Júnior Fontes e Simone Barros comemoraram o aniversário de um aninho de Maria Clara

Júnior Fontes e Simone Barros comemoraram, neste último sábado(28), na AVERT de Tuntum,   o aniversário de um aninho de Maria Clara filha primogênita do casal. Ele é funcionário da Câmara de Vereadores e,  ela,  Professora da Rede Municipal de Ensino de Tuntum.
A festa de comemoração do primeiro aniversário de Maria Clara Barros reuniu amigos do casal e crianças de toda faixa etária que se deleitaram nas brincadeiras, nos sorvetes, algodões doces, salgados, refrigerantes, bombons e outras guloseimas oferecidas no evento que primou pela beleza da ornamentação e lembrancinhas oferecidas ao final.

Convenção da Mudança, com Flávio, Roberto e Brandão mobilizou todas as regiões do Maranhão

A Convenção da Mudança, realizada neste domingo (29), reunindo nove partidos da oposição no Maranhão – PCdoB, PSB, PPS, PROS, PP, PDT, PTC, PSDB, Solidariedade e Militância Petista – mobilizou mais de 10 mil pessoas entre lideranças políticas, representantes de movimentos sociais, presidentes de partido, vereadores, deputados estaduais e federais, militantes e população de todas as regiões do estado. O ato homologou as candidaturas de Flávio Dino governador, Carlos Brandão vice e Roberto Rocha senador.

Da cidade de Grajaú, Simone Limeira trouxe a mensagem do povo da região. Para ela, o momento é único por representar a esperança, o início de uma nova luta pela liberdade do Maranhão. “Estamos aqui dispostos, com muita garra e disposição, juntos, unidos para fazermos uma campanha rumo à vitória”, disse.

A mensagem de mudança também chega de Santa Luzia do Paruá. Raimundo Fernandes, vice-prefeito da cidade, participou da convenção e ressaltou que o desejo de um novo Maranhão está nos “olhos do povo”. Da região leste maranhense, o município de Caxias esteve representado por uma comitiva que representa o desejo de todos os maranhenses. “Cada vez mais forte o sentimento de mudança em todas as regiões do estado”, afirmou.

De Timon, o professor Jerry Mayner falou do sentimento do povo maranhense, de que basta do modelo político que administra atualmente o estado. “Chegou a hora do povo maranhense sonhar, a esperança é Flávio Dino por um Maranhão mais justo, mais igual. Uma família só há 50 anos no poder, não trazendo desenvolvimento em nenhuma área, o sonho agora é se libertar”, avaliou.

Do sul do estado, o aposentado João Lima falou da esperança de Alto do Parnaíba e da mobilização de todo o estado. “Esse é um movimento histórico, de leste a oeste, de norte a sul”, disse. De uma região grande produtora de grãos e carne, citou a falta de incentivo logístico para promover o desenvolvimento. “Acreditamos que Flávio Dino vai reverter essa situação. Estamos orgulhosamente representando a região”, continuou.

Em Barra do Corda o sentimento não é diferente: “mudança é o nome que representa o sonho da população”, destacou Sandra Maria. De Vitorino Freire, Michael Jackson, acredita na mudança do Maranhão com o povo. “A liderança maior do estado é o povo. Estamos nessa caravana da mudança com Flávio Dino, esse sentimento forte de que é o povo quer dessa vez”, disse.

Do Maranhão da Gente

“Eu vou ser governador de todas as famílias do Maranhão”, afirma Flávio Dino

Em Convenção realizada nesta manhã, Flávio Dino, Carlos Brandão e Roberto Rocha receberam o apoio de líderes políticos e homologaram suas candidaturas. Em seu discurso, Flávio apresentou suas propostas de governo, construídas após conversas com o povo durante o Movimento Diálogos pelo Maranhão.
Durante seu discurso na Convenção da Mudança, realizada pelo PCdoB, PDT, PSB e PPS, com participação também de PSDB, PP, PTC, PROS, Solidariedade e Militância Petista, que aconteceu na manhã deste domingo (29), no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís, e contou com a presença de mais de dez mil pessoas, Flávio Dino homologou sua candidatura e enfatizou suas propostas para governar o estado. “Nenhum império dura para sempre. Nós iremos proclamar a república no Maranhão”, afirmou.

