Após dois meses, Maranhão volta a registrar 10 mortes por Covid-19 em 24 horas

Após mais de dois meses, o Maranhão voltou a registrar neste sábado (30) o número de 10 mortes por Covid-19 em um único dia. A última vez havia sido no dia 04 de novembro.

Também neste sábado (30), o estado chegou a 7187 casos ativos de Covid-19, ou seja, de pessoas que estão em tratamento contra o coronavírus. Destes, 6.410 estão em isolamento domiciliar, 427 internados em enfermarias e 350 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Desde o início da pandemia, o estado já registrou, no total, 207.415 casos confirmados e 4.688 mortes pela doença.

Dos casos registrados nas últimas 24 horas, 87 foram na Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa), 35 em Imperatriz e 148 nos demais municípios do estado. Até o momento, 195.540 pacientes já se recuperaram da Covid no Maranhão.

Com informações do G1Ma

Morreu neste sábado por complicações de covid-19 o chefe do Serviço de Inteligência do Maranhão

Com aproximadamente 54 anos, morreu hoje, sábado (30) no UDI Hospital o chefe do Serviço de Inteligência da Polícia Civil do Maranhão, delegado Antônio Carlos Martins Júnior, decorrente da covid-19.

Mais conhecido como delegado Martins, era muito querido entre seus companheiros da instituição. Confira abaixo a nota da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão e da Adepol:


Servidor que exerceu com zelo e dedicação o seu trabalho de servir à sociedade maranhense. O Sistema de Segurança Pública Maranhense se solidariza com seus familiares, amigos e colegas, neste momento de dor e consternação.

Flávio Dino diz que talvez o São João do Maranhão não seja realizado em 2021


O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), afirmou hoje (29), em entrevista coletiva, que é provável as festas de São João não sejam realizadas em 2021, por conta da falta de garantia de oferta ampla das vacinas contra a Covid-19.

Questionado sobre a realização do evento que movimentam o cenário cultural e econômico de todo o estado, o governador explicou que somente no início do mês de maio, será possível haver uma decisão sobre a realização do São João no Maranhão.

“Nós estamos apelando ao Ministério da Saúde, que o ministério diga formalmente ao Instituto Butantã se vai ou não comprar as vacinas, caso ele não compre, nós dos estados vamos comprar, o Maranhão vai comprar e então teremos uma ampliação da vacinação. Se isso e outras providências derem certo, é claro que o governo com muita alegria, fará as festas juninas. No ritmo atual, não nos parece provável. Exatamente porque a vacinação caminha no Brasil a ritmo muito lento ainda”, explicou o governador.

Durante a coletiva, Dino também reafirmou que estão suspensas no estado as festas de pré-carnaval e carnaval, como forma de prevenir novos casos da doença. Ele explicou que o governo ainda está definindo se a segunda e terça-feira de carnaval serão pontos facultativos.

Do G1, MA

Wadih Damous sobre grampos obtidos por Lula: o que vem aí é de arrepiar os cabelos da República

 247 - O advogado Wadih Damous, no Giro das 11 da última sexta-feira (19), comentou sobre as novas revelações de que a defesa do ex-presidente Lula obteve provas concretas, na forma de mensagens, da parcialidade do ex-juiz Sérgio Moro e do ex-coordenador da força tarefa da Lava Jato, Deltan Dallagnol, na condução da Operação Lava Jato.

“A citadela, a ‘República de Curitiba’, dela não vai restar pedra sobre pedra, é uma citadela que vai ser destruída e eles serão banidos com desonra para a lata de lixo da história”, disse.

“O que foi divulgado é uma parte absolutamente ínfima do que vem por aí. E o que vem por aí é em quantidade superior ao que a própria Vaza Jato divulgou”.

“A Vaza Jato divulgou apenas uma parte, e acho que nem tudo foi entregue ao Intercept. O que foi interceptado na Operação Spoofing parece que vai fazer tremer a República, pois não é à toa que o ministro Lewandowski decretou sigilo sobre as informações contidas naquele acervo”, completou Damous.

Professora de Tuntum faz história no Paraguai com defesa de tese de mestrado sobre a educação infantil do município

Professora Leydyan Fortaleza comemorando nota máxima em tese de mestrado

Mais uma profissional de educação de Tuntum se destaca fora do país, mostrando   qualidade intelectual e conhecimento científico sobre ensino pré-escolar.

