Mais de 200 alunos participam do Aulão do ENEM/2017 em Formosa da Serra Negra



Mais de 200(duzentos) alunos do ensino médio de Formosa da Serra Negra participaram do Projeto Aulão do ENEM/2017   inserido dentro do Programa PreUni da Secretaria da Ciência  Tecnologia e Inovação(SECTI) do Governo do Maranhão.

Em Formosa da Serra Negra, o Aulão do ENEM/2017, deste sábado(30), contou com o apoio do Prefeito Janes Clei através das Secretarias Municipais da Juventude, Educação, Desenvolvimento Humano, Cultura e Turismo.

PreUNI/Aulão do ENEM


O PreUNI é o programa do Governo do Maranhão, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), voltado para o fortalecimento dos conhecimentos e habilidades das pessoas interessadas em ingressar no Ensino Superior, focado nos conteúdos do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio.


O programa foi criado porque precisamos democratizar o acesso ao ensino superior e melhorar o desempenho do Maranhão, pois, segundo dados oficiais, tem o menor número de graduados por habitante do Brasil e sempre tem aparecido nas últimas colocações em relação às notas do ENEM.

Público alvo: população em geral, com prioridade para estudantes oriundos de escolas públicas.

Aulões do Enem

Os Aulões serão presenciais, em caráter de revisão e acontecerão em São Luís, Imperatriz e os demais municípios que apresentarem demandas dentro das exigências estabelecidas em Edital.

Os aulões do ENEM/2017, em Formosa da Serra Negra,  aconteceram no prédio do Colégio Antonio Manoel.

PARA SE SAFAR DA 2ª DENÚNCIA, TEMER NEGOCIA COM DEPUTADOS DO MA



Com marrapa.com e Poder 360 – O presidente Michel Temer reabriu as portas de seu gabinete no Palácio do Planalto com a chegada da nova denúncia por parte da Procuradoria Geral da República. De 2ª feira (25.set) a 6ª feira (29.set), o peemedebista recebeu 43 deputados. Entre eles os deputados federais pelo Maranhão Aluísio Mendes (Pode) e Cléber Verde (PRB), ambos foram a favor do arquivamento da primeira denúncia.

Desde a 2ª denúncia, em 14 de setembro, foram 48 deputados. Desses, Cléber Verde e mais 11 são integrantes da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara. O ritmo de audiências se intensificou após Temer voltar de viagem aos Estados Unidos, onde participou da Assembleia Geral da ONU, em 21 de setembro.

O levantamento do Poder360 leva em conta as agendas oficiais do presidente da República divulgadas pelo site do Palácio do Planalto. Há encontros que não são registrados pela Secretaria de Comunicação Social do Governo –o exemplo mais célebre é a reunião entre o presidente e Joesley Batista no Palácio do Jaburu.

NA 1ª DENÚNCIA: 3 AUSENTES E 1 CONTRÁRIO

Dos deputados que se reuniram com Michel Temer, 3 estiveram ausentes na votação da admissibilidade da 1ª denúncia e 1 foi contra o presidente.

O peemedebista Osmar Serraglio (PR), ex-ministro da Justiça, não esteve na votação em 2 de agosto e se reuniu com o presidente na 4ª feira (27.set). Marcos Reategui (PSD-AP) e João Fernando Coutinho (PSB-PE) também votaram no plenário da Câmara e se reuniram com Temer.

O peessebista George Hilton (MG), ex-ministro do Esporte do governo da ex-presidente Dilma Rousseff, esteve com Michel Temer na 5ª feira (28.set). No plenário da Câmara, ele votou contra o presidente.

INTEGRANTES DA CCJ

Ao todo, Temer recebeu 12 deputados que atualmente integram a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), colegiado que analisa a denúncia antes de o processo ir ao plenário da Casa.

A comissão tem 66 integrantes titulares. Descontando cerca de 20 votos já definidos contra Michel Temer (de deputados do PT, PC do B, PDT, Rede, Psol, PSDB, PSB e Podemos), restam 46 governistas ou “negociáveis”. O presidente conseguiu se reunir com 26% deles.

Outros 6 são suplentes da comissão e podem votar em caso de ausência de 1 titular de seu bloco. O relator, deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG), por exemplo, é 1 suplente no colegiado.

Desde que a denúncia se tornou o foco das atenções do governo, líderes de partidos aliados ao Planalto têm feito trocas nas indicações à comissão. Por isso, 1 deputado pode ter se encontrado com Michel Temer ainda como integrante da CCJ, mas ter sido substituído posteriormente – e vice-versa. O Poder360 levou em conta a composição do colegiado na 6ª feira (29.set.2017), às 18h, de acordo com a Câmara dos Deputados.

Presidente da FAMEM, Dr. Tema, convoca prefeitos maranhenses para irem à Brasília no próximo dia 04 de outubro



Prefeito Tema mais uma vez mobilizando prefeitos maranhenses para irem à Brasília
O Prefeito e Tuntum e Presidente atual da FAMEM, Cleomar Tema, em áudio  divulgado está convocando os prefeitos maranhenses para irem à Brasília no próximo dia de 04 de outro próximo para uma reunião com a bancada federal para tratarem de assuntos urgentes da administração pública municipal nos quesitos educação e saúde.

No áudio divulgado pela Assessoria de Imprensa da FAMEM, Dr. Tema, é incisivo no convite aos prefeito maranhenses, fazendo um apelo pessoal a todos os gestores do Estado para irem  à Brasília no próximo dia 04 para uma reunião urgente com a bancada federal do Maranhão.

Clique e ouça o áudio do Prefeito Tema:


UNCME-MA elege nova coordenação estadual


Blog do Ronald Segundo - A União dos Conselhos Municipais de Educação do Maranhão (UNCME-MA), elegeu, na manhã desta sexta-feira(29), no encerramento do VII Encontro Estadual dos Conselhos Municipais do Maranhão, realizado no Convento das Mercês – Centro Histórico de São Luís, a nova coordenação estadual que comandará a entidade pelos próximos 02(dois) anos.

A UNCME-MA reúne, em torno da sua liderança estadual, em torno de 180 Conselhos Municipais de Educação do Estado e 2.200 conselheiros que se reuniram no período de 27 a 29, em São Luís, para tratarem de assuntos de interesse da educação pública municipal de qualidade social nos municípios maranhense.

Os delegados presentes ao VII Encontro Estadual da UNCME-MA elegeram por aclamação, na manhã desta sexta-feira(29), a nova diretoria estadual da entidade composta de coordenador estadual, vice coordenador estadual, Tesoureiro, vice tesoureiro, secretário geral, coordenadores regionais e conselheiros fiscais.

