Secretaria Municipal de Educação de Tuntum realizará encontro pedagógico

Com o objetivo de repassar uma série de orientações para o próximo  período letivo da Rede Municipal de Educação de Tuntum que iniciará dia 19/03, a Secretaria Municipal de Educação realizará no dia 05/03, segunda-feira  próxima, encontro pedagógico com diretores e coordenadores escolares de toda rede de educação de Tuntum no auditório do Complexo Educacional Dr. Tema.

Segundo o Secretário Municipal  de Educação de Tuntum Prof. Antonio dos Reis este encontro visa esclarecer e informar sobre  os procedimentos didáticos-pedagógicos para o ano de 2012 que deverão ser adotados nas escolas municipais. 

A programação montada pela Coordenação Pedagógica da SEDUC - Tuntum para o encontro  contempla todas as áreas de ensino da rede de educação municipal. Confira a programação abaixo:

CRONOGRAMA PEDAGÓGICO
05 de Março
TEMA
INOVAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

·                   08:O0h – Composição da Mesa
·                   08:30h – ABERTURA: Vídeo Hino Nacional
·                   09:00h – Coffee break
·                   09:30 h – Relação  Interpessoal no Contexto Escolar
·                   10:00 h – Vídeos
·                   10:10 h – Conversar com os Pais é Condição para o Sucesso da Tarefa
·                   10:40h - Orientações Teórico-Metodológicas para Educação Infantil
·                   11:00h – Planejamento do Trabalho Pedagógico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
 (1º ao 5º anos)
·                   14:00h – O papel do Educador – Ensino Fundamental (6° ao 9° Anos)
·                   14:20 h – Integrar e Incluir – Qual a Diferença?
·                   14:40 h - Combatendo o Preconceito Dentro da Escola
·                   15:00 h – Ética Profissional
·                   15:30 h – A Auto-estima do Professor

Governo do Maranhão investirá R$ 1,5 bilhão no Plano de Carreiras e Cargos dos Servidores


27 de fevereiro, 2012 - 08h20

O Governo do Maranhão vai investir no Plano Geral de Carreiras e Cargos dos Servidores da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo Estadual (PGCE), nos próximos quatro anos. Serão  investidos aproximadamente R$ 1,5 bilhão, beneficiando aproximadamente 88 mil funcionários, sendo cerca de 61 mil da ativa e 26 mil inativos (aposentados e pensionistas previdenciários).

O secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, Fábio Gondim, destacou que o trabalho minucioso realizado pela Seplan  tem como premissa assegurar a real valorização do servidor público estadual, promover justiça salarial, garantir aposentadoria digna e renovar o quadro de pessoal com  realização de concursos públicos.

O secretário explicou também que o levantamento detalhado de cargos dos grupos ocupacionais permitiu à Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplan) reduzir de 17 para 4 os grupos existentes que ficarão assim organizados: Grupo Administração Geral, Grupo Especial, Grupo Segurança e Grupo Educação. O trabalho levou em consideração as peculiaridades de cada um deles. Foi feita ainda uma padronização e simplificação na estrutura de cargos assegurando crescimento mais homogêneo dos vencimentos entre o início e final das diferentes carreiras.

O Grupo Administração Geral, que englobará 33,36% de servidores ativos, será integrado por carreiras de cargos efetivos de nível superior, médio, técnico e fundamental, voltados ao exercício de atividades técnicas, técnico-administrativo, de suporte e auxiliar no âmbito dos órgãos e entidades da Administração Direta, Autárquica e Fundacional.

O Grupo Especial, com 2,66% do quadro de servidores, será composto por carreiras de cargos efetivos cujas atribuições e responsabilidades estão diretamente ligadas ao núcleo estratégico do Governo com atuação no planejamento, formulação, controle, avaliação das políticas públicas, fiscalização e defesa do Estado.

Já o Grupo Educação, que corresponderá a 46,17% do funcionalismo, será integrado por carreiras de cargos efetivos de atividades de magistério de todos os níveis de ensino mantendo inalteradas as especificidades da Carreira do Magistério.

O Grupo Segurança, com 17,80%, será composto por carreiras de cargos efetivos com atribuições de natureza policial; de carreiras de atividades contínuas direcionadas aos objetivos do sistema penitenciário; e das relacionadas à regulação e controle do trânsito.