A professora de Tuntum Leydyan Fortaleza obteve, nesta última semana, a nota 10(dez) com louvor na defesa de tese de mestrado em Ciências pela Educação pela Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC com sede em Assunção Paraguai.

A tese que deu a Professora Leydyan Fortaleza o título de mestra em educação tem como tema; "Percepções docentes sobre as contribuições pedagógicas do recreio escolar em escolas da educação infantil na zona urbana de Tuntum, 2019"

Banca examinadora da UTIC

Professora há vários anos com passagens na gestão escolar da Creche Municipal Mãe Belinha no bairro do Tuntum de Cima, a Professora Leydyan Fortaleza aproveitou desta experiência como diretora deste educandário de educação infantil para montar a sua tese de mestrado que lhe rendeu a nota máxima com louvor durante a defesa para um grupo de professores/doutores e PHD's da UTIC.

Bastante feliz pela missão cumprida a Professora Leydyan Fortaleza voltará ao Brasil dia 04 de Fevereiro, ficando em Brasília para tratar da revalidação do diploma de mestra em educação, só assim voltará a Tuntum.

Leydyan Fortaleza é mais uma profissional de educação de Tuntum que faz sucesso a nível internacional. 

Maranhão suspende eventos para lutar contra o coronavírus e não virar o Amazonas

 
Marrapá - O Maranhão não pode virar um novo Amazonas, onde a pandemia de coronavírus saiu de controle. Com esse objetivo em mente, o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, anunciou nesta segunda-feira (25) a suspensão dos eventos de até 150 pessoas no Maranhão.

A medida, que vale inicialmente durante 14 dias, é para evitar a disseminação maior do coronavírus. Nos últimos dias, tem crescido o número de internações por causa da Covid-19.

“A partir de amanhã, não estão mais permitidos aniversários, festas, casamentos, batizado, aqueles eventos de até 150 pessoas”, disse Lula.

O risco para todos os estados brasileiros é que não haja leitos suficientes para atender os pacientes. E que ocorra uma série de mortes por falta de assistência, como houve no Amazonas.

Por isso, o Maranhão já tinha suspendido os eventos do Carnaval deste ano. E agora vem a medida sobre os eventos de até 150 pessoas.

Os eventos com mais de 150 pessoas já estavam suspensos. Agora, a medida é mais restritiva por causa do aumento de casos da doença. Daqui a 14 dias, será decidido se os eventos retornam ou seguem suspensos.

Confira a íntegra do decreto que suspende o carnaval no Maranhão

Blog do Clodoaldo Correa - O blog teve acesso com exclusividade ao decreto que será publicado nas próximas horas que suspende as festas de Carnaval em âmbito público e privado no Maranhão.

O governo do estado não definiu ainda se a segunda-feira e terça-feira de Carnaval serão decretados como ponto facultativo. O assunto será definido mais à frente. Lembrando que essas datas não são feriados oficiais. O blog já tratou do tema em outro post (confira aqui).





Famem reforça recomendação do MP sobre proibição de aglomerações no período carnavalesco


Em atendimento à recomendação do Ministério Público do Estado do Maranhão, as prefeituras do Estado do Maranhão devem se abster de promover quaisquer tipos de festividades ou eventos durante do Carnaval. A recomendação encaminhada pelo Procurador Geral de Justiça, Eduardo Nicolau, nesta segunda-feira, 18, está amparada em decretos federal e estadual de emergência de saúde em face da pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

“Neste momento em que assistimos com espanto e temor o crescimento do índice de pessoas acometidas pela Covid-19 em todas as regiões do Brasil, o Maranhão deve se precaver com maior rigor nas medidas protetivas contra a Covid-19”, ressaltou o presidente da Famem, Erlanio Xavier.

No documento, o procurador estabelece prazo imediato para tomada de providências por parte dos gestores municipais e órgãos do aparelho de Segurança Pública, incluindo também as promotorias de justiça. A recomendação é de que sejam negadas licenças e autorizações para eventos em âmbito privado que possam gerar aglomerações.