Nos próximos 02(dois) anos a UNCME-MA será dirigida pelo Prof. Emerson de Araújo Silva – Presidente atual do Conselho Municipal de Educação de Tuntum que assume o lugar da Prof. Lindalva Batista que esteve a frente da entidade dos conselhos municipais de educação durante os últimos 04(quatro) anos.

O novo Coordenador Estadual da UNCME-MA

Emerson de Araújo Silva é natural de Tuntum – Maranhão, formado em Letras pela Universidade Federal do Piauí, Direito pela Universidade Estadual do Piauí, Especialista em Educação Profissional pela Faculdade Boa Viagem. É professor há 37 anos. Pertence a rede de ensino do Estado do Piauí (aposentado) e Efetivo da Rede de Ensino do Estado do Maranhão. Jornalista Profissional, é poeta com diversos livros publicados. Consultor/Assessor Educacional tem uma larga experiência em legislação educacional, fundamentos da educação e conselhos de educação.


Com edição de foto

ROBERTO ROCHA ADOTA POSTURA DISSIMULADA, DIZ LÍDER DO PSB

Blog do Clodoaldo Corrêa - A nova líder da bancada do PSB no Senado, Lídice da Mata, foi dura com a postura adotada pelo senador maranhense Roberto Rocha (ainda no PSB). Lídice revelou durante encontro do partido que Rocha já está acertado com o PSDB, o próprio PSDB já comunicou aos socialistas que está filiando o maranhense e ele finge que continua no partido para ficar com as vagas nas comissões destinadas ao PSB.

“O senador nós acusa de estar substituindo a presença dele nas comissões por outros senadores, mas nós temos que substituir porque não podemos deixar um senador que outro partido já nós comunicou que ele está em outra legenda. Ele se mantém numa postura dissimulada, atacando o partido e querendo ainda, manter as benesses que tinha no partido, principalmente de comissão”, afirmou.

Lídice revelou outra dissimulação de Roberto Rocha. Quando questionado sobre o senador João Capiberibe se permaneceria na comissão da reforma trabalhista, já que o partido havia firmado postura contrária, Rocha disse que não tinha posição definida e deu o famoso “migué”. Na hora da votação, não só votou a favor da reforma como foi agressivo contra o partido e contra a própria Lídice, que nem tinha falado com ele.

VII Encontro Estadual da UNCME-MA teve início, nesta quarta-feira(27), com a participação recorde de conselheiros municipais de educação do Maranhão

A União dos Conselhos Municipais de Educação do Maranhão - UNCME  fez a abertura, na tarde desta quarta-feira(27), do VII Encontro Estadual da entidade com a participação recorde acima de 400(quatrocentos) conselheiros municipais de educação no Convento da Mercês centro histórico de São Luís do Maranhão.
A abertura contou com a participação de várias lideranças educacionais do Maranhão, do Conselho Estadual de Educação, UNDIME, Ministério Público Estadual, Secretaria Municipal de Educação de São Luís e Fórum Estadual de Educação.
Além das falas de abertura, acompanhada de apresentação cultural de crianças da educação infantil do sistema municipal de educação de São Luís, foi programada uma mesa redonda com a presença de várias entidades ligadas ao ensino público, dialogando sobre olhares diferentes em torno dos conselhos municipais de educação.
Além da Mesa Redonda foi feita a leitura do Regimento Eleitoral, já que a entidade estará mudando de Coordenação Estadual em eleição na próxima sexta-feira(29). 


SUPREMO AUTORIZA ENSINO RELIGIOSO CONFESSIONAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS


Agência Brasil - O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (27), por 6 votos a 5, que o ensino religioso nas escolas públicas pode ter natureza confessional, isto é, que as aulas podem seguir os ensinamentos de uma religião específica.

O julgamento ficou empatado até o último momento, sendo decidido pelo voto da presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, para quem “pode-se ter conteúdo confessional em matérias não obrigatórias nas escolas [públicas]”. Ela considerou não haver na autorização conflito com a laicidade do Estado, conforme preconiza a Constituição, uma vez que a disciplina deve ser ofertada em caráter estritamente facultativo.

O tema foi debatido por quatro sessões plenárias ao longo das últimas semanas. Ao ser aberto o julgamento desta quarta-feira, o placar era de 5 a 3 a favor do ensino confessional. Após os votos dos ministros Marco Aurélio Mello e Celso de Mello, o resultado ficou empatado em 5 a 5.

“O ensino religioso nas escolas públicas não pode nem deve ser confessional ou interconfessional, pois a não confessionalidade do ensino religioso na escola pública traduz consequência necessária do postulado inscrito na nossa vigente Constituição, da laicidade do Estado Republicano brasileiro”, afirmou o decano da Corte, Celso de Mello, na sessão desta quarta.

Votaram pelo ensino não confessional nas escolas públicas o relator, ministro Luís Roberto Barroso, e os ministros Luiz Fux, Rosa Weber, Marco Aurélio Mello e Celso de Mello.

Além de Cármen Lúcia, votaram a favor de permitir o modelo confessional de ensino religioso os ministros Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski.

Pela tese vencedora, o ensino religioso nas escolas públicas deve ser estritamente facultativo, sendo ofertado dentro do horário normal de aula. Fica autorizada também a contratação de representantes de religiões para ministrar as aulas. O julgamento não tratou do ensino religioso em escolas particulares, que fica a critério de cada instituição.

Processo

A ação foi proposta pela Procuradoria-Geral da República (PGR) em 2010, pela então vice-procuradora Déborah Duprat. Segundo entendimento da procuradoria, que acabou derrotado, o ensino religioso só poderia ser oferecido se o conteúdo programático da disciplina consistisse na exposição “das doutrinas, práticas, histórias e dimensão social das diferentes religiões”, sem que o professor privilegiasse nenhum credo.

Para a procuradora, o ensino religioso no país aponta para a adoção do “ensino da religião católica”, fato que afronta o princípio constitucional da laicidade. O ensino religioso está previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e no Decreto 7.107/2010, acordo assinado entre o Brasil e o Vaticano para o ensino do tema.

Técnicos da Secretaria de Cultura e Turismo do Maranhão fazem visita técnica a Formosa da Serra Negra


Os técnicos da Secretaria de Cultura e Turismo do Maranhão Eduardo Longhi e Albino Paiva estiveram fazendo uma vistoria  à Biblioteca Municipal Francisco Rosas de Formosa da Serra Negra, destruída literalmente no mandato do prefeito anterior, Edmilson Santos.
A vinda dos dois  técnicos da Secretaria de Cultura e Turismo do Governo do Maranhão a Formosa da Serra Negra atendeu a uma solicitação  do Prefeito Janes Clei feito ao titular da pasta Diego Galdino para que a Biblioteca Municipal Francisco Rosas fosse reformada.