Após discorrer sobre a situação atual do saneamento básico no Maranhão, onde metade da população não tem água e banheiro em casa, Flávio falou sobre a criação do programa “Água para Todos”, que pretende levar água encanada e banheiro a todos os que não os possuem. Ao saudar a juventude, Flávio Dino garantiu a construção de Universidades estaduais regionalizadas, com autonomia administrativa, para ampliar o número de vagas gratuitas e públicas e aproximar as instituições das comunidades. Além disso, garantiu a criação das escolas técnicas estaduais. “Nós vamos garantir escolas técnicas estaduais, integradas ao ensino médio, para a juventude do nosso estado”, afirmou.
Flávio também falou sobre a situação da saúde no Estado, lembrando pacientes que esperam um longo tempo por vagas em hospitais públicos. Flávio enfatizou a criação do “Mais Médicos” estadual. “O programa significa formar médicos maranhenses, apoiar as escolas de medicina do estado do maranhão, fazer uma carreira boa aos médicos daqui para que eles possam se dedicar aos maranhenses”, declarou.

Quando falou da segurança, Flávio Dino relembrou que atualmente a cidade passa por um momento de insegurança geral. Para isso, falou sobre o programa “Pacto pela Vida”, que vai dobrar o número de policiais e garantir segurança as famílias.

No campo da Assistência Social, o Programa “Minha Casa, Meu Maranhão” transforma o governo do estado em parceiro do Governo Federal, e vai reformar ou construir 200 mil casas. Além disso o Cadastro único dos Programas Sociais no Estado do maranhão vai permitir ampliar e integrar os programas sociais dirigidos à erradicação da pobreza no Estado. O programa Bolsa Família do Governo Federal será ampliado com o Cartão Material escolar, que vai garantir verba para ajudar na compra de materiais escolares para as crianças em idade escolar.

Ao final de seu discurso, Flávio Dino confirmou seu compromisso com o público: “Eu não vou ser governador da minha família, mas de todas as famílias do Maranhão”, ressaltou.

O ato político também oficializou as candidaturas de Carlos Brandão a vice e Roberto Rocha ao Senado Federal, e também os candidatos a deputados estaduais e federais.

Crédito das fotos: Assessoria/PCdoB São Luís

Reflexão Bíblica: Confie em Deus


Confie em Deus

Salmo 125. 1
Os que confiam no Senhor serão como o monte Sião, que não se abala, mas permanece para sempre.
O que é Confiança?

Segurança íntima de procedimento (Dicionário Aurélio).

A Confiança é um dos alicerces da vida humana. Confiar está intimamente relacionado à esperança, fé em alguém ou algo.

Pode-se afirmar que, sem confiança não é possível viver, uma vez que as expectativas do futuro são alimentadas, à medida que exercitamos nossa confiança. Isso fica claro, se observada a estreita relação que essa virtude possui com a esperança e a fé. Mas confiar em que? Ou em quem? Qual a pessoa ideal para depositar nossa confiança?

São indagações que normalmente surgem diante da sensibilidade desse sentimento.

Vai e vem nos deparamos com pessoas frustradas e decepcionadas por entregarem e/ou depositarem a medida de confiança que possuem em alguém que em nada se diferencia de si. Não passam de meros humanos sujeitos as mesmas falhas que os demais.

Se olharmos a nossa volta, existem pessoas sim, dignas da nossa confiança, do nosso estimo, quem sabe. Entretanto, não podemos esquecer que essas pessoas em nada se diferenciam de nós, estando assim sujeitas a falharem também.

Só existe um, no qual podemos depositar a medida de toda nossa confiança. Ele com certeza, nunca falha, nunca decepciona, nunca faz pouco caso de nós. Ele honra, cumpre o que fala. Aliás, a sua palavra diz que até quando somos infiéis, (quer seja em atitudes ou palavras), Ele permanece fiel. Isso porque a fidelidade é característica peculiar Dele. Ele não mente. Ele, sim, é digno de toda confiança.

É possível que você já saiba de quem estou falando, senão vou revelar-lhe o seu nome...

Ele é Jesus!!!

É preciso esclarecer que, de forma alguma, quero dizer que você não deve confiar nas pessoas, pelo contrário, elas merecem e precisam que você dê um crédito a elas, agora não esqueça, assim como você, elas podem errar.

Agora querido, deposita toda tua confiança em Deus. Ele é sobremaneira fiel e cuida de Ti. Entrega a Ele toda tua expectativa de futuro, todos os teu sonhos e descansa.

Porém, deixe-me ainda adverti-lo, Ele só fará aquilo que estiver de acordo com Sua vontade, sabe por quê?

Porque nem sempre aquilo que desejamos e pedimos é o melhor para nós. Ele tem o melhor para nós.