Para assegurar que haja cumprimento das restrições que os gestores municipais devem adotar, o Ministério Público orienta que sejam adotadas medidas administrativas e judiciais necessárias para impedir a realização de eventos carnavalescos com aglomerações. As fiscalizações ficarão a cargo da Vigilância Sanitária das secretarias de Saúde dos municípios que em caso de descumprimento devem encaminhar informações às promotorias e Procuradoria Geral de Justiça.

A partir das informações repassadas serão tomadas medidas no âmbito criminal pela Polícia Militar e pela Polícia Civil atuante nos respectivos municípios.

Marrapá

“Vamos nos vacinar, não tenham medo”, diz Monica Calazans, a primeira brasileira vacinada


247 - A enfermeira Monica Calazans, a primeira mulher a ser vacinada contra a Covid-19 no Brasil, pediu neste domingo (17) o apoio da população à campanha de vacinação.

Eu fui criticada com piadinha, memes, me chamaram de cobaia. Eu não sou cobaia, sou participante de pesquisa e tô muito orgulhosa. Meu nome tá aí no mundo todo, 54 anos, negra, brasileira e participante de vacina. Vamos nos vacinar. Não tenham medo“, disse Monica Calazans, logo após ser imunizada com a primeira dose da vacina Coronavac.

Mulher negra, torcedora do Corinthians e moradora de Itaquera, na Zona Leste de São Paulo, Monica Calazans trabalha na UTI do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo. Com obesidade, hipertensão e diabetes, ela faz parte do grupo de risco.

Com seu uso emergencial autorizado na tarde deste domingo pela Anvisa, a Coronavac tem uma eficácia global de 50,38%, subindo para 78% para leves e, embora isso ainda precise de confirmação, aparentes 100% para moderados e graves.

Nesta segunda, o governo paulista começa a distribuir doses, seringas e agulhas para imunizar trabalhadores de saúde de seis hospitais do estado. HC (Hospital das Clínicas) da capital e de Ribeirão Preto (USP), HC da Campinas (Unicamp), HC de Botucatu (Unesp), HC de Marília (Famema) e Hospital de Base de São José do Rio Preto (Funfarme).

“A proposta de Bolsonaro é o fechamento”, diz historiador Manoel Domingos

247 - Um dos mais ativos pesquisadores da história militar brasileira, o professor Manoel Domingos Neto diz, em entrevista a TV 247, que o projeto de Jair Bolsonaro é tentar instalar um regime de força caso não seja capaz de permanecer no governo pelas urnas.

“A proposta de Bolsonaro é o fechamento”, diz ele, observando que “até agora não ocorreu nenhuma manifestação de qualquer das Forças de objeção a isso. Pelo contrário. O discurso tem sido o de endossar o dono dos votos. Imagino que estejamos no caminho de uma nova ditadura, um processo, uma coisa diferente”.

Na entrevista, o historiador compara o governo Bolsonaro aos primeiros anos da proclamação da República, em 1889. Diz que, 132 anos depois, o país assiste “ao pedantismo de homens absolutamente despreparados para o poder, mandando em tudo, estabelecendo uma política econômica catastrófica. Um festival de nepotismo, de clientelismo mais tosco e mais barato, de posturas inadequadas como homens de Estado, arrogância e ataques à imprensa”.

Panelaço explode no Brasil e grita Fora Bolsonaro

247 - Diante da ingerência do governo federal diante da pandemia do novo coronavírus, que já matou mais de 200 mil pessoas no Brasil, panelaços em diversas cidades do País ocorreram exigindo “Fora Bolsonaro” para dar um basta ao desgoverno genocida.

Capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Salvador, Fortaleza e várias outras cidades registram manifestações pedindo que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, aceite um dos mais de 60 pedidos de impeachment contra Jair Bolsonaro.

ERLÂNIO MANTÉM FAVORITISMO NA FAMEM E CONQUISTA ADESÕES NA BASE DO ADVERSÁRIO

Apesar da suposta mobilização dos presidente de partidos nos bastidores da eleição para presidente da Federação dos Municípios do Maranhão, o atual presidente da entidade, Erlânio Xavier (PDT), mantém o favoritismo e conquista cada vez mais adesões no campo do adversário.

A semana termina com o prefeito de Igarapé Grande avançando para renovar o mandato e sem que haja qualquer defecção em sua base de apoio. Pelo contrário, conseguiu foi desestabilizar a chapa do candidato Fábio Gentil (Republicanos) ao conseguir a adesão do prefeito de São Domingos do Maranhão, Kleber Tratozão.