Caso de polícia

A Biblioteca Municipal de Formosa da Serra Negra Francisco Rosas  foi fundada no ano de 2007 e atendia a centenas de alunos das redes municipais e estaduais nas suas pesquisas escolares mas que foram impedidos de fazê-las por conta da destruição do patrimônio físico e dos livros da biblioteca municipal na gestão do Prefeito Edmílson Santos. Mais um caso de polícia para a gestão desastrosa do prefeito do mandato passado.

Os técnicos Eduardo Longhi e Albino Paiva  foram acompanhados na vistoria técnica da Biblioteca Municipal Francisco Rosas pelas Secretárias Municipais de Desenvolvimento Humano Professora Maria Ires Barros e Silva  e Cultura Professora Rosa Coelho. As duas secretárias municipais,  o Prefeito Janes Clei, os alunos, os professores, as famílias de Formosa da Serra Negra desejam que este centro de saber municipal volte a funcionar o mais rápido possível.

STF AFASTA AÉCIO DO MANDATO E DETERMINA RECOLHIMENTO NOTURNO


Agência Brasil - A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (26), por 3 votos a 2, afastar o senador Aécio Neves (PSDB-MG) do exercício de seu mandato, medida cautelar pedida pela Procuradoria-Geral da República (PGR) no inquérito em que o tucano foi denunciado por corrupção passiva e obstrução de Justiça, com base nas delações premiadas da empresa J&F.

Na mesma sessão, a Primeira Turma negou, por unanimidade, o terceiro pedido de prisão preventiva de Aécio feito pelo ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot, que deixou o cargo no último dia 17. Outras duas solicitações de prisão foram negadas por decisões monocráticas (individuais) no STF: uma do ministro Edson Fachin e outra do ministro Marco Aurélio Mello.

Votaram pelo afastamento os ministros Luís Roberto Barroso, Rosa Weber e Luiz Fux, ficando vencidos os ministros Alexandre de Moraes e Marco Aurélio Mello. Pelo mesmo placar, foi determinado que Aécio não pode se ausentar de casa à noite, deve entregar seu passaporte e não pode se comunicar com outros investigados no mesmo caso, entre eles sua irmã Andréa Neves.

Em seu voto, Fux afirmou que a atitude mais elogiosa a ser tomada por Aécio, desde o início, seria se licenciar do mandato para provar sua inocência. "Já que ele não teve esse gesto de grandeza, nós vamos auxiliá-lo a pedir uma licença para sair do Senado Federal, para que ele possa comprovar à sociedade a sua ausência de culpa", disse.

FAMEM muda local da reunião com os prefeitos do Maranhão nesta terça(26)


PRF desmente falsa notícia sobre acidente com nove mortos entre Timon e Caxias

Blog do Djalma Rodrigues - Boatos de um acidente na BR-316 com várias vítimas mobilizaram equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Informações espalhadas pelas redes sociais davam conta que, pelo menos, nove pessoas teriam vindo a óbito na rodovia entre os municípios de Caxias-MA e Timon-MA, cidade vizinha a cidade de Teresina-PI.

O inspetor Horesto Júnior explica que o acidente ocorreu na manhã de ontem (23). Contudo, a ocorrência foi registrada em Capanema-PA.

“A confusão se deu porque a rodovia que corta o Pará têm as mesmas características da que passa pelo Maranhão e Piauí. O acidente ocorreu na BR-316, mas não foi entre Timon e Caxias. Os boatos começaram a circular ainda ontem à noite e mobilizou a PRF que rapidamente acionou os policiais e constatou que não havia sido no trecho entre as duas cidades maranhenses. Acredito que as pessoas aqui da região começaram a repassar as fotos e informações devido a gravidade e porque acharam que era a mesma BR-316. Talvez não tenha sido má fé. Contudo é necessário prudência, pois isso gera transtornos “, disse o inspetor da PRF de Caxias.

O acidente que ocorreu em Capanema deixou oito mortos no local e mais dois morreram em decorrência dos traumas. As vítimas foram atropeladas enquanto socorriam um motociclista que havia caído na pista.

MARRECA DEVE SER O PRIMEIRO A DEIXAR O PEN

Agência Câmara

Blog do Jorge Vieira - Inimigo declarado da esquerda brasileira, o deputado Jair Bolsonaro, além de exigir que fosse incluído um artigo no estatuto do Partido Ecológico Nacional proibindo aliança com partidos deste campo ideológico para assinar a ficha de filiação, quer que o PEN tenha candidato a governador no Maranhão e se afaste da coligação do governador Flávio Dino. Os dirigentes locais, no entanto, não concordam e ameaçam uma debandada geral.

Bolsonaro, que quer mudar o nome do PEN para Patriota e transforma-lo num partido de estrema direita, será apresentado como pré-candidato da legenda à Presidência da República, em 2018, no programa eleitoral da legenda que será exibido em cadeia de rádio e televisão nesta terça-feira (26), o que vem provocando inquietação nos dirigentes locais. O primeiro a deixar o partido deverá o deputado federal Júnior Marreca.

Por conta da imposição de Bolsonaro, o deputado Marreca, único representante maranhense da sigla na Câmara Federal, iniciou conversações e está de malas prontas para mudar a filiação para o PDT. Segundo apurou o blog junto a fontes fidedignas, também devem deixar o PEN o deputado estadual César Pires, o vereador Mercial Lima e a grande maioria da direção local, que já estariam abrindo conversações com outras legendas.

A insatisfação na organização partidária no estado é generalizada e poderá resultar em debandada geral, principalmente após Bolsonaro apresentar como condição para ser candidato a presidente a proibição de aliança com o PCdoB, PDT, PT, entre outras siglas do campo da esquerda, e obrigar o PEN a ter candidato a governador para que ele tenha um palanque próprio no Maranhão.

A imposição de Bolsonaro em relação ao Maranhão vai custar o esvaziamento da legenda comandada no Estado pelo ex-deputado Jota Pinto e que tem como aliados os governos estadual e municipal. E pelo novo estatuto do partido serão obrigados a se retirar da aliança que elegeu Edivaldo Holanda Junior prefeito e Flávio Dino governador. A direção local não concorda com a imposição e deve devolver comando sigla à executiva nacional.

