Por Rivaldo Braga
Isaías 46.11
Este é o primeiro sermão da série Conhecendo a Deus, como sugestão para ser pregado nas ICEs e campos missionários da AICEB como parte do ano temático de 2016: “Um Deus, Uma Igreja, Uma missão”.
INTRODUÇÃO: Quem é Deus? Como responder a esta questão que acompanha o ser humano há séculos? Não é tarefa nada fácil definir quem é Deus, pois defini-lo seria limitá-lo e Deus é ilimitado e, portanto, indefinível. As próprias escrituras não se preocupam em definir Deus, mas se ocupam em apresentá-lo como a razão de todas as coisas. Aquele que tem sido o nosso refúgio e fortaleza de geração em geração.
No capítulo 46 de Isaías, Deus exorta a nação de Judá quanto ao perigo da idolatria. Observe os versículos 5 e 9. Deus diz: “Eu sou Deus e não há outro, eu sou Deus e não há outro semelhante a mim.
Quem é o Deus que nos salvou e que o adoramos e servimos? No versículo 11 nos sugere três ideias muito interessante em relação a Deus:
1.É O DEUS QUE FALA: “Eu o disse”
* É um Deus que se comunica, que fala, que manifesta sua vontade diferentemente dos ídolos (Sl. 115):
* Hebreus 1.1 diz: “Havendo Deus, outrora, falado muitas vezes e de muitas maneiras”.
Muitas vezes: a Adão e Eva no ato da criação. Falou a Noé, a Abraão, a Moisés a Davi e Salomão. Falou com os profetas muitas vezes. Nosso Deus fala com o ser humano.
De muitas maneiras: Deus é um comunicador dinâmico – Ele fala no trovão (Sl 81.7), Fala través de um animal (Nm 22.28), Fala através de um anjo (Lc. 1.26-28), Fala no fogo (I Reis 19.12,13). Fala em lugares diferentes: Com Isaías no templo (Is 6), Com Saulo, na estrada (Atos 9), com Samuel, no quarto, dormindo (I Sm. 3.204).
Ainda hoje Deus fala conosco: 1. Através da Palavra; 2. Através dos seus servos; 3. Através das circunstâncias; 4. Quando oramos.
Nossa atitude deve ser de ouvi-lo (Hb. 3.7,8 e Sl. 85.8)
Neste sermão estamos conhecendo a Deus a partir do próprio Deus.
A segunda ideia sugerida pelo texto:
2. É O DEUS QUE CUMPRE: “Eu também cumprirei)
* Deus não somente fala conosco mas cumpre o que diz. Vivemos num mundo onde as pessoas dificilmente creem naquilo que ouvem falar. Infelizmente, as pessoas falam e prometem, só que na maioria das vezes não cumprem o que falam.
Deus não é assim! Ele é fiel, Ele não mente, Ele cumpre.
*Deus falou e prometeu coisas difíceis, mas cumpriu: Falou a Abraão e Sara sobre a posteridade; O dilúvio, a destruição de Sodoma e Gomorra e outros;
* Há outras referências bíblicas que afirmam que Deus cumpre o que diz: (Josué 21.45; 23.14; I Reis 8.56; Nm 23.19);
Irmãos e irmãs, estejamos certos, seguros e tranquilos de que Deus jamais deixará de cumprir fiel e cabalmente o que diz.
Sugiro cantar uma estrofe do hino “Tu és fiel Senhor”, neste ponto do sermão para reafirmar esta ideia.
A terceira ideia sugerida no texto:
3. É O DEUS QUE EXECUTA: “Também o executarei”
O Deus que nos salvou, e que portanto, o adoramos e servimos, não somente fala, mas cumpre o que diz e executa seus decretos.
*É o Deus que age, que intervém, que opera, que trabalha. Está assentado no alto e sublime trono e governa todas as coisas (Apoc. 4);
* I Reis 18.27 mostra o profeta Elias dizendo aos profetas de Baal que clamassem em altas vozes porque Baal poderia estar viajando, meditando ou dormindo. Mas, o nosso Deus não dorme, está atento, está perto, está pressente, está agindo.
* Deus executa os seus projetos (Salmos 127.2; Isaías 43.13; João 5.17; Rm. 8.28; Isaías 64.4)
CONCLUSÃO: Família aicebiana vale a pena confiar e descansar neste Deus que se comunica conosco, que cumpre o que diz e que executa todos os seus propósitos. Não existe alguém maior e mais maravilhoso que o nosso Deus. “Tudo posso naquele que me fortalece” (Fp. 4.13)
Pr. Rivaldo Braga é Presidente Nacional da AICEB.