O tuntunense, Carlos Leonardo Figueiredo Cunha, defendendo tese de doutorado na UFRJ em setembro último e aprovado com honra ao mérito |
O enfermeiro tuntunense Carlos Leonardo Figueiredo Cunha foi agraciado com o título de doutor pelo IESC/UFRJ com honra ao mérito no dia 23 de setembro próximo passado na cidade do Rio de Janeiro com a defesa da tese: ASSISTÊNCIA SUPLEMENTAR AOS SERVIDORES PÚBLICOS E MILITARES NO BRASIL: dos esquemas corporativos tradicionais ao mercado subsidiado.
Banca de examinadores da UFRJ |
Carlos Leonardo Figueiredo foi aprovado em 1º lugar em todas as etapas do processo de seleção do doutorado da UFRJ com nota máxima, tornando-se, ainda, o primeiro tuntunense detentor desta titulação na área da saúde na história do município.
Familiares do Dr. Carlos Leonardo Figueiredo da Cunha durante defesa de tese de doutorado na UFRJ |
Orientado pela Professora/Doutora Lígia Bahia da UFRJ, Carlos Leonardo Figueiredo Cunha segue a linhagem de outros doutores da família Figueiredo de Tuntum em áreas de conhecimentos diferentes e, por conta, disso é mais um orgulho e exemplo de filho da terra que optou pela dedicação do estudo.
Dr. Carlos Leonardo Figueiredo Cunha e professora orientadora da tese de doutorado defendida na UFRJ |
Leia o sinopse da tese: ASSISTÊNCIA SUPLEMENTAR AOS SERVIDORES PÚBLICOS E MILITARES NO BRASIL: dos esquemas corporativos tradicionais ao mercado subsidiado, defendida pelo, agora, Dr. Carlos Leonardo Figueiredo Cunha:
"Os servidores públicos e suas instituições conformam um dos importantes núcleos de organização de demandas e ofertas de esquemas assistenciais de saúde no Brasil. Mesmo após a Constituição de 1988, que instituiu o sistema público de saúde, vêm sendo estabelecidos de modo crescente marcos institucionais e regulatórios e normas políticas, que criaram modelos cumulativos públicos de atenção à saúde e esquemas suplementares destinados a esse público. Este trabalho problematiza a assistência suplementar de servidores públicos civis e militares no sistema de saúde no Brasil e no mercado de planos privados do segmento de saúde. A hipótese que orientou a tese é a de que a assistência suplementar à saúde de servidores públicos civis e militares no país constitui-se num importante vetor para privatização e organização de demandas e ofertas de planos privados de saúde segundo um gradiente de maior ou menor proximidade às formas tradicionais de seguro comercial. Conclui-se que a diversidade de esquemas assistenciais, arranjos institucionais, modalidades de oferta e prestação de assistência suplementar para o funcionalismo representam, por um lado, a fragilidade e a incoerência da burocracia pública, que consente com a privatização da saúde e, por outro, a resistência à adesão aos formatos menos mutualistas, baseados em cálculos de risco individualizados."
Familiares do Dr. Carlos Leonardo Figueiredo Cunha na UFRJ |