Parcerias com setor privado vão impulsionar o desenvolvimento do Maranhão

Flávio Dino com diretores da Alumar
Flávio Dino com diretores da Alumar

“Nosso compromisso com relação aos grandes investidores do Estado é garantir as condições institucionais e legais, para assegurar o bom funcionamento deste fluxo de negócio e, com isso oportunizar emprego e renda com desenvolvimento social no Maranhão”. As palavras são do governador do Maranhão Flávio Dino durante encontro realizado nesta terça-feira (10) com diretores do Consórcio de Alumínios do Maranhão (Alumar/Alcoa) no Palácio dos Leões.

Ainda durante a campanha eleitoral, Flávio Dino assumiu o compromisso de superar os arranjos patrimonialistas instalados no Maranhão, marcado pela hegemonia das famílias Sarney, Lobão e Murad, que se apropriaram do estado em função de seus negócios privados.

Para Flávio Dino, a interrupção desse ciclo deve se dar com a ruptura do modelo patrimonialista na economia do Maranhão e promoverá a elevação dos investimentos e expansão da riqueza.

Essa estratégia agora é colocada em prática com a ampliação do diálogo e a parceria com investidores para o desenvolvimento do estado.

Durante o encontro com os diretores da Alumar, Flávio Dino informou que apresentará uma agenda pública priorizando áreas como cultura, esporte e educação. O governador antecipou que as leis de incentivo deverão demandar projetos direcionados para comunidades mais afastadas e carentes.

O presidente da Alcoa para América Latina e Caribe, Ricardo Sayão, que esteve no Maranhão para a visita ao governador, relatou que o diálogo com o Estado é importante para fortalecer a empresa como grande investidora. Durante a reunião, foram apresentadas informações sobre o mercado de alumínio e de alumina no cenário internacional. Também foi exposto o plano de investimento, que chegará a US$ 250 milhões nos próximos anos visando o aumento da produção de alumina.

E assim, o Maranhão abre caminho para as relações republicanas com os investidores que acreditam no potencial de crescimento do estado.


Maranhão da Gente