TSE divulga quais cidades do Maranhão receberão tropas federais nas eleições; confira!


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, nesta semana, o pedido de envio de forças federais para atuar em 50 municípios do Maranhão durante o 1º turno das eleições de 2024. A solicitação foi realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado para garantir a segurança durante o pleito.

O TSE divulgou, nesta quinta-feira (26), a lista das 50 cidades maranhenses que receberão o apoio federal durante o dia das votações.

Após a aprovação do TSE, os pedidos são encaminhados ao Ministério da Defesa, que assume a responsabilidade pela coordenação e execução das ações, visando garantir tranquilidade durante a votação e apuração dos votos.

Confira as cidades que receberão reforço na segura:
Afonso Cunha;
Altamira do Maranhão;
Amarante do Maranhão;
Araguanã;
Araioses;
Arame;
Bacabal;
Bacuri;
Balsas;
Barra do Corda;
Bela Vista Maranhão;
Benedito Leite;
Bequimão;
Bom Jardim;
Buriti Bravo;
Buriticupu;
Cachoeira Grande;
Cândido Mendes;
Cantanhede;
Centro Novo do Maranhão;
Chapadinha;
Cururupu;
Dom Pedro;
Fernando Falcão;
Formosa da Serra Negra;
Godofredo Viana;
Governador Nunes Freire;
Grajaú;
Humberto de Campos;
Itaipava do Grajaú;
Itapecuru-Mirim;
Jenipapo dos Vieiras;
Joselândia;
Maranhãozinho;
Mata Roma;
Matões;
Nova Olinda do Maranhão;
Pinheiro;
Presidente Sarney;
Presidente Vargas;
Santa Luzia;
Santa Quitéria do Maranhão;
São Domingos do Maranhão;
São João Batista;
São Luís;
São Mateus do Maranhão;
Serrano do Maranhão;
Tuntum;
Turiaçu;
Viana; e
Vitorino Freire

Blog do Clodoaldo Corrêa

Polícia Federal deflagra operação contra crimes previdenciários no Maranhão

Blog do John Cutrim - A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira, 18 de setembro de 2024, a OPERAÇÃO CAMISARIA, com a finalidade de reprimir crimes contra o sistema previdenciário nos municípios de São Luís/MA, São José de Ribamar/MA, Santa Rita/MA e Guimarães/MA.

A investigação, iniciada em abril de 2024 e conduzida pela Força-Tarefa Previdenciária da Polícia Federal do Maranhão, apurou que o grupo criminoso aliciava idosos vulneráveis e em situação de rua, para que se passassem por beneficiários do INSS. Novos documentos de identificação eram fabricados com as fotos desses idosos, com o objetivo de enganar funcionários de instituições bancárias e, assim, sacar os valores dos benefícios previdenciários.

Após realizar os saques e até mesmo contrair empréstimos bancários, os idosos recebiam uma quantia ínfima e eram devolvidos às ruas, até que o grupo precisasse utilizá-los novamente. Por esse motivo, várias dessas pessoas vulneráveis foram exploradas diversas vezes pelo grupo criminoso.

De acordo com os cálculos efetuados pela Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social (CGINP), o prejuízo anual com o pagamento de 45 (quarenta e cinco) benefícios ativos, inicialmente identificados, aproxima-se de R$ 930 mil. A economia projetada com a futura suspensão dos benefícios, considerando-se a expectativa de sobrevida do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), atinge a cifra de R$ 10,8 milhões.

No total, 70 policiais federais cumpriram 20 mandados de busca e apreensão expedidos pela 1ª Vara Federal Criminal da SJMA, decorrentes de representação elaborada pela Polícia Federal. Dentre as medidas cautelares deferidas constam, ainda, a determinação para o afastamento dos sigilos bancário e fiscal, e o sequestro de bens dos investigados.

Se confirmadas as suspeitas, os investigados poderão responder pelos crimes de estelionato majorado contra o INSS, falsificação de documentos públicos e associação criminosa, com penas que, somadas, podem ultrapassar 15 anos de prisão.

O nome da operação foi inspirado no apelido dado pelos criminosos aos suportes originais dos documentos de identidade fraudados, chamados por eles de “camisa”.

Fernando Pessoa(PDT) arrastou multidões neste final de semana em Tuntum


O prefeito e candidato  a releição em Tuntum,  Fernando Pessoa(PDT) e seu grupo político realizaram, neste último final de semana, dois megas arrastões na cidade.

O primeito arrastão de Fernando Pessoa(12) aconteceu,  no útimo sábado(14),  saindo da Vila Luizão até o centro da cidade,  na Praça São Francisco. A estimativa de público, nesta grande festa cívica do grupo cobra, ficou em torno de mais de dez mil pessoas que circularam entre carros de sons e lambadões alegres e cheios de "memes" de exaltação as benfeitorias do jovem prefeito de Tuntum.