Deputado Sérgio Frota, presidente do Sampaio, diz que continuará apoiando Flávio Dino

Blog do John Cutrim - Em visita ao governador Flávio Dino neste domingo (24), no Palácio dos Leões, o presidente do Sampaio Corrêa e deputado estadual Sérgio Frota agradeceu o apoio dado pelo governador ao time. Ao lado do técnico do Sampaio, Francisco Diá e de jogadores da Bolívia Querida, Frota destacou o incentivo dado pelo governo do estado aos times maranhenses.

“Eu tenho certeza que enquanto o Flávio Dino for governador do estado nós vamos ter o apoio pro esporte e pro futebol maranhense”, afirmou o deputado.

O parlamentar fez questão de anunciar que independente da posição do PSDB, seu partido, ele continuará apoiando o governador Flávio Dino.

“Quero dizer que continuarei apoiando o Flávio Dino independente da posição do PSDB porque acredito nessa proposta do seu governo. Em que pese essa crise econômica, ele tem ajudado o futebol, sei a ginástica que ele faz para manter as finanças em dias. O governo tem dado atenção ao esporte e pode contar com o deputado Sérgio Frota, apoiamos porque esse governo é um governo de mudança e isso é muito importante para a história do Maranhão”, declarou Sérgio Frota.

WEVERTON ROCHA RECEBE NOVOS APOIOS À PRÉ-CANDIDATURA AO SENADO


Blog do Jorge Vieira - Lideranças políticas de todo o estado voltaram a se reunir em apoio à pré-candidatura do deputado federal Weverton Rocha (PDT) ao Senado. O encontro aconteceu em Imperatriz, no sábado (23), e contou com a presença de deputados federais e estaduais, prefeitos, vereadores e lideranças da região Tocantina e de outras regiões do Maranhão. O ex-prefeito de Imperatriz Ildon Marques, que chegou ao evento junto com Weverton Rocha, e o ex-prefeito de João Lisboa, Sálvio Dino, pai do governador Flávio Dino, também levaram seu apoio ao projeto de pré-candidatura.

O evento de Imperatriz foi o sexto realizado este ano. “Ao longo de 2017 construímos um projeto coletivo de pré-candidatura ao Senado, que vem crescendo em adesão e em consistência, pois nos encontros ouvimos as demandas de cada região e fazemos disso uma meta para o desenvolvimento do Maranhão”, declarou Weverton Rocha. O deputado explicou que essas reuniões fazem parte de um trabalho de unir os diversos grupos em torno de um projeto para o estado, ouvindo os representantes do povo e em seguida o próprio povo.

Depois de percorrer o estado, a pré-candidatura já recebeu o apoio formal de 129 prefeitos, 11 deputados federais, 29 deputados estaduais e centenas de vereadores e lideranças regionais.

O presidente estadual do PCdoB e secretário estadual de Articulação Política, Márcio Jerry, que já compareceu a vários encontros avalia que essa jornada tem demonstrado a capacidade do deputado Weverton Rocha de somar e unir as lideranças. Em Imperatriz, ele reafirmou o apoio do PCdoB ao projeto. “O deputado Weverton caminha de forma muito resoluta, agregando e unificado ponto de vistas à sua pré-candidatura para a eleição do ano que vem.”

Um dos primeiros apoiadores do projeto, o ex-deputado estadual Rubens Pereira diz que esta é uma candidatura diferente de todas as outras que já foram lançadas no Maranhão. ”É uma candidatura que está nascendo das bases, dos mais humildes, do eleitor, do vereador, do prefeito, do deputado estadual e do deputado federal. Chegamos a Imperatriz depois de percorrer o Maranhão quase todo, com uma política diferente, que o povo do Maranhão ainda não conhecia, porque os candidatos a senadores eram determinados pela cúpula e agora não”, afirmou.

Em sua primeira participação, o prefeito Lindomar, de Marajá do Sena, disse que se dispôs a apoiar a pré-candidatura de Weverton Rocha ao Senado Federal por entender que é um jovem promissor, que trabalha por seu estado. “Com o não que disse a Temer conquistou meu voto e tenho certeza que vai conquistar o voto do Maranhão”, acrescentou.

DINO: DERAM O GOLPE ACHANDO QUE SAIRIA 'DE GRAÇA'

Maranhão 247 - O governador Flávio Dino (PCdoB) voltou a fazer críticas à crise política instalada no Brasil depois do golpe parlamentar de 2016 que alçou Michel Temer ao poder. 

"Crise política sem fim, nascida do equívoco do impeachment, alimenta recessão e crise fiscal. Estas geram desagregação social e violência. Crise fiscal está destruindo estados e municípios, paralisando serviços públicos e impedindo investimentos. Claro que isso gera caos social", disse Dino em sua página no Twitter. 

Dino defendeu uma nova "repactuação" do País. "Fizeram uma absurda ruptura institucional via impeachment achando que sairia 'de graça'. Aí está o preço, para quem quiser ver. Uma pena. É preciso repactuar a Nação com uma nova agenda de desenvolvimento, estabilidade e respeito aos direitos individuais e sociais", afirmou.

REJEIÇÃO A BOLSONARO DISPARA E MOSTRA QUE ELE TEM TETO

247 - A pesquisa mensal Barômetro Político, realizada pelo instituto Ipsos, mostra que o deputado Jair Bolsonaro (PSC), pré-candidato a presidente nas eleições do próximo ano, viu sua rejeição disparar de 56% para 63%.

Além disso, a parcela dos brasileiros que aprovam as ideias de Bolsonaro caiu de 21% para 19%. Sem um projeto que explique como tiraria o País da pior depressão econômica de sua história, Bolsonaro pode virar bala de festim da ultra direita.

No mesmo levantamento, também disparou a rejeição ao juiz Sérgio Moro, enquanto a do ex-presidente Lula caiu (leia mais).

Fraquezas com potencial

Fraquezas com potencial

Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo. 2 Coríntios 12:9

Existe uma tendência universal no ser humano para esconder suas fraquezas. Estamos tristes, mas mostramos rosto alegre. Queremos chorar, mas guardamos nossas lágrimas. Sentimo-nos oprimidos, mas aparentamos estar no controle. Lutamos com a depressão, entretanto procuramos convencer os outros de que tudo vai bem.

Tudo isto revela a importância que damos à imagem que outros têm de nós. Desejamos que nos vejam como vencedores, com passos firmes rumo a objetivos claramente definidos na vida. Por isso, resistimos a todo custo revelar as coisas que mostram nossa verdadeira condição de seres frágeis e débeis.