O meu desejo é que você confie com todas as forças em Deus que Ele não falha jamais, agora espere o tempo. A sua palavra declara que aquilo que, ás vezes, imaginamos que o Senhor fará em um dia, Ele pode fazer em mil anos, e o que imaginamos que Ele levará mil anos para fazer, Ele pode fazer em um dia (2Pe. 2.8 p.b.).

Deixa eu te dizer uma verdade, se você está esperando e confiando no Senhor, tenha certeza que Ele está trabalhando em teu favor.

Isaías declara no capítulo 64, versículo 4 que Desde a antiguidade não foi conhecido um Deus além do nosso Deus, que trabalhe para aquele que Nele espera.

Porém, acima de tudo, confie em Deus.

Confiar em Deus é deixar ele nos conduzir sabendo que nos momentos difíceis da vida, onde já não se pode caminhar com as próprias pernas, o Senhor nos toma nos Seus braços!

Deixa o Senhor guiar a tua vida, Ele tem a melhor direção para você alcançar todos os seus objetivos. Ele sabe o que é melhor para você!

Que Deus continue te abençoando.

A Paz do Senhor Jesus!!!!!!


Texto enviado pelo usuário: Ezequias Jose Monteiro/Portal Gospel Jovens

Flávio Dino é recebido por pastores de 2.000 congregações durante evento em Caxias


Pré-candidato prestigiou a Convenção Estadual das Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus no Maranhão (CEADEMA)


O coordenador do Diálogos pelo Maranhão e pré-candidato a governador do estado, Flávio Dino (PCdoB), participou da II Assembleia Geral Extraordinária da CEADEMA nesta quarta (25) com pastores e representantes de 2.000 igrejas da Assembleia de Deus de todo o estado. Acompanhado do prefeito e ex-prefeito de Caxias, Léo Coutinho (PSB) e Humberto Coutinho (PSB), eles conversaram sobre a esperança de um Maranhão mais justo e com igualdade social.

Durante II Assembleia Geral Extraordinária da Convenção Estadual das Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus no Maranhão (CEADEMA), em Caxias, na presença do pastor Pedro Aldi Damasceno, presidente da CEADEMA, Flávio Dino elogiou o trabalho social realizado pela igreja Assembleia de Deus e lembrou a incorporação da Rede Solidariedade nas “Propostas para um Maranhão com Desenvolvimento e Justiça Social”, construídas a partir do movimento Diálogos pelo Maranhão.

“Tenho muito respeito e reconhecimento por todo o trabalho missionário e social que a igreja evangélica realiza”, disse o pré-candidato ao relembrar a proposta da Rede de Solidariedade e Assistência Social, sugerida pelo Pastor Porto, membro da Assembleia de Deus em Imperatriz.

Na presença de representantes de mais de 2.000 congregações da Assembleia de Deus e de líderes de mais de 5.000 templos de todas as regiões do estado, Flávio Dino esclareceu o conteúdo da proposta que consiste numa parceria entre o Estado e as igrejas para o atendimento aos dependentes químicos de famílias carentes do Maranhão.

“Estamos felizes em ouvir os testemunhos de fé em um Maranhão melhor, com mais igualdade social e oportunidades”, disse o pastor Pedro Aldi Damasceno, líder da CEADEMA.

Também presentes no evento da igreja Assembleia de Deus, o prefeito Léo Coutinho e o ex-prefeito Humberto Coutinho, relataram episódios de parceria entre o município e a igreja que resultaram em benefícios para a sociedade. “Nosso grupo político está ao lado da Assembleia de Deus, firmando parcerias, não somente em momentos festivos como este, mas o tempo todo”, disse Léo Coutinho.

Reflexão Bíblica: Juventude - Você tem sido noiva do Senhor!? Tem sido igreja!?



A morte NUNCA vencerá o poder maior que existe através da CRUZ!

Feliz é aquele que anuncia essa verdade em sua vida todos os dias. Feliz é aquele que tem a certeza de que NENHUMA circunstância será capaz de apagar a CRUZ, o sacrifício maior que JESUS fez por nós. NADA, nada poderá vencer JESUS! Louvo ao Senhor por nos conceder a oportunidade de provar no cerne do nosso espírito a SUA verdade! 

Pai, que sempre arda em nossos corações a certeza de que o Senhor VENCEU a morte em nosso favor, favor esse que recebemos imerecidamente. AMOR e compaixão que nenhuma outra pessoa sentirá e sacrificará em prol dessa humanidade. Humanidade essa que em meio a tantos erros, ainda vê as suas misericórdias se renderem para conosco. Senhor, realmente só o mais ignorante de todos os seres é capaz de rejeitar você, o seu cuidado, o seu zelo. 

