"Não se deixem enganar: As más companhias corrompem os bons costumes." (1 Coríntios 13.33 - Bíblia NVI)
Quando alguém fala para outro ter cuidado com as más companhias, geralmente ouve: "Eu sou adulto, sou maduro, sei me cuidar, as más companhias não vão me influenciar."
Segundo a Bíblia, as más companhias influenciam sim. No versículo escrito acima, o apóstolo Paulo alerta a igreja de Corinto sobre esse perigo e o que tudo indica, muitas pessoas dessa Igreja já haviam sido influenciados por pagãos e não mais serviam a Deus.
As más companhias podem estragar a vida da pessoa que tem bons costumes, por isso, as amizades com pessoas más devem ter limites.
O velho adágio popular diz: "Diga-me com quem andas que te direi quem és." Precisamos ser firmes na verdade bíblica e bons princípios para que, em vez de sermos influenciados pelas más companhias, influenciarmos para o bem. Por isso, não despreze totalmente as más companhias, fale do amor de Deus.
Lembre de Jesus que falava e evangelizada pessoas más e transformou a vida de muitos. Ande sempre com boas companhias para ser mais sábio: "Aquele que anda com os sábios será cada vez mais sábio, mas o companheiro dos tolos acabará mal." (Provérbios 13.20 - Bíblia NVI)
Ore pedindo discernimento a Deus para identificar as más companhias e peça sabedoria para influenciá-las para o bem.
Seu amigo: Pastor Jairo Oliveira/ICE Central de Barra do Corda