Explosão após acidente entre ônibus e caminhão-tanque no PI



Um grave acidente foi registrado na manhã desta segunda-feira (15) próximo ao Km-40 da BR-316, entre os municípios de Lagoa do Piauí e Monsenhor Gil, Centro/Norte. Um ônibus da empresa Transbrasiliana que saiu de Brasília com destino a Teresina colidiu com um caminhão-tanque que trafegava em sentido contrário e os dois veículos se incendiaram. A Polícia Rodoviária Federal confirmou que sete corpos já foram localizados, quatro dentro do ônibus, dois ao lado dos destroços e um preso nas ferragens do caminhão. No entanto, a PRF aguarda o fim da perícia para informar se há ou não mais mortos. Três pessoas foram socorridas em estado grave e encaminhadas ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

Veículos incendiaram após a colisão na BR-316
(Foto: Polícia Militar)

Equipes de salvamento do Corpo de Bombeiros foram acionadas e estão no local do acidente. Um helicóptero da Polícia Militar também se deslocou para ajudar no resgate.

“Não tinha muito o que fazer. Nossa atitude inicial foi interditar a pista para evitar que os motoristas trafegassem pela área”, informou.O coronel Clayton Gomes do Grupamento Tático da Polícia Militar disse que ao chegar ao local do acidente as chamas já haviam tomado de conta dos dois veículos e não houve como prestar algum tipo de socorro. Segundo ele, pelo menos três corpos estavam fora dos veículos, mas a PM ainda aguarda a chegada da perícia para averiguar se há mais vítimas no interior dos veículos.

De acordo com o inspetor Carlos Maurício da PRF, um caminhoneiro que vinha atrás do ônibus relatou que o motorista tentou fazer uma ultrapassem e que o trecho seria permitido, mas acabou não vendo o caminhão-tanque. “A testemunha disse que o motorista do ônibus tentou desviar, mas os dois (ônibus e caminhão-tanque) acabaram colidindo lateralmente”, disse.

Rodovia ficou interditada e longo congestionamento se formou na via (Foto: Alberto Dias)

A reportagem do G1 entrou em contato com a empresa Transbrasiliana e esta informou que foi comunicada do acidente, mas não soube dar detalhes do ocorrido. Segundo o mapa da empresa, havia pelo menos sete pessoas no veículo, sendo dois motoristas.

As três pessoas feridas chegaram a ser levadas ao Hospital de Monsenhor Gil, mas tiveram que ser transferidas para Teresina. De acordo com informações da assessoria do HUT os pacientes são: Francisco José do Espiríto Santo e José Carlos Alves de Andrade. O outro ferido é uma criança de 5 anos. O diretor da unidade de saúde Gilberto Albuquerque disse que o estado de saúde dos três sobreviventes é grave e inspira cuidados. Ele informou que todos os feridos estão agitados com a tragédia e podem ter inalado bastante fumaça, por isso a preocupação no primeiro momento é a estabilização dos pacientes.

O acidente chegou a parar a rodovia por cerca de 2h e um enorme congestionamento foi registrado.

G1/Piauí