Fernando Pessoa, logo que venceu as eleições de Tuntum, esteve na linha de frente da militância pró-Braide ajudando-o na reta final da campanha de segundo turno na capital do Estado.
Veja o vídeo de Fernando Pessoa abaixo:
Fernando Pessoa, logo que venceu as eleições de Tuntum, esteve na linha de frente da militância pró-Braide ajudando-o na reta final da campanha de segundo turno na capital do Estado.
Veja o vídeo de Fernando Pessoa abaixo:
O atual prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, cumprimentou e desejou sorte a seu sucessor, Eduardo Braide, que foi eleito neste domingo (29) para governar São Luís a partir de janeiro de 2021.
Por decisão judicial publicada na terça-feira, 24, em julgamento de denúncia do Ministério Público do Maranhão, a ex-prefeita de Bom Jardim Lidiane Leite da Silva foi condenada a sete anos de reclusão, além de multa, por fraude em licitações e por crime de responsabilidade, referente à apropriação de rendas públicas de contratos celebrados mediante fraude, conduta descrita no Decreto-Lei nº 201/67. A pena inicialmente deverá ser cumprida em regime semiaberto.
A segunda pesquisa Ibope divulgada na noite desta sexta-feira (27) pela TV Mirante mostra Eduardo Braide (Podemos) na liderança da disputa do segundo turno pela Prefeitura de São Luís.
O instituto Econométrica divulgou pesquisa de intenção de votos para prefeitura de São Luís nesta quinta-feira (26). O resultado foi vitória folgada do candidato Eduardo Braide, com 14,5% de vantagem.
247 - Pesquisa Datafolha divulgada na noite desta quinta-feira (26) aponta empate técnico na disputa de segundo turno à Prefeitura do Recife, entre Marília Arraes (PT) e João Campos (PSB).
Nos votos totais, Marília tem 43% e João Campos, 40%. Branco e nulos representam 13% e não sabe e não respondeu, 4%.
O que se espera, neste momento, é que o prefeito Cleomar Tema pague todos os funcionários públicos municipais, pois os mesmos precisam cumprir com os seus compromissos, também, pontuou Wellington. Há funcionários municipais em Tuntum que não recebem os seus salários desde o mês de julho do ano corrente, portanto com os salários de agosto, setembro, outubro, novembro por receber além do décimo terceiro e salário de dezembro que vencerão, ainda, e que precisam ser pagos, disse o edil.
Não é responsabilidade do novo Prefeito Fernando Pessoa(SD) demitir ou nomear funcionários na atual conjuntura, disse, ainda, Wellington, a responsabilidade sobre a demissão de funcionários, hoje, é de Cleomar Tema. inclusive é da responsabilidade dele (Tema), também, a quitação de todos os salários atrasados e devidos, finalizou o vereador.
No final do vídeo, Wellington Pessoa aproveitou para dizer que nem a transição entre um governo e outro foi iniciada ainda.
Os salários dos vereadores de Tuntum ficarão estabelecidos no teto de R$ 3.560,00(três mil e quinhentos e sessenta reais) inclusive o mesmo valores para o exercício da presidência e vice-presidência da casa legislativa e sem direito a qualquer outra verba extra, gratificações para o exercício das funções, segundo o projeto que será aprovado na sexta-feira(27).
Wellington Pessoa sairá fazendo história da Câmara de Vereadores de Tuntum.
O Tribunal Regional Eleitoral divulgou nota de esclarecimento sobre suposta fraude nas eleições. Um grupo de candidatos derrotados liderados por Tiririca Cover, que teve até muitos votos, diante da queda que a maioria dos candidatos fortes teve neste pleito. Tiririca teve 1.416 votos.
No feito memorável de Fernando Pessoa, agora prefeito de Tuntum, é necessário, também, destacar a importância, na vitória de ontem(15) do jovem deputado estadual, da família "Nanxi" do Povoado São Lourenço sertão tuntunense composta pelo líder Francisco Gomes de Almeida(Seu Nanxi eleito duas vezes vereador e Presidente da Câmara do município), Nelson do Nanxi(duas vezes eleito vereador, Presidente da Câmara de Vereadores e, agora, consagrado vice-prefeito na chapa de Fernando Pessoa) e Sérgio do Nanxi(vereador mais bem votado nas eleições do domingo).
