(*) Emerson Araújo
O atual contexto político eleitoral de Tuntum sugere algumas reflexões pertinentes para que os candidatos venham ao eleitorado com propostas de administração municipal e plataformas de ação parlamentar consistentes para atender as principais demandas da maioria da população.
Já foi do tempo que os candidatos, sem nenhuma preocupação com a maioria das necessidades efetivas do povo, ficavam em discursos/promessas sem substâncias, denotando antecipadamente descrença no seu cumprimento. Ações para a educação, a saúde, a segurança pública, o saneamento básico, o funcionalismo público, a política de emprego e geração de rendas não podem mais servir de promessas eleitoreiras com o fim exclusivo de captar votos e dar poder a pessoas e grupos políticos. Estes fundamentos de uma profícua administração pública municipal devem fazer parte da agenda cotidiana dos gestores a partir de janeiro de 2013.
Bem, de maneira específica, foquemos nas ações que devem fazer parte da educação municipal de Tuntum para a próxima administração. Aqui se reconhece o esforço da atual gestão municipal para efetivar os programas federais destinados a educação Tuntum nos últimos três anos o que foi feito a contento, porém se precisa avançar mais rumo a uma qualidade que ponha esta política pública acima da média dos índices avaliativos.
Sabemos que é de responsabilidade municipal o gerenciamento de uma parte da educação básica brasileira imposto pela Constituição Federal e a Lei 9394/96, ou seja, a educação infantil e o ensino de 1º ao 9º anos. Quando se diz responsabilidade deste "ente federado" nos remete para a gestão administrativa, pedagógica e financeira da mesma e diante disso, todas as ações devem ir, também, nestas três direções de gerenciamento.
O próximo gestor de Tuntum deve aprofundar os últimos ganhos da educação do município implementando ações focadas nas gestões administrativa, pedagógica e financeira deste serviço público com o intuito de elevar os índices avaliativos a nível nacional e servir como exemplo de qualidade acima da média no Estado do Maranhão.
A Educação de Tuntum deve passar por vários choques, entre eles, no campo da gestão administrativa com planejamento e democratização em curto, médio e longo prazos de ações que mantenham os programas federais de ensino no município(FUNDEB, PDE, PDDE, MAIS EDUCAÇÃO, BRASIL ALFABETIZADO, etc) e as adesões contidas no último PAR. Administrar a educação municipal, hoje, passa, ainda, pela constante valorização dos seus trabalhadores, tanto do ponto de vista financeiro (atualizando o Plano de Cargos e Salários em voga, repassando os índices do FUNDEB para os salários, evitando atrasos de salários sistemáticos), de acesso e de formação continuada, nas reformas das escolas existentes, na aquisição de acervos bibliográficos e materiais didáticos, na adoção de um "ranking" de produtividade didático/pedagógico da escola, dos alunos e seus funcionários, autonomia do Conselho Municipal de Educação e da Secretaria Municipal de Educação para a execução diária destas e outras ações para que venham repercutir no aumento do ensino-aprendizagem dos alunos de toda rede educacional, tanto na zona urbana como rural e na satisfação de seus familiares. Educação de qualidade se faz com gestão democrática, diga-se de passagem.
O choque mais importante que a Educação de Tuntum deve passar na próxima gestão deve acontecer na gestão pedagógica. Com um planejamento de urgência, o ensino deve apresentar soluções para alguns problemas crônicos que cenário educacional da cidade ainda apresenta, tais como, baixo nível de aprendizado dos alunos das séries iniciais em componentes curriculares estratégicos da vida escolar como Língua Portuguesa e Matemática, falta de qualificação e formação para o exercício do magistério, principalmente, nas escolas rurais e a falta de formação continuada dos professores de maneira sistemática. É bom lembrar que é no contexto pedagógico que o ensino municipal efetiva sua qualidade didático-pedagógica ou não. O gestor municipal precisa deixar de dar prioridade a construção de prédios escolares e outros bens móveis, apenas e focar na formação humana/profissional dos educadores e educandos através da criação de projetos que visem a qualificação o universo da aprendizagem. Projetos como Escola Aberta (destinar os espaços escolares nos finais de semana para a capacitação/lazer dos pais dos alunos), Reforço na Escola (reforço escolar no contra-turno em Língua Portuguesa e Matemática), Alfabetização Tuntum (programa municipal de alfabetização para a terceira idade), Escola Municipal de Formação Continuada dos Profissionais de Educação de Tuntum (escola de capacitação para professores e funcionários da educação do município), Escola Municipal de Excelência do Ensino Fundamental de Tuntum (escola destinada aos alunos de 6º ao 9º anos que forem aprovados com média 8,0 em suas escolas de origem), Escola Municipal Profissionalizante do Ensino Fundamental de Tuntum(escola que ofertará o ensino técnico aos alunos do ensino fundamental de 6º ao 9º anos da rede de educação de Tuntum) e a criação da Prova Tuntum(aplicação deste índice de verificação de aprendizagem do 4º e 9º anos no final do período anual pares para estabelecimento do "ranking" de aprendizagem das escolas e desempenho dos professores de toda a rede).
A gestão financeira da educação de Tuntum na próxima gestão não pode excluir a responsabilidade executiva da SEED no seu gerenciamento. O gestor da educação municipal da cidade, seja ele quem for, deve participar diretamente do planejamento orçamentária financeiro da mesma, desde os repasses federais como FUNDEB e outros como, também, sugerir ao próximo prefeito um orçamento mensal em torno de 30% para educação das receitas específicas do município para que programas e projetos educacionais criados no âmbito desta administração possa ter o sucesso planejado.
Por fim, as idéias postas acima representam apenas uma contribuição para que o prefeito na próxima gestão municipal que começa em janeiro próximo vindouro comece a efetivar a educação municipal que todos queremos para Tuntum.
(*) Emerson Araújo - é professor há 32 anos, especialista em educação profissional, bacharel em direito, escritor, membro da UBE-PI, administrador do Blog Bate Tuntum, é, também, filho de Tuntum.