O próximo domingo (14), é o Dia da Bíblia; data comemorada sempre no segundo domingo de dezembro. Quem promove a celebração é a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB). O tema da campanha comemorativa deste ano é “A Bíblia e Família – Crianças e Idosos”. A campanha foi inspirada no Salmo 71.17-18: “Tu tens me ensinado desde a minha mocidade… Fica comigo enquanto anuncio o teu poder e a tua força a este povo e aos seus descendentes”.
Na escolha do tema para o Dia da Bíblia 2014, a SBB teve a preocupação de buscar algo atual, relacionado às Sagradas Escrituras e à família, a exemplo do ano passado, quando foram destacadas as figuras de pais e filhos. Este ano, a atenção estará voltada para crianças e idosos, que precisam ser cuidados pela família.
“Vivemos tempos em que crianças e idosos estão sendo abandonados, não são vistos como parte da família. É preciso ver o que a Bíblia nos ensina sobre estes temas”, alerta o secretário de Comunicação e Ação Social da SBB, Erní Seibert.
Para incentivar igrejas e cristãos a comemorarem a data, a SBB preparou publicações especiais e oferece cartazes, envelopes e planos de leitura, além de um hot site (www.diadabiblia.org.br) com material de apoio. A expectativa da SBB é que, com esses materiais em mãos, as igrejas possam realizar eventos variados, desde leituras comunitárias da Bíblia até passeatas e celebrações em praças públicas.
A celebração do Dia da Bíblia inclui uma campanha de arrecadação de recursos para manter e ampliar o trabalho de distribuição das Escrituras, para que a Palavra também alcance as famílias carentes, fortalecendo os vínculos por meio dos valores cristãos, e também em prisões, escolas e situações humanitárias. Para isso, serão oferecidos cofrinhos infantis e envelopes para estimular os cristãos a levantarem ofertas pela Causa da Bíblia. As doações também poderão ser depositadas diretamente na conta bancária da SBB (Banco Bradesco, Agência 3390-1, C/C 18.512-4 – CNPJ 33.579.376/0001-51).
Entre as sugestões para comemorar o Dia da Bíblia, estão passeios ciclísticos, carreatas, caminhadas ao ar livre, campanhas de evangelização, inclusão do tema nos cultos da igreja e distribuição de mensagens bíblicas em áreas de grande circulação.
O Dia da Bíblia – Criado em 1549, na Grã-Bretanha pelo Bispo Cranmer, o Dia da Bíblia começou a ser celebrado no Brasil em 1850, quando chegaram da Europa e EUA os primeiros missionários evangélicos. Porém, a primeira manifestação pública aconteceu quando foi fundada a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), em 1948. Graças ao trabalho de divulgação das Escrituras Sagradas, desempenhado pela SBB, as comemorações se intensificaram e diversificaram, passando a incluir a realização de cultos, carreatas, shows, maratonas de leitura bíblica, exposições bíblicas, construção de monumentos à Bíblia e ampla distribuição de Escrituras.
A SBB – A Sociedade Bíblica do Brasil é uma entidade beneficente de assistência social, de finalidade filantrópica, educativa, cultural e de saúde. Sua finalidade é traduzir, produzir e distribuir a Bíblia Sagrada, um verdadeiro manual para a vida, que promove o desenvolvimento espiritual, cultural e social do ser humano, provocando, assim, a transformação daquele que com ela entra em contato. Para cumprir a missão de distribuir, de forma relevante, a Bíblia a todas as pessoas desenvolve programas de assistência social em todo o País. Fundada em 1948, construiu sua trajetória com base na missão de “promover a difusão da Bíblia e sua mensagem como instrumento de transformação e desenvolvimento integral do ser humano”.
Do Renas - Rede Evangélica Nacional de Ação Social