O governo estadual, por meio do Sistema SAF (composto pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar – SAF; Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural – Agerp e Instituto de Colonização e Terras do Maranhão – Iterma), realizou como parte das ações do Programa ‘Mais Produção’, a entrega de 50 roçadeiras, um triturador de capoeira e uma grade aradora para pequenos produtores rurais do povoado Banto, em Turiaçu, com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva do abacaxi e garantir o desenvolvimento das propriedades rurais
O governo estadual, por meio do Sistema SAF (composto pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar – SAF; Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural – Agerp e Instituto de Colonização e Terras do Maranhão – Iterma), realizou, na última segunda-feira (6), como parte das ações do Programa ‘Mais Produção’, a entrega de equipamentos agrícolas para pequenos produtores rurais do povoado Banto, em Turiaçu, com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva do abacaxi e garantir o desenvolvimento das propriedades rurais.
Foram entregues 50 roçadeiras, um triturador de capoeira e uma grade aradora, que vão colaborar com a produção local, estimulando o uso de práticas sustentáveis para o manejo do solo, evitando queimadas, auxiliando no plantio e melhorando o processo de limpeza de superfície e aumento a qualidade do solo.
A cerimônia de assinatura de cessão de uso e doação dos equipamentos foi conduzida pelo secretário de Estado da Agricultura Familiar, Adelmo Soares, e o presidente da Agerp, Júlio Cesar Mendonça, junto aos líderes de sindicatos de trabalhadores e trabalhadoras rurais, representantes municipais e associações de produtores locais e de municípios vizinhos. Na ocasião, Adelmo Soares destacou a importância de mais essa ação do governo do Estado em prol dos agricultores familiares de Turiaçu.
“Estamos aqui mais uma vez mais confirmar o compromisso do governador Flávio Dino com o homem do campo. Assim como todos nós do Sistema SAF, que trabalhamos em benefício das pessoas que por muitos anos permaneceram esquecidas, viemos fazer a diferença na vida de mais 50 agricultores, contemplados com essas máquinas para possam ampliar a sua produção e fortalecer cada vez mais imagem de Turiaçu”, disse o secretário.
A presidente das associações de produtores rurais do povoado Banta, Natalino Filho, agradeceu emocionado em nome dos agricultores locais. “Em todos esses anos, nunca vi um representante de governo fazer tudo isso por Turiaçu. E todos nós sabemos que é apenas o começo de um futuro de mudanças, voltado para o nosso abacaxi, assim como para todas as potencialidades do nosso município”, disse.
De acordo com o presidente da Agerp, Júlio Cesar Mendonça, o desenvolvimento contínuo das cadeias produtivas é um dos caminhos para proporcionar emprego, renda e melhor qualidade de vida para as famílias rurais. “Temos que levar incentivo financeiro, equipamentos e técnicas de manejo e comercialização, pensando sempre em fortalecer a produção de um fruto reconhecido nacionalmente, como o abacaxi de Turiaçu. O governador Flávio Dino nos anima e proporciona condições a cada dia, para que possamos transformar a realidade dos nossos agricultores e agricultoras”, destacou o presidente.
Cadeia produtiva do abacaxi
Em 2016, o Governo do Estado, por intermédio do Programa Mais Produção, investiu R$ 1 milhão para garantir apoio à cadeia produtiva do abacaxi em Turiaçu, destinado para 200 agricultores do povoado Nova Coreia, localizado também no município. Os agricultores garantiram a aquisição de trator, caminhão refrigerado, fomento para 50 famílias, realização de capacitações sobre a cadeia produtiva e contratação de assistência técnica.
Fonte: Ascom