Nostalgia dos Dias Grandes
STF rejeita recursos de deputados do PL que viraram réus
Na semana passada, o colegiado iniciou o julgamento virtual de recursos protocolados pelas defesas dos deputados Josimar Maranhãozinho (PL-MA) e Pastor Gil (PL-MA), além do suplente Bosco Costa (PL-SE). Eles são acusados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) de cobrarem propina para a liberação de emendas parlamentares.
Durante o julgamento virtual, além do relator, Cristiano Zanin, votaram contra os recursos os ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Luiz Fux e Cármen Lúcia.
Para o relator, as defesas buscam rediscutir a matéria. "Os embargos de declaração não constituem meio processual adequado para a reforma do julgado, não sendo possível atribuir-lhes efeitos infringentes, salvo em situações excepcionais, o que não ocorre no caso em questão", disse Zanin.
Durante o julgamento no qual os parlamentares se tornaram réus, a defesa do deputado Josimar Maranhãozinho declarou ao Supremo que as acusações da PGR contra o parlamentar se "mostram frágeis e desfundamentadas".
Os advogados de Bosco Costa defenderam a rejeição da denúncia por falta de provas. A defesa afirmou ao Supremo que a acusação está baseada em "diálogos de terceiros e anotações manuscritas desconhecidas de Bosco".
A defesa de Pastor Gil defendeu a ilegalidade das provas obtidas na investigação por entender que o caso deveria ter iniciado no STF, e não na Justiça Federal do Maranhão. Os advogados também acrescentaram que a denúncia é baseada em "hipóteses e conjecturas".
Nova política de segurança hídrica alavanca R$ 10,4 bilhões em obras no Nordeste
“O Novo PAC tem nove eixos e um deles é justamente o Água para Todos”, lembra o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, que está à frente de grande parte das obras dessa parte do PAC. “Dentro de alguns dias, nós vamos fazer uma caravana pelo Nordeste, para vistoriar as obras em todos os estados da região”, avisa o ministro, que estará pessoalmente na liderança da comitiva. “Vou tentar fazer com que o presidente supervisione algumas dessas vistorias in loco”, se anima.
Ao reformular a estratégia de segurança hídrica, o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional precisou corrigir inconsistências deixadas pela gestão anterior. “No projeto de Transposição do São Francisco, por exemplo, encontramos bombas danificadas, sem funcionar, e orçamento insuficiente, o que nos impedia de continuar obras e serviços, que foi revertido pela PEC da transição articulada pelo presidente Lula. Então fizemos a manutenção devida nas estações de bombeamento, recuperamos a capacidade de envio de água para os estados beneficiados e recompusemos o orçamento. Agora, o PISF cumpre sua função social, beneficiando quem mais precisa”, conta o secretário nacional de Segurança Hídrica, Giuseppe Vieira.
O caso da Barragem de Oiticica é emblemático. O Dnocs elaborou o primeiro projeto em 1952. As obras começaram oficialmente em 26 de junho de 2013 e, ao longo dos anos, passaram por ajustes para atender às demandas da população local, até que foi concluída e inaugurada em março passado.
"Quando cheguei à presidência em 2023, o orçamento não tinha nem um centavo para essa obra. Em janeiro, eu chamei os 27 governadores e pedi que eles apresentassem os projetos mais importantes de cada estado. Os deputados e senadores do Rio Grande Norte mobilizaram R$ 213 milhões em emendas para que Oiticica pudesse avançar", declarou o presidente Lula, na ocasião.
Processos parecidos podem ser vistos no Ramal do Salgado, última obra da Transposição do São Francisco no Ceará, ou a própria Adutora do Seridó, no Rio Grande do Norte, a adutora do Agreste, em Pernambuco, ou a Adutora do Pajeú e o ramal do Apodi, na Paraíba.
Veja a seguir a relação das 68 obras de segurança hídrica em andamento no Nordeste:
Mais Médicos: Maranhão ganha seis novos profissionais a partir de abril
O Maranhão receberá um reforço na atenção primária à saúde com a ampliação do programa Mais Médicos. A partir de abril, o estado contará com mais seis profissionais formados no exterior, que estão concluindo o Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv). Esses médicos serão distribuídos entre quatro municípios, reforçando o atendimento de populações em áreas de maior vulnerabilidade.
Atualmente, o Maranhão tem 1.297 vagas ativas no Mais Médicos, sendo 1.138 delas ocupadas e sete em processo de ocupação. Os profissionais atuam em 211 municípios do estado e alcançam cerca de 2,7 milhões de habitantes.
Um dos indicadores do foco nas regiões onde há maior necessidade de atendimento é que 804 dos médicos no Maranhão estão fixados em municípios considerados de muito alta vulnerabilidade e outros 167 estão em regiões de alta vulnerabilidade.
NOVO EDITAL – O estado também foi contemplado no primeiro edital de 2025 do Mais Médicos, anunciado em março pelo Ministério da Saúde. O edital prevê a contratação de 2.279 profissionais em todo o país, sendo 117 destinados ao Maranhão. Esses profissionais atuarão em equipes de Saúde da Família, garantindo atendimento de qualidade e encaminhamento adequado para especialistas quando necessário.
Gestores municipais interessados em aderir ao programa devem se inscrever por meio do sistema e-Gestor até 24 de março. O resultado do edital está previsto para 8 de abril. Sessenta e quatro municípios maranhenses terão contratações imediatas e 147 para cadastro reserva.
Em todo o país, o número de profissionais do Mais Médicos atendendo à população dobrou. Atualmente são 26 mil em atividade, enquanto em 2022 esse número era de 13,1 mil. Mais de 66 milhões de pessoas são beneficiadas pela iniciativa.
PRONTUÁRIO ELETRÔNICO – Uma importante ferramenta que vai contribuir para a eficiência no atendimento é o e-SUS APS, o prontuário eletrônico do SUS. Gratuito, ele permite a integração das informações dos pacientes entre atenção primária e atenção especializada. Isso possibilita que os profissionais acompanhem o histórico de consultas, exames e tratamentos de forma rápida e eficiente, reduzindo o tempo de espera e garantindo um atendimento mais completo.
