Ficou feio


Tuntum, na política, não difere muito das conjunturas nacional e estadual. E isso é fato incontestável quando se trata da fragilidade dos partidos políticos e das relações de apoios parlamentares cada vez mais vulneráveis que visam o "toma lá dá cá".

Portanto,  não há nada de se estranhar nos movimentos políticos recentes dos vereadores Renan Bílio e Zé de Ourim em retornar ao grupo do ex-prefeito Cleomar Tema de onde, em tese, saíram no começo do ano para emprestar apoio parlamentar na Câmara de Vereadores de Tuntum a preço de ouro ao atual gestor Fernando Pessoa.

Apesar das justificativas confusas dadas pelo vereador Renan Bílio  pelas redes sociais já que o  outro edil Zé de Ourim não se manifestou oficialmente, ficou patente,  na fala do mesmo,  que a motivação central deste abandono precoce da base de apoio do atual prefeito de Tuntum teria sido alguns interesses contrariados e a ciumeira desvairada que tem modelado o comportamento de algumas lideranças do meio eleitoral da cidade, inclusive os mais jovens que iniciam carreira política no município,  diga-se de passagem.

Zé de Ourim a parte, Renan Bílio sabe muito bem que  esta decisão política desastrada feita perpassa o "toma lá da cá"  que envolve os edis tuntunenses, a raiz toda deste retorno aos braços do "Pai Tema" (expressão icônica cunhada pela turma do ex-prefeito) está naquilo que a rádio calçada sabiamente fala: - "nenhum grupo político na cidade suporta três representantes da família Bílio (Ivalto, Josinaldo e, agora, Renan)  no mesmo espaço, no mesmo território eleitoral".  A rádio calçada em Tuntum acertou em cheio o real motivo de Renan Bílio ter deixado a base de apoio parlamentar do Prefeito Fernando Portela, basta lembrar do passado político recente na cidade para perceber isso claramente. Quem não se lembra do ex-vereador Josivan Bílio, líder da oposição  ao ex-prefeito Tema na câmara de vereadores, a quem chamava de ditador, imperador romano e outros adjetivos não publicáveis  para depois ser cooptado pelo mesmo Tema e pelo irmão Josinaldo Bílio para d não ser reeleito nunca mais? Renan Bílio, com esta decisão infantil recente,  parece ir na mesma direção do pai na próxima eleição municipal.

Não restam dúvidas, que com o recuo dos dois vereadores da sua base de apoio parlamentar,  o Prefeito Fernando Pessoa talvez tenha perdido a possibilidade de tornar Cleomar Tema inelegível em 2024, mas continua dando as cartas eleitorais no futuro em Tuntum, basta melhorar a sua coordenação política para não sofrer outros revezes ou abandonos nos próximos meses.

Quanto aos vereadores Zé do Ourim e Renan Bílio ficou feia, para o eleitor comum,   a aposta no retorno ao grupo político do ex-prefeito  Tema antes da hora e com esta infantilidade eleitoral  podem ter encerrado as suas carreiras políticas em 2024. Quem viver até lá verá.