, onde responde pelos crimes de estupro, homicídio e feminicídio.

“Ele confessou ter estuprado, assassinado e cometido feminicídio contra minha filha, e o que nós queremos é justiça e essa justiça será feita pelos homens e por Deus”, diz Sarney Neto, pai de Mariana.
Após a morte da publicitária, a família de Mariana criou o projeto ‘Somos Todos Mariana’, que ajuda no combate ao feminicídio no Maranhão. A iniciativa leva para bairros e escolas, palestras que alertam sobre a importância da mobilização contra casos de violência contra mulheres.

Neto Ferreira

"Lula foi condenado em um processo em que não havia juiz", diz Dino após validação da Vaza Jato pelo STF

 

247 - O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), elogiou o Supremo Tribunal Federal (STF) pela validação das conversas divulgadas pela Vaza Jato para a defesa do ex-presidente Lula, nesta terça-feira, 9.

Segundo Dino, “o Supremo Tribunal Federal, ao dar acesso ao ex-presidente Lula a provas essenciais, prestigia o artigo 5º, inciso LV, da Constituição que garante o contraditório e a ampla defesa”.

O governador, nas redes sociais, ressaltou que “Lula foi condenado em um processo em que não havia juiz, essa é a terrível realidade”.

A Vaza Jato comprovou que o ex-juiz Sergio Moro atuou junto aos procuradores da força-tarefa da Lava Jato para condenar Lula, ou seja, não foi parte isenta do julgamento.

A maioria dos ministros da Segunda Turma do STF decidiu que é legal o compartilhamento com a defesa do ex-presidente Lula das mensagens trocadas entre o ex-juiz Sérgio Moro e procuradores da Lava Jato, apreendidas na Operação Spoofing.

As mensagens, que foram anexadas pela defesa de Lula em recurso ao STF, confirmam o papel de Moro como chefe da Operação e a intimidade do então juiz com procuradores, orientando, criticando e combinando datas dos processos junto à força-tarefa. As conversas confirmam o conluio para processar, prender e tirar Lula das eleições presidenciais.

Lewandowski dá 5 dias para governo apresentar ordem de grupos de vacinação



247 - O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta segunda-feira, 8, deu um prazo de cinco dias para que o governo de Jair Bolsonaro divulgue, com critérios técnico e científicos, a ordem de preferência entre os grupos prioritários, especificando a ordem de precedência dos subgrupos nas distintas fases de imunização contra a Covid-19, segundo a CNN

Lewandowski se baseou em pedido feito pela Rede, que exigiu a previsão de organização, com critérios objetivos, no extenso grupo de risco, para que haja uma ordem de preferência entre grupos e subgrupos.

O magistrado justificou a decisão afirmando que faltaram parâmetros para guiar as autoridades responsáveis pela vacinação diante da enorme escassez de imunizantes.

“Eles estarão diante de escolhas trágicas a respeito de quais subgrupos de prioritários serão vacinados antes dos outros. Os noticiários têm dado conta de que não há uma racionalidade nessa primeira distribuição, insuficiente para todos os milhões de brasileiros com perfil de prioridade”, disse.

Ele ainda explicou que a imunização dos setores prioritários não foi detalhada adequadamente.

“Em razão dessa lacuna, não é difícil perceber que o Poder Judiciário passará a ser acionado cada vez mais, ensejando, assim, que sejam proferidas múltiplas decisões judiciais, em diversos Estados da federação, com a determinação de distintas subordens na fila de vacinação do grupo prioritário, o que provocará insegurança jurídica”, afirmou.

Flávio Dino vai ao STF para obrigar governo Bolsonaro a reabilitar leitos de UTI

O governador do Maranhão, Flávio Dino, vai ingressar com uma ação no STF (Supremo Tribunal Federal) nesta segunda-feira (8) para obrigar o Ministério da Saúde a reabilitar leitos de UTI custeados pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e destinados a pacientes com Covid-19.

“O coronavírus anda muito rápido. Enquanto isso, o governo federal, quando age, se atrasa. Foi assim com as vacinas e está sendo assim com esse grave problema dos leitos”, disse Dino à CNN.

Nesse domingo (7), os governadores da Amazônia Legal divulgaram uma carta pedindo a reabilitação desses leitos. O grupo reúne, além do Maranhão, os estados de Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. No documento, os governadores dizem que a medida é vital “sob pena de se agudizar o problema do subfinanciamento em meses decisivos no enfrentamento à pandemia”.