ACOLHIMENTO – O Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv) segue até 11 de abril, capacitando 402 médicos formados no exterior para atuação no SUS. A maioria dos profissionais nasceu no Brasil: são 397 brasileiros e cinco estrangeiros. Entre os médicos deste módulo, 52,7% são mulheres e 57 vão atuar na saúde indígena.
Este MAAv, o primeiro de 2025, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), terá aulas sobre o SUS e temas prioritários para atendimento de populações vulneráveis na atenção primária, como equidade étnico-racial, saúde mental e o Bolsa Família. Ao fim do curso, todos os médicos participam de uma avaliação. Para ser aprovado, é preciso alcançar média mínima de 50%.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
Fernando Pessoa e Hildo Rocha fortalecem parceria por Tuntum e Barra do Corda
Ao final da reunião, o prefeito enfatizou a importância da parceria com o deputado. “Hildo é um grande amigo, um político atuante e que pode ajudar muito a nossa Tuntum e a querida Barra do Corda”, disse Fernando Pessoa.
Com essa colaboração, espera-se que os projetos e iniciativas voltados ao desenvolvimento regional avancem de forma significativa.
‘Todos estão lascados’: pessimismo domina defesas após STF tornar Bolsonaro e aliados réus
“Todos estão lascados”, afirmou um dos defensores, resumindo a percepção compartilhada por representantes de pelo menos quatro bancas de advocacia que atuam no caso.
A contundência com que o relator Alexandre de Moraes rebateu os argumentos das defesas foi um dos principais pontos que alimentaram o desalento. Além de apresentar uma argumentação minuciosa, Moraes personalizou as acusações, reforçando a ideia de que a responsabilização será direta e severa.
O tom adotado pelo ministro também gerou desconforto. Segundo os advogados, Moraes teria adotado uma postura “raivosa” e “exagerada” em relação às sessões anteriores, o que foi interpretado como um indicativo da dureza com que o STF pretende conduzir os processos.
Uma das declarações do ministro, em que mencionou “milícias digitais nacionais ou estrangeiras”, foi lida por aliados de Bolsonaro como um recado indireto ao deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está atualmente nos Estados Unidos, com licença do mandato.
A ausência do ex-presidente no plenário da Primeira Turma durante a sessão desta quarta foi recebida com alívio por integrantes do PL. Havia receio de que, diante do voto incisivo de Moraes, Bolsonaro tivesse algum tipo de reação intempestiva que agravasse ainda mais sua situação processual.
Outro ponto de crítica por parte das defesas foi a exibição de um vídeo com imagens dos ataques golpistas do dia 8 de janeiro de 2023. Os advogados consideraram a exibição “apelativa” e alegaram que o material não constava dos autos.
A transformação dos denunciados em réus marca o início de uma nova e delicada fase para o grupo bolsonarista, agora sob risco real de condenações por crimes gravíssimos contra o Estado Democrático de Direito.
Morre Fuad Noman, prefeito de Belo Horizonte, aos 77 anos
Prefeito estava internado desde 3 de janeiro, dois dias após tomar posse virtualmente para seu segundo mandato. Foi uma de várias internações desde que descobriu um câncer no sistema linfático, um linfoma não Hodgkin, em julho de 2024, quando ainda era pré-candidato. Fuad passou por cirurgia e continuou em tratamento, mas sua saúde foi se debilitando, o que ocasionou novas internações.
A causa da morte foram as consequências das complicações do câncer. Ele sofreu uma parada cardiorrespiratória às 22h de ontem, foi reanimado, mas respirava com aparelhos. Segundo a equipe médica, estava com insuficiência renal aguda e entrou em choque cardiogênico —quando o coração não consegue bombear sangue para os outros órgãos.
O velório de Fuad Noman acontecerá amanhã, no saguão da Prefeitura de Belo Horizonte. Segundo a prefeitura, o velório será aberto ao público.
Nascido em Belo Horizonte, o prefeito deixa esposa, dois filhos e quatro netos. "Fuad era conhecido por seu trato gentil, sua capacidade de escuta e seu amor por Belo Horizonte. Um homem público íntegro, cuja história se confunde com o desenvolvimento da nossa cidade", declarou a Prefeitura de Belo Horizonte, em nota.
Nas eleições de 2024, o político do PSD reuniu uma frente de esquerda para vencer Bruno Engler (PL) no segundo turno. Foi apoiado pelo presidente Lula e por dois rivais do primeiro turno, Rogério Correia (PT) e Duda Salabert (PDT). Acabou reeleito com 53,73% dos votos, contra 46,27% do adversário, e citou a "virada história" em seu discurso de vitória —Engler ficou na frente no primeiro turno.
Fuad tomou posse virtualmente no dia 1º de janeiro. Ele não esteve presencialmente no ato oficial na Câmara de BH, devido à imunidade baixa por ter sido submetido ao tratamento contra o câncer.
O vice-prefeito Álvaro Damião (União) vinha governando a cidade interinamente desde janeiro. Damião lamentou a morte de Fuad. "Ele nos deixa um exemplo de vida e um legado de compromissos com a causa pública. Não vai ser fácil. Mas honrar o nome do Fuad é um ideal que jamais abrirei mão", disse.
Quem foi Fuad Noman
Vice-prefeito de Alexandre Kalil (Republicanos), Fuad assumiu a prefeitura em 2022. O então prefeito, em seu segundo mandato, renunciou ao cargo para se candidatar ao governo de Minas Gerais naquele ano. No primeiro mandato de Kalil (2017-2020), Fuad foi secretário de Fazenda da cidade.
Antes, atuou em outros cargos da administração federal e municipal. Formado em Ciências Econômicas pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília, começou a trabalhar no serviço público como funcionário do Banco Central. Foi secretário da Fazenda de MG entre 2003 e 2006 e secretário de Transportes e Obras Públicas entre 2007 e 2010. Também trabalhou como secretário-executivo da Casa Civil no governo FHC e foi consultor do FMI e presidente da Gasmig (Companhia de Gás de Minas Gerais) em 2011.