Paulo afirma, com alegria, que se gloriará em suas fraquezas. Você, alguma vez, parou para pensar na loucura de tal declaração? Ele diz que não fará qualquer esforço para escondê-las; pelo contrário, se vangloriará por elas existirem. Longe de lhe provocar vergonha, ele as apresentará como as verdadeiras marcas da sua total dependência de Cristo. Na verdade, para nós, a atitude do apóstolo é algo incompreensível. Entretanto, não podemos deixar de sentir, no íntimo do coração, uma profunda admiração pelo seu estilo de liderança.

Por um momento, faça uma peregrinação pela história do povo de Deus. Você consegue pensar em alguma pessoa que tenha sido usada graças à sua força e virtudes? Abraão era um ancião incapaz de gerar filhos. José era um escravo, abandonado num cárcere. Moisés era um pastor de ovelhas, gago. Gideão era o menor de sua casa e, ainda por cima, pobre. Davi era um simples pastor de ovelhas. Neemias não era mais que um copeiro do rei. Jeremias era jovem e inexperiente. João Batista era um desconhecido que morava no deserto. Os discípulos eram simples pescadores, homens iletrados sem nenhum preparo. O intrépido perseguidor da igreja, Paulo, foi deliberadamente enfraquecido pelo Senhor por intermédio de um espinho na carne, que o atormentava.

E estes são apenas os heróis das Escrituras. Que diremos de outros como Agostinho, Lutero, Wesley, Hudson Taylor, Moody, Spurgeon etc. que marcaram profundamente a história do povo de Deus? Todos eles, sem exceção, foram úteis porque permitiram que suas fraquezas fossem um meio pelo qual Deus demonstrou Sua glória.

Para pensar:
Não esconda as suas fraquezas. Não procure ocultá-las, nem perca tempo se justificando. Não as ignore, tentando se fazer de forte, porque assim Cristo não poderá manifestar Seu poder. Torne-se amigo das suas debilidades. Elas são, na verdade, a porta para que toda a plenitude de Deus se manifeste em sua vida.

Christopher Shaw in Pão Diário

CIRO: LULA FEZ MUITO BEM AO BRASIL E PODE SE ELEGER MESMO APÓS PALOCCI

Dir. Ricardo Stuckert
247 - O vice-presidente nacional do PDT e pré-candidato à Presidência da República, Ciro Gomes, afirmou neste sábado (23) que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem viabilidade de se eleger, mesmo após o depoimento do ex-ministro Antonio Palocci, que o acusou de envolvimento no esquema de corrupção investigado pela Lava Jato.

"Viabilidade tem. O Lula foi uma pessoa que fez muito bem a muita gente no Brasil. Foi um presidente que fez muito bem ao Brasil", disse o pededista, durante evento do PDT em São Paulo.

De acordo com o ex-governador, "há um componente de perseguição" contra o ex-presidente. "A minha responsabilização ao Lula não é nesse plano penal, policial, de Lava Jato. A minha responsabilização ao Lula é política. Porque aí não dá para se afastar da ideia de que foi ele quem pôs, por exemplo, o Michel Temer como vice-presidente", complementou.

O ex-presidente pode não concorrer na eleição de 2018 em consequência de uma eventual confirmação, em segunda instância, da condenação proferida pelo juiz Sergio Moro. Para Ciro, "é bom para a democracia que ninguém seja impedido de disputar [a eleição], mas também ninguém pode se pôr acima da lei e da Justiça". "Se nós não aceitarmos determinadas premissas civilizatórias de que a última palavra numa sociedade civilizada é do Judiciário, onde é que nós vamos parar?", questionou.

Mesmo sendo vítima de perseguição judicial, Lula lidera as pesquisas eleitorais. De acordo com o último levantamento, feito pela CNT/MDA, divulgada nesta terça-feira (19), o petista tem uma intenção de voto que varia, nos três cenários, entre 32% e 32,7% para o primeiro turno. No segundo turno, a intenção de voto estimulada fica entre 39,8% e 42,8%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 16 de setembro de 2017 e ouviu 2.002 entrevistados. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais com 95% de nível de confiança.

É preciso falar com alunos e professores sobre suicídio

Por Adriana Fóz/Carta Educação

Sabemos que o suicídio sempre foi um tema difícil de ser tratado, e já foi tão distante que nem o acessávamos. A não ser se alguém próximo narrasse o fato.

Estudei em uma escola particular, dita não tradicional, de classe média alta na zona Oeste de São Paulo e, quando eu tinha 14 anos, uma colega de classe se matou. Mesmo assim, os alunos demoraram a saber, pois a família protegeu muito a situação e a escola não soube lidar com propriedade.

Nunca mais esqueci. A questão é que o suicídio não é um fato apenas da modernidade, é relatado há muitos séculos. O primeiro suicídio, de Saul (1 Samuel 31,4), segundo interpretadores da Bíblia, data de bem antes do nascimento de Cristo. Para pensadores da história humana remota o suicídio é:

“… um ato de heroísmo.” (Sêneca)
“… um ato próprio da natureza humana e, em cada época, precisa ser repensado.” (Goethe)
“… a destruição arbitrária e premeditada que o homem faz da sua natureza animal.” (Kant)
“… uma violação ao dever de ser útil ao próprio homem e aos outros.” (Rosseau)
“… admitir a morte no tempo certo e com liberdade.” (Nietzsche)
“… uma fuga ou um fracasso.” (Sartre)

Hoje, milhares de anos após tais pensadores e filosofias, o mundo e a sociedade são outros, e os conhecimentos, estudos e pesquisas científicas da contemporaneidade mais assertivos e norteadores.

Dados demonstram que há um constante crescimento da taxa de suicídio entre jovens: aumentou 10% desde 2000, segundo a BBC. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os casos podem dobrar em 2020 e 90% deles podem ser evitados.

O criador do Mapa da Violência, o sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz, destaca que o suicídio também cresce no conjunto da população brasileira. A taxa aumentou 60% desde 1980. Segundo especialistas ouvidos pela BBC Brasil, o problema é normalmente associado a fatores como depressão, abuso de drogas e álcool, além das chamadas questões interpessoais – violência sexual, abusos, violência doméstica e Bullying.

De acordo com a OMS, a conduta assertiva é abordar o tema sem ‘glamour’, sem divulgar métodos e sem apontar o suicídio como solução para os problemas – agindo sem preconceito e oferecendo ajuda a quem precisa. A cientista política Dayse Miranda, coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Suicídio e Prevenção da UERJ, participou do debate. Oriento, portanto, que a especialista, e também Mariana Bteshe, ambas da UFRJ, sejam fonte de informações científicas sobre o assunto no Brasil, não abordados aqui pela premissa da brevidade deste artigo.