Segundo dados do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), o SUS tinha mais de 23.000 leitos habilitados no pico da pandemia, em 2020. Agora, são aproximadamente 3.000.Procurado, o Ministério da Saúde disse, em nota, que, como ainda não foi aprovada a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2021, o pasta “tomou a iniciativa de buscar recursos financeiros para o aprimoramento contínuo dos serviços públicos ambulatoriais e médico-hospitalares do Brasil para o enfrentamento à pandemia, em complemento às ações do governo federal desenvolvidas desde 2020”. (CNN).

“Moro e seu bando devem ser presos”, diz o senador Renan Calheiros

 


247 - Em entrevista à TV 247, o senador Renan Calheiros explicou seu papel no Congresso, onde ele atua como uma das principais vozes contra os abusos de Bolsonaro. Agora, o senador promete também se mobilizar contra o ex-juiz Sergio Moro e seu bando nefasto.

Questionado sobre seu ativismo anti-bolsonarista e anti-autoritário, o senador disse: “De repente, o ‘Pimeiro Comando de Curitiba’ usurpou a prerrogativa do Congresso de conduzir CPIs e passou a investigar e criminalizar a política com o objetivo de substituí-la. É preciso cada vez mais que haja uma reação contra isso”.

Ele detalhou seu ponto de vista em referência às mensagens divulgadas pelo Supremo comprovando a suspeição de Moro: “Os primeiros diálogos já publicados são gravíssimos, e estes últimos são muito mais graves. Eles demonstram sobre tudo que houve ali um santo ofício, e o Moro era uma espécie de Herodes a perseguir inocentes”, diz.

“Observando estes diálogos, você faz um longo passeio pelo Código Penal. Isso justifica a prisão preventiva do comandante Moro e do bando como um todo”, conclui o senador.

SUCESSÃO DE 2022 ESQUENTA BASTIDORES COM APROXIMAÇÃO PDT/PCDOB


Embora o deputado federal Pedro Lucas, presidente estadual do PTB, partido da base de sustentação do governo Flávio Dino, em entrevista ao jornal O Imparcial, tenha considerado precipitado e até criticado a antecipação das discussões sobre as eleição de 2022, é fato que as conversações já iniciaram e revelam cada vez mais afinidade entre PDT e PCdoB.

Recentemente, em um mesa com jornalistas, um membro do PCdoB, muito próximo ao secretário de Cidades e Desenvolvimento Urbano, Márcio Jerry, foi bastante explícito ao afirmar que Jerry seria um bom companheiro de chapa para o senador Weverton Rocha (PDT), que está em campanha para se viabilizar como candidato ao governo e vem travando uma verdadeira batalha com o vice-governador Carlos Brandão.

Sem poder disputar outro cargo que não seja o de governador e com a confirmação de que Flávio Dino vai mesmo se desincompatibilizar em abril de 2022 para concorrer ao Senado, Brandão também se movimenta e tem avisado aos mais próximos que não abrirá de disputar a reeleição sentado na cadeira de governador. Apesar da disposição, Brandão enfrenta resistência no grupo.

Em entrevista nesta manhã de terça-feira ao programa Bom Dia Mirante, o presidente da Câmara Municipal de São Luís, Osmar Filho (PDT), aliado do senado Weverton Rocha e um dos principais incentivadores da candidatura, saiu pela tangente ao ser questionado sobre a articulação para 2022 com um polido “esse assunto sucessão será discutido no momento certo”, mas o fato é que a discussão já toma conta dos bastidores.

O que mais especula-se nas rodas políticas é a composição de uma futura chapa liderada por Weverton tendo como vice Márcio Jerry. Atualmente os dois estão sendo fotografados juntos, embora não se manifestem sobre a especulada aliança, que seria apadrinhada pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB).

O gatilho das eleições de 2022 foi disparado pelo governador Flávio Dino ainda no final de 2020 quando anunciou sua candidatura ao Senado e que o ano de 2021 seria para articular um grande pacto das forças que apoiam seu governo para formação de uma chapa completa, ou seja, de todos os cargos que estarão em disputa. A partir do start o jogo começou a ser jogado. E Weverton e Jerry têm mostrando muita afinidade.

Pelo que se pode deduzir da reaproximação dos dois partidos é que as fissuras provocadas pelas eleições municipais de 2020, que colocaram PDT e PCdoB em palanques opostos no primeiro e no segundo turno das sucessão em São Luís ficaram no passado. E que perdeu feio quem apostou na ruptura.


Blog do Jorge Vieira