Escritor do livro "Cobiça", Fuad foi criticado pela obra durante as eleições. Seu rival afirmou em propagandas eleitorais que o texto era erótico. O livro conta a história de uma mulher que investiga o passado de sua família —o trecho criticado por Engler é o de quando a personagem conta sobre um estupro que ela teria sofrido aos 12 anos.
Fuad passou por quatro internações entre o final novembro e o início de janeiro. A primeira entrada no hospital Mater Dei, em 28 de novembro, ocorreu por dores nas pernas em consequência do tratamento contra o câncer. Dias depois, em 10 de dezembro, ele foi internado com quadro de pneumonia e sinusite. No dia 19, voltou com diarreia e desidratação — recebeu alta em 23 de dezembro.
Internado, Fuad não compareceu à diplomação e, por recomendação médica, participou da posse virtualmente. Ao lado da primeira-dama, Mônica Drumond, o prefeito fez o juramento com dificuldades para falar. Seu discurso foi lido pelo vice.
Muita gente tem me perguntado o porquê de eu estar aqui, um homem de 77 anos, disputando uma pesada eleição, em vez de curtir os netos, ficar com a família no sítio ou viajar. Nos últimos meses, tive que ser hospitalizado, o que aumentou a curiosidade de amigos. A resposta é muito simples, estou aqui por muito amor a essa cidade e a sua gente.
Trecho do discurso de Fuad na posse, lido pelo vice-prefeito
Dois dias depois, em 3 de janeiro, o prefeito voltou ao hospital com insuficiência respiratória aguda. O quadro se agravou desde então, até a parada cardíaca e o falecimento nesta quarta-feira.
Dino segue Moraes, vota para acolher denúncia da PGR e afirma: “Golpe de Estado mata”
A matéria tem como base a denúncia apresentada pela PGR em fevereiro, imputando aos acusados cinco crimes: tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito (art. 359-L), tentativa de golpe de Estado, participação em organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. Entre os denunciados estão nomes centrais do governo Bolsonaro, como os ex-ministros Anderson Torres, Augusto Heleno, Braga Netto e Paulo Sérgio Nogueira, além do ex-comandante da Marinha Almir Garnier, do deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ) e do tenente-coronel Mauro Cid.
No segundo dia de julgamento, Dino apontou que “o eixo central das sustentações orais de um modo geral não foi tanto descaracterizar as materialidades, e sim afastar autorias”, o que, para ele, reforça a consistência das provas reunidas pela PGR. Ele ressaltou que os fatos narrados se estendem desde 2021 até os episódios de janeiro de 2023, configurando o que chamou de “continuidade normativa típica”.
Ao comentar a presença de armas nos acampamentos golpistas e nos atos do dia 8, Dino afirmou: “Muitos dos participantes eram membros policiais e membros das Forças Armadas. E estes, não há dúvida, só andam armados”. E reforçou: “Houve a apreensão de armas. É da natureza da função. Todos andam armados. Há alguns que são mais apaixonados por suas armas do que pelos seus cônjuges”.
O ministro também se debruçou sobre a tipificação penal, defendendo a possibilidade de aplicação simultânea dos artigos 359-L e 359-N do Código Penal. Ele argumentou que essa interpretação não é nova no Direito brasileiro, citando a antiga Lei de Segurança Nacional como referência doutrinária e jurisprudencial. “A construção doutrinária serve para nós admitirmos, em tese, a possibilidade de concurso de crimes, como temos feito”, disse.
Dino também rebateu a tese de que as penas seriam desproporcionais. “Quem define os trilhos da proporcionalidade da pena, primariamente, não é o Judiciário. É o Legislativo. E ao fazê-lo, temos inclusive matriz constitucional”, afirmou. Ele citou o artigo 5º da Constituição, que classifica como inafiançáveis e imprescritíveis os crimes cometidos por grupos armados contra o Estado Democrático de Direito. “Pouco importa se a pessoa tinha ou não uma arma de fogo. O que importa... é que o grupo era armado”.
Em um dos momentos mais duros de seu voto, Dino respondeu a críticas que minimizam os efeitos da tentativa de golpe sob o argumento de que “ninguém morreu”: “No dia 1º de abril de 1964 também não morreu ninguém. Mas centenas e milhares morreram depois. Golpe de Estado mata. Não importa se no dia, no mês seguinte ou alguns anos depois”.
Para o ministro, é falsa a ideia de que a tentativa de golpe, por não ter gerado mortes imediatas, possa ser tratada como um crime de menor potencial ofensivo. “Isso é uma desonra à memória nacional. Este tipo de raciocínio é uma agressão às famílias que perderam familiares em momentos de trevas da vida brasileira”, pontuou, mencionando ainda obras recentes da cultura brasileira, como o filme “Desaparecidos”, para ilustrar os efeitos duradouros dos golpes contra a democracia.
Por fim, Flávio Dino concluiu que a denúncia da PGR apresenta os elementos essenciais de materialidade e viabilidade jurídica. “A conduta é tentar, atentar, por uma razão simples: se fosse consumado o golpe de Estado, não tinha viabilidade da persecução penal, porque não haveria juízo para julgar.”
Na terça-feira (25), a Primeira Turma já havia rejeitado por unanimidade cinco preliminares levantadas pelas defesas dos acusados, incluindo questionamentos sobre a competência do STF, alegações de cerceamento de defesa e supostas nulidades na delação de Mauro Cid. A única divergência registrada foi quanto ao foro competente: o ministro Luiz Fux defendeu que a denúncia fosse apreciada pelo plenário da Corte, mas ficou vencido.
A decisão final sobre o recebimento da denúncia marcará um ponto-chave no processo de responsabilização judicial dos articuladores da tentativa de subversão da ordem democrática em 2023.
Marido e sogro são presos pelo assassinato da influenciadora no Maranhão
O crime aconteceu o último sábado (15) e levou a manifestações de muitos moradores, já que Adriana era influenciadora digital e muito conhecida e querida na cidade, ao compartilhar sua rotina pessoal e fazer publicidades.