Entre os jovens estudantes de 15 a 19 anos, o suicídio é a segunda causa de morte. Segundo o PISA, 17,5% dos alunos com 15 anos sofrem algum tipo de Bullying. Este comportamento, pode levar ao suicídio, como é possível evidenciar no seriado 13 Reasons Why, série da Netflix, e na “brincadeira” Baleia Azul.

O Brasil, inclusive, vem ganhando visibilidade nos relatórios internacionais sobre o tema: é o oitavo país com maior número de suicídios no mundo, segundo ranking divulgado pela OMS em 2014.

No entanto, é preciso lembrar que há uma lei (Lei nº 13.185), que institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying), e que obriga as escolas a adotarem medidas de prevenção e combate, a partir da capacitação de professores e equipes pedagógicas.

As escolas e as instituições educacionais, com as devidas informações e capacitações, podem criar atividades e estratégias para abordar o tema de modo cuidadoso e educativo. Nós, educadores, sabemos que não é fácil falar do assunto com jovens. E que, muitas vezes, as estratégias que funcionam com adultos não têm o mesmo resultado quando usadas com adolescentes – e, entre as peculiaridades desse grupo, está a forma como usa a internet e as redes sociais.

A rede vem sendo palco para grupos que não só romantizam o suicídio, mas exortam jovens a cometê-lo, usando a falsa ideia do desafio. A meu ver, é necessária a criação de uma política nacional de atendimento a urgências, pois, muitas vezes, os profissionais não sabem como lidar com casos de tentativas de suicídio.

A psicóloga Mariana Bteshe, professora da Uerj, afirma que os pais devem estar atentos a qualquer mudança brusca no comportamento do jovem, como, por exemplo, um adolescente expansivo que, de repente, fica introspectivo, agressivo, tem insônia, dorme demais ou passa muito tempo no quarto. Pais e escola devem ser parceiros diante à questão, trocando informações e orientações.

A internet é muito mais veloz que as ações educativas, mas estas são estruturantes e preventivas. Estar atento e se interessar pela vida, pelos acontecimentos do filho(a) ou aluno(a) é muito relevante. “Muitas vezes o jovem fica muito tempo na Internet, e os pais não sabem o que ele anda vendo ou com quem anda falando. É preciso que a família, mantendo a privacidade do jovem, busque uma forma de contato com ele e abra um espaço de diálogo”, afirma Mariana, que defendeu uma tese de doutorado sobre suicídio.

Silenciar sobre suicídio não ajuda a combater o problema. Informar, debater, ouvir e ser ouvido é o antídoto à ideia de que falar do assunto pode inspirar ondas de casos por imitação.

Por exemplo, estudar e debater o caso Werther, protagonista do livro Os Sofrimentos do Jovem Werther, de Goethe, publicado em 1774, pode ser um começo. A obra aborda justamente o caso do rapaz que se mata após um fracasso amoroso, e cujo exemplo teria provocado outros suicídios de jovens.

Também se faz necessário mapear boas experiências acerca do tema. Este ano, a Unidade Integrativa Santa Monica e o Hospital Santa Monica iniciaram uma importante campanha de valorização a vida, contra o suicídio.

Outros locais no Brasil também procuram participar da causa tão nobre. A Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) criou a cartilha “Suicídio: informando para prevenir“; também desenvolvem ações positivas sobre a temática o Centro de Valorização da Vida (CVV), o Núcleo de Apoio à Vida Manaus e a Associação Brasileira de Psiquiatria, no Paraná.

Adriana Fóz, educadora, psicopedagoga e coordenadora do Projeto Cuca Legal do Departamento de Psiquiatria, da UNIFESP.

Flávio Dino confirma série de concursos públicos para órgãos estaduais

Polícia Militar, Polícia Civil, Detran e Aged foram alguns dos órgãos que tiveram concurso público confirmados pelo governador Flávio Dino nesta quinta-feira (21). As informações foram dadas em entrevista à rádio 92,3 FM, quando também foram abordados temas como a geração de empregos e os investimentos realizados pelo Governo do Maranhão.

Sobre o edital do concurso para a PM, o governador afirmou que será publicado até o dia 30 deste mês. “Nós mudamos a idade máxima que era de 28 para 30 anos exatamente para mais pessoas concorrerem. Nós achamos mais justo”, informou o governador.

Outros concursos abordados foram os da Polícia Civil, o do Detran e do Procon, este último recém-lançado. “Na sequencia teremos o Edital da Polícia Civil, e também o edital do Detran e tivemos recentemente o do Procon”, listou.

Sobre os prazos para abertura dos certames, o governador fez a previsão para o final deste ano e início do próximo. Ele também incluiu outros órgãos nas expectativas de concursos e seletivos, como a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA) e a Fundação da Criança e do Adolescente do Maranhão (Funac-MA).

“Temos outros concursos ainda como o do Detran, que vai sair ainda neste ano e, no começo do próximo ano, temos previsão para a Aged, seletivo na Funac e alguns outros órgãos também terão oportunidades”, explicou.

Sobre o concurso para a Polícia Militar, Flávio Dino destacou o papel econômico e social da iniciativa. “É também uma forma de gerar empregos”, declarou. O concurso vai ampliar o número de policiais no Maranhão, que já chegou ao recorde de 12 mil profissionais com as nomeações feitas a partir de 2015.

Blog Marrapá

Conselho Municipal de Educação de Tuntum terá participação de destaque no VII Encontro da UNCME-MA em São Luís


O Conselho Municipal de Educação de Tuntum - CME terá participação de destaque no VII Encontro da UNCME-MA que será realizado no período de 27 a 29 de Setembro no Convento das Mercês em São São Luís.

Com o tema: "Fortalecimento dos Conselhos Municipais de Educação: Práticas, Desafios e Alternativas", o VII Encontro Estadual da UNCME-MA/2017 será um dos maiores eventos da entidade que reúne os Conselhos Municipais de Educação do Maranhão, nos últimos anos,  pela programação variada de formação para os participantes e pelas decisões que serão tomadas no decorrer do evento.

O Conselho Municipal de Educação de Tuntum - CME terá uma participação de destaque pela experiência e qualificação da sua atuação no contexto da educação municipal local e pela participação de seus membros em encontros e ministrações de formação para outros conselhos.

O CME-Tuntum fará parte da Mesa Redonda, no início do VII Encontro Estadual da UNCME-MA, onde será debatido o subtema: "Os Conselhos Municipais de Educação sob vários olhares e perspectivas" com o Professor Emerson de Araújo Silva, seu atual presidente, que irá ministrar, ainda, a  Oficina 1: "Criação e Funcionamento do CME" no segundo dia do encontro.