O grupo de Gentil sofreu vários reveses ao longo da semana. Os que chamaram mais atenção foram os casos dos prefeitos eleitos pelo Republicanos, Edilson da Alvorada (Palmeirândia), Raimundo Lídio (Paulino Neves) e José Augustos (Milagres do Maranhão), todos do partido de Fábio Gentil.

Diante da resistência de alguns chefes de Executivos municipais em aceitar imposição de dirigentes de partidos na eleição da FAMEM, o presidente estadual do PSC, deputado federal Aluísio Mendes, veio a público afirmar que os prefeitos eleitos pela legenda estão liberados para votar no candidato de sua preferência.

A declaração de Aluísio foi motivada por especulações de bastidores da eleição da FAMEM de que dirigentes de partidos estariam pressionando prefeitos a votar no candidato Fábio Gentil, como chegou a publicar este blog com base em informações de fontes envolvidas no processo e que agora foram reparadas pelo presidente do PSC.

A eleição para presidente da Federação dos Municípios está convocada para a próxima quinta-feira, dia 14 de janeira, e ao que tudo indica, como em todo processo democrático, haverá disputa, porém, com todas as chances do atual presidente Erlânio Xavier ser reeleito.

É bom lembrar, no entanto, que Gentil possui forças poderosas articulando a seu favor, não está morto e trabalha para reverte o quadro adverso.

Jorge Vieira

Famem: Prefeitos do Republicanos declaram voto a Erlânio Xavier


Três prefeitos do partido Republicanos aderiram ao projeto de reeleição do prefeito de Igarapé Grande, Erlanio Xavier, à presidência da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão – Famem. A eleição acontece nesta quinta-feira (14) em São Luís.

No dia 07 do corrente, o prefeito de Palmeirândia, Edilson da Alvorada, registrou o pedido de inscrição para compor a chapa de Erlanio Xavier na disputa para Nova Diretoria e Conselho Fiscal.

Nesta sexta-feira, 08, os prefeitos de Paulino Neves, Raimundinho Lídio e de Milagres do Maranhão, José Augusto, ambos do Republicanos, também aderiram ao grupo de Erlanio.

“Agradeço o apoio dos amigos e prefeitos que aderiram ao nosso projeto. Juntos trabalharemos ainda mais em favor dos nossos municípios”, disse o prefeito de Igarapé Grande, Erlanio Xavier.

Clodoaldo Correa/com edição

Fábrica clandestina de arma de fogo é localizada e desativada em Tuntum

 

Na última quinta-feira (07), uma fábrica clandestina de armas de fogo foi localizada e desativada no município de Tuntum, no interior do Maranhão. Durante a operação, um homem foi preso em flagrante por suspeita de ser responsável pelo local, além de fabricar as armas ilegais.

A fábrica estaria funcionando em uma residência na zona rural de Tuntum, no povoado chamado Cigana. Foram apreendidas no local 9 armas de fogo e 74 materiais para a fabricação dos instrumentos.

A apreensão foi realizada pela Polícia Civil do Maranhão, através das ações da equipe da Delegacia de Tuntum. O indivíduo, juntamente dos materiais apreendidos, foram direcionados à delegacia local.

O IMPARCIAL

Taxa de ocupação de leitos de UTI na Ilha de São Luís volta a aumentar


A taxa de ocupação dos leitos de UTI exclusivos para a Covid-19 na Ilha de São Luís voltou a aumentar, segundo dados divulgados pela Secretaria de Saúde nessa sexta-feira (8).

De acordo com os números do boletim epidemiológico, dos 89 leitos de UTI, 57 estão ocupados, gerando uma taxa de 64,04%. Houve aumento também na taxa de ocupação de leitos de enfermaria. São 60,74% dos leitos ocupados.

Há uma semana a taxa de ocupação dos leitos de UTI na Ilha de São Luís era de 40,74% e os leitos de enfermaria possuíam taxa de ocupação de 40, 07%.