O sogro de Adriana também prestou depoimento e confirmou a versão do filho, marido da influenciadora. No entanto, o delegado Alisson Guimarães, que comanda as investigações, decidiu prender os dois em flagrante.O corpo de Adriana foi levado a São Luís, passou por perícia, e já foi encaminhado de volta a Santa Luzia, onde ocorre o velório.
O caso está sendo investigado por equipes da Polícia Civil de Santa Inês e São Luís. (Do G1)
Fernanda Torres se pronuncia sobre o Oscar: "Resistência"
A atriz Fernanda Torres comentou, pela primeira vez, a vitória do filme Ainda Estou Aqui no Oscar, na categoria de Melhor Filme Internacional, no domingo (2). Em entrevista ao Jornal Nacional, ela relacionou a obra à sua mãe, Fernanda Montenegro, e a toda a geração que viveu sob a ditadura militar brasileira (1964-1985).
Fernanda destacou o tema central do filme: a transmissão de experiências entre gerações. "Temos que pensar que esse é um filme sobre a transmissão de uma experiência. A minha mãe é da mesma geração de Eunice Paiva. São duas mulheres que viveram um período muito terrível no Brasil e no mundo, que foi a Guerra Fria, e elas criaram filhos que, depois, foram capazes de escrever livros e atuar. Eu gosto de pensar que esse filme foi feito por duas crianças, que eram Marcelo Rubens Paiva e Walter [Salles], que estavam naquela casa e sofreram, por tabela, uma violência de Estado. Décadas depois, eles criaram algo para que aquela história nunca fosse esquecida," disse a atriz.
Ela também refletiu sobre o legado de sua mãe, Fernanda Montenegro, e a importância de resistir ao autoritarismo: "Eu me sinto assim também com relação à mamãe. De certa forma, eu levo o legado da minha mãe adiante. E fico pensando nas crianças que estão vivas hoje: que filmes elas farão daqui a 50 anos sobre a nossa resistência ao autoritarismo, aos movimentos antidemocráticos, à anticultura? É um filme sobre transmissão e sobre resistência ao longo do tempo."
Domingo, 2 de março de 2025. Este é o dia que entrou para a história das artes no Brasil. O longa-metragem Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres, com participação de Fernanda Montenegro, venceu o Oscar de Melhor Filme Internacional, a primeira estatueta conquistada por uma produção brasileira.
O anúncio, no glamouroso Teatro Dolby, em Hollywood, na cidade de Los Angeles, nos EUA, foi feito pela atriz espanhola Penélope Cruz. Assim que o nome da obra brasileira foi anunciado em inglês, “I'm Still Here”, um rompante de emoção tomou a plateia, para os olhares incrédulos de Walter Salles, Fernanda Torres e Selton Mello, que no filme representou o deputado cassado Rubens Paiva, raptado e assassinado por agentes da Ditadura Militar (1964-1985), no dia 20 de janeiro de 1971.
Em seu discurso, o diretor Walter Salles agradeceu antes de tudo ao cinema brasileiro e dedicou o prêmio a Eunice Paiva, segundo ele uma mulher que decidiu não se curvar diante de uma perda provocada por um regime autoritário. Salles agradeceu ainda "às duas mulheres extraordinárias" que deram vida a Eunice, as atrizes Fernanda Torres e Fernanda Montenegro.
A premiação de Ainda Estou Aqui no mais relevante evento do cinema mundial levou ao conhecimento de espectadores por todo o globo um pouco da dramática História do Brasil de um passado relativamente recente. Sob 21 anos de uma violenta e sangrenta ditadura, o gigante país sul-americano somou milhares de casos de violações aos direitos humanos, como prisões arbitrárias, torturas, assassinatos e desaparecimentos forçados. Rubens Paiva, uma notória vítima desses crimes praticados sob um regime de terrorismo de Estado, nunca mais foi visto após ser levado de dentro de casa, no Rio, por agentes da repressão. Sua esposa, Eunice Paiva, que se tornaria uma reconhecida e incansável ativista, é protagonista do filme, interpretada por Fernanda Torres.
Guitarrista dos Titãs, Tony Bellotto diz ter câncer no pâncreas
247 - Guitarrista da banda Titãs, Tony Bellotto afirmou no Instagram que foi diagnosticado com um câncer no pâncreas e passará por cirurgia. Ele publicou um vídeo dando mais detalhes. "Fazendo um exame de rotina, eu fui diagnosticado com tumor no pâncreas e vou passar por uma cirurgia assistido pela doutora Fernanda Capareli e pelo Doutor Marcelo Cerqueira César Machado", escreveu.
"Vou me afastar temporariamente dos palcos, mas os Titãs seguem com a agenda planejada, acompanhados pelo músico Alexandre de Orio”, afirmou Bellotto, que disse estar “tranquilo, enfrentando tudo com coragem e dignidade”. “Logo que eu me recupere, vou retornar aos shows. Quero agradecer aos pensamentos, palavras e mensagens de apoio e de carinho. E pedir que vocês não sofram. Sem drama".
Além de Bellotto, a formação atual tem Branco Mello e Sérgio Britto. O Titãs clássico tinha 8 integrantes - Arnaldo Antunes, Branco Mello, Charles Gavin, Nando Reis, Paulo Miklos, Sérgio Britto, Tony Bellotto e Marcelo Fromer (1971-2001).
O grupo terminou em 2023 uma turnê em comemoração às quatro décadas de trajetória da banda, com uma volta provisória dos integrantes que tinham saído. "Titãs Encontro - Pra dizer adeus" fez 47 apresentações.
PRF interdita ponte sobre o Rio Pindaré na BR-316 por risco estrutural
Antes da interdição, a ponte já havia sido alvo de alertas de internautas e motoristas que denunciavam sinais de deterioração, como ferros expostos e concreto desgastado. O Marrapá foi um dos primeiros veículos a repercutir a situação.
Diante da interdição, a PRF recomenda rotas alternativas para minimizar os impactos no tráfego:
Para quem sai de Teresina (PI) com destino a Belém (PA), a orientação é seguir na BR-316 até Santa Inês (MA), acessar a BR-222 e continuar em direção a Açailândia (MA). De lá, entrar na BR-010 sentido Santa Maria (PA), retomando a BR-316 para Belém.