O atual Presidente do Conselho Municipal de Educação de Tuntum - CME, Prof. Emerson Araújo,  tem se destacado como uma das vozes na defesa dos Conselhos Municipais de Educação do Maranhão, inclusive, ministrando, por conta da experiência e do conhecimento sobre os conselhos, cursos, palestras e formações para diversos conselhos de educação a convite. 

A estimativa de presença para o VII Encontro Estadual da UNCME-MA é de que  mais 300 conselheiros, técnicos de educação e interessados participem em São Luís deste grande momento da educação maranhense.

STF ENCAMINHA À PF INFORMAÇÕES SOBRE SIGILO BANCÁRIO DE LOBÃO

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
Maranhão 247 - O Supremo Tribunal Federal (STF) encaminhou à Polícia Federal nesta quarta-feira (20) inquérito contra o senador Edison Lobão(PMDB-MA), apontado como sócio da Diamond Capital Group pela Procuradoria-Geral da República. A informação foi publicada na coluna Expresso.

De acordo com as investigações, a empresa foi beneficiada de forma ilegal com aporte de capital de vários fundos de pensão controlados pelo governo federal, entre eles o da Petros, a caixa de previdência dos funcionários da Petrobras.

O inquérito segue para a PF. Será analisada, entre outras informações, a quebra do sigilo bancário do peemedebista entre 2011 e 2012.

Foi anexada ao inquérito uma informação favorável ao parlamentar. Em atendimento à determinação do ministro do STF Roberto Barroso, relator do caso, o Petros informou não ter localizado em seus registros investimentos que tenham a Diamond como gestora ou administradora.

TEMER LEVA DE 10 A 1 NO STF E SERÁ JULGADO COMO CHEFE DE QUADRILHA NA CÂMARA

Nelson Jr./SCO/STF | Marcelo Camargo/Agência Brasil

Agência Brasil - Após dois dias de julgamento, por 10 votos a 1, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (21) pelo envio imediato à Câmara dos Deputados da segunda denúncia apresentada pelo ex-procurador-geral da República (PGR) Rodrigo Janot contra o presidente Michel Temer. A partir de agora, caberá à Casa decidir sobre autorização prévia para que a Corte julgue o caso, conforme determina à Constituição.

O entendimento do Supremo contraria pedido feito pela defesa de Temer, que pretendia suspender o envio da denúncia para esperar o término do procedimento investigatório, iniciado pela PGR, para apurar ilegalidades no acordo de delação da JBS, além da avaliação de que as acusações se referem a um período em que o presidente não estava no cargo, fato que poderia suspender o envio.

Os ministros seguiram entendimento do relator do caso, ministro Edson Fachin. Na sessão de ontem (20), foi formada maioria de votos no sentido de que cabe ao Supremo encaminhar a denúncia sobre o presidente diretamente à Câmara dos Deputados, sem fazer nenhum juízo sobre as acusações antes da deliberação da Casa sobre o prosseguimento do processo no Judiciário.

Nos dois dias de julgamento, os ministros Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Luiz Fux, Dias Tofofli, Ricardo Lewandowski, Marco Aurélio, Celso de Mello e presidente, Cármen Lúcia, acompanharam o voto de Fachin.

Divergência

Em voto proferido na sessão desta quarta-feira, o ministro Gilmar Mendes foi o único a divergir, e votou pela devolução da denúncia à PGR. Segundo Mendes, as acusações se referem ao período em que Temer não estava no cargo e o caso não pode ser enviado à Câmara dos Deputados, conforme determina a Constituição.

Além disso, sobre uma conversa gravada por Joesley Batista com o presidente Temer, durante encontro no Palácio do Jaburu, em março, Mendes considerou que a gravação pode ser ilegal por haver indícios de que foi instigada pelo ex-procurador Marcello Miller, acusado de fazer "jogo duplo" a favor da JBS, durante o período em que esteve no cargo, antes de passar a trabalhar em um escritório de advocacia que atuou para a empresa.

Tramitação

Com a chegada da denúncia ao STF, a Câmara dos Deputados precisará fazer outra votação para decidir sobre a autorização prévia para prosseguimento do processo na Suprema Corte.

O Supremo não poderá analisar a questão antes de uma decisão prévia da Câmara. De acordo com a Constituição, a denúncia apresentada contra Temer somente poderá ser analisada após a aceitação de 342 deputados, o equivalente a dois terços do número de parlamentares que compõem a Casa.

A autorização prévia para processar o presidente da República está prevista na Constituição. A regra está no Artigo 86: "Admitida a acusação contra o presidente da República, por dois terços da Câmara dos Deputados, será ele submetido a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal, nas infrações penais comuns, ou perante o Senado Federal, nos crimes de responsabilidade".

O prosseguimento da primeira denúncia apresentada pela PGR contra o presidente, pelo suposto crime de corrupção, não foi autorizado pela Câmara. A acusação estava baseada nas investigações iniciadas a partir do acordo de delação premiada de executivos da J&F.

GOVERNO E BANCOS DISCUTEM FINANCIAMENTO DO CORREDOR NORTE-SUL

Karlos Geromy
Blog do Jorge Vieira - Investidores de bancos internacionais se reuniram com o Governo do Maranhão na manhã desta quarta-feira (20), no Palácio Henrique de La Rocque, para tratar do apoio financeiro na construção do Corredor Norte Sul e alavancar o desenvolvimento econômico do estado.

Colaboram para a implantação do Projeto Corredor Norte Sul de Integração do Maranhão o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), também conhecido como Banco dos BRICS.

A reunião foi conduzida pelo secretário de Estado de Programas Especiais, Pierre Januário, e também contou com a participação de representantes das secretarias de Infraestrutura e Meio Ambiente.

Segundo Pierre Januário, o projeto do Corredor Norte Sul consiste na modernização da MA-006, de Alto Parnaíba até a ligação com a MA-222, entre os municípios de Buriticupu e Santa Luzia.

A construção abre um corredor logístico de exportação até o Porto do Itaqui e permite o escoamento produtivo da Região Matopiba, que compreende os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

Por meio do corredor, cadeias produtivas das regiões Centro e Sul do Maranhão, como couro, grãos, soja e avicultura, também serão incentivadas.

A melhora da rodovia ainda beneficia comunidades ao facilitar a chegada de serviços, ampliar a circulação de produtos, atrair investimentos e, com isso, gerar emprego e renda.

“O Corredor Norte Sul vai possibilitar o escoamento da produção com mais eficiência e competitividade, com a retirada de várias cidades do isolamento”, frisou Januário.

