Coautor da chacina em Sinop é morto em troca de tiros com policiais

247 - Um dos dois homens que participaram da chacina de Sinop, em Mato Grosso, Ezequias Souza Ribeiro, de 27 anos, morreu nesta quarta-feira (22) após uma troca de tiros com policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope). Policiais encontraram Ribeiro em uma região de mata, distante a cerca de 14 quilômetros de Sinop.

As investigações apontaram que Ezequias usava uma pistola ponto 40 e foi o responsável por render as vítimas e obrigá-las a se encostar na parede.

O outro suspeito, Edgar Ribeiro de Oliveira, de 30 anos, continua foragido. Ele aparece nas imagens usando uma espingarda calibre 12 para atirar nas vítimas pelas costas.

A dupla perdeu cerca de R$ 4 mil em apostas de jogo de sinuca e resolveram matar outras pessoas que teriam participado das partidas. Confira imagens do crime.

Prefeito confirma que família de Rosário está entre as vítimas da tragédia no Litoral Norte de São Paulo

O prefeito de Rosário – cidade distante 75 km de São Luís – Calvet Filho, confirmou nesta terça-feira, 21, que uma família natural do município está entre as vítimas tragédia que se abateu sobre o Litoral Norte de São Paulo, no último no fim de semana.

Entre as vítimas fatais, segundo o prefeito, em publicação nas redes sociais, estão os irmãos Joina Rocha e Felipe Rocha, de 16 e 9 anos, respectivamente. Os pais deles, Jonatas Rocha e Suelen Cristina, além do filho caçula do casal, Jonatas Gabriel, de 1 ano, seguem desaparecidos.

Calvet Filho, por meio de nota, se solidarizou com a família das vítimas, e se responsabilizou pelo traslado dos corpos para o Maranhão.

“Desde que tomei conhecimento do ocorrido, tenho conversado com os familiares e me comprometi a realizar o traslado dos corpos. É fundamental que nos unamos em solidariedade às vítimas e suas famílias, oferecendo todo o apoio e suporte que estiver ao nosso alcance neste momento. Neste momento de tristeza, pedimos a Deus que conforte a todos e conceda forças para enfrentar esse momento difícil”, publicou o prefeito.

As chuvas que devastaram o Litoral Norte de São Paulo durante o último final de semana deixaram ao menos 47 pessoas mortas e outras 40 estão desaparecidas, de acordo com o último balanço divulgado pela Defesa Civil. (Jornal Pequeno)

"Apoio de Lula é combustível para lutarmos até o fim", diz prefeito de São Sebastião

 

247 - O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto (PSDB), usou as redes sociais para comentar o encontro com o presidente Lula, nesta segunda-feira 20). Lula e outros sete ministros sobrevoaram as regiões atingidas pelas fortes chuvas e depois se reuniram em São Sebastião com o prefeito da cidade e com o governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos).

"Não consigo descrever em palavras o sentimento que está dentro de mim neste momento. O apoio e respeito do @LulaOficial a cidade de São Sebastião/SP, vem como combustível para lutarmos até o último minuto em busca de vidas dentro deste cenário devastador que estamos enfrentando!", escreveu o prefeito, publicando uma foto ao lado de Lula.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, também agradeceu ao presidente Lula, que estava de folga na Bahia, mas viajou para o território paulista.

Lula vai ao Litoral de SP e coloca governo à disposição para atuar nas áreas afetadas pelas chuvas

 247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste domingo (19) que todo o governo federal e as Forças Armadas estão à disposição para atuar nas áreas atingidas pelo temporal no litoral norte de São Paulo. Ele informou ainda que vai visitar as áreas afetadas nesta segunda-feira (20).

"Expresso minha solidariedade aos moradores do litoral norte de SP que sofrem transtornos e perdas em função das fortes chuvas. O @govbr, por meio da @DefesaGovBr e do @mdregional_br, acompanha a situação e determinou o deslocamento do GADE, grupo de apoio a desastres, ao estado", afirmou Lula em suas redes sociais.