Já para motoristas que saem de São Luís (MA) com destino a Belém (PA), a recomendação é seguir pela BR-135 até Miranda do Norte (MA), acessar a BR-222 e seguir até Vitória do Mearim (MA). Depois, pegar a MA-014 rumo a Pinheiro (MA), entrar na MA-106 e seguir até Governador Nunes Freire (MA), onde é possível retornar à BR-316.
Motoristas no sentido contrário devem seguir as mesmas rotas de forma inversa.
Chapa 4: “Resgatar o Sinproesemma para a Luta” enacabeçada por Benedita Costa ganhará registro definitivo nesta segunda-feira(17)
Com uma trajetória marcada pela dedicação à educação, à luta sindical e à defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras da educação, a professora Benedita Costa lança oficialmente sua candidatura à presidência do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Educação Básica das Redes Estadual e Municipais do Maranhão (SINPROESEMMA). Ela concorre pelo movimento “Resgatando o Sinproesemma para a Luta”, uma chapa de oposição e que tem o compromisso de fortalecer a entidade e retomar seu protagonismo na defesa da categoria.
Aos 61 anos, casada, mãe de três filhas e avó de cinco netos, a professora Benedita tem uma vida dedicada à educação e à luta por melhores condições para os trabalhadores do setor. Formada pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), é especialista e mestra em Educação. Sua atuação sindical começou na luta pela gratuidade da formação dos educadores maranhenses, tornando-se uma das líderes do movimento que garantiu essa conquista no início dos anos 2000.
Ao longo dos anos, Benedita assumiu diversas funções no SINPROESEMMA, desde a Secretaria de Formação Sindical até a Secretaria de Saúde, desenvolvendo projetos voltados ao bem-estar da categoria, que levou ações preventivas para centenas de escolas no Maranhão. Participou ainda da elaboração do Estatuto do Educador, do Plano Estadual de Educação (PEE) e da luta pela Eleição Direta para Diretor de Escola.
Além da atuação no sindicato, Benedita tem papel fundamental em diversas frentes de mobilização social. Foi vice-presidente do SINPROESEMMA, secretária de Formação da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB/MA), membro do Conselho Fiscal da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), coordenadora e agora coordenadora adjunta do Fórum Estadual de Educação do Maranhão (FEEMA).
O que representa a candidatura de Benedita Costa?
A chapa “Resgatando o Sinproesemma para a Luta” que conta ainda com o 1º vice-presidente Emerson Araújo de Tuntum e a 2ª vice-presidente Romênia Angela de São João dos Patos, nasce da necessidade de fortalecer o sindicato como um espaço de resistência e conquistas para os trabalhadores da educação. A Chapa defende uma gestão democrática, transparente e combativa, que dialogue diretamente com a base e resgate a luta histórica da categoria.
Contra os 15% para os advogados do Sinproesemma!
A chapa “Resgatar o Sinproesemma para a Luta” deixa claro que é contra a ação que corre no Supremo Tribunal Federal, onde os escritórios de advocacia que defendem os interesses da atual gestão cobram 15% dos Precatórios da FUNDEF. Benedita já deixou claro e até agora é a única candidata a afirmar oficialmente que irá retirar a ação, pois não aceita acordo e defende que o valor integral seja para os professores e professoras.
A chapa encabeçada por Benedita Costa, Emerson Araújo e Romênia Angela aguarda o registro definitivo, que deve sair na próxima segunda-feira(17) e deve concorrer ao pleito com o número 4.
Próxima Eleição Estadual do Sinproesemma sofre as primeiras intrevenções da Justiça do Maranhão
A Chapa dos Educadores classistas "Resgatar o SINPROESEMMA pra luta" conseguiu adiar o período de inscrição de chapas para as eleições que se encerraria, sexta-feira(31), por força de decisão liminar impetarada e ganha na Justiça do Maranhão pelo grupo de processores e professoras encabeçados pela pré-candidata Professora Benedita Costa.
Segundo vídeo divulgado nas redes sociais, a Professora Benedita Costa diz que a direção atual do Sinproesemma condutora do próximo processo eleitoral tentou anular a decisão da primeira instância através de agravo de instrumento no Tribunal de Justiça do Maranhão e mais uma vez a diretoria do sindicato através de decisão do Desembargador Luís de França Belchior que manteve a decisão da juíza natural do pleito da Educação Classista. Portanto, o período de inscrição está adiao por dez dias.
Perecebe-se, pelas decisões da Justiça do Maranhão, desta sexta-feira(31), que há uma série de vícios na convocação das próximas eleições para o SINPROESEMMA, ferindo claúsulas estatutárias claras e prazos não obedecidos pela atual direção do sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras em educação do Maranhão o que ensejerá mais ações para garantir direitos não garantidos. Fala-se nos bastidores que as próximas ações judiciais pedirão a anulação da convocação do pleito nos moldes que foram realizados.
Veja o resumo da fala da pré-candidata Benedita Costa nas redes sociais:
"É com grande alegria que comunicamos duas importantes vitórias na justiça contra aqueles que tentaram barrar o registro da nossa chapa para concorrer às eleições do SINPROESEMMA.Nossos adversários entraram com uma ação para suspender a liminar que nos concedeu 10 dias para o registro da nossa chapa. Além disso, entraram com um pedido de reconsideração para a juíza que concedeu essa liminar.
No entanto, a justiça prevaleceu! A juíza não acatou o pedido de reconsideração e manteve a extensão do prazo de 10 dias para o registro da nossa chapa.
E mais, o desembargador Luís de França Belchior indeferiu o pedido de liminar dos nossos adversários contra a nossa chapa.
Essa é uma grande vitória para todos os educadores que acreditam na necessidade de resgatar o SINPROESEMMA para a luta em defesa dos nossos direitos.
Convocamos todos(as), companheiros e companheiras que desejam um sindicato forte, combativo e que lute pelos interesses da categoria a se juntarem a nós nessa caminhada.
Vamos juntos construir um SINPROESEMMA livre das garras dos aproveitadores e que esteja verdadeiramente a serviço dos educadores!