“Nesse processo, CAF e Banco dos Brics estão juntos no financiamento e a previsão é que a partir de 2018 inicie o projeto com a participação desses dois atores internacionais”, acrescentou.

Prefeito Tema participou de audiência pública e fez adesão ao PECAPS/MA


O Prefeito de Tuntum e Presidente da FAMEM, Dr. Tema, nesta terça-feira(19), participou da audiência pública de  adesão do PECAPS/Maranhão - Política Estadual de Cofinanciamento da Atenção Primária em Saúde do Estado do Maranhão.
A audiência da adesão ao PECAPS/Maranhão aconteceu no auditório da Assembleia Legislativa com a presença de profissionais da área de saúde de diversos municípios, secretários de saúde, coordenadores de atenção básica de saúde, prefeitos e pela representação da FEMACS - Federação Maranhense dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias, organizadora do evento que possibilitará o aumento de 10% no salário da categoria. 

Durante audiência  sobre o PECAPS/Maranhão, técnicos da Secretaria do Estado da  Saúde fizeram a apresentação da política de saúde do Maranhão. 

O Prefeito Tema fez, durante a audiência even desta terça-feira(19), a primeira adesão ao PECAPS/Maranhão como exemplo inicial para os demais municípios.

Atalanta de Tuntum questiona jogadores irregulares do Ipu-Iru no jogo do último domingo(17)

Francisco do Nascimento do Atalanta de Tuntum questiona resultado da Copa dos Campeões

O representante legal do Atalanta Futebol Clube de Tuntum, Francisco do Nascimento, procurou, na tarde desta quarta-feira(20), o Blog Bate Tuntum para denunciar a escalação de dois jogadores irregulares do time do Ipu-Iru(Internacional) na partida do último domingo(17) no Estádio Temão pela semifinal da Copa dos Campeões, torneio organizado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

Segundo Francisco do Nascimento, o Chiquinho, os jogadores escalados de maneira irregular pelo time do  Ipu-Iru na partida do último domingo(20) foram Raifran Batista Almeida com domicílio eleitoral em Presidente Dutra e Raí Santos do Nascimento com domicílio eleitoral em Barra do Corda conforme pesquisa feita  no banco de dados do TSE.

O representante legal do Atalanta Futebol Clube arrolou o artigo 8º do Regulamento da Copa dos Campeões de Tuntum que proíbe o registro e a escalação de mais de 04(quatro)  atletas fora do domicílio eleitoral para questionar, em recurso administrativo, os ilícitos das duas escalações, inclusive, uma delas interferindo no resultado final da partida. No dois recursos protocolados na tarde desta terça-feira(19) junto a organização, o Atalanta requer a perda dos pontos do time irregular.

Decisão monocrática

A decisão do recurso em desfavor do Atalanta, segundo Chiquinho, aconteceu, no final da manhã desta quarta-feira(20), de maneira monocrática, já que a organização da Copa dos Campeões não conseguiu organizar a comissão disciplinar do torneio para tratar destes casos, ficando aberta para uma representação do Atalanta junto ao Ministério Público nas próximas horas com o objetivo de interromper a sequência do torneio e se fazer justiça, disse Chiquinho ao Blog Bate Tuntum.

Militares golpistas entram em cena

Antônio Cruz/ABr e ABR


Por Emir Sader/br 247

Sempre houve vozes dentro das FFAA reivindicando o que fizeram no passado e atualizando seu direitos de intervir na vida politica do País. Sempre foram vozes mais ou menos isoladas, expressando o mesmo tipo de radicalização violenta que existe hoje em setores da sociedade brasileira.

O que trouxe de novo esta manifestação golpista é que se trata de um general da ativa e que busca justificar uma nova intervenção golpista das FFAA. Alega que, se o Judiciário não resolver o problema de políticos que teriam cometido ilegalidades, restaria às FFAA intervir de novo.

O novo também foi a ausência total de punição ou sequer de reprimendas e, pior, o comandante do Exército não apenas diz que o general golpista não será punido, como alega que “as FFAA têm mandato para fazer (uma intervenção militar) na iminência de um caos”. Uma justificativa idêntica à que levou, em 1964, as FFAA a romperem com a democracia e instaurarem a mais brutal ditadura que o País já conheceu, violando os direitos humanos, destruindo tudo o que tivesse que ver com democracia, executando a acusados, desenvolvendo a tortura como método sistemático de interrogatório. Foram condenados pela democracia, a Comissão da Verdade trouxe à tona uma parte das barbaridades cometidas pelas FFAA, que nunca reconheceram, no entanto, as monstruosidades que cometeram, nem puniram os responsáveis por elas.

Quando o governo imposto pelo golpe produz um caos no País, tanto econômico, como político e institucional; quando a direita fica sem
saída institucional para dar continuidade ao golpe; quando a reação popular é de condenação ao golpe e a seus projetos antipopulares; quando surge a perspectiva concreta de um resgate do direito do povo decidir sobre seu destino e essa via aponta para a vitória do Lula. Quando acontece tudo isso, retornam vozes soturnas da caserna – e da caverna -, ameaçando o País com um novo golpe militar.

O comandante do Exército faz uma interpretação completamente arrevezada da Constituição, para alegar que teriam o direito de intervenção, em caso de caos. Caos que seria definido pelos próprios militares, como momento de intervenção. Se reivindicam assim o direito de tutela sobre a democracia e sobre o povo brasileiro. Este, incapaz, segundo os golpistas, de resolver os problemas do País – porque privado dessa possibilidade pelo golpe atual -, deixaria nas mãos dos militares golpistas “restabelecer a ordem no País”.

Ordem que seria restabelecida com a ponta dos fuzis e o movimento dos tanques, destruindo o que ainda sobrevive de democracia no Brasil de hoje e impondo de novo o regime de terror que só envergonhou o País no passado.

Esse comandante tem que ser chamado ao Parlamento, para revelar de onde ele tirou essa interpretação da Constituição, porque ele não pune e ainda legitima o general golpista e, no caso dos esclarecimentos não serem suficientes, o Congresso deve pedir a imediata exoneração desse oficial, que não honra o juramento de defesa da Constituição.

Não houve uma tentativa de golpe ainda, mas os oficiais das FFAA voltam a se projetar como agentes políticos de solução militar da crise atual, projetando o fantasma da imposição de novo de um regime de terror sobre a sociedade. É hora de cortar o mal pela raiz, de bloquear a difusão desse clima de ameaças golpistas de novo na sociedade, no momento em que a direita fica inerte diante do governo corrupto que ela instalou e se sente ameaçada pelo apoio popular do Lula.