"Vamos reunir todos os níveis de governo e, com a solidariedade da sociedade, atender feridos, buscar desaparecidos, restabelecer as rodovias, ligações de energia e telecomunicações na região. Meus sentimentos às famílias que perderam pessoas queridas nesta tragédia", acrescentou.

“Quantos morreram porque seguiram o genocida e não se vacinaram?”, questiona Boulos

247 - O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) criticou Jair Bolsonaro (PL) após a Controladoria-Geral da União (CGU) Vinícius de Carvalho que o ex-ocupante do Planalto tomou a vacina Janssen contra a Covid-19.

"Quebra do sigilo indica que Bolsonaro se vacinou escondido no meio da segunda onda de COVID enquanto milhares de brasileiros morriam por dia. Quantos dos 700 mil mortos morreram porque ouviram o genocida e não se vacinaram?", escreveu o parlamentar no Twitter.

O deputado federal Rogério Correia (PT-MG) apresentou um requerimento para que o cartão de vacinação de Bolsonaro seja apresentado ao Congresso Nacional.

Bolsonaro foi um dos alvos da Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid em 2021, quando a CPI sugeriu a autoridades o indiciamento dele por nove crimes relacionados à pandemia. O ex-ocupante do Planalto ainda não foi condenado.

O ex-chefe do Executivo federal sofreu mais de 140 pedidos de impeachment durante o seu governo. Alguns dos pedidos citaram ilegalidades referentes ao gerenciamento de políticas públicas para ajudar a população a se prevenir do coronavírus.

Prefeitura de Turilândia cancela carnaval

 

A Prefeitura de Turilândia, no Maranhão, decidiu cancelar as festividades de Carnaval programadas para 2023. O motivo é uma ação do Ministério Público que pediu o cancelamento das festividades por conta de mudanças no planejamento com a Polícia Militar e mau uso dos recursos públicos.


“A Prefeitura de Turilândia por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, COMUNICA a todos que o carnaval de Turilândia “Folia e Alegria Sunset” foi CANCELADO em razão do procedimento administrativo SIMP 000140-051/2023 instaurado pelo titular da Promotoria de Justiça de Santa Helena, o Senhor Hagamenon De Jesus Azevedo”, disse.

O anúncio foi feito nesta segunda-feira (13) pelo prefeito da cidade, Paulo Curió. Antes, a prefeitura planejava um Carnaval nos dias 18, 19 e 20 de fevereiro. Chamado de ‘Folia e Alegria Sunset’, o evento aconteceria na orla da Beira Rio e dentre as atrações confirmadas estavam Chicabana, Thales Play e Taty Girl.

Dentre os motivos da ação do MP contra a Prefeitura de Turilândia está uma mudança no planejamento de segurança do Carnaval, que teria sido estabelecido em conjunto com a Polícia Militar e Civil, em uma reunião ocorrida no dia 27 de janeiro.

Segundo o promotor Hagamenon de Jesus, foi acordado que as festividades ocorreriam apenas no dia 20 de fevereiro, com palco no Cais da cidade, com música ao vivo das 16 horas até meia-noite, com previsão de arrastão com uso de carretinha até o local do evento. No entanto, a Prefeitura anunciou três dias de Carnaval.

Além disso, o promotor afirma que a contratação de bandas artísticas e shows com uso de muito dinheiro público pode configurar despesa ilegítima e irregularidades das contas de gestão. Nesse contexto, ele diz que há algumas pendências da gestão a serem sanadas, como o transporte escolar – no qual os ônibus reprovados em inspeção -, e realização de concurso público com número de vagas compatíveis com as contratações temporárias.

Esse não é o primeiro caso em que uma prefeitura cancela o Carnaval a poucos dias do evento. Em Governador Edison Lobão, o prefeito Geraldo Braga informou que a festa não será realizada porque o município tem dívidas a pagar. Na virada do ano, a cidade também optou por cancelar as comemorações por não fazer festa pelo mesmo motivo.

“Estamos com débitos que precisam ser honrados e não temos como gastar dinheiro com uma festa pública em detrimento a questão do recolhimento da previdência social. A prefeitura não fará Carnaval”, afirmou Geraldo Braga.