Outro ponto crucial desse trabalho realizado pela Seplan, segundo Gondim, foi o estudo de Cenários e Perspectivas da Economia do Maranhão que propiciou ao Governo programar os gastos com pessoal dentro dos Limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), além de assegurar que a implantação do Plano de Cargos não afetasse em redução dos investimentos em áreas primordiais como saúde, educação, infraestutura e segurança pública.

Eleições 2012: Maioria do Supremo aprova Lei da Ficha Limpa

Sete dos 11 membros do STF (Supremo Tribunal Federal) já deram apoio à constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa, que valerá a partir das eleições municipais deste ano. Até agora o placar é de 7 a 2.

O STF julga duas dúvidas sobre a constitucionalidade: 1- se a lei torna inelegível quem for condenado em órgão colegiado, mesmo se ainda couber recurso; e 2 - se quem renunciou ao cargo para escapar da cassação se torna inelegível. Há divergências sobre quando começa a ser aplicada a pena. Com os votos de até agora, os condenados em órgão colegiado ficam inelegíveis e quem renunciou a cargos eletivos para escapar de cassação, também. O prazo da inelegibilidade está em discussão.

Nesta quinta-feira (16), os ministros Ricardo Lewandowski e Carlos Ayres Britto se somaram a Luiz Fux, Joaquim Barbosa, Rosa Weber e Cármen Lúcia na defesa do mecanismo que barra candidatos condenados por órgãos colegiados da Justiça. Gilmar Mendes divergiu do relator e apontou várias inconstitucionalidades, se juntando a Dias Toffoli. A sessão ainda não acabou.

Sergio Lima/Folhapress

Uma pessoa que desfila pela passarela quase inteira do Código Penal, ou da Lei de Improbidade Administrativa, pode se apresentar como candidato?

Ministro Ayres Britto

"A lei está em total compatibilidade com a Constituição de 88", afirmou Ayres Britto. Segundo ele, a Constituição brasileira tinha mesmo que ser mais dura no combate à imoralidade e à improbidade. “Porque a nossa história não é boa. Muito pelo contrário, a nossa história é ruim.”

De acordo com o ministro, a Lei da Ficha Limpa tem a ambição de “mudar uma cultura perniciosa, deletéria, de maltrato, de malversação da coisa pública, para implantar no país o que se poderia chamar de qualidade de vida política, pela melhor seleção, pela melhor escolha dos candidatos, candidatos respeitáveis”.

O ministro lembrou que a palavra cândido significa limpo, puro, e candidatura significa pureza ética. “Uma pessoa que desfila pela passarela quase inteira do Código Penal, ou da Lei de Improbidade Administrativa, pode se apresentar como candidato?”, questionou o ministro ao concluir seu voto pela constitucionalidade da Lei Complementar 135/2001.

Antes, Lewandowski apresentou um voto rápido. Para o ministro, a exigência de moralidade na vida pública deve se sobrepor ao direito individual de ser considerado inocente até palavra final da Justiça.

“Nós estamos diante de uma ponderação de valores, temos dois valores de natureza constitucional de mesmo nivel”, disse o ministro.

Outros votos

Para Lewandowski, ao criar a Lei da Ficha Limpa, o Congresso fez a opção legítima de aplicar o disposto constitucional que determina o zelo pela probidade administrativa e pela moralidade para exercício de mandato.

A constitucionalidade da lei só será referendada depois da proclamação do resultado. Ainda votarão os ministros Marco Aurélio de Mello, Celso de Mello e Cézar Peluso –todos esses se manifestaram contra o mecanismo em um primeiro julgamento, realizado em março de 2011, sobre se a Ficha Limpa valeria para as eleições de 2010.

No primeiro julgamento, por 6 a 5, o Supremo decidiu que a medida não era aplicável à votação de 2010 por ter sido sancionada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva menos de um ano antes do pleito – o que é vedado pela legislação eleitoral.

Desta vez, ao contrário do que o correu no início do ano, Fux votou a favor da aplicação. Weber, que substituiu outra defensora da lei no primeiro julgamento, a ex-ministra Ellen Gracie, também deu seu apoio.
O Supremo voltou a discutir o assunto após pedido de vista do ministro Dias Toffoli, feito em dezembro. Os três processos que colocaram a vigência da lei em dúvida começaram a ser discutidos em novembro.

O primeiro de dois pedidos de vista foi feito por Barbosa, sob a justificativa de que a Corte ainda estava desfalcada de um ministro após a saída de Ellen. Weber só tomou posse neste ano.