Que nesses últimos tempos venha resplandecer sobre nossos rostos a LUZ do teu doce Espírito Santo, que almas venham se render aos seus pés em busca desse amor incondicional. Que vidas venham ser libertas pela TUA VERDADE! Bem aventurados aqueles que NÃO viram e creram, que venhamos ser como Pedro, acreditarmos no impossível, que venhamos agir como Cirineu, que se dispôs a carregar a cruz de Jesus por um determinado tempo. 

Que venhamos ser como Maria, que se desfez dos afazeres no lar para te adorar, que venhamos ser como Lázaro, que ainda após 4 dias mortos, foi ressuscitado pelo Teu poder! Que sejamos como a mulher do fluxo de sangue, que apenas tocou em sua orla e saiu VIRTUDE, e mais do que isso Senhor, que venhamos ser com as 10 virgens prudentes, que estejamos com as nossas lamparinas sempre em prontidão, que no GRANDE DIA possamos cantar o hino da vitória ao seu lado e dizer, VALEU A PENA JESUS! 

Que o SENHOR venha se alegrar em nossas vidas, em nosso testemunho! Que temos consciência que breve BREVE O SENHOR VIRÁ para buscar a sua noiva, e que essa noiva esteja pronta e reconciliada e totalmente imersa em seu AMOR!

Nossa oração move montanhas, mova-se NOIVA!


Texto enviado pelo usuário: JANE MAIARA DE ALMEIDA/Portal Gospel Jovens

Das pérolas que escapamos (porque a Copa deu certo)

Já tinham seu estoque de frases prontas sobre o caos, todas ao estilo 'Não disse', 'Bem que eu falei'. Mas deu certo e escapamos dessas imbecilidades.

por Emir Sader


Emir Sader

 tinham seu estoque de frases prontas, todas ao estilo “Não disse”, “Bem que eu falei”, “Eu sabia que ia dar nisso”, “Se tivessem me escutado”. Frases de tia gorda, como dizem na Argentina. 

Mas deu certo, e desse benefício também gozamos: escapamos dessas imbecilidades. Não custa fazer a lista do que teriam sido as declarações dos vira-latas. Listo algumas, vocês completam.

“Com um governo assim, só poderia ter dado totalmente errada a Copa do Mundo.”

“Só quem não conhece trafego aéreo não sabia que o “caos aéreo ia se instalar nos aeroportos do Brasil.”

“A prepotência do governo, que não deu ouvidos às reclamações, fez com que o Brasil tenha passado a maior vergonha internacional da sua história.”

“Os estádios mais pareciam canteiros de obras. Como denunciamos, começou a Copa com estádios sem terminar. A incompetência do governo ficou evidente para o mundo.”

“O governo não deu importância às manifestações populares e o transporte nas cidades da Copa colapsou. Gente abandonada nas ruas, torcedores que compraram entradas e não puderam chegar aos estádios, um caos urbano.”

“O governo saiu ainda menor do que entrou na Copa.”

“É esse governo, que organizou essa Copa do Mundo, que quer se reeleger para seguir dirigindo o Brasil?”

“Foi um erro ter trazido a Copa para o Brasil. Com tantos problemas na educação, na saúde, fomos gastar essa dinheirama toda na Copa.”

“Todo mundo sabia que com a Copa as manifestações iam voltar com mais força ainda, o governo seria incapaz de contê-las e teríamos essas cenas de violência e de sangue pelas ruas das cidades da Copa, em todos os jogos.”

“Fracasso de organização, fracasso de público: estádios vazios durante quase todos os jogos da Copa.”

“A impressão que os estrangeiros se levam do Brasil é a pior possível. Bem que a mídia mundial prevenia para que não vissem. O próprio Ministério de Relações Exteriores da Alemanha preveniu a seus cidadãos para não virem. Muitos vieram, com a ilusão de que seus jogadores iam cantar o Hino do Bahia, que iam tomar chope com a Angela Merkel, que iam se divertir com o povo da Bahia. Ledo engano. Assaltos, violência, estupros, tudo o que se previa, aconteceu. A imagem do Brasil saiu mais arranhada ainda do Mundial.”

“O que será do turismo brasileiro depois desse show de desorganização, incompetência, falta de acolhida fraternal dos brasileiros, assaltos, roubos, durante o Mundial?”