Os "Nanxis" como são conhecidos na política de Tuntum mostraram mais uma vez, neste domingo(15), que são, de fato, as lideranças sertanejas com maior densidade eleitoral no município, colocando de lado outras famílias que se julgavam donas dos colégios eleitorais da maioria dos povoados da zona rural da cidade por conseguirem dois eleitos no mesmo grupo eleitoral que levou Fernando Pessoa a ter uma maioria de 2.177 votos sobre o candidato da oligarquia de Cleomar Tema, o primo Dida do Tio Luís.
Família humilde mas que faz política em Tuntum o ano inteiro com a prestação de serviços sociais que prestam as comunidades desassistidas do sertão tuntunense, Francisco Gomes de Almeida(Nanxi) pode afirmar que é o "Rei do Sertão" quando se trata densidade eleitoral na Região do São Lourenço, São Joaquim dos Melos, Santa Rosa e adjacências.
Por Natan Silva
Essa majestosa manhã de primavera fora gestada pela divina providência para o resplandecer deste precioso dia histórico. Este dia é alusivamente AZUL, da cor do céu, pois o povo soberanamente consagrou esta coligação, com essa tonalidade, para expurgar do poder uma oligarquia reacionária e demagógica.
Foram quase três décadas de espera, sem cansaço, pois nada melhor que um dia após o outro. Os ideais se mantiveram incessantemente aguçados.
O povo combalido sentia-se vilipendiado mesmo à luz do sol, ao meio-dia, sem ter a quem recorrer. Vale destacar que os heróis da resistência se posicionaram sempre no fronte com obstinação, não obstante as sinuosidades, se multiplicaram mantendo acesa a chama da esperança.
Esse é o status quo!
Os oligarcas, inescrupulosos, mataram várias rosas, mas não conseguiram impedir a chegada da primavera. Muitas outras foram desabrochando, se multiplicando, até formarem um grande jardim que culminou com esta brilhante vitória, não só do Fernando, que conseguiu emplacar um discurso renovador recheado de propostas factíveis, mas de cada homem, de cada mulher, de cada jovem e, principalmente, de cada criança que caminha nas estradas da vida norteada por um sonho proeminente repleto de esperança.
Viva a Liberdade! RAIOU UM NOVO DIA!
Com esplendor, a história registra o início de um novo tempo, que há de ser promissor e fecundo para todos os tuntuenses que exortam confiança no prefeito eleito Fernando Pessoa e Nelson do Nanxi, vice.
A predadora vitória de Fernando sobre o tio Luís, vulgo Dida Tema, não chegou a dá-lhe um tombo frontal, pois, é de uma insignificância política tão ínfima que não conseguiu sequer sair de dentro do armário para o embate político, um pusilânime; não consegue construir uma frase com sujeito e predicado; destroçou seu biombo jurássico [Cleomar], que durante a campanha não passou de um bravateiro, falando para as paredes os vencidos palavrórios sem causas e efeitos. Tendo encontrado o seu “Calcanhar de Aquiles”, Fernando Pessoa, este oráculo da frente sorrateira, festejará seu réquiem no ostracismo, sem tirania, depois de longa exorbitância como tirano, reduziu-se a um mero tiranete. Outrossim, a claque beneficiária de vantajosos salários fantasmas voltará a catacumba de onde nunca deveria ter saído.
É da maior relevância ressaltar a desonestidade intelectual, do ora prefeito, que como um verdugo gravou um vídeo, dia 7, exibindo uma tarja preta na sua camisa e com voz de mau agouro dizia que simbolizava luto e lágrima dos adversários. Momentos depois aconteceu uma tragédia resultando em duas vítimas fatais [senhoras idosas, dona Iracema e dona Margarida] ambas cultivavam o ideal de libertação, além de vários feridos, abalando toda a cidade, menos ele e os seus devotos. Mas aos que creem, Deus tudo vê! Um dia estes ímpios prestarão contas desses atos iníquos. Portanto deixa um legado ignominioso.
O povo ganhou; a democracia prevaleceu. A história encerra uma era nebulosa de um ciclo de poder centralizador e nefasto, abrindo uma nova fase que começa a ser reescrita com letras de ouro.
O prospecto é de avançar oito anos em quatro!
Agora será assim: TUNTUM PARA OS TUNTUENSES!
SALVE 15 DE NOVEMBRO! COMEMOREMOS TANTO A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA QUANTO A LIBERTAÇÃO DE TUNTUM!
Mandando na prefeitura em Tuntum há mais de vinte oito anos, Cleomar Tema e seus apaniguados, saíram pelas portas do fundo da política do município, neste domingo(15), com uma derrota em torno de 2.177 votos, elegendo para Prefeito de Tuntum pelo Solidariedade(77), Fernando Pessoa.
