247 – Os colégios em que estão os estudantes do mais alto nível socioeconômico do país costumam obter bons resultados no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), mas 1 terço desses colégios não consegue alcançar o nível de seus pares, perdendo para instituições da rede pública. Pesquisa do jornal Folha de S. Paulo aponta distorções e derruba mitos no que se refere à performance das escolas particulares.
“Os resultados do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) expõem a cada ano um abismo entre as notas das escolas públicas e privadas. Unidades particulares têm melhores resultados em geral, mas um levantamento da Folha mostra como a situação entre elas também é desigual, mesmo quando atendem alunos de mesmo perfil.
Uma a cada três escolas particulares do país com estudantes de alto nível socioeconômico não atingiu a nota que seria esperada no Enem do ano passado para esses colégios. Das 1.163 escolas privadas com alunos de nível socioeconômico “muito alto”, “alto” e “médio alto”, 418 (36%) não alcançaram patamares que esses grupos precisariam atingir, conforme estimativas estatísticas calculadas pela reportagem. Na prática, elas teriam condições de obter melhores resultados devido ao perfil de seus estudantes.”
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