Blog do Clodoaldo Corrêa

Polícia prende dois suspeitos de matar estudante; um deles responde a cinco crimes

 Em coletiva de imprensa, o delegado geral Lucy Keiko confirmou que dois homens foram presos no início da noite desta segunda-feira (13) suspeitos de participar da morte estudante de medicina Flávia Cristina Wanzeler Sampaio, durante uma tentativa de assalto neste domingo, na zona Leste da capital.

Francisco Emanoel Santos Gomes, conhecido como Biel, foi preso no município maranhense de Caxias, na casa da namorada, que também foi conduzida pelos policiais. Com ele, a polícia apreendeu uma arma de fogo e drogas.

Biel responde por roubo, homicídio e também a outros dois processos quando era menor de idade. Ele foi solto em meados do ano passado.

Também foi preso Denilson Weviton Santos Nicolau, localizado no bairro Morada do Sol, na zona Leste de Teresina. Denilson é natural do estado do Ceará. A Polícia Civil já entrou em contato com a polícia do estado vizinho em busca de mais informações sobre o histórico criminal dele.

Um terceiro suspeito já foi identificado e está sendo procurado.

O secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, o coordenador do DHPP, delegado Francisco Baretta, e o delegado geral, Lucy Keiko, fizeram desabafos sobre a soltura de presos perigosos e pediram apoio da justiça para evitar esse tipo de situação.

O delegado Baretta também informou que a polícia investiga se o alvo dos criminosos era o carro do namorado da vítima ou apenas pertences do casal. Baretta ainda reafirmou que o bando usava um carro roubado.

O Superintendente de Operações Integradas da SSP, delegado Matheus Zanatta, e o coordenador de operações da PM, coronel Jacks Galvão, também participaram da entrevista coletiva.

Mais cedo, outros três homens e um adolescente foram conduzidos à sede do DHPP. Segundo a Polícia, eles são investigados por participação no roubo do carro que foi usado pelos suspeitos da morte da estudante de medicina.

O Crime

A estudante de medicina Flávia Cristina Wanzeler Sampaio, de 23 anos, morreu após ser baleada na tarde deste domingo (12) durante uma tentativa de assalto na Avenida Homero Castelo Branco, na Zona Leste de Teresina. Ela ainda chegou a ser levada para um hospital particular, mas não resistiu aos ferimentos.

Segundo a Polícia, o caso foi registrado por volta das 16h.

Segundo informações do tenente Pessoa, do 5º Batalhão da PM, a vítima estava no carro com o namorado quando três criminosos chegaram e anunciaram o assalto. O rapaz teria tentado sair de ré e os suspeitos acabaram atirando.


Flash Yala Sena
redacao@cidadeverde.com

Prefeitura de Itinga é proibida de gastar com Carnaval

 

O Ministério Público do Maranhão (MPMA), em decisão proferida pelo juiz Antônio Martins de Araújo, determinou que a Prefeitura Municipal de Itinga do Maranhão se abstenha de fazer qualquer gasto com festas de Carnaval neste ano.

O pedido, formulado pelo promotor Thiago Quintanilha Nogueira, deriva de Ação Civil Pública do ano de 2019, motivada pelo funcionário precário do hospital público daquele município.

As denúncias vão de falta de medicamentos a problemas estruturais, além de carência de profissionais da saúde. “Diante da situação caótica na saúde, em especial no Hospital Municipal de Itinga, o patrocínio do evento festivo infringe o princípio da razoabilidade e interfere na qualidade de vida da população de Itinga que, não recebendo o tratamento médico e hospitalar nesta ubs, tem que peregrinar por atendimento em outras cidades”, destacou o magistrado na decisão.

Blog do Clodoaldo Corrêa

Menina síria de sete anos protege irmão em escombros após terremoto

 

247 - Circulou nas redes sociais uma cena em que uma menina de sete anos protegeu o irmão mais novo após ficarem soterrados na Síria, onde 1.900 pessoas morreram após o terremoto nessa segunda-feira (6). As crianças teriam ficado presas por 17 horas e foram retiradas com segurança. A imagem comovente foi compartilhada por Mohamad Safa, representante da Organização das Nações Unidas (ONU), de acordo com o portal Uol.