Levada ao Congresso por iniciativa popular, a lei pesou sobre vários candidatos nas eleições de 2010. O mecanismo prevê inelegibilidade para políticos condenados na Justiça, mesmo sem decisão final, e para os que renunciaram ao cargo para escaparem de cassações. Foram os casos do ex-governador do Distrito Federal Joaquim Roriz (PSC) e dos senadores Jader Barbalho (PMDB-PA) e João Capiberibe (PSB-AP), entre outros.

Os ministros ainda divergem sobre os prazos para cumprimento da inelegibilidade. A divisão se dá sobre se a suspensão de oito anos deve se dar após uma eventual condenação final do candidato barrado ou se isso deve acontecer a partir da condenação pelo primeiro órgão colegiado.

No voto mais esperado do julgamento, a ministra Rosa Weber afirmou que não há empecilho para que um candidato se torne inelegível antes de ser condenado de forma definitiva – exatamente conforme o mecanismo prevê. “A Lei da Ficha Limpa foi gestada no ventre moralizante da sociedade que está agora exigir dos poderes instituídos um basta”, afirmou. “Inelegibilidade não é pena. E aqui o foco é a proteção da legitimidade das eleições e da soberania popular.”

Primeiro ministro a votar contra a iniciativa, Dias Toffoli afirmou que a lei da Ficha Limpa tem a “pior redação legislativa dos últimos tempos”. Foi acompanhado por comentários de enfáticos Gilmar Mendes. “A Corte pode decidir contra a opinião popular. Se não faríamos plebiscito toda hora e alteraríamos a Constituição. A pena de morte seria aprovada. O modelo contramajoritário serve para defender o indivíduo de si mesmo”, disse.

Em seu relatório, lido no ano passado, Fux considerou problemática a aplicação da lei para casos de renúncia com objetivo de evitar cassações, mas admitiu que condenações em órgãos colegiados servem para barrar candidaturas. Depois de pedir vistas, o ministro Joaquim Barbosa endossou o abandono de cargo como critério --esse voto e o do relator ainda dividem o apoio dos defensores da lei da Ficha Limpa.
Tanto os defensores do mecanismo como Toffoli concordaram em um ponto: a lei não fere o princípio da irretroabilidade --que proíbe imputar crime a fatos ocorridos antes da confecção de uma determinada lei.

(Com Agência Brasil e Agência STF)

Eleições 2012: Fiel da balança, nova ministra do Supremo aprova validade da Lei da Ficha Limpa


Ministra Rosa Weber afirmou que a lei "foi gestada no ventre moralizante da sociedade"
 Fonte: UOL

Em um voto que pode levar o Supremo Tribunal Federal (STF) a aprovar a aplicação da lei da Ficha Limpa nas eleições deste ano, a ministra Rosa Weber afirmou nesta quarta-feira (15) que não há empecilho para que um candidato se torne inelegível antes de ser condenado de forma definitiva – exatamente conforme o mecanismo prevê. Ela era a única integrante da Corte que não tinha se pronunciado nenhuma vez sobre o tema.

“A lei da Ficha Limpa foi gestada no ventre moralizante da sociedade que está agora a exigir dos poderes instituídos um basta”, afirmou a ministra. “Inelegibilidade não é pena. E aqui o foco é a proteção da legitimidade das eleições e da soberania popular.”

No início do ano passado, o STF definiu, por 6 votos a 5, que a lei da Ficha Limpa não era aplicável às eleições de 2010, por ter sido aprovada menos de um ano antes da votação – o que é vedado pela legislação eleitoral. Vários ministros, no entanto, fundamentaram suas decisões em aspectos específicos do mecanismo, alegando que barrar candidatos por condenações de órgãos colegiados anularia a presunção de inocência até o julgamento final.

Na ocasião, votaram pela validade já nas eleições passadas os seguintes ministros: Cármen Lúcia, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, Joaquim Barbosa, Carlos Ayres Britto e Ellen Gracie, que pediu aposentadoria no ano passado e deixou a Corte. Foi substituída por Rosa Weber.

A maioria vencedora naquele julgamento, entretanto, foi composta por Luiz Fux, o então relator Gilmar Mendes, José Antonio Dias Toffoli, Marco Aurélio de Mello, Celso de Mello e o presidente da Corte, Cézar Peluso. Agora o ministro Fux é o relator que defende a aplicação da lei nas eleições deste ano e conta com o apoio de Weber e de Barbosa. Dias Toffoli se pronunciou contra a aplicação da Ficha Limpa.