“O mundo pôde confirmar in loco que a mídia brasileira tinha razão quando fazia denúncias sistemáticas sobre o desastre que ia ser o Mundial. A nossa mídia sai fortalecida na sua credibilidade e as vozes dissonantes e o governo, ainda mais enfraquecidos.”

“Bem que o Ronaldo, com o seu discernimento para distinguir as coisas, disse: Vamos passar a maior vergonha e a Fifa, traumatizada, nunca mais vai querer fazer uma Copa no Brasil.”

“Mas os brasileiros vão derrotar a esse governo incompetente em outubro, para que o Brasil nunca mais passe essa vergonha.”

“Agora o mundo todo ficou sabendo porque nós combatemos sem tréguas esse governo incompetente.”

“O povo gritou nas ruas: Não vai ter Copa. E não houve!”

“Dissemos tanto “Imagine na Copa”. E o descalabro foi tanto, que superou nossa imaginação.”

Carta Maior

Novo PNE está à altura dos desafios educacionais, diz Dilma


Paulo Victor Chagas e Mariana Tokarnia –  Agência Brasil 

A presidenta Dilma Rousseff disse que o novo Plano Nacional de Educação (PNE), sancionado nesta quarta-feira, vai ampliar as oportunidades proporcionadas pela educação, ajudar a valorização dos professores e o aumento dos investimentos no setor. Segundo ela, “o Brasil tem hoje um PNE à altura dos desafios educacionais do país”.

A lei que institui o plano foi publicada em edição extra de hoje (25) do Diário Oficial da União. O PNE estabelece, para um período de dez anos, metas que vão desde a educação infantil até o ensino superior, passando pela gestão e financiamento e pela formação dos profissionais. Por meio de sua conta no Twitter, a presidenta disse que a destinação de 75% dos royalties do petróleo e 50% do Fundo Social do pré-sal à educação vai fazer com que as metas se tornem realidade.

No início da tarde, o ministro da Educação, Henrique Paim, disse que está contando com o dinheiro para cumprir as metas estabelecidas, mas reconheceu que o governo terá que fazer um grande esforço.

“Sancionei, sem vetos, o novo Plano Nacional de Educação [...]. Ao longo dos últimos 11 anos, criamos um caminho de oportunidades por meio da educação. O PNE permite ampliar as oportunidades, partindo da educação infantil, passando pela educação em tempo integral, o crescimento das matrículas da educação profissional e tecnológica, a ampliação do acesso à educação superior. Para isso serão muito importantes a valorização dos professores e o aumento dos investimentos em educação”, escreveu Dilma na rede social.

A presidenta sancionou o plano no limite do prazo que tinha, após o Senado aprovar o texto definitivo no último dia 3 de junho. A sanção do PNE, no entanto, foi feita a portas fechadas, decisão criticada por entidades ligadas ao setor educacional. Nesta quarta-feira, Dilma participou de dois eventos no Palácio do Planalto e em nenhum deles falou sobre o plano, ainda que tenha sido perguntada por jornalistas. A secretaria-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Marta Vanelli, disse que a entidade "está indignada".

Pelo Facebook, o coordenador-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, rede que articula mais de 200 entidades, disse que "após tanto trabalho, é decepcionante o cancelamento da cerimônia de sanção do PNE. Especialmente, pela importância da Lei!”.

As entidades também pediam o veto de dois trechos do plano. Para garantir o cumprimento, os estados e municípios terão o prazo de um ano para elaborar os próprios planos, com base no PNE.

Segundo o portal De Olho nos Planos, organizado por entidades que atuam na educação, 34% dos municípios ainda não têm planos e muitos dos que têm, não o utilizam para planejar suas políticas, mantendo-os desconhecidos da população. O Distrito Federal e 16 estados também não elaboraram os seus planos decenais de educação.

Homenagem


A lista dos melhores jogadores da primeira fase da Copa

Neymar e Messi. As estrelas do Barcelona foram os destaques da primeira fase e dividem, com o alemão Muller, a artilharia da Copa do Mundo (Fotos: Marcelo Casal Junior/ABr e Gil Leonardi / Imprensa MG)


Para marcar o fim da primeira fase, e da primeira metade da Copa do Mundo, o Esporte Fino apresenta a “convocação” dos 23 melhores jogadores do mundial. Em um torneio com uma média de gols impressionante, a lista privilegiou jogadores de frente, mas foi pensada com o objetivo de criar uma seleção viável, capaz também de se defender.



