Cozinha Brasil em Tuntum |
Com o objetivo de ensinar as diversas técnicas de aproveitamento de alimentos está sendo realizado de hoje(10) a quinta-feira(12) treinamento(gratuito) para cozinheiras da educação, saúde e interessadas de Tuntum sob a coordenação do Programa "Cozinha Brasil" do SESI/FIEMA em parceria com a CEMAR e a Secretaria de Assistência Social do Município.
O treinamento está sendo realizado nas dependências do Colégio Municipal José Teixeira, centro de Tuntum, e tem uma carga horária total de 10 horas/aulas divididas em atividades teóricas e práticas, onde as participantes terão informações de como aproveitar os alimentos em receitas saborosas, informou as técnicas do programa que se encontram na cidade.
Veja algumas informações sobre o Programa "Cozinha Brasil do SESI"
O programa une três ingredientes extremamente desejados para uma boa refeição: economia, qualidade e sabor. Aproveitar todas as partes dos alimentos, inclusive o que normalmente é desprezado como caule, talos, cascas, folhas e sementes, é a grande estratégia do Programa.
A segurança alimentar e nutricional é o direito ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais. Atualmente, no Brasil, mais de 65 milhões de pessoas vivem em situação de insegurança, sendo cerca de 11 milhões encontram-se em estado grave por não possuírem recursos para a compra de alimentos.
Diante deste cenário, o Sesi criou o Cozinha Brasil. Um programa que promove ações de educação alimentar com o objetivo de elevar o nível de saúde e qualidade de vida da população, por meio da orientação para a produção de uma alimentação de alto valor nutricional e baixo custo, orientando e incentivando a adoção de hábitos alimentares saudáveis e reduzindo o desperdício.
Reconhecimento Internacional
A tecnologia social do Programa Sesi Cozinha Brasil, foi considerada uma alternativa eficaz de educação alimentar e combate à fome. Nos mesmos moldes do Cozinha Brasil, já está funcionando o Cocina Uruguay, assessorado pela equipe do Sesi, como parte do Programa América Latina e Caribe sem Fome da Organização das Nações Unidades para Agricultura e Alimentação/FAO. A África também reconheceu a tecnologia social Cozinha Brasil e implantou o Cozinha Moçambique, em 2009.
Como funciona
Os cursos, realizados em parceria com organizações privadas e públicas, são ministrados em uma cozinha didática móvel em locais disponibilizados pelas empresas ou instituições públicas, espaços comunitários e, ainda, em experimentais.
Para o público em geral, os cursos têm 10h de duração. Outra modalidade, com carga horária de 20h, é dirigida à formação de agentes de educação alimentar. Ambos são gratuitos, com duração semanal e aulas teóricas e práticas, todas ministradas por nutricionistas do Sesi.
Para o público em geral, os cursos têm 10h de duração. Outra modalidade, com carga horária de 20h, é dirigida à formação de agentes de educação alimentar. Ambos são gratuitos, com duração semanal e aulas teóricas e práticas, todas ministradas por nutricionistas do Sesi.