Um terremoto de magnitude 7,8 atingiu a região central da Turquia e o noroeste da Síria na madrugada de segunda-feira (6). Um total de 5.894 pessoas morreu na Turquia - são 7,8 mil mortes por causa da catástrofe. Mais de 10 mil pessoas ficaram feridas nos dois países, e milhares ainda estão desaparecidas.

Termina segunda-feira, 6, o prazo para inscrição no edital no valor de R$ 14 milhões para aceleração da agricultura familiar

São Luís (MA), 02 de fevereiro de 2023 - O Banco do Nordeste recebe, até próximo dia 6, as inscrições de entidades interessadas em concorrer ao edital 02/2022 que disponibiliza R$ 14 milhões em recursos não reembolsáveis para projetos de aceleração da agricultura familiar na área de atuação da Instituição. Após o cadastro da proponente, há o prazo até 14 de fevereiro para cadastro e envio do projeto.

Os recursos do Fundo de Desenvolvimento Econômico, Científico, Tecnológico e de Inovação (Fundeci) estão disponíveis para instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos, como fundações, institutos, autarquias, outras entidades da administração pública direta ou indireta, e Organizações da Sociedade Civil, que podem se inscrever para no edital pelo site do Banco do Nordeste.

O edital 02/2022 tem o objetivo de melhorar os níveis de produtividade e sustentabilidade na agricultura familiar, bem como proporcionar a difusão de tecnologias e de inovação. “Nós queremos estimular as famílias a terem uma melhoria em sua qualidade de vida realizando as atividades que já desenvolvem, mas utilizando técnicas mais modernas, inovadoras e muito mais produtivas. Acreditamos que essa transformação social passa pelo compartilhamento de informações e a capacitação dentro de sua realidade”, afirma o presidente do BNB, José Gomes da Costa.

Segundo o presidente, as novas capacitações técnicas devem estar diretamente ligadas às melhores práticas Ambientais, Sociais e de Governança (ASG). Tanto que, entre os critérios de avaliação das propostas estão sustentabilidade ambiental, inclusão social, redução das desigualdades sociais e promoção da diversidade.

Os projetos selecionados podem apresentar calendário de atividades atendendo três fases (Diagnóstico, Aceleração e Avaliação) distribuídas pelo período que varia de 12 a 36 meses, a partir da data de formalização do instrumento de convênio entre o Banco do Nordeste e as instituições selecionadas. Cada projeto contará com aporte não reembolsável que varia de R$ 100 mil até R$ 1 milhão com recursos do Fundeci.

A agricultura familiar responde por grande parte da segurança alimentar e nutricional da população brasileira, uma vez que é responsável por 70% dos alimentos consumidos no País. Existem, no País, cerca de cinco milhões de estabelecimentos rurais, dos quais 3,9 milhões são pertencentes a agricultores familiares, segundo dados do Censo Agropecuário 2017 do IBGE.

Investigação vai mostrar quem eram os “engenheiros” do golpe no Brasil, diz Dino

 

Durante entrevista nesta quinta-feira (2), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, comentou sobre as declarações do senador Marcos do Val (Podemos-ES).

Segundo o ministro, as falas de Do Val são “gravíssimas”, e os novos elementos, que já estão fazendo parte das investigações da Polícia Federal (PF), são probatórios de que “havia um grupo que planejadamente levou a uma série de atividades, inclusive aos atos do dia 8 de janeiro.”

“É uma declaração gravíssima. É claro que a Polícia Federal já recebeu hoje pela manhã esses elementos, como disse eles já constam na investigação nesse momento que nós estamos conversando”.

“Evidentemente diligências serão requeridas pelos delegados ao Poder Judiciário porque no âmbito dos inquéritos que já existiam nós temos agora um elemento probatório a mais mostrando que havia sim um grupo que planejadamente de modo articulado levou a uma série de atividades que nós vimos, inclusive ao atos do dia 8 de janeiro”, disse Dino.

