Leitura diária: Habacuque 2.8-20
Leitura da Bíblia em um ano: Jeremias, capítulos 14, 15 e 16
Interessante como diante de um texto de tanta indignação como este que o profeta vem transcrevendo desde o versículo 4, ele ainda pode trazer-nos à luz um versículo tão magnífico como este que nos remete ao tempo de 2.600 anos atrás. A visão é maravilhosa e está em cumprimento desde os tempos iniciais da igreja de Cristo com os apóstolos e, principalmente, com Paulo, o maior evangelista dos tempos bíblicos.
Primeiramente, com o texto de ontem ainda, quando profetiza que mesmo diante de tais calamidades, "o justo pela sua fé viverá" (v. 4), para depois complementar com outro texto especial:
"Pois a terra se encherá do conhecimento da glória do Senhor, como as águas cobrem o mar" (Hc 2.14).
Diante de um quadro de horror que uma nação produzia para o mundo da época: "Eis o soberbo... a sua alma não é reta... Ele alarga como o Seol o seu desejo... como a morte, nunca se pode fartar... Ai daquele que acumula o que não é seu... Visto como despojaste muitas nações... os demais povos te despojarão... Ai daquele que adquire para a sua casa lucros criminosos... Vergonha maquinaste para a tua casa... Ai daquele que edifica a cidade com sangue... e que funda a cidade com iniquidade". Pois bem, é diante desse quadro de terror e de temor para os povos, que o profeta entrevê a resposta de Deus.
Se a profecia de Habacuque foi pronunciada em torno dos 600 a.C., depois da vitória dos caldeus em Carquêmis, cerca de 60 anos depois, em 539 a.C., o reino babilônico cai e Ciro, rei medo e persa, inicia a restauração de Israel. Babilônia vai ser soterrada.
Hoje, o que se consegue ver de sua riqueza se encontra em ruína debaixo da terra sendo pesquisada por grupos de arqueólogos de instituição científicas de vários países. Enquanto isto acontece, o mundo vê a terra se encher do conhecimento do Senhor, sendo a sua Palavra espalhada por todos os continentes, pelo rádio, pela imprensa escrita, pela TV, pela Internet.
Oração para o dia:
Prepara-me, Senhor, para, mesmo diante de situações que possam parecer-me tristonhas, possa eu vislumbrar a tua bênção sendo separada para mim.