Brasil, Colômbia e México, com três jogadores, são os times com mais destaques. Em seguida aparecem Alemanha, Costa Rica, França e Holanda, com dois atletas. Argentina, Chile, Costa do Marfim, Estados Unidos, Uruguai e Suíça completam a lista.

GOLEIROS

(Foto: J.P.Engelbrecht/ PCRJ) 

Claudio Bravo


O time operário do Chile se destacou como conjunto, com um jogador se destacando quando outros estiveram mal. O goleiro Bravo, no entanto, esteve sempre seguro quando solicitado, em especial no duelo decisivo diante da Espanha.

(Foto: Marcelo Casal Jr. / Agência Brasil) 

Guillermo Ochoa (México)


Merece a vaga pela irrepreensível atuação diante do Brasil, quando fez ao menos quatro defesas decisivas. Contra a Croácia não foi exigido, mas na estreia diante de Camarões fez uma defesa importante no fim do jogo que salvou o time.


(Foto: Ronaldo Schemidt / AFP) 

Kaylor Navas (Costa Rica)


Melhor goleiro do Campeonato Espanhol, Navas explicou a quem não o viu atuar pelo Levante de onde vem sua fama. Foi fundamental nos três jogos da Costa Rica e um dos responsáveis pela classificação da equipe.

LATERAIS

(Foto: Issouf Sanogo / AFP) 

Serge Aurier (Costa do Marfim)

Aurier teve uma atuação apenas mediana na eliminação contra a Grécia, mas se destacou contra a Colômbia e, principalmente, o Japão, quando fez os cruzamentos dos dois gols da virada.

(Foto: Damien Meyer / AFP) 

Daley Blind (Holanda)

Com dois lançamentos perfeitos, um para Van Persie e outro para Robben, Blind ajudou a abrir a defesa da Espanha e iniciar a goleada mais marcante do mundial até aqui. Contra o Chile, na zaga, provou seu valor defensivo ao anular Alexis Sánchez.

(Foto: Emmanuel Dunand / AFP)

 Fabian Johnson (Estados Unidos)

Um dos cinco germano-americanos do time, Johnson poderia jogar tranquilamente na Alemanha. Lateral forte e rápido, é ambidestro e muito perigoso no ataque. Contra Portugal, se destacou ao aproveitar a fraqueza do lado esquerdo da seleção das quinas.

ZAGUEIROS

(Foto: Yasuyoshi Chiba / AFP) 

Diego Godin (Uruguai)

Aos 28 anos, foi monstruoso na temporada com o Atlético de Madrid, inclusive com gol do título espanhol. Na Copa, tem sido o líder de uma defesa questionada, mas que se saiu muito bem contra Inglaterra e Itália. Godin ainda marcou o tento da classificação para as oitavas de final.

(Foto: Danilo Borges/ Portal da Copa) 

Mario Yepes (Colômbia)

Com 38 anos, é a voz da experiência entre os jovens valores da Colômbia. Foi muito bem contra a Grécia e mais ainda contra a Costa do Marfim, na segunda rodada, quando completou 100 jogos pela seleção. Apontado por James Rodríguez como o ponto de equilíbrio do time.

(Foto: Javier Soriano / AFP) 

Rafa Marquez (México)


Pela primeira vez um jogador é capitão de sua seleção por quatro Copas seguidas. No Brasil, Rafa Marquez também venceu a desconfiança da idade para liderar a defesa mexicana e ainda marcar contra a Croácia, anotando gols agora em três Copas do Mundo. Aos 35 anos, é a voz do técnico Miguel Herrera em campo.


(Foto: Rafael Ribeiro / CBF) 

Thiago Silva (Brasil)


O Brasil, sempre conhecido por seus meias e atacantes espetaculares, tem aquela que provavelmente é a melhor dupla de zaga da Copa. E o capitão Thiago Silva tem sido fundamental na proteção ao gol de Julio César. Seguro por baixo e pelo alto, foi dos poucos jogadores da seleção que passaram alheios a críticas na primeira fase.

VOLANTES

(Foto: Anne-Christine Poujoulat / AFP) 

Blaise Matuidi (França)


Todos os jogadores do meio-campo da França têm jogado bem, mas Matuidi é o destaque pela consistência. Na defesa é eficiente e faz poucas faltas. Quando se junta ao trio de ataque consegue ser perigoso. O prêmio veio com o gol marcado diante da Suíça.