Jornal Pequeno

Homenagem: Erlânio Xavier lança ‘Chapa Sálvio Dino’

O prefeito de Igarapé Grande Erlânio Xavier, presidente da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), anunciou, na tarde desta terça-feira (05), que vai oficializar chapa à reeleição com uma homenagem a Sálvio Dino, pai do governador Flávio Dino, que faleceu em decorrência da covid-19 no ano passado.

A ‘Chapa Sálvio Dino: municipalismo na prática’ será oficializada amanhã e tem como vice o prefeito de Pinheiro Luciano Genésio. O pai do governador foi prefeito da cidade de João Lisboa na década de 1980, e ocupou cadeira na Assembleia Legislativa como deputado.

A eleição na Famem ocorre no próximo dia 14 de janeiro. Essa não é a primeira vez que Erlânio homenageia expoentes da política do Maranhão. Em 2019, quando foi eleito, o nome da chapa era Humberto Coutinho, em deferência ao ex-presidente da Assembleia Legislativa.

Marrapá

Othelino empossa três novos deputados na Assembleia

 

Em cerimônia a ser conduzida pelo presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado estadual Othelino Neto (PCdoB), com transmissão ao vivo pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2 e 17 TVN), acontecerá, nesta segunda-feira (4), às 11h, no Plenário Nagib Haickel, a posse de três novos parlamentares que vão assumir mandatos por conta das eleições dos titulares para administrar prefeituras municipais.

Serão empossados os suplentes Socorro Waquim (MDB), no lugar do deputado Rigo Teles (PL), eleito prefeito na cidade de Barra do Corda; Betel Gomes (PRTB), que ocupará a vaga de Felipe dos Pneus (Republicanos), eleito em Santa Inês; e Fábio Braga (Solidariedade), que ficará com a cadeira de Fernando Pessoa (Solidariedade), eleito prefeito em Tuntum.

Socorro Waquim e Fábio Braga são veteranos no Plenário da Assembleia Legislativa. Ambos exerceram mandatos em legislaturas anteriores e, recentemente, na condição de suplentes, estiveram interinamente no exercício de mandato por conta do pedido de licença dos respectivos titulares.

Já a suplente do PRTB, Betel Gomes, assume o mandato pela primeira vez, passando a compor a bancada feminina no Plenário da Assembleia Legislativa, ao lado das deputadas Ana do Gás (PCdoB); Andreia Rezende (DEM); Cleide Coutinho (PDT); Daniella Tema (DEM); Detinha (PR); Drª Thaiza (PP); Helena Duailibe (Solidariedade); e Mical Damasceno (PTB).

Foto: Agência Assembleia/Blog do Zeca Soares

Gilmar Mendes critica atraso do governo Bolsonaro em vacinação: “passou do tolerável”

 


247 - O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes usou a sua página nas redes sociais na noite deste domingo (3) para criticar a demora do governo brasileiro em adquirir vacina contra o coronavírus.

"Os atrasos e recalcitrâncias na importação das vacinas já passam do tolerável. Países vizinhos já estão iniciando a imunização", repudiou o ministro.

Mais de 40 países, inclusive da América Latina, começaram a imunizar suas populações contra a Covid. Vacinas da Pfizer/BioNTech, Moderna, Sputnik V, Sinovac e Sinopharm já imunizaram mais de 11 milhões de pessoas em todo o mundo. China foi o país que mais vacinou até agora.

Walace Azevedo inicia gestão eliminando Lixão de Icatu

 O prefeito Wallace Azevedo (Republicanos), começou o mandato da forma como a população esperava, na rua, trabalhando para melhorar a vida dos moradores de Icatu.

Na sua primeira ação como novo gestor, determinou o imediato fim do Lixão de Icatu, triste cartão postal deixado pelo ex-prefeito Dunga.

Em suas redes sociais, Wallace mostrou as maquinas trabalhando e garantiu que a a partir de segunda-feira (04), quem chegar na cidade, verá uma nova Icatu.

Maramais

A POSSE HISTÓRICA, NOVA ERA


Por Natan Silva

O ponto alto desse momento político se registrou hoje, 1º de janeiro de 2021, ás 16:00h, no Ginásio Esportivo Orfileno Léda, a posse dos senhores Fernando Pessoa e Nelson do Nanxi, para os cargos de prefeito e vice respectivamente. Foi uma solenidade concorrida [apesar das restrições em face da pandemia], e no melhor estilo. Foram grandes as vibrações e aplausos do público presente. Este momento se deu dentro de um clima insólito.

