A convocação do atual Secretário de Educação de Tuntum, Magno Melo pela Câmara de Vereadores, na sessão da última sexta-feira(04), além de ter sido um "gol de letra" feito pelos 03(três) vereadores de oposição ao Prefeito Cleomar Tema acendeu definitivamente a luz amarela na articulação política dos gestor tuntunense e pode se agravar ainda mais nos próximos meses por conta das insatisfações que vem acontecendo na base aliada de sua sustentação parlamentar.
Há uma série de problemas
A vitória dos edis de oposição na última sessão do parlamento mirim de Tuntum pode ter sido pontual ou não se a articulação/coordenação política do Prefeito Tema não voltar a conversar/negociar com a maioria dos vereadores da base de sua sustentação política na Câmara de Vereadores nos próximos dias, tentando diminuir o nível de insatisfação que começa a se generalizar em toda bancada governista o que já não é mais segredo para ninguém.
O Prefeito Tema, como já dissemos em outras oportunidades é um professor de política, contudo ele sabe que ter uma base parlamentar nervosa pode provocar danos em pretensões eleitorais e administrativas em curto e médio prazos o que não é bom para uma liderança de alcance estadual como o presidente da FAMEM é hoje no Maranhão.
O Prefeito de Tuntum como um político moderado e articulador precisa tomar para si o papel de articulador e negociador com os vereadores e lideranças políticas de seu grupo eleitoral que hoje se sentem desprestigiados. Este procedimento deve ser executado de maneira premente antes de que surpresas ruins possam a ser recorrentes, principalmente, entre meia dúzia de edis que hoje não tem com quem negociar e colocar suas angústias no grupo do prefeito.
A luz verde pode voltar a piscar
O alerta de sexta-feira(04), na Câmara de Vereadores, mesmo sendo pontual, a princípio, não pode ser vista sem importância, é preciso que a paz e a luz verde no grupo do prefeito possam acontecer novamente num prazo rápido. Com a ação política o Prefeito Tema, ele tem cacife para resolver estas insatisfações.