Chapa 4: “Resgatar o Sinproesemma para a Luta” enacabeçada por Benedita Costa ganhará registro definitivo nesta segunda-feira(17)

Professora Benedita Costa (Candidata à Presidência do SINPROESEMMA)

Com uma trajetória marcada pela dedicação à educação, à luta sindical e à defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras da educação, a professora Benedita Costa lança oficialmente sua candidatura à presidência do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Educação Básica das Redes Estadual e Municipais do Maranhão (SINPROESEMMA). Ela concorre pelo movimento “Resgatando o Sinproesemma para a Luta”, uma chapa de oposição e que tem o compromisso de fortalecer a entidade e retomar seu protagonismo na defesa da categoria.

Aos 61 anos, casada, mãe de três filhas e avó de cinco netos, a professora Benedita tem uma vida dedicada à educação e à luta por melhores condições para os trabalhadores do setor. Formada pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), é especialista e mestra em Educação. Sua atuação sindical começou na luta pela gratuidade da formação dos educadores maranhenses, tornando-se uma das líderes do movimento que garantiu essa conquista no início dos anos 2000.

Ao longo dos anos, Benedita assumiu diversas funções no SINPROESEMMA, desde a Secretaria de Formação Sindical até a Secretaria de Saúde, desenvolvendo projetos voltados ao bem-estar da categoria, que levou ações preventivas para centenas de escolas no Maranhão. Participou ainda da elaboração do Estatuto do Educador, do Plano Estadual de Educação (PEE) e da luta pela Eleição Direta para Diretor de Escola.


Além da atuação no sindicato, Benedita tem papel fundamental em diversas frentes de mobilização social. Foi vice-presidente do SINPROESEMMA, secretária de Formação da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB/MA), membro do Conselho Fiscal da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), coordenadora e agora coordenadora adjunta do Fórum Estadual de Educação do Maranhão (FEEMA).


O que representa a candidatura de Benedita Costa?


A chapa “Resgatando o Sinproesemma para a Luta” que conta ainda com o 1º vice-presidente Emerson Araújo de Tuntum e a 2ª vice-presidente Romênia Angela de São João dos Patos, nasce da necessidade de fortalecer o sindicato como um espaço de resistência e conquistas para os trabalhadores da educação. A Chapa defende uma gestão democrática, transparente e combativa, que dialogue diretamente com a base e resgate a luta histórica da categoria.


Contra os 15% para os advogados do Sinproesemma!

A chapa “Resgatar o Sinproesemma para a Luta” deixa claro que é contra a ação que corre no Supremo Tribunal Federal, onde os escritórios de advocacia que defendem os interesses da atual gestão cobram 15% dos Precatórios da FUNDEF. Benedita já deixou claro e até agora é a única candidata a afirmar oficialmente que irá retirar a ação, pois não aceita acordo e defende que o valor integral seja para os professores e professoras.


A chapa encabeçada por Benedita Costa, Emerson Araújo e Romênia Angela aguarda o registro definitivo, que deve sair na próxima segunda-feira(17) e deve concorrer ao pleito com o número 4.

Próxima Eleição Estadual do Sinproesemma sofre as primeiras intrevenções da Justiça do Maranhão

Professsora Bendita Costa, pré-cadidata à Presidência do SINPROESEMMA

A Chapa dos Educadores classistas "Resgatar o SINPROESEMMA pra luta" conseguiu adiar o período de inscrição de chapas para as eleições que se encerraria, sexta-feira(31), por força de decisão liminar impetarada e ganha  na Justiça do Maranhão pelo grupo de processores e professoras encabeçados pela pré-candidata Professora Benedita Costa.

Segundo vídeo divulgado nas redes sociais, a Professora Benedita Costa diz que a direção atual do Sinproesemma condutora do próximo processo eleitoral tentou anular a decisão da primeira instância através de agravo de instrumento no Tribunal de Justiça do Maranhão e mais uma vez a diretoria do sindicato através de decisão do Desembargador Luís de França Belchior que manteve a decisão da juíza natural do pleito da Educação Classista. Portanto, o período de inscrição está adiao por dez dias.

Perecebe-se,  pelas decisões da Justiça do Maranhão,  desta sexta-feira(31), que há uma série de vícios na convocação das próximas eleições para o SINPROESEMMA, ferindo claúsulas estatutárias claras e prazos não obedecidos  pela atual direção do sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras em educação do Maranhão  o que ensejerá mais ações para garantir direitos não garantidos. Fala-se nos bastidores que as próximas ações judiciais pedirão a anulação da convocação do pleito nos moldes que foram realizados. 

Veja o resumo da fala da pré-candidata Benedita Costa nas redes sociais: 

"É com grande alegria que comunicamos duas importantes vitórias na justiça contra aqueles que tentaram barrar o registro da nossa chapa para concorrer às eleições do SINPROESEMMA.

Nossos adversários entraram com uma ação para suspender a liminar que nos concedeu 10 dias para o registro da nossa chapa. Além disso, entraram com um pedido de reconsideração para a juíza que concedeu essa liminar.

No entanto, a justiça prevaleceu! A juíza não acatou o pedido de reconsideração e manteve a extensão do prazo de 10 dias para o registro da nossa chapa.

E mais, o desembargador Luís de França Belchior indeferiu o pedido de liminar dos nossos adversários contra a nossa chapa.

Essa é uma grande vitória para todos os educadores que acreditam na necessidade de resgatar o SINPROESEMMA para a luta em defesa dos nossos direitos.

Convocamos todos(as), companheiros e companheiras que desejam um sindicato forte, combativo e que lute pelos interesses da categoria a se juntarem a nós nessa caminhada.

Vamos juntos construir um SINPROESEMMA livre das garras dos aproveitadores e que esteja verdadeiramente a serviço dos educadores!