No domingo(12), Fernando Pessoa e seu grupo político estiveram no Povoado Cigana, zona rural de Tuntum, onde o arrasatão foi maracado pela presença de mais de cinco mil pessoas, pulando e cantando jingles animados da campanha dos Cobras tuntuenses.

Fernando Pessoa, a maior lidenaça política da região central do Maranhão  

Demonstrando popularidade e carisma, Fernando Pessoa vem chamando a atenção. também, por um discurso recheado de promessas desenvolvimentistas para a cidade de Tuntum, algumas delas já cumpridas e outras que serão efetivadas com a vitória esmagadora da reeleição em outubro próximo  do jovem político maranhense.

Fernando Pessoa um gestor municipal moderno, "o novo que deu certo"

"O novo que deu certo" é o mote que carrega a campanha a reeleição de Fernando Pessoa(PDT - 12) em outbro próximo. Construtor de obras estratéticas para Tuntum nos últimos quatros anos, Fernando Pessoa já fez e reformou várias escolas públicas, postos de saúde, rodoviária, matadouro, pontes com destaque para as pontes da Vila Mata e Mil Réis, pagamento dos funcionários públicos criteriosmante em dia, garantia da limpeza pública, apoio ao esporte amador e profissional (lembrar que a cidade  é conhecida nacionalmente por conta do Tuntum Esporte Clube), estradas nos povoados, praças contsruídas e transporte escolar garantido. Fernando Pessoa é um construtor de tendas, o maior prefeito da história moderno de Tuntum.

Vitória garantida 

Os dois arrastõesdos cobras neste final de semana em Tuntum reafirmou o que já se tinha certeza, ou seja, Fernando Pessoa será o próximo Prefeito de Tuntum a partir de janeiro de 2025 para a alegria e feliciades  dos tuntuenses da zona urbana e rural do município com uma esmagadora maioria quem viver verá. 

Policial é morto durante operação contra fraude no Maranhão

Um policial civil identificado como Marcelo Soares da Costa, foi assassinado na manhã desta terça-feira (3) durante uma operação do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), no município Santa Luzia do Paruá, no Maranhão. Marcelo, que é policial do DRACO, foi morto pelo alvo da Operação Turismo Criminoso, identificado como Bruno Arcanjo.

A Operação, deflagrada na manhã desta terça contra um grupo de fraudes no Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (DETRAN-PI), tinha o objetivo de cumprir cinco mandados de prisão temporária contra os alvos investigados. Dentre eles, estava Bruno Arcanjo, que recebeu a equipe policial a tiros, atingindo Marcelo Soares, que morreu no local.

O criminoso foi preso em flagrante por homicídio e teve a arama apreendida pelos agentes.

Em entrevista ao portal O DIA, o delegado Laércio Evangelista, coordenador do Draco, afirmou que o policial foi assassinado no momento em que a equipe cumpria mandado de prisão contra um homem identificado como Bruno Arcanjo. Ao chegarem à residência, o suspeito teria recebido a equipe a tiros. Um dos disparos atingiu o agente na região do tórax.

“A gente entrou na casa para dar cumprimento ao mandado de prisão e ele efetuou alguns disparos, que acabou atingindo o Marcelo. Imediatamente a gente prestou socorro e o levou ao hospital, mas ele acabou não resistindo”, informou o delegado.

A Operação Turismo Criminoso tinha como objetivo cumprir cinco mandados de prisão temporária contra investigados em um esquema de fraude no Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) do Piauí.

A equipe do Draco ainda está no município de Santa Luzia do Paruá aguardando a chegada de um avião para fazer a remoção do corpo do policial e trazê-lo ao Piauí.

Em nota, a Polícia Civil do Piauí lamentou a morte do policial e destacou o trabalho de Marcelo Soares.

“A Polícia Civil vem manifestar profundo pesar pelo falecimento do Agente de Polícia Civil Marcelo Soares da Costa, 42 anos, durante cumprimento de mandado de prisão no Estado do Maranhão. Marcelo foi assassinado durante a ação policial, tendo recebido um disparo de arma de fogo no tórax.

Durante sua atuação policial mostrou talento, compromisso, e ingressou nas Operações Especiais, tendo sido em sua última lotação,membro do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas, DRACO. Também atuou na formação policial na Academia de Polícia Civil, repassando seus conhecimentos.

A todos os policiais civis, em nome de toda a Instituição, o delegado-geral, Luccy Keiko Leal Paraíba deseja conforto aos amigos e familiares desse vocacionado policial civil, que tanto honrou o distintivo que o povo do Piauí lhe confiou.”

Blog do John Cutrim