Governo do Maranhão debate cronograma para educação em 2016

 
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), debate, nas próximas semanas, o planejamento do cronograma do ano letivo de 2016 da rede pública estadual de ensino. Serão discutidos os objetivos e estratégias para o trabalho dos educadores. Na pauta dos encontros, também serão debatidos temas sobre a formação continuada aos gestores e as orientações para a jornada pedagógica deste ano.

De acordo com a orientação da Secretaria, todas as escolas estaduais debater o planejamento durante o mês de janeiro, envolvendo professores, coordenadores, diretores e servidores. Para auxiliar o trabalho desses profissionais, o governo Flávio Dino realizou, antecipadamente, um primeiro encontro de capacitação aos 19 gestores e formadores das 19 unidades regionais de educação, que se encerra nesta segunda-feira (11).

O primeiro encontro acontece para estabelecer a concepção de formação, debater sobre os moldes da gestão democrática e orientar estes 19 profissionais para que apliquem a formação continuada dos novos gestores escolares. Os temas em discussão vão desde o modelo implantado para a organização da jornada pedagógica nas escolas, até as temáticas, o currículo, as metodologias de avaliação, a reestruturação do ensino médio e as orientações normativas para o vigente ano.

“Garantir que nosso Estado tenha educação digna para todos é o grande desafio do governo. O governador Flávio Dino tem uma visão muito clara dessa dimensão, da responsabilidade de estruturar a rede para que a escola esteja voltada para a qualificação dos nossos estudantes, desde a educação infantil até o ensino médio”, explicou a secretária de Estado da Educação, Áurea Prazeres. 

Capacitação mensal

No intuito de manter o diálogo e as informações técnicas atualizadas, os gestores participarão mensalmente de uma capacitação sobre a gestão escolar. “A ideia do governo Flávio Dino é garantir uma educação digna para os estudantes do Estado do Maranhão, além de desenvolver as competências e habilidades a partir da ‘reflexão-ação-reflexão’ sobre temáticas fundamentais à construção e consolidação do processo de gestão democrática”, disse a superintendente de Gestão Educacional da Seduc, Patrícia Alessandra Gomes Leal. 

Estruturas adequadas

O Governo do Maranhão tem trabalhado em duas frentes para que, em 2016, os estudantes maranhenses possam encontrar infraestruturas mais adequadas para o aprendizado. São elas: o Programa de Reforma e Manutenção da Rede Estadual de Ensino e o programa ‘Escola Digna’, que pretende substituir escolas de taipa, barro e palha, existentes em todo o Estado. As obras foram iniciadas nos municípios que compõem o Plano ‘Mais IDH’ e serão estendidas aos 217 municípios do Estado.

“Avançar na infraestrutura das escolas é um grande desafio. Nós recebemos as escolas com problemas de toda ordem. Hoje, nós temos um programa específico para manutenção e reforma das escolas com a Secretaria de Infraestrutura. Em cada Unidade Regional licitamos uma empresa para trabalhar nessas reformas”, destacou Áurea.

Valorização

O Governo do Estado entende o professor como primordial no processo de melhoria das condições de ensino do Estado. Por isso, pensando em elevar ainda mais a qualidade do ensino em 2016, o governo ampliou o percentual de 13,01% de reajuste salarial do piso nacional beneficiando quase trinta mil professores, realizou concurso público para contratação de 1500 professores com salários de R$ 5 mil, bem como a efetivou a progressão funcional de 12 mil professores, o reajuste de 15% no salário dos contratados; a prorrogação dos contratos de 4.990 professores temporários, e fez seletivo para contratação de 2,5 mil novos docentes.

A dimensão da valorização profissional do professor é ainda mais significativa num momento em que outros estados têm cortado salários. “O professor é a grande referência para a construção do projeto educacional do nosso Estado. Trabalhamos na perspectiva de garantir a valorização do educador, de forma articulada com o sindicato da categoria, discutindo questões que são importantes para essa relação entre a valorização do professor e sua atuação na sala de aula”, completou Áurea Prazeres.

Calendário das atividades

Período de Transição dos Gestores (as) Escolares- 04 a 14/01/2016 

Reunião Técnica com a Assessoria para alinhamento da Política Estratégica de Educação- 05 a 07/01/2016

Rematrícula de estudantes- 07 a 12/01/2016

Formação da Equipe Técnica da SEDUC - 12 a 14/01/2016

Matrícula de Estudantes novos que não participaram do Processo Seletivo-13 a 19/01/2016

Matrícula de Estudantes aprovados e não aprovados no Processo Seletivo-20 a 25/01/2016 

Capacitação dos Formadores de Gestores Escolares (Técnicos das UREs)-07, 08 e 11/01/2016 

Posse dos Gestores (as) Escolares que participaram da eleição-15/01/2016

Reunião Técnica com os gestores escolares do Ensino Médio de Barra do Corda (6 escolas) - 15/01/2016

Formação dos Gestores (as) Escolares -18 a 22/01/2016

Realização do seletivo de professores (as) para os Centros de Educação Integral (inscrição e prova) das Unidades Regionais de Timon e Santa Inês- Inscrições de 08 a 14/01/2016

Reunião técnica com os gestores (as) escolares e equipe de formação da URE/Ensino Médio - 26/01/2016

Jornada Pedagógica - 25 a 29/01/2016

Com informações do Governo do Maranhão