Divulgado resultado do vestibular da Uema; confira
Nesta edição, foram ofertadas 5.363 vagas, distribuídas em diversos cursos e áreas do conhecimento, abrangendo campi localizados em 23 cidades maranhenses. Entre os cursos mais concorridos estão Medicina, Curso de Formação de Oficiais (PMMA e BMMA), Medicina Veterinária, Direito, Psicologia, Fisioterapia, Agronomia e Enfermagem que figuraram como destaque na relação de candidatos por vaga.
As provas do PAES 2025 foram realizadas no dia 1º de dezembro de 2024, em etapa única, com 60 questões objetivas e uma produção textual. A seleção também contemplou vagas no Sistema Especial de Reserva, com oportunidades específicas para candidatos negros, indígenas e pessoas com deficiência, reafirmando o compromisso da Uema com a inclusão e a democratização do acesso ao ensino superior.
Os aprovados devem ficar atentos aos próximos passos, incluindo o período de matrícula e o início das aulas. Informações detalhadas sobre prazos e documentos necessários serão divulgadas no portal oficial da Uema.
CONFIRA AQUI O RESULTADO
Gleisi celebra desconto de Itaipu na conta de luz para mais de 70 milhões de brasileiros
O bônus foi anunciado pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em novembro de 2024. A medida destina cerca de R$ 1,3 bilhão acumulados na Conta Itaipu, um fundo do setor elétrico brasileiro que administra a energia gerada pela usina. Os valores são redistribuídos aos consumidores residenciais e rurais com consumo mensal inferior a 350 kWh em pelo menos um mês de 2023, conforme previsto na Lei 10.438/2002 e no Decreto 11.027/2022.
O benefício é financiado por diferentes fontes: R$ 399 milhões de saldo positivo de 2023; R$ 842 milhões acumulados entre 2020 e 2021 e devolvidos ao fundo no ano passado; e R$ 65 milhões provenientes de rendimentos financeiros. Os descontos, que variam de R$ 16,66 a R$ 49, são proporcionais ao consumo e priorizam famílias de menor renda. O governo destaca que a ação contribui para aliviar o orçamento doméstico em um momento de desafios econômicos.
Os consumidores podem conferir o abatimento diretamente na conta de luz, na seção “itens da fatura”, onde o desconto aparece identificado como “bônus Itaipu art. 21, Lei n. 10.438/02”. A iniciativa reforça o compromisso do governo Lula com políticas de redistribuição de recursos e redução das desigualdades sociais, ao mesmo tempo em que valoriza a gestão eficiente da usina binacional de Itaipu.
Felipe Camarão começa 2025 com intensa agenda
Em Caxias, foi recebido pelo prefeito Gentil Neto e pelo ex-prefeito Fábio Gentil, que demonstrou apoio ao vice-governador vestindo uma camisa com o slogan “Caxias tem Camarão”. Durante a visita, Felipe vistoriou obras e reafirmou o compromisso do governo estadual com a gestão municipal.
Em seguida, Camarão esteve em Codó, onde foi recepcionado pelo prefeito Chiquinho FC, correligionário de partido, e participou de vistorias de obras e eventos políticos. Um dos momentos marcantes da visita foi a 35ª Corrida de São Sebastião, organizada pelo prefeito e pelo deputado estadual Nagib, na qual o vice-governador não apenas marcou presença, mas também participou como corredor.
As movimentações fazem parte de uma estratégia clara de Felipe Camarão para se aproximar ainda mais da população e das lideranças municipais. Durante entrevistas, ele destacou que 2025 será um ano dedicado a “andar e trabalhar em todo o Maranhão”, reforçando sua presença nos municípios e consolidando sua posição como uma das principais lideranças políticas do estado.
Com uma agenda dinâmica e uma atuação que alia articulação política e envolvimento direto com as comunidades, Felipe Camarão vem se destacando como um nome forte para futuras disputas. E, se depender do ritmo que demonstrou em suas primeiras ações do ano, é seguro afirmar que ele está literalmente disparando na corrida política no Maranhão.
Brandão confirma mudanças no secretariado
“Você tem que ter a capacidade de fazer com que todos toquem afinados nesta orquestra. Temos dois anos de governo e a gente tem a capacidade de avaliar para fazer os reparos”, afirmou o governador.
Brandão destacou que as mudanças serão baseadas na avaliação de desempenho de cada gestor. “Alguns secretários estão dando muito certo, e outros podem ter maior sucesso em outras áreas”, disse.
Sobre mudanças com características políticas, já com vistas às eleições de 2026, o governador garantiu que “será feito o debate”.
Brandão já fez alguns movimentos em cargos de segundo escalão na Seduc e na Secap, dando mais espaço ao PT na estrutura governamental. Também chegou a exonerar Pedro Chagas da pasta de Meio Ambiente (Sema), porém, sem poder indicá-lo para o Porto do Itaqui, anulou o ato. Por fim, trouxe Raimundo Cutrim de volta ao cenário político, como secretário de Assuntos Legislativos.
Do Marrapá
'Bolsonaro continua tramando um golpe contra a democracia no Brasil', alerta Gleisi
247 - A presidente do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), acusou Jair Bolsonaro (PL) de continuar articulando ameaças contra a democracia brasileira. Em uma postagem nas redes sociais, Gleisi reagiu à entrevista concedida pelo ex-presidente ao jornal norte-americano The New York Times, classificando as declarações de Bolsonaro como evidência de suas intenções golpistas.
“A inacreditável entrevista de Jair Bolsonaro ao New York Times mostra que o inelegível é capaz de espalhar mentiras em qualquer idioma, mas também comprova que ele continua tramando um golpe contra a democracia no Brasil. É este o sentido de seu apelo a Trump, Musk e Zuckerberg para que o livrem da cadeia, usando poderes externos para mudar o curso da Justiça e da política em nosso país”, afirmou Gleisi.
A declaração da parlamentar se refere às falas de Bolsonaro durante a entrevista em que expressou esperança de que figuras como o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, e os bilionários Elon Musk e Mark Zuckerberg possam influenciar o cenário político brasileiro. Para Gleisi, esse apelo evidencia uma tentativa de interferência externa nas instituições democráticas do Brasil.