O prefeito Fernando em sua fala destacou: “...secretários nós não somos vitalícios, quero que tratemos o povo de forma igualitária(...). Eu fui eleito para defender o nosso povo. Vou lutar contra juiz, delegado, promotor, ninguém vai sentir saudade do passado. (...) encerro minhas palavras dizendo: “Feliz é a nação cujo Deus é o Senhor“” . Pontuou. O povo exorta esperança e confiabilidade.

Assim começa a nova gestão.

A alva desponta no espaço sideral anunciando o nascer do sol da liberdade que logo virá cobrir este torrão com seus raios dourados.

É indescritível a grandeza desse momento! É muita alegria e paz!

Hoje é o marco histórico de um novo tempo. A ascensão, ao poder, do novo prefeito significa o fim de um mecanismo ignominioso onde os fins justificam os meios. Com isso caiu em desuso por quase três décadas três princípios fundamentais que norteiam a cidadania: direitos, deveres e obrigações. Sem eles é impossível construir uma sociedade altruísta, dando lugar a soberba, a servidão, ao patrimonialismo e ao totalitarismo. Esses métodos absolutistas se solidificaram de tal forma, até então, não havia força humana capaz de derrotá-los. Mas nada é eterno. O deles estava sendo gestado e no dia certo apareceu este pequeno gigante que venceu a fera, assim como o pastorzinho Davi derrotou os filisteus destruindo o temido gigante Golias com uma simples funda e uma pedra.

Senhores, Deus foi o grande protagonista dessa grande conquista! Vamos à luta! É hora de união e de trabalho. A caminhada é longa e sinuosa, todavia agindo com pro atividade é possível promover o bem-comum que é função precípua do estado.

TEMPOS DE PROSPERIDADE VIRÃO!

DEUS ABENÇOE ESSA TERRA E SUA GENTE!

PARABÉNS POVO IMPÁVIDO!

FELIZ ANO NOVO PARA TODOS NÓS!

Fernando Pessoa assume a Prefeitura de Tuntum

Em solenidade, no final da tarde desta sexta-feira(01), no Ginásio  Orfileno Leda,  centro de Tuntum, o prefeito eleito Fernando Pessoa tomou posse no cargo diante de populares, autoridades e secretários municipais nomeados para a nova administração.

A faixa de Prefeito de Fernando Pessoa foi repassada pelo atual vice-prefeito de Tuntum Ciro Ricardo diante de aplausos e rojões que pipocaram por diversos lugares da cidade.

A solenidade de posse de Fernando Pessoa foi presidida pelo o atual presidente da Câmara Municipal de Tuntum eleito na manhã desta sexta-feira(01), o vereador Ivalto Bílio.


Discurso forte e os desafios da nova administração


Usando a palavra o novo prefeito de Tuntum empossado, Fernando Pessoa, lembrou da sua trajetória como deputado estadual, enalteceu a participação da sua família na sua formação como homem e político e relembrou dos principais fatos da recente campanha eleitoral entre perdas de amigos e parentes próximos e a vitória histórica em 15 de novembro contra uma oligarquia de 28(vinte e oito) anos de mando e desmando no município.

Emocionado durante o discurso de posse, o novo prefeito de Tuntum enfático em afirmar que estava recebendo o município como se fosse terra arrasada pelos desmandos administrativos de Cleomar Tema e sua turma, citando o abandono dos prédios públicos(a prédio da prefeitura com a luz cortada), lixo espalhado pelas principais ruas da cidade, escolas ciando os pedaços, salários dos funcionários efetivos atrasados e a conivência e omissões do poder jurídico instalado no município com todo o estado de calamidade administrativa deixado pela antiga gestão e seus apaniguados.


Fernando Pessoa afirmou que algumas medidas administrativas impopulares seriam tomadas de forma emergencial para corrigir as distorções e os desmandos cometidos por Cleomar Tema e sua turma e conclamou a todas e todos para esforço inicial da nova administração. Dias melhores virão para todos/todas tuntunenses, finalizou Fernando Pessoa.


Participaram da solenidade de posse de Fernando Pessoa, também, o deputado estadual Ciro Neto e todos os vereadores da base aliada do prefeito empossado.