Mesa de abertura do I Seminário Estadual dos presidentes e vice-presidentes dos Conselhos Municipais de Educação do Maranhão
Com o objetivo de discutir políticas públicas e fortalecer o vínculo entre os conselhos municipais de educação, acontece no auditório da Procuradoria Geral do Ministério Público, em São Luís, o I Seminário Estadual dos presidentes e vice-presidentes dos Conselhos Municipais de Educação do Maranhão. O evento segue nesta sexta-feira (17).
Na mesa de abertura do Seminário estiveram presentes o secretário de Estado de Educação, Felipe Camarão; o presidente da Uncme–MA, Emerson Araújo; a presidente do Conselho Estadual de Educação do Maranhão, Socorro Carneiro; e o promotor público e secretário para Assuntos Institucionais do MPMA, Marcos Amorim, entre outras autoridades.
“Na contramão do cenário nacional, o Governo do Maranhão segue investindo em educação. Só nesta quinta-feira, tivemos um evento Escola de Cinema do Iema, este dos Conselhos de Educação e, ainda, a entrega de mais duas Escolas Dignas. Seguimos na luta por uma educação de qualidade, unidos, Estado e municípios, e agora com o Pacto Estadual pela Aprendizagem, que vem para fortalecer a educação básica no estado”, enfatizou o secretário Felipe Camarão.
Emerson Araújo, presidente da Uncme–MA fala sobre o I Seminário Estadual dos presidentes e vice-presidentes dos Conselhos Municipais de Educação do Maranhão
“Na prática, esse é o I Seminário que realizamos com o objetivo de trabalhar pautas internas na relação dos conselhos municipais de educação dentro dos sistemas de educação do Estado do Maranhão e, também, na relação administrativa dentro da própria administração. Nós iremos tratar sobre a revitalização do Fórum de Conselhos, atualização das leis que instituíram os conselhos municipais em todo estado, implementando uma política de racionalidade desses conselhos, além da formação dos conselheiros através de documentos normativos. É, sem dúvida, um grande evento interno da instituição”, ressaltou o presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação do Maranhão, Emerson Araújo.
Cerca de 220 presidentes e vice-presidentes de conselhos municipais de todo Maranhão participam do Seminário, como a professora Lucimar da Silva Sousa, presidente do conselho municipal de Buriticupu. “É muito importante participar desse evento para nos fortalecer, conhecer melhor os atos normativos, como lidar com a educação e com as políticas educacionais nos nossos municípios. A gente entende que esse é um momento de fortalecimento enquanto presidente e vice-presidente e não deixar que o desmonte que a gente percebe que está acontecendo na educação brasileira aconteça a nível dos nossos municípios. Precisamos continuar na luta por uma educação de qualidade”, ressaltou Lucimar Sousa, presidente do CME de Buriticupu.
“Como coordenadora e presidente, entendo que a principal importância é o fortalecimento dos conselhos municipais de educação. Os quais a nível de regional precisam de muita qualificação. Oportuniza, também, a formação, para que os presidentes e vice-presidentes, em seus conselhos, consigam fazer um trabalho melhor e com qualidade”, disse Júlia Figueira, coordenadora da regional de Rosário e presidente do CME de Bacabeira.
Nos dois dias de evento, haverá debates, diálogos e plenárias, além da revitalização do Fórum dos Conselhos de Educação do Maranhão. “Essa reunião de hoje se reveste de um significado muito importante. Será reativado o Fórum de Conselhos do Maranhão, que é um órgão colegiado que vai proporcionar o exercício de regime de colaboração a partir da troca de experiências, discussão e encaminhamento, e de respostas aos desafios que todos nós, conselhos de educação, nos nossos respectivos sistemas de ensino nos defrontamos em nossa atuação. É uma oportunidade importante nesse momento, e o Conselho Estadual articulado com a UNCME (União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação), que culmina hoje com a ativação desse fórum”, enfatizou a professora e presidente do Conselho Estadual de Educação do Maranhão, Socorro Carneiro.
Fonte: Seduc
Texto: Nayara Vieira
Fotos: Antônio Martins