(Foto: Rafael Ribeiro / CBF) 

Héctor Herrera (México)


A atuação espetacular contra a Croácia, liderando em passes e recuperações de bola, partida que classificou o México para as oitavas de final, mostrou toda a condição do meio-campista do Porto, que já tinha ido muito bem contra Brasil e Camarões. Com apenas 24 anos, também brilhou nas Olimpíadas de Londres.

(Foto: Adrian Dennis / AFP) 

Luiz Gustavo (Brasil)

Com três atuações excelentes pelo Brasil na primeira fase, o volante ficou abaixo apenas de Neymar em importância na campanha do time de Felipão até aqui. Seguro, equilibrado e nunca violento, o discreto jogador do Wolfsburg, aos 26 anos, é o protetor de zaga que qualquer técnico deseja.

MEIAS

(Foto: Danilo Borges/ Portal da Copa) 

James Rodríguez (Colômbia)


O jovem de 22 anos acumulou três gols e duas assistências após três grandes atuações contra Grécia, Costa do Marfim e Japão, nas quais comandou o impressionante poderio ofensivo dos Cafeteros. Com muita habilidade e passes precisos, é um camisa 10 de muita classe.


(Foto: Luis Acosta / AFP) 

Juan Cuadrado (Colômbia)


Entre os vários jogadores que se destacaram no quesito ofensivo pela Colômbia, Cuadrado só fica atrás de Rodríguez. O meia da Fiorentina parece desajeitado, mas é habilidoso e destemido. Marcou um gol e lidera a Copa em assistências: foram três até aqui.

(Foto: Fabrice Coffrini / AFP) 

Toni Kroos (Alemanha)


Na ausência de Schweinsteiger e com Ozil deslocado para a ponta direita, Kroos assumiu o comando do meio campo alemão, de onde participa de quase todas as jogadas. Na pior atuação da Alemanha, contra Gana, foi fundamental para evitar uma zebra.

(Foto: Rodrigo Arangua / AFP) 

Xherdan Shaqiri (Suíça)


Aquela história de que a Suíça não marca gols em Copas ficou para trás. Principal nome da seleção, Shaqiri é um meia que arma e finaliza com maestria, algo raro no futebol atual. Após boa partida contra o Equador, veio a atuação de gala diante de Honduras, marcando os três gols da vitória e levando os suíços às oitavas.


ATACANTES

(Foto: Camila Domingues/ Palácio Piratini) 

Arjen Robben (Holanda)


Robben parece não ter esquecido daquele gol perdido na final contra a Espanha, em 2010. Quatro anos depois, assumiu a responsabilidade de carregar a Holanda em um dos grupos mais equilibrados da Copa. Nos três jogos, exibiu uma mescla perfeita de habilidade, vigor físico e liderança. Candidato a craque do Mundial.

(Foto: Fabrice Coffrini / AFP) 

Joel Campbell (Costa Rica)


Contratado pelo Arsenal em 2011 ao 19 anos, o atacante não tinha permissão de trabalho na Inglaterra e foi emprestado para times da França, Espanha e Grécia. Brilhou contra o Uruguai e ajudou muito na vitória contra a Itália e no empate diante da Inglaterra. O Arsenal agora o quer de volta.

(Foto: Camila Domingues/ Palácio Piratini) 

Karim Benzema (França)

A boa fase no fim da temporada do Real Madrid se estendeu ao mundial. Contra Honduras e a Suíça, Benzema comandou o ataque francês, jogando tanto como centroavante como na ponta. O francês parece concentrado para ganhar seu espaço entre os grandes do futebol atual.

(Foto: Gil Leonardi / Imprensa MG) 

Lionel Messi (Argentina)


Quatro vezes melhor do mundo, Messi chegou ao Brasil obrigado a provar que poderia reproduzir pela seleção o futebol do Barcelona. Conseguiu, ao ser decisivo nas três partidas da Argentina, em especial contra o Irã, quando evitou um vexame ao marcar um lindo gol nos fim da partida. Graças a Messi, agora a Argentina é favorita ao título.

(Foto: Rafael Ribeiro / CBF) 

Neymar (Brasil)


É o único fora de série no sistema ofensivo brasileiro e não decepcionou. Marcou quatro gols (dois contra a Croácia, dois contra Camarões) e foi o dono da bola na seleção. Aos 22 anos, comportou-se como um veterano, como se não ofresse qualquer pressão e deu mostras de que pode, sim, comandar o time até seu sexto título.