Durante a entrevista, Bolsonaro negou ter planejado um golpe após as eleições de 2022, mas admitiu ter discutido a edição de um decreto golpista: “não vou negar para você, mas na segunda conversa foi descartado”. Ele também minimizou investigações sobre planos de assassinato contra autoridades como o presidente Lula (PT), o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro Alexandre de Moraes.
Gleisi Hoffmann destacou ainda a exposição de ministros do STF indicados por Bolsonaro, como André Mendonça e Nunes Marques, sugerindo que o ex-presidente confia que esses magistrados possam favorecer seu retorno à política. "Felizmente não é para o New York Times que Bolsonaro precisa se explicar, mas para a Justiça brasileira, que é soberana e não se guia pelos algoritmos, mas pela Constituição e o Código Penal", reforçou a presidente do PT.
Após sofrer tentativa de homicídio, homem é socorrido e executado dentro de ambulância no MA
De acordo com a Polícia Militar do Maranhão (PM-MA), o homem e mais um outro rapaz, não identificados, haviam sido alvos de uma tentativa de homicídio no bairro Campo Belém, no município. Dois criminosos armados alvejaram as duas vítimas e um deles, foi baleado no peito.
Segundo a polícia, após serem baleados, os rapazes foram socorridos e estavam sendo levados para o Hospital Municipal Gentil Filho, em uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). No caminho para o hospital os dois criminosos, que haviam tentado matar os rapazes, interceptaram o veículo com o auxílio de uma motocicleta.
A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) investiga o caso. Até o momento, não se sabe ainda a motivação do crime.
Em nota, a Prefeitura de Caxias informou que nenhum membro do SAMU foi ferido durante ação e em seguida, receberam assistência. O município afirmou que trabalha para garantir a segurança dos funcionários e cidadãos e, vai colaborar com as investigações sobre o caso.
Vice-Prefeito Nelson do Nanxi participa, em São Luís, da entrega de prêmio professor alfabetizador
O vice-prefeito de Tuntum, Nelson do Nanxi, participa, na manhã de hoje(14), no auditório do Multi Center SEBRAE, no Alto do Calhau, em São Luís, de uma agenda de trabalho organizada pelo Governo do Maranhão e SEDUC que envolve a entrega de várias premiações para a educação do Estado.
Nelson do Nanxi representa, nesta agenda da educação, em São Luís, o Prefeito de Tuntum Fernando Pessoa.
Acompanha o Vice-Prefeito Nelson do Nanxi em São Luís a Secretaria Municipal de Educação Maria de Jesuz, o secretário municipal adjunto de agricultura Lorin, a professora alfabetizadora premiada Eva Araújo da Escola Municipal Zezila Brasil e o Professor Emerson Araújo da UNCME-MA.
TV Assembleia do Piauí entrevistou o professor Emerson Araújo de Tuntum - Maranhão neste último sábado(11)

Fake news sobre taxação no Pix se espalha no comércio; governo reage com vídeos de Lula e Haddad
A reação do Executivo ocorreu em diferentes frentes. Um vídeo do ministro Haddad circulou nas redes, em que ele reforça que “não haverá taxação do Pix” e explica que o único foco do governo é a fiscalização de grandes transações, sobretudo no caso das casas de apostas. Além disso, a Secretaria de Comunicação Social (Secom) intensificou os esforços de esclarecimento público, com publicações que destacam o caráter infundado dos rumores. A pasta ainda está em fase de transição, com a saída de Paulo Pimenta e a posse de Sidônio Palmeira como novo ministro.
Levantamentos de agências especializadas em análise de dados revelam a dimensão do problema. A consultoria Palver, por exemplo, identificou que, em 500 grupos do WhatsApp, uma em cada quatro mensagens sobre Pix mencionava “taxação” ou termos semelhantes. Outro estudo, da Bites, mostrou 548 mil menções ao Pix em redes sociais e blogs, resultando em 6,5 milhões de interações. Muitas dessas publicações traziam alegações falsas de que o governo criminalizaria o porte de dinheiro físico ou criaria novos impostos.
Nesta sexta-feira (10), o presidente Lula chegou a fazer um Pix de R$ 1.013 para o Corinthians, em um ato simbólico para desmentir, mais uma vez, a suposta taxação: “Eu quero provar que é mentira. O governo não vai taxar o Pix. O que vamos fazer é fiscalizar para evitar lavagem de dinheiro.”
Sobe para 12 o número de mortos após queda de ponte no rio Tocantins; cinco seguem desaparecidos
A ponte, na BR-226 que liga as cidades de Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO), desabou na tarde do último domingo (22). Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), do governo federal, o desabamento aconteceu porque o vão central da ponte cedeu. A causa do colapso ainda vai ser investigada, de acordo com o órgão.
Duas das vítimas localizadas e que tiveram os corpos retirados do rio na terça-feira estavam dentro de um carro branco, modelo Voyage. Dentro do carro estavam os corpos de Cássia de Sousa Tavares, de 34 anos, e a filha Cecília Tavares Rodrigues, de 3 anos, que viajavam junto com Jairo Silva Rodrigues, de 36 anos, o único sobrevivente da tragédia.
Segundo a Marinha, o corpo que foi localizado mas ainda não foi retirado do rio, está preso em um caminhão. Equipes de resgate vão trabalhar nesta quarta-feira para fazer a retirada da vítima.
Abertura de comportas
Entre a terça-feira (31) e a sexta-feira (3), devido a abertura das comportas da Usina Hidrelétrica de Estreito para o rio Tocantins serão restringidas, das 9h às 15h, as operações de mergulho no rio Tocantins, além do uso de drones aquáticos usados pelas equipes de resgate.
Jairo Silva Rodrigues, de 36 anos, foi resgatado e encontrado com vida após o desabamento da ponte, ainda no domingo (22). Após o resgate, ele foi levado para o Hospital Municipal de Estreito e em seguida, transferido para um hospital de Imperatriz.