Comunidade do Arroz em Tuntum faz festa de confraternização

Nonato Santos um dos anfitriões da festa de confraternização no Arroz conversa com o Secretário Municipal de Educação Antônio dos Reis
Carlinhos do Tibúrcio um dos anfitriões da festa de confraternização no Arroz


Com o objetivo de se confraternizar com a população do povoado rural do Arroz em Tuntum os líderes comunitários Carlinhos do Tibúrcio e Nonato Santos ofereceram uma festa regada a churrasco ontem 12/02/2012. Estiveram presentes ao evento várias personalidades convidadas especialmente do município de Tuntum entre eles os  secretários municipais Antônio dos Reis, Rafaelle Cunha, Suami Cunha,  Bertolino Pires, Paulão, o ex-prefeito Pires Léda, os  vereadores Jesmiel e Magno Melo, os médicos Dr. Jerry e Drª Nilsa, coordenadores da educação, professores,  lideranças de outras comunidades, famílas inteiras de Tuntum e povoados adjacentes  e o povo do Arroz

Populares durante festa de confraternização no povoado Arroz

Populares durante festa de confraternização no povoado Arroz
Populares durante festa de confraternização no povoado Arroz

Os anfitriões da festividade expressavam alegria ao ver o povo da comunidade Arroz reunido no clube local se divertindo como nunca. Um almoço farto foi também servido na residência do Sr. Nonato Santos agradando a todos e todas. Um grande momento comunitário de Tuntum.

Ex-Prefeito Pires Leda saudado por populares na festa de Confraternização do Arroz

Lideranças comunitárias presentes ao povoado Arroz na festa de confraternização

Lideranças comunitárias presentes ao povoado Arroz na festa de confraternização

Secretário  Municipal Paulão, Coordenador da Seduc Prof. Emerson Araújo, Empresário e Professor  João Heles e Secretário Municipal  Antonio dos Reis ontem na festa de confraternização no povoado Arroz
Lideranças comunitárias do Ipu-Iru e Secretário Municipal Jeová Sousa
Pedro Jorge  (Tuntum News), Dr. Jerry e Vereador Jesmiel ontem no Arroz
James do CRAS,  Prof. José Alves e Prof. Jeová Sousa na festa do Arroz

Secretária Municipal Rafaelle Cunha,  Secretário Municipal Bertolino Pires e Leandro d durante a festa no Arroz
Ao final do encontro festivo, o Prefeito Chico Cunha,  em visita administrativa a comunidade do Arroz e outras circuvizinhas esteve momentaneamente no local do churrasco,  saudando ao povo presente e amigos, sendo  bastante aplaudido.

2ª ICE de Tuntum fará Retiro Espiritual durante carnaval 2012




Retiro Espiritual/2012 da 2ª ICE de Tuntum de Cima


A 2ª ICE  - Igreja Cristã Evangélica de Tuntum da Aliança das Igrejas Cristãs Evangélicas do Brasil - AICEB localizada no Bairro Tuntum de Cima sob a direção do Pastor Sérgio Augusto Balieiro fará um retiro espiritual durante o carnaval 2012 no povoado "Olho D'água" as margens do Riacho Tuntum durante os dias 18, 19, 20 e 21 de fevereiro para os seus membros, congregados e covidados com o Tema: "FRUTIFICANDO NO CONHECIMENTO DA PALAVRA DE DEUS"

Além das atividades espirituais do evento como cultos, louvores e estudos da Bíblia, uma agenda de lazer está sendo preparada para dar suporte aos frequentadores do retiro com gincanas, competições esportivas, consagrações, projeção de filmes e outras atividades para atender a todos sem distinção de idade.

A 2ª ICE  - Igreja Cristã Evangélica de Tuntum da Aliança das Igrejas Cristãs Evangélicas do Brasil - AICEB localizada no Bairro Tuntum de Cima sob a direção do Pastor Sérgio Balieiro tem uma meta de crescimento para 2012 em torno de 20% da membrasia e congregados. O Retiro Espiritual de Carnaval/2012 faz parte de  uma estratégia que busca  para este crescimento,  além das atividades espirituais normais da Igreja como Cultos, Encontros de Casais, Jovens, Adolescentes e Crianças, bem como, atividades de promoção social no bairro de Tuntum Cima.