(Foto: Dimitar Dilkoff / AFP) 

Thomas Muller (Alemanha)

Artilheiro da Copa ao lado de Neymar e Messi, a revelação da Copa de 2010 tem 24 anos, mas joga como um veterano. Decidiu as duas vitórias da Alemanha, com três gols diante de Portugal e um lindo diante dos Estados Unidos.

Carta Capital

OAB-MA pede que governadora seja processada por não pagar precatórios


Por votação unânime, o Plenário da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA) decidiu em São Luís, no início da noite desta quinta-feira (26), que irá ingressar com uma representação junto ao Ministério Público contra a governadora Roseana Sarney e contra o secretário de Estado de Planejamento e Orçamento, João Bernardo Bringel, em razão do não pagamento de precatórios, que são dívidas originadas de decisões judiciais.
Governadora Roseana Sarney

O presidente da Comissão de Defesa dos Credores Públicos, Ítalo Azevedo, informou ao Jornal Pequeno que a OAB-MA fará representação de improbidade administrativa contra a governadora e o secretário de Planejamento em razão da falta de pagamento dos precatórios relativos aos anos de 2012 e 2013, que já estão estimados num valor global de R$ 256 milhões.

“Centenas de credores aguardam este pagamento, e o Governo do Maranhão se recusa a honrar este débito”, afirmou o advogado Ítalo Azevedo. Ele observou que precatório é uma determinação da Justiça para que a fazenda pública reserve uma quantia no orçamento do ano seguinte para pagamento de dívida de pessoa física ou jurídica, após decisão judicial transitada em julgado.

“São servidores públicos, aposentados, pensionistas, pessoas vítimas de violência policial e de outros delitos, que ganharam causas na Justiça, mas não receberam até agora o que o Estado lhes deve”, afirmou Ítalo Azevedo.

Do Jornal Pequeno

Vice-Prefeito Ciro Ricardo e esposa Mariane Araújo são destaques do Jornal Meio-Norte de Teresina

O Blog Bate Tuntum recebeu, na manhã de hoje(27), recorte do Jornal Meio-Norte de Teresina(um dos mais conceituados jornais escritos do país), com o destaque para o casal Ciro Ricardo(vice-prefeito de Tuntum) e Mariane Araújo(empresária) na coluna do jornalista Rivanildo Feitosa que cobre o socialite da capital piauiense.

No destaque do Jornal Meio-Norte de Teresina,  o colunista Rivanildo Feitósa  faz deferência ao aniversário da empresária Mariane Araújo ocorrido no dia 23/06 em ritmo de copa do mundo pelo marido Ciro Ricardo em local badalado da capital piauiense, mostrando um clima de harmonia e e muito "affair" do casal que recentemente recebeu a visita da cegonha com a chegada da pequena Valentina.

O vice-prefeito de Tuntum Ciro Ricardo goza de grandes e boas amizades em Teresina e é mais um representante ilustre de Tuntum na capital do Piauí.

Pré-candidatos prestigiam folguedos do Povoado Belém em Tuntum

Acompanhados do Prefeito Cleomar Tema, primeira-dama Daniella Jadão Cunha, Vice-Prefeito Ciro Ricardo, Chefe de Gabinete Alan Noleto, Secretário de Educação Antonio dos Reis e representantes do segundo e terceiro escalões da administração municipal estiveram presentes aos folguedos do Povoado Belém,  no sertão tuntunense,  na noite desta quinta-feira(26),   o pré-candidato  a deputado federal pelo PSB,  ex-governador José Reinaldo Tavares e o pré-candidato a vice-governador na chapa Flávio Dino, deputado federal(PSDB) Carlos Brandão.
Os folguedos do Povoado Belém, em Tuntum, já se tornaram tradicionais,  nesta época do ano, pela organização patrocinada pelo ex-vereador Josinaldo Bílio e família, pela participação popular de diversos povoados em torno daquela comunidade do sertão nordestino,  pelo apoio do Prefeito Cleomar e pela diversidade criativa dos grupos folclóricos que tem participado deste evento.
Na noite de ontem(26), no Povoado Belém, além das cores vibrantes dos folguedos, diversos oradores se revesaram para falar da importância dos líderes políticos presentes, José Reinaldo Tavares e Carlos Brandão para a cidade de Tuntum pelas obras trazidas e executadas nas profícuas administrações de Cleomar Tema em gestões anteriores e pela possibilidade de a partir de  janeiro de 2015 com a vitória esmagadora de Flávio Dino ao governo do Estado do Maranhão.
Nesta noite de quinta-feira(26), o Povoado Belém respirou festa popular e clima de congraçamento pelas lideranças políticas presentes ali.