Mundo I
3 números que revelam o assustador avanço do sarampo no mundo
Os especialistas chamam o quadro de "atrocidade" e "um fracasso coletivo": crianças continuam morrendo em decorrência do sarampo, uma doença que pode ser prevenida por meio de vacina.
O mundo esteve perto de erradicar a enfermidade, mas, diante da queda nas taxas de vacinação nos últimos anos, ela voltou a aparecer.
Segundo novas estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS) e dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, 140 mil pessoas morreram em decorrência do sarampo em 2018, como resultado de "surtos devastadores" em todas as regiões do mundo. (BBC Internacional)
Mundo II
Impeachment de Trump avança nos EUA: entenda o caso em poucas palavras (ou em detalhes)
Você já deve ter ouvido falar que a reação a um polêmico telefonema com um líder estrangeiro ameaça o futuro da Presidência de Donald Trump.
O presidente americano enfrenta um inquérito de impeachment sob a acusação — que ele nega — de ter condicionado ajuda militar à Ucrânia a uma investigação, pelo país, de seu potencial rival na corrida presidencial do ano que vem.
Nesta semana, o comitê legislativo responsável pelo inquérito anunciou suas conclusões, afirmando que as evidências de conduta imprópria d e Trump são "esmagadoras" e que o mandatário colocou seus interesses pessoais "acima dos interesses dos Estados Unidos" ao "solicitar interferência estrangeira" da Ucrânia para ajudar sua reeleição em 2020.
Trump, por sua vez, disse que os democratas "enlouqueceram".
Os democratas detêm a maioria na Câmara, tornando muito prováveis as chances de impeachment nessa Casa. Mas atualmente não há indicação de que o Senado, controlado pelos republicanos, votaria para remover Trump do cargo. (BBC Internacional)
Brasil I
Morreu Arlene Greenwald, mãe do jornalista Glenn Greenwald.
Seria uma dor pessoal, familiar, digna da solidariedade humana, como a qualquer pessoa se teria nestas horas.
Mas, neste caso, um episódio vergonhoso para quem perdeu todo o respeito aos seres humanos, como parte da matilha bolsonarista que afirmava ou insinuava que a doença terminal de D. Arlene era fantasiosa, simples pretexto para que o jornalista deixasse o Brasil, com os filhos, para visitá-la.
Estaria fugindo do ridículo “Pavão Misterioso”.
Um deles divulgou a página do Facebook de Arlene, onde ela ainda conseguia, dado o seu estado de saúde, se relacionar com amigos e conhecidos.
Foi o que bastou para que os odiadores insanos passassem a atacar uma mãe.
Os alucinados estão aí, fazendo, de outras formas, as mesmas coisas.
Esta deformação mental tem de ser saneada da vida brasileira.
Mas estamos longe disso, embora mais perto do que antes de Glenn mostrar a imundície desta gente.
E esta será, com certeza, a honra e o orgulho que sua mãe levou consigo, para sempre. (Tijolaço)
Brasil II
A sexta-feira, 6 de dezembro, começou com uma notícia bem ruim pro governo Bolsonaro. O IBGE divulgou o índice de inflação do mês de novembro e ela aumentou 0,51%, após ter fechado em 0,1% em outubro. (Nocaute)
Maranhão I
PROPOSTA DE PRIVATIZAÇÃO DO PARQUE NACIONAL DOS LENÇÓIS É DEBATIDA NA CÂMARA FEDERAL
A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados realizou, nesta quinta-feira (05), audiência pública para discutir a proposta do governo federal de privatização do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. No debate, solicitado pelos deputados Bira do Pindaré e Camilo Capiberibe, foi abordada uma série de preocupações. O principal ponto de discussão e novidade da Audiência foi a proposta do governo do Maranhão, que se dispôs a gerir o Parque Nacional dos Lençóis. (Blog do Jorge Vieira)
Maranhão II
A preocupação com a modernização, maior aproximação com a população e o olhar para o futuro foram lembrados como marcas importantes que caracterizam a Câmara Municipal de São Luís durante sessão especial, nesta sexta-feira (6), que celebrou os 400 anos de existência do legislativo da capital do Maranhão.
Chamada de Simão Estácio da Silveira, em homenagem ao seu primeiro vereador, a câmara municipal celebra seu quarto centenário nesta segunda-feira (9) e tem entre seus primeiros registros de instalação a data de 1619, quando era composta por sete vereadores, um juiz, um escrivão, um procurador do Conselho, um escrivão das datas e demarcações, um almoxarife e um procurador dos índios.
Um dos requerentes da sessão especial, o senador Weverton (PDT-MA) ressaltou que o legislativo municipal é testemunha viva da história do Brasil por ter participado efetivamente da construção, administração e desenvolvimento das várias regiões de São Luís. Para ele, entender o passado por meio da histórica atuação dos vereadores e da casa legislativa local indica os caminhos para os avanços que estão sendo efetivados pela Casa. (Blog do Jorge Vieira)
Tuntum I
Ainda repercute na cidade a derrota do Prefeito Tema na Câmara de Vereadores de Tuntum, na sessão de sexta-feira(29), do projeto de abertura de crédito junto ao Banco do Brasil em torno de sete milhões de reais. Alguns edis, agora ex-aliados do mandatário tuntunense, se juntarem aos parlamentares de oposição e impuseram uma derrota histórica a administração atual do município.
Tuntum II
Segundo uma fonte próxima ao Prefeito Tema ele já fala em encomendar uma pesquisa eleitoral nos próximos meses com alguns nomes do Grupo Labigó para saber qual deles estará em melhores condições de preferência junto ao eleitorado tuntunenses para enfrentar o Deputado Estadual Fernando Pessoa (SD) em 2020. A mesma fonte informou, ainda, que nesta pesquisa eleitoral nem toda liderança do grupo político do prefeito hoje estará relacionada nesta ferramenta de consulta porque são vetados pelo núcleo das famílias Seabra/Cunha.
Tuntum III
O Deputado Estadual Fernando Pessoa(SD) continua anunciando que em Janeiro próximo haverá um grande evento em Tuntum para lançamento da sua pré-candidatura a prefeito da cidade com a presença de grandes lideranças estaduais. Neste evento, também, Fernando voltará a residir em Tuntum e anunciará a adesão de vários líderes comunitários, ex-vereadores, formadores de opinião do grupo Labigó que irão engrossar as fileiras do seu projeto Prefeito Tuntum em 2020.