Do G1 MA
Após vistoria realizada na manhã desta sexta-feira (1º), o Grupamento de Atividades Técnicas (GAT) do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBM-MA) e o Ministério Público do Maranhão (MP-MA) interditaram todo o prédio do Rio Anil Shopping, em São Luís.
O G1 conversou por telefone com a promotora de Defesa dos Direitos do Consumidor, Lítia Cavalcante. Ela, que se encontrava no shopping no momento, contou que a queda de parte do forro ocorrida na noite de quinta-feira (28) teria sido ocasionada por um sobrepeso na laje do piso L1, que se movimentou e pode ter comprometido toda a estrutura do estabelecimento.
Prédio do Rio Anil Shopping
"Uma parte grande foi comprometida e não tem condições. Foi sorte não ter acontecido uma fatalidade", avisou.
A promotora confirmou o comprometimento de todo o piso L1 do shopping, mas explicou que, como ainda não há como saber se os outros pisos foram comprometidos, todo o prédio foi interditado por preucação para evitar danos maiores, até que o problema seja solucionado.
O coronel Wibirajara Figueiredo, do Corpo de Bombeiros, informou que o processo de interdição e evacuação foram iniciados por volta de 11h50. Segundo ele, o estabelecimento só será reaberto após a administração do shopping emitir laudo informando as condições da estrutura de todo o prédio. "Hoje de manhã, quando chegamos ao estabelecimento para averiguar o que tinha ocorrido, havia pessoas transitando pelo trecho que estava interditado. Além disso, existia outro trecho da laje que apresentava risco. Só iremos desinterditar o shopping após a direção apresentar uma avaliação especializada, com laudo que comprove condições de segurança", disse.
Entenda
Parte do forro lateral do primeiro piso do Rio Anil Shopping, localizado na Av. São Luís Rei de França, em São Luís, desabou na noite de quinta (28), por volta das 21h.
Foto: Divulgação/Wanderson Lima
Área atingida foi rapidamente isolada por seguranças do Shopping Rio Anil
Testemunhas que presenciaram o acidente disseram que pelo menos oito lojas foram atingidas com o desabamento, além de dois quiosques localizados no centro do corredor do estabelecimento.
De acordo com o funcionário público Wanderson Lima, que enviou o vídeo ao G1, o barulho no momento do desabamento provocou gritaria e intensa poeira. “O susto foi grande, mas felizmente, em princípio, ninguém ficou ferido”, contou.