Outras vítimas localizadas e resgatadas
Lorranny Sidrone de Jesus, de 11 anos. O corpo dela foi localizado na terça-feira (24). Ela estava em um caminhão que transportava portas de MDF, que saiu de Dom Eliseu (PA) e que caiu no rio Tocantins;
Kécio Francisco Santos Lopes, de 42 anos. O corpo dele foi localizado na terça-feira (24). Segundo a Secretaria de Segurança Pública, ele era o motorista do caminhão de defensivos agrícolas;
Andreia Maria de Souza, de 45 anos. O corpo foi encontrado na terça-feira (24). Ela era motorista de um dos caminhões que carregavam ácido sulfúrico;
Anisio Padilha Soares, de 43 anos. O corpo dele foi localizado na quarta-feira (25);
Silvana dos Santos Rocha Soares, de 53 anos. O corpo dela foi localizado na quarta-feira (25);
Elisangela Santos das Chagas, de 50 anos. O corpo dela foi encontrado por mergulhadores na manhã da quinta-feira (26). Ela estava em uma caminhonete, junto com o marido, o vereador Alison Gomes Carneiro (PSD);
Rosimarina da Silva Carvalho, de 48 anos. O corpo dela foi localizado também na quinta (26);
Alison Gomes Carneiro, de 57 anos. O vereador do PSD teve o corpo localizado na manhã de domingo (29). Ele estava na caminhonete com a esposa, Elisangela Santos, que também morreu na tragédia.
Cássia de Sousa Tavares, de 34 anos. O corpo dela foi retirado do rio na terça-feira (31) e estava dentro de um veículo. Ela viajava com a filha, Cecília de três anos e o marido, Jairo Silva Rodrigues. Apenas ele sobreviveu a tragédia.
Cecília Tavares Rodrigues, de 3 anos. O corpo dela foi retirado do rio na terça-feira (31). A menina viajava com a mãe, Cássia e com o pai, Jairo Silva Rodrigues.
Tanques com substâncias químicas estão intactos
No dia do acidente, tanques de três caminhões que caíram no rio Tocantins, após o desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, transportavam 76 toneladas de ácido sulfúrico e 22 mil litros de defensivos agrícolas. No entanto, os tanques estão intactos e o risco de vazamento e contaminação do meio ambiental é mínimo.
A informação foi confirmada na quinta-feira (26), pelo supervisor de Emergência Ambiental da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Caco Graça.
“O pior cenário seria se a carga tivesse sido expelida durante a queda. Isso não aconteceu, os tanques estão intactos, a partir da visão do sonar da Marinha e, também, das equipes técnicas (da Sema), que identificaram isso”, afirmou o supervisor.
Caco Graça informou que, durante a retirada do material contaminante, é possível que uma quantidade muito pequena de produtos químicos tenha contato com a água, mas não há possibilidade de causar sérios riscos à vida humana e ao meio ambiente.
“Como já foi trazida a informação pela Agência Nacional de Águas, se toda a carga que está ali tivesse vazada no rio, ainda assim ela não daria prejuízo à vida humana em função da diluição. Lógico que no local, no ambiente ali, no perímetro, você ia ter uma contaminação. E essa alteração de pH e outros tipos de ações ia provocar a mortandade da biota local. Por isso, que nós recomendamos que as pessoas não se aproximem do local, mesmo com embarcações. Então, na retirada, poderá haver (vazamento), mas o risco de contaminação e impacto ambiental ele é pequeno”, afirmou Caco Graça.
O supervisor de Emergência Ambiental explicou, ainda, que, aós encerrar o período de buscas pelas vítimas, será aplicado um plano específico para retirada do material contaminante.
“Muito provavelmente retirar o material pra depois retirar os caminhões, retirar os veículos. Esse é um processo complexo, que requer equipe técnica, que já está no local, são duas empresas. Toda essa articulação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, ela faz parte de um plano de atendimento a emergências. Então nós temos que tomar muito cuidado com todas essas ações que estão sendo desenvolvidas”.
Caco Graça destacou, ainda, que as pessoas evitem o contato com embalagens nas imediações do Rio Tocantins e que, caso identifiquem algum tipo de material ao longo do rio, principalmente das bombonas de vinte litros com herbicidas, comuniquem as empresas que estão no posto de comando ou um responsável pelo posto, para retirar esse material sem risco de contaminação a ninguém.
Retirada dos tanques
Apesar do risco pequeno de vazamento, os tanques com ácido sulfúrico e pesticidas agrícolas que caíram no rio Tocantins poderão ficar submersos por 15 ou até 30 dias.
“É importante a gente manter o monitoramento e a cautela enquanto esse material estiver lá. Se ele [tanque] se romper ainda existe algum risco, que é pequeno, mas controlado. É preciso a gente atuar para eliminar totalmente o risco. (…) Se houver algum indício de vazamento, deve ser interrompido imediatamente o abastecimento de água”, afirmou Alan Vaz Lopes, superintendente Adjunto de Operações e Eventos Críticos da Agência Nacional de Águas (ANA).
Situação de emergência
A Prefeitura de Estreito decretou situação de emergência no município. Um decreto, assinado pelo prefeito Léo Cunha (PL), cita a necessidade de apoio técnico e financeiro dos governos federal e estadual, já que o município estaria com falta de recursos para atender várias demandas urgentes decorrentes da queda da ponte.
Além da localização e resgate dos corpos dos desaparecidos, o prefeito cita prejuízos às atividades agrícolas e pesqueiras, além do risco de contaminação do rio Tocantins devido aos tanques de ácido sulfúrico e de pesticidas que caíram na água, com a queda da ponte.
O desabamento
O acidente aconteceu na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, entre os estados de Maranhão e Tocantins. Segundo autoridades, oito veículos caíram no rio Tocantins, que passa sob a ponte.
A estrutura foi construída na década de 1960, tem 533 metros de extensão e liga as cidades de Estreito, no Maranhão, e Aguiarnópolis, no Tocantins, pela BR-226.
Ela integra o corredor rodoviário Belém-Brasília. As más condições da ponte vinham chamando a atenção de quem passava por lá. Um vereador de Aguiarnópolis (TO) filmava rachaduras na ponte no momento em que a estrutura começou a ceder. (Do G1).