“É claro que não significa dizer que todas as pessoas participaram de tudo, mas nós temos muita clareza, muita nitidez de que havia, infelizmente um grupo, inclusive dentro da política, dedicado a rasgar a constituição e tentar dar um golpe de estado no Brasil”, completou o ministro.

Flávio Dino também foi questionado sobre uma possível participação de Jair Bolsonaro (PL) na tentativa de realização de um golpe de Estado.

“Nós temos relatos que vão se somando, sempre mencionando pessoas muito próximas a ele. Os delegados competentes para o caso, o próprio Ministério Público, o Poder Judiciário vão levar em conta isto na investigação”.

“Evidentemente nós estamos diante de um fato novo que fortalece a ideia que além da responsabilidade política, essa já evidente, há cada vez mais indícios conducentes à responsabilidade jurídica do ex-presidente da República e de pessoas ligadas a ele na medida em que revelações feitas pelo senador”, disse.

“Lembremos que o ex-ministro da Justiça tinha na sua casa um planejamento de golpe de estado. Então são como se fossem tijolos que vão se somando na construção de um edifício; este edifício já tem materialidade; qual é a materialidade? Golpe de estado. Era um edifício em que se arquitetava um golpe de estado no Brasil. Agora quem eram os arquitetos, os engenheiros e os mandantes da construção deste edifício é isso que a investigação vai mostrar”, finalizou Flávio Dino.

 (CNN)

Governo do Piauí e SINTE-PI: Reunião acerta detalhes finais para pagamento do precatório do Fundef

Na manhã desta quarta-feira (1º), a Comissão que trata do precatório do Fundef esteve reunida para analisar os detalhes finais para liberação do pagamento dos beneficiários da ação. Participaram da reunião Jairo Moraes (PGE), Carla Almeida (UGP), Fábio Matos e Edimar Nascimento (SINTE).

A reunião analisou os links onde serão disponibilizados os dados dos beneficiários para identificar possíveis falhas no sistema. Os testes foram positivos. As principais informações a partir de agora são:

1 – A Seduc deve publicar uma Nota Técnica com todas as informações no Diário Oficial do Estado até o final desta semana;

2 – Será disponibilizado links com três formas de acesso, onde os beneficiários poderão consultar seus dados e em caso de divergência, fazer as correções:
a) Servidores da rede (ativos e aposentados);
b) Servidores que estão fora da rede (outros órgãos, bolsistas, temporários);
c) Herdeiros.

3 – A previsão de pagamento para o grupo dos servidores da rede (ativos e aposentados) está mantida para dias 07 e 08 de fevereiro.

4 – Um avanço muito importante foi a isenção do Imposto de Renda para os beneficiários, um ponto que o Sinte buscou entendimento junto à Comissão.

O SINTE-PI orienta que os beneficiários tenham em mãos matrícula e CPF, para acesso ao sistema, quando estiver liberado. O acesso será individualizado.

SINTE-PI

Pacheco manda recado a bolsonaristas e refuta impeachment de ministros do Supremo

247 - Reeleito presidente do Senado nesta quarta-feira (1), Rodrigo Pacheco (PSD-MG) afirmou que não acontecerão possíveis tentativas de impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Bolsonaristas defenderam nos últimos o afastamento de juízes do STF. Senadores é que decidem se um magistrado cometeu ou não algum crime.

"Esse argumento mentiroso de que impeachment de ministro do STF será a solução de tudo não será mais banalizado", disse Pacheco em entrevista a jornalistas em Brasília (DF).

O senador afirmou que vai pautar a relação com o Supremo "na base do diálogo, sem revanchismo e sem retaliação". "Vamos ser cooperativos, mas não subservientes com a presidência da República e com o Supremo Tribunal Federal", afirmou.

"Diferentemente do que sustentam sobre revanchismo, retaliação ou possível enquadramento ao Poder Judiciário, iremos cumprir nosso papel verdadeiro de solucionar o problema através da nossa capacidade de legislar, vamos legislar para se colocar limites aos poderes".