Destaques da semana


Mundo I

O que é a Passagem de Drake, complexa zona marítima onde avião militar chileno desapareceu

A Passagem de Drake, também chamada de Mar de Drake, é a região marítima que divide a Antártida da parte sul da América do Sul, e também é o epicentro das buscas pelo avião chileno Hércules C-130 que desapareceu na noite da segunda-feira (9/12) com 38 pessoas a bordo.

"As condições são extremamente difíceis" e "a situação é muito adversa" são alguns dos diagnósticos fornecidos pelas autoridades chilenas desde que o desaparecimento da aeronave foi confirmado.

O diagnóstico foi feito com base nas dificuldades sentidas pelas equipes de busca e salvamento durante a procura pela aeronave.(BBC/Brasil)

Mundo II

Os controversos planos de Equador e Peru para extrair petróleo da Amazônia, criticados em cúpula do clima

No leste do Equador e no Peru está localizada a área mais biodiversa do planeta: a chamada Bacia Hidrográfica do Amazonas, onde nasce o rio mais caudaloso do mundo.

Cerca de 500 mil indígenas vivem na região, incluindo aldeias que nunca tiveram contato com pessoas de fora de sua comunidade.(BBC/Brasil)

Brasil I

Vox: aprovação de Lula aumenta e 60% consideram que governo Bolsonaro segue caminho errado

Uma pesquisa Vox Populi sobre o primeiro ano do governo de Jair Bolsonaro, feita a pedido do Partido dos Trabalhadores, realizada nos dias 2 a 10 de dezembro, revela que a popularidade de Lula aumentou. Em abril, enquanto ainda era preso político, Lula tinha 48% de apreciação. Já em liberdade, em dezembro, Lula obteve 55% de popularidade.(247)

Brasil II

Al Hilal vence e avança à semifinal contra o Fla no Mundial de Clubes

O time Al Hilal, da Arábia Saudita, venceu por 1 a 0 o Esperance, da Tunísia, em partida pelas quartas de final do Mundial de Clubes da FIFA e será o rival do Flamengo na semifinal, na próxima terça-feira (17). O jogo disputado hoje (14), no estádio Jassim Bin Hamad, em Doha (Catar), contou com a presença do treinador Jorge Jesus, junto a todos os jogadores rubro-negros, recém-chegados esta manhã na capital do Catar. (Agência Brasil)

Maranhão I

Indígenas: Dino diz que governo mantém disposição de colaborar com órgãos federais

O governador Flávio Dino usou as redes sociais para reforçar a colaboração do governo do Maranhão sobre as questões indígenas no estado.

“Sobre violência contra indígenas, hoje atendemos a convite do Ministério Público Federal para avaliação e planejamento de ações. A Secretaria de Segurança e a Secretaria de Direitos Humanos representaram o governo do Maranhão. Dia 16, também atenderemos a convite para reunião em Brasília”, afirmou.

“O governo do Maranhão mantém disposição de ampliar colaboração já existente com os órgãos federais, sob coordenação destes, que possuem a competência legal sobre direitos indígenas. Daí atendermos a todas as solicitações da FUNAI, Ministério Público Federal e polícias da União (PF e PRF)”, completou Dino.(Marrapá)

Maranhão II

ARTICULAÇÃO PARA FILIAR DUARTE JUNIOR PODE ACABAR EM NOVO RACHA NO PT

O deputado estadual Duarte Júnior, pré-candidato a prefeito de São Luís, mas já sabendo que não terá a legenda do PCdoB, é motivo de uma articulação interna no PT envolvendo os grupos liderados pelo deputado federal José Carlos da Caixa e pelo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Washington Oliveira, para torna-lo candidato do partido a prefeito de São Luís nas eleições de 2020.

Tuntum I

Ainda repercute a adesão do médico Pablo Cunha à pré-candidatura do deputado estadual Fernando Pessoa. A costura desta adesão política significativa teve a participação decisiva do deputado Ciro Neto de Presidente Dutra.

Tuntum II

O vai e vem da pré-candidatura do empresário Dida do Tio Luís nas últimas 24 horas mostra a desorganização e a falta de coordenação política do Grupo Labigó. Para algumas pessoas da cidade, a indecisão e a falta de nomes com forte densidade eleitoral do lado Prefeito Sr. Cleomar Tema demonstra que o barco está a deriva neste grupo político de Tuntum.

Tuntum III

Em Tuntum as pessoas, os grupos (de todo o naipe) e as instituições precisam saber que atividade jornalística(jornalismo sério e profissional) não deve necessariamente estar atrelado a paixões de qualquer ordem. A liberdade de imprensa é constitucional e deve ser defendida pelos profissionais que nela atuam, também.