Jovem e com uma trajetória política meteórica, Fernando Pessoa , que é, atualmente, deputado estadual licenciado conseguiu derrubar a oligarquia de Cleomar Tema Cunha, que se apropriou dos bens do município, patrocinando todo tipo de corrupção, privilégios indevidos e outros ilícitos administrativos ao longo destes vinte e oito anos, levando a cidade ao atraso social e econômico da maioria da população.
Fernando Pessoa venceu, neste domingo(15), também, a prepotência e arrogância de uma família (os Cunhas) que cravou seus tentáculos de dominação por vários governos estaduais e outras instâncias de poder do Maranhão para impor ao município de Tuntum uma estrutura de poder que se apropriou dos bens públicos, favorecendo a uma quadrilha que sempre assaltou os cofres da prefeitura municipal para ostentar e humilhar a maioria da população.
A eleição de Fernando Pessoa, prefeito de Tuntum, é a vitória do povo sofrido por isso que o grito de liberdade soa em todos rincões urbanos e rurais do município como nunca tinha se visto.
Parabéns, Fernando Pessoa, tome de conta do nosso povo a partir de janeiro de 2021!
Vários professores e professoras das redes estaduais, municipais e privadas de Tuntum lançaram carta de apoio ao candidato Fernando Pessoa a Prefeito pelo Solidariedade (77).
Na carta assinada pelos(as) professores(as) tuntunenses há a certeza de que vários pontos do programa de gestão de Fernando Pessoa contemplará os docentes da cidade, bem como, toda população do município na reafirmação do desenvolvimento social e econômico do município a partir de janeiro de 2021 quando o candidato do Solidariedade assumir o mandato de prefeito.
Veja o teor da carta de apoio a Fernando Pessoa e os professores e as professoras que a assinaram:
O candidato Fernando Pessoa(SD) caminha para uma vitória eleitoral folgada, neste domingo(15), contra o "laranja" de Cleomar Tema, Dida do Tio Luís, segundo as últimas pesquisas de intenções de votos(veja a imagem acima).
Jovem de 29 anos, o deputado licenciado Fernando Pessoa vai dar um corte na sequência de mandatos de Cleomar Tema e sua turma apaniguados, que nos últimos oito anos. Cleomar Tema abandonou a cidade para entregar a administração pública municipal a uma quadrilha que tomou de conta do erário público, levando a cidade ao atraso social e econômico.
A última oligarquia política do Maranhão agoniza
Mesmo com a prática de votos, intimidações de toda ordem, Cleomar Tema e sua turma já sentiram que não conseguirão reverter a situação adversa nas últimas vinte quatro horas que antecedem ao pleito eleitoral de 2020.
Acostumado a mandar e desmandar na política de Tuntum e em alguns bolsões dos diversos governos estaduais ao longo dos vinte e oito ano de poder, Cleomar Tema tem sentido o peso da juventude, o carisma, a popularidade de Fernando Pessoa(SD) e o desejo de libertação de todos os rincões da cidade que ele abandonou nos últimos anos.
Todo o cuidado é pouco, o adversário esperneia
Raposa da política maranhense e assessorado por um grupo de apaniguados, o coronel Cleomar Tema tem resistido a derrota eleitoral iminente, deste domingo(15), com as mesmas ações ilícitas que levaram-no ao poder como compra de votos, perseguições, intimidações diversas, desejo de morte para os adversários e divisão do município para se manter no poder. Até amanhã as 17 horas a oposição tem que vigiar, fiscalizar e denunciar as práticas criminosas eleitorais do coronel para não ser pega de surpresas pela ação nefasta de um grupo político que alugou a Prefeitura de Tuntum para todo tipo de falcatruas.
Fernando Pessoa neles
Mesmo com as artimanhas finais do velho oligarca em não querer perder, Fernando Pessoa caminha para uma vitória folgada contra a prepotência e arrogância. Os números são certeiros. Tuntum se libertará.
Na noite de ontem, 13/11/2020, a polícia militar, em conjunto com a polícia civil, prendeu em flagrante o elemento Deurivan Andrade Santos pelo crime de compra de votos.
A prisão ocorreu nas dependências de um posto de combustíveis do centro da cidade de Formosa da Serra Negra.
