Pesquisa Ibope, divulgada nesta terça-feira (30), mostra que a presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, lidera a corrida pela Presidência da República com 14 pontos de vantagem sobre a segunda colocada, a ex-senadora Marina Silva (PSB). Dilma tem 39% das intenções de voto contra 25% da ex-ministra do Meio Ambiente.
Na semana passada, a vantagem era menor, de nove pontos percentuais. A presidente tinha 38%, contra 29% da ex-senadora. O candidato do PSDB ao Planalto, Aécio Neves, por sua vez, aparece em terceiro lugar com 19% das intenções de voto — mesmo patamar da semana passada.
Os candidatos Everaldo Pereira (PSC) e Luciana Genro (PSOL) têm 1% das intenções de voto cada. Os candidatos Eduardo Jorge (PV), Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB), Mauro Iasi (PCO), Rui Costa Pimenta (PCB) e Zé Maria (PSTU) não pontuaram, mas têm 1% juntos. Os votos brancos e nulos seriam 7% do total, e os eleitores indecisos totalizam 7% nesta pesquisa.
A pesquisa levou em conta 3.010 entrevistas feitas com eleitores de 203 cidades do País entre os dias 27 e 29. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-00909/2014.
Segundo turno
A pesquisa Ibope, encomendada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S.Paulo, também simulou três cenários de segundo turno.
No primeiro cenário, com Dilma Rousseff (PT) contra Marina Silva (PSB), a petista tem 42% contra 38% da ex-senadora. É a primeira vez que a presidente aparece à frente de Marina Silva no segundo turno. No entanto, elas estão empatadas tecnicamente porque a margem de erro é de dois pontos percentuais. Os votos brancos e nulos são 12% do total, enquanto os eleitores indecisos totalizam 8%.
Considerando um segundo turno entre Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB), a presidente teria 45% das intenções de voto, contra 35% do tucano. Os votos brancos e nulos são 12%, enquanto os eleitores indecisos são 8%.
Por fim, em um cenário com Marina Silva (PSB) contra Aécio Neves (PSDB), a ex-senadora tem 38% da preferência, contra 34% do senador tucano. Os votos brancos e nulos são 16%, enquanto os eleitores indecisos chegam a 12%.