Para participar do Retiro Espiritual de Carnaval/2012 basta procurar o Pr. Sérgio na Igreja bairro de Tuntum de Cima  ou o 1º Diácono Fernando Moura na Secretaria de Municipal de Educação e pagar uma taxa para o financiamento do evento.

Brasil Alfabetizado inicia formação continuada em Tuntum




Programa Brasil Alfabetizado inicia formação continuada em Tuntum

Começou, nesta segunda-feira (06/02/2012), no Colégio Municipal José Teixeira a 1ª Formação Continuada do programa federal "Brasil Alfabetizado" do Município de Tuntum. Esta primeira formação abrangerá  40 horas para 42 monitores que atuarão durante oito meses no Brasil Alfabetizado e que atenderá aproximadamente 600 alunos a partir dos 16 anos que não tiveram condições de acesso a escola regular em diversas localidades do município. Segundo o Prof. Antônio dos Reis,  Secretário Municipal de Educação de Tuntum, o programa é uma extensão da Educação de Jovens e Adultoa (EJA) e conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Tuntum na gestão do Dr. Chico Cunha (o Prefeito Educação) e MEC com a execução da Secretaria de Municipal de Educação de Tuntum e supervisão da Coordenação Municipal do EJA.


Professor Antônio dos Reis fala aos monitores do Brasil Alfabetizado em Tuntum

Segundo a Professora Ana de Carvalho formadora contratada pelo ISEM responsável pela formação a programação envolverá conteúdos sobre Legislação da Educação de Jovens e Adultos e oficinas de Português e Matemática.

Monitores que trabalharão no Programa Brasil Alfabetizado durante a formação continuada

Falando em nome do Prefeito Chico Cunha o Secretário Municipal de Administração Bertolino Pires  destacou o empenho do gestor municipal em celebrar parcerias consistentes como o Governo Federal que visem a melhoria das condições de vida do povo tuntunense. Na oportunidade ele ainda lenbrou que os professores envolvidos no programa Brasil Alfabetizado que receberão uma bolsa do programa poderão ser eventualmente aproveitados para continuarem inseridos profissionalmente em outras etapas da Educação de Jovens e Adultos de Tuntum o que animou a platéia presente ao evento.

Secretário Bertolino Pires fala em nome do Prefeito Dr. Chico Cunha durante início da formação do Brasil Alfabetizado em Tuntum
Secretário de Educação entre os monitores do Programa Brasil Alfabetizado

Convidados presentes a formação do Programa Brasil Alfabetizado

Ainda  falou a Professora Suzana Alves anfitriã da formação continuada diretora do Colégio Municipal José Teixeira sobre o empenho do Prefeito Chico Cunha em celebrar de maneira constante parcerias com os programas do governo federal no campo da educação pública municipal.

Monitores que trabalharão no Programa Brasil Alfabetizado durante a formação continuada

Monitores que trabalharão no Programa Brasil Alfabetizado durante a formação continuada no coquetel da formação continuada
O Prefeito de Tuntum Dr. Chico Cunha tem tido a capacidade administrativa de enxergar os melhores programas para celebrar entre a sua administração e os governos federal e estadual para trazer melhorias significativas para o seu povo. A educação de Tuntum tem sido exemplo deste esforço e  competência adminsitrativa e técnica tendo a frente o Prof. Antônio dos Reis, professor de cátedra, que com simplicidade e "pé no chão" conduz a educação municipal rumo a uma política de resultados satisfatória e organizacional como nunca visto na cidade.

Escolas de Tuntum são contempladas com o programa “mais educação”