O crime consistia em comprar documentos dos eleitores que supostamente iriam votar no candidato Janes Clei para que os mesmos não fossem votar, favorecendo o candidato adversário Cirineu Costa. Ao ser preso, num primeiro momento o elemento negou as acusações e escondeu o dinheiro e os documentos, mas quando a polícia encontrou o material escondido atrás de um armário, a casa caiu e o preso confessou tudo e entregou o esquema. Sabe-se que ele era apenas um de muitos elementos que estão espalhados pelo município fazendo o mesmo, comprando documentos de eleitores do Janes Clei.
Sabe-se que um fazendeiro da cidade, parente do preso, está financiando o esquema de compra de votos, na intenção de receber em troca a residência de um dos candidato. Partiria desse fazendeiro boa parte do dinheiro usado no esquema criminoso.
A polícia tem informações seguras também de que o maior hotel da cidade está sendo usado como depósito de documentos comprados e aguarda apenas uma ordem judicial de busca e apreensão para revistar este e outros locais da cidade apontados como depósitos de documentos comprados com essa finalidade.
Na delegacia, os presos foram defendidos pelos advogados da coligação do candidato Cirineu Costa, candidato este que mandou pagar a fiança e dar proteção para os acusados, temendo a entrega total do jogo criminoso
Com a chegada de reforço policial no dia de hoje, a expectativa é que possam ser apuradas todas as denúncias que estão chegando, muitas delas de pessoas que venderam seus documentos e se arrependeram e que agora estão apontando quem comprou, onde entregou os documentos. Essa prática criminosa é antiga em Formosa da Serra Negra. Em 2016 ocorreram várias prisões pelas mesmas práticas e coincidentemente também nas proximidades de um posto de combustível, daquela vez um posto das da praça Zuza Pires, naquela cidade. Mesmo com essas práticas criminosas o atual prefeito e que também era vítima em 2016 conseguiu se eleger.
Disparado na frente nas intenções de votos, a tendência é que dessa vez aconteça o mesmo e o atual prefeito se reeleja com facilidade.
Joe Biden agradeceu aos eleitores pelas redes sociais e afirmou que será um presidente para todos os americanos.
"América, estou honrado por ter me escolhido para liderar nosso grande país. O trabalho que temos pela frente será árduo, mas prometo o seguinte: serei um presidente para todos os americanos - quer você tenha votado em mim ou não. Vou manter a fé que vocês colocaram em mim", postou Biden no Twitter.
Do G1 (com edição)
É visível a alegria da militância, a receptividade, a popularidade e o carisma de Fernando Pessoa nas visitas às famílias de Tuntum e nos comícios de final de campanha para o desespero da última oligarquia política do Maranhão.
Comício do Povoado Poços(Ipu-Iru)
Veja as imagens e os vídeos do comício realizado, na noite desta sexta-feira(06), no Povoado Ipu-Iru onde a alegria da militância da candidatura de Fernando Pessoa continua fortalecendo a sua vitória eleitoral contra Dida do Tio Luís no próximo dia 15 de novembro:
O levantamento possui números consolidados e parecidos com a primeira pesquisa do Instituto divulgada no dia 20 do mês passado. Ambos os levantamentos foram contratados pelo Blog do Glaucio Ericeira.
No cenário estimulado (aquele no qual é apresentado ao eleitor o nome do candidato), Fernando Pessoa obteve 50,50% da preferência. Dida do Tio Luis, que representa o grupo do atual prefeito Cleomar Tema, marcou 42,88%. Brancos, nulos ou nenhum 2,12%. 4,5% não souberam ou não responderam.
No cenário espontâneo (aquele no qual não é apresentado ao eleitor o nome do candidato), Pessoa foi escolhido por 50,37% dos entrevistados. Dida do Tio Luis foi apontado por 42,38%. 5% não souberam ou não responderam e 2,25% brancos, nulos ou nenhum.
Dida do Tio Luis lidera apenas no quesito rejeição. 42,62% dos entrevistados afirmaram não votar no mesmo de maneira alguma.
39,62% apontaram Pessoa; 13,88% não souberam ou não opinaram; e 3,88% nenhum, brancos ou nulos.
A nova pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número 00723/2020. Os dados foram colhidos no período compreendido entre os dias 29 a 30 de outubro. 800 pessoas foram entrevistadas. Tem margem de erro de 3,41%, para mais ou para menos. O nível de confiabilidade é de 95%.
Glaucio Ericeira
Num discurso político bastante forte de apoio a Fernando Pessoa, Eric Costa afirmou taxativamente que o deputado será o próximo prefeito de Tuntum para derrubar a última oligarquia eleitoral do Maranhão comandada pelo coronel Cleomar Tema e o seu candidato laranja Dida do Tio Luís.
Veja os vídeos abaixo: