Por Emerson Araújo
Tenho lido nas últimas horas, que se sucederam a eleição de Flávio Dino - Governador do Maranhão, nos jornalões e blogs de São Luís, especulações de toda ordem sobre a eleição do próximo presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão numa movimentação apressada dos articulistas de fora e de dentro do novo governo como nunca se viu
Nomes de deputados estaduais eleitos no domingo(05) são alçados pela mídia ludovicense para o relevante cargo do poder legislativo maranhense como se o jogo político não sofresse um descanso temporário para um tomada de fôlego e recarregamentos emocionais para não se sofrer descontinuidade, saias justas ou mesmos injustiças de todo naipe. Mas faz parte da mídia tradicional viver de especulações e análises precipitadas sem fulcro na realidade que se impõe. Daí os nomes postos na ordem do dia pelos jornalões da capital na tentativa de se vender para a presidência da Assembleia Legislativa nomes e nomes como se este processo fosse um leilão de fim de festa.
Tudo bem. Mesmo achando tudo simplório, precipitado demais, neste momento, no bojo dos jornalões e blogs apensados de São Luís, vou destacar o nome do ex-prefeito e deputado estadual mais votado da Coligação o Maranhão é de Todos no domingo passado, Humberto Coutinho(PDT) para o cargo de Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão a partir de fevereiro de 2015 pelas qualificações de político vitorioso e administrador competente acima dos outros.
Arquiteto e apoiador pessoal da candidatura de Flávio Dino a Governador do Maranhão, o médico caxiense, Humberto Coutinho, se tornou peça chave nas decisões políticas e administrativas do próximo governador, merecendo, indubitavelmente, o cargo de Presidente da Assembleia Maranhense sem desmerecer os outros.
Humberto Coutinho, pela força da suas decisão política corajosa por ter arquitetado a candidatura de Dino, foi combatido pela oligarquia Sarney e a cidade de Caxias e outras igualmente, como é o caso de Tuntum, também, sofreu perseguições administrativas cotidianas do poder central sem baixar a cabeça e capitular como aconteceu durante estes quatro anos, sendo assim, merecendo o cargo de Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão como ninguém a a partir de fevereiro de 2015.
Para finalizar, Humberto Coutinho já foi deputado estadual várias vezes e, sabe muito bem, como funciona a casa legislativa do Estado do Maranhão como poucos, isso é mais uma habilitação que o transforma como o nome certo para assumir a próxima presidência, além de político cumpridor de acordos com os seus amigos. A minha aposta é Humberto Coutinho pelo leste e centro sul maranhenses.