Programa do MEC em Tuntum

Foi realizada hoje  (03/02/2012) a partir das 8 horas da manhã,  na sede do Conselho Municipal de Educação de Tuntum – C.M.E, reunião com 14(quatorze) diretores de escolas municipais do Sistema  Municipal de Educação de Tuntum da zona rural que foram contempladas com o Programa “Mais Educação” – PDE do Governo Federal em parceria com a Prefeitura Municipal de Tuntum através da Secretaria Municipal de Educação.
Professor Antônio dos Reis fala aos diretores das escolas municipais sobre o Programa "Mais Educação"
Falando da importância e do empenho do Prefeito Chico Cunha (o prefeito educação) para averbar parcerias  com o governo federal com o intuito de  continuar melhorando a  educação pública municipal, o Prof. Antônio dos Reis  - Secretário Municipal de Educação de Tuntum, destacou, ainda, os valores essenciais   do programa que visa a atender aos alunos da rede municipal com educação integral envolvendo componentes curriculares indicados pelo contexto de cada realidade escolar.
Diretores das escolas municipais da zona rural de Tuntum  na reunião sobre o Programa Mais Educação
Segundo informações da Coordenadora Geral do Programa “Mais Educação” de Tuntum, Professora Francisca de Carvalho, o mais educação teve as primeiras experiências positivas no município no ano de 2011 nas Escolas Municipais Gilza Leda e Santa Clara, obtendo excepcionais frutos entre os alunos participantes  e apoio de toda a comunidade.
Diretores das escolas municipais da zona rural de Tuntum  na reunião sobre o Programa Mais Educação
Para 2012, segundo a coordenadora, além das duas primeiras escolas contempladas na zona urbana, mais 04 farão parte do Programa, ou sejam: E.M. Terezinha Almeida, E.M. Isabel Cafeteira, C.M José Teixeira, E.M. Maria da Salete.
Diretores das escolas municipais da zona rural de Tuntum  na reunião sobre o Programa Mais Educação
Na zona rural as escolas que aderiram ao programa são: E.M. Raimundo Joaquim Cunha (Cigana), E.M. Luís Coelho (Arroz), E.M. Astolfo Seabra (Belém),   E.M. Vereador Carlos Augusto Cunha (Ipu-Iru), E.M. Maria do Socorro Alencar Saraiva (Serra Grande), E.M. José Meneses da Costa (São Miguel), E.M. Rui Barbosa (Santa Rosa),  E.M. Gonçalves Dias (São Bento de Cima),  E.M. Raimundo Alexandre Costa (Creoli do Bina), E.M. Manoel Valente Figueiredo (São Bento de Baixo),  E.M. Isabel Ramos (São Lourenço), E.M. Tiradentes (Marajá), E.M. Brasil (São Joaquim dos Melos) e E.M. Tomaz Léda  (Mato Verde).
Durante a reunião de hoje ficou agendada para os próximos dias uma nova reunião com os diretores das escolas municipais para se informar sobre metodologias, matrículas e escolha dos componentes escolares que serão trabalhados por cada contexto educacional.
O Prefeito Municipal de Tuntum Dr. Chico Cunha tem apoiado os programas federais de educação no município porque acredita no avanço social da sua comunidade através da educação como instrumento de cidadania.

PROJOVEM TRABALHADOR CHEGA A TUNTUM


Projovem  Trabalhador   vai beneficiar jovens de Tuntum

Estão sendo realizadas as matrículas para o Projovem Trabalhador da cidade de Tuntum no Complexo Educacional Dr. Tema para jovens alunos do ensino fundamental e do ensino médio no horário de 8 às 11.30 horas manhã e 14 às 17 horas tarde para os cursos de Administração, Alimentação, Agro Extrativismo e Serviços Pessoais. Os cursos têm a carga horária de 350 horas com duração de 06 meses com aulas 2ª, 3ª e 4ª feiras nos turnos manhã e tarde no Centro de Ensino Isaac Martins e cada aluno inscrito receberá uma bolsa de R$ 100,00 (cem reais)  por mês desde que tenha uma frequência de 75% da carga horária, 02 blusas do programa, material didático grátis e toda uma logística de moderna aprendizagem profissionalizante, além de cerificação ao final dos cursos,  segundo informações obtidas no posto de matrícula.


Jovens de Tuntum fazem matrículas no programa
O Projovem trabalhador chega a Tuntum pela intervenção do Prefeito Chico Cunha através da Secretaria Municipal de Assistência Social tendo a frente a primeira dama do município Suami Cunha em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego do Governo Federal.

A previsão do início das aulas é 05 de março próximo vindouro e contará com 200 vagas distribuídas entre os 04 cursos oferecidos.


Atendentes do  Projovem Trabalhador recebem inscrições do programa
Segundo os coordenadores locais do Projovem Trabalhador os interessados devem procurar os postos de matrícula  do programa munidos de cópias de documentos pessoais, incluído a carteira do trabalho para a efetivação da referida inscrição.

Com mais esta ação o Prefeito Chico Cunha demonstra a sua preocupação com a população jovem de Tuntum e efetiva a sua vocação para a política pública de emprego e geração de renda da população carente da cidade.