Aqui na redação, nós sempre recebemos mensagens de leitores com
pedidos de livros. Daí, surgiu a ideia de elencar aqui no blog as
leituras que são essenciais para a formação docente. Para tanto, pedimos
ajuda a Gisela Wajskop, doutora em Educação pela Universidade de São
Paulo (USP), que fez uma lista com 10 livros que vão auxiliar tanto quem
está se preparando para embarcar na rotina escolar como quem já vive
nela. Confira:
1. As Cem Linguagens da Criança: Reggio Emilia – Vol. 1 e 2
Carolyn Edwards, Lella Gandini e George Forman, 296 págs., Ed Penso, tel.: 0800 703 3444, 78 reais
“Clássico mundial a respeito do trabalho com a Educação Infantil na
cidade italiana Reggio Emília, aclamada como a melhor do mundo há 50
anos. Oferece importante reflexão sobre como as crianças são concebidas e
suas aprendizagens baseadas nas relações, no contexto social e cultural
e aponta
para a importância da documentação pedagógica.”
2. Alfabetização em Processo
Emilia Ferreiro, 136 págs., Ed Cortez, tel.: (11) 3611-9616, 31,90 reais
“Escrito há vinte e cinco anos, contribui para que os aprendizes de
professores compreendam os caminhos percorridos pelas crianças no
processo de aquisição da representação escrita da linguagem e da
representação por escrito de quantidades e operações.”
3. Afinal, O Que Os Bebês Fazem no Berçário? – Comunicação, autonomia saber-fazer de bebês em um contexto de vida coletiva
Paulo Fochi, 160 págs., Ed Penso, tel.: 0800 703 3444, 54 reais
“Registro da pesquisa desenvolvida no mestrado pelo jovem autor sobre
quais ações dos bebês emergiam de suas experiências em contextos de
vida coletiva e que impactos as mesmas criam nas práticas docentes dos
adultos responsáveis. Coloca em evidência uma etapa infantil pouco
valorizada nos cursos de Pedagogia.”
4. Professora Sim, Tia Não – Cartas a Quem Ousa Ensinar
Paulo Freire, 128 págs., Ed Olho d’Água, tel.: (11) 3673-9633, 25,70 reais
“Paulo Freire deve estar presente em toda biblioteca de nossos
futuros professores. E este título, em especial, discute a
profissionalidade docente, reflexão tão necessária nos dias de hoje.”
5. O trabalho Docente – Avaliação, valorização, controvérsias
Bernadete A. Gatti, 256 págs., Ed Autores Associados – Fundação Carlos Chagas, tel.: (11) 3789-9000, 59 reais
“Bernardete Gatti é o principal nome da pesquisa nacional que revela,
denuncia e defende as condições da profissão docente no Brasil. Todo
professor precisa conhecê-la e pensar sobre as importantes questões que
suas pesquisas revelam.”
6. A Organização do Currículo por Projetos de Trabalho – O conhecimento é um caleidoscópio
Fernando Hernández e Montserrat Ventura, 200 págs., Ed Penso, tel.: 0800 703 3444, 70 reais
“Ainda que possa ser complementado por textos mais recentes, o livro
mantém atualidade ao contribuir com uma discussão sobre a organização do
currículo por meio de projetos que estimulam a resolução de problemas
em equipe, a fim de estimular o pensamento crítico e a produção autoral e
ofertar uma alternativa concreta para a pedagogia informativa e
memorizadora.”
7. O Dia a Dia das Creches e Pré-Escolas – Crônicas brasileiras
Ana Maria Mello (org.), 241págs., Ed Artmed, tel.: 0800 703 3444, 61 reais
“Histórias possíveis de práticas pedagógicas realizadas em diferentes
creches e pré-escolas brasileiras podem servir de modelo afirmativo
para aqueles estudantes que ainda desvalorizam o trabalho com a primeira
infância. Fácil de ler, mas profundos por dar a voz a outros
professores.”
8. A Matemática em Sala de Aula – Reflexões e propostas para os anos iniciais do Ensino Fundamental
Katia Stocco Smole e Cristiano Alberto Muniz (orgs.), Penso 172 págs., Ed Penso, tel.: 0800 703 3444, 63 reais
“Smole é uma pesquisadora brasileira que propõe uma reflexão
importante sobre como ensinar Matemática a partir das salas de aula e
escolas brasileiras. Sua leitura é um importante ponto de partida para
desconstruir os mitos negativos em torno do ensino da disciplina.”
9. A Prática Educativa – Como Ensinar
Antoni Zabala, 224 págs., Ed Artmed, tel.: 0800 703 3444, 74 reais
“Este livro também é um clássico da Pedagogia ativa e construtivista
baseada na prática intencional e organizada do professor. Bom começo
para que os aprendizes de docentes possam compreender seu papel como
planejadores e organizadores dos conteúdos de ensino, assim como da
gestão do tempo e do espaço da sala de aula por meio de pautas e
orientações justificadas pela função social do ensino e pela concepção
dos processos de aprendizagem.”
10. Itinerários pela Educação Latino-Americana – Caderno de viagens
Rosa María Torres, 341 págs., Ed Artmed, tel.: 0800 703 3444, 69 reais
“Esse título visa contextualizar o ensino brasileiro em relação a
outros países, ajudando os aprendizes de docentes a compreender a
profissão quanto questões nacionais numa perspectiva comparativa com a
América Latina.”
Espero que vocês tenham gostado das sugestões. Já leu algum desses
livros ou tem outras indicações? Conte sua experiência aqui nos
comentários